Rosimay Corrêa
Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (2000), Especialização em Tecnologia Educacional -UFAM (2004), Especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica Virtual de Brasília-UCBV(2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia na Universidade Federal do Amazonas (2019). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFAM- no município de Parintins - AM. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Sociologia, com destaque nos temas: festas de promessa, religiosidade popular, catolicismo tradicional e renovado, pagamento de promessa, Amazônia.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia
2015 - 2019
Universidade Federal do Amazonas
Título: Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos na festa da padroeira de Parintins, no Amazonas
Profa. Dra. IRAÍLDES CALDAS TORRES. Palavras-chave: Espiritualidade hibridizada; Festa de Nossa Senhora do Carmo; Religiosidade popular; Parintins/Amazonas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Mestrado em Sociologia
2009 - 2011
Universidade Federal do Amazonas
Título: Festa de santo: o pagamento de promessas no municipio de Parintins-AM.,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Dra. Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto
Palavras-chave: Festas de santo, pagamento de promessa, Parintins..Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Filosofia e Existência
2007 - 2008
Universidade Católica de Brasília Virtual
Título: A Escola de Frankfurt e a crítica ao positivismo:do desencantamento à exploração desmedida do homem e da natureza.
Orientador: Marcos Félix Gomes de Carvalho.
Especialização em tecnologia educacional
2002 - 2004
Universidade Federal do Amazonas
Título: memorial e produção multimídia
Orientador: Jackson Colares
Formação complementar
2020 - 2020
Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Integração do Servidor-IFAM. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2020 - 2020
EJA/PROEJA: IDENTIDADE E RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2020 - 2020
Tutoria Online. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2020 - 2020
Introdução - Moodle para professores na EAD. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
2020 - 2020
Encontro de Formação para Retorno Acadêmico 2020.2. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
CORRÊA, R. . I Simpósio da Consciência Negra do IFAM/CPA: REPRESENTAÇÕES DA CULTURA AFRO.. 2019. (Outro).
CORRÊA, R. . Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta: Novos Feminismos e o Pós-Moderno na América Latina. 2017. (Outro).
Participação em eventos
III Encontro de Formação Pedagógica para Retorno Acadêmico 2021.2. 2021. (Encontro).
II SPCPAM Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia..O processo civilizador e os espaços de não civilidade na festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo em Parintins, Amazonas.. 2021. (Simpósio).
4 Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia. 2020. (Seminário).
4 Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia.Mini Curso: Feminização das Migrações na Amazônia. 2020. (Seminário).
Diálogos VIII, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Neab, Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/UEA..Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos na festa da padroeira de Parintins, no Amazonas. 2019. (Seminário).
V Oficina A Metodologia Rizomática e a Perspectiva da Literatura do Menor. 2019. (Oficina).
XVIII SEINPE- Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.A PATRIMONIALIZACÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO ? PARINTINS (AM). 2019. (Seminário).
XVIII SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (SEINPE).?A PATRIMONIALIZAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO ? PARINTINS (AM)?. 2019. (Seminário).
3ª Jornada de Capacitação de Professores CEIS.Ética no Trabalho.. 2018. (Outra).
III Seminário Internacional emSociedade e Cultura na Pan-Amazônia. 2018. (Seminário).
III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia,.s cores da fé: a devoção a Virgem do Carmo em Parintins-AM. 2018. (Seminário).
IV Oficina: Imaginário, subjtevidade e crítica realizado pelo GEPOS- Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder.. 2018. (Oficina).
IV Oficina Imaginário, Subjetividade e crítica literária-GEPOS. 2018. (Oficina).
Encontro de Estudos sobre Mulheres da floresta: Novos feminismos e o Pós- Moderno na América Latina..Os Marianos e Apostolado da Oração da Paróquia de N. Sra. do Carmo em Parintins, Amazonas.. 2017. (Encontro).
Encontro de Estudos sobre Mulheres da floresta: Novos feminismos e o Pós- Moderno na América Latina.. 2017. (Encontro).
