Leila Bezerra de Oliveira

Graduada em Licenciatura em Teatro e mestranda em Artes Cênicas pela UFRN, é atriz pesquisadora no Arkhétypos Grupo de Teatro, projeto de extensão da UFRN. Já exerceu assistência de iluminação do Grupo Arkhétypos, do Grupo Pele de Fulô e da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão. E também já integrou o Circo Grock. Na dança, integra como brincante o Coco de Roda de Mestre Severino, o Boi Marinho, o Boi Galado, e na música, integrou (voz e percussão) o Grupo Sinhá Jambô e o Grupo Canto do Mangue (voz e percussão). Também é capoeirista do Grupo Arteiros na Dança. Como produtora, faz produção local de oficinas e, como assistente de Produção, faz parte da equipe do festival anual ?O mundo Inteiro é um palco?, promovido pelo Grupo Clowns de Shakespeare. Começou a fazer teatro ainda na escola, e, ao ingressar na Universidade, dedicou-se a participar de diversas oficinas de formação: O Ator e Sua Sombra ¬? Natalie Merchant; Corpo, Cante, Conte ? Anita Gritsch (MDW ? Áustria); Pulso Presença ? Helder Vasconcelos; Canto: o impulso na voz e no corpo ? Renata Rosa; O Clown e sua poética ? Adelvane Néia; Cores Primárias: Os estados emocionais como ponto de partida para a improvisação ? Aline Borsari (Thèâtre Du Soleil); Point and line in space / Living abstract concepts: From models of improvisation with tones, sounds and movement to performance ? Angelika Hauser-Dellefant e Jutta Goldgruber-Galler (MDW ? Áustria). Também se dedicou a aulas de Dança Popular na EDTAM (Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão), a aulas de Flamenco no Studio Corpo de Baile, e a aulas de Tecido Aéreo no Circo Tropa Trupe. No Arkhétypos Grupo de Teatro, sob direção de Robson Haderchpek, participou do processo de montagem de ?Santa Cruz do Não Sei?, ?Auto da Vila de Ponta Negra 2011? , ?Aboiá? (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz - Montagem 2012) e ?Fogo de Monturo? (Concurso de Dramaturgia Feminina La Scrittura Della Differenza ? 2015, Nápole-Itália) sob direção de Luciana Lyra (Unaluna ? Pesquisa e Criação em Arte / SP). Como projeto independente, criou o espetáculo ?Orixá Mar?, dirigido por Lara Rodrigues Machado. Como assistência técnica (operação de luz) esteve no espetáculo ?Cravo do Canavial? (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz - Montagem 2011 e Circulação 2012), do Grupo Pele de Fulô, sob direção de Carla Martins. E com a CDTAM (Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão), esteve nos espetáculos ?Bodas do Sertão? (também do Grupo Pele de Fulô), ?Rio Cor de Rosa? (Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna - Montagem 2012), ?Tia Robenize?, ?Gonzagando?, ?Rascunho?, ?Amálias? e ?Encontro? (também do Collectif Arts Danse Louviers / FR). Atuou também como bailarina e estagiária na percha russa, assistente de palco, recepcionista e assistente de iluminação no Circo Grock, sob direção de Ana Farfann e Nil Moura. Atualmente, como assistência técnica (iluminação), está na instalação cênica ?Pelo Pescoço?, sob direção de Daniel Torres. E como recreadora, está realizando trabalhos na empresa Brinquedos e Brincadeiras.

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Teatro

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Eu não tenho um corpo, eu sou um corpo: Devires de uma atriz
Orientador: Robson Carlos Haderchpek

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

HADERCHPEK, R.; LYRA, L. F. R. P.; MACHADO, L. R.. Eu não tenho um corpo, eu sou um corpo: Devires de uma atriz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lara Rodrigues Machado

MACHADO, L.R.; LYRA, L. F. R. P.; SOUZA, M. E. M.. GIRA CORAL: UMA PROPOSTA DE DANÇA RITUAL COMO MANIFESTAÇÃO DO SAGRADO FEMININO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lara Rodrigues Machado

HADERCHPEK, R. C.;MACHADO, L.R.; LYRA, L. F. R. P.. EU NÃO TENHO UM CORPO, EU SOU UM CORPO: Devires de uma atriz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra

LYRA, Luciana F. R. P.; RODRIGUES, L.; MONTENEGRO, E.. Gira coral: dança ritual cigana como manifestação do sagrado feminino. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra

LYRA, Luciana F. R. P.; HADERCHPEK, R. C.; MACHADO, L. R.. Eu não tenho um corpo, eu sou um corpo: devires de uma atriz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

Eu não tenho um corpo, eu sou um corpo: Devires de uma atriz; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Robson Carlos Haderchpek;