Juliano Quarteroli Silva

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico (IAC) e doutorado em Ciências (Fitotecnia) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Atualmente é Assistente de Planejamento Cat. B da SAA/CATI EDR de Limeira. Tem experiência em Agronomia, na área de Sistemas e Técnicas de Produção em Cultivos Tropicais e Subtropicais e Extensão Rural, com ênfase em heveicultura.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências (Fitotecnia)

2008 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Sazonalidade da produção e características da borracha natural de clones de seringueira (Hevea brasiliensis) em diferentes estádios fenológicos
João Alexio Scarpare Filho. Coorientador: Paulo de Souza Gonçalves. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical

2006 - 2008

Instituto Agronômico de Campinas
Título: Sistemas de explotação em clones de seringueira: caracteres agronômicos e viabilidade econômica,Ano de Obtenção: 2008
Paulo de Souza Gonçalves.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Engenharia Agronômica

2001 - 2005

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador: Eduardo Lima
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

1998 - 2000

Colégio Estadual Agrícola de Cambuci

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

IRRDB 2018 Training Fellowship. (Carga horária: 40h). , International Rubber Research and Development Board Academy, IRRDB - ACADEMY, Malásia.

2015 - 2015

Cadastro Ambiental Rural - CAR: Teoria e Prática. (Carga horária: 16h). , Faculdade Autônoma de Direito, FADISP, Brasil.

2013 - 2013

Atualização da Legislação Ambiental e de Recursos Hídricos. (Carga horária: 16h). , Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI, Brasil.

2010 - 2010

Formação básica para extensão rural - Módulo II. (Carga horária: 40h). , Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI, Brasil.

2010 - 2010

Formação básica para extensão rural - Módulo I. (Carga horária: 40h). , Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI, Brasil.

2008 - 2008

Curso Básico de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Sistemas e Técnicas de Produção em Cultivos Tropicais e Subtropicais.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11º Ciclo de Palestras Sobre a Heveicultura Paulista. 2018. (Outra).

9º Encontro Nacional da Borracha Natural. 2018. (Encontro).

International Rubber Conference - IRC 2018. 2018. (Outra).

IRRDB 2018 Training Fellowship.Extension Rural for NR in São Paulo State, Brazil. 2018. (Outra).

5° Simpósio Internacional de Microbacias Hidrográficas. 2017. (Simpósio).

O planejamento estratégico como instrumento para a implementação de políticas pública". 2014. (Seminário).

Seminário sobre Boas Práticas Agropecuárias nos Projetos CATI. 2014. (Seminário).

III Encontro Técnico de Heveicultura. 2013. (Encontro).

Workshop sobre o Novo Código Florestal - Como se adequar às novas exigências. 2013. (Outra).

Seminário do Programa Fruticultura Paulista Sustentável. 2012. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Heveicultura. Produtividade de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e concentrações de etephon. 2010. (Congresso).

Oficina Ambiental do CBH-Mogi - Árvores: garantia para a biodiversidade. 2010. (Oficina).

VII Ciclo de palestras sobre heveicultura paulista. 2010. (Outra).

Atualização sobre o código florestal, versão atual, tendências de mudanças e regulamentações recentes. 2009. (Outra).

Curso sobre Elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. 2009. (Oficina).

II Palestra e Prática sobre Poda. 2009. (Outra).

Biomassas e Mudanças Climáticas. 2007. (Outra).

Expobor 2006 - 7ª Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Artefatos de Borracha..Desempenho produtivo e econômico de três clones de seringueira submetidos a diferentes sistemas de sangria, no Estado de São Paulo.. 2006. (Outra).

Fertbio 2006. USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO INDUSTRIAL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE EUCALIPTO. 2006. (Congresso).

XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental.. Exportação de nutrientes pelo fruto do coqueiro anão verde, em área irrigada e não irrigada, no litoral sul do Rio de Janeiro.. 2005. (Congresso).

Fertbio 2004. Exportação de nutrientes pelo coqueiro anão verde em função da idade dos frutos, no litoral sul do Rio de Janeiro.. 2004. (Congresso).

XIV Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.Exportação de nutrientes e caracterização físico-química de frutos do coqueiro anão verde, em função da idade, produzidos no Rio de Janeiro.. 2004. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura.. Qualidade da água e extração de nutrientes pelo fruto do coqueiro anão verde, no litoral sul do Rio de Janeiro.. 2004. (Congresso).

5º Congresso de Agribusiness. 2003. (Congresso).

XIII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.Exportação de nutrientes do coqueiro anão verde em função da época de colheita no litoral do Rio de Janeiro.. 2003. (Outra).

1º Congresso Brasileiro de Agricultura Orgânica. 2002. (Congresso).

III Conferência sobre Agricultura Natural. 2002. (Outra).

XVIII Semana Acadêmica de Agronomia da UFRRJ.. 2002. (Outra).

71ª Semana do Fazendeiro da UFV. 2000. (Outra).

70ª Semana do Fazendeiro da UFV. 1999. (Outra).

Encontro de Educação Ambiental. 1999. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Acácia Mecejana Diniz Souza

GONÇALVES, P. de S.; Gouvêa, L.R.L.;QUARTEROLI-SILVA, J.. Variabilidade genética em progênies de seringueira e associações entre variáveis secundárias e produção de borracha. 2016. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Aluno: André Luis Bombonato de Oliveira

GONÇALVES, P. de S.; PATERNIANI, M. E. A. G. Z.;QUARTEROLI-SILVA, J.. Correlação entre o desempenho dos indivíduos (Ortetes) de seringueira nos testes de progênies e dos seus respectivos clones (Rametes). 2014. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

SILVA, JULIANO QUARTEROLI. 2º Prêmio GMA de Boas Práticas Ambientais. 2017. Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

QUARTEROLI-SILVA, J.. 1º Prêmio GMA de Boas Práticas Ambientals. 2015. Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Silveira Bernardes

FAVARIN, J. L.BERNARDES, M. S.COSTA, J. D.. Fenologia da seringueira e características da borracha natural no Estado de São Paulo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo.

Adriano Tosoni da Eira Aguiar

FURLANI JUNIOR, E.;AGUIAR, A. T. E.GONCALVES, P. S.. Sistemas de explotação em clones de seringueira: caracteres agronômicos e viabilidade econômica. 2008. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

José Laércio Favarin

FAVARIN, J.L.; BERNARDES, M.S.; COSTA, J.D.. Fenologia da seringueira e características da borracha natural no Estado de São Paulo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz.

Erivaldo José Scaloppi Junior

SCARPARE FILHO, J. A.GONÇALVES, P.S.SCALOPPI JUNIOR, Erivaldo José; FURLANI JUNIOR, E.;MORENO, R. M. B.. Sazonalidade da produção e características da borracha natural de clones de seringueira (Hevea brasiliensis) em diferentes estádios fenológicos. 2012. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo.

Paulo de Souza Gonçalves

GONÇALVES, P. de S.; FURLANI JUNIOR, Enes;AGUIAR, Adriano Tosoni da Eira. Análise econômica do desempenho de diferentes clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria no Estado de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo de Souza Gonçalves

Análise econômica do desempenho de diferentes clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria no Estado de São Paulo; 2008; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Sub Tropical) - Instituto Agronômico de Campinas,; Orientador: Paulo de Souza Gonçalves;

Paulo de Souza Gonçalves

Fenologia da seringueira e características da borracha natural no Estado de São Paulo; 2013; Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz,; Coorientador: Paulo de Souza Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; Scarpare Filho, J.A. ; GONÇALVES, P. de S. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. ; Bernardes, M.S. ; Souza, G.B. ; Biagi, R.M. . Produção e características da borracha natural de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e em função dos estádios fenológicos. Agrotrópica (Itabuna) , v. 25, p. 5-10, 2013.

  • SCARPARE, FÁBIO VALE ; ANGELOCCI, LUIZ ROBERTO ; SCARPARE FILHO, JOÃO ALEXIO ; SILVA, JULIANO QUARTEROLI ; RODRIGUES, ALESSANDRO . Determinação de índices biometeorológicos da videira 'Niagara Rosada' (Vitis labrusca L.) poda, em diferentes épocas. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 35, p. 782-789, 2013.

