Anna Carolina Cheles Cruz

Graduada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (2012) e com especialização em Fotografia pela Fundação Armando Álvares Penteado (2017). Atualmente curso o programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com formação prevista para final de 2019. Trabalhei por 7 anos em agências de comunicação como designer gráfica, além da atuação em alguns trabalhos fotográficos com foco em artes visuais. Possuo experiência na área de artes, com ênfase em fotografia, artes visuais e design gráfico.

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação, Arte e História da Cultura

2018 - Atual

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência: interlocuções entre estética e política no contemporâneo,Orientador:
Rosangela Patriota Ramos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; roy andersson; estética; política.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Especialização em Fotografia

2015 - 2016

Fundação Armando Álvares Penteado
Título: Caverna
Orientador: Ronaldo Entler

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2009 - 2012

Universidade Metodista de São Paulo
Título: Sedex. Histórias que se Unem.
Orientador: Não teve orientação fixa.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Arbos

Ensino Fundamental (1º grau)

1998 - 2005

Colégio Arbos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Arte e Psicanálise. , Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.

2015 - 2015

Tratamento de Imagem. , Madalena Centro de Estudos de Imagem, MCEI, Brasil.

2014 - 2014

Fotografia. , New York Film Academy, NYFA, Estados Unidos.

2014 - 2014

Edição de vídeo com Premiere Pro. , Alpha Channel Centro de Computação Gráfica, ALPHA CHANNEL, Brasil.

2012 - 2012

Direção de Arte para Cinema. , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.

2011 - 2011

Fotografia para Moda. , Escola Arte Ideal, EAI, Brasil.

2010 - 2011

Fotografia Digital. , Escola Oficina, EO, Brasil.

2010 - 2010

Design Gráfico. , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

2009 - 2010

Desenho à mão livre. , Escola Oficina, EO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design Gráfico.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com memória e história oral.Fake News e Manipulação de Imagem. 2019. (Simpósio).

27º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Práticas e confrontAÇÕES. 2018. (Encontro).

33° Bienal de São Paulo. 2018. (Exposição).

Ação de difusão da 33ª Bienal de São Paulo ? Afinidades afetivas. 2018. (Encontro).

IX Simpósio Nacional de História Cultural.Anestesia e Resistência: a estética política de Roy Andersson. 2018. (Simpósio).

MASP Seminários. 2018. (Seminário).

XXV Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2018. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ronaldo Entler

ENTLER, Ronaldo.; AQUINO, Livia; MELLO, Christine. Caverna. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia) - Faculdade de Comunicação e Marketing - FAAP.

Lívia Afonso de Aquino

AQUINO, Lívia; ENTLER, Ronaldo; MELLO, C.. Caverna. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Sérgio Dassie Genciauskas

GENCIAUSKAS, S. D.. Projetos Integrados - Marketing Promocional no Mercado de Cosméticos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Metodista de São Paulo.

Christine Pires Nelson de Mello

MELLO, Christine. Caverna. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fotografia) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Gláucia Eneida Davino

RAMOS, Rosangela Patriota; RAMOS, Alcides Freire;DAVINO, Glaucia Eneida. A responsabilidade política da arte. Estética de Roy Andersson em 'Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Arte e Historia da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Rosangela Patriota Ramos

PATRIOTA, RosangelaRAMOS, Alcides Freire; DAVINO, Glaucia Eneida. A responsabilidade política da arte - a estética de Roy Andersson em Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ronaldo Entler

Caverna; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia) - Faculdade de Comunicação e Marketing - FAAP; Orientador: Ronaldo Entler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHELES, A. C. C. . Anestesia e Resistência: a estética política de Roy Andersson. In: IX Simpósio Nacional de História Cultural, 2018, Cuiabá. Utopias e Distopias no mundo contemporâneo 1968 - 50 anos, 2018.

  • CHELES, A. C. C. . Hilma af Klint: do espírito à matéria. PALÍNDROMO (ONLINE) , 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHELES, A. C. C. . Exposição Geometria Social. 2018. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência: interlocuções entre estética e política no contemporâneo, Descrição: A pesquisa procura compreender de que modo a obra do cineasta sueco Roy Andersson, em particular sua Trilogia do Ser Humano, com destaque para Um Pombo Pousou num Galho Refletindo Sobre a Existência, realiza-se como afirmação política contrária aos movimentos totalitários na Suécia e ao redor do mundo, em um momento pós-vanguardas. Para tanto, a biografia de Andersson será elaborada a partir do ponto de vista de suas ligações com o cinema, a arte e o político, contando com vários pesquisadores para essa elaboração. Andersson também será confrontado pelas suas próprias referências artísticas da História da Arte, quanto suas referências filosóficas, na elaboração de uma estética autoral nomeada de Teoria da Imagem Complexa, fundamentada, sobretudo, em suas preocupações sócio-políticas, como resposta de resistência à deterioração do atual estado da social-democracia sueca que reverbera mundialmente. A obra de Andersson dialogará, também, com autores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Martin Buber e Maria Rita Kehl, que buscaram ou buscam diagnosticar os males da sociedade contemporânea e suas relações com o totalitarismo. Por último, será feita, a partir de Peter Burger, uma reflexão a respeito das influência das vanguardas modernistas sobre o diretor e também acerca dos desafios enfrentados por Andersson no trânsito entre arte, política e mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anna Carolina Cheles Cruz - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Caverna, Descrição: Caverna é um projeto em poéticas visuais que traz ao questionamento à percepção do escuro, em uma tentativa de refutar o pensamento negativo que recai sobre ele, utilizando de sua pulsão latente para a criação de um universo imagético pouco explorado. O pensamento tem como base o texto ?Alegoria da Caverna? presente no livro A República de Platão que, ao tratar de maneira unilateral, tanto a caverna como suas sombras, personifica o escuro como um lugar vazio e ilusório, de modo que somente o caminho da luz (razão), fora da caverna, traria o homem à plenitude. O trabalho dialoga, também, com outras vertentes que caminham em paralelo, como paradoxos em relação ao que é visível e invisível, imaginário e concreto, visão e cegueira. Este projeto se materializa em um livro de fotografias que possibilita ler e ver imagens (fotos) sem a presença de luz, trabalhando com a experiência sensorial e a memória. O projeto não tem a finalidade de abranger a totalidade deste universo, mas de mostrar possibilidades de encarar o escuro como uma nova realidade imagética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anna Carolina Cheles Cruz - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio docente obrigatório realizado com a Profa. Dra. Glaucia Eneida Davino na disciplina Produção Audiovisual para a turma de graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • 2018 - Atual

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 9

    Atividades

    • 08/2018 - 12/2018

      Estágios , Pós-Graduação Stricto Sensu, .,Estágio realizado, Estágio voluntário realizado na disciplina "As Bienais de São Paulo, a arte contemporânea e as megaexposições" pelo professor Marcos Rizolli.

  • 2015 - 2016

    Fundação Armando Álvares Penteado

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 6

  • 2017 - 2017

    Sofia Borges

    Vínculo: Assistente, Enquadramento Funcional: Assistente de produção, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Trabalhei como assistente de produção da artista Sofia Borges no período de um mês.