Leandro Augusto Santos Pereira

Formado em Licenciatura Plena em Música pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: meditação, estados alterados de consciência, psicodélicos clássicos. ayahuasca, música, modo musical, andamento musical, performance musical e experiência de fluxo, psicobiologia, tempo subjetivo, estética experimental e psicologia experimental. É membro do Grupo de Pesquisa Tempo psicológico: artes, esporte e comportamento econômico, da Universidade de São Paulo e do Centro de Estética Experimental do Laboratório de Processos Associativos, Controle Temporal e Memória. É membro da comunidade Phaneros, destinada a debates de medicina psicodélica e saúde mental entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 06/01/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicobiologia

2020 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Tempo subjetivo e estados alterados da consciência em função da substância ayahuasca em rituais xamânicos e manipulações musicais,
José Lino Oliveira Bueno. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Tempo Subjetivo; Tempo; Ayahuasca; Estados alterados de consciência; Música.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.

Mestrado em Psicobiologia

2018 - 2020

Universidade de São Paulo
Título: A Influência de manipulações de parâmetros de estrutura musical de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo,Ano de Obtenção: 2020
Jose Lino Oliveira Bueno.Coorientador: Danilo Ramos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Música; Tempo Subjetivo; Tempo; Modo; Andamento; Emoção. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica / Especialidade: Psicobiologia.

Graduação em Música

2013 - 2016

Universidade de Ribeirão Preto
Título: Um Ensaio Sobre a Meditação como Ferramenta de Auxílio na Diminuição da Ansiedade e na Perda da Experiência de Fluxo Durante a Performance Musical
Orientador: Prof. Me. João Fernando Araújo

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Psicobiologia. (Carga horária: 180h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica/Especialidade: Psicobiologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Estados alterados de consciência.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicodélicos.

Participação em eventos

XVI Reunião Anual do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia - Online. Percepção Temporal de Participantes de Rituais Xamânicos Urbanos Sob Efeito aa Ayahuasca e da Meditação. 2021. (Congresso).

Curso de aprimoramento. Um retrato da Pandemia da Covid-19 no Brasil: Reações Físicas, Neurológicas, Comportamentais, Cognitivas e Afetiva. Instituto de Neurociências e Comportament.. 2020. (Outra).

WEBMinicurso Compreendendo o Cérebro. Mini Reunião Anual Virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2020. (Outra).

WebMinicurso Línguas vivas: uma introdução aos Conhecimentos das línguas dos povos originários no brasil.. Mini Reunião Anual Virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2020. (Outra).

XIV Curso de Verão em Psicobiologia.A influência de emoções desencadeadas por manipulações de parâmetros musicais na percepção subjetiva de tempo. 2020. (Outra).

XV Reunião Anual do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. 2020. (Congresso).

2nd Conference of the Timing Research Forum. 2019. (Congresso).

IV Semana do Cérebro em Sertãozinho.Música e Tempo Subjetivo. 2019. (Seminário).

Por que nos Identificamos?. 2019. (Seminário).

XIV Reunião Anual do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. Influência de parâmetros musicais de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo. 2019. (Congresso).

XVIII Semana da Psicologia USP-RP.Estados Alterados de Consciência e a Psicologia. 2019. (Seminário).

Formação CEP-CONEP sobre a resolução 510/2016 - Normas Aplicáveis a Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. 2018. (Outra).

ORCiD USP - 2018. 2018. (Outra).

XIII Reunião Anual do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. Influência de emoções desencadeadas por manipulações de parâmetros musicais de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo. 2018. (Congresso).

10° Semana de Música Unaerp. 2016. (Seminário).

17° Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa. A meditação como ferramenta de auxílio na diminuição da ansiedade e na perda da experiência de fluxo durante a performance musical. 2016. (Congresso).

Oficina de Construção de Instrumentos e Organologia na 10° Semana de Música Unaerp. 2016. (Oficina).

Comissão julgadora das bancas

Lucas Eduardo da Silva

Galon, Lucas E. S.. Um ensaio sobre a meditaçõ como uma ferramenta de auxílio na diminuição da ansiedade e na perda de experiência de fluxo durante a performance musical. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Ribeirão Preto.

Fernanda Saviani Zeoti

SAVIANI-ZEOTI, F.; ARAUJO, J. F.. Um ensaio sobre a meditação como uma ferramenta de auxílio da diminuição da ansiedade e na perda da experiência de fluxo durante a performance musica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de Ribeirão Preto.

Raquel Cocenas da Silva

COCENAS-SILVA, R.. The influence of different musical modes and tempi on time perception. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

Marcelo Salvador Caetano

CAETANO, M. S.; SILVA, R. C.; SILVA, L. E.. The influence of different musical modes and tempi on time perception. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Jose Lino Oliveira Bueno

O efeito da ayahuasca e da meditação sobre a percepção subjetiva de tempo; Início: 2020; Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jose Lino Oliveira Bueno

A influência de manipulações de parâmetros de estrutura musical de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jose Lino Oliveira Bueno;

Jose Lino Oliveira Bueno

Supervisão de estágio - Centro de Estética Experimental; 2017; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Jose Lino Oliveira Bueno;

Jose Lino Oliveira Bueno

Música e tempo subjetivo; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade de Ribeirão Preto; Orientador: Jose Lino Oliveira Bueno;

Danilo Ramos

A influência de parâmetros de estrutura musical de modo e andamento na percepção do tempo subjetivo; 2020; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Danilo Ramos;

Produções bibliográficas

  • CAMPAGNOLI, A.P.S. ; PEREIRA, L.A.S. ; BUENO, J.L.O. . Subjective time under altered states of consciousness in ayahuasca users in shamanistic rituals involving music. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (on line) , v. 53, p. 1-8, 2020.

  • PEREIRA, L. A. S. ; BUENO, J. L. O. . Influência de emoções desencadeadas por manipulações de parâmetros musicais de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo. In: XIII Reunião Anual do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, 2018, Ribeirão Preto. XIII Reunião Anual do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, 2018.

  • ARAUJO, J. F. ; PEREIRA, L. A. S. . A meditação como ferramenta de auxílio na diminuição da ansiedade e na perda da experiência de fluxo durante a performance musical. In: Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa - CONIC, 2016, Ribeirão Preto. 17° Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa, 2016. v. 17.

  • PEREIRA, L. A. S. ; BUENO, J. L. O. ; RAMOS, D. . A Influência de emoções desencadeadas por manipulações de parâmetros musicais na percepção subjetiva de tempo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, L. A. S. . Estados Alterados de Consciência e a Psicologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, L. A. S. ; RAMOS, D. ; BUENO, J. L. O. . Influência de emoções desencadeadas por manipulações de parâmetros musicais de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, L. A. S. ; BUENO, J. L. O. . Influência de emoções desencadeadas por manipulações de parâmetros musicais de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, L. A. S. ; ARAUJO, J. F. . A meditação como uma ferramenta de auxílio na diminuição da ansiedade e na perda na experiência de fluxo durante a performance musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O efeito da ayahuasca e da meditação sobre a percepção subjetiva de tempo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jose Lino Oliveira Bueno em 26/06/2020., Descrição: A meditação e uso de psicodélicos geram estados alterados de consciência (EAC) que podem afetar a percepção temporal. Estudos sobre meditação e tempo subjetivo mostram resultados divergentes quanto à distorção temporal. A ayahuasca é descrita como um psicodélico clássico, cuja característica dessa classe é alterar a percepção do tempo durante a mensuração de estímulos com mais de dois a três segundos e poucos estudos examinaram seus efeitos em contexto de uso em uma perspectiva psicológica e relação com este contexto. Um único estudo na literatura analisou tempo subjetivo e ayahuasca e os resultados são divergentes de outros estudos com psicoativos clássicos e percepção temporal. Devido à pandemia do COVID-19, pessoas têm relatado alterações na percepção de como o tempo está passando. Alterações de tempo subjetivo em EAC permitem identificar como o ambiente afeta as alterações de estados de consciência, que parecem ser mediadas por experiências místicas. O presente estudo analisará a percepção temporal e a experiência mística em 30 voluntários saudáveis como próprio controle, sob efeito da ayahuasca e da ayahuasca com meditação, em contexto ritualístico, e o envolvimento dos participantes na pandemia do COVID-19. As respostas dos participantes serão comparadas usando testes de diferença entre grupos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Augusto Santos Pereira - Integrante / Jose Lino Oliveira Bueno - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - 2020

    A influência de manipulações de parâmetros de estrutura musical de modo e andamento na percepção subjetiva de tempo, Descrição: Distintos parâmetros de estrutura musical, como modo e andamento, e suas respectivas mudanças geram diferentes percepções temporais em ouvintes. O foco maior de estudos envolvendo música e tempo subjetivo foi na manipulação dos modos maior (jônio) e menor (eólio), e nos andamentos lento e rápido. O objetivo do presente estudo foi verificar se os modos jônio, dórico, mixolídio e eólio, executados em três andamentos diferentes (lento, moderado e rápido), podem afetar diferentemente a percepção subjetiva de tempo. Foram 50 participantes, universitários da USP- Campus Ribeirão Preto, de ambos os sexos, sem experiência em estudos musicais e sem problemas auditivos. O experimento ocorreu em sala experimental silenciosa. Através do paradigma prospectivo, foi empregado o método de reprodução, no qual cada participante ouviu 12 trechos musicais, um de cada vez, e após cada trecho, reproduziu sua duração. Os resultados não mostram diferenças entre os modos musicais, independente do andamento, e não mostram interação entre modo e andamento.Há diferença entre os andamentos, independente do modo. O Test-t para uma amostra mostrou que os trechos musicais em andamento lento sofreram maior distorção temporal em relação aos trechos musicais executados nos andamentos moderado e rápido, respectivamente. Os trechos musicais em andamento moderado sofreram maior distorção temporal em relação ao andamento rápido e os trechos em andamento rápido não sofreram distorções temporais. Os resultados de não diferença entre os modos corroboram outros estudos envolvendo os modos maior e menor. Os resultados de diferença entre diferentes andamentos não corroboram estudos analisando andamento com cliques simples. A discrepância entre os resultados do presente estudo em relação a outros estudos da literatura pode ter relação com a duração dos excertos e com as manipulações musicais efetuadas nos trechos utilizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leandro Augusto Santos Pereira - Integrante / Jose Lino Oliveira Bueno - Coordenador / Danilo Ramos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Vila Monte Alegre, 14040901 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 33153500, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, do departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

2018 - 2020

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, do departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.,Linhas de pesquisa