Claudio Roberto Duarte

É doutor em Geografia Humana e em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos pela Universidade de São Paulo. Na sua primeira tese, "Geografia, literatura e modernização social: espaço, alienação e morte na literatura moderna", sob orientação de Heinz Dieter Heidemann, o autor analisa a literatura como modo de descoberta de processos sociais modernos, abrindo caminho por escritores como Baudelaire, Kafka, Conrad, Machado de Assis, Drummond e João Antonio. Na sua segunda tese, o caminho aberto anteriormente pela obra de Machado de Assis é estendido para a sua penúltima obra-prima, o romance Esaú e Jacó, sob orientação de Edu T. Otsuka. Fez Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1997) e Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2003), com a dissertação: "Estilhaços da experiência urbana moderna: dois bairros na metrópole de São Paulo: Tatuapé e Vila Aimoré", sob orientação de Amélia Luisa Damiani. Sua pesquisa atual gira em torno das relações entre representação literária e processo social, produção do espaço urbano, crise e crítica da modernização capitalista e condições de formação social da subjetividade.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2012 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Nada em cima de invisível: Esaú e Jacob, de Machado de Assis: as aventuras do dinheiro na transição do Império à República
Orientador: em Universidade de São Paulo ( Edu Teruki Otsuka)
com Edu Teruki Otsuka. Palavras-chave: Machado de Assis; Esaú e Jacó; Teorias da ironia, da alusão e da alegoria; Forma literária e processo social; Transição do Império à República; Literatura Brasileira. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Doutorado em Geografia (Geografia Humana)

2006 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: Geografia, literatura e modernização Social: espaço, alienação e morte na literatura moderna
Heinz Dieter Heidemann. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: formação social brasileira; Geografia e Literatura; Crítica da modernização capitalista; Carlos Drummond de Andrade; Joseph Conrad; Machado de Assis.

Mestrado em Geografia (Geografia Humana)

1999 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: Estilhaços da experiência urbana moderna. Dois bairros na metrópole de São Paulo: Tatuapé e Vila Aimoré,Ano de Obtenção: 2003
Amélia Luisa Damiani.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: geografia urbana; experiência social urbana; formação social brasileira; Metrópole de São Paulo; vida de bairro; exclusão social.

Graduação em Bacharelado em Geografia

1992 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: O espetáculo da paisagem. (Turismo e Indústria Cultural: notas críticas sobre algumas representações e práticas no jornalismo e marketing turísticos no contexto da reprodução social do capitalismo brasileiro contemporâneo)
Orientador: Amélia Luísa Damiani
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio Nacional de Marxismo Libertário - Universidade Federal de Goiás - Goiânia.Os Situacionistas e a Revolução Total. 2010. (Simpósio).

Palestrante na Mesa Redonda: "O trabalho como ato criador", UFES - Espírito Santo."Contradição e Crise da Sociedade Moderna segundo o Manifesto contra o Trabalho do Grupo Krisis". 2003. (Encontro).

Seminário do Seminário do "Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações", SOCIUS/ISEG/UTL, Lisboa, Portugal..Crise da cidade e fetiche do trabalho. 2001. (Seminário).

Professor de minicurso no XII Encontro Nacional de Geógrafos - "Os outros 500 na Formação do Território Brasileiro" - Florianópolis."A crise da sociedade do trabalho na perspectiva do Grupo Krisis?. 2000. (Encontro).

5 Simpósio de Iniciação Científica da USP.O espetáculo da paisagem - Turismo e representações sociais: entre o mito, a ideologia e a utopia.. 1997. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renato de Carvalho Ferreira

SEABRA, Odette de L.; DAMIANI, Amélia Luísa;DUARTE, Cláudio. R.. .Ensaio sobre a vida noturna em São Paulo: fragmentos de uma possível abordagem crítica do tempo livre e do uso do espaço da cidade.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anselmo Alfredo

HEIDEMANN, H. D.;ALFREDO, A.; PASTA JUNIOR, J. A.. Mau Tempo para a Poesia. Geografia, Sociedade e Literatura na Modernização Capitalista. Machado de Assis, Geógrafo (Qualificação). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Priscila Loyde Gomes Figueiredo

SANSEVERINO, A. M.; GONCALVES, A.; FRAGELLI, P.; OTSUKA, E.;FIGUEIREDO, PRISCILA. Nada em cima de invisível: Esaú e Jacó, de Machado de Assis. 2018.

Jorge Luís da Silva Grespan

GRESPAN,JORGE; Amélia Luisa Damiani. Estilhaços da experiência urbana moderna em dois bairros na metrópole de São Paulo: Tatuapé e Vila Aimoré. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Luis Alexandre Pedro de Freitas

FREITAS, L. A. P.; BARROZO, Marcos A. O uso de Modelo de Balanço Populacional no Estudo de Inoculação de Sementes de Soja em Leito de Jorro. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Edu Teruki Otsuka

OTSUKA, E. T.SANSEVERINO, A. M.; FRAGELLI, P. C.;GONCALVES, A.; FIGUEIREDO, P. L. G.. Nada em cima de invisível - Esaú e Jacob, de Machado de Assis. As aventuras do dinheiro na transição do Império à República. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Edu Teruki Otsuka

HEIDEMANN, H. D.;SANSEVERINO, A. M.ARAÚJO, H. J. V.; DAMIANI, A. L.;OTSUKA, E. T.. Literatura, geografia e modernização social: Espaço, alienação e morte na literatura moderna. 2011. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Edu Teruki Otsuka

OTSUKA, E. T.RABELLO, I. D.PEN, M.. Nada em cima de invisível. Esaú e Jacó: mito, política e alegoria. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

JOSE TEIXEIRA FREIRE

FREIRE, J. T.. ESTUDO EXPERIMENTAL E DE SIMULAÇÃO DA FLUIDODINÂMICA E RECOBRIMENTO EM LEITO DE JORRO. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Amélia Luisa Damiani

DAMIANI, Amelia Luisa; GRESPAN, Jorge; HEIDEMANN, Heinz Dieter. Estilhaços da experiência urbana moderna - dois bairros na metrópole de São Paulo: Tatuapé e Vila Aimoré. 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Amélia Luisa Damiani

SANSEVERINO, A. M. V.; ARAÚJO, Homero José Vizeu; OTSUKA, E. T.; HEIDEMANN, Heinz Dieter;DAMIANI, Amelia Luisa. Literatura, geografia e Modernização Social - espaço, alienação e morte na literatura moderna. 2011. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Amélia Luisa Damiani

DAMIANI, Amelia Luisa; OSEKI, Jorge Hajime; HEIDEMANN, Heinz Dieter. O espetáculo da paisagem - Turismo e indústria cultural: Notas Críticas sobre algumas representações e práticas no jornalismo e marketing turísticos no contexto da re - produção social do capitalismo Brasileiro contemporâneo. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.

Amélia Luisa Damiani

DAMIANI, Amelia Luisa; HEIDEMANN, Heinz Dieter; CARLOS, Ana Fani Alessandri. Estilhaços da experiência urbana moderna - dois bairros na metrópole de São Paulo: Tatuapé e Vila Aimoré. 2000. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Anderson Gonçalves da Silva

GONÇALVES, A.; OTSUKA, E. T.; SANSEVERINO, A.; FRAGELLI, P.; FIGUEIREDO, P. L.. Nada em cima de invisível - Esaú e Jacob, de Machado de Assis. As aventuras do dinheiro na transição do Império à República. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edu Teruki Otsuka

Nada em cima de invisível - Esaú e Jacob, de Machado de Assis; As aventuras do dinheiro na transição do Império à República; 2018; Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Edu Teruki Otsuka;

Amélia Luisa Damiani

Estilhaços da experiência urbana moderna - dois bairros na metrópole de Sâo Paulo: Tatuapé e Vila Aimoré; 2002; Dissertação (Mestrado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amelia Luisa Damiani;

Amélia Luisa Damiani

O Espetaculo da paisagem - turismo e indústria cultural: notas críticas sobre algumas representações e práticas no jornalismo e marketing turístico no contexto da re-produção social do capitalismo brasileiro contemporâneo; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Amelia Luisa Damiani;

Heinz Dieter Heidemann

Geografia, literatura e sociedade na modernização capitalista; 2011; Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Heinz Dieter Heidemann;

Eli Maria Pazzianotto Forti

Estudo do tempo, do número de internações e das patologias associadas de pacientes idosos internados com quadro de pneumonia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Eli Maria Pazzianotto Forti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DUARTE, Cláudio. R. ; Almeida, Jeferson de . Integração como desintegração: a dialética negativa de Adorno como lógica do colapso do sistema. DISSONÂNCIA: Revista de Teoria Crítica , v. 3, p. 1-34, 2020.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Constituição e destituição pelo trabalho. Observações sobre o tempo e a liberdade à margem da obra de Moishe Postone. SINAL DE MENOS , v. 13, p. 77-93, 2019.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Ex-homens na fronteira literária latino-americana. Tradução e análise de 'Las Moscas', de Horacio Quiroga. SINAL DE MENOS , v. 13, p. 201-231, 2019.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Cruz e Sousa: a contraluz do Iluminismo. Poesia, abstração e história de um malogro nacional. SINAL DE MENOS , v. 12/2, p. 195-223, 2018.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Periferia/Paralisia. A figuração do inferno colonial no primeiro Joyce. SINAL DE MENOS , v. 12/1, p. 141-157, 2016.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Estado de peste / Estado de sítio. Para reler 'A peste', de Camus. SINAL DE MENOS , v. 11/1, p. 202-224, 2015.

  • DUARTE, Cláudio. R. . A potência do abstrato. Resenha com questões para o livro de Moishe Postone. SINAL DE MENOS , v. 11/2, p. 70-122, 2015.

  • DUARTE, Cláudio. R. . The Turn of the Screw, de James. O duplo como fantasmagoria social. SINAL DE MENOS , v. 10, p. 275-289, 2014.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Nos 50 anos de 'One-Dimensional Man'. Marcuse e o espectro da recusa intempestiva. SINAL DE MENOS , v. 10, p. 120-129, 2014.

  • ALVARENGA, R. F. ; DUARTE, Cláudio. R. . ''Entre ruína e desespero: negação e constituição do sujeito em Robert Kurz e Slavoj Zizek''. Sinal de Menos , v. 9, p. 24-59, 2013.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Lukács - A Ontologia da miséria / A miséria da Ontologia. Sinal de Menos , v. 9, p. 155-186, 2013.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Extratos de Pollock - ou, pintura e trabalho abstrato. Sinal de Menos , v. 9, p. 261-287, 2013.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Rodrigo Naves e as dificuldades da formação. Sinal de Menos , v. 9, p. 298-318, 2013.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Os devotos do Santo Anônimo - Sobre 'as visitas que hoje estamos'. Sinal de Menos , v. 9, p. 342-350, 2013.

  • ALVARENGA, R. F. ; CUNHA, D. ; DUARTE, Cláudio. R. ; NASCIMENTO, J. ; DRAGO, F. ; CASTRO, R. C. P. . ''Os sentidos da revolta'' (entrevista a Roger Behrens). Sinal de Menos , v. Especial, p. 7-14, 2013.

  • DUARTE, Cláudio. R. . A mobilidade do inferno proletário. A vida nos trens da hiperperiferia de São Paulo. SINAL DE MENOS , v. especial, p. 112-122, 2013.

  • DUARTE, Cláudio. R. . O Gigante que acordou - ou o que resta da Ditadura? Protofascismo, a doença senil do conservadorismo. SINAL DE MENOS , v. Especial, p. 34-54, 2013.

  • DUARTE, Cláudio. R. . O capitalismo como estado de exceção permanente. Sinal de Menos , v. 8, p. 51-71, 2012.

  • DUARTE, Cláudio. R. . O spleen da cidade sitiada - Esquema de ?Tableaux Parisiens?, ?Révolte? e ?La Mort?. Sinal de Menos , v. 7, p. 128-142, 2011.

  • DUARTE, Cláudio. R. . O Brasil n'O espelho de Machado de Assis - Fisionomia da dominação social e territorial brasileira. Sinal de Menos , v. 4, p. 26-49, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Uma poética do desterro - Drummond e a formação suspensa em \Fazendeiro do Ar\. Sinal de Menos , v. 4, p. 95-135, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Iaiá Garcia: poder, sujeito e território na viravolta machadiana. Machado de Assis em Linha , v. 5, p. 60-75, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Futebol, capital, sadomasoquismo - O espetáculo como pseudo-jogo e montagem perversa. Sinal de Menos , v. 5, p. 100-111, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. ; RAPHAEL F. ALVARENGA . Pacto com as trevas: uma leitura materialista de Heart of Darkness. Sinal de Menos , v. 2, p. 112-153, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. . A loucura com método - O Delírio e o Humanitismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. Sinal de Menos , v. 5, p. 154-187, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Aproximações d'O Castelo de Kafka. Sinal de Menos , v. 6, p. 5-16, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. . Espaço social e sobrevivência do capitalismo: a teoria da reprodução social de Henri Lefebvre. Sinal de Menos , v. 5, p. 72-99, 2010.

  • DUARTE, Cláudio. R. . 'Mau tempo para a poesia' - Espaço, alienação e morte na literatura moderna\. Sinal de Menos , v. 1, p. 93-119, 2009.

  • DUARTE, Cláudio. R. . O Abismo do Negativo - Baudelaire e a forma fúnebre da beleza moderna. Sinal de Menos , v. 2, p. 106-150, 2009.

  • DUARTE, Cláudio. R. . A superação do trabalho em Marx ? Em busca do tempo não-perdido. Sinal de Menos , v. 3, p. 26-67, 2009.

  • DUARTE, Cláudio. R. ; RAPHAEL F. ALVARENGA . Beckett - Cada vez menos sim. Sinal de Menos , v. 1, p. 159-160, 2009.

  • DUARTE, Cláudio. R. . A recusa intempestiva - Relendo Marcuse. Revista Critério , v. 9, p. 1-30, 2008.

  • DUARTE, Cláudio. R. . As diabruras da forma. Algumas questões em torno de formas sociais: lógica, política, espaço e os termos de reprodução da mercadoria. GEOUSP (USP) , v. v.2, p. 9-17, 1998.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DUARTE, Cláudio. R. . Professor-palestrante no "Curso Claretiano" para Formação de Professores para o Concurso Público de Geografia do Ensino Estadual. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).