I SIMPÓSIO NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES I FAZENDO ARTE NORTE IX SEMANA DE HISTÓRIA DO CESP/UEA:AMAZÔNIA NO PLURAL: RELIGIÕES, FRONTEIRAS E IDENTIDADES.O processo de constituição de identidade étnico religiosa na Amazônia: fronteira entre religiões indígenas, afro-brasileira e católica.. 2017. (Simpósio).
I SIMPÓSIO NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES I FAZENDO ARTE NORTE IX SEMANA DE HISTÓRIA DO CESP/UEA:AMAZÔNIA NO PLURAL: RELIGIÕES, FRONTEIRAS E IDENTIDADES. 2017. (Simpósio).
I SIMPÓSIO NORTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES I FAZENDO ARTE NORTE IX SEMANA DE HISTÓRIA DO CESP/UEA:AMAZÔNIA NO PLURAL: RELIGIÕES, FRONTEIRAS E IDENTIDADES.A festa de Nossa Senhora do Carmo e o catolicismo romanizado em Parintins, Amazonas.. 2017. (Simpósio).
Encontro de Formação do Gepos (Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Sexualidadeca: Erotismo, Tragicidade e Sexualidade. 2016. (Encontro).
II Simpósio Internacional / XV Simpósio Nacional / II Simpósio Sul da ABHR. 2016. (Simpósio).
II Simpósio Internacional da ABHR XV Simpósio Nacional da ABHR II Simpósio Sul da ABHR.Trabalho e Labor nas festas de promessa em Parintins-AM.. 2016. (Simpósio).
II Simpósio Internacional da ABHR XV Simpósio Nacional da ABHR II Simpósio Sul da ABHR.Religiões afro-brasileiras na Amazônia: os saberes do terreiro ( des) estabilizando história, gênero/raça e religião.. 2016. (Oficina).
3 Encontro de Políticas Públicas para a Pan- Amazônia e Caribe.Entre o sagrado e o profano nas festas de santo da Amazônia.. 2015. (Encontro).
3 Encontro de Políticas Públicas para a Pan- Amazônia e Caribe.Entre o sagrado e o profano nas festas de santo da Amazônia.. 2015. (Outra).
II Seminário Internacional: Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia..Parecerista.. 2015. (Seminário).
II Seminário Internacional: Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia..Participei como Parecerista.. 2015. (Seminário).
Mostra Brasileira de Foguetes- MOBFOG.Aplicando as Leis de Newton- Mostra Brasileira de Foguetes. 2015. (Outra).
XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.Atuei como professora colaboradora, carga horária de 20 horas.. 2015. (Outra).
Debate: "Um balanço do Espírito Humano: Relações entre Filosofia e Ciências Humanas. 2014. (Outra).
Debate: A Amazônia sob o olhar da Teoria Crítica. 2014. (Outra).
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras 4 Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia ?4SBSNORTE II Semana de Humanidades ?Fronteiras contemporâneas: desenvolvimento, conflitos e sociabilidades nas Amazônias?.?O SAGRADO E O PROFANO NAS FESTAS DE PROMESSA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM?. 2014. (Seminário).
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras 4 Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia 4SBSNORTE II Semana de Humanidades Fronteiras contemporâneas: desenvolvimento, conflitos e sociabilidades nas Amazônias.A benzedura como alternativa de cura no município de Apuí / AM.. 2014. (Seminário).
II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras 4 Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia 4SBSNORTE II Semana de Humanidades Fronteiras contemporâneas: desenvolvimento, conflitos e sociabilidades nas Amazônias. 2014. (Seminário).
I Seminário de Etnoconhecimento e saúde: uma abordagem multidisciplinar.A REZA CURA AS DOENÇAS: ESTUDO DA ATUAÇÃO DOS BENZEDEIROS NO MUNICÍPIO DE APUÍ ? AM. 2014. (Seminário).
I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia.A saúde e a fé: estudo dos benzedeiros de Apuí no estado do Amazonas. 2014. (Seminário).
I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia. 2014. (Seminário).
Mostra Brasileira de Foguetes- MOBFOG. Atuei como professora Colaboradora na confecção e lançamento de foguetes.. 2014. (Olimpíada).
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Atuei como professora Colaboradora na aplicação da prova objetiva da Olimpíada.. 2014. (Olimpíada).
Palestra: Histórias dentro de história ( Verena Aberti). 2014. (Outra).
Participação em bancas
CORRÊA, R.; COSTA, N. M.; BARROS, R. A. V.. Entre Rios da Amazônia: A transversalidade na Prática Pedagógica.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Programa Universidade Aberta do Brasil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
CORRÊA, R.; COSTA, N. M.; BARROS, R. A. V.. O Cotidiano das Práticas Pedagógicas no Contexto da Educação do Campo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Programa Universidade Aberta do Brasil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
CORRÊA, R.; COSTA, N. M.; BARROS, R. A. V.. Manifestações Socioculturais e Educação do Campo na Amazônia.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Programa Universidade Aberta do Brasil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BARROS, M. R. A. V.; SOUZA., M. M. F.;CORRÊA, R.. Aspecto ambiental e problematização, como prática pedagógica no ensino de ciências a partir do enfoque as agressões ambientais.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Programa Universidade Aberta do Brasil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
CORRÊA, R.. Santos em Comissão: as festas religiosas no Andirá-Mirim (Barreirinha/AM).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas.
CORRÊA, R.. Santo Antônio da Maloca: mémorias e culturas sicioreligiosas (Paraná do Ramos/Barreirinha/AM).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVEIRA, D. O.; BIANCHEZZI, C.;CORRÊA, R.. Os sentidos da devoção e da comunidade nas celebrações da festa de Santa Terezinha do Aninga (Parintins, Amazonas). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas.
CORRÊA, R.. Ecumenismo e diálogo Inter-Religioso em Parintins: presenças e ausências.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Amazonas.
VIEIRA FILHO, P. M. R. D.; SILVA, P. D. J. C.;CORRÊA, R.. São Benedito: mito e transformação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2 Licenciatura em História/PARFOR/UEA/CESP) - Universidade do Estado do Amazonas.
SILVA, P. D. J. C.; CARVALHO, P. M. M. T. S.;CORRÊA, R.. A diferença entre a lenda e o mito do guaraná: trabalhando a diversidade cultural em sala de aula.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2 Licenciatura em História/PARFOR/UEA/CESP) - Universidade do Estado do Amazonas.
CORRÊA, R.; GARCIA, W. S.; CAVALCANTE, R. M. F.. Banca de Avaliação do Processo Seletivo Simplificado para professor substituto do IFAM/ Campus Parintins.. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
CORRÊA, R.. Concurso Docente de Sociologia do Instituto Federal do Acre-IFAC,Edital, n 01, de 28 de fevereiro de 2014.. 2014. Instituto Federal do Acre.
CORRÊA, R.. Comissão responsável pela elaboração do Plano de Curso Técnico em Administração, PROEJA.. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BIANCHEZZI, P. M. C.; OLIVEIRA, P. M. E. C. S.;CORRÊA, R.. Banca Examinadora para a contratação de Professor Substituto ICSEZ/Parintins. 2016. Universidade Federal do Amazonas.
SILVA FILHO, L. C. S.; BIANCHEZZI, C.; SILVA, D. O.;CORRÊA, R.. Religiões em movimento- a demografia como metodologia de análise do campo religioso em Parintins.. 2016. Centro de Estudos Superiores de Parintins-CESP/UEA.
GLORIA, C. S.; SILVEIRA, D. O.; BIANCHEZZI, C.;CORRÊA, R.. Em busca do plural: debate preliminar sobre a produção acadêmica no campo dos estudos da religião no Amazonas.. 2016. Centro de Estudos Superiores de Parintins-CESP/UEA.
GOMES, A. S.; SILVA, D. O.; BIANCHEZZI, C.;CORRÊA, R.. Memórias e histórias da diversidade religiosa do Baixo -Amazonas.. 2016. Centro de Estudos Superiores de Parintins-CESP/UEA.
CORRÊA, R.. Comissão responsável pela organização e avaliação da seleção de monitores bolsistas.. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Comissão julgadora das bancas
TORRES, I. C.;PINTO, M. C. O. B. S.; FREITAS, M. C. S.; CASTRO, R. G.; CORREA, R.; NASCIMENTO, S. P.. A Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos no no arraial da festa da padroeira de Parintins, no Amazonas. 2019. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
TORRES, I. C.;SERRA PINTO, Marilina; CORREA, R.; CASTRO, R. G.. A Virgem do Carmelo: os promesseiros e a fé hibridizada em Parintins, Amazonas.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
FONSECA, Mario Geraldo; Torres, Iraildes Caldas; CASTRO, R. G.; PINTO, M. C. O. S.. Virgem do Carmelo: os promesseiros e a fé hibridizada em Parintins, Amazonas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
TORRES, I. C.; NASCIMENTO, Solange Pereira; Castro, Ricardo Gonçalçves; PINTO, M. C. O. B. S.;FREITAS, MARILENE CORRÊA DA SILVA. Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos na festa da padroeira de Parintins, no Amazonas. 2019. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
Basso, Maximino; CARVALHO, Marcos Félix Gomes de;OLIVEIRA, L. C. B.. A escola de Frankfurt e a crítica oa positivismo: do dencantamento à exploração desmedida do homem e da natureza. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Filosofia e Existência) - Universidade Católica de Brasília.
TORRES, Iraildes Caldas; Castro, Ricardo Gonçalves;NASCIMENTO, Solange Pereira do; PINTO, M. C. O. B. S.; FREITAS. A Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos no Arraial da Festa da Padroeira de Parintins, no Amazonas. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Soc. e Cultura da Amazon) - Universidade Federal do Amazonas.
TORRES, Iraildes Caldas; PINTO, M. C. O. B. S.; Castro, Ricardo Gonçalves; ROCHA, M. G. F.. A virgem do Carmelo: os promesseiros e a fé hibridizada em Parintins, no Amazonas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
Torres, Iraildes CaldasNASCIMENTO, Solange P.Castro. Ricardo Gonçalves; FREITAS, Marilene Corrêa Silva; PINTO, Marilina Conceição O. S.. A Flor do Carmelo: o céu e os inferninhos no arraial da festa da padroeira de Parintins, no Amazonas. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
Foi orientado por
A Escola de Frankfurt e a Crítica ao Positivismo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia e Existência) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Marcos Félix Gomes de Carvalho;
Festa de Santo: o pagamento de promessas em Parintins - AM; 2011; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Marilina C Oliveira Bessa Serra Pinto;
Fé e tradição: religiosidade popular no ato de fazer promessa à São Miguel e Nossa Senhora do Carmo em Parintins - AM; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Soc; e Cultura da Amazon) - Universidade Federal do Amazonas,; Orientador: Iraildes Caldas Torres;
Produções bibliográficas
-
CORRÊA, R. ; TORRES, I. C. . TRABALHO E LABOR NA FESTA DE SÃO MIGUEL NA COMUNIDADE DO PARANANEMA EM PARINTINS-AM. REVIEW OF RESEARCH , v. 5, p. 1-10, 2016.
-
CORRÊA, R. . Festa de santo: o pagamento de promessas em Parintins-AM. 1. ed. Saarbrücken,Germany: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 1. 132p .
-
CORRÊA, R. ; TORRES, I. C. . A virgem do carmelo: história, devoção e pagamento de promessa em Parintins, Amazonas.. In: Júlio Claudio da Silva; Iraildes Caldas Torres;João Marinho da Rocha.. (Org.). Tabalho, Cultura e Poder:olhares interdisciplinares.. 1ªed.Manaus-AM: UEA, 2022, v. 1, p. 166-187.
-
CORRÊA, R. ; TORRES, I. C. . OS MARIANOS E O APOSTOLADO DA ORAÇÃO NA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM PARINTINS, AMAZONAS. In: Marcelo Máximo Purificação; César Costa Vitorino; Emer Merari Rodrigues.. (Org.). Investigação científica nas ciências humanas 4. 1ed.Ponta Grossa PR: ATENA, 2020, v. , p. 211-225.
-
CORRÊA, R. ; TORRES, D. I. C. . TRABALHO E LABOR: A FESTA DE SÃO MIGUEL EM PARINTINS,AMAZONAS.. In: IRAILDES CALDAS TORRES, ROONEY AUGUSTO VASCONCELOS BARROS, DIOGO GONZAGA TORRES NETO.. (Org.). EPIFANIAS DA AMAZÔNIA: relações de poder, trabalho e práticas sociais.. 2ªed.Manaus-AM: Grafisa Gráfica e Editora, 2017, v. , p. 225-247.
-
CORRÊA, R. . O processo civilizador e os espaços de não civilidade na festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo em Parintins, Amazonas.. In: II SPCPAM Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia: figurações,interculturalidade e relação de poder., 2021, Manaus- AM. Anais do II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia, 2021. p. 1-614.
-
CORRÊA, R. . As cores da fé: A devoção a Virgem do Carmo em Parintins, Amazonas.. In: III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia, 2018, Manaus-Amazonas. I III Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia - Manaus, 2018., 2018. v. III.
-
CORRÊA, R. ; TORRES, D. I. C. . Os Marianos e Apostolado da Oração da paróquia de Nossa Senhora do Carmo em Parintins, Amazonas.. In: Encontro de Estudo sobre Mulheres da Floresta, 2017, Manaus. Novos Femininos e o Pós Moderno na América Latina, 2017.
-
CORRÊA, R. ; ANDRADE, G. P. ; RODRIGUES, R. A. . Entre o sagrado e o profano nas festas de santo da Amazônia.. In: 3 Educação,Interculturalidade e Ambiente na Pan-Amazônia e Caribe, 2015, Manaus-AM. Anais Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe-EPPPAC. Manaus/Am, 2015.
-
CORRÊA, R. . Trabalho e labor na Festa de São Miguel na Comunidade do Parananema em Parintins-AM.. In: III Congresso Pan- Amazônico de História Oral. IX Encontro Regional Norte de História Oral. VIII Semana de História do CESP-UEA, 2015, Parintins-AM. III Congresso Pan- Amazônico de História Oral. IX Encontro Regional Norte de História Oral. VIII Semana de História do CESP-UEA, 2015.
-
CORRÊA, R. . O processo civilizador na Festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo em Parintins, Amazonas.. In: 4 Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia, 2020, Manaus. 4ª edição Sis Cultura Conflitualidade e Questão Indígena. Manaus-AM: Edua/Capes/ Fapeam,, 2020. v. 4. p. 1-156.
-
CORRÊA, R. . O processo civilizador e os espaços de não civilidade na festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo em Parintins, Amazonas.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CORRÊA, R. . Ética no trabalho.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORRÊA, R. ; Freire RODRIGUES, P. . A benzedura como alternativa de cura no município de Apuí / AM.. Boa Vista- RR: EDUFRR, 2014 (Caderno de Resumos).
-
CORRÊA, R. . O sagrado e o profano nas festas de promessa no município de Parintins/AM. Boa Vista- RR: EDUFRR, 2014 (Caderno de Resumos).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Imaginário e manifestação sociocultural: os pássaros Jaçanã e Pavão Misterioso no distrito do Mocambo do Arari em Parintins no Amazonas. PIBIC-JR/IFAM, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe estudar as manifestações socioculturais na Amazônia com destaque as apresentações dos cordões de pássaros Jaçanã e Pavão Misterioso, realizado no distrito do Mocambo desde o século XIX. A apresentação ocorre no mês de julho durante o Festival Folclórico do Mocambo, ocasião que ocorre a disputa entre os Touros Branco e Espalha Emoção. Os cordões de pássaro apresentam um enredo que sintetiza a história de uma ave que é ferida ou morta por um caçador. As apresentações dos cordões contam esta história dramática que termina com a ressurreição do pássaro e a felicidade que contagia a todos. A pesquisa assumirá o aporte teórico-metodológico das Ciências Humanas e Sociais, num diálogo interdisciplinar entre Sociologia, Filosofia e História, tendo como suporte de campo a etnografia. O lócus desta pesquisa é o distrito do Mocambo do Arari pertencente ao município de Parintins no Baixo Amazonas. A pesquisa apresentará ao final uma etnografia da festa dos cordões de pássaro, caracterizando os itens que compõem esta festa, verificando como os organizadores arrecadam recursos para a confecção dos figurinos, bem como apontando o sentido da relação entre as pessoas e a natureza, e ainda o que esta brincadeira representa para os mocambenses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimay Corrêa - Coordenador / KELLY DE OLIVEIRA TAVARES - Integrante.
-
2021 - Atual
Pescadores artesanais da Baixa do São José: história, memória e a prática da pesca de caniço nos rios e lagos de Parintins, no Amazonas. PIBIC-JR/IFAM, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe estudar a atividade da pesca artesanal, em especial com o uso predominantemente do caniço como instrumento de captura do pescado nos rios e lagos da região de Parintins, no Amazonas. A pesca é uma atividade presente na Amazônia anterior à chegada dos colonizadores, sendo os indígenas hábeis pescadores e conhecedores de técnicas para a captura de várias espécies de pescado que continua sendo a principal fonte de proteína animal consumida pelos moradores dessa região. A pesca foi incorporada ao cotidiano dos povos amazônicos com fins para a subsistência quanto como fonte de renda. A pesquisa assumirá o aporte teórico-metodológico das Ciências Humanas e Sociais, num diálogo interdisciplinar entre Sociologia, Antropologia e História, tendo como suporte metodológico, a etnografia apoiada à observação participante e a entrevista semiestuturada. O lócus desta pesquisa é a área conhecida como Baixa do São José situada no bairro de São José Operário, local onde residem famílias de pescadores e que também aportam pequenas embarcações e canoas, no município de Parintins, no Amazonas. A pesquisa apresentará ao final relatos sobre a história de vida e o cotidiano dos pescadores, lembranças sobre as dificuldades, curiosidades, fatos cômicos entre outros vivenciados na atividade da pesca no tempo passado e no presente, descrevendo densamente a atividade da pesca com o caniço, bem como as espécies que capturam conforme as estações do ano, as iscas usadas e as técnicas utilizadas no desenvolvimento da pesca artesanal, revelando ainda a relação antropológica do pescador , o universo ictiológico e os demais elementos da natureza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimay Corrêa - Coordenador / Júlio Cézar da Silva Ribeiro - Integrante.
-
2019 - 2021
Entrelaçamento entre gênero, agroecologia e transferência de tecnologia em cinco comunidades do Baixo Amazonas (Parintins e Maués): manejo e produção de alimentos pelas mulheres da floresta e das águas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosimay Corrêa - Integrante / Iraildes Caldas Torres - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM-CAMPUS-PARINTINS. , Estrada Odovaldo Novo, Distrito Industrial, 69152327 - Parintins, AM - Brasil, Telefone: (92) 35334607
Experiência profissional
2021 - Atual
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do AmazonasVínculo: , Enquadramento Funcional:
2014 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
CENTRO DE ESTUDO INTEGRAL DO AMAZONASVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2012 - 2013
Escola Estadual Dom Gino MalvestioVínculo: concursada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
2010 - 2011
Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de LimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
2009 - 2009
Escola Estadual TiradentesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 18
2006 - 2008
Escola Estadual Tomaszinho MeirellesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 18
2006 - 2008
Escola Estadual Tomaszinho MeirellesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2007 - 2008
Escola Municipal Lila MaiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 18
1996 - 1999
Escola Municipal São SebastiãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 1996, Carga horária: 20
2006 - 2006
Escola Estadual Dom Gino MalvestioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 2006, Carga horária: 20
2000 - 2005
escola estadual nossa senhora do carmoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 2000
2000 - 2006
Escola Municipal Irmã CristineVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 2000, Carga horária: 20
2013 - 2013
Escola Estadual Brandão de AmorimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
2013 - 2014
Escola Estadual Tomaszinho MeirellesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Você é Rosimay Corrêa?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosimay Corrêa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?