Breno Pereira Pinto Costa Santos

Enfermeiro graduado pelo curso em Enfermagem da Universidade Federal do Espirito Santo-UFES-CEUNES., pós graduado em qualidade em saúde e segurança do paciente pela FIOCRUZ, atualmente Diretor Assistencial no Hospital Roberto Arnizaut Silvares , servidor público efetivo da secretaria de saúde do estado do espírito santos (SESA).

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em especialização internacional de qualidade em saúde e segurança do paciente

2014 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Elaboração do Plano de Segurança do Paciente de um hospital estadual situado na região norte do Espírito Santo
Orientador: Alexandre Souza Morais

Graduação em ENFERMAGEM

2009 - 2013

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Taxas de parasitoses intestinais em Comunidades Quilombolas da Região do Sapê do Norte no Espírito Santo
Orientador: Wilson Denadai

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

atualização de sondagem vesical. (Carga horária: 7h). , Plataforma de ensino a distância do só enfermagem, SÓENF, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Feridas e Curativos -Técnicas e Tratamentos. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2011 - 2011

ABC do Câncer. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação saúde e prevenção nas escolas. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2010 - 2010

Atenção ao Paciente com Tuberculose. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

2009 - 2009

Assistência à Mulher com Câncer de Mama. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, B. P. P. C. . II Em Dia com a Saúde. 2012. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5ª Conferência Nacional das Cidades no Município de São Mateus-ES.5ª Conferência Nacional das Cidades no Município de São Mateus-ES. 2013. (Outra).

30ª Ação Global. 30ª Ação Global. 2011. (Feira).

Caminhada Ecológica Contra a Dengue.Caminhada Ecológica Contra a Dengue. 2011. (Outra).

Governo Itinerante: Saúde e Cidadania nos Bairros.Governo Itinerante: Saúde e Cidadania nos Bairros. 2011. (Oficina).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. TAXAS DE MORTALIDADE PERINATAL E NEONATAL PRECOCE NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES,2000 A 2009. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". MORTALIDADE INFANTIL E DOENÇA DIARRÉICA AGUDA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS ,2000 A 2009. 2011. (Congresso).

71ª Semana Brasileira de Enfermagem-Enfermagem:O Poder do Cuidado. 2010. (Outra).

"II Simpósio de Ciências da Saúde, Biológicas e Agrárias e 70ª Semana Brasileira de Enfermagem",no Minicurso"Assistência á mulher com Câncer de Mama". 2009. (Simpósio).

1º SIMPÓSIO DE VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE.POLÍTICAS DE SAÚDE, ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EPIDEMIOLOGIA DA MICROÁREA 02 DO BAIRRO LITORÂNEO. 2009. (Simpósio).

II Simpósio de Ciências da Saúde, Biológicas e Agrárias e 70ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2009. (Simpósio).

PESQUISA NACIONAL DE PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO.PESQUISA NACIONAL DE PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO. 2009. (Outra).

V Conferência de Saúde de São Mateus.V Conferência de Saúde de São Mateus. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Souza Morais

Morais, AS; NASCIMENTO, N.. Elaboração do Plano de Segurança do Paciente em um hospital situado na região norte do Espírito Santo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Rodrigo Alves Faria

FARIA, R. A.. Taxas de Parasitoses Intestinais nas Comunidades Quilombolas do Sapê do Norte do Estado do Espírito Santo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Souza Morais

Elaboração do Plano de Segurança do Paciente em um hospital situado na região norte do Espírito Santo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Alexandre Souza Morais;

Wilson Denadai

Taxas de Parasitoses Intestinais nas Comunidades Quilombolas no Norte do ES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Wilson Denadai;

Gladys Amélia Velez Benito

Análise dos indicadores de saúde do municipio de São Mateus/ES no período de 2000 a 2009; 2011; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Espírito Santo, Ministério da Saúde; Orientador: Gladys Amelia Vélez Benito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, B. P. P. C. ; VIEIRA, A.C.B.C ; CARAN, M.E. ; LEITE, F.M.C. ; Benito G.A.V. . Taxas de mortalidade perinatal e neonatal precoce no município de São Mateus-ES, 2000 a 2009.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, B. P. P. C. ; CARAN, M.E. ; VIEIRA, A.C.B.C ; LEITE, F.M.C. ; Benito G.A.V. ; Susana Bubach . TAXAS DE MORTALIDADE PERINATAL E NEONATAL PRECOCE NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES,2000 A 2009. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. P. P. C. ; CAPUCHO, S.A. ; VIEIRA, A.C.B.C ; LEITE, F.M.C. ; Benito G.A.V. ; Susana Bubach . MORTALIDADE INFANTIL E DOENÇA DIARRÉICA AGUDA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS ,2000 A 2009. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, B. P. P. C. . 1° SIMPÓSIO DE VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM SAÚDE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, B. P. P. C. ; JUSTINIANO, D. P. ; SACRAMENTO, R. S. ; AZEVEDO, J. G. ; FISCHER, L. A. ; CARVALHO, M. . Calçamento de luvas estéreis e de procedimento. 2013. .

SANTOS, B. P. P. C. ; JUSTINIANO, D. P. ; SACRAMENTO, R. S. ; AZEVEDO, J. G. ; FISCHER, L. A. ; CARVALHO, M. . Higienização das mãos. 2013. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Taxas de parasitoses intestinais em Comunidades Quilombolas da Região do Sapê do Norte no Espírito Santo, Descrição: No mundo as parasitoses intestinais estão intimamente relacionadas com as condições sanitárias e ao baixo poder socioeconômico da população. Cerca de dois bilhões de pessoas hospedam parasitas intestinais, Isso representa um importante problema de saúde pública principalmente em países em desenvolvimento. Assim as Comunidades quilombolas que são grupos étnicos raciais segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria e presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida se encaixam na parcela da população com uma exclusão social e baixo poder socioeconômico justificando assim a realização da pesquisa. O objetivo dessa pesquisa foi de analisar as taxas de parasitoses intestinais nas comunidades quilombolas do Sapê do norte no estado do Espírito Santo. A pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFES em Vitória, aprovação Nº 002/08, cabe lembrar que os dados foram obtidos em conjunto com outras pesquisas relacionadas ás gastrenterites em crianças de comunidades quilombolas do Município de São Mateus e dispôs de financiamento da FAPES e do CNPq: ?Enteropatógenos virais e bacterianos em crianças quilombolas do norte do Espírito Santo?. A técnica utilizada para o exame coproparasitólogico de fezes foi da Hoffmann, Pons e Janer (HPJ). Foram analisadas 21 comunidades. Os resultados encontrados foram: Em relação à taxa de prevalência de parasitados, a comunidade que apresentou maior prevalência foi a de São Jorge com 60,7% de positividade, Ao analisar-se a freqüência do espécime parasitário em relação á comunidade quilombola, verifica-se que os parasitas mais comuns foram a Giardia lamblia, estando presente em 11 das 21 comunidades estudadas seguido do Ascaris lumbricoides que foi encontrado em 15 das 21 comunidades. Os resultados sugerem que as comunidades de São Jorge e Serraria, em relação as demais, estão mais expostas a algum fator que gera vulnerabilidade para as parasitoses intestinais, o que indica a necessidade de um estudo que identifique esses fatores. De forma inversa os resultados sugerem que as comunidades de Palmitinho e Santa Maria, apresentam algum fator de proteção para as parasitoses intestinais, o que também indica a necessidade de um estudo que identifique esses fatores. Os parasitas mais encontrados entre as comunidades foram igualmente a Giardia lamblia,e o ascaris lumbricoides, o que sugere contaminação tanto da água quanto do solo. Palavras chave: Parasitoses, Epidemiologia, Enfermagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Breno Pereira Pinto Costa Santos - Coordenador / Wilson Denadai - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Diagnóstico situacional da estrutura e modelo assistencial do Hospital e Maternidade São Mateus-Espírito Santo, Descrição: Atualmente, verifica-se uma crescente busca pela qualidade dos serviços prestados, visto que a qualidade é atributo indispensável e um elemento diferenciador no processo de atendimento das expectativas dos clientes e usuários. Nos estabelecimentos de saúde busca-se com a melhoria de qualidade que os pacientes consigam obter o melhor benefício possível como resultado da intervenção neles oferecidos. Para que isso ocorra é necessária a estruturação de serviços de forma organizada, adequada e produtiva à sua missão (RODRIGUES, 2004) Neste sentido, a Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado, sendo tal ação coordenada por uma organização ou agência não governamental encarregada do desenvolvimento e implantação da sua metodologia.Tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado (ONA, s.d). O Ministério da Saúde desde 1995, buscando garantir o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde através da criação do Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde, vem investindo no desenvolvimento do Programa Brasileiro de Acreditação Hospitalar (BRASIL, 2002) A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada. Portanto, todo hospital deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa (BRASIL, 2002). Diante do exposto, surgiu o interesse em avaliar a situação do Hospital Maternidade São Mateus , localizado no Norte do Espírito Santo, município de São Mateus, através de um instrumento baseado no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Breno Pereira Pinto Costa Santos - Coordenador / Carlos Roberto Fernandes - Integrante.

  • 2010 - 2011

    PET-SAÚDE/VIGILÂNCIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2012

    Hospital Maternidade de São Mateus

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Acadêmcio, Enquadramento Funcional: Acdêmico, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio curricular supervisionado na unidade básica de saúde do bairro Santo Antônio , São Mateus-ES. Estágio extracurricular no Hospital e maternidade de São Mateus-ES

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular, Carga horária: 10

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Representante estudantil, Enquadramento Funcional: Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Carga horária: 10