  • Gouvêa, Lígia Regina Lima ; Silva, Guilherme Augusto Peres ; Verardi, Cecília Khusala ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; Scaloppi-Junior, Erivaldo José ; Gonçalves, Paulo de Souza . Temporal stability of vigor in rubber tree genotypes in the pre- and post-tapping phases using different methods. Euphytica (Wageningen) , v. -, p. -, 2012.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. ; Biagi, R.M. ; Souza, G.B. ; GONÇALVES, P. de S. ; Scarpare Filho, J.A. . Producción y propiedades químicas del caucho en clones de Hevea según los estados fenológicos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) , v. 47, p. 1066-1076, 2012.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; GONÇALVES, P. de S. ; Scarpare Filho, J.A. ; Bernardes, M.S. ; Batista, M.V. . Produtividade de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e concentrações de Ethephon. Agrotrópica (Itabuna) , v. 23, p. 57-64, 2011.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; GONÇALVES, P. de S. ; Scarpare Filho, J.A. ; COSTA, R. B. . Agronomical performance and profitability of exploitation systems in four rubber tree clones in São Paulo state. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 64, p. 843-854, 2010.

  • LUNGA, A. ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; MACEDO, M.A.S. . Análise de viabilidade econômico-financeira de diferentes sistemas de explotação de seringueiras. Custos e @gronegócio Online , v. 4, p. 98-125, 2008.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; SOUZA, M. I. T. ; GONÇALVES, P. de S. ; PINOTTI, R. N. . Sistemas de explotação de seringueira utilizados em clones asiáticos Prang Besar no Oeste paulista. Pesquisa Agropecuária Brasileira , v. 42, p. 949-955, 2007.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; SOUZA, M. I. T. ; GONÇALVES, P. de S. ; AGUIAR, A. T. E. ; Gouvêa, L.R.L. . Viabilidade econômica de diferentes sistemas de sangria em clones de seringueira.. Pesquisa Agropecuária Brasileira , v. 42, p. 349-356, 2007.

  • AGUIAR, A. T. E. ; GONÇALVES, P. de S. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. ; QUARTEROLI-SILVA, J. . Repeatability of yield and girth growth traits in rubber tree clones of series IAC 300. Crop Breeding and Applied Biotechnology , v. 6, p. 291-295, 2006.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Adubação e condução do seringal. Revista Campo e Negócios - Florestas, p. 24 - 25, 01 ago. 2013.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Implantação do seringal aspectos gerenciais e técnicos. Revista Campo e Negócios - Florestas, p. 48 - 51, 01 jun. 2013.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Plantação de seringueira como parte da reserva legal. Revista Citricultura Atual, p. 24 - 24, 15 dez. 2010.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Manejo Geral da Seringueira. Revista Campo e Negócios - Florestas, p. 36 - 37.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Seringueira é poupança verde. Revista Campo e Negócios - Florestas, p. 39 - 40.

  • SETIN, D. W. ; QUARTEROLI-SILVA, J. . Alternativas econômicas à citricultura industrial. Jornal de Limeira, p. 7 - 7.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; MORAIS, Rafael Fiusa de ; BARBOSA, Marcelo Alexandre Dias ; AGOSTINI, Fabiana da Silva D ; LIMA, Eduardo . Exportação de nutrientes e caracterização físico-química de frutos do coqueiro anão verde, em função da idade, produzidos no litoral sul do Rio de Janeiro.. In: XIV Jornada de Iniciação Científica da UFRuralRJ, 2004, Seropédica. XIV Jornada de Iniciação Científica da UFRuralRJ, 2004.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; GUIMARÃES, Ana Paula ; BARBOSA, Marcelo Alexandre Dias ; MORAIS, Rafael Fiusa de ; LIMA, Eduardo . Exportação de nutrientes do coqueiro anão verde em função da época de colheita no litoral do Rio de Janeiro. In: I Congresso de Pesquisa Científica; XIII Jornada de Iniciação Científica, 2003, Seropédica. Anais da XIII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ., 2003.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; GONÇALVES, P. de S. ; Scarpare Filho, J.A. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. ; Bernardes, M.S. ; Souza, G.B. ; Biagi, R.M. ; Verona, N. ; Barcelos, G.S. . Produção e característica da borracha natural de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e em função dos estádios fenológicos. In: II Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2010, Ilhéus, BA. II Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2010.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; GONÇALVES, P. de S. ; Bernardes, M.S. ; Batista, M.V. . Produtividade de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e concentrações de etephon. In: II Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2010, Ilhéus. II Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2010.

  • AGUIAR, A. T. E. ; GONÇALVES, P. de S. ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. . Repetibilidade de caracteres de produção e vigor em clones de seringueira da série IAC 300. In: 4º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2007, São Lourenço, MG. 4º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2007.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; RAMOS., J. M. V. ; REIS, H. S. ; LIMA, Eduardo . Exportação de nutrientes pelos frutos do coqueiro anão verde, em função da idade, produzidos em área não irrigada, no litoral sul do Rio de Janeiro. In: XV Jornada de Iniciação Científica da UFRuralRJ, 2006, Seropédica. XV Jornada de Iniciação Científica da UFRuralRJ, 2006.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; MALHEIROS, M. G. ; FREITAS, F. C. ; OLIVEIRA NETO, S. N. ; LELES, P. S. S. ; PORTZ, A. ; LIMA, Eduardo ; ZONTA, E. ; AMARAL SOBRINHO, N. M. B. . Uso de lodo de estação de tratamento de esgoto industrial na produção de mudas de eucalipto.. In: Fertbio 2006, 2006, Bonito MS. A busca pelas raízes, 2006.

  • RAMOS., J. M. V. ; FREITAS, F. C. ; REIS, H. S. ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; MARTINS, C A da C ; OLIVEIRA, R.S.S. ; RODOVALHO, L. S. ; PORTZ, A. ; LIMA, Eduardo ; ZONTA, E. ; AMARAL SOBRINHO, N. M. B. . Produção de mudas de maracujazeiro amarelo inoculado com fungos micorrízicos arbusculares em diferentes substratos.. In: Fertbio 2006, 2006, Bonito MS. A busca pelas raízes, 2006.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; RAMOS., J. M. V. ; REIS, H. S. ; LIMA, Eduardo . Exportação de nutrientes pelo fruto do coqueiro anão verde, em área irrigada e não irrigada, no litoral sul do Rio de Janeiro.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental, 2005.

  • REIS, H. S. ; LIMA, Eduardo ; BERTO, A. S. ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; SA, J. T. . Efeitos da renovação do canavial sobre as propriedades químicas do solo e produtividade.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Solos, Sustentabilidade e Qualidade Ambiental, 2005.

  • LIMA, Eduardo ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; MORAIS, Rafael Fiusa de ; BARBOSA, Marcelo Alexandre Dias ; AGOSTINI, Fabiana da Silva D . Caracterização Físico-Química da Água de Fruto do Coqueiro Anão Verde, Produzido no Litoral Sul do Rio de Janeiro.. In: Fertbio 2004, 2004, Lages. Avaliação das conquistas: base para estratégias futuras., 2004.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; BARBOSA, Marcelo Alexandre Dias ; MORAIS, Rafael Fiusa de ; MONTE, José Antônio ; LIMA, Eduardo . Exportação de Nutrientes Pelo Coqueiro Anão Verde em Função da Idade dos Frutos, no Litoral Sul do Rio de Janeiro.. In: Fertbio 2004, 2004, Lages. Avaliação das conquistas: base para estratégias futuras., 2004.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; GUIMARÃES, Ana Paula ; MORAIS, Rafael Fiusa de ; BARBOSA, Marcelo Alexandre Dias ; BUSQUET, R. N. B. ; LIMA, Eduardo . Qualidade da água e extração de nutrientes pelo fruto do coqueiro anão verde, no litoral sul do Rio de Janeiro.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2004, Florianópolis. Tecnologia , Competitividade, Sustentabilidade, 2004.

  • MARTINS, C A da C ; PORTZ, A ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; MENDES, L de L ; LIMA, e ; PACE, C A M . Teores de Nutrientes em Mudas de Maracujá Amarelo Inoculadas com Espécies de FMA. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Solo Alicerce dos Sistemas de Produção, 2003.

  • MARTINS, A. N. ; SUGUINO, E. ; GAZOLA, E. ; GONÇALVES, P. de S. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. ; SILVA, JULIANO QUARTEROLI ; SALES, B. T. L. S. . Germinação e Viabilidade de Sementes Clonais de Seringueira (Hevea brasiliensis Muell. Arg.). In: II Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas, 2018, Águas de Lindóia. Anais do II Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas, 2018.

  • MARTINS, A. N. ; SUGUINO, E. ; GAZOLA, E. ; GONÇALVES, P. de S. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. ; SILVA, JULIANO QUARTEROLI ; SALES, B. T. L. S. . Desenvolvimento de Porta Enxertos de Seringueira (Hevea brasiliensis Muell. Arg.) Produzidos a Partir de Sementes Clonais. In: II Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas, 2018, Águas de Lindóia. Anais do II Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas, 2018.

  • MARTINS, A. N. ; SUGUINO, E. ; GAZOLA, E. ; GONÇALVES, P. de S. ; SCALOPPI JUNIOR, E. J. ; SILVA, JULIANO QUARTEROLI ; SALES, B. T. L. S. . Manejo Nutricional de Porta-Enxertos Clonais de Seringueira (Hevea brasiliensis Muell. Arg.) em Viveiros Suspensos. In: II Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas, 2018, Águas de Lindóia. Anais do II Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas, 2018.

  • LUNGA, A. ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; MACEDO, M.A.S. . Análise de viabilidade econômico-financeira de diferentes sistemas de explotação de seringueiras. In: XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2008, Rio Branco - AC. XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2008.

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; SOUZA, M. I. T. ; GONÇALVES, P. de S. ; PINOTTI, R. N. . Avaliação de sistemas de explotação utilizados em clones de seringueira. In: Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2007, Guarapari, ES. Congresso Brasileiro de Heveicultura, 2007.

  • RAMOS., J. M. V. ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; FREITAS, F. C. ; FABER, A. M. S. ; CASARINI, F. C. ; ALVIM, R. C. ; GREGORIO, S. R. ; LIMA, Eduardo . Exportação de nutrientes e avaliação das propriedades físicas e químicas da água de coco dos frutos do coqueiro anão verde, em função da idade, produzidos em área não irrigada, no litoral do Rio de Janeiro. In: XIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2006, Cabo Frio RJ. Frutas do Brasil: Saúde para o Mundo, 2006.

  • FABER, A. M. S. ; CASARINI, F. C. ; ALVIM, R. C. ; QUARTEROLI-SILVA, J. ; LIMA, Eduardo ; GREGORIO, S. R. . Avaliação de propriedades físicas e químicas da água de coco em duas diferentes idades de maturação.. In: 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005, Campinas. 6º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2005.

  • SILVA, JULIANO QUARTEROLI . Public-Private Interaction: Rural Extension and Public Policies. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, JULIANO QUARTEROLI . Extension Rural for NR in São Paulo State, Brazil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Novo Código Florestal e o CAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Crédito rural para a heveicultura: como conquistá-lo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Políticas públicas voltadas à cadeia produtiva da banana: PRONAF e PRONAMP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Linhas de crédito rural disponíveis para a cadeia produtiva do abacate: PRONAF e PRONAMP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Implantação e formação do seringal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Incentivos fiscais e concessão de créditos ao setor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Políticas públicas voltadas à cadeia produtiva do abacate - PRONAF, PRONAMP E ABC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Políticas públicas disponíveis para o produtor de eucalipto - PRONAF e Microbacias II - Acesso ao Mercado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Conceitos de análise financeira e apresentação do modelo PIP. Estudo de caso para fluxo de caixa, TIR e discussão de resultados. Preenchimento do PIP. Confecção do PIP na planilha Excel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . A cultura da seringueira (Hevea brasiliensis). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Produtividade de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e concentrações de etephon. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Produção e característica da borracha natural de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e em função dos estádios fenológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. . Sangria da seringueira e viabilidade econômica de diferentes sistemas de sangria em clones de seringueira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; Bernardes, M.S. . Novidades em sistemas de sangria: recentes resultados experimentais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • QUARTEROLI-SILVA, J. ; SOUZA, M. I. T. ; GONÇALVES, P. de S. ; AGUIAR, A. T. E. ; Gouvêa, L.R.L. . Desempenho produtivo e econômico de três clones de seringueira submetidos a diferentes sistemas de sangria, no Estado de São Paulo.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUARTEROLI-SILVA, J. . CBN - notícias. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

