Frederico Emanuel Sousa Nunes

Possui graduação do tipo bacharelado em Ciências Militares (Curso de Formação de Oficiais de Artilharia) pela Academia Militar das Agulhas Negras (2004), Especialização Lato Sensu em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e em Gestão da Administração Pública pelo Instituto Venturo. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em estudos de inovação e simulação de combate. Atualmente é aluno da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e mestrando na linha de pesquisa de Gestão de Defesa no Instituto Meira Mattos (Programa de Pós Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército).

Informações coletadas do Lattes em 17/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em CIÊNCIAS MILITARES

2020 - Atual

Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Título: INTERAÇÕES NA ATIVIDADE DE SIMULAÇÃO DE COMBATE DO EXÉRCITO BRASILEIRO E SEU IMPACTO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO,Orientador:
Ana Luiza Bravo e Paiva.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Mudança Tecnológica. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Graduação em CFO Artilharia

2001 - 2004

Academia Militar das Agulhas Negras
Título: A Atuação dos pequenos escalões militares na defesa da Amazônia
Orientador: Alex Hummel

Formação complementar

2017 - 2017

Especialização em Bases Geo-Históricas para formulação Estratégica. (Carga horária: 1440h). , Escola de Comando e Estado Maior do Exército, ECEME, Brasil.

2016 - 2017

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Administração Pública. (Carga horária: 450h). , Instituto Paranaense de Pesquisa e Ensino em Odontologia, IPPEO, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Superior Operacional e Tático. , Academia de Defesa Nacional da polônia, AON, Polônia.

2011 - 2012

Aperfeiçoamento de Oficiais - Pós Graduação Universitária Lato Sensu. (Carga horária: 2360h). , Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ESAO, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Instrutor de Educação Física. (Carga horária: 2490h). , Escola de Educação Física do Exército, ESEFEX, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Defesa.

Participação em eventos

Banca de Qualificação de Mestrado Acadêmico.INTERAÇÕES NA ATIVIDADE DE SIMULAÇÃO DE COMBATE DO EXÉRCITO BRASILEIRO E SEU IMPACTO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO. 2021. (Outra).

III Curso de extensão em simulação em combate e blindados. 2021. (Outra).

II Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações. 2021. (Simpósio).

Projeto Interdisciplinar da ECEME.Interações entre a linha de ensino militar bélica e científico-tecnológica na gestão de sistemas de defesa. 2021. (Outra).

XI ENABED.Base Industrial de Defesa Israelense no cenário de cibersegurança. 2021. (Encontro).

XXIII Ciclo de Estudos Estratégicos. 2021. (Outra).

XXIV Ciclo de Estudos Estratégicos. 2021. (Outra).

Painel Fronteiras. 2020. (Seminário).

Seminário Construtores da Estratégia. 2020. (Seminário).

Seminário de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2020. (Seminário).

Seminário de Estratégia Nacional. 2020. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Científica. 2020. (Seminário).

Seminário de Política Externa Brasileira. 2020. (Seminário).

Viagem de Aplicação do Exercício Tático (Divisão de Exército e Brigada). 2020. (Outra).

Workshop Currículo Lattes. 2020. (Oficina).

Workshop Estratégias de Publicação. 2020. (Outra).

XXII Ciclo de Estudos Estratégicos. 2020. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Hélio Caetano Farias

PAIVA, A. L. B. E.; AZEVEDO, Carlos E. F.;FARIAS, Hélio C.. Interações na Atividade de Simulação de Combate do Exército Brasileiro e seu Impacto no Sistema de Inovação. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS MILITARES) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Carlos Eduardo Franco Azevedo

Paiva, A. L. Bravo;FRANCO-AZEVEDO, Carlos Eduardo; Mendes, C.S.M. Interações entre o Exército Brasileiro e a Academia no contexto do Sistema de Inovação: a Simulação para o Sistema ASTROS. 2021. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS MILITARES) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Foi orientado por

Ana Luiza Bravo e Paiva

Casos de interação em simulação de Combate entre a Força Terrestre e a Base Industrial de Defesa: possibilidades e desafios; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS MILITARES) - Escola de Comando e Estado Maior do Exército; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • NUNES, F. E. S. . INTERAÇÕES NA ATIVIDADE DE SIMULAÇÃO DE COMBATE DO EXÉRCITO BRASILEIRO E SEU IMPACTO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BATISTA JUNIOR, E. S. ; NUNES, F. E. S. . A Base Industrial de Defesa Israelense no cenário de cibersegurança. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUNES, F. E. S. . INTERAÇÕES NA ATIVIDADE DE SIMULAÇÃO DE COMBATE DO EXÉRCITO BRASILEIRO E SEU IMPACTO NO SISTEMA DE INOVAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 21° Grupo de Artilharia de Campanha. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 11° Grupo de Artilharia de Campanha Leve. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate dos Pelotões de Morteiro Pesado dos 11° e 13° RC Mec. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 1° Grupo de Artilharia de Campanha de Selva. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 12° Grupo de Artilharia de Campanha. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 8° Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 31° Grupo de Artilharia de Campanha Escola. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

NUNES, F. E. S. . Exércício de Simulação de Combate do 7° e 17° Grupos de Artilharia de Campanha. 2019. (Relatório de Exercício de Simulação de Combate).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Pro-defesa IV - Modelagem e aprimoramento da cooperação interagências em benefício da segurança integrada, Descrição: Descrição: Este projeto tem como base a análise do comportamento decisório em matéria de defesa e segurança com impacto na segurança integrada, por meio do estudo sistemático de métodos na construção de ferramentas de apoio à cooperação interagência, tanto de caráter permanente quanto de caráter temporário. Esse aprendizado também pode ser aplicado tanto na segurança interna quanto pública, bem como nos casos de desastres naturais em que a questão da segurança integrada é relevante. O projeto e as pesquisas integradas estão focadas em uma das áreas abaixo: Simulações; Métodos; Processo de Tomada de Decisão; Análise de Desempenho; Arquiteturas de cooperação entre agências; Redes e fluxos ilegais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Frederico Emanuel Sousa Nunes - Coordenador / Ana Luiza Bravo e Paiva - Integrante / Sabrina Medeiros - Integrante / Cintiene Sandes Monfredo - Integrante / Daniele Dionísio - Integrante / RENATA ALVES - Integrante / Hellora Raibolt - Integrante / Lucas Barreto - Integrante / Ariane Rhoder - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Instituto Meira Mattos. , Praça General Tiburcio, 125, Urca, 22290270 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38733898, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Academia Militar das Agulhas Negras

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Instrutor

2020 - Atual

Escola de Comando e Estado Maior do Exército

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Mestrando em Programa de Pós-Graduação, Carga horária: 15