Rogério Vasconcelos Barbosa

Doutor em Música/Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2008) e bacharel em Música/Composição pela Escola de Música UFMG (1990), onde é professor desde 1997, atuando principalmente nas áreas composição (música instrumental, meios eletroacústicos) e análise musical.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Escuta - Escritura: Entre olho e ouvido, a composição
Antônio Carlos Borges Cunha. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: composição; escritura; escuta.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em Música

1982 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Festival DME - Dias de Música Eletroacústica. Modelos e Composição. 2018. (Congresso).

1º Simpósio Internacional de Violão UFMG/UNIMONTES/UFSJ.Composição para violão. 2017. (Simpósio).

II Encontro Internacional de Piano Contemporâneo.Escuta / Escritura. 2017. (Encontro).

IV SIMIbA e I ABMUS. Reflexões sobre procedimentos harmônicos presentes na Brasiliana nº13 de Radamés Gnattali. 2016. (Congresso).

Seminários Pós-graduação Artes.O processo de composição. 2016. (Seminário).

Série VivaMúsica.O caminho da música: Escola de Música da UFMG. 2016. (Outra).

Sobre o tempo.Sobre o tempo e os mundos misteriosos da escuta musical. 2016. (Seminário).

XXVI Congresso da ANPPOM. Music of Changes (Cage): análise e modelo computacional. 2016. (Congresso).

Colóquio UPONTO.Paisagens da Escuta. 2015. (Simpósio).

Forum IRCAM. 2015. (Seminário).

Seminários Pós-graduação Artes.A organizaÇão do tempo musical na escuta. 2015. (Seminário).

XXIV Congresso da ANPPOM. A mediação entre dois modelos de organização formal em Variation, de Roger Reynolds. 2014. (Congresso).

Projeto Compositores UFRJ.Tensibilia II, para quarteto de violões: mediações entre o plano de composição e a expressão musical. 2013. (Seminário).

VI Seminário de Música Brasileira UEMG.Tecnologia e transformação da escuta. 2013. (Seminário).

32 Festival de Música de Londrina - 2 Epcom.Aspectos da percepção e possíveis estratégias composicionais. 2012. (Encontro).

32 Festival de Música de Londrina - 2 Epcom.A escuta como processo composicional. 2012. (Encontro).

32 Festival de Música de Londrina - 2 Epcom.Escuta, Escritura e Composição. 2012. (Encontro).

44 Festival de Inverno UFMG.Gravação e difusão sonora. 2012. (Oficina).

Festival de Inverno de Ouro Preto - Forum das Artes.Poéticas Musicais Indígenas e Cultura Brasileira. 2012. (Outra).

V Seminário de Musica Brasileira UEMG.Escuta: diferentes formas de ouvir e dar sentido às músicas. 2012. (Seminário).

IV Seminário de Música Brasileira UEMG.Movimento de música contemporânea em Belo Horizonte nos anos 80. 2011. (Seminário).

IX ENCUn UFRGS. Música contemporânea de concerto: Por que compor?. 2011. (Congresso).

Série VivaMúsica.Reflexões sobre o ritmo na música contemporânea. 2011. (Outra).

Poéticas musicais indígenas e cultura brasileira.Poéticas musicais indígenas e cultura brasileira. 2010. (Simpósio).

Série VivaMúsica.Padrões sonoros e o tempo. 2010. (Outra).

Série VivaMúsica.Modelos Geométricos e Forma Musical. 2009. (Outra).

VII Encun.Escuta - Escritura. 2009. (Encontro).

Série VivaMúsica.Escuta: a construção do sentido musical. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Levy Pacheco de Oliveira Neto

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.Amorim, Felipe. Aprendendo a desenhar Bob Hope: em busca de uma nova expressão composicional. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos de Lima e Mello

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.; BARREIRO, D.. Trilha sonora em jogos digitais: uma análise histórica, funcional e suas relações com a música no cinema. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Duarte

BARBOSA, R. V.; LANA, O. J.; CANEDO, S. A.; Lincoln A.. Música para grupos amadores: a linguagem contemporânea como ferramenta de aprimoramento técnico-musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marco Ernesto Teruel Castellon

BARBEITAS, F. T.;BARBOSA, R. V.; LOUREIRO, E. C. V.. "Brazilian Guitar Music?: identidade e estereótipo no repertório brasileiro para violão solo. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Pimentel Telles

VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO; TINE, P. J. S.; LANNA, O. J.. A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mateus Espinha Oliveira

BARBOSA, R. V.; ROCHA, F. O.; BEYER, G.. A presença de instrumentos da música popular na música de concerto: um levantamento de possibilidades interpretativas a partir do estudo de três peças para percussão. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nathália Angela Fragoso Rossi

BARBOSA, R. V.; ROCHA, F. O.; ASSIS, A. C.; COSTA, V. F.. Acaso e indeterminação no processo de composição: um diálogo com a obra de John Cage. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Frederico Carlos Natalino

LANA, O. J.;BARBOSA, R. V.. Reescrevendo A Sagração da Primavera: relações dialógicas e aspectos composicionais no arranjo para Big Band de Darryl Brenzel. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jefferson Tiago Mendes da Silva

BARBOSA, R. V.; CARVALHO, A. G. M.. Análise da trilha musical da minissérie A Casa das Sete Mulheres. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Antônio Silva Santos

BARBOSA, R. V.; Oliveira, J. P.. Em busca de uma hipermétrica formal: aplicação analítica e interpretativa ao quarto movimento da Sinfonia nº 4, Op. 98 de Brahms. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eli Salim Joory

BARBOSA, R. V.; LANA, O. J.; LOUREIRO, E. C. V.. Organização da Escuta Musical: Aspectos Perceptivos e Ferramentas Analíticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Stanley Levy Nazareno Fernandes

BARBOSA, R. V.; BARBEITAS, F. T.; VICTORIO, R.. Um território a muitas vozes: tocautoria e outras práticas violonísticas contemporâneas na América Latina. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hudson Flávio Meneses Lacerda

BARBOSA, R. V.; CARVALHO, A. G. M.; CARDOSO, A. N. N.. Detecção e análise de sentidos harmônicos múltiplos no cancioneiro de Elomar Figueira Mello. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Ricardo Jamal Junior

BARBOSA, R. V.; TUGNY, R. P.. Sensibilidade e Agência: reverberações entre corpos sonoros no mundo Tikmuun-Maxakali. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio Rodrigo Ribeiro Lacerda

BARBOSA, R. V.; MELLO FILHO, S. F.; LANA, O. J.; FERREIRA, G. A. C.. Metáforas de movimento na composição musical: uma abordagem à luz do pensamento de Paul Klee e Gilles Deleuze. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Herivelto Brandino

BARBOSA, R. V.Amorim, Felipe; ROCHA, F. O.. A função do equilíbrio na relação intérprete-compositor. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thayane de Oliveira Ferreira

LANA, O. J.;BARBOSA, R. V.; CANEDO, S. A.. Dialogismo no percurso composicional de György Ligeti. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alan Robert Resende de Freitas

BARBOSA, R. V.. Música Evolutiva: Uma Abordagem Computacional para Composição Algorítmica. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Charles Bruno Roussin

BARBOSA, R. V.. Oito novas obras para orquestra de cordas: análise musical e de performance de composições escritas para a Orquestra de Câmara de Ouro Branco. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Victor Melo Vale

BARBEITAS, F. T.;BARBOSA, R. V.; LANNA, O. J.. A tradutibilidade do sentido: o processo de transcrição musical. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo Ricardo Villena

Oliveira, J. P.; QUARANTA, D.; SCARASSATI, M.;BARBOSA, R. V.Amorim, Felipe. Escuta e Referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente.. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Alexandre Remuzzi Ficagna

MELLO FILHO, S. F.; GARCIA, D. H. L.; MANNIS, J. A.;BARBOSA, R. V.; TAFFARELLO, T. M.. Entre o visual e o sonoro: a composição por imagens visuais. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alan Robert Resende de Freitas

GUIMARAES, F. G.BARBOSA, R. V.; Takahashi, R. H.; Manzolli J.; Batista, L.; Arroyo, J. E.. Redução de Dimensionalidade em Problemas com Muitos Objetivos: Uma Aplicação em Composição Algorítmica. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Antonio Celso Ferreira

BARBOSA, R. V.. Fotografia melódica: relações e cálculo intervalar. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sergio Nogueira Mendes

BARBOSA, R. V.. Os períodos estilísticos de Cláudio Santoro: roteiros divergentes e conjunção final. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: FedericoSchumacher Ratti

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.. La Espacialidad em la Experiencia Musical Acusmática: un Enfoque Cognitivo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Stanley Levy Nazareno Fernandes

ROCHA, F. O.; BARBEITAS, F. T.;BARBOSA, R. V.; KAMPELA, A.. O violão percussivo: interferências criativas no violão de concerto. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Aspaham

BARBOSA, R. V.; GUIMARAES, C.; MESQUITA, C.. Composição e pensamento cinematográfico: Reverberações da música de Schoenberg no cinema de Straub-Huillet. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcelo Villena

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.; QUARANTA, D.. Composição em diálogo com o meio ambiente: Escuta e referencialidade.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Teresa Novelo Pavia

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.. FaceSound: Sistema Musical Interactivo de Detección Gestual. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Duarte Neves

LANA, O. J.;BARBOSA, R. V.. Música para grupos amadores: a linguagem contemporânea como ferramenta de aprimoramento técnico-musical. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Levy Pacheco de Oliveira Neto

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.. Aprendendo a desenhar Bob Hope: Em busca de uma nova expressão composicional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos de Lima e Mello

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.. O proceso evolutivo da trilha sonora em jogos digitais: uma análise no conceito histórico, estético, composicional e suas relações com a música no cinema. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Pimentel Telles

LANA, O. J.;BARBOSA, R. V.. A dimensão criativa no ciclo Brasilianas de Radamés Gnattali: Práticas, arranjos, composições.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nathália Angela Fragoso Rossi

BARBOSA, R. V.; ROCHA, F. O.. Aleatoriedade e Indeterminação na música de John_Cage. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Frederico Carlos Natalino

BARBOSA, R. V.; LANA, O. J.. Reescrevendo a Sagração da Primavera. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mateus Espinha Oliveira

BARBOSA, R. V.; ROCHA, F. O.. A presença de instrumentos da música popular na música de concerto: um levantamento de possibilidades interpretativas a partir do estudo de três peças para percussão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Stanley Levy Nazareno Fernandes

BARBEITAS, F. T.;BARBOSA, R. V.. O território, suas vozes: Três respostas violonísticas da América Latina à contemporaneidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marcos Antônio Silva Santos

Oliveira, J. P.;BARBOSA, R. V.. Em Busca de uma Hipermétrica Formal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eli Salim Joory

BARBOSA, R. V.; LANA, O. J.. Princípios perceptivos e conceitos teóricos de apoio à análise musical. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thayane de Oliveira Ferreira

LANA, O. J.;VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO. Dialogosmo e Polifonia na obra de György Ligeti. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Hudosn Flávio Meneses Lacerda

CARVALHO, A. G. M.;VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO. Estratégias para a detecção de múltiplos sentidos harmônicos na música de Elomar Figueira Mello. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: André Ferreira Rocha

BARBEITAS, F. T.;VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO. Construção de um repertório brasileiro para o violão Brahms. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: José Ricardo Jamal Junior

TUGNY, R. P.;VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO. Sensibilidade e agência: reflexões sobre o lugar dos intrumentos de música no pensamento ameríndio. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio Rodrigo Ribeiro Lacerda

VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO; Oliveira, J. P.. Movimento, cor e memória: processo composicional da peça Aura. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elcio Antonio Amorim e Silva

BARBOSA, R. V.; FERREIRA, G. A. C.. O estudo da composição contemporânea aliado ao meu interesse pela música clássica indiana e a união destas vertentes musicais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

BARBOSA, R. V.; CARDOSO, A. N. N.; SILVA, A. C. E.; MACHADO NETO, D.; QUEIROZ, L. R. S.. Participação em Banca de Concurso de Professor Efetivo. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

BARBOSA, R. V.; FERREIRA, G. A. C.; LANA, O. J.; ASSIS, A. C.; NASCIMENTO, G. S.. Participação em Banca de Concurso Professor Efetivo. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.