QUARTEROLI-SILVA, J. ; GONÇALVES, P. de S. . Caminhos da Roça. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

QUARTEROLI-SILVA, J. . TVB notícias - A ciência no dia a dia. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

QUARTEROLI-SILVA, J. . Utilização do programa SISVAR como ferramenta para a análise estatística. 2008. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento e qualidade nutricional de mudas de seringueira, sob as novas normas de produção - Processo FAPESP 2013/23188-5, Descrição: O sistema de produção de mudas de seringueira passou por uma grande mudança de paradigma com o advento da produção em bancadas suspensas, conforme preconizado pela Instrução Normativa (IN) n. 29, de 05 de agosto de 2009, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Resolução 154 de 22 de novembro de 2013 da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP). A normatização e fiscalização deste novo sistema de produção possibilitarão melhor qualidade fitossanitária e genética das mudas, alicerce fundamental no processo de expansão da heveicultura, com garantia de produtividade. A literatura é escassa em trabalhos sobre nutrição por fertirrigação e substratos em porta-enxertos clonais de seringueira no novo sistema de produção. Portanto, buscando gerar informações aplicáveis ao setor produtivo, esta proposta prevê a execução de três experimentos que contemplam a etapa de enxertia e formação inicial das mudas, com manejo via fertirrigação. O primeiro experimento objetiva determinar a extração e acúmulo de nutrientes e analisar o crescimento das plantas; no segundo experimento avaliar a viabilidade do uso de três tipos de substratos e no terceiro experimento avaliar cinco porta-enxertos clonais de seringueira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Integrante / Paulo de Souza Gonçalves - Integrante / Scaloppi-Junior, Erivaldo José - Coordenador / Adriana Novais Martins - Integrante / Rogério Soares de Freitas - Integrante / Ondino Cleante Bataglia - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Viabilidade de sementes clonais associada à nutrição na formação de porta-enxertos de seringueira (Processo FAPESP nº 2012/22163-6), Descrição: Com os avanços tecnológicos, a demanda por borracha natural tem aumentado significativamente nos últimos anos. A seringueira (Hevea brasiliensis Muell. Arg.) é uma alternativa agrícola sustentável na produção deste insumo estratégico, com geração de renda expressiva para produtores rurais. Além disso, o cultivo da seringueira agrega benefícios sociais, com a geração de empregos, e benefícios ecológicos, visto ser uma cultura perene, rústica e potencial seqüestradora de carbono. Entretanto, a expansão da heveicultura em território nacional esbarra em tecnologias antigas e escassas, suscitando a necessidade de investimentos na geração de tecnologias modernas, adaptadas às condições de cultivo atuais. O processo de produção de mudas é fundamental para a expansão da cultura, uma vez que mudas de alta qualidade garantem parcela significativa de sucesso na heveicultura. Este projeto prevê o estabelecimento de um novo protocolo de obtenção e avaliação de sementes clonais que, associado a um manejo nutricional adequado, aumente a eficiência do processo de formação de mudas de seringueira, reduzindo o tempo para a enxertia. O projeto compreende a instalação e avaliação de três ensaios, sendo que o primeiro irá avaliar a viabilidade das sementes clonais, adaptando o Teste de Tetrazólio para a cultura; o segundo tem por objetivo a identificação de materiais genéticos de alto potencial para utilização como porta-enxerto; e o terceiro, estabelece manejo nutricional de modo a acelerar o desenvolvimento do porta-enxerto, diminuindo o tempo para a enxertia e formação de mudas de seringueira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Integrante / Paulo de Souza Gonçalves - Integrante / Erivaldo José Scaloppi Junior - Integrante / Eduardo Suguino - Integrante / Eduardo Gazola - Integrante / Adriana Novais Martins - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Obtenção de genótipos superiores de seringueira (Hevea spp.) para o Estado de São Paulo (Processo FAPESP nº 2012/15530-2), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo de Souza Gonçalves em 22/01/2014., Descrição: O caráter mais importante no melhoramento genético da seringueira Hevea brasiliensis (Willd. ex Adr. de Juss) Muell.-Arg. é a produção do látex. Entretanto, a expressão desse potencial é geralmente influenciada por vários fatores genéticos inerentes à árvore, como vigor, espessura de casca, resistência ao vento, doenças, etc. e por fatores ambientais tais como: práticas de manejo, sistema de sangria, estimulação, densidade de plantio, nutrição, etc. O programa de Melhoramento Genético adotado pelo Instituto Agronômico (IAC), compreende três etapas de seleção. Inicialmente, procura-se obter progênies, por via de polinização controlada ou aberta, visando à formação de viveiros de progênies. Aos dois anos e meio com base em avaliações preliminares de produção através de testes precoces, vigor e tolerância a doenças, os ortetes são selecionados e clonados para serem testados em Experimentos de Avaliação de Clones em Pequena Escala (EAPEs). Nessa segunda etapa de seleção, após o primeiro ano de sangria, os clones promissores são multiplicados e passam a ser avaliados em Experimentos de Avaliação em Grande Escala (EAGEs). Com base no exposto o projeto tem como principal objetivo a obtenção de cultivares (clones) superiores de seringueira com alto potencial de produção e vigor, resistentes ao Microcyclus ulei (P. Henn.) v. Arx. para as diferentes regiões do Planalto e litoral do Estado de São Paulo. O projeto compreende 15 experimentos contemplando três grupos distintos. O primeiro relacionado Estudo e Seleção de Progênies, o segundo a Avaliação de Clones em Pequena Escala (EAPEs) e um terceiro a Avaliação de Clones em Grande Escala (EAGEs), a maior parte em andamento no Instituto Agronômico (IAC). Todos envolvem desde a polinização controlada até a liberação final de clones ao nível de produtor. Na avaliação dos experimentos, dentre outros serão consideradas produção de borracha, vigor doenças de folha e painel de sangria, formato de copa com vistas à resistência a vento e qualidade da borracha produzida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Integrante / Paulo de Souza Gonçalves - Coordenador / Lígia Regina Lima Gouvêa - Integrante / Erivaldo José Scaloppi Junior - Integrante / Rogério Manoel Biagi - Integrante / Silva, Guilherme Augusto Peres - Integrante / Verardi, Cecília Khusala - Integrante / Luiz Alberto Saes - Integrante / Antonio Lucio Mello Martins - Integrante / Elaine Cristine Piffer Gonçalves - Integrante / Roberto Botelho Ferraz Branco - Integrante / Maria Alice Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Desenvolvimento e produção da videira 'Niagara Rosada' em clima Cwa (Processo FAPESP nº 2011/05729-3), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) João Alexio Scarpare Filho em 20/02/2014., Descrição: Em região de clima Cwa do Estado de São Paulo, realiza-se a poda de produção da uva 'Niagara Rosada' em duas épocas: inverno e verão. A poda executada no inverno é denominada poda seca e proporciona a colheita de uvas no fim da primavera/verão; na poda de verão, denominada poda verde, a colheita ocorre no fim do outono/inverno. Para que ocorra uma boa brotação na poda verde, executada no verão, há necessidade de fazer a desfolha na videira, pois as plantas estão na fase de acúmulo de reservas, ou seja, elas permanecem com folhas. Serão realizados dois experimentos nos anos agrícolas: 2011/2012 e 2012/2013. O primeiro experimento será realizado em área experimental do departamento de produção vegetal da ESALQ, e tem como objetivo comparar o desenvolvimento da videira 'Niagara Rosada' submetida a diferentes épocas de poda de produção, sendo os tratamentos: plantas submetidas somente à poda de produção de inverno e plantas submetidas às podas de produção de inverno e verão. No primeiro ano agrícola serão avaliadas a taxa de crescimento absoluto (TCA), teor de fotossíntese líquida e produção. No segundo ano agrícola as parcelas receberão as mesmas podas de produção realizadas no ano anterior, sendo retiradas duas plantas de cada parcela, durante a poda e nos estádios fenológicos de brotação, florescimento, frutificação, início da maturação dos frutos, colheita, queda das folhas e dormência. De cada planta serão retiradas amostras de raízes, caule, braços e ramos para análise dos teores de carboidratos solúveis. Três amostras de cada parte das plantas retiradas serão secas em estufa, trituradas e encaminhadas ao laboratório para quantificação dos carboidratos totais solúveis. O segundo experimento será realizado no município de Porto Feliz - SP com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de ethephon antes da poda de produção de verão, no desenvolvimento da videira 'Niagara Rosada'. Os tratamentos utilizados serão diferentes concentrações de ethephon aplicados 20; 15 e 10 dias antes da poda de produção e desfolhas manuais 20; 15; 10 antes da poda de produção e no momento da poda. Serão avaliadas o número de brotações, taxa de crescimento dos ramos, teor de reservas nos ramos, número de cachos por broto e por planta, produção e qualidade dos frutos. Em ambos experimentos, o delineamento estatístico será o inteiramente casualizado, os dados serão submetidos a análise de variância e as médias serão comparadas pelo Teste de Tukey ao nível de 5% de significância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Integrante / João Alexio Scarpare Filho - Coordenador / Marcel Bellato Sposito - Integrante / Maurilo Monteiro Terra - Integrante / Simone Rodrigues da Silva - Integrante / Thiago Vieira da Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Fenologia da seringueira e características da borracha natural no Estado de São Paulo (processo FAPESP nº 2008/58389-2), Descrição: Este trabalho tem como principal objetivo realizar a caracterização fenológica e da borracha de clones de seringueira em regiões produtoras do Estado de São Paulo. Além disso, pretende-se verificar que condições ambientais e fatores manejo, como a prática de sangria, exercem controle sobre a fenologia da cultura, bem como correlacionar isso com a quantidade e qualidade do látex produzido e a exportação de nutrientes pela borracha natural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Integrante / Paulo de Souza Gonçalves - Coordenador / Erivaldo José Scaloppi Junior - Integrante / João Alexio Scarpare Filho - Integrante / Rogério Manoel Biagi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Resposta produtiva e viabilidade econômica de diferentes sistemas de sangria utilizados em clones de seringueira, no Estado de São Paulo., Descrição: Identificar o melhor sistema de explotação do látex, para cada um dos dez diferentes clones de seringueira, na região oeste do Estado São Paulo. Realizar um estudo do aproveitamento da mão-de-obra utilizada na atividade a fim de definir um padrão de viabilidade econômica e a máxima eficiência na utilização dos recursos disponíveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Coordenador / Paulo de Souza Gonçalves - Integrante / Mário Ivo Tavares de Souza - Integrante / Adriano Tosoni da Eira Aguiar - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2002 - 2005

    Nutrição mineral de plantas tuberosas., Descrição: Avaliação de níveis de macro e micronutrientes, distribuição na planta e balanço nutricional em espécies tuberosas. Avaliação de tolerância a patógenos em função do estado nutricional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Integrante / Eduardo Lima - Coordenador / C A da C Martins - Integrante / Adriano Portz - Integrante / Eliane Maria Ribeiro da Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2001 - 2005

    Nutrição e adubação de frutíferas e estimulantes., Descrição: Avaliação de práticas de adição de nutrientes na produtividade de frutíferas e estimulantes. Técnicas hidropônicas e avaliação de substratos para a produção de mudas. Interação entre acidez do solo e disponibilidade de nutrientes em culturas perenes (cafeeiro). Uso de fontes alternativas para adubação mineral de plantas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juliano Quarteroli Silva - Integrante / Eduardo Lima - Coordenador / Jocimar Mauri - Integrante / Marcos Gervasio Pereira - Integrante / Paulo Geovane Meireles - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Jayme Vasquez para melhor tese ou dissertação sobre heveicultura no Brasil, Natural Comunicação - Borracha Natural Brasileira.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, Escritório de Desenvolvimento Rural de Limeira. , Rua João Khul Filho, 581, Vila São João, 13480731 - Limeira, SP - Brasil - Caixa-postal: 455, Telefone: (19) 34418026, Ramal: 35, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional