Letícia Bianquini

Graduada pela Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias em Ciências Biológicas, atua como professora em sua área de formação. Durante a graduação, adquiriu experiências no ramo da zootecnia, com ênfase em nutrição e alimentação animal em piscicultura; no ramo da ecologia, com ênfase no manejo de lianas; e na educação, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, cursa o o penúltimo bimestre do curso de Pedagogia.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Pedagogia

2017 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Ciências Biológicas

2012 - 2016

Universidade Federal de São Carlos
Título: FOTOCATÁLISE EM CORANTE TÊXTIL MINIMIZA IMPACTOS ECOTOXICOLÓGICOS?
Orientador: Ronaldo Teixeira Pelegrini

Curso técnico/profissionalizante em Química

2009 - 2010

Trajano Camargo

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Trajano Camargo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Grupo de Estudos em Ecologia Vegetal - GEPEV. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênci. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2014 - 2014

Fotografia da Natureza. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Grupo de Estágios e Pesquisa em Monogástricos - GEPEM. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2013 - 2013

Microbiologia na Produção Agroindustrial e a Importância da Higiene Aliment. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Introdução ao uso do Software R em Análises Estatísticas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BIANQUINI, L. . IV SemeBio - Semana dos Estudantes de Biologia. 2016. (Congresso).

BIANQUINI, L. . UFSCar Araras Aberta. 2015. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvana Perissatto Meneghin

MENEGHIN, S. P.. Fotocatálise em corante têxtil minimiza impactos ecotoxicológicos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Ronaldo Teixeira Pelegrini

PELEGRINI, R.; SEBASTIANI, R.; MENEGHIN, S.. Fotocatálise em Corante Têxtil Minimiza Impactos Ecotoxicológicos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Renata Sebastiani

PELEGRINI, R. T.; MENEGHIN, S.;SEBASTIANI, R.. Fotocatálise em corante têxtil minimiza impactos ecotoxicológicos?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ronaldo Teixeira Pelegrini

FOTOCATÁLISE EM CORANTE TÊXTIL MINIMIZA IMPACTOS ECOTOXICOLÓGICOS?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Ronaldo Teixeira Pelegrini;

Luciana Thie Seki-Dias

Utilização de rações artesanais na fase de crescimento de tilápias do nilo (Oreochromis niloticus L; ); ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências Agrárias/UFSCar, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Luciana Thie Seki-Dias;

Tathiane Milaré

Parceria colaborativa entre universidade e escola: contribuições para a formação de professores; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tathiane Milaré;

Janaina Della Torre da Silva

UTILIZAÇÃO DE RAÇÕES ARTESANAIS NA FASE DE CRESCIMENTO DE TILÁPIAS DO NILO (Oreochromis niloticus L; ); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; Orientador: Janaina Della Torre da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Produção de rações artesanais na fase de crescimento de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus L.), Descrição: A piscicultura é uma prática mundial crescente, uma vez que as pessoas estão buscando fontes alternativas de alimentação, com qualidade e preço acessível. Uma das espécies com o maior potencial para piscicultura é a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus); portanto, estudos sobre o desempenho produtivo deste peixe é de extrema importância, visando à viabilização do seu cultivo. As rações existentes somam uma grande parte do custo total da produção, fazendo com que ocorram buscas de métodos alternativos para fabricação de rações. As rações artesanais que foram utilizadas neste projeto foram balanceadas e confeccionadas com plantas de gliricídia, atriplex e leucena, oriundas do semiárido com irrigação salina. O objetivo deste experimento foi avaliar se os peixes alimentados com as rações artesanais teriam diferenças no desempenho produtivo em relação à uma ração comercial com mesmo nível protéico. Em cada parcela experimental, 20 alevinos de tilápias com 50 dias de idade foram alocados em tanques de polietileno com capacidade nominal de 500L de água. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 4 repetições. Ao final do experimento, 8 peixes por tratamento foram sacrificados por choque térmico e porções do intestino delgado (duodeno) dos mesmos foram retirados e fixados em solução de Boiun por 24 horas, em pedaços de cartolina. Estes pedaços foram tratados com soluções crescentes de alcoóis e xilol, para serem inclusos em parafina. Posteriormente, o bloco de parafina foi cortado em micrótomo e lâminas histológicas foram confeccionadas. A fim de verificar a significância entre as médias dos tratamentos, os resultados foram analisados em DIC com o teste de Tukey a 5% de significância, através do programa SAS. Os resultados para conversão alimentar mostraram que as rações alternativas diferiram negativamente da ração controle, porém os resultados para número de vilos mostraram que as rações utilizando leucena e mix (atriplex, gliricídia e leucena) não diferiram da ração controle, no entanto essas diferiram positivamente em comprimento de vilosidade da ração controle. Concluiu-se que as rações alternativas para tilápia do Nilo proporcionaram alterações histológicas benéficas que refletiram no maior desenvolvimento dos peixes e que as rações alternativas, principalmente a Leucena e a Mix são rações que podem ser utilizadas na alimentação para tilápias do Nilo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Letícia Bianquini - Coordenador / Luciana Seki Dias - Integrante / Janaina Della Torre da Silva - Integrante / Caroline Orikasa - Integrante / Carlos Haruo Momo - Integrante.