BARBOSA, R. V.. Participação em Banca de Concurso Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

BARBOSA, R. V.. Participação em Banca de Concurso Professor Efetivo. 2010. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celso Giannetti Loureiro Chaves

CHAVES, C. G. L.; MENEZES, F.; YAMPOLSCHI, R.. Escuta/Escritura; entre olhoe e ouvido, a composição. 2008. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Antonio Carlos Borges Cunha

CUNHA, A. C. B.. Escuta/Escritura: entre o olho e ouvido, o processo de composição. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roseane Yampolschi

YAMPOLSCHI, Roseane. Escuta/Escritura: entre olho e ouvido, a composição. 2008. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcos Eduardo Athayde

Idiomatismo, Escrita, Análise e Composição; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nathália Angela Fragoso Rossi

Construção de uma obra indeterminada: da partitura à interpretação; Início: 2018; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Marcos Antônio Silva Santos

Segmentação por entradas: análise performance e percepção; Início: 2017; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Lucas Pimentel Telles

A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Nathália Angela Fragoso Rossi

Acaso e indeterminação no processo de composição: um diálogo com a obra de John Cage; 2015; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Eli Salim Joory

Organização da Escuta Musical: Aspectos Perceptivos e Ferramentas Analíticas; 2014; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Sérgio Rodrigo Ribeiro Lacerda

Metáforas de movimento na composição musical: uma abordagem à luz do pensamento de Paul Klee e Gilles Deleuze; 2012; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Leslie Freitas de Torres

José Gomes Veiga; 2016; Tese (Doutorado em Doctorado en Historia del Arte y Musicología) - Universidad de Oviedo,; Coorientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Alan Robert Resende de Freitas

Redução de Dimensionalidade em Problemas com Muitos Objetivos: Uma Aplicação em Composição Algorítmica; 2013; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Marcus Vinícius Souza Monteiro

As técnicas estendidas em Salut für Caudwell, de Helmut Lachenmann; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Luciano Santos do Sacramento

Modelos de Organização Formal em Frieze 1, de Harrison Birtwistle; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Composição) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Marco Antônio Moreira da Silva

Modelos de organização formal em Dérive 1, de Pierre Boulez; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogerio Vasconcelos Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luciana Marta Del-Ben

Escuta/escritura: entre olho e ouvido, a composição; 2008; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Luciana Marta Del-Ben;

Antonio Carlos Borges Cunha

Escuta / Escritura: Entre Olho e Ouvido, A Composição; 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Antonio Carlos Borges Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOPES DA SILVA, HELENA ; VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO . Escuta (cria)tiva: Propostas para o desenvolvimento da escuta musical na educação básica. Foro de Educación , v. 15, p. 1-15, 2017.

  • BARBOSA, R. V. ; Amorim, Felipe . A atra praia de Saturno: o papel estrutural do timbre. Per Musi (UFMG) , v. 5 e 6, p. 68-80, 2002.

  • BARBOSA, R. V. . Análise formal do Quarteto de Cordas n.2 (primeiro movimento) de G. Ligeti. Cadernos de Estudo. Análise Musical , v. 1, p. 35-44, 1988.

  • BARBOSA, R. V. . Escuta / Escritura: entre oulho e ouvido, a composição. 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 167p .

  • BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. (Org.) ; CASTRO, L. M. (Org.) . Sonoridades: peças contemporâneas para piano (I). 1. ed. Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2016. v. 1. 64p .

  • BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. (Org.) ; CASTRO, L. M. (Org.) . Sonoridades: peças contemporâneas para piano (II). 1. ed. Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2016. v. 1. 56p .

  • BARBOSA, R. V. ; LOUREIRO, E. C. V. ; CARVALHO, G. ; FREIRE, S. . Tensibilia II - sobre a obra. In: Eduardo Campolina Viana Loureiro. (Org.). Tensibilia II - Sobre a obra. 1ed.Belo Horizonte: Minas de Som, 2018, v. 11, p. 13-15.

  • BARBOSA, R. V. ; NASCIMENTO, G. S. ; LANA, O. J. ; MELLO FILHO, S. F. . Sobre a composição musical: metamorfoses entre escuta e escritura. In: Guilherme Nascimento; José Antônio Baêta Zille; Roger Canesso. (Org.). A música dos séculos 20 e 21 - Série Diálogos com o som. 1ed.Barbacena: EdUEMG, 2014, v. 1, p. 111-120.

  • TUGNY, R. P. ; BARBOSA, R. V. . O que é que essa música tem? Onde está a diferença que encanta meus ouvidos?. In: Tugny, R. P.. (Org.). Cantobrilho tikmũ?ũn. Nos limites do país fértil.. Rio de Janeiro RJ: Museu do Indio - FUNAI, 2010, v. 1, p. 62-63.

  • ROSSI, N. A. F. ; BARBOSA, R. V. . Treatise (Cornelius Cardew): análise visual e musical das páginas 1 a 4. In: 3º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2017, Belo Horizonte. 3º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais (2017), 2017. p. 388-414.

  • MONTEIRO, M. ; BARBOSA, R. V. . Análise do gesto instrumental na obra Salut für Caudwell, de Helmut Lachenmann​. In: 3º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2017, Belo Horizonte. 3º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais (2017), 2017. p. 9-25.

  • TELLES, L. P. ; BARBOSA, R. V. . Reflexões sobre procedimentos harmônicos presentes na Brasiliana nº13 de Radamés Gnattali. In: IV SIMIbA e I ABMUS, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Anais: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte, 2016. p. 398-417.

  • ROSSI, N. A. F. ; BARBOSA, R. V. . Music of Changes (Cage): análise e modelo computacional. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Anais: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte, 2016.

  • ROSSI, N. A. F. ; BARBOSA, R. V. . A música indeterminada de John Cage: a relação compositor-intérprete. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória (ES). Trabalhos escritos > Subárea: Teoria e Análise Musical, 2015.

  • TELLES, L. P. ; BARBOSA, R. V. . Análise do primeiro movimento da Brasilia n.7 de Radamés Gnattali. In: Nas Nuvens ? I Congresso Internacional de Música, 2015, Belo Horizonte. 1º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais, 2015.

  • BARBOSA, R. V. . Mediações entre dois modelos de organização formal em Variation, de Roger Reynolds. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Trabalhos escritos > Subárea: Teoria e Análise Musical, 2014.

  • PADOVANI, José H ; BARBOSA, R. V. . Música e visualização: abordagens interativas para análise e composição. In: III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2013, São Paulo. Anais do III ETAM, 2013. p. 278-285.

  • BARBOSA, R. V. . Análise, Modelo e Composição. In: IV Seminário Música Ciência Tecnologia: Fronteiras e Rupturas, 2012, São Paulo. Seminário Música Ciência e Tecnologia. São Paulo: ECA USP, 2012. p. 195-200.

  • FREITAS, A. R. R. ; GUIMARAES, F. G. ; BARBOSA, R. V. . Ideas in Automatic Evaluation Methods for Melodies in Algorithmic Composition. In: Proceedings of the Sound and Music Computing Conference, 2012, Copenhagen. Proceedings of the Sound and Music Computing Conference, 2012.

  • FREITAS, A. R. R. ; GUIMARAES, F. G. ; BARBOSA, R. V. . Automatic Evaluation Methods in Evolutionary Music: An Example with Bossa Melodies. In: International Conference on Parallel Problem Solving From Nature, 2012, Taormina. Proceedings of the International Conference on Parallel Problem Solving From Nature, 2012.

  • BARBOSA, R. V. . Modos de Representação do Pensamento Musical. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo (SP). XVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2007.

  • BARBOSA, R. V. . Modelos, escuta e composição. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, R. V. . Esses mundos misteriosos da escuta musical. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, R. V. ; PAOLIELLO, G. ; CHIARETTI, M. . Processos de criação na formação musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, R. V. . Sobre o tempo e os mundos misteriosos da escuta musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, R. V. . O processo de composição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, R. V. . O caminho da Música: Escola de Música da UFMG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, R. V. . Paisagens da escuta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, R. V. . A organização do tempo musical na escuta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, R. V. ; LOUREIRO, E. C. V. ; CARVALHO, G. ; FREIRE, S. . Tensibilia II. Beo Horizonte: Minas de Som, 2018. (Partitura Musical/Outro).

  • BARBOSA, R. V. ; CARVALHO, G. ; Oliveira, J. P. ; LANA, O. J. . Fluxo e Declinação II. Belo Horizonte: Minas de Som, 2016. (Partitura Musical/Outro).

  • BARBOSA, R. V. ; Oliveira, J. P. ; LANA, O. J. ; LOUREIRO, E. C. V. . Iri. Belo Horizonte: Minas de Som, 2016. (Partitura Musical/Outro).

  • BARBOSA, R. V. . Bernstein - Serenata (segundo "O Banquete" de Platão). Belo Horizonte: Instituto Cultural Filarmônica, 2011 (Notas de programa).

  • BARBOSA, R. V. . Sérgio Rodrigo - Aura. Belo Horizonte: Instituto Cultural Filarmônica, 2011 (Notas de programa).

  • BARBOSA, R. V. . Richard Strauss - Concerto para oboé e orquestra. Belo Horizonte: Rona Editora, 2010 (Notas de programa).

  • BARBOSA, R. V. . Anton Bruckner - Sinfonia n.1 em Dó menor, "Linz". Belo Horizonte: Rona Editora, 2010 (Notas de programa).

  • BARBOSA, R. V. . Gustav Holst - Os Planetas. B: Rona Editora, 2010 (Notas de programa).

  • BARBOSA, R. V. . Paul Hindemith - Metamorfoses Sinfônicas sobre temas de Carl Matia von Weber. Belo Horizonte: Rona Editora, 2010 (Notas de programa).

  • BARBOSA, R. V. . Franz Liszt - Totentanz. Belo Horizonte: Rona Editora, 2010 (Notas de programa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARBOSA, R. V. . Parecer sobre proposta de publicação de livro para Editora da UNESP. 2014.

PAOLIELLO, G. ; VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO . Processos de criação na formação musical. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, R. V. ; SANTOS, P. S. M. . O grão perfumado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, R. V. . Edição de audio e masterização do DVD 'Ouver Diálogos Interartes'. 2017. (Edição de audio e masterização de DVD).

BARBOSA, R. V. ; SANTIAGO, P. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Música. 2016. (Documento de apresentação de curso de graduação).

VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO . Espacialização para 8 canais da peça eletroacústica Floresta de Cristais. 2019. Arranjo.

VASCONCELOS BARBOSA, ROGÉRIO . Espacialização para 8 canais da peça eletroacústica Gesang der Junglinge. 2019. Arranjo.

BARBOSA, R. V. ; ROCHA, F. O. . en(tre)curso(s), para três percussionistas. 2019. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. ; AUGUSTO, C. . Passos - Série Vertentes. 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. ; AUGUSTO, C. . Concerto comentado UEMG: Passos (piano e percussão). 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; GENTIL-NUNES, P. . Concerto no 3º Encontro Carioca de Flautas: A atra praia de Saturno (flauta e eletrônica). 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. . Fluxo e Declinação II (Concerto no Festival DME, Lisboa). 2018. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; GRENDENE, D. . Pê. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; BETHONICO, M. ; SILVA, A. ; Amorim, Felipe ; PITTENGER, E. ; ASSIS, A. C. ; FERNANDES, R. . Miniaturas. 2017. Audiovisual.

SILVA, H. L. ; BARBOSA, R. V. . Curadoria do DVD Concerto/Documentário Ouver: Diálogos Interartes realizado no âmbito do XXVI Congresso Nacional de Pesquisa e Põs Graduação em Música (ANPPOM). 2017. Outra.

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. ; AUGUSTO, C. . Passos. 2016. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. ; BETHONICO, M. ; BETHONICO, J. . Mais perto que cafundó. 2016. Trilha Sonora.

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. ; Oliveira, J. P. . Iri. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. ; Oliveira, J. P. . Iri. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. ; AUGUSTO, C. . Passos. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. ; AUGUSTO, C. . Passos. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . u(celli. 2016. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. ; PITTENGER, E. ; Amorim, Felipe ; FERNANDES, R. ; SILVA, A. ; BETHONICO, M. ; BETHONICO, J. ; GALVAO, V. ; ZANON, A. . Miniaturas. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. . Fluxo e Declinação. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. ; Oliveira, J. P. ; LANA, O. J. ; LOUREIRO, E. C. V. ; CARVALHO, G. . CD Sonoridades - Obra incluída: Iri. 2016. Registro Fonográfico.

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. ; Oliveira, J. P. ; LOUREIRO, E. C. V. ; LANA, O. J. ; CARVALHO, G. . CD Sonoridades - Obra incluída: Fluxo e Declinação II. 2016. Registro Fonográfico.

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. . Iri. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. . Fluxo e Declinação II. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; BETHONICO, M. ; BETHONICO, J. . Mais perto que cafundó - Conferência Performada. 2015. Interpretação.

BARBOSA, R. V. ; BETHONICO, M. . Mais perto que Cafundó. 2015. Trilha Sonora.

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. ; Amorim, Felipe ; FERNANDES, R. ; PITTENGER, E. . Miniaturas. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. . Fluxo e Declinação. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Multitudinous Seas Incarnadine ? gravação em CD de composição eletroacústica.. 2014. Registro Fonográfico.

BARBOSA, R. V. ; ASSIS, A. C. . Fluxo e Declinação II ? turnê de concertos com apresentação de composição musical para piano e meios eletroacústicos.. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. . Fluxo e Declinação ? estreia de composição para piano solo. 2014. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. ; BELEM, A. . Fluxo e Declinação II ? estreia de composição para piano e meios eletroacústicos.. 2014. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. ; HOLANDA, J. . Iri ? apresentação de composição para piano solo. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Miniaturas ? composição musical para quinteto. 2014. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. . Multitudinous Seas Incarnadine ? apresentação de composição eletroacústica em dois concertos. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Direção musical de CD do grupo Derivasons. 2014. Outra.

BARBOSA, R. V. . A Atra praia de Saturno. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Emblema. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. ; HOLANDA, J. . CD Piano Presente. 2013. Registro Fonográfico.

BARBOSA, R. V. ; Amorim, Felipe . A Atra praia de Saturno. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Floresta de Cristal. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . A atra praia de Saturno. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Tensibilia II. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Cantos e Encantos Tikmũ'ũn. 2012. Audiovisual.

BARBOSA, R. V. . Cantos e Encantos Tikmũ'ũn. 2012. Audiovisual.

BARBOSA, R. V. . Tensibilia II. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Tensibilia II. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Tensibilia II. 2011. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. . Tensibilia II. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Pê. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Emblema. 2010. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. . Instalação eletroacústica: Cantos e Encantos Tikmu'un. 2010. Composição (estréia).

BARBOSA, R. V. . A atra praia de Saturno. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Oscuro Lume. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Pê. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . A atra praia de Saturno. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Oscuro Lume. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Iri. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . A atra praia de Saturno. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Oscuro Lume (mov.1). 2007. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Concerto dedicado.. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

BARBOSA, R. V. . Tensibilia II. 2011.

BARBOSA, R. V. . Instalação eletroacústica: Cantos e Encantos Tikmu'un. 2010.

BARBOSA, R. V. . Emblema. 2009.

BARBOSA, R. V. . Oscuro Lume. 2007.

BARBOSA, R. V. . Fragmentos. 2007.

BARBOSA, R. V. . Pê. 2006.

BARBOSA, R. V. . Iri. 2006.

BARBOSA, R. V. . Iriê. 2006.

BARBOSA, R. V. . Xapiripê. 2006.

BARBOSA, R. V. . A atra praia de Saturno. 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    ESCUTAS MEDIADAS E AMPLIADAS NAS AULAS DE MÚSICA DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS ENTRE MURRAY SCHAFER E LUCIANO BERIO, Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral estruturar abordagens metodológicas para desenvolver e ampliar a escuta musical nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio a partir das ideias de Murray Schafer e de composições musicais de Luciano Berio. A metodologia prevê o mapeamento das estratégias didáticas para apreciação musical propostas por Murray Schafer no livro O ouvido pensante (1991) e análise de 5 peças musicais representativas do compositor Luciano Berio. A partir do confronto entre as ideias de Schafer e as peças de Berio, serão elaboradas categorias e atividades de escuta que servirão de base para formular um projeto pedagógico para as aulas de música dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rogerio Vasconcelos Barbosa - Coordenador / Helena Lopes da Silva - Integrante / Aline Nunes Carneiro - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Estratégias musicais na composição contemporânea, Descrição: Esse projeto explora algumas conexões entre as atividades de análise e de composição. A análise de peças - ou trechos de peças - de compositores contemporâneos é direcionada a um modelamento de estruturas e processos musicais. A formalização da análise é feita com apoio do software livre PWGL (http://www2.siba.fi/pwgl/), um ambiente de programação musical em Lisp. São também utilizados processos menos estritos de formalização, como gráficos e textos com sequências de procedimentos. O objetivo é explorar o potencial de variação dos modelos. O modelamento é, então, uma estratégia de apoio à composição, que pode utilizar a variação e combinação de modelos diversos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogerio Vasconcelos Barbosa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. , Av. Antonio Carlos 6627, Campus Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34994720, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional