Gustavo Carlos Juan Escobar

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Meteorológicas (1992) e doutorado em Ciências da Atmosfera (2001) no Departamento de Ciências da Atmosfera da Universidade de Buenos Aires (U.B.A.). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Sinótica e Climatologia Sinótica, atuando principalmente nos seguintes temas: previsão de tempo, classificação sinótica de eventos extremos (ondas de frio e calor e chuvas intensas) em América do Sul, variabilidade interanual e intrasazonal da circulação atmosférica no continente Sul-americano. Atualmente trabalha como pesquisador no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciencias de La Atmosfera

1994 - 2001

Universidad de Buenos Aires
Título: La Circulacion en la la troposfera asociada con irrupciones de aire frio en el centro de Argentina
Orientador: Susana Amalia Bischoff
Bolsista do(a): Departamento de Ciencias de La Atmosfera, UBA, Argentina. Palavras-chave: Climatologia Sinoptica irrupciones de aire frio he.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática.

Graduação em Licenciatura En Ciencias Meteorologicas

1983 - 1992

Departamento de Ciencias de La Atmosfera

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Meteorologia Sinótica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Previsão de Tempo.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Climatologia Sinótica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ESCOBAR, G. C. J. . Miembro del Comité organizador del VIII Congreso Argentino de Meteorología y VIII Congreso Latinoamericano de Meteorologí. 2001. (Congresso).

ESCOBAR, G. C. J. . Miembro del Comité Organizador del VII Congreso Argentino de Meteorología y VII Congreso Latinoamericano de Meteorología.. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro dos alunos de pós-graduação em meteorologia do CPTEC/INPE.Estudos e Previsões de Tempo e Clima. 2017. (Encontro).

Encontro dos alunos de pós-graduação em meteorologia do CPTEC/INPE.Estudos de Tempo e Clima. 2016. (Encontro).

IV Congreso Cubano de Meteorologia. CIRCULAÇÃO ATMOSFERICA PREDOMINANTE SOBRE AMERICA DO SUL DURANTE MAIO DE 2007 E SUA RELAÇÃO COM A OCORRÊNCIA DE ANOMALIAS NEGATIVAS EXTREMAS DE TEMPERATURA NO BRASIL. 2007. (Congresso).

IV Congreso Cubano de Meteorologia. FERRAMENTA OBJETIVA DE PREVISÃO DE TEMPO SEVERO UTILIZADA NO AMBIENTE OPERACIONAL DO CENTRO DE PREVISÃO DE TEMPO E ESTUDOS CLIMÁTICOS (CPTEC/INPE). 2007. (Congresso).

IV Congreso Cubano de Meteorologia. ANÁLISE SINÓTICA E AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO DESEMPENHO DO MODELO OPERACIONAL ETA COM RESOLUCAO DE 20KM PARA DOIS CASOS DE EVENTOS SEVEROS SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO (SP). 2007. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, XIV - (CBMET). Padrões sinóticos associados a ondas de frio na cidade de São Paulo. 2006. (Congresso).

CONGRESSO ARGENTINO DE METEOROLOGIA, IX - (CAM). Situações meteorológicas associadas a episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 2005. (Congresso).

Impacto de Tempestades Severas e Eventos Críticos sobre o Setor Elétrico.Uso da RINDAT na Previsão elaborada pelo CPTEC. 2005. (Encontro).

CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, XIII - (CBMET). Situações meteorológicas associadas com incursões de ar frio em São Paulo durante o período de inverno. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Diego Fernando Rodriguez Zimmermann

YNOUE, R. Y.; SILVA, M. E. S.;ESCOBAR, G. C. J.. Climatologia do jato subtropical na América do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jéssica Tatiane da Silva

GAN, M. A.; Nelson Ferreira; Silva Dias, A;ESCOBAR, G. C. J.. Análise espaço-temporal dos distúrbios transientes da troposfera média no hemisfério sul. 2014. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Shirley Marques Lima

ESCOBAR, G. C. J.. Avaliação de Duas Parametrizações de Difusão Turbulenta em um Evento de Linha de Instabilidade utilizando o Modelo Atmosférico RAMS. 2004 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: María de los Milagros Skansi

ESCOBAR, G. C. J.. Estudo de prognósticos de tendências trimestrais de precipitação. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciencias de la ATmosfera) - Universidad de Buenos Aires.

Aluno: Valesca Rodriguez Fernandes

GAN, M. A.; FERREIRA, N. J.; MULLER, G. V.;ESCOBAR, G. C. J.; BRAMBILA, M. C. V.; CORREA, C. S.. Influências das escalas de variabilidade sinótica, submensal e intrasazonal nas regiões tropicais e subtropicais da América do Sul e oceâneos adjacentes. 2018. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Henri Rossi Pinheiro

ARAVEQUIA, J. A.; HODGES, K. I.; GAN, M. A.; AMBRIZZI, T.; DIAS, P. L. S.;ESCOBAR, G. C. J.. Cut-off Lows in the Southern Hemisphere: Climatology, Structure and Energetics. 2018. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Aluno: Thales Alves Teodoro

TORRES, R. R.;REBOITA, M. S.ESCOBAR, GUSTAVO C.J.. Caracterização da banda dupla da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no oceano Atlântico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: João Pedro Rodrigues da Silva

REBOITA, M. S.ESCOBAR, G. C. J.; OLIVEIRA, D. M.. Zona de Convergência do Atlântico Sul: climatologia e análise sinótica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

Aluno: Lucas Cantos

CAMARGO, R.; YNOUE, R. Y.;ESCOBAR, G. C. J.. Climatologia sinótica de eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada com a ocorrência de episódios de chuva extrema no Estado de São Paulo.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Meteorologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Amanda Caroline de Souza

REBOITA, M. S.; CORREA, M. P.;ESCOBAR, G. C. J.. Classificação de Frentes Frias Polares, Frentes Subtropicais e Cavados Baroclínicos que atingem o Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá.

ESCOBAR, G. C. J.; SARAIVA, J.; CAMARGO, R.. Concurso Público de Provas e Títulos referente ao cargo de Professor do magistério superior, na área de Meteorologia Sinótica. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

NUNES, A. M. B.; FERREIRA, N. S.;ESCOBAR, G. C. J.. Concurso Público de Títulos e Provas para o cargo de Professor Auxiliar na área de Meteorologia Dinâmica-Sinótica. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paola do Nascimento Silva

Classificação sinótica de episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associados com a ocorrência de chuva extrema no Estado de Minas Gerais (MG); ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ana Clara de Almeida Marques

Caracterização sinótica de episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada com a ocorrência de eventos extremos de chuva no Estado do Rio de Janeiro (RJ); ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

José Paulo Gonçalves

Caracterização e variabilidade sinótica de situações associadas a episódios de chuva intensa e persistente durante a estação chuvosa na Região Sudeste do Brasil; 2015; Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/INPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Ana Clara de Almeida Marques

Caracterização sinótica de episódios de Zona de Convergência do Atlântic Sul (ZCAS) associados a eventos de chuva intensa no município do Roi de Janeiro; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Meteorologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Vlamir da Silva Júnior

Análise sinótica de um evento extremo ocorrido em parte das Regiões Sul e Sudeste do Brasil durante o mês de abril de 2011; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meteorologia aeronáutica) - Instituto de Controle do Espaço Aéreo; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Paola do Nascimento Silva

Caracterização sinótica de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associadas com a ocorrência de chuva extrema no Estado de Minas Gerais (MG)J); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Thales Alves Teodoro

Caracterização da Banda Dupla da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): identificação e elaboração de método objetivo de detecção; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Lucas Cantos Nascimento de Almeida

Climatologia sinótica de eventos de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associada com a ocorrência episódios de chuva extrema no Estado de São Paulo (SP); ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Ana Clara de Almeida Marques

Caracterização sinótica de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) associadas com a ocorrência de eventos extremos de chuva no Estado do Rio de Janeiro (RJ); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Vitor Silva Lopes

Climatologia sinótica de episódios de ondas de frio sobre o sul do Estado de Minas Gerais (MG); ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Amanda Caroline de Souza

Caracterização de sistemas frontais em latitudes tropicais e subtropicais da América do Sul; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Atmosféricas) - Universidade Federal de Itajubá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

João Caetano Mancini Vaz

Climatologia sinótica de episódios de ?friagem? nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/INPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

José Paulo Gonçalves

Climatologia sinótica de eventos extremos de chuva na Região Sudeste do Brasil; 2012; Orientação de outra natureza - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/INPE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

João Caetano Mancini Vaz

Climatologia sinótica de episódios de ?friagem? nas Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil; 2011; Orientação de outra natureza - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Carlos Roberto Weide Moura

Climatologia Sinótica de eventos extremos de chuva na Região Sudeste do Brasil; 2010; Orientação de outra natureza - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Carlos Juan Escobar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, PAOLA NASCIMENTO ; ESCOBAR, GUSTAVO CARLOS JUAN ; REBOITA, MICHELLE SIMÕES . Eventos extremos de precipitação no Estado de Minas Gerais associados com a ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 13, p. 1013-1023, 2020.

  • ESCOBAR, G. C. J. . Synoptic Classification During the Rainy Season of Brazil. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ , v. 42, p. 421-436, 2019.

  • RODRIGUES, S. J. P. ; REBOITA, M. S. ; ESCOBAR, G. C. J. . Caracterização da Zona de Convergência do Atlântico Sul em campos atmosféricos recentes. Revista Brasileira de Climatologia , v. 25, p. 355, 2019.

  • TEODORO, T. A. ; REBOITA, M. S. ; ESCOBAR, G. C. J. . Characterization of the Double Band of the Intertropical Convergence Zone (ITCZ) over the Atlantic Ocean. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ , v. 42, p. 282-298, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DERECZYNSKI, C. ; ESCOBAR, G. C. J. . Curso prático de meteorologia sinótica. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESCOBAR, G. C. J. . Curso de Análise e Previsão do Tempo. 2018. .

ESCOBAR, G. C. J. . Análise e Previsão de Tempo para Meteorologistas.. 2018. .

ESCOBAR, G. C. J. . Análise de Cartas Sinóticas. 2017. .

ESCOBAR, G. C. J. . Análise e Previsão do Tempo. 2017. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2014. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2014. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2014. .

ESCOBAR, G. C. J. . Sistemas Meteorológicos atuantes durante a estação chuvosa do Brasil: Ferramentas operacionais de previsão de tempo severo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESCOBAR, G. C. J. . Curso Prático de Análise e Previsão de Tempo. 2013. .

ESCOBAR, G. C. J. . Curso Prático de Análise e Previsão de Tempo. 2013. .

ESCOBAR, G. C. J. . Curso Prático de Análise e Previsão de Tempo. 2013. .

ESCOBAR, G. C. J. . Meteorologia Básica para Professores. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESCOBAR, G. C. J. . Meteorologia por satélite aplicada à aviação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESCOBAR, G. C. J. . Prático de Análise e Previsão de Tempo. 2012. .

ESCOBAR, G. C. J. . Meteorologia para jornalistas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2011. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2011. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2011. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2011. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2011. .

ESCOBAR, G. C. J. . Meteorologia Sinótica Aplicada à Previsão de Tempo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESCOBAR, G. C. J. . Curso de Meteorologia para Jornalistas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2011. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2011. .

ESCOBAR, G. C. J. . Sistemas Meteorológicos atuantes durante a estação chuvosa do Brasil: Ferramentas operacionais de previsão de tempo severo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESCOBAR, G. C. J. ; LACERDA, M. ; PAVAAO, H. ; KAASAR, E. ; BRAGA, C. . Meteorologia para Jornalismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2010. .

ESCOBAR, G. C. J. . Previsão e Monitoramento de eventos meteorológicos severos. 2010. .

ESCOBAR, G. C. J. . Aula Prática de Meteorologia Sinótica. 2010. .

ESCOBAR, G. C. J. . Laboratório de Análise e Previsão de Tempo. 2010. .

ESCOBAR, G. C. J. . Meteorologia Sinótica Prática: Sistemas frontais clássicos, cavados baroclínicos e frentes subtropicais sobre América do Sul. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto: Educação e difusão do conhecimento em clima e meio ambiente - ECOMAC - apoiado pelo CNPq).

ESCOBAR, G. C. J. . Meteorologia Sinótica Prática: Ciclogêneses na América do Sul. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto: Educação e difusão do conhecimento em clima e meio ambiente - ECOMAC - apoiado pelo CNPq).

ESCOBAR, G. C. J. . Curso Monitoramento, Análise Meteorológica e Hidrológica. 2009. .

ESCOBAR, G. C. J. . Severe Weather Forecasting demonstration Project Regional Training WorkShop RA III, 1st Part: On the use of GDPFS Products. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2007. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2007. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2007. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2007. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2007. .

ESCOBAR, G. C. J. ; Philipp Edson Dias da Silva . Curso de Meteorologia Sinótica Prática Aplicada à Previsão de Tempo Operacional. 2007. .

Ferreira, Nelson Jesús ; ESCOBAR, G. C. J. . Interpretação de Imagens de Satélites. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESCOBAR, G. C. J. . Curso de Atualização em Meteorologia Sinótica Prática Aplicada à Previsão de Tempo. 2007. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Treinamento em Análise e Previsão de Tempo. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Curso de Meteorologia em Mesoescala. 2006. .

ESCOBAR, G. C. J. . Curso Prático em Previsão do Tempo. 2004. .

De Garín, Alícia ; ESCOBAR, G. C. J. ; BEJARAN, R. . La vida y la atmósfera: biometeorología teórico experimental. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

De Garín, Alícia ; ESCOBAR, G. C. J. ; BEJARAN, R. . La vida y la atmósfera: biometeorología teórico experimental. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESCOBAR, G. C. J. . El sistema climático y su variabilidad natural: un enfoque hacia la enseanza en la educación general básica y en la polimodal. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Projeções Climáticas em Alta Resolução para a América do Sul: Ciclo de Vida da Monção Sul-Americana, Descrição: O sexto relatório de avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) tem previsão para ser publicado em 2021. Entretanto, até isso ocorrer inúmeras atividades necessitam ser realizadas. Entre elas, têm-se a execução e análise de projeções climáticas com modelos climáticos regionais (MCRs). O Coordinated Regional Climate Downscaling Experiment (CORDEX), atualmente na sua fase 2, coordenada as atividades de grupos de pesquisa que executam MCRs a fim de produzir resultados para o IPCC-AR6. Um dos MCRs envolvidos nesse projeto internacional é o Regional Climate Model (RegCM) do Centro de Física Teórica da Itália. A análise das projeções realizadas em alta resolução com esse modelo para a América do Sul, dirigido por três modelos globais (MPI-ESM-MR, HadGEM2-ES, NorESM), é alvo da presente proposta. As projeções estão sendo realizadas e serão transferidas, via internet, para a equipe do projeto. Portanto, o objetivo geral do estudo é prover conhecimento sobre o futuro climático da América do Sul com o RegCM4.7 usando os cenários RCPs 2.6 e 8.5. Os períodos de estudo serão: 2020-2050 (futuro próximo) e 2070-2100 (futuro distante). Já para o clima presente é considerado o período 1979-2005. Como objetivos específicos têm-se a projeção do ciclo de vida da Monção Sul Americana e o estudo do balanço de água e de energia à superfície nas bacias Amazônica e do Prata. Além disso, pretende-se verificar o valor adicionado pelo RegCM4.7 aos modelos globais. A execução desse projeto justifica-se pelo fato de gerar informações do que poderá ocorrer no clima em futuro próximo e distante, o que é crucial para os tomadores de decisão prepararem estratégias de mitigação e adaptação com vistas ao bem social. Além disso, o projeto será importante para formação de estudantes que participarão do seu desenvolvimento e para a geração de trabalhos científicos visando contribuir com o IPCC-AR6. Processo número: 420262/2018-0.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Carlos Juan Escobar - Integrante / Tercio Ambrizzi - Integrante / REBOITA, MICHELLE SIMÕES - Coordenador / Rosmeri Porfírio da Rocha - Integrante / Livia M M Dutra - Integrante / Marta Llopart - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Caracterização da circulação atmosférica associada com episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e sua relação com eventos extremos de chuva na Região Sudeste do Brasil, Descrição: O objetivo principal desse trabalho é identificar padrões atmosféricos associados à ocorrência de ZCAS. Isso será realizado através da técnica Análise por Componentes Principais (ACP), com a qual, poderão se identificar os principais modos de variabilidade da circulação atmosférica associada a eventos de chuva intensa e persistente. Após serem identificados os padrões associados com a ZCAS será desenvolvida uma metodologia operacional de diagnóstico e previsão de tempo Desta maneira o meteorologista previsor que trabalha em ambiente operacional poderá aprimorar a previsão destes eventos associados com condições favoráveis a ocorrência de chuva intensa com alto potencial destrutivo nas principais cidades do Sudeste do Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Gustavo Carlos Juan Escobar - Coordenador / Kelen Martins Andrade - Integrante / Marcelo Enrique Seluchi - Integrante / Michelle Simões Reboita - Integrante / DOLIF NETO, GIOVANNI - Integrante / Jonas Texeira Nery - Integrante / Marilia Guedes do Nascimento - Integrante / Vinicius Matoso Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Diagnóstico e Previsão de Desastres Naturais: Características das frentes frias com potencial para provocar chuvas intensas em áreas de encosta e influência da orografia no comportamento dos sistemas frontais., Descrição: O projeto tem como o objetivo realizar uma climatologia sinótica das frentes frias, identificando as regiões preferenciais de passagens, frequência, intensidade, estrutura vertical e horizontal, etc. utilizando dados de maior resolução em comparação com as climatologias existentes. O intuito final é Identificar as condições dinâmicas, termodinâmicas e ambientais (por exemplo, umidade do solo, etc.) sob as quais as frentes frias apresentam maior potencial para provocar chuvas intensas em áreas de encostas suscetíveis a deslizamentos de terra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Carlos Juan Escobar - Integrante / Kelen Martins Andrade - Integrante / Seluchi, Marcelo Enrique - Coordenador / Chou Sin Chan - Integrante / Jorge Gomes - Integrante / Cassia Maria Leme Beu - Integrante / Andrea Celeste Saulo - Integrante / Prakki Satyamurti - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Projeto Pro-Sul. Análise dos mecanismos físicos associados ao desenvolvimento e variabilidade da Baixa do Chaco, Descrição: O Projeto Pro-Sul teve por objetivo estudar os mecanismos dinâmicos e termodinâmicos associados à formação das Baixas do Chaco (BCH) e do Noroeste da Argentina (BNOA) nas diferentes épocas do ano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Carlos Juan Escobar - Integrante / Marcelo Enrique Seluchi - Coordenador / Andréa Celeste Saulo - Integrante.

  • 2006 - 2009

    Projeto ADAPT. Tempestades: desenvolvimento de sistemas dinamicamente adaptativo para produção de alertas para região Sul/Sudeste, Descrição: O Projeto ADAPT teve por objetivo desenvolver um protótipo de monitoramento e previsão de fenômenos meteorológicos extremos automatizados e dinamicamente adaptativos como base para um sistema de alerta que possa ser instalado e operado de forma integrada em serviços regionais de previsão de tempo na região Sul e Sudeste do Brasil para suporte à Defesa Civil e setores produtivos. Além de avaliar os efeitos fenômenos meteorológicos extremos, tais como tempestades severas, furacões, tornados, micro-explosões, aguaceiros, etc. Nessas regiões em termos de impacto socioeconômico e caracterização de sua severidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Carlos Juan Escobar - Integrante / Ferreira, Nelson Jesús - Coordenador.

  • 2002 - 2002

    "The impact of global change on the coastal areas of the Río de la Plata sea level rise and meteorological effects, Descrição: - Investigador en el proyecto: "The impact of global change on the coastal areas of the Río de la Plata sea level rise and meteorological effects. Financiamiento: Assessments of Impacts and Adaptations to Climate Change in Multiple Regions and Sectors (AIACC).-TWAS. Director: Dr.Vicente Barros. Enero de 2002 hasta Diciembre de 2002.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Carlos Juan Escobar - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1994

Primer Premio Poster:'Caracterizacion de anomalias en la troposfera asociada a la ocurrencia de temperaturas minimas extremas', VIII Congreso Brasileiro de Meteorologia, II Congreso Latinoamericano e Iberico de Meteorologia. Bel.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos. , Rodovia Pte Dutra Km 39 Cachoeira Paulista, SP, Cachoeira Paulista, 12630000 - Cachoeira Paulista, SP - Brasil, Telefone: (55012) 32087694, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2016

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2012

Facultad Politécnica de la Universidad Nacional de Asunción

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor em forma modular e intensiva

1995 - 2001

Departamento de Ciencias de La Atmosfera

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Docente Auxiliar, Carga horária: 6

Atividades

  • 03/1995

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Meteorologia Sinoptica, Laboratorio de Prevision del Tiempo

  • 10/1996 - 05/2003

    Serviços técnicos especializados , Universidad de Buenos Aires, .,Serviço realizado, Previsão de tempo para a Cidade de Buenos Aires (Argentina)..

  • 09/1992 - 09/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidad de Buenos Aires, Departamento de Ciencias de La Atmosfera.,Linhas de pesquisa

  • 06/2000 - 08/2001

    Serviços técnicos especializados , Universidad de Buenos Aires, .,Serviço realizado, Previsão de tempo para Argentina e Brasil. Cliente: WeatherWise.

  • 08/1994 - 10/1997

    Extensão universitária , Universidad de Buenos Aires, Departamento de Ciencias de La Atmosfera.,Atividade de extensão realizada, Capacitación Docente.

2009 - 2011

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 3

1996 - 1998

Centro Argentino de Meteorólogos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Director da Revista TIEMPO PRESENTE, Carga horária: 1

Outras informações:
Revista de divulgação "TIEMPO PRESENTE", editada por el Centro Argentino de Meteorólogos (CAM).

2014 - Atual

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisador e meteorologista com ênfase na área meteorologia e climatologia sinótica. Especialista em previsão de tempo e variabilidade sinótica dos principais sistemas de tempo que afetam o continente sul-americano.

2010 - 2014

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Vínculo: Servidor público(CDT), Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

2007 - 2010

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

2003 - 2007

Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , CPTEC, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2010 - 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , CPTEC, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2003 - 04/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , CPTEC, .,Linhas de pesquisa