Rodrigo Fonseca Costa

Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Goiás (2017). Especialização em Libras: Educação pelo Faculdade Futura (2018). Atuando com Professor Substituto da Universidade Federal de Amazonas - UFAM, IEAA instituto de Educação, agricultura e ambiente em Humaitá. Tem experiência na área de Lingüística em Libras, com ênfase em Lingüística, educação e Língua Brasileira de Sinais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Libras

2018 - 2018

Faculdade Futura
Título: Aquisição de novos conceitos por alunos surdos no curso Letras:Libras da Universidade Federal de Goiás

Graduação em Letras - Libras

2014 - 2018

Universidade Federal de Goiás
Orientador: . Sofia Oliveira Pereira dos Anjos Coimbra da Silva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Letras. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Português

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, R. F. . SEMINÁRIO DE DIREITO E LIBRAS DA FARO: O papel do Judiciário frente à inclusão social das Pessoas Surdas. 2018. (Outro).

COSTA, R. F. . 2 SEMINÁRIO DE DIREITO E LIBRAS DA FARO. 2018. (Outro).

COSTA, R. F. . Festival Setembro Azul na UFG. 2016. (Festival).

COSTA, R. F. . Festival Setembro Azul na UFG. 2016. (Festival).

COSTA, R. F. . Apresentações Culturas do Festival Setembro Azul na UFG. 2016. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

EVENTO COMPONDO MELODIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA.MATEMÁTICA EM LIBRAS. 2019. (Oficina).

EVENTO COMPONDO MELODIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA INCLUSIVA.DIFICULDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS. 2019. (Outra).

IERO / ACELIBRAS.VII CIRCUITO DE LIBRAS. 2019. (Outra).

SEMINÁRIO AMAZONENSE DE INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE & ENCONTRO COMPORTAMENTO MOTOR.OLHANDO VOZES SILENCIADAS: A DUALIDADE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL". 2019. (Outra).

SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE & ENCONTRO AMAZONENSE DE COMPORTAMENTO MOTOR. 2019. (Seminário).

SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE & ENCONTRO AMAZONENSE DE COMPORTAMENTO MOTOR." ANÁLISE DE ESQUEMAS PRESENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DE UM ALUNO SURDO E AUTISTA". 2019. (Seminário).

SEMINÁRIO AMAZÔNICO DE INCLUSÃO, EDUCAÇÃO E SAÚDE & ENCONTRO AMAZONENSE DE COMPORTAMENTO MOTOR."LUTAS, DIREITOS E CONQUISTA DAQUELES QUE FALAM COM AS MÃOS: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTIFICAS". 2019. (Seminário).

Faculdade de Rondônia.2 SEMINÁRIO DE DIREITO E LIBRAS DA FARO. 2018. (Seminário).

Faculdade de Rondônia.II Mostra Cientifica. 2018. (Seminário).

Faculdade de Rondônia.2 SEMINÁRIO DE DIREITO E LIBRAS DA FARO. 2018. (Seminário).

Faculdade de Rondônia.II Mostra Cientifica. 2018. (Seminário).

Faculdade de Rondônia.Minicurso - Oficina de Libras. 2018. (Oficina).

Faculdade de Rondônia.Apresentação de Trabalho - tarde. 2018. (Outra).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.FORMAÇÃO E ESTAGIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2017. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.Vl Seminário de trabalho de conclusão do curso Letras: tradução e ininterpretação Libras/ português. 2017. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.OFICINA DE LIBRAS: VAMOS COMUNICAR COM SURDOS?. 2017. (Oficina).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.ONDE ESTÃO OS ÍNDIOS SURDOS?. 2016. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.NEUTRALIDADE DO INTERPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS. 2016. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.lV SEMINARIO DE ESTAGIO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO DEPERTAMENTO DE LIBRAS E TRADUÇÃO, XII CICLO DE DEBATES E SARAU DE LITERATURA SURDA. 2016. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.RELAÇÃO PUBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2016. (Seminário).

Universidade Federal de Goias.Dicas para construção de projetos e relatórios de pesquisa. 2016. (Seminário).

Universidade Federal de Goias.POSIÇÃO-MESTRE: ATUAÇÃO DO INTERPRETE NO CONTEXTO EDUCACIONAL. 2016. (Seminário).

Universidade Federal de Goias.V SEMINÁRIO DE ESTAGIO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LETRAS:LIBRAS - UFG E III SARAU DE LITERATURA SURDA ( Ação FL 316 ). 2016. (Seminário).

Universidade Federal de Goias.V SEMINÁRIO DE ESTAGIO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LETRAS:LIBRAS - UFG E III SARAU DE LITERATURA SURDA ( Ação FL 316 ). 2016. (Seminário).

Universidade Federal de Santa Catarina. 5° CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Congresso).

Universidade Federal de Santa Catarina. 1° CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA DE LÍNGUAS DE SINAIS. 2016. (Congresso).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias. 12° CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2015. (Congresso).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias. As contribuição das Tecnologias Assistivas no processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiencia visual. 2015. (Congresso).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.lll Coloquio Nacional de Letras e XVl Coloquio de Pesquisa e Extensão. 2015. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.ATUALIDADES NAS PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS. 2015. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.Filmagem de video auto - explicativo em Libras para o Nucleo de Acessibilidade/ PROGRAD da Universidade Federal de Goias. 2015. (Outra).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias. Hora do Conto. 2014. (Congresso).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias. ESPAÇO DAS PROFISSÕES 2014. 2014. (Congresso).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias. A interação entre surdos e ouvintes: uma questão linguistica. 2014. (Congresso).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.lll Seminario de Esatgio e trabalhode Conculsao de Curso de Letras: Libras da UFG e l Sarau de Leteratura Surda. 2014. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.Hora do Conto. 2014. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.ll Coloquio Nacional de Letras e XV Coloquio de Pesquisa e Extensão. 2014. (Seminário).

Faculdade Letras da Universidade Federal de Goias.l ENCONTRO GOIANO DE SURDOS - '' Surdo - Conquistas e Perspectivas''. 2014. (Encontro).

Universidade Federal de Goias.Fórum NDE: Graduação de letras da UFG em debate. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sarah Pinto Ramos

COSTA, R. F.. Educação Inclusiva: desafios e possibilidades na prática docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Jaqueline da Silva Martins

COSTA, R. F.. O ALUNOS INDÍGENA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO CONTEXTO AMAZÔNICO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gláucia Xavier dos Santos Paiva

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UFG SOBRE A DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Libras) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Gláucia Xavier dos Santos Paiva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, R. F. ; SOUZA, D. W. N. ; COSTA, G. K. N. S. . ANÁLISE DE ESQUEMAS PRESENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DE UM ALUNO SURDO E AUTISTA. Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva / UFAM. , v. 3, p. 21-22, 2020.

  • COSTA, R. F. ; SOUZA, D. W. N. ; COSTA, G. K. N. S. . OLHANDO VOZES SILENCIADAS: A DUALIDADE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva / UFAM. , v. 3, p. 34-34, 2020.

  • COSTA, R. F. ; COSTA, G. K. N. S. ; SOUZA, D. W. N. . LUTAS, DIREITOS E CONQUISTA DAQUELES QUE FALAM COM AS MÃOS: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva / UFAM. , v. 3, p. 15-16, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, R. F. . Oficina de Expressão Facial e Corporal, no evento 'VIII Circuito de Libras'.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA, R. F. . Ministrado: Parâmetros da Libras, 'VII Circuito de Libras'. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, R. F. . Oficina: Classificadores em Libras, no IV Seminário de integração do curso de Licenciatura em Letras Libras: Diálogos interdisciplinares para educação de surdos na amazônia e VII seminário UNIR azul: trajetória histórica da Libras na UNIR. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Grupo de Pesquisa Direitos Humanos Surdos - GPDHS, Descrição: Grupo de pesquisa formado por Surdos e ouvintes que tem como objetivos promover discussões na área do Direito e da Inclusão Social das Pessoas Surdas, incentivar a produção acadêmica e a participação dos alunos no campo da iniciação científica, conhecer a temática o estado da arte temática " Direitos Humanos Surdos", realizar pesquisas e produzir artigos na área, participar e realizar eventos científicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Fonseca Costa - Integrante / Ducilene Saraiva Reis - Coordenador / Greice Kelly Nascimento Santos Costa - Integrante / Magno Prado Gama Prates - Integrante / Elielza Reis da Silva - Integrante / Núbia Lopes Soares - Integrante / Deniziane Saraiva Reis - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista no Programa Institucional de Iniciação à Docência ( PIBID), que é um programa que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de Educação Superior ( IES) em parceira com escolas de educação básica de rede publica de ensino. As atividade do PIBID 0- Letras: Libras foram desenvolvidas junto ao Colégio Estadual Cleomar Natal e Silva, em Goiânia, GO

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    IEAA - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá

  • 2019 - 2019

    União das Escolas Superiores de Rondônia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Ministrou na especialização o módulo "Aspectos Linguísticos da Libras e Legislação Educacional" de Libras com ênfase em Tradução e Interpretação.

  • 2019 - 2019

    Instituto de Educação de Rondônia

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ministrou o módulo "LIBRAS III", no curso de Pós - Graduação em Libras Tradução e Interpretação em Instituto de Educação de Rondônia - IERO/ACELIBRAS

  • 2019 - 2019

    Faculdade de Pimenta Bueno

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Ministrado no curso de Pós-Graduação a disciplina "Aspectos Biológicos da Surdez e Cultura Surda" "Lato Sensu" em Tradução e Interpretação em Libras na FAP - Faculdade de Pimenta Bueno.