Maria Teresa Nastri de Carvalho

É doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado sanduíche em Linguística na Universidade do Porto (UP- Portugal, bolsa pela CAPES), mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também concluiu graduação como licenciada e bacharel em Língua e Literatura Portuguesa. É pesquisadora cadastrada no CNPq como membro fundador do grupo de pesquisa em Dialetologia e Geolinguística da FFLCH/USP. Atuou na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Produção de texto na Faculdade Anhanguera Taboão da Serra por 14 anos. Participa com frequência de seminários, colóquios, encontros e congressos com apresentação de trabalhos. Faz parte da comissão organizadora do Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e Internacional de Lusofonia, desde 1996. Tem estado presente como banca na defesa de mestrado e de doutorado de algumas universidades. Apresenta experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de leitura e de produção de texto, ensino de texto narrativo, narração/ relato, análise de discurso, linguística. Foi banca de concurso da Universidade Estadual de Montes Claros, MG em 2014 e 2015. Desde 1995 corrige vestibulares e outras provas e concursos e desde 2001 atua como corretora externa de redação de várias escolas. Atualmente, realiza esse trabalho para o Colégio Pentágono e para o Colégio Stockler.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2007 - 2008

Universidade do Porto
Título: Analisando o discurso de revistas de atualidades do Brasil e de Portugal, do ano de 1968
Orientador: Irenilde Pereira dos Santos
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Doutorado em Lingüística

2004 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O Cruzeiro e Flama: uma abordagem da Análise do Discurso
Orientador: em Faculdade de Letras - Universidade do Porto ( Olívia Maria Fereira Gonçalves Figueiredo)
com Irenilde Pereira dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise de Discurso; Mídia Impressa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Língua Portuguesa

1994 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Revisitando a Produção de Textos Narrativos,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Neusa Maria de Oliveira Barbosa bastos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: produção de texto; Narrativa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Língua e Literatura Portuguesa

1984 - 1990

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Capacitação para avaliadores do Enem. (Carga horária: 90h). , Fundação Vunesp, VUNESP, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação para avaliadores do Enem. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Qualificação e Seleção de Avaliadores do. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE, Brasil.

1998 - 1998

certificates in communicative skills in English. , University of Cambridge, CAM, Inglaterra.

1996 - 1997

História da Língua Portuguesa. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Correção de redação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASAGRANDE, Nancy dos Santos ; CARVALHO, M. T. N. ; BASTOS, N. M. O. B. . 17° Congresso Nacional de Língua Portuguesa e 8º Congresso Internacional de Lusofonia. 2018. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. ; GALINARI, M. M. . Simpósio: O discurso de ódio na mira dos estudos da linguagem: abordagens variadas e estudos de caso. 2018. (Outro).

CARVALHO, M. T. N. . 16° congresso brasileiro de Língua Portuguesa e 7º Congresso de Lusofonia. 2016. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . Grupo de discussão: Dialetologia e Geolinguística. 2014. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . Grupo de discussão: Análise do Discurso. 2014. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 15 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 6 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2014. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . Seminário Geolinguística e Estudos lexicais: realizações, tendências e perspectivas. 2013. (Outro).

CARVALHO, M. T. N. . Geolinguísta e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas. 2013. (Outro).

CASAGRANDE, Nancy dos Santos ; FIORELLI, J. M. ; CARVALHO, M. T. N. ; Marilena Zanon ; BASTOS, N. M. O. B. ; LEITE, P. S. . 14 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 5 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2012. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 13 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4 Congresso Interncaional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2010. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 12 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3 Congresso internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2008. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2008. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 11º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2º congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2006. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 10º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 1º Congresso Internacioanal de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2004. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 9º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 2002. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 8º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 2000. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 7º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 1998. (Congresso).

CARVALHO, M. T. N. . 6º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17° Congresso Nacional de Língua Portuguesa e *° Congresso internacional de Lusofonia. Ritos e rituais: alguns enfoques da religião e sua representação na escola. 2018. (Congresso).

XV Semana de Letras e II Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Pretosier.Ritos e rituais: alguns enfoques da religião. 2018. (Outra).

7° Seminário Internacional de Linguística - 7° SIL.A importância da leitura crítica da imprensa na construção de um ser pensante reflexivo. 2017. (Simpósio).

16° Congresso brasileiro Língua Portuguesa e 7° congresso internacional de Lusousofonia do IP-PUC/SP. A Religião e sua representação na escola: o sagrado, o preconceito e a intolerância. 2016. (Congresso).

Reflexões em tempos difíceis - Márcia Tiburi. 2016. (Outra).

6 Seminário Internacional de Lingu[istica (SIL). O Sagrado e outros sagrados: como abordar a religião e sua representação na escola. 2015. (Congresso).

Seminário "O Centenário da Revista Feminina (1915-1936)". 2015. (Seminário).

Treinamento de corretores do SARESP.3 Treinamento de Corretores - Correção On-Line. 2015. (Outra).

15 Congresso brasileiro de Língua Portuguesa e 6 Congresso internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Resgate, cultura, regionalismo e identidade|: caminhos para uma abordagem em sala de aula. 2014. (Congresso).

I Encontro de Pedagogia: as faces da Educação.A Formação Docente Interdisciplinar: perspectivas linguísticas e literárias. 2013. (Encontro).

I encontro de Pesquisa Michel Foucault entre pesquisadores em educação (FEUS) e o grupo de Pesquisa Michel Foucalu (PUC/SP)P. 2013. (Encontro).

Seminário Geolinguística e Estudos Lexicias: realizações, tendências e perspectivas.Geolinguísta e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivvas. 2013. (Seminário).

14 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 5 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A Reconstrução de um momento histórico: o fim de uma era, pelo olhar de uma revista de atualidade. 2012. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 5 Congresso Interncaional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A contribuição das letras de música no enisno de Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

60 Seminário do GEL.O esmalte como elemento da construção do ethos da mulher moderna. 2012. (Seminário).

Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Linguagens e sa saberes. A Formação docente interdisciplinar: perspectivas linguísticas e literárias. 2012. (Congresso).

Formação continuada para avaliadores das redações do ENEM.Formação Continuada para avaliadores das redações do ENEM. 2012. (Outra).

II Congresso Internacional de Linguística Histórica. A traição e o sexo como um recorte para uma análise do discurso, a partir da pesquisa geolinguística. 2012. (Congresso).

Língua, sociedade e cognição. 2012. (Outra).

Palestra: A convergência da Geolinguística, da Sociolinguística e da Cognição social no estudo das formas de tratamento,. 2012. (Encontro).

Palestra ao Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Geolinguística da USP. 2012. (Encontro).

XII Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto.A formação docente interdisciplinar: perspectivas linguisticas e literárias. 2012. (Outra).

XII Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Pretyo.O papel da música brasileira no ensino de Língua Portuguesa. 2012. (Outra).

59 Seminário do GEL.A Revolução dos Cravos sob a ótica da revsita portuguesa Flama. 2011. (Seminário).

Aula-espetáculo de Ariano Suassuna. 2011. (Outra).

Contribuições da Análise do Discurso e da Historiografia da linguística à Geolinguística. 2011. (Outra).

Entre a Sociolinguística e a Geolinguística: convergências e divergências. 2011. (Outra).

IV SIL- Seminário Internacional de Linguística da Cruzeiro do Sul.Discurso do Preconceito e da Intolerância: abordagens teórico-práticas. 2011. (Seminário).

IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED. As questões sociais e políticas lidas em portugal de 1968. 2011. (Congresso).

Palestra ao grupo de pesquisa em Dialetologia e Geolinguística da USP. 2011. (Encontro).

Palestra com o Prêmio Nobel de Literatura de 2006- Oran Pamuk. 2011. (Encontro).

13 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 4 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Análise da seção de humor de dois números da revsita portuguesa Flama, de 1968. 2010. (Congresso).

58 Seminário do GEL.Portugal, setembro de 1968, a partir da ótica de três revistas de variedades. 2010. (Seminário).

I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. A formação de palavras como fonte de análise, a partir de resultados colhidas em entrevistas para mapas geolinguísticos. 2010. (Congresso).

Palestra "Atlântico Negro na Rota dos Orixás", Programa de Estudos em Língua Portuguesa da PUC/SP. 2010. (Encontro).

