ALEX FERRAZ

Graduado em Licenciatura em Artes pela Faculdade Univel, pós-graduado em Literatura Brasileira pela Faculdade São Braz, professor de Ensino Fundamental e Médio.

Informações coletadas do Lattes em 15/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em literatura brasileira

2014 - 2014

Faculdade São Braz de Curitiba
Título: A UNIVERSALIDADE DA POESIA SOB O OLHAR DA LITERATURA COMPARADA
Orientador: Marcelo Alvino da Silva

Graduação em Artes

2011 - 2013

União Educacional de Cascavel
Título: POÉTICAS DO INTERIOR: DO ARCADISMO AO ROCK RURAL PARANAENSE
Orientador: Laysmara Carneiro Edoardo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo/Especialidade: Edição de vídeos.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oficina de Teatro com Ator Zeca Cenovicz. 2010. (Oficina).

IX Seminário de Extensão da Unioeste. 2009. (Seminário).

Festival de Cinema de Cascavel. 2009. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Carlos Machado

MACHADO, Antonio Carlos; MACHADO, L. C.. DA POESIA A MUSICA: ROCK RURAL PARANENSE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - União Educacional de Cascavel.

João Maria de Mattos

MATTOS, João Maria de. Estudo para a Sugestão de Melhorias no Setor de Controle de Estoque na Empresa Marcos Niedermaier ME. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - UNIPAR - Universidade Paranaense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Laysmara Carneiro Edoardo

O regionalismo na arte: a poesia no rock rural paranaense; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes) - União Educacional de Cascavel; Orientador: Laysmara Carneiro Edoardo;

Laysmara Carneiro Edoardo

O regionalismo na arte: a poesia no rock rural paranaense; 2013; Orientação de outra natureza; (Artes) - União Educacional de Cascavel; Orientador: Laysmara Carneiro Edoardo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BONIATTI, A. ; FERRAZ, A. . O Sorriso de Anahí (ou Cântico à Esperança) (e-book). , 2012. 30p .

  • FERRAZ, A. ; EDOARDO, Laysmara Carneiro . O cheiro do mato na música e na poesia: reverberações do bucólico no Rock paranaense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERRAZ, A. ; BONIATTI, A. ; FARIAS, R. . Pós-Graduação em Ensino das Artes, Cultura e História Afro-brasileira e Indígena na Educação Básica. 2009. (Web Site).

FERRAZ, A. . O Julgamento de Cristo. 2010. Teatral.

FERRAZ, A. . A Benzedura do Concreto do Teatro Sem Nome. 2009. Teatral.

FERRAZ, A. . A Roupa Nova do Imperador. 2008. Teatral.

FERRAZ, A. . Lendas de um Dia Real - 18 de Maio. 2008. Teatral.

FERRAZ, A. . O Causo da Flor com o Rei do Mal. 2008. Teatral.

FERRAZ, A. . O Conto de Fadas Caipira. 2008. Teatral.

FERRAZ, A. . Os Passarinhos da Macieira. 2008. Teatral.

BONIATTI, A. ; FERRAZ, A. . Mensagem aos Educadores. 2011. Vídeo.

FERRAZ, A. . o sonho de clarice lispector. 2011. Vídeo.

FERRAZ, A. . O Bicho. 2011. Vídeo.

FERRAZ, A. ; BONIATTI, A. . Não Me Aporrinhe as Ideias. 2010. Vídeo.

FERRAZ, A. ; BONIATTI, A. ; FARIAS, R. . Cultura Indígena - Tekoá Avá-Guarani. 2009. Vídeo.

FERRAZ, A. ; BONIATTI, A. . Os Passarinhos da Macieira. 2008. Vídeo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Rock rural paranaense: regionalismo, intertextualidade e reverberações estéticas, Descrição: Descrição: A pesquisa visa abordar o rock rural paranaense com base na construção da relação com o interior e a ode às raízes, procurando identificar aspectos que constroem a relação cidade e espaço rural, principalmente sobre as personagens que transitam sobre ambos os espaços e remetem, tanto nas letras quanto nas melodias, a um sentimento nostálgico e sereno. Relacionando expressões do arcadismo setessentista, da poesia mineira de Drummond e Adélia Prado, das expressões congêneres do Clube da Esquina, de Sá, Rodrix e Guarabira, Kleiton e Kledir, Vital Farias, Zé Ramalho, o rock e baião de Raul Seixas e a musicalidade caiçara de Renato Teixeira, junto a outras expressões de mesma matriz poética, buscaremos as peculiaridades e similitudes nas produções de João Lopes e do grupo Blindagem, buscando identificar elementos que promovem a elegia do bucólico e a perspectiva saudosista da vivência rústica, uma vez que são realizadas referências à saída do interior e à vida na cidade grande, em um movimento de memórias e sensações, seja quanto à estrada, ao pinhão, ao pé vermelho, aos espaços conhecidos ou a sujeitos que ficaram para trás, tendo como principal elemento de reflexão a diferença de tempo entre os dois universos. Cabe observar também que tal mote advém igualmente dos valores difundidos pelo movimento hippie e pelo folk, nas expressões de Jack Kerouac, Bob Dylan ou Simon & Garfunkel, por exemplo, que passam a ser interiorizados e assimilados à cultura local e agregam peculiaridades harmônicas e de linguagem. Por fim, caberá ainda apontar as possíveis expressões coetâneas do rock rural com a finalidade de identificar a manutenção ou não dos fundamentos constitutivos do gênero, bem como as possíveis referências temáticas ou estilísticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alex Ferraz - Integrante / Laysmara Carneiro Edoardo - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Imagem, corpo e virtualidades da autoexpressão nas redes sociais, Descrição: As redes sociais oferecem aplicativos que permitem a publicação de material fotográfico, possibilitando, por sua vez, a criação de perfis digitais com o intuito de representar o usuário por meio de imagens e sua consequente construção como indivídeo. Todavia, por se tratar de uma prática proliferada em vários âmbitos da sociedade, passa-se assim de uma mera representação pictórica do individuo para a feitura elaborada de personagens virtuais repletos de signos sócio-antropológicos e estéticos. Neste contexto, o presente projeto pretende realizar um levantamento de imagens de personagens extraídos da Web, mediante o desaterro de diferentes tipologias categorizadas com base em estudos psicológicos, sócio-antropológicos e estéticos, que melhor representem o conceito de construção imagética do corpo a partir da autoexpressão identitária e da perspectiva do outro. Primeiramente, pretende-se uma análise semiótica para a aproximação dos referenciais teóricos propostos e, em um segundo momento, a realização de um grupo focal com os atores da pesquisa, para que, através de metodologia qualitativa, obtenham-se dos agentes as considerações de suas próprias imagens, a confrontação entre as imagens produzidas, a interpretação e o sentido adquirido pelo olhar externo. Por se tratar de um campo que gera uma rede/teia de temas, serão direcionados, por meio de debates, pesquisas e entrevistas, uma cartografia tipológica de cada pesquisador a um subtema, produzindo, por intermédio destes aprofundamentos, artigos científicos, comunicações em eventos, produções artísticas plásticas e visuais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alex Ferraz - Integrante / Laysmara Carneiro Edoardo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional