Carmésia Virgínia Mesquita e Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1997). Psicóloga Clinica, Jurídica, Sexóloga. Terapeuta Familiar e de Casal. Consultoria Familiar. Especialista em Intervenção Psicossocial a Família no Judiciário pela UFPE/1999. Especialista em Intervenção Sistêmica à Família no Judiciário pelo Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE/2001. Formação de Base em Mediação Familiar, pelo Centro de Estudos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina/2001. Especialista em Terapia Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC - Instituto interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática - ISEXP- São Paulo/2008. Especialista em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade pelo Instituto Paulista de Sexualidade, SP/2010. Especialista em Terapia Familiar pela Universidade Federal de Pernambuco - Departamento de Neuropsiquiatria/2012. Instrutora em Oficinas de Divórcio e Parentalidade pelo CNJ - com Formação pela Escola Judicial de Pernambuco. Técnico Judiciário do TJPE desde 1987. Exerceu no período de 1998 a 2016 a função de Psicóloga junto ao Centro de Apoio Psicossocial do TJPE-CAP, com prestação de Assessoria Técnica Jurídica junto as Varas de Família do TJPE em processos de divórcio, separação, guarda, regulamentação de visitas, entre outras demandas familiares, tendo respondido pela chefia do Núcleo de Psicologia daquele Setor, no período em que ali esteve lotada. Atuou como Palestrante em colóquios de sensibilização para audiência prévia de Conciliação e Mediação nos processos encaminhados ao juizado Informal de Família, como representante do CAP. Atualmente exerce suas funções junto a Coordenadoria Estadual da Mulher do TJPE, com atuação administrativa em projetos e ações nas Varas de Violência Doméstica contra a Mulher, desde janeiro/2017. Designada como representante da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar para compor o Comitê Gestor da Política da Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário/março 2017. Mediadora. Atendimento Clinico em Consultório desde 1998, com foco em Psicoterapia Clínica. Psicoterapia com enfoque na Sexualidade. Terapeuta Familiar e de Casal. Consultoria Familiar. Atendimento Adolescentes e adultos.
Informações coletadas do Lattes em 21/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em TERAPIA FAMILIAR
2010 - 2011
Universidade Federal de Pernambuco
Título: OFENSA SEXUAL E PSEUDO OFENSA SEXUAL: OFENSA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE - O PAPEL DO TERAPEUTA FAMILIAR
Orientador: Drª. Virginia Buarque Cordeiro Cabral
Especialização em PSICOTERAPIA COM ENFOQUE NA SEXUALIDADE
2007 - 2009
Instituto Paulista de Sexualidade
Título: AUSENCIA DO ORGASMO INFLUENCIANDO NA QUALIDADE DE VIDA E NA SATISFAÇÃO EM MULHERES UNIVERSITÁRIAS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA E MEDICINA: UM ESTUDO INTERESTADUAL
Orientador: CARLA ZEGLIO
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
Comissão julgadora das bancas
LEITE, I. D. C.; BARBOSA, L. N. F.;Moraes, P.M.. Do olhar oficial ao olhar do oficial: A violência doméstica e a prática do oficial de justiça nas medidas protetivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
LEITE, I. D. C.; BARBOSA, L. N. F.;Moraes, P.M.. Do olhar oficial ao olhar do oficial: A violência doméstica e a prática do oficial de justiça nas medidas protetivas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
LEITE, I. D. C.;BARBOSA, LNF.; MORAES, P. M.. Do olhar oficial ao olhar do oficial: A violência doméstica e a prática do oficial de justiça nas medidas protetivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
MEDEIROS, W. C. M.; CHAVES, A. B. C. C.; LEITE, I. D. C.. Do olhar oficial ao olhar do oficial: a violência doméstica e a prática do oficial de justiça nas medidas protetivas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde) - Faculdade Pernambucana de Saúde.
Orientou
DO OLHAR OFICIAL AO OLHAR DO OFICIAL: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A PRÁTICA DO OFICIAL DE JUSTIÇA NAS MEDIDAS PROTETIVAS; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em PSICOLOGIA DA SAÚDE) - Faculdade Pernambucana de Saúde; (Orientador);
Foi orientado por
Abuso Sexual e Pseudo Abuso Sexual - Violência contra criança e adolescente; O papel do Terapeuta Familiar; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Terapia Familiar) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Virginia Buarque Cordeiro;
Produções bibliográficas
-
SILVA, C. V. M. ; Vasconcelos D. M.C.J. ; Jucá. S.R. ; CAVALCANTI, A. R. A. . Mediação de Conflitos e Família. 2ª. ed. Recife/PE: Editora Universitária da UFPE, 2002. v. 1. 229p .
-
SILVA, C. V. M. ; Vasconcelos D. M.C.J. ; Magalhães, F.S. . A experiência do psicólogo Jurídico e o desafio de uma identidade profissional nas Varas de Família. In: Helena Maria Ribeiro Fernandes (Coordenação). (Org.). Psicologia, Serviço Social e Direito: uma interface produtiva. 2ªed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2001, v. 1, p. 115-122.
-
SILVA, C. V. M. . Alienação Parental: Terapia Familiar como Intervenção Diferenciada na Desordem Familiar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. V. M. . Reflexões sobre a aplicabilidade da Terapia Familiar junto as Varas de Família do Recife - O Juiz como incentivador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. V. M. . Transexualidade: Intervenção Psicojurídica na Retificação de Nome e Sexo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Experiência profissional
1987 - Atual
Tribunal de Justiça do Estado de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico Judiciario TPJ
Você é Carmésia Virgínia Mesquita e Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carmésia Virgínia Mesquita e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?