Carla Gabryelly Mendes Serra

Acadêmica de Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. Atualmente é pesquisadora pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA, na área de educação e pelo Centro de Inovação e conhecimento para a Excelência em Políticas Públicas - CIEP e também, discente do IEMA-Idiomas. Já foi aluna do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Possui interesse nas áreas de: Ciência, Tecnologia e Inovação - CT&I, direito humanos, políticas públicas com foco nos eixos educacionais, planejamento, desenvolvimento social.

Informações coletadas do Lattes em 10/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Pedagogia

2018 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

ce cidade operária 1

Formação complementar

2020 - 2020

Planejamento Estratégico. (Carga horária: 5h). , Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.

2018 - 2018

DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2018 - 2018

LIBRAS BÁSICO. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2018 - 2018

NEUROPEDAGOGIA. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2018 - 2018

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2017 - 2018

INFORMÁTICA PARA INTERNET. (Carga horária: 1200h). , INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - CAMPUS SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, IFMA- SJ RIBAMAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Comissão julgadora das bancas

DÉBORA SUZANE GOMES MENDES

MENDES, D. S. G.; MENDES, D. G.; SILVA, I. S.. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: desafios da dinâmica educacional no contexto da pandemia da COVID - 19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Danielle Gomes Mendes

MENDES, D. G.; MENDES, D. S. G.; SILVA, I. S.. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: desafios da dinâmica educacional no contexto da pandemia da COVID - 19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.

Foi orientado por

DÉBORA SUZANE GOMES MENDES

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: desafios da dinâmica educacional no contexto da pandemia da COVID - 19; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Débora Suzane Gomes Mendes;

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    AS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS COMO EIXOS CURRICULARES E FATORES DE PROTEÇÂO AO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM CRECHES, Descrição: Diante da pouca consideração do potencial das brincadeiras infantis e interações criança-adulto-criança e da desvalorização da ludicidade enquanto princípio estético e eixo estruturante do currículo, definido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular -BNCC tem-se constatado a dicotomia entre o brincar e o aprender nas Creches pois é visível a separação entre a ?hora de aprender? como a atividade pedagógica e a ?hora de brincar ?como passatempo. Face o potencial das brincadeiras e das interações ,sentimos necessidade de pesquisar em 5 Creches as práticas educativas desenvolvidas com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses a fim de analisar se as práticas educativas de interações e brincadeiras como eixos do currículo de Educação Infantil são adequadas a faixa etária das crianças das Creches e se atuam como fator de proteção ao desenvolvimento das crianças.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carla Gabryelly Mendes Serra - Coordenador / Heloísa Cardoso Varão dos Santos - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Acompanhamento pedagógico-hospitalar para crianças de seis a dez anos de idade em São Luís-MA, Descrição: Análise do acompanhamento pedagógico hospitalar para as crianças de seis a dez anos de idade que fazem hemodiálise em um hospital de São Luís-MA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carla Gabryelly Mendes Serra - Coordenador / Márcia Cristine Gomes - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2020

Instituto Educacional e Social Shalom

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 30

2020 - Atual

Centro de Inovação e Conhecimento para Excelência em Políticas Públicas

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10

2021 - Atual

Maple Bear Canadian School

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25