Homero Garcia Motta

Graduando de Ciências Biológicas pela UFSCar, estagiário no Laboratório de Entomologia Aquática (LEA) desde 2017 e no Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) desde 2019.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2016 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2013

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITARARÉ

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Serviços Ecológicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2018 - 2018

A Teia de Aranha: Um Biomaterial Antigo na Pesquisa do Novo Milênio. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2018 - 2018

Introdução a gestão de recursos hídricos e manejo de bacias hidrográficas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao estudo dos Hymenopteras parasitóides e seus hospedeiros. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2018 - 2018

Macroinvertebrados bentônicos como indicadores de impactos ambientais. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Reabilitação de animais. 2018. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LÍVIA MARIA FUSARI

Taxonomia e Bionomia de Corydalus Latreille, 1802 (Megaloptera, Corydalidae) no Estado de São Paulo; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOTTA, H. G. ; FUSARI, L. M. . TAXONOMIA E BIONOMIA DE Corydalus LATREILLE, 1802 (MEGALOPTERA, CORYDALIDAE) NO ESTADO DE SÃO PAULO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    TAXONOMIA E BIONOMIA DE Corydalus LATREILLE, 1802 (MEGALOPTERA, CORYDALIDAE) NO ESTADO DE SÃO PAULO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lívia Maria Fusari em 25/03/2019., Descrição: Megaloptera é uma Ordem de insetos holometábolos a qual, atualmente, engloba duas famílias ? Corydalidae e Sialidae ? 30 gêneros e 348 espécies distribuídas, amplamente, nas regiões Neotropical e Neártica. Ao contrário dos demais estágios, a larva de Megaloptera é aquática e encontra-se em riachos e lagoas limpas onde preda vorazmente outras larvas de insetos, moluscos, crustáceos e anelídeos. Os imagos, por sua vez, emergem após um período de pupação de aproximadamente 14 dias e exibem, em média, a metade do tempo de vida da pupa ? tempo este que utiliza, prioritariamente, na busca de um parceiro para o acasalamento. Apesar dos esforços de Contreras-Ramos, em 1998, em sua revisão da literatura, descrição de novas espécies e elaboração de chaves de identificação para exemplares desta Ordem, pouco se sabe sobre a atuação da comunidade de megalópteros nos processos ecossistêmicos, tampouco as condições ambientais em que esta se desenvolve. Ademais, há uma grande lacuna no estudo morfológico e comportamental dos imaturos e as descrições de muitas espécies encontram-se desatualizadas e incompletas. Logo, faz-se necessária uma análise mais aprofundada da taxonomia e bionomia do grupo, tarefa esta incumbida pelo presente projeto, o qual delimita o gênero Corydalus Latreille, 1802, como objeto de estudo. Deste modo, serão acrescentadas informações a respeito da distribuição e diversidade do grupo em questão, pavimentando novos caminhos para a promoção de trabalhos ecológicos futuros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Homero Garcia Motta - Integrante / Lívia Maria Fusari - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional