Vanessa Rufato Carpi

Engenheira de Petróleo formada na Universidade Paulista. Atuei como estagiária em pesquisas no CEPETRO. Atualmente cursando mestrado em Ciências e Engenharia de Petróleo na UNICAMP.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências e Engenharia de Petróleo

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo Experimental do Processo de Formação de Espuma e Avaliação de Desenpenhode Antiespumantes Comerciais para Petróleo,Orientador:
Marcelo Souza de Castro.Coorientador: Carlos Eduardo Perles.

Graduação em andamento em Engenharia de Petróleo

2014 - Atual

Universidade Paulista

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Objetivo Dracena

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto

Obtenção de biodiesel a partir da transesterificação do óleo residual; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Paulista; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo Experimental do Processo de Formação de Espumas e Avaliação de Desempenho de Antiespumantes Comerciais para Petróleo, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia robusta para estudo da formação de espumas de petróleo de diferentes densidades para o estudo da ação de antiespumantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vanessa Rufato Carpi - Coordenador / Marcelo Souza de Castro - Integrante / Carlos Eduardo Perles - Integrante / Vanessa Cristina Bizotto Guersoni - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Obtenção e Caracterização de Biodiesel a partir da Transesterificação de Óleo Residual, Descrição: Este projeto tem como objetivo a obtenção de biodiesel a partir da transesterificação das moléculas de triacilglicerídeos, como exemplo o óleo de soja, obtendo uma fonte de energia limpa e renovável. A transesterificação ocorre entre o triacilglicerídeo (o óleo de soja) e o álcool de baixa massa molar (metanol ou etanol), tendo como catalisador um meio básico. São testados e analisados óleos in natura e óleos usados, visando a reciclagem do mesmo. À patir dessa reação obtém-se o rendimento e características físico-químicas como: a viscosidade, a combustão, o limite de desempenho tecnológico, os quais são informações indispensáveis no processo de adequação, de produção e uso do combustível em motores. Portanto através das pesquisas e referências bibliograficas detectou-se a possibilidade de realizar a transesterificação do biodiesel à partir do óleo de soja.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Rufato Carpi - Integrante / Ivanei Ferreira Pinheiro - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional