Nadja Cecília de Freitas Silva
Graduanda do curso de Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba, é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa do Espaço Costeiro (GEPEC), participa do Projeto de Pesquisa intitulado "Caracterização da Dinâmica Costeira da Paraíba: Dinâmica Costeira das Praias do Cabo Branco e Seixas, João Pessoa (PB)". Participa do Projeto Universal "Riscos Geomorfológicos e Vulnerabilidade a Erosão em Áreas dos Litorais Lusoafrobrasileiro". É membro do Laboratório de Estudos Geológicos e Ambientais (LEGAM) da Universidade Federal da Paraíba, no qual desenvolve pesquisas relacionadas ao espaço costeiro.
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente
2017 - 2019
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Foi orientado por
CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA COSTEIRA DA PARAÍBA: APLICAÇÃO DO SISTEMA DE MODELAGEM COSTEIRA (SMC-BRASIL); Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Riscos Costeiros associados à erosão no litoral da Paraíba; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Christianne Maria Moura Reis;
O uso dos geoindicadores de erosão costeira como alternativa para o estudo das praias do litoral Norte de João Pessoa (PB); ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Christianne Maria Moura Reis;
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA COSTEIRA DA PARAÍBA, Descrição: A presente proposta de projeto tem como objetivo dar continuidade aos levantamentos dos dados sobre a dinâmica costeira do estado da Paraíba. A pesquisa já iniciada através de editais UFPB/PROPESQ/CGPAIC visa avaliar um conjunto de fatores condicionantes que atuam no litoral do estado da Paraíba, proporcionando características ambientais diversas e processos erosivos, muitas vezes, vistos como problemas, principalmente quando intensificados em praias urbanizadas. O conhecimento do clima de ondas, por exemplo, é fundamental para o entendimento da dinâmica e processos costeiros e suas aplicações em análises de vulnerabilidade à erosão costeira. O monitoramento da topografia dos perfis de praias e a caracterização sedimentológica são também fundamentais por serem importantes ferramentas para auxiliar a gestão costeira, visando suprir a escassez de estudos locais. A identificação das tendências erosivas das linhas de costa também é uma forma de entender o comportamento atual das nossas praias. A partir do estudo detalhado da batimetria e morfologia da nossa plataforma continental interna é possível conhecer a importância dos recifes na formação de características geomorfológicas das praias da área em estudo. Diante disso, a nossa proposta visa dar continuidade aos estudos já iniciados no litoral paraibano, bem como, pretendemos aprofundar o uso do Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil), que se apresenta como uma indispensável ferramenta para análise ambiental, combinando metodologias de trabalho, bases de dados de cartas náuticas, de ondulação, níveis de mar e modelos numéricos estruturados de acordo com as escalas espaciais e temporais das várias dinâmicas que afetam à morfologia de uma praia. Atualmente o Grupo de Pesquisa em Geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT/UFPB) juntamente com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Espaços Costeiros (GEPEC/UFPB) vêm reunindo esforços para o uso desse sistema em suas pesquisas à exemplo do projeto Riscos Geomorfológicos e Vulnerabilidade à Erosão em Áreas dos Litorais Lusoafrobrasileiro, submetido e aprovado pelo edital Universal 2021, ainda em desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadja Cecília de Freitas Silva - Integrante / Christianne Maria Moura Reis - Coordenador.
-
2022 - 2023
CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA COSTEIRA DA PARAÍBA: APLICAÇÃO DO SISTEMA DE MODELAGEM COSTEIRA (SMC-BRASIL), Descrição: A presente proposta de projeto tem como objetivo avaliar o clima de ondas e transporte sedimentar, em áreas costeiras no estado da Paraíba, através do uso do Sistema de Modelagem Costeira (SMC-Brasil). O conhecimento do clima de ondas é fundamental para o entendimento da dinâmica e processos costeiros e suas aplicações em análises de vulnerabilidade à erosão costeira. O SMC-Brasil possui significativa importância por ser uma ferramenta auxiliar para a gestão costeira, visando suprir a escassez de estudos, como no litoral da Paraíba. O SMC-Brasil apresenta-se como uma indispensável ferramenta para análise ambiental, combinando metodologias de trabalho, bases de dados de cartas náuticas, de ondulação, níveis de mar e modelos numéricos estruturados de acordo com as escalas espaciais e temporais das várias dinâmicas que afetam à morfologia de uma praia. Em 2017, a UFPB teve a oportunidade de participar do curso de formação em SMC-Brasil, ofertado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e Universidade Federal de Santa Catarina, em conjunto com a Universidade de Cantabria (Espanha). Atualmente o Grupo de Pesquisa e Grupo de pesquisa em geomorfologia e Gestão dos Riscos Naturais (GENAT/UFPB) juntamente com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Espaços Costeiros (GEPEC/UFPB) vem reunindo esforços para o uso do sistema em suas pesquisas à exemplo do projeto ?Riscos Geomorfológicos e Vulnerabilidade à Erosão em Áreas dos Litorais Lusoafrobrasileiro?, submetido e aprovado pelo edital Universal 2021. O presente projeto de pesquisa apoia esses grupos e tem o intuito de desenvolver a primeira experiência com o uso do SMC-Brasil em estudos no litoral da Paraíba... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadja Cecília de Freitas Silva - Integrante / Christianne Maria Moura Reis - Coordenador.
-
2022 - Atual
RISCOS GEOMORFOLÓGICOS E VULNERABILIDADE À EROSÃO EM ÁREAS DOS LITORAIS LUSOAFROBRASILEIRO, Descrição: A presente proposta tem como objetivo analisar a vulnerabilidade à erosão em áreas costeiras do Brasil, Portugal e Moçambique. Inicialmente, dando ênfase a áreas amostrais no estado da Paraíba, Brasil, Noroeste de Portugal e na cidade de Maputo, Moçambique. Essa escolha se justifica pelo crescente registro de processos de erosão costeira, principalmente em praias com presença de falésias e áreas estuarinas, com intenso retrabalhamento das desembocaduras flúvio-marinhas. Com isso, pretende-se identificar as similaridades e diferenças processuais nessas áreas, compartilhando experiências de identificação, monitoramento e proposições de intervenções em diferentes porções latitudinais. Para a investigação dessas aéreas, serão utilizadas Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) com Sistemas de Posicionamento Global de alta precisão, a fim de realizar modelagens morfológicas, em diferentes períodos, analisando as taxas de retrogradação e progradação anuais da linha de costa, aporte sedimentar e mudanças nas morfologias associadas. Na modelagem das dinâmicas costeiras, será utilizado o Sistema de Monitoramento Costeiro - SMC, da Espanha, adaptado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC, em estudos no Litoral Brasileiro. Como elemento agregador, às análises dos processos físicos e ambientais, serão realizados levantamentos das condições socioeconômicas e culturais dessas áreas, buscando entender as relações de apropriação e uso das terras, bem como, os pertencimentos e percepção ambiental das populações locais. O conjunto de dados, das diversas análises, subsidiarão a proposição medidas de gestão integrada da zona costeira, visando o planejamento, acompanhamento e implementação de ações de mitigação dos danos ambientais e patrimoniais derivados dos processos erosivos. Espera-se, de modo geral, que os resultados alcançados possam estimular o desenvolvimento de novas pesquisas e projetos sobre essas áreas tão importantes e densamente povoadas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadja Cecília de Freitas Silva - Integrante / Christianne Maria Moura Reis - Integrante / Saulo Roberto de Oliveira Vital - Coordenador.
-
2020 - 2021
RISCOS COSTEIROS ASSOCIADOS À EROSÃO NO LITORAL DA PARAÍBA, Descrição: O objetivo geral da nossa pesquisa é mapear áreas vulneráveis à riscos costeiros associados a erosão das praias do litoral do estado da Paraíba. Para isso quando necessário faremos adaptação à metodologia de Souza et al. (2005); Souza (2009); Martins (2015); Martins et al. (2016), os quais nortearão a nossa pesquisa quanto ao uso de geoindicadores de erosão costeira, os quais permitam responder a pelo menos quatro questões mais importantes que envolvam as condições e tendências do que está acontecendo no ambiente costeiro, as causas (humanas e/ou naturais) da erosão costeira, os efeitos ecológicos, econômicos, entre outros, e principalmente as implicações no planejamento e nas políticas de gestão costeira no estado da Paraíba... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nadja Cecília de Freitas Silva - Integrante / Christianne Maria Moura Reis - Coordenador.
Você é Nadja Cecília de Freitas Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nadja Cecília de Freitas Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?