Dinelle Rejane da Silva Lisboa

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (2020). Especialização em Gestão de Biblioteca Pública pela Faculdade Unyleya (2018). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em EDUCAÇÃO BÁSICA

2020 - Atual

Universidade Federal do Pará
Orientador:Marcio Antonio Raiol dos Santos.

Especialização em Gestão de Bibliotecas Públicas

2016 - 2019

Faculdade Unyleya
Título: A biblioteca pública municipal como incentivadora à prática da leitura na infância
Orientador: Paulo Renato Lima

Graduação em Biblioteconomia

2011 - 2015

Universidade Federal do Pará
Título: O uso do software Aleph 500 nas bibliotecas dos tribunais eleitorais do Brasil
Orientador: Maria Raimunda Sampaio

Formação complementar

2017 - 2018

Bibliotecas Universitárias: Gestão, processos, qualidade e avaliações MEC. (Carga horária: 180h). , Class Cursos Gestão Educacional LTDA-ME, CLASSCURSOS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência da Informação.

Organização de eventos

LISBOA, D. R. S. . I Ciclo de palestras temáticas em Biblioteconomia, Informação e Documentação. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Semana do Calouro 2019.Orientações sobre a Biblioteca Ricardo Teixeira de Barros. 2019. (Outra).

Recpção aos calouros 2017.Orientações sobre a Biblioteca Ricardo Teixeira. 2017. (Outra).

XV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação- EREBD N/NE. 2012. (Encontro).

Foi orientado por

Maria Raimunda de Sousa Sampaio

O uso do software Aleph 500 nas bibliotecas dos tribunais eleitorais do Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Maria Raimunda de Sousa Sampaio;

Marcio Antonio Raiol dos Santos

Estado da Arte sobre multiculturalismo e currículo da Educação Básica; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Participação da TV no processo de escolarização: a perspectiva de pais de alunos do 4 ano do Ensino Fundamental., Descrição: O estudo aqui proposto deverá buscar alguns fios explicativos que auxiliem na compreensão da perspectiva dos pais sobre a configuração que compõe a prática cotidiana da assistência dos alunos de 4 ano do Ensino Fundamental em relação à televisão, verificando as possíveis apropriações feitas em relação ao conteúdo exibido e como isso se desdobra na dinâmica da sala de aula. Espera-se que os resultados da pesquisa possam colaborar para uma melhor compreensão dos papeis e ações tanto de pais quanto por parte dos atores responsáveis diretamente pela aprendizagem da criança na escola. São saberes que certamente poderão contribuir de forma imensurável na construção de conhecimentos de cursos de licenciatura no Campus Marajó-Breves, bem como de seus professores. De maneira geral a compreensão desses processos no Marajó dará base significativa para elucidar as características e atribuições de papeis em relação ao processo de aprendizagem de crianças do 4 ano do Ensino Fundamental no que diz respeito a conteúdos de televisão. AUXILIAR DE PESQUISA VOLUNTÁRIO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dinelle Rejane da Silva Lisboa - Integrante / Ronaldo de Oliveira Rodrigues - Coordenador / Paulo Rafael da Silva Ferreira - Integrante / Carlos Magno de Lima Lopes - Integrante / Manoel Maria Soares Laurinho - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Televisão na educação infantil: a programação da TV como elemento dinamizador dos conteúdos escolares, Descrição: Este projeto surgiu do interesse em analisar a participação da televisão na educação dos alunos de Educação Infantil. Estar atento às fases da criança, verificando as mediações que envolvem seu cotidiano é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da mesma. Atualmente é inegável a presença da TV na vida das pessoas, em especial na vida das crianças; nesse sentido é certo que devemos dar significativa importância para a relação que a criança mantém com a TV diariamente. É sobre tais reflexões que trata este projeto. Para tanto, realizar-se-á um estudo, a partir da metodologia do grupo focal, com alunos do 5 ano do Ensino Fundamental no município de Curralinho. Dentre outras questões pretende-se destacar os programas mais assistidos por elas, bem como questões referentes ao tempo de permanência da criança na frente da TV, a forma como assistem (sozinhas ou acompanhadas) e a atitude dos professores diante da participação da TV e seus desdobramentos nos conteúdos escolares. AUXILIAR DE PESQUISA VOLUNTÁRIO.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dinelle Rejane da Silva Lisboa - Integrante / Ronaldo de Oliveira Rodrigues - Coordenador / Paulo Rafael da Silva Ferreira - Integrante / Manoel Maria Soares Laurinho - Integrante / Edilene Santos de Farias Martins - Integrante / Vera Lúcia Farias de Melo - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Televisão na educação: limites e possibilidades do uso da programação de TV como elemento dinamizador dos conteúdos de 5 ano do Ensino Fundamental, Descrição: Este trabalho surgiu do interesse em analisar a participação da televisão na educação dos alunos de 5 ano do Ensino Fundamental no município de Curralinho. Estar atento às fases da criança, verificando as mediações que envolvem seu cotidiano é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da mesma. Atualmente é inegável a presença da TV na vida das pessoas, em especial na vida das crianças; nesse sentido é certo que devemos dar significativa importância para a relação que a criança mantém com a TV diariamente. É sobre tais reflexões que trata este projeto. Para tanto, realizar-se-á um estudo, a partir da metodologia do grupo focal, com alunos do 5 ano do Ensino Fundamental no município de Curralinho. Dentre outras questões pretende-se destacar os programas mais assistidos por elas, bem como questões referentes ao tempo de permanência da criança na frente da TV, a forma como assistem (sozinhas ou acompanhadas) e a atitude dos professores diante da participação da TV e seus desdobramentos nos conteúdos escolares. AUXILIAR DE PESQUISA VOLUNTÁRIO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dinelle Rejane da Silva Lisboa - Integrante / Ronaldo de Oliveira Rodrigues - Coordenador / Paulo Rafael da Silva Ferreira - Integrante / Carlos Magno de Lima Lopes - Integrante / Manoel Maria Soares Laurinho - Integrante / Edilene Santos de Farias Martins - Integrante / Vera Lúcia Farias de Melo - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará. , Rua Augusto Corrêa, Guamá, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017352, Ramal: 7352

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bibliotecária-Documentalista

Atividades

  • 07/2017 - 04/2019

    Direção e administração, Biblioteca Universitária Prof. Ricardo Teixeira de Barros.,Cargo ou função, Diretora.