Iraci de Carvalho Barroso

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2017), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001)Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Sociologia pela PUC/MG. É professora Associado I da Universidade Federal do Amapá. Atua na área de Ciências Sociais - Sociologia. É parecerista da Revista Eletrônica de Humanidade do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP; Foi membro titular representante da UNIFAP no Conselho de Ética em Pesquisa do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA até 2011. Foi diretora do Departamento de Pós-graduação da UNIFAP de 2001 a 2012. É autora do livro: SABER DE PARTEIRA, CIÊNCIA DE MÉDICO? Incorporação de saberes médicos e resistência cultural na ?capacitação? de parteiras tradicionais do Amapá (2017).

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2013 - 2017

Universidade Federal do Ceará
Título: ?CAPACITAÇÃO? DE PARTEIRAS TRADICIONAIS DO AMAPÁ: TENSÕES ENTRE INCORPORAÇÃO DE SABER MÉDICO E RESISTÊNCIA CULTURAL NA PRÁTICA DE PARTEJAR
ANTONIO CRISTIAN SARAIVA PAIVA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: PARTEIRAS TRADICIONAIS; Saberes tradicionais versus saber científico; Capacitação; Incorporação de saber; Resistência cultural.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História

1999 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais do Amapá: Histórias e Memórias,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Luzia Margareth Rago
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Parto Normal; Memória; Parteiras; Políticas Públicas - Amapá; Saúde da Mulher; Tradição Oral. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.

Especialização em Sociologia

1989 - 1991

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Graduação em Ciências Sociais

1980 - 1984

Universidade Federal do Pará
Título: Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Segundo Grau
Orientador: Samuel Sá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARROSO, I. C. . IV SEMANA UNIVERSITARIA DA MULHER. 2012. (Outro).

BARROSO, I. C. . 2ª Semana da Mulher universitária. 2010. (Outro).

BARROSO, I. C. . 1ª Reunião Regional da SBPC no Estado do Amapá. 2007. (Outro).

BARROSO, I. C. . Forum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior da Região Norte - FOPROP. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congreso de Estudios Poscoloniales y IV Jornadas de Feminismo Poscolonial. SUBALTERNIZAÇÃO DE PARTEIRAS E/OU RESISTÊNCIA CULTURAL: Agência feminina e tensões entre apropriação e incorporação de saberes. 2016. (Congresso).

VIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação.SABERES COMUNITÁRIOS E AGÊNCIA FEMININA DAS PARTEIRAS DA AMAZÔNICA ORIENTAL-AMAPÁ. 2015. (Encontro).

29ª reunião brasileira de antropologia. 2014. (Encontro).

29ª reunião brasileira de antropologia.A contemporaneidade do saber/fazer na prática de partejar de parteiras tradicionais no Amapá. 2014. (Outra).

V CONGRESSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO AMAPÁ. 2013. (Congresso).

V CONGRESSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO AMAPÁ.PARTEIRAS TRADICIONAIS DO AMAPÁ: DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÃNEO O SABER/FAZER NA PRÁTICA DE PARTEJAR. 2013. (Simpósio).

IV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA MULHER.SABERES R PRÁTICAS DE MULHERES PARTEIRAS EM ÁREAS RURAIS DA AMAZÔNIA. 2012. (Encontro).

II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA MULHER.RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA. 2010. (Outra).

II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA MULHER.RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA. 2010. (Outra).

II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA MULHER.RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA. 2010. (Outra).

II SEMANA UNIVERSITÁRIA DA MULHER.GÊNERO E CIÊNCIA. 2010. (Outra).

1ª REUNIÃO REGIONAL DA SBPC NO AMAPÁ - EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.ÉTICA DE PESQUISA NO AMAPÁ. 2007. (Encontro).

Forum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte (FOPROP).Diagnóstico da Pesquisa e da Pós-graduação na UNIFAP. 2007. (Outra).

I Encontro Acadêmico de Ciências Sociais do Amapá.As Ciências Sociais na Contemporaneidade: Paradigmas em Conflitos. 2007. (Encontro).

Curso de Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa, envolvendo Seres Humanos.Curso de Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa, envolvendo eres Humanos. 2006. (Outra).

Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: estratégias para o Desenvolvimento Nacional. 2006. (Encontro).

Encontro Nacional Pensando Gênero e Ciência.Grupo de Pesquisa - Pensando Gênero e Ciência. 2006. (Encontro).

Forum de Gestores Federais do Amapá.Programas de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da UNIFAP. 2006. (Outra).

Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e pós-Graduação.A Pesquisa e a Pós-Graduação como Instrumentos de desenvolvimento e Inclusão social na Amazônia. 2006. (Outra).

II FÓRUM DE DEBATE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA MULHER AMAPAENSE.MULTIPLOS OLHARES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA AMAZÔNIA. 2006. (Seminário).

II SEMANA AMAPAENSE DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA.Violência Doméstica. 2006. (Encontro).

II SEMINÁRIO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.INDICADORES SOCIAIS DE LARANJAL DO JARÍ. 2006. (Seminário).

I Encontro Científico de Ciências Sociais.Os Percursos de Gênero na Conteiporaneidade. 2005. (Encontro).

V Encontro de Formação de Professores.A Realidade no Processo de Inclusão Social: vivências e perspectivas. 2005. (Encontro).

V Encontro de Formação de professores: "Inclusão um debate em pauta.Realidade no Processo de Inclusão social: vivências e perspectivas. 2005. (Encontro).

XXI Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e pós-Graduação.A Pesquisa e a Pós-Graduação na UNIFAP. 2005. (Encontro).

Dia Internacional da Mulher.As Inserções de Gênero no Mercado de Trabalho. 2004. (Encontro).

Estratégias de Ciência e Tecnologia para o Amapá.Estratégias de Ciência e Tecnologia para o Amapá. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rildo Frederico Ferreira

BARROSO, I. C.. ANÁLISE DA RELAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ORLA DO BAIRRO PERPÉTUO SOCORRO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Urbana) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Elizeu Corrêa dos Santos

BARROSO, I. C.. Corredor Cultural Urbano de Macapá: Gestão do Patrimônio Histórico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Urbana) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Neildes Nazaré Fernandes da Silva

BARROSO, I. C.. Regularização Imobiliária Urbana em Macapá: uma análise da função social da propriedade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Urbana) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Maria G

BARROSO, I. C.. Viegas;Risonilda Lima;Rosa A.Viega;Valdeniria Coimb.Mulher no Magistério: Inserção e Feminização no Ensino Básico de 5ª a 8ª Séries de Laranjal do Jarí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Lidia Richele Figueiredo;Liviane do Nascimento

BARROSO, I. C.. UMBANDA: religião, história e etnografia da festa de Chica Baiana em Macapá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Marciany Barbosa Nascimento; Lucicleide Pires de Oliveira

BARROSO, I. C.. Contribuição Social da Associação a Nossa Família" na Saúde Reprodutiva de Mulheres e Adolescentes Grávidas - Um Estudo de Caso.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Maria \benício;Claudete Abreu;Laís Maia;Cleciano Fonseca

BARROSO, I. C.. Uma Análise Sociológica sobre o papel da Familia e da Escola no Ensino Fundamental na Escola Municipal Tereza Teles. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Flávio W

BARROSO, I. C.. S. Costa; Alane Lima; Mayrssa K. L. Gurjão.A Educação Inclusiva no Estado do Amapá: A experiência no Centro de Educação Especial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Fernanda Rodrigues; Glaúcia Carreira; Laércio Gomes

BARROSO, I. C.. Políticas Públicas, trabalho Infano-juvenil e o projeto de Volta ao Ninho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Maria Conceição, Déa, Elias,

BARROSO, I. C.. Família e Escola: Compromissos e Desafios - Estudo na Escola Estadual Mª Bernadete. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Roberta, Carla, Paula

BARROSO, I. C.. Gênero e Trabalho na Organização Política das Mulheres na àrea de Proteção Ambiental do Curiaú. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Marinilda magave Monteiro e Tatiane Galvao Monteiro

BARROSO, I. C.. Os impactos do Trabalho Informal na Area Central de Macapa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Conceiçao Elisabeth, Diana Cleia Souza, Maria Luciane

BARROSO, I. C.. O IPTU e o Cidadão: A Contribuição do Imposto na Promoção da Cidadania dos Municipes de Macapa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Laúdia Silva, Nelma Góes

BARROSO, I. C.. Análise do Trabalho Infantil no Município de Macapá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Rodrigo Ronei S

BARROSO, I. C.. dos Santos.Presunção de Inocência e Prisões Cautelares: Uma questão jurídica e social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídica) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: John Fletcher Couston Júnior

BARROSO, I. C.. A Despenalização do Usuário de Entorpecentes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídica) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Aury Kelly, Joselene Athayde, Joelma Nobre, Gilson pereira

BARROSO, I. C.. A Comunidade do Igarapé da Fortaleza no Surgimento do REBIO e nos Dias Atuais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Emerson luise Damasceno Picanço

BARROSO, I. C.. Narrativas de Morte na Contemporaneidade: Um Estudo Socioantropológico do Sucídio no Estado do Amapá. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: Irislene Sena Medeiros, Irene da Costa Oliveira, Zelina da C

BARROSO, I. C.. A Privação de Liberdade do Adolescente autor de Ato Infracional. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá.

Aluno: José Reinaldo dos Santos Portilho

BARROSO, I. C.. Perspectiva do Trabalho das Parteiras Tradicionais: contexto Ciência e Tradição. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Bancas Examinadoras do Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UNIFAP,. 2015. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Bancas Examinadoras do Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UNIFAP,. 2014. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.BARROSO, I. C.. Bancas do Processo Seletivo Simplificado para Professor Temporário da UNIFAP.. 2013.

BARROSO, I. C.. Seleção do Cconcurso Público para Professor Assistente. 2010. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Concurso Público de Provas e Tíluos para provimento de Cargos da Carreira do Magistério Superior do quadro Permanente e Substituto da UNIFAP. 2010. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. SELEÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E AUXILIAR. 2008. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Relatora da Banca Examinadora do Concurso para o cargo de Professor Efetivo. 2005. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Presidente da Banca examinadora do concurso para professor Efetivo. 2004. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Processo Seletivo de Professor Substituto. 2003. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Presidente da Comissão para o Processo Seletivo Professor Substituto. 2003. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Presidente da Banca avaliadora do Concurso Público para Professor Substituto. 2002. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Presidente da Comissão para o Processo Seletivo Professor Adeso. 2002. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. Presidente da Banca examinadora do Concurso para Professor Substituto. 2000. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO URBANA. 2008. Universidade Federal do Amapá.

BARROSO, I. C.. PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO URBANA. 2007. Universidade Federal do Amapá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eliane Moura Silva

SILVA, Eliane Moura; Rago, L,M.; Corrêa, Mariza. Saberes e Práticas das parteiras tradicionais do AMApá. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo

PAIVA, A. Cristian S.;ESMERALDO, G. G. S. L.; CARVALHO, A. P.; ANDRADE, J. T.. Parteiras Tradicionais da Amazônia Contemporânea: Apropriações e Incorporações de Saberes e Práticas Médicas no Ofício de Partejar. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Alba Maria Pinho de Carvalho

CARVALHO, Alba M. Pinho de; PAIVA, A. C. S.; ANDRADE, J. T.; FERREIRA, M. M.; SANTOS, V. M.. Capacitação de parteiras tradicionais no Amapá: tensões entre incorporação de saber médico e resistência cultural na prática de partejar. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Alba Maria Pinho de Carvalho

PAIVA, A. C. S.;CARVALHO, Alba M. Pinho de; ESMERALDO, G. G. S. L.; ANDRADE, J. T.. Parteiras tradicionais da Amazônia Contemporânea: apropriações e incorporações de saberes e práticas médicas no ofício de partejar. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Doutorado Interinstitucional.

Vivian Matias dos Santos

PAIVA, A. C. S.; CARVALHO, A.M.P.; ANDRADE, J. T.; FERREIRA, M. M.;MATIAS DOS SANTOS, Vívian.. "Capacitação" de parteiras tradicionais no Amapá: tensões entre incorporação de saber médico e resistência cultural na prática de partejar. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

CARMEM SHEILA; DALIANE MENEZES;MICHELLE DA SILVA

ARTICULAÇÃO DE MULHERES DO AMAPÁ (AMA): IDENTIDADE, TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);

Emanuelle Silva Barbosa

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO, CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE FUNCIONÁRIOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PCCTAE E A UNIFAP; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO PÚBLICA) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Regiclaúdio de Souza Silva

O mercado Central de Macapá: Seu Apogeu e as Perspectivas de Revitalização; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Urbana) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Marlene da Conceoção trajano

SOCIABILIDADE E URBANIDADE: As Relações Sociais e a Informalidade na orla do Rio Amazonas; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Urbana) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

THAYNÁ CRISTINA BRITO DE OLIVEIRA; ISIS RENATA SANTANA MIRAN

DIMENSÕES DO SAGRADO FEMININO: ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA WICCA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Gleizevane S

Costa; Hérica H; Silva; Lívia M; Meireles; Políticas de atendimento em Defesa da Mulher: um estudo de caso na delegacia de crimes contra a mulher no Município de Santana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

ALINE M

C; DE OLIVEIRA; NARJARA R; DE OLIVEIRA; A TRAGETÓRIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA: HISTÓRIA DE VIDA DE FRANCIMAR SANTOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Kátia R

S; SERRÃO; LARISSA G; A; DE OLIVEIRA; EMILENE D; P; ENFRENTAMENTO OU SILÊNCIO: PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS DA DENÚNCIA À VIOLÊNCIA CONJUGAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

CLEIDSON A

ARAÚJO; CLEITON L; LOBATO; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PRODUTORES E PRODUTORAS ARTESANAIS: UM ESTUDO DE GÊNERO NA FEIRA DO ARTESANATO NA BEIRA-RIO/AP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Franco da S

PEREIRA; GREYCE K; LOBATO; SUELLEN DA S; BRITO; MÃES SOLTEIRAS CHEFES DE FAMÍLIA: UM ESTUDO SOCIOLÓGICO NA CIDADE DE MACAPÁ-AP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Adriane O

GEMAQUE; MIDIAN DOS S; UCHOA; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CASAMENTO HOMOAFETIVO: UM ESTUDO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA DR; ALEXANDRE V; TAVARES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Ingrid Tarcinalva de Souza Barros

POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Um Estudo de Caso no CRAM/AP; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Alice Jácome do Nascimento

OBESIDADE EM MULHERES DE BAIXA RENDA E OS ESTIGMAS SOCIAIS: Um estudo na Cidade de Macapá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Emília J

B; da Silva; Riane F; da Silva; Mulheres Violentadas, Homens Agressivos nas Relações Afetivo-Conjugais- Um estudo de Caso no Centro de Atendimento a Mulher e a Família (CAMUF); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

ANA PAULA S

Santos; Liliane B; Vilhena; Patrícia S; Barbosa; Homossexualidade Feminina: Um estudo de caso sobre o Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá (GHATA); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Daliane Menezes; Michelle da Silva

As Representações Sociais de Mulheres negras do Amapá - IMENA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Sara Penafort da Silva

O Padrão Estético como fator estigmatizante de Mulheres Vítimas de Escalpelamento em Áreas Ribeirinhas; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Janaína de Souza; Ruivaldo Coutinho dos santos

Os Impactos das Condições de Trabalho na Prática Docente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Município de Macapá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Maria G

Viegas;Risonilda Lima;Rosa Viegas;Valdeniria Coimbra; Mulher no Magistério: Inserção e Feminização no Ensino Básico de 5ª a 8ª Séries de Laranjal do Jarí-AP; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Daliana Amorim; Júlio Cesar Meneses

A Violência Infanto Juvenil: Estudo Sociológico no Bairro Malvinas em Laranjal do Jarí; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Marciany Barbosa Nascimento; Lucicleia Pires de Oliveira

Contribuição Social da "Associação a Nossa Família" na Saúde Reprodutiva de Muleres e Adolescentes Grávidas - Um Estudo de Caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Aurílio G

Aguiar; Alexandre N; Avelar; A Representação Social da Mulher no Aborto Ilegal: Um estudo a partir das relações de Gênero; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Roseana Pereira da Silva

INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: Participação e Cidadania na Escola Municipal Aracy Nascimento; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Brenda N

L; Araújo; Rafaela F; R; Bastos; Violência de Adolescentes e os Processos violêntos nas Escolas Públicas Estaduais de Macapá; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Lidiane K

Barroso; Yana Barbosa; A Escola Família Agroextrativista do Carvão: Sustentabilidade e Realidade Educacional no Meio Rural; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Elisâgela Costa; José V

Pereira; Paulo José Garcia; Estudo Sócio-Econômico das Adolescentes em situação de Exploração Sexual Comercial na Área Portuária de Santana-AP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Ariadne Oliveira; Cleberson W

Souza; Kelciane S; P; Nadya S; Perspectivas e Desafios do Movimento Social Clube da Melhor Idade da Cidade de Macapá; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Raimunda Borges; Rosimary Monteiro

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: Estudo sobre caminhos para a prevenção; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Maria Conceição; Déa Reis Cunha; Elias de Souza

FAMÍLIA E ESCOLA: COMPROMISSOS E DESAFIOS ? ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA BERNADETE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Antonio José, Raira Bianca, Silvia Maria; Solange Cristina

A Violência no Cotidiano Escolar: Uma abordagem da Violência no Ensino Fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Alan Silveira Nazaré

A Memória do Idoso como registro na Reconstrução Histórica das Mudanças Ambientais no Arquipélago do Bailique -Ap; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Diana Gomes; Francinelma Viana; Kátia Lima; Liziane Rabelo

Violência de Gênero: um estudo no Ãmbito da relação afetivo-conjugal no contexto urbano do Município de Santana-AP; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Ionegllaisy Santiago Rêgo

Da Exclusão à Inclusão Escolar: políticas sócio-educativas em prol de um ensino global na Rede Pública do Município de Santana-AP; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Marinilda magave Monteiro e Tatiane Galvao Monteiro

Os Impactos do Trabalho Informal na Area Central de Macapa´: Um estudo Sociologico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Karla C

Andrade, Paula S; Soares, Roberta M; Alves; Genero e Trabalho na Organizaçao Politica das Mulheres da Area de proteçao Ambiental do curiau; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Conceiçao Elizabeth, Diana Cleia, Maria Luciane

O IPTU e o Cidadao: A Contribuiçao do Imposto na promoçao da Cidadania dos Municipes de Macapa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Cibelle Canto Bastos

Descrever saberes e práticas tradicionais de comunidades rurais e a incorporação de técnicas médicas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Raysa Martins do Nascimento

Análise sobre a prática de parteiras rurais de Macapá e a inserção de técnicas médicas nopartejar tradicional; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Amapá; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Milena Nascimento

Levantamento sobre violência contra a Mulher em Macapá; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Amapá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iraci de Carvalho Barroso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Milena Nascimento do Nascimento

VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER NO ÂMBITO DOMÉSTICO E FAMILIAR Uma Questão de Políticas Públicas; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Bacharel em Secretariado Executivo Bilingue) - Universidade Federal do Amapá; (Orientador);

Antônio Crístian Saraiva Paiva

?Capacitação? de parteiras tradicionais do Amapá: Tensões entre incorporação de saber médico e resistência cultural na prática de partejar; ; 2017; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Antonio Cristian Saraiva Paiva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARROSO, I. C. ; SILVA, S. P. . O padrão estético como fator estigmatizante de mulheres vítimas de escalpelamento em áreas ribeirinhas de Macapá e Santana. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP , v. 12p, p. 89-101, 2013.

  • BARROSO, I. C. . Os Saberes de Parteiras Tradicionais e o Ofício de Partejar em Domocílios das áreas Rurais. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP , v. 02, p. 01-14, 2009.

  • BARROSO, I. C. . SABER DE PARTEIRA, CIÊNCIA DE MÉDICO? INCORPORAÇÃO DE SABERES MÉDICOS E RESISTÊNCIA CULTURAL NA "CAPACITAÇÃO" DE PARTEIRAS TRADICIONAIS DO AMAPÁ. 01. ed. Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2017. v. 3. 316p .

  • BARROSO, I. C. . Os SABERES DE PARTEIRAS TRADICIONAIS E O OFÍCIO DE PARTEJAR EM DOMICÍLIOS NAS ÁREAS RURAIS. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, lMacapá, p. 1 - 14, 15 nov. 2009.

  • BARROSO, I. C. . Parteiras do Amapá. Folha do Amapá, Macapá, p. 08 - 09, 24 maio 2002.

  • BARROSO, I. C. ; PAIVA, A. C. S. . SUBALTERNIZAÇÃO DE PARTEIRAS E/OU RESISTÊNCIA CULTURAL: Agência feminina e tensões entre apropriação e incorporação de saberes. Papeles de Trabajo (Instituto de Altos Estudios Sociales. en Línea) , 2017.

  • BARROSO, I. C. ; PAIVA, A. C. S. . SABERES COMUNITÁRIOS E AGÊNCIA FEMININA DAS PARTEIRAS DA AMAZÔNICA ORIENTAL-AMAPÁ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROSO, I. C. . A Contemporaneidade do saber/fazer na prática de Partejar de Parteiras Tradicionais no Amapá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROSO, I. C. . PARTEIRAS TRADICIONAIS DO AMAPÁ: DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÃNEO O SABER/FAZER NA PRÁTICA DE PARTEJAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROSO, I. C. . INDICADORES SOCIAIS DE LARANJAL DO JARÍ. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARROSO, I. C. . Núcleos e Grupos de Estudos e Pesquisas de Relações de Gênero como Produtores de Conhecimento. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROSO, I. C. . Relações de Gênero e Políticas Públicas para as Mulheres. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROSO, I. C. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES NA AMAZÔNIA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROSO, I. C. . Sexualidade e Gravidez na Adolescência: como entender e lidar com essa questão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROSO, I. C. . Violência de Gênero X Violência Doméstica: Uma questão de Políticas Públicas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROSO, I. C. . Relações de Gênero no Mundo do Trabalho. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROSO, I. C. . VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    A CONTEMPORANEIDADE DO SABER/FAZER NA PRÁTICA DE PARTEJAR DE PARTEIRAS TRADICIONAIS NO AMAPÁ, Descrição: A Amazônia abriga uma diversidade geográfica e cultural imensa que se expressa, num universo simbólico representado por meio das distintas práticas de cuidar da gestante, na parturização, no pós-parto e no nascimento. Nas comunidades rurais do Estado do Amapá, o processo de nascimento em domicilio se apresenta como uma experiência tecida em uma rede de múltiplos significados, tanto para as parteiras tradicionais como para as parturientes e familiares. O presente estudo é parte da tese de doutoramento em Sociologia em andamento, que tem por objetivo descrever a incorporação de práticas médicas no saber/fazer de parteiras tradicionais na prática de partejar. Para a realização deste estudo tem-se recorrido a várias fontes como, as bibliográficas, os informativos, as entrevistas e a internet. A abordagem é essencialmente qualitativa, e como procedimento utilizado têm-se as técnicas: Entrevista com relatos de experiências e depoimentos de parteiras tradicionais e enfermeiras(os) obstetras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Iraci de Carvalho Barroso - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Amapá. , Rod. Juscelino K. de Oliveira, Zerão, 68902-280 - Macapa, AP - Brasil - Caixa-postal: 261, Telefone: (96) 33121740, Fax: (96) 33121741, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1994 - Atual

    Universidade Federal do Amapá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atualmente exerce Cargo de Diretora do Departamento de Pós-Graduação, portaria nº 1601/ 2002

    Atividades

    • 03/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Amapá, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2002

      Direção e administração, Departamento de Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Diretor de Departamento.

    • 03/1994

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Sociologia, Sociologia Jurídica, Sociologia Durkheimiana, Sociologia Weberiana

    • 02/2000 - 02/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Amapá, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior.