André Álvares Monge Neto

Possui graduação pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá e Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência de Alimentos

2014 - 2017

Universidade Estadual de Maringá
Título: Utilização da mucilagem da casca de Psyllium (Plantago psyllium L.) como agente encapsulante de corantes naturais
Dra. Rosane Marina Peralta. Coorientador: Dr. Flávio Faria de Moraes. Palavras-chave: Arabinoxilanas; curcumina; extrato de urucum; métodos instrumentais; estabilidade; sorvete.

Mestrado em Ciência de Alimentos

2011 - 2013

Universidade Estadual de Maringá
Título: Interação de Peptídeos Provenientes da Hidrólise Enzimática de Farelo de Soja com Ciclodextrinas - Avaliação da Redução do Amargor,Ano de Obtenção: 2013
Gisella Maria Zanin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Graduação

2006 - 2010

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Metodologias SENAI de Elaboração de Perfis Profis.. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre, SENAI (RS), Brasil.

2009 - 2009

Curso de Photoshop e Coreldraw. (Carga horária: 48h). , SESC - Administração Regional do Paraná, SESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . XIII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos e XII Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia.Avaliação do Tratamento de Esponja Vegetal (Luffa cylindrica) com Hidróxido de Sódio para Imobilização de Células de Saccharomyces cerevisieae. 2015. (Simpósio).

V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia.Avaliação da Mudança do Perfil Peptídico da Carne de Frango após Processamento de Separação Mecânica. 2015. (Simpósio).

World Congress of Food Science and Technology. REDUCTION OF BITTERNESS OF HYDROLYZED SOYBEAN MEAL BY ADSORPTION IN ACTIVATED CHARCOAL. 2012. (Congresso).

I Workshop do Programa de Pós Graduação em Ciência de Alimentos. 2011. (Outra).

II Simpósio de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e e IV Semana de Engenharia de Alimentos. 2008. (Simpósio).

Os Venenos em Nossos Pratos. 2008. (Seminário).

III Semana de Engenharia de Alimentos. 2007. (Outra).

I Ciclo de Palestras de Tecnologia de Alimentos. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciana Pelissari Manin

VISENTAINER, J. V.; SANTOS JUNIOR, O. O.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Estabilidade lipídica do leite humano submetido ao processo de liofilização durante o período de seis meses. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Carolina Moser Paraíso

MADRONA, G. S.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES; PIMENTEL, T. C.. Extração dos Compostos Bioativos dos Cálices de Hibisco (Hibiscus sabdariffa L.) Assistido por Ultrassom Visando Aplicação em Matriz Alimentícia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luciana Alves da Silva Tavone

SCAPIM, M. R. S.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES; TONON, L. A. C.. Otimização da extração de compostos bioativos de casca de M. calabura por solventes verdes. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Suelen Siqueira dos Santos

PERALTA, ROSANE MARINA; PIMENTEL, T. C.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Extração assistida por ultrassom de compostos bioativos dos resíduos de frutas vermelhas e microencapsulação por spray dryer. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maiara Pereira Mendes

FEIHRMANN, A. C.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES; BARAO, C. E.. Efeito das modificações de amido de milho. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jéssica Loraine Duenha Antigo

FEIHRMANN, A. C.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES; DEMCZUK JUNIOR, B.. Comparação de diferentes métodos de secagem na obtenção de mucilagens de semente de chia e psyllium. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maria Fernanda Francelin Carvalho

PERALTA, ROSANE MARINA; MADRONA, G. S.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Desenvolvimento de alimento proteico com aumento de biodisponibilidade de ferro a partir de Pereskia aculeata M.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Juliana Harumi Miyoshi

MATIOLI, G.; MULATI, A. C. N.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Complexação dos óleos essenciais de Ocimum basilicum e Syzygium aromaticum com beta-ciclodextrina: caracterização do complexo e determinação das atividades antioxidante e antimicrobiana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Murilo Emanuel Souza Vieira

BERGAMASCO, RITA DE CÁSSIA; DEMCZUK JUNIOR, B.; GOMES, R. G.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Efeito dos métodos de extração nas propriedades da mucilagem de chia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Denise de Moraes Batista da Silva

MONTEIRO, A. R. G.; BERGAMASCO, R. C.;MONGE NETO, A. Á.. Percepção de sal em snack à base de cereais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Giselle Lopes de Moraes

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Avaliação da estabilidade ao armazenamento em diferentes temperaturas de linguiça calabresa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jéssica Peres Cremonezi

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Okara na nutrição animal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Daniele Caroline Calsavara

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Determinação do teor de proteína em amostras de fubá. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Kelly Cristina Vitorino

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Elaboração de biscoito de cholocate tipo cookies com inclusão de concentrado proteico de tilápia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Regina Meneguetti Passos

TONON, L. A. C.; SCAPIM, M. R. S.;MONGE NETO, A. Á.. Ocorrência de Salmonella sp. em swabs de arrasto de granjas e em produtos finais de um abatedouro de aves. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ederly Giselli dos Santos

BERGAMASCO, R. C.; TONON, L. A. C.;MONGE NETO, A. Á.. Ação dos contaminantes e resíduos em alimentos de origem vegetal no Brasil com ênfase na cultura do milho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Tatiane Silva de Oliveira

MADRONA, G. S.; MANGOLIM, C. S.;MONGE NETO, A. Á.. Validação analítica de método em HPLC-UV para posterior avaliação do perfil de exposição a solvente orgânicos aromáticos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Isabela Pereira Dias

GOMES, R. G.; BAPTISTA, A. T. A.;MONGE NETO, A. Á.. Qualidade do suco de uva integral produzido com extratora a vapor. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luana Caroline Ferreira Galian

MADRONA, G. S.; BAZANELLA, G. C. S.;MONGE NETO, A. Á.. Desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Patrícia Paula Rozário

MADRONA, G. S.; MANGOLIM, C. S.;MONGE NETO, A. Á.. Aceitação sensorial de bebida achocolatada com adição de chia (Salvia hispânica). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Janaína Midori Hiracava

MADRONA, G. S.; LISOT, A.;MONGE NETO, A. Á.. Estudo de caso da segurança do trabalho em cozinhas escolares. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Camila Marinho Chagas e Isadora Santos Rosa

GESSER, V.; BERGAMASCO, R. C.;MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Proposta de aproveitamento do subproduto de uma indústria de corantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Daniele Cristine Silveira

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Estágio Supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Pedro Henrique Barreiros Beck

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Estágio Supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Mayara Garcete Baldacim

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Estágio Supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcelo Silva Bazzo

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Estágio Supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luciana Andretta do Nascimento

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Estágio Supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Isabela Monzani Suyama e Luciana Barison Cantoia

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Aplicação de microalga em iogurte obtido por liofilização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Jucieli Simões

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Aditivos em alimentos e seus efeitos: estudo dos aditivos no leite e derivados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Bianca Reis Moreira

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Redução de perdas no processo de secagem: um estudo de caso em uma fecularia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Camila Mika e Thaysa Yumi

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Food truck: aplicação de ferramentas da qualidade como recurso estratégico na cidade de Maringá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Vitor Martinez

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Extração de taninos condensados de resíduo de mandioca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Carla Patrícia Cândido

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Estágio Supervisionado. 2017.

Aluno: Luciana Andretta do Nascimento

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Avaliação da aplicação de curcumina microencapsulada com mucilagem de psyllium em formulação de sorvete. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Pedro Henrique B

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Beck.Redução do teor de sódio no pão francês pela adição de sal encapsulado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Douglas Lisboa Santos e Drielle Michella Terrão Gonçalves

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Desenvolvimento e caracterização de salgadinho (tipo snack) com adição de malte ao grits de milho por extrusão termoplástica. 2017.

Aluno: Nathalia Dalabilia Gobetti

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Implantação de Boas Práticas de Fabricação em estabelecimento produtor de gelados comestíveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Carla Candido

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Uso de ferramentas da qualidade em frigorífico abatedouro de pescado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Anderson Cruzado de Mattos e Eliana Harumi Tsunematsu

SCAPIM, M. R. S.;MONGE NETO, A. Á.. Extração e caracterização de mucilagem obtida a partir da Ora-pro-nobis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Andressa de Freitas Dionizio e Tatiana Giolo Ramos

FEIHRMANN, A. C.;MONGE NETO, A. Á.. Avaliação dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos de carne bovina, suína e aves de um supermercado e as condições higiênicos-sanitárias do ambiente de manipulação de carnes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Caroline Zanon Belluco e Marília Gimenez do Nascimento

FEIHRMANN, A. C.;MONGE NETO, A. Á.. Avaliação do efeito antioxidante de extrato de folhas de Moringa oleifera em carne bovina in natura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Gabriela Ojeda e Ana Heloisa Venzel

BERGAMASCO, R. C.;MONGE NETO, A. Á.. Aplicação de ferramentas da qualidade em indústria de panificação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Gabriella Caroline de Souza Takahashi

MONGE NETO, A. Á.. Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: João Pedro de Sanches Pinheiro

MONGE NETO, A. Á.. Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Aimée De Almeida Calvo

MONGE NETO, A. Á.. Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Adara dos Reis Queiroz

MONGE NETO, A. Á.. Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Carolina Maestrello

MONGE NETO, A. Á.. Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Guilherme S

TONON, L. A. C.;MONGE NETO, A. Á.; GOMES, R. G.. de Campos Borges.Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Evandro Aparecido Ricci Andrade

TONON, L. A. C.;MONGE NETO, A. Á.; GOMES, R. G.. Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Gabriela Xisto Alves de Andrade

GOMES, R. G.; TONON, L. A. C.;MONGE NETO, A. Á.. Estágio Obrigatório. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Guilherme Eiki Ogusku Quintanilha e Letícia Naomi Hanai

MONGE NETO, A. Á.; MANGOLIM, C. S.; MARQUES, D. R.. Perda de alimentos no CEASA ? Maringá e sua relação com as condições higiênico-sanitárias e microbiológicas dos comercializadores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Adara dos Reis de Queiroz e Gabriela Xisto A

MONGE NETO, A. Á.; MANGOLIM, C. S.; GOMES, R. G.. de Andrade.DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA LÁCTEA COM SUBSTITUIÇÃO DE CACAU POR ALFARROBA E REDUÇÃO DO TEOR DE AÇÚCAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Leticia T

BAZANELLA, G. C. S.;MONGE NETO, A. Á.; CHINELLATO, M. M.. Pires.Obtenção de inulinase por Aspergillus niger a partir de resíduos agroindustriais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Estevam Bolliger Maniglia

BAZANELLA, G. C. S.;MONGE NETO, A. Á.; CHINELLATO, M. M.. Caracterização físico-química de xarope de açúcar invertido por hidrólise ácida para carbonatação de cerveja artesanal pela metodologia primming. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcos Massao Ekuni e Tatiane Yuri Otiai

BAZANELLA, G. C. S.;MONGE NETO, A. Á.; BELUCI, N. C. L.. Estudo de caso de empresa produtora de suco de uva e elaboração do manual de Boas Práticas de Fabricação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES. Técnico em Alimentos e Laticínios. 2019. Universidade Federal da Paraíba.

MONGE NETO, A. Á.. Técnico em Alimentos e Laticínios. 2016. Universidade Federal da Fronteira Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anderson Reginaldo Sampaio

PERALTA, R. M.; BERGAMASCO, R. C.; MEDINA NETO, A.;Sampaio, A. R.; VIEIRA, A. M. S.. Utilização de mucilagem da casca de psyllium (Platago psyllium L.). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Rita de Cássia Bergamasco

PERALTA, R. M.;MORAES, F. F.ZANIN, G. M.BERGAMASCO, R. C.; BARAO, C. E.. Utilização da mucilagem da casca de psyllium (Plantago Psyllium L.) como agente encapsulante de corantes naturais. 2017. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Rita de Cássia Bergamasco

PERALTA, R. M.; MEDINA NETO, A.;BERGAMASCO, R. C.. Utilização da mucilagem da casca de psyllium como agente encapsulante de curcumina. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Rita de Cássia Bergamasco

BERGAMASCO, R. C.VIEIRA; CESTARI, L.. Avaliação sensorial e físico-química de bebidas energéticas: comparação entre marcas comerciais e aceitação de suas embalagens pelos consumidores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia de alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

ROSANE MARINA PERALTA

Bergamasco, RC; Medina Neto, A;PERALTA, R. M.. Utilização da mucilagem da casca de psyllium (Plantago psyllium L). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Eduardo Barão

Bergamasco, R. C.;BARÃO, C.E.ZANIN, G. M.MORAES, F. F.; PERALTA, R. M.. Utilização da mucilagem da casca de psyllium, como agente encapsulante de corantes naturais. 2017. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Carolina Bernardes

Avaliação de Medidas Organizacionais na Redução do Descarte de Resíduos em Hotel na Região Norte do Paraná; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Tatiana Miyuki Zama Tsuda

Avaliação da vida de prateleira do extrato oleoso de urucum durante armazenamento em alta temperatura e aplicação em formulação de bolo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Djenifer Jaiane Welzel e Thayná Fafarão Barboza

Avaliação da estabilidade e aplicação do extrato oleoso das sementes de urucum (Bixa Orellana L; ) em um produto alimentício; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Eloísa dos Santos Siviero e Mayara Luzia Contrera

Avaliação da estabilidade do extrato oleoso de urucum frente a luminosidade e aplicação em molho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Samara de Souza Lisboa

Obtenção e caracterização de farinha de casca de uva e sua utilização em massas alimentícias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Marina Martins Oliveira e Adrieli Vanessa de Oliveira

Levantamento de pontos necessários para certificação da ISO 9001 em indústria beneficiadora de milho localizada na cidade de Maringá (PR); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Tamires Camilo Vanette e Tayná Camila Cortez Maroldi

Transformação de bixina lipossolúvel em sal de norbixina hidrossolúvel; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Cintia Yanaze Futimoto e Karen Maemi Saito

Utilização de ferramentas do controle estatístico para avaliação da padronização de ração animal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Luciana Andretta do Nascimento

Avaliação da aplicação de curcumina microencapsulada com mucilagem de psyllium em formulação de sorvete; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Pedro Henrique B

Beck; Redução do teor de sódio no pão francês pela adição de sal encapsulado; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Douglas Lisboa Santos e Drielle Michella Terrão Gonçalves

Desenvolvimento e caracterização de salgadinho (tipo snack) com adição de malte ao grits de milho por extrusão termoplástica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Fernando da Silveira Minuceli

Elaboração de uma cartilha baseada na RDC n; ° 267 para indústria de gelados comestíveis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Jean Ferreira Fachin

Extração da cafeína da erva mate (Tereré); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

André Viotto e Maria Carolina Pazini

Avaliação da qualidade e padronização dos métodos de higienização em uma indústria de nutracêuticos do Norte do Paraná; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Guilherme Eiki Ogusku Quintanilha e Letícia Naomi Hanai

Perda de alimentos no CEASA ? Maringá e sua relação com as condições higiênico-sanitárias e microbiológicas dos comercializadores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Adara dos Reis de Queiroz e Gabriela Xisto A

de Andrade; DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA LÁCTEA COM SUBSTITUIÇÃO DE CACAU POR ALFARROBA E REDUÇÃO DO TEOR DE AÇÚCAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Higor Campos Maciel

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA MUCILAGEM DE ALOE VERA COMO AGENTE ENCAPSULANTE DE CURCUMINA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Cintia Yanaze Futimoto

UTILIZAÇÃO DE ÁCIDO LÁTICO PARA CONFERIR PROPRIEDADE DE EXPANSÃO EM AMIDO DE MANDIOCA ADICIONADO DE BAGAÇO DE MANDIOCA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Lorran Cavazzana Fernandes

Incorporação do bagaço de mandioca à fécula de mandioca ? uma estratégia de agregação de valor a um sobproduto industrial; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Larissa Fonseca Tomazini

Avaliação da utilização da mucilagem de psyllium como agente encapsulante de bixina; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Drielle Michella Terrão Gonçalves

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Marina Lima Crepaldi

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Lais Cristina de Lima

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Samara de Souza Lisboa

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Cíntia Yanaza Futimoto

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Tayná Camila Cortez Maroldi

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Tamires Camilo Vanette

Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Uéslei Felipe dos Santos

Estágio Supervisionado; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Laís Cristina Bozza

Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Thamara Thaiane da Silva

Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Ana Heloisa da Silveira Venzel

Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Letícia Naomi Hanai

Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Jéssica Barrionuevo Ressute

Estágio Supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Leticia T

Pires; Estágio Supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: André Álvares Monge Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávio Faria de Moraes

Avaliação da redução do sabor amargo de hidrolisado enzimático de farelo de soja por inclusão molecular; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Flavio Faria de Moraes;

Angélica Marquetotti Salcedo Vieira

Avaliação sensorial e físico-química de bebidas energéticas: comparação entre marcas comerciais e aceitação de suas embalagens; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Angélica Marquetotti Salcedo Vieira;

ROSANE MARINA PERALTA

Utilização da mucilagem da casca de psyllium (Plantago psyllium L; ) como agente encapsulante de corrantes naturais; 2017; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá,; Coorientador: Rosane Marina Peralta;

Gisella Maria Zanin

Avaliação da redução do sabor amargo de hidrolisado enzimático de farelo de soja por inclusão molecular; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gisella Maria Zanin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES ; BERGAMASCO, RITA DE CÁSSIA ; DE MORAES, FLÁVIO FARIA ; MEDINA NETO, ANTÔNIO ; PERALTA, ROSANE MARINA . Development of a technique for psyllium husk mucilage purification with simultaneous microencapsulation of curcumin. PLoS One , v. 12, p. e0182948, 2017.

  • OLTRAMARI, KARINE ; MADRONA, GRASIELE SCARAMAL ; NETO, ANDRÉ MONGE ; DE MORAIS, GUTIERREZ RODRIGUES ; BAESSO, MAURO LUCIANO ; DE CÁSSIA BERGAMASCO, RITA ; DE MORAES, FLAVIO FARIA . Citrate esterified cassava starch: preparation, physicochemical characterisation and application in dairy beverage. STARCH-STARKE , v. 69, p. 1700044, 2017.

  • MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES ; STRÖHER, RAQUEL ; ASSENHA, HELOISA B. R. ; SCAGION, VANESSA P. ; CORREA, DANIEL S. ; ZANIN, GISELLA MARIA . Interaction of peptides obtained from the enzymatic hydrolysis of soybean meal with cyclodextrins: an evaluation of bitterness reduction. JOURNAL OF INCLUSION PHENOMENA AND MACROCYCLIC CHEMISTRY (ONLINE) , v. 1, p. 1-11, 2017.

  • MONGE NETO, A. Á. ; STROHER, R. ; ZANIN, G. M. . Avaliação de Bebidas Formuladas com Extrato e Hidrolisado de Farelo de Soja. BBR - Biochemistry and Biotechnology Reports , v. 2, p. 13-16, 2013.

  • STROHER, R. ; MONGE NETO, A. Á. ; PEREIRA, N. C. ; ZANIN, G. M. . Redução do Amargor do Hidrolisado de Farelo de Soja Utilizando Carvão Ativado. BBR - Biochemistry and Biotechnology Reports , v. 1, p. 19-23, 2012.

  • SILVA, BEATRIZ PAES ; Kischkel, Brenda ; SANTOS, NICOLLE RAMOS DOS ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . TRIAGEM DE TRATAMENTO DE Luffa cylindrica PARA IMOBILIZAÇÃO DE Saccharomyces cerevisiae VISANDO A PRODUÇÃO DE INVERTASE. Análise Crítica das Ciências Biológicas e da Natureza 3. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 147-158.

  • DANTE, LEONARDO ZAUPA ; MANCILHA, MARCELY RODRIGUES MENDEZ ; IGNÁCIO, AMANDA TEIXEIRA ; GOMES, RAQUEL GUTIERRES ; SILVA, BRUNA POLACCHINE DA ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . Avaliação da Mudança do Perfil Peptídico da Carne de Frango após Processo de Separação Mecânica. In: V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, 2015, Londrina. Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. p. 171.

  • KISHKEL, BRENDA ; COSTA, ANA ISABEL CONEJO ; BENEDICTO, GIOVANA BREPOHL ; SANTOS, NICOLLE RAMOS DOS ; SILVA, BEATRIZ PAES ; SILVA, BRUNA POLACCHINE DA ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . Avaliação do Tratamento de Esponja Vegetal (Luffa cylindrica) com Hidróxido de Sódio para Imobilização de Células de Saccharomyces cerevisiae. In: V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia, 2015, Londrina. Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. p. 251.

  • MONGE NETO, A. Á. ; STROHER, R. ; TEIXEIRA, C. P. ; PEREIRA, N. C. ; ZANIN, G. M. . COMPARAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DO USO DO HIDROLISADO ENZIMÁTICO DE FARELO DE SOJA COM O EXTRATO HIDROSSOLÚVEL DE SOJA UTILIZADO EM BEBIDAS À BASE DE SOJA. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2012, Búzios. COBEQ 2012, 2012.

  • ASENHA, H. B. R. ; SCAGION, V. P. ; MONGE NETO, A. Á. ; STROHER, R. ; ZANIN, G. M. ; MATTOSO, L. H. C. ; CORREA, D. S. . Ensaios preliminares com uma língua eletrônica acoplada a um sistema de análise de fluxo para avaliação de hidrolisado de soja.. In: VII Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2013, São Carlos. Anais do VII Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, 2013. p. 41-42.

  • STROHER, R. ; MONGE NETO, A. Á. ; PEREIRA, N. C. ; ZANIN, G. M. . Avaliação da Redução do Amargor de Hidrolisado Enzimático de Farelo de Soja por Adsorção em Carvão Ativado. In: II Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina, 2012, Londrina. II SIMBBTEC, 2012.

  • STROHER, R. ; MONGE NETO, A. Á. ; ZANIN, G. M. . Avaliação da Substituição de Extrato Hidrossolúvel de Soja por Hidrolisado Enzimático de Farelo de Soja em Bebidas à Base de Soja. In: II Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina, 2012, Londrina. II SIMBBTEC, 2012.

  • SILVA, BEATRIZ PAES ; KISHKEL, BRENDA ; SANTOS, NICOLLE RAMOS DOS ; COSTA, ANA ISABEL CONEJO ; BENEDICTO, GIOVANA BREPOHL ; MONGE NETO, A. Á. . TRIAGEM DE TRATAMENTO DE Luffa cylindrica PARA IMOBILIZAÇÃO DE Saccharomyces cerevisiae VISANDO A PRODUÇÃO DE INVERTASE.. In: II Congresso Paranaense de Microbiologia - Simpósio Sul-Americano de Microbiologia Ambiental, 2016, Londrina. II Congresso Paranaense de Microbiologia - Simpósio Sul-Americano de Microbiologia Ambiental, 2016. v. 1.

  • MONGE NETO, A. Á. ; STROHER, R. ; ZANIN, G. M. . REDUCTION OF BITTERNESS OF HYDROLYZED SOYBEAN MEAL BY ADSORPTION IN ACTIVATED CHARCOAL. In: World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. XVII Latin American Seminar of Food Science and Technology, 2012.

  • BELUCI, N. C. L. ; MONGE NETO, A. Á. ; STROHER, R. ; VIEIRA, A. M. S. . SENSORY EVALUATION AND PHYSICO-CHEMICAL ANALYSIS OF ENERGY DRINKS: COMPARISON BETWEEN TRADEMARKS AND PACKAGING FOR ACCEPTANCE OF ITS CONSUMERS. In: World Congress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. XVII Latin American Seminar of Food Science and Technology, 2012.

  • STROHER, R. ; MONGE NETO, A. Á. ; DANTAS, J. H. ; ZANIN, G. M. . Influência da Correção do pH Reacional no Teor de Proteínas do Hidrolisado Enzimático de Farelo de Soja. In: V Encuentro Regional de Biocatálisis y Biotransformaciones, 2012, Ciudad de La Plata. Quinto Encuentro Regional de Biocatálisis y Biotransformaciones: V EnReBB, 2012. p. 121.

  • MANIN, L. P. ; DIONIZIO, A. F. ; RAMALHO, L. D. N. ; FEIHRMANN, A. C. ; VISENTAINER, J. V. ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . Reaproveitamento de casca de banana na elaboração de doce pastoso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIONIZIO, A. F. ; MANIN, L. P. ; RAMALHO, L. D. N. ; VISENTAINER, J. V. ; FEIHRMANN, A. C. ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . Análises físico-químicas de doce pastoso de chocolate com casca de banana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONHOZI, I. B. S. ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES ; GOMES, R. G. . Aplicação de gel de psyllium na elaboração de iogurte potencialmente probiótico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONHOZI, I. B. S. ; BERGAMIN, G. P. ; FERNANDES, I. A. A. ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES ; GOMES, RAQUEL GUTIERRES . Caracterização físico-química de iogurte com adição de gel de psyllium. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PONHOZI, I. B. S. ; BERGAMIN, G. P. ; FACHIN, J. F. ; BARAO, C. E. ; CARDOZO-FILHO, L. ; GOMES, R. G. ; CABRAL, V. F. ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . Evaluation of the parameters of supercritical extraction of mate herb compounds tereré type - Utilization of supercritical CO2 for caffeine extraction and catechin maintenance. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, BEATRIZ PAES ; KISHKEL, BRENDA ; SANTOS, NICOLLE RAMOS DOS ; BENEDICTO, GIOVANA BREPOHL ; MONGE NETO, ANDRÉ ÁLVARES . TRIAGEM DE TRATAMENTO DE Luffa cylindrica PARA IMOBILIZAÇÃO DE Saccharomyces cerevisiae VISANDO A PRODUÇÃO DE INVERTASE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TOMAZINI, L. F. ; MORAES, F. F. ; BERGAMASCO, R. C. ; MONGE NETO, A. Á. . AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA MUCILAGEM DE PSYLLIUM COMO AGENTE ENCAPSULANTE DE BIXINA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, L. C. ; MONGE NETO, A. Á. ; GOMES, R. G. . Incorporação do bagaço de mandioca à fécula de mandioca ? uma estratégia de agregação de valor a um sobproduto industrial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONGE NETO, A. Á. . Enzimas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STROHER, R. ; BRASAO, C. C. ; MONGE NETO, A. Á. ; ZANIN, G. M. . ADIÇÃO DE α- E β-CICLODEXTRINAS AO HIDROLISADO ENZIMÁTICO DE FARELO DE SOJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONGE NETO, A. Á. . Aplicação de Enzimas em Alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONGE NETO, A. Á. . Processos Enzimáticos na Indústria de Alimentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, G. M. ; OLIVEIRA, I. C. ; MARIN, J. R. ; SILVA, B. P. ; MONGE NETO, A. Á. . Comparação entre Tratamentos Térmicos Via Calor Ôhmico e Convencional Aplicados a Suco de Laranja. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • EVANGELISTA, F. F. ; FIGUEIROA, G. B. ; YAMADA, L. A. ; MACIEL, H. C. ; PEREIRA, F. V. ; TOMAZINI, L. F. ; SILVA, B. P. ; MONGE NETO, A. Á. . Quantificação de Bacillus cereus em Diferentes Etapas do Processamento do Amido de Mandioca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, A. C. ; CARDOSO, L. ; GONCALVES, R. M. ; MONGE NETO, A. Á. ; SILVA, B. P. . Analise de Leveduras Isoladas de Usina Sucroenergética da Região de Maringá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • STROHER, R. ; MONGE NETO, A. Á. ; PEREIRA, N. C. ; ZANIN, G. M. . Análise Estatística dos Cromatogramas dos Hidrolisados Enzimáticos de Farelo de Soja. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MONGE NETO, A. Á. ; STROHER, R. ; ZANIN, G. M. . Substituição de Extrato Hidrossolúvel de Soja por Hidrolisado Enzimático de Farelo de Soja em Formulações de bebidas: Pesquisa de Mercado e Análise Sensorial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • STROHER, R. ; MONGE NETO, A. Á. ; PEREIRA, N. C. ; ZANIN, G. M. . Avaliação do Perfil Peptídico do Hidrolisado Enzimático de Farelo de Soja por meio de Análise Estatística. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, C. P. ; STROHER, R. ; MONGE NETO, A. Á. ; ZANIN, G. M. . Tratamento de Hidrolisado Resultante da Hidrólise Enzimática do Farelo de Soja com Carvão Ativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONGE NETO, A. Á. . Mercado de Trabalho do Engenheiro de Alimentos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MONGE NETO, A. Á. . Aplicações práticas de aditivos utilizados na panificação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONGE NETO, A. Á. . Geleias. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MONGE NETO, A. Á. . Monitoria na disciplina Estatística. 2007. (Monitoria).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MICROCÁPSULAS DE INGREDIENTES ALIMENTÍCIOS, Descrição: Atualmente há uma tendência mundial de que os alimentos não sejam vistos somente como fontes de nutrientes com apelo sensorial, mas também como fonte de bem estar e saúde. Esse novo conceito requer mudanças de paradigma no desenvolvimento de novos produtos que, aplicados às tecnologias convencionais e aliados a novos métodos de conservação, possam preservam o máximo possível os componentes de cada alimento. Alguns ingredientes como vitaminas e compostos antioxidantes, por exemplo, são perdidos durante o processamento e estocagem de um alimento. Além disso, características como cor, sabor e odor originais do alimento, também podem ser modificados durante o processamento do mesmo. A microencapsulação é um meio efetivo de reduzir tais perdas, ou alterações dos componentes de um alimento, uma vez que permite a proteção de uma ampla gama de compostos por sua incorporação em uma matriz protetora. Portanto, o objetivo deste projeto é utilizar a técnica de microencapsulação de ingredientes alimentícios, visando aplicação em matrizes alimentícias. Espera-se com o desenvolvimento desse trabalho, que o uso da técnica de microencapsulação possa deixar os componentes nutricionais de um alimento mais bioacessíveis, preservando as características originais de cor, sabor e odor do alimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Integrante / Rita de Cássia Bergamasco - Coordenador / Mônica Regina da Silva Scapim - Integrante / Raquel Guttierres Gomes - Integrante / Catarina de Mesquita Oliveira - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Avaliação da utilização da mucilagem de Aloe vera como agente encapsulante de curcumina, Descrição: O gel da Aloe vera contém carboidratos, proteínas, enzimas, lipídios e vitaminas e, ainda, apresenta propriedades imunorregulatórias e antioxidantes. Este gel já foi utilizado como agente encapsulante de bactéria ácido lática e como carreador de fármacos, no entanto, ainda existe a necessidade de verificação da utilização deste hidrocolóide na produção de microcápsulas visando aumentar a estabilidade de corantes naturais. A microencapsulação aplicada em corantes tem o objetivo de protegê-los contra a oxidação, fornecendo um prolongamento da vida de prateleira, permite uma solubilização mais eficiente e, consequentemente, facilitar sua incorporação em alimentos. A curcumina é o principal corante fenólico extraído de rizomas da cúrcuma. Este corante tem baixa solubilidade em água e baixa estabilidade, características que dificultam a sua utilização em produtos alimentícios. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é verificar a utilização do gel das folhas de Aloe vera (Aloe barbadensis Miller) como material microencapsulante de curcumina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Coordenador / Rita de Cássia Bergamasco - Integrante / HIGOR CAMPOS MACIEL - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Utilização de ácido lático para conferir propriedade de expansão em amido de mandioca adicionado de bagaço de mandioca, Descrição: O processamento industrial de amido gera um subproduto, o bagaço de mandioca, que tem como destino principal a agropecuária, como alimentação animal e adubo. Contudo, este subproduto do processamento da mandioca tem sido alvo de estudos para aplicação na alimentação humana devido ao seu alto teor nutritivo e pela presença considerável de amido em sua composição ? maior que 60%. O polvilho azedo é produzido mediante fermentação do amido sob temperatura ambiente por 15 a 40 dias, onde microrganismos, provenientes de uma fermentação anterior, produzem ácidos orgânicos, como butírico, propiônico, acético e lático, acidificando o meio. Uma característica que distingue o polvilho azedo do polvilho doce é sua expansão, por isso é empregado na produção de produtos panificáveis tais como exemplo, pão de queijo e biscoito de polvilho. Durante as etapas de produção do polvilho azedo existe uma dificuldade para se obter um produto livre de sujidades, visto que em tal processo ocorre a liberação de ácidos orgânicos na etapa de fermentação que atraem insetos. Desta forma, o objetivo do presente projeto é avaliar a adição de ácido lático a uma mistura de polvilho doce e bagaço de mandioca a fim de produzir um polvilho acidificado, visando a produção de um produto análogo ao polvilho azedo, rico em fibras e seguindo os preceitos das Boas Práticas de Fabricação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Coordenador / Raquel Guttierres Gomes - Integrante / Cintia Yanaze Futimoto - Integrante.

  • 2017 - Atual

    EMPEA Consultoria ? Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos, Descrição: Este projeto tem como objetivo estimular a aplicação do conhecimento teórico à realidade de empresas ligadas ao comércio, indústria e serviços proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de atividades em ambientes reais e dinâmicos da atividade profissional. A EMPEA Consultoria é formada por alguns graduandos da UEM, do curso de Engenharia de Alimentos, que desenvolvem estudos para empresas, entidades e comunidade em geral, sob a supervisão de professores. A Empresa Júnior consiste no alinhamento de diferentes atividades, a fim de chegar ao produto final, que são os projetos da carta de serviço. Tais atividades ocorrem por meio da união de diretorias, as quais exercem atividade financeira, negociação com clientes e parceiros, tomada de decisões estratégicas e resolução de problemas relacionados a legislação dos projetos que a empresa oferece e a realidade empresarial, bem como a análise e capacitação de pessoas e comunicação entre a empresa e a comunidade. A integração universidade ? empresa - comunidade proporciona estudos relacionados às questões tecnológicas, empresarias e de mercado. É possível que os resultados alcançados pelo projeto possam, também, subsidiar os conteúdos programáticos pertinentes à grade curricular do Curso de Engenharia de Alimentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (68) . , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Integrante / Andresa Carla Feihrmann - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Mucilagem de semente de chia: extração e aplicação em matrizes alimentícias, Descrição: A chia, uma semente nativa da região do México, tem alto valor nutritivo e é conhecida principalmente pelo grande teor do ácido graxo alfa-linolênico (Ômega-3). A semente possui em sua composição a mucilagem, constituída de fibras solúveis, exudadas quando em contato com água, e com alto poder gelificante, podendo ser aplicada em alimentos como emulsificantes e espessantes. Este projeto tem propõe a extração da mucilagem da chia por diferentes técnicas e combinação de parâmetros como temperatura, pH, agitação, proporção semente:água, visando obter um bom rendimento de extração e um produto de boa qualidade para aplicação em matrizes alimentícias e elaboração de filmes biodegradáveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Integrante / Rita de Cássia Bergamasco - Coordenador / Gisele Cristina dos Santos Bazanella - Integrante / Grasiele Scaramal Madrona - Integrante / Mônica Regina da Silva Scapim - Integrante / Lucineia Aparecida Cestaria Tonon - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Avaliação da utilização da mucilagem de psyllium como agente encapsulante de bixina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Coordenador / Rita de Cássia Bergamasco - Integrante / LARISSA FONSECA TOMAZINI - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Incorporação do bagaço de mandioca à fécula de mandioca ? uma estratégia de agregação de valor a um sobproduto industrial, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Coordenador / Raquel Guttierres Gomes - Integrante / Lorran Cavazzana Fernandes - Integrante.

  • 2013 - 2017

    OBTENÇÃO DE MICROCÁPSULAS CONTENDO MICRO-ORGANISMOS PROBIÓTICOS E APLICAÇÃO EM FROZEN IOGURTE, Descrição: A produção de alimentos contendo micro-organismos probióticos apresentam uma evolução crescente e continua no mundo nos últimos anos. Este aumento está relacionado com a conscientização do consumidor em relação qualidade de vida. Porém, a estabilidade do probiótico no processamento do alimento, assim como a sua sobrevivência durante a passagem pelo trato-gastro intestinal ainda é um grande desafio. O presente trabalho propõe o uso da microencapsulação para manter a viabilidade do micro-organismo probiótico, durante a passagem através do trato-gastro intestinal, melhorar a estabilidade do produto e enumeração dos probióticos durante o processamento e estocagem de frozen iogurte adicionado de probióticos microencapsulados. As microencapsulações serão de diferentes combinações dos materiais de parede alginato e a goma xantana. O projeto também visa avaliar o efeito da adição de β-ciclodextrina no processo de secagem das microcápsulas, pela técnica de spray drying. Espera-se com o resultado obtido que a microencapsulação melhore a viabilidade do microorganismo probiótico, que quando aplicado no produto frozen iogurte, não prejudique a qualidade sensorial do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: André Álvares Monge Neto - Integrante / Gisella Maria Zanin - Integrante / Rita de Cássia Bergamasco - Coordenador / Flávio Faria de Moraes - Integrante / Gisele Cristina dos Santos Bazanella - Integrante / Grasiele Scaramal Madrona - Integrante / José Eduardo Olivo - Integrante / Mônica Regina da Silva Scapim - Integrante / Raquel Gutierres Gomes - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Patrono do curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Maringá.

2016

Professor nome de turma - Graduação em Engenharia de Alimentos (UEM), Universidade Estadual de Maringá.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal Análise de Alimentos Projeto de Indústria de Alimentos Higiene e Legislação Aplicada à Manipulação de Alimentos Termodinâmica I Termodinâmica II Controle Estatístico de Qualidade na Indústria de Alimentos Biotecnologia Aplicada à Indústria de Alimentos Tópicos de Pesquisa Aplicada à Engenharia de Alimentos

  • 2017 - 2018

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2017

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2017

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de alimentos, Higiene e Legislação Aplicada na Manipulação de Alimentos, Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal (Prática), Projeto de Indústria de Alimentos

    • 04/2017

      Ensino, Curso de Especialização MBA em Qualidade e Processamento de Alimentos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão de Resíduos Agroindustriais

    • 08/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Alimentos.,Cargo ou função, Membro do Conselho Acadêmico do Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos - Campus Sede.

    • 04/2015 - 02/2017

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Alimentos, Controle Estatístico de Qualidade na Indústria de Alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos, Projeto de Indústria de Alimentos (Prática), Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal (Prática), Tópicos de Pesquisa Aplicada à Engenharia de Alimentos

  • 2014 - 2015

    Centro de Ensino Superior de Maringá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nutrição, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor de Química e Bioquímica de Alimentos e Microbiologia de Alimentos para o Curso de Nutrição.

    Atividades

    • 02/2015 - 04/2015

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química e Bioquímica de Alimentos, Microbiologia de Alimentos

    • 03/2014 - 12/2014

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química e Bioquímica de Alimentos

  • 2013 - 2015

    SENAI - Departamento Regional do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino, Carga horária: 40

  • 2012 - 2012

    SENAI - Departamento Regional do Paraná

    Vínculo: Outros (Terceiro), Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da disciplina Biotecnologia na Indústria de Alimentos e Bebidas no curso Técnico em Biotecnologia.

    Atividades

    • 07/2013 - 12/2013

      Ensino, Técnico em Biotecnologia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Biotecnologia na Indústria de Alimentos e Bebidas. CH 36 h., Estatística e Planejamento Experimental. CH 72 h., Introdução à Bioquímica. CH 54 h. 3 turmas., Tecnologia Enzimática. CH 54 h., Projetos na Indústria de Biotecnologia. CH 72 h.

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Técnico em Biotecnologia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estatística e Planejamento Experimental. CH 72 h. 3 turmas., Matemática. CH 72 h., Tecnologia Enzimática. CH 54 h.

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Técnico em Biotecnologia, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Biotecnologia na Indústria de Alimentos e Bebidas. CH 36 h., Matemática. CH 36 h.

  • 2013 - 2015

    Antônio Guimarães Neto Me.

    Vínculo: Responsável Técnico, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 4

  • 2011 - 2011

    Gonçalves & Tortola S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor da Qualidade, Carga horária: 44