Igor de Paula de Freitas

Engenheiro Mecânico. Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário de Volta Redonda e com formação técnica em mecânica. Experiência em manutenção industrial, reparos e confecção de peças em caldeiraria e usinagem. Gestão de equipes, elaboração e desenvolvimento de novos projetos industriais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de projetos e equipamentos mecânicos

2017 - Atual

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Graduação em Engenharia Mecânica

2012 - 2016

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Elaboração do Plano de Usinagem e Estudo de Viabilidade Técnico Econômica para Implementar Processo de Usinagem do Sink Roll
Orientador: Alexandre Alvarenga Palmeira

Curso técnico/profissionalizante em Mecânico de Manutenção

2013 - 2014

SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em mecânica

2010 - 2011

SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Aplicações numéricos-computacionais em problemas de engenharia. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.

2015 - 2015

Aspectos Legais Relevantes aos Engenheiros sobre questões ambientais. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Menção Honrosa, OBMEP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

Companhia Siderúrgica Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Mecânica, Carga horária: 20

Outras informações:
- Supervisão e motivação de equipe de trabalhadores para início das atividades programadas; - Planejamento e administração do trabalho da equipe; - Definição de rotinas de trabalho e estratégias para cumprimentos de metas e prazos; - Elaboração de reuniões com foco nos resultados. - Verificação de prioridades, materiais e equipamentos necessários para execução das atividades de manutenção; - Acompanhamento e auxilio nas atividades de manutenção corretiva, preventiva e preditiva nas linhas de produções (Linha de Zincagem Contínua 1,2 e 3, Linha de Recozimento Contínuo 1, Fornos de caixa e Linha de Tiras a frio); - Elaboração de avaliações de desempenho; - Elaboração de projetos de melhoria contínua; - Controle e acompanhamento de metas.

2014 - 2016

Companhia Siderúrgica Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mecânico de Usinagem (Op. Máq. e Ferr. III), Carga horária: 40

Outras informações:
- Leitura de instrumentos de medições (Paquímetro, micrômetro, relógio comparador, goniômetro, pirômetro, rugosimetro); - Elaboração e interpretação de desenhos técnicos; - Usinagem de acoplamentos e eixos para bombas e motores; - Reparos e ajustagem de eixos no torno com máxima exatidão para garantir a montagem de rolamentos, mancais ou acoplamentos em equipamentos no campo; - Usinagem de discos de solta para garantir o pleno funcionamento da máquina de solta nas Linhas de Zincagem Contínua 1,2 e 3; - Retifica na superfície dos cilindros de tratamento químico das Linhas de Zincagem Contínua 1,2 e 3 garantindo a rugosidade estabelecida em padrões para perfeita operação na linha; - Utilização de esmerilhadeiras e retificas para pequenos reparos em peças; - Fabricação de suportes para as linhas de tubulação e eletrodutos; - Fabricação de peças em caldeiraria; - Usinagem e confecção de peças em gerais (eixo, acoplamento, encoder, mancais, pinos, parafusos, engrenagens) com a utilização de máquinas operatrizes (torno universal, fresadeira, furadeira radial, retifica); - Planejamento e organização dos materiais para a montagem de diversos equipamentos; - Realização de 5s após término de cada atividade; - Realização de projetos de melhoria para a oficina mecânica; - Definição de rotinas de trabalho e estratégias para cumprimentos de metas e prazos; - Verificação de prioridades, materiais e equipamentos necessários para execução das atividades de usinagem.

2013 - 2014

Companhia Siderúrgica Nacional

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mecânico de manutenção II, Carga horária: 40

Outras informações:
- Leitura de instrumentos de medições para ajustes em equipamentos; - Interpretação de desenhos técnicos; - Montagem, ajustagem e alinhamento de acoplamentos em eixo de bombas, motores e cilindros; - Montagem, ajustagem e alinhamento de rolamentos e mancais em equipamentos; - Realização de atividades de manutenção corretiva, preventiva e preditiva nas linhas de produções (Linha de Zincagem Contínua 1,2 e 3, Linha de Recozimento Contínuo 1, Fornos de caixa e Linha de Tiras a frio); - Utilização de esmerilhadeiras e retificas para pequenos reparos em peças; - Fabricação de suportes para as linhas de tubulação e eletrodutos; - Fabricação de peças em caldeiraria; - Planejamento e organização dos materiais para a montagem de diversos equipamentos; - Realização de 5s após término das atividades; - Participação em reuniões com foco nos resultados; - Planejamento e administração do trabalho da equipe; - Definição de rotinas de trabalho e estratégias para cumprimentos de metas e prazos; - Verificação de prioridades, materiais e equipamentos necessários para execução das atividades de manutenção.