Larissa Fernanda Finazzi da Costa
Atualmente, doutoranda em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (2027), mestre em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul em Biotecnologia - UCS (2023), MBA em getsão de projetos pela Universidade La Salle (2021),graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (2019) pela Universidade Estadual do Rio Grande de Sul (UERGS) e técnica em química pela Escola Técnica Estadual Trajano Camargo (2013). Desenvolve projetos de P&D na linha de bioprocessos aplicados à indústria de produtos agrícolas.
Informações coletadas do Lattes em 21/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Biotecnologia
2023 - Atual
Universidade de Caxias do Sul
Título: BIORREFINARIA INTEGRADA PARA VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA VITIVINICULTURA E POTENCIALIDADES DE APLICAÇOES BIOTECNOLÓGICAS
Eloane Malvessi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biorrefinaria; Resíduos de uva.
Mestrado em Biotecnologia
2021 - 2023
Universidade de Caxias do Sul
Título: Bioprospespeção, produção, caracterização parcial e aplicação de lipases isoladas do soro de leite., Ano de Obtenção: 2023
Eloane Malvessi.Palavras-chave: Bioprospecção; Lipase; Tratamento de efluente.Grande área: Ciências Biológicas
Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
2015 - 2019
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Título: PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PECTINASE DE Aspergillus niger QUANDO CULTIVADO EM ENGAÇO DE UVA PRÉ-TRATADO
Orientador: Francine Fioravanso Tramontina
Formação complementar
2024 - 2024
Como Construir um Bioprocesso do Shaker ao Biorreator. (Carga horária: 6h). , I Escola Brasileira de Biotecnologia Industrial, EBBI, Brasil.
2024 - 2024
Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos. (Carga horária: 12h). , I Escola Brasileira de Biotecnologia Industrial, EBBI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Ambiental e Recursos Naturais/Especialidade: Bioprospecção.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Industrial/Especialidade: Bioprocessos.
Organização de eventos
COSTA, L. F. F. ; FRACASSO, D. S. ; BERTOCCHI, A. A. ; PALUDO, M. B. . III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA: A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOBIO. 2018. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso Brasileiro Biotecnologia Industrial. OPTIMIZATION OF ASPERGILLUS NIGER LB-02-SF LIPASE ACTION USING SOYBEAN OIL AS SUBSTRATE. 2024. (Congresso).
I Congresso Brasileiro Biotecnologia Industrial. OPTIMIZATION OF LIPASE PRODUCTION BY MICROORGANISM ISOLATED FROM WHEY. 2024. (Congresso).
7 CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE. Ação de lipases no tratamento de efluente da indústria de laticínios. 2023. (Feira).
CURSO DE MARCO REGULATÓRIO: ATOS NORMATIVOS;. 2022. (Outra).
8 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Utilização da biomassa da uva na remoção de metais pesados de águas residuais. 2018. (Congresso).
FIEMA BRASIL. Estudo da viabilidade da implementação de telhado verde na Serra Gaúcha. 2017. (Feira).
VII SIEPEX-Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS.Tamanho da fonte: Make font size smallerMake font size defaultMake font size larger ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL DA IMPLEMENTAÇÃO DE TELHADO VERDE NA SERRA GAÚCHA. 2017. (Outra).
II Semana Acadêmica da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnoligia.CONTROLE DE QUALIDADE A PARTIR DE ANÁLISES DE AMBIENTES E SEU IMPACTO NA SAÚDE HUMANA. 2016. (Outra).
I SEMANA ACADÊMICA DA ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA. 2015. (Outra).
FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA. TRATAMENTO DE EFLUENTES ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO POR MEMBRANA PRODUZIDA A PARTIR DO CAROÇO DE MANGA. 2013. (Feira).
7ª FEIRA DE PROJETOS E TECNOLOGIA 2012. Tratamento de efluentes através de adsorção de íons e filtração por membrana produzida a partir do caroço de manga.. 2012. (Feira).
Participação em bancas
COSTA, LARISSA FERNANDA FINAZZI DA. Compostos fenólicos presentes no bagaço de uvas Vitis vinífera e ação sobre fungos patogênicos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade de Caxias do Sul.
Comissão julgadora das bancas
SANTOS, M. G.KORZENOWSKI, C.; Von Endt D.. PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO PARCIAL E APLICAÇÃO DE PECTINASE DE Aspergillus niger CULTIVADO EM ENGAÇO DE UVA PRÉ-TRATADO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Foi orientado por
Produção, caracterização parcial e aplicação de lipases obtidas por microrganismos isolados do soro do leite em efluentes de laticínios; ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Caxias do Sul; (Orientador);
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE E GENOTOXICIDADE DO MOXIFLOXACINO ANTES E APÓS O TRATAMENTO POR DEGRADAÇÃO SOLAR; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Daiana Maffessoni;
UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA DE UVA COMO BIOSSORVENTE NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS DE ÁGUAS RESIDUAIS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Uergs; Orientador: Daiana Maffessoni;
Produção, caracterização parcial e aplicação de pectinase de Aspergillus niger cultivado em engaço de uva pré-tratado; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Fábio Luís Maciel;
Monitoria em Cálculo II; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Juliana Fronza;
Produção, caaracterizaçãonparcial e aplicação de Pectinase de Aspergilus niger cultivado em engaço de uva pré-tratado; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Francine Fioravanso Tramontina;
PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO PARCIAL E APLICAÇÃO DE PECTINASE DE Aspergillus niger CULTIVADO EM ENGAÇO DE UVA PRÉ-TRATADO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Francine Fioravanso Tramontina;
Produções bibliográficas
-
COSTA, LARISSA FERNANDA FINAZZI DA ; FRACASSO, DOUGLAS SOLIGO ; SANTOS, MARLENE GUEVARA DOS ; MAFFESSONI, DAIANA . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PECTINASE A PARTIR DO RESÍDUO DA CASCA DA MAÇÃ POR FERMENTAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO / EVALUATION OF PECTINASE PRODUCTION POTENTIAL FROM APPLE HAND RESIDUE BY SOLID STATE FERMENTATION. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 27797-27811, 2021.
-
FINAZZI DA COSTA, LARISSA FERNANDA ; MAFFESSONI, DAIANA . Utilização da biomassa de uva como biossorvente na remoção de metais pesados de águas residuais. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO , v. 4, p. 157, 2019.
-
COSTA, L. F. F. . Utilização da biomassa de uva como biossorvente na remoção de metais pesados de águas residuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. F. F. . Estudo da viabilidade da implementação de telhado verde na Serra Gaúcha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, L. F. F. . Estudo da viabilidade da implementação de telhado verde na Serra Gaúcha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
COSTA, L. F. F. ; SANTOS, M. G. . Princípios Básicos da Fermentação Industrial. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2022
Seleção, identificação e caracterização de micro-organismos para uso na elaboração de produtos lácteos, Descrição: Esse projeto está vinculado a Launer Química Indústria e Comércio Ltda. - empresa residente do Tecnovates - Parque Cientítico e Tecnológico do Vale do Taquari. Para a indústria brasileira de produtos lácteos a disponibilidade de culturas de bactérias lácticas nativas ou endógenas, adaptadas às condições locais, é uma necessidade econômica tendo em vista a redução do custo de importação e o avanço tecnológico. Portanto, o presente projeto tem como objetivo o isolamento de bactérias lácticas endógenas para uso como culturas starters em produtos lácteos fermentados. Serão isoladas, identificadas e caracterizadas quanto ao seu potencial tecnológico e probiótico bactérias lácticas de leite in natura e de queijo colonial artesanal produzido na região do Vale do Taquari. Também será avaliado o desempenho das culturas lácticas selecionadas na fabricação de diferentes produtos lácteos. A partir dos resultados desse trabalho pretende-se isolar bactérias lácticas com potencial tecnológico e probiótico para uso na elaboração de produtos lácteos de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial. Em 2020 iniciamos as atividades visando à transferência da tecnologia do desenvolvimento de um produto a base de bactérias lácticas com selênio bioacumulado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Integrante / CLAUCIA FERNANDA VOLKEN - Coordenador / Daniel Neutling Lehn - Integrante / Denise Hentges - Integrante / Nelson de Souza - Integrante / Lucélia Hoehne - Integrante / Monica Jachetti Maciel - Integrante / Cláudia Schlabitz - Integrante.
-
2019 - 2022
Estudo do aproveitamento de levedura residual cervejeira para alimentação de vacas leiteiras, Descrição: Esse projeto tem o apoio do CNPq por meio da Chamada Pública CNPq n 23/2018 - Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI). O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Launer Química Indústria e Comércio Ltda. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja. O número de cervejarias vem aumentando, bem como cresce a quantidade de resíduos produzidos. Dentre estes resíduos está a levedura cervejeira, composta por leveduras do gênero Saccharomyces sp., cujo tratamento para destinação final requer processos de custo elevado em função da alta demanda bioquímica de oxigênio que apresenta. A reutilização desta biomassa residual tem sido estudada visando à redução dos custos desse tratamento e de disposição. Uma das alternativas encontradas é seu emprego na alimentação de animais, em especial de ruminantes, devido aos teores de proteínas de qualidade biológica, carboidratos, lipídios, vitaminas do complexo B e minerais, especialmente selênio e zinco. Ainda, a parede celular da levedura é rica em glucanas e mananas, que possuem atividades benéficas ao metabolismo animal. Por estes motivos, diversos estudos avaliam a utilização de levedura do gênero Saccharomyces como aditivo na alimentação de ruminantes de forma a melhorar o ambiente ruminal; acelerar o ganho de peso; e aumentar a eficiência alimentar, a produção, e qualidade do leite produzido. Assim, este trabalho objetiva estabelecer estratégias de aproveitamento de levedura residual da fabricação de cerveja para produção de aditivo para alimentação animal. Para este fim serão realizados: a caracterização da levedura residual cervejeira quanto à sua composição centesimal, mineral e microbiológica, conteúdo de vitaminas e atividade antioxidante; o fracionamento da levedura residual da cervejaria visando à adequada separação da parede celular microbiana; o estudo do processo de secagem do resíduo de levedura e suas frações; a caracterização físico-química e mineral, conteúdo de vitaminas e atividade antioxidante da parede celular obtida; a avaliação da digestibilidade do aditivo a base de levedura e os efeitos da inclusão na alimentação de vacas leiteiras; a avaliação da viabilidade celular do resíduo de levedura integral desidratado; a identificação dos microrganismos presentes na levedura residual de cerveja e seu potencial probiótico; a incorporação de selênio ao resíduo de levedura cervejeira e avaliação de sua biodisponibilidade. A partir disso, espera-se desenvolver um processo biotecnológico para produção industrial do aditivo a base de levedura residual cervejeira com o intuito de promover benefícios à cadeia produtiva do leite.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Integrante / CLAUCIA FERNANDA VOLKEN - Coordenador / Daniel Neutling Lehn - Integrante / Denise Hentges - Integrante / Nelson de Souza - Integrante / Isabel Marie Grambusch - Integrante / Cláudia Schlabitz - Integrante.
-
2019 - 2019
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PECTINASE A PARTIR DO RESÍDUO DA CASCA DA MAÇÃ POR FERMENTAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO., Descrição: Em todo o Brasil, a safra 2017/2018 teve uma produção de 1,1 milhão de toneladas de maçã. O resíduo gerado pela utilização nas industrias de sucos são chamados de bagaço (casca, polpa, semente), representa em torno de 25% do peso do fruto, e tem como destino final ou aterros sanitários ou é utilizado na suplementação de adubos. Mas estudos estão sendo realizados de modo a aproveitar melhor esse subproduto da indústria para produção de álcool, bebidas alcoólicas, fibras para enriquecimento de alimentos. Dentre os componentes da casca da maçã, destaca-se a pectina, composta por complexos de polissacarídeos que são utilizadas na fabricação de geleias, como espessantes, estabilizantes, emulsificantes. As enzimas responsáveis pela quebra da pectina são conhecidas como enzimas pectinolíticas ou pectinases e são empregadas nas indústrias têxteis, de extração de óleos e, principalmente, nas indústrias de sucos diminuindo o tempo de clarificação e aumentando a eficiência da extração. Dentre os produtores dessas enzimas estão os fungos da espécie Aspergillus niger. este trabalho tem por objetivo avaliar a utilização da casca da maçã como substrato para produção de pectinase em estado sólido utilizando Aspergillus niger.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Coordenador / Marlene Guevara dos Santos - Integrante / Daiana Maffessoni - Integrante / Douglas Soligo Fracasso - Integrante.
-
2019 - 2019
PRODUÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PECTINASE DE Aspergillus niger QUANDO CULTIVADO EM ENGAÇO DE UVA PRÉ- TRATADO, Descrição: Dentre os resíduos da indústria vitivinicultura tem-se o engaço produto de baixo valor agregado e que não possui nenhuma aplicação devido a recalcitrância da sua parede celular vegetal que não permite sua conversão em açúcares de forma eficiente. Uma alternativa sustentável para a recuperação de açúcares fermentescíveis presentes no engaço é o tratamento hidrotérmico. Neste estudo, foi aplicado o tratamento hidrotérmico de engaço de cana-de uva visando a produção de enzimas pectinase pelo fungo Aspergillus niger. O foco do trabalho foi analisar a atividade de pectinases e os efeitos dos parâmetros de pré-tratamento utilizados e alguns fatores que podem influenciar na eficiência da reação enzimática. As pectinases obtidas apresentaram maior atividade quando cultivados em meio pré-tratado a 250°C e 3% (m/v) e nas seguintes condições de cultivo 55°C com termoestabilidade de 4 horas, pH 2, tempo de reação de 5 minutos e estabilidade na presença de diversos íons e fenóis durante a reação enzimática. A atividade especifica da enzima foi de 24,36 UI/ mg de proteína isso ressalta o potencial do tratamento hidrotérmico como ferramenta para modular a produção de pectinase pelo fungo. Na avaliação do potencial de ação do extrato enzimático nos tratamentos de redução de turbidez e aumento da clarificação de sucos, em todos ensaios a pectinase presente no extrato bruto obteve melhores resultados. Em alguns casos, essa eficiência foi de 18%, tais resultados obtidos neste trabalho demonstram que estas enzimas têm potencial para serem utilizadas em formulações para reduzir a turbidez e a clarificar de sucos de frutas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Coordenador / Francine Fioravanso Tramontina - Integrante.
-
2018 - 2018
UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA DE UVA COMO BIOSSORVENTE NA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS DE ÁGUAS RESIDUAIS., Descrição: O estudo de tecnologias alternativas e limpas para remover metais se faz cada vez mais presente, pelo fato dos metais não se decomporem como a matéria orgânica, e sim acumularem-se nos níveis tróficos das cadeias alimentares. Uma das tecnologias utilizadas é a biossorção ou bioadsorção que ocorre devido a presença de diversos grupos funcionais que constituem a biomassa, tais como celulose, proteínas e lignina. Um dos resíduos ricos em tais compostos e com grande geração na serra gaúcha é a biomassa da uva. Diante do exposto, pretende-se estudar a biossorção de metais pesados no engaço e bagaço de uva, assim como, as melhores condições de processo. A primeira etapa foi a trituração e secagem da biomassa. Posteriormente, escolheu-se o cobre como metal de estudo e se fez necessário encontrar o melhor comprimento de onda para a identificação do cobre no espectrofotômetro. A partir de uma solução mãe de sulfato de cobre (CuSO4) 0,1 M, foi traçada a curva de calibração, com as concentrações de 0,01 a 0,1 M. Obtendo-se a constante de linearidade de 0,994, no comprimento de onda de 288nm. A próximas etapas serão testar a proporção de engaço e bagaço ideal, caracterização do biossorvente através da determinação do ponto zero, e dentre outros parâmetros de processo. Os resultados podem trazer resultados significativos para o uso de um resíduo gerado em grande volume na serra gaúcha e ainda ser uma alternativa de descontaminação de metais pesados em água, tais como cobre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Coordenador / Anamélia Saenger de Vasconcellos - Integrante / Marlene Guevara dos Santos - Integrante / Daiana Maffessoni - Integrante.
-
2018 - 2018
ESTUDO COMPATIVO DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO E DO RIO GRANDE DO SUL EM RELAÇÃO A QUALIDADE DAS ÁGUA CONSUMIDA., Descrição: O avanço das tecnologias de informação e a facilidade de acesso a mesma, se faz acreditar que todos teriam conhecimento das informações básicas em diversas áreas do nosso cotidiano. Dentre essas áreas, uma que merece destaque é o conhecimento sobre a qualidade da água consumida e qual o tratamento que os efluentes recebem depois que deixam as residências. O primeiro empecilho encontrado nessa disseminação de conhecimento é que não se faz uso de palavras simples para que as pessoas possam entender. O segundo empecilho é que as empresas que cuidam do abastecimento de água só fazem propaganda sobre o que elas fazem, mas dificilmente explicam como é feito, e quando explicam somente pessoas que tem conhecimentos sobre o referido assunto entendem. A falta de pesquisa relacionada ao quanto a população consegue entender do que sobre o que é feito e também o que lhe é divulgado foi um dos motivos que impulsionaram esse trabalho. Diante de tal cenário, o presente trabalho teve como objetivo fazer um quadro comparativo entre a Região Sudeste e Sul, a nível de analisar o grau de conhecimento da população a respeito da qualidade de água que as mesmas ingerem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Coordenador / Douglas Soligo Fracasso - Integrante / Christa Korzenowski - Integrante.
-
2012 - 2013
Tratamento de efluentes através de adsorção e filtração por membrana produzida a partir do caroço de m, Descrição: O alto número de indústrias de joias na região de Limeira (SP) - maior polo da América Latina - e também de autopeças, faz com que a necessidade por novos tratamentos dos efluentes de tais indústrias cresça, para novas alternativas de diminuição de custos e principalmente para a preservação do meio ambiente. O projeto em questão deriva da ideia de aliar dois trabalhos, sendo um deles o processo de adsorção com a argila e o outro uma filtração por membrana feita com o caroço da manga. Sendo dois processos de tratamento distintos, a ideia de aliá-los veio com a necessidade de uma filtração no processo da argila, e por que não utilizar como matéria-prima uma membrana que é sintetizada a partir do caroço de manga? Afinal, esse material seria descartado e uma vez que a manga é uma fruta muito comercializada no Brasil, a quantidade do caroço descartado é proporcionalmente exorbitante. A metodologia fez uso de uma argila com menor granulometria possível, que pelo processo de adsorção faz com que a concentração de alguns materiais contaminantes diminua, passando do efluente para a argila, após este procedimento, efetua-se a filtragem pela membrana para a separação da argila do efluente já tratado. Portanto, o intuito do projeto é uma diminuição da concentração das substâncias que contaminam os efluentes para que tais possam ser legalmente descartados, ou até mesmo reutilizados nas indústrias, como uma água de reuso, trazendo benefícios não só financeiros para empresa, mas também ambientais para a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Coordenador / Bruno Paulo de Morais - Integrante / Gislaine Barana Delbianco - Integrante / Sérgio Delbianco Filho - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2019 - 2022
Seleção, identificação e caracterização de micro-organismos para uso na elaboração de produtos lácteos, Descrição: Esse projeto está vinculado a Launer Química Indústria e Comércio Ltda. - empresa residente do Tecnovates - Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari. Para a indústria brasileira de produtos lácteos a disponibilidade de culturas de bactérias lácticas nativas ou endógenas, adaptadas às condições locais, é uma necessidade econômica tendo em vista a redução do custo de importação e o avanço tecnológico. Portanto, o presente projeto tem como objetivo o isolamento de bactérias lácticas endógenas para uso como culturas starters em produtos lácteos fermentados. Serão isoladas, identificadas e caracterizadas quanto ao seu potencial tecnológico e probiótico bactérias lácticas de leite in natura e de queijo colonial artesanal produzido na região do Vale do Taquari. Também será avaliado o desempenho das culturas lácticas selecionadas na fabricação de diferentes produtos lácteos. A partir dos resultados desse trabalho pretende-se isolar bactérias lácticas com potencial tecnológico e probiótico para uso na elaboração de produtos lácteos de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial. Em 2020 iniciamos as atividades visando à transferência da tecnologia do desenvolvimento de um produto a base de bactérias lácticas com selênio bioacumulado... , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Coordenador / CLAUCIA FERNANDA VOLKEN - Integrante / Daniel Neutling Lehn - Integrante / Denise Hentges - Integrante / Nelson de Souza - Integrante / Lucélia Hoehne - Integrante / Monica Jachetti Maciel - Integrante / Cláudia Schlabitz - Integrante.
-
2019 - 2022
Estudo do aproveitamento de levedura residual cervejeira para alimentação de vacas leiteiras, Descrição: Esse projeto tem o apoio do CNPq por meio da Chamada Pública CNPq n 23/2018 - Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI). O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Launer Química Indústria e Comércio Ltda. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja. O número de cervejarias vem aumentando, bem como cresce a quantidade de resíduos produzidos. Dentre estes resíduos está a levedura cervejeira, composta por leveduras do gênero Saccharomyces sp., cujo tratamento para destinação final requer processos de custo elevado em função da alta demanda bioquímica de oxigênio que apresenta. A reutilização desta biomassa residual tem sido estudada visando à redução dos custos desse tratamento e de disposição. Uma das alternativas encontradas é seu emprego na alimentação de animais, em especial de ruminantes, devido aos teores de proteínas de qualidade biológica, carboidratos, lipídios, vitaminas do complexo B e minerais, especialmente selênio e zinco. Ainda, a parede celular da levedura é rica em glucanas e mananas, que possuem atividades benéficas ao metabolismo animal. Por estes motivos, diversos estudos avaliam a utilização de levedura do gênero Saccharomyces como aditivo na alimentação de ruminantes de forma a melhorar o ambiente ruminal; acelerar o ganho de peso; e aumentar a eficiência alimentar, a produção, e qualidade do leite produzido. Assim, este trabalho objetiva estabelecer estratégias de aproveitamento de levedura residual da fabricação de cerveja para produção de aditivo para alimentação animal. Para este fim serão realizados: a caracterização da levedura residual cervejeira quanto à sua composição centesimal, mineral e microbiológica, conteúdo de vitaminas e atividade antioxidante; o fracionamento da levedura residual da cervejaria visando à adequada separação da parede celular microbiana; o estudo do processo de secagem do resíduo de levedura e suas frações; a caracterização físico-química e mineral, conteúdo de vitaminas e atividade antioxidante da parede celular obtida; a avaliação da digestibilidade do aditivo a base de levedura e os efeitos da inclusão na alimentação de vacas leiteiras; a avaliação da viabilidade celular do resíduo de levedura integral desidratado; a identificação dos microrganismos presentes na levedura residual de cerveja e seu potencial probiótico; a incorporação de selênio ao resíduo de levedura cervejeira e avaliação de sua biodisponibilidade. A partir disso, espera-se desenvolver um processo biotecnológico para produção industrial do aditivo a base de levedura residual cervejeira com o intuito de promover benefícios à cadeia produtiva do leite.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Larissa Fernanda Finazzi da Costa - Coordenador / CLAUCIA FERNANDA VOLKEN - Integrante / Daniel Neutling Lehn - Integrante / Denise Hentges - Integrante / Nelson de Souza - Integrante / Isabel Marie Grambusch - Integrante / Cláudia Schlabitz - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Cema - Agricultura biológicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2023
Pesquisa e desenvolvimento, CEMA AGRICULTURA BIOLÓGICA.,Linhas de pesquisa
-
06/2022
Pesquisa e desenvolvimento, CEMA AGRICULTURA BIOLÓGICA.,Linhas de pesquisa
-
03/2022
Pesquisa e desenvolvimento, CEMA AGRICULTURA BIOLÓGICA.,Linhas de pesquisa
2019 - 2022
Launer QuímicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2019
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2019
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Monitor voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário - Disciplina: Eng. Reações, Carga horária: 20
2018 - 2018
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Monitor voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário - Disciplina: Quim. Analit, Carga horária: 20
2018 - 2018
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Monitor voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário - Disciplina: Termodinâmic, Carga horária: 20
2017 - 2017
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Projeto de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Monitor voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor voluntário - Disciplina: Cálculo II, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2018 - 04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Bento Gonçalves.,Cargo ou função, Representante discente.
-
06/2018 - 03/2019
Estágios , FARINA SA.,Estágio realizado, Na área de Engenharia de Segurança.
-
03/2018 - 07/2018
Extensão universitária , Bento Gonçalves.,Atividade de extensão realizada, III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA: A INTERDISCIPLINARIDADE DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOBIO.
-
04/2017 - 04/2017
Extensão universitária , Bento Gonçalves.,Atividade de extensão realizada, II SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA:.
-
03/2016 - 02/2017
Estágios , EUROFINS ALAC.,Estágio realizado, Na área de digestão de águas, efluentes e higiene ocupacional para analises de determinação de metais.
Você é Larissa Fernanda Finazzi da Costa?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Larissa Fernanda Finazzi da Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?