57 Seminário do GEL.A efervescência do ano de 1968, sob o viés das revistas da época: Flama e O Cruzeiro. 2009. (Seminário).

III Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul.As várias vozes na imprensa, num momento de mudez. 2009. (Seminário).

12 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. a Primavera de Praga à luz da revita portuguesa Flama e da brasileira o Cruzeiro. 2008. (Congresso).

ALFAL. Olhar os anos 60 pelas lentes de algumas revistas da época. 2008. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa em análise do Discurso.A imprensa que vende, como veículo de informação dos acontecimentos políticos do conturbado ano de 1968. 2008. (Seminário).

III Simpósio internacional sobre Análise do Discurso.1968 sob a ótica das revistas Flama, de Portugal, e O Cruzeiro, do Brasil. 2008. (Simpósio).

Jornada: "o novo acordo ortográfico". 2008. (Outra).

Jornada de Letras.As lentes da imprensa brasileira e portuguesa: a imagem do emblemático ano de 1968. 2008. (Outra).

55 Seminário do GEL- Grupo de Estudos Lingüísticos.Estudo de algumas reportagens em revistas de atualidades, em circulação no Brasil e em Portugal, na década de sessenta. 2007. (Seminário).

Encontro Comemorativo dos 75 anos do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. 2007. (Encontro).

I Conferência PNL- A Leitura em Portugal: desenvolvimento e avaliação. 2007. (Outra).

II Encontro Internacional de Interaccionismo Sociodiscursivo- Linguagem e desenvolvimento: Perspectivas r Praxiológicas. 2007. (Encontro).

Seminário de Estudos Pós-Graduados em Antropologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. 2007. (Seminário).

VI Colóquio Anual da Lusofonia. 2007. (Outra).

X Enapol- Os Clássicos da Lingüística e a Pesquisa Lingüística Atual. 2007. (Encontro).

11 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2 Congresso Interncaional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Leitura e Produção: a mídia em sala de aula. 2006. (Congresso).

11 Congresso Nacional e 2 Internacional de Língua Portuguesa do IP- PUC/SP. Leitura e Produção Textual: A Mídia na sala de aula. 2006. (Congresso).

11 Congresso Nacional e 2 Internacional de Língua Portuguesa do IP- PUC/SP. A Moda feminina na Europa dos anos 60: Questão de costume ou ideologia?. 2006. (Congresso).

I Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo: Questões Epistemológicas e Metodológicas. 2006. (Encontro).

I Jornada de Letras: Língua e Literatura em Perspectivas.A Mídia nas aulas de Língua Portuguesa- Leitura e Produção de Textos. 2006. (Outra).

IX Semana de Letras - As Letras e seu ensino.Interpretação de texto de algumas revsitas dos anos 60 à luz da análise do discurso e da sociolingüística interacional. 2006. (Outra).

IX Semana de Letras- As Letras e seu ensino.Interpretação de texto de algumas revistas dos anos 60 à luz da análise do discurso e da sociolingüística Interacional. 2006. (Outra).

IX Semana de Letras- As Letras e seu ensino da Universidade Federal de Ouro Preto.Interpretação de texto de algumas revistas dos anos 60 à luz da análise do discurso e da sociolingüística Interacional. 2006. (Outra).

Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Percursos de Análise do Discurso no Brasil.Moda Feminina na Europa dos anos 60 - dicotomia Modernidade/Tradição: Uma Questão Ideológica?. 2006. (Seminário).

IV MiniEnapol de Semiótica e I Seminário de Semiótica. 2005. (Seminário).

VIII Enapol- Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade de São Paulo. 2005. (Encontro).

XVII Seminário do CELLIP- Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Ideologia e Dialogismo em Peça Publicitária. 2005. (Seminário).

10 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 1 Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. Projetos: Tecendo Novas Relações na Escola. 2004. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Gêneros: caminhos para o ensino da leitura, interpretação e produção de texto. 2004. (Congresso).

10 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Produção de texto e imaginário: um possível caminho para uma análise do texto do aluno. 2004. (Congresso).

Encontro dos aluinos de pós-graduação em Lingüística. 2004. (Encontro).

9 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. Oficina de Redação. 2002. (Congresso).

9 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Projeto na escola: leitura, produção textual e interdisciplinaridade. 2002. (Congresso).

Simpósio Interinstitucional. 2002. (Simpósio).

Oficina de Leitura e Produção de Textos.Oficina de leitura e produção de texto. 2001. (Oficina).

8 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP. Oficina de Redação. 2000. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Oficina de Produção de texto. 2000. (Congresso).

Ciclo de Conferências - Clássicos na sala de aula- Literatura de sempre, do ENEM e do vestibular. 2000. (Outra).

curso de aperfeiçoamento- Fundamentos Teóricos do ENEM. 2000. (Outra).

Curso de produção, leitura e produção de texto irônico. 2000. (Outra).

XXII Congrès International de Linguistique et de Philologie romanes. Um estudo sobre o ensino de textos narrativos. 1998. (Congresso).

III Encontro de Estudos Lingüísticos de Assis.Mini-curso Produção de Texto: leitura e escrita. 1997. (Encontro).

Semana Cultural de Letras.Do estímulo da leitura à produção narrativa escrita. 1997. (Outra).

Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de língua Portuguesa da PUC/SP.Um estudo sobre a produção de textos narrativos de alunos da 2ª série do 2 grau. 1997. (Seminário).

Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Em busca de um ensino eficiente de textos narrativos. 1997. (Seminário).

6 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Os desafios do ensino da leitura e da escrita na escola de 1 e 2 graus.. 1996. (Congresso).

6 Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Entre a narrativa e o relato: uma difícil alternativa. 1996. (Congresso).

Conferência do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.Mon Saussure. 1996. (Outra).

Conferência do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP. 1996. (Outra).

Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Narrar ou relatar? Até onde um, até onde outro?. 1996. (Seminário).

XI Congreso International de la Asociación de lingüística Y Filología de La américa Latina. Narração ou relato? Quando um, quando outro?. 1996. (Congresso).

10 Congresso de Leitura do Brasil. Processamento cognitivo e resumos produzidos por alunos. 1995. (Congresso).

Atividades do departamento de Arte e do curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Literatura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Re-vivendo Camões. 1995. (Outra).

Conferência do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.Perspectivas da lingüística Textual hoje. 1995. (Outra).

Conferência do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.O Sujeito no discurso. 1995. (Outra).

curso de Poesia brasileira.Movimentos/ Estilos na Poesia Brasileira. 1995. (Outra).

Palestra do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.O Escritor e a Língua: A Criação da Narrativa. 1995. (Oficina).

Palestra do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP.O Escritor e a Língua: Poesia e Criação Poética. 1995. (Outra).

XLIII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Processamento cognitivo em resumos elaborados por alunos da 8ª série.. 1995. (Seminário).

Conferência no Programa de Estudos Pós-Graduados em língua Portuguesa da PUC/SP.Línguas em Contato - Histórias e Perspectivas de um conceito Lingüístico. 1994. (Outra).

Curso de Literatura e História.Literatura e História nas décadas de 60 e 70.. 1994. (Outra).

Palestra do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.Ethos et Discours Cartésien. 1994. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Mendes Correa da Costa

MUNIZ, K. S.; GONCALVES, C. R.;CARVALHO, M. T. N.. Crenças e atitudes linguísticas de professores de Língua Portuguesa sobre o ensino da oralidade em sala de aula. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lirane Rossi Martinez

CARVALHO, H.; LEITE, P. S.;CARVALHO, M. T. N.. Storytelling: a construção do ethos institucional na propaganda dos 150 anos da Caixa Econômica Federal. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Jorge Luiz Freneda

CARVALHO, M. T. N.; SPARANO, M. E.; CARVALHO, H.. A verbo-visualidade nos exames nacionais de Letras: Que uso é esse?. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Mariane Maciel Pires e Sousa

GEBARA, A. E. L.;CARVALHO, M. T. N.; LEITE, P. S.. Espelho, espelho meu! a construção do ethos das personagens femininas do conto Branca de neve ontem e hoje. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Jeter Gomes Gonçalves Santana

CASAGRANDE, Nancy dos Santos;CARVALHO, M. T. N.; BASTOS, N. M. O. B.. A Formação do professor no curso de Pedagogia em Leitura e Produção de textos. 2017. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: josé Adson Vasconcelos

GEBARA, A. E. L.;CARVALHO, M. T. N.; LEITE, P. S.. Era uma vez: princesas e fadas madrinhas no discurso publicitário do Grupo Boticário. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Rosi Aparecida Corrêa Silva

GEBARA, A. E. L.; LEITE, P. S.;CARVALHO, M. T. N.. Cenografia, Ethos, Humor: uma análise de Esopo, La fontaine e Millôr Fernandes. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Rosi Aparecida Corrêa Silva

CARVALHO, M. T. N.; LEITE, P. S.; GEBARA, A. E. L.. Cenografia, Ethos e humor: uma análise de Esopo, La Fontaine e Millôr Fernandes. 2014.

Aluno: Maria Júlia Santos Duarte

Cabral, Ana Lúcia Tinoco; SANTOS, I. P.;CARVALHO, M. T. N.. A Polifonia no livro didático de Língua Portuguesa para o ensino médio: um estudo. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Maurício Rodolfo Ciampaglia

CARVALHO, M. T. N.. Acesso à justiça e às novas formas de ingresso ao ensino superior. 2011. Dissertação (Mestrado em Função Social do Direito) - Faculdade Autônoma de Direito.

Aluno: Magali Aparecida Beneton Pieroni

CARVALHO, M. T. N.; BASTOS, N. M. O. B.; PINTO, E. G.. Ensino de Língua do Portuguesa: A Gramática no Ensino Fundamental e Médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portugues) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Raisimar Arruda da Silva

CARVALHO, M. T. N.; BASTOS, N. M. O. B.; CASAGRANDE, Nancy dos Santos. Questões ortográficas: Rafael Bluteau e o Novo Acordo num percurso historiográfico. 2010. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rosana Andrade Rodrigues Thimótheo

CARVALHO, M. T. N.; Cabral, Ana Lúcia Tinoco; SANTOS, I. P.. A subjetividade no Discurso do Professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Maria Júlia Santos Duarte

CARVALHO, M. T. N.; Cabral, Ana Lúcia Tinoco; SANTOS, I. P.. A Abordagem da polifonia no livro didático de Língua Portuguesa para o ensino médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Roberto Clememente dos Santos

CARVALHO, M. T. N.; BASTOS, N. M. O. B.; Faccina Rosemeire Leão da Silva. A construção do Ethos do sujeito enunciador no discurso político. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Rosemeire Stoiam de Brito Valle

BASTOS, N. M. O. B.;CARVALHO, M. T. N.; Marilena Zanon. Um estudo sobre a língua e ensino do português, partindo da intolerância linguística do século XVIII. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roberto Clemente dos Santos

Guimarães Elisa; BASTOS, N. M. O. B.;CARVALHO, M. T. N.; BRITO, R. H. P.; VASCONCELOS, M. L. M.. A Constituição do Sentido nos discursos de Getúlio Vargas numa perspectiva retórica. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Selam Sueli Santos Guimarães

CRISTIANINI, A. C.;CARVALHO, M. T. N.; COELHO, O. F.; FERNANDES, C. A.. Aspectos sociais, históricos e culturais como validação das escolhas lexicais: um estudo sobre atlas linguísticos. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Semiótica e Lingüística Geral) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Silva Noronha

CARVALHO, M. T. N.; PORTO, M. R. S.; TEIXEIRA, M. C. S.; BADIA, D. D.; CHAVES, I. E. M. B.. Animês e Mangás: o mito vivo e vivido no imaginário infantil. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Cesar Cavalcante

CARVALHO, M. T. N.; Ferreira Luiz Antônio; SAYEG-SIQUEIRA João Hilton; CASAGRANDE, Nancy dos Santos; CAMARGO, Yêda de Moraes. Esperança e Medo: o Movimento das Paixões no Discurso Político. 2009. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roberto Clemente dos Santos

Guimarães Elisa;CARVALHO, M. T. N.; BASTOS, N. M. O. B.. A Constituição do sentido nos discursos de Getúlio Vargas numa perspectiva retórica. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marcelo Cesar Cavalcante

CARVALHO, M. T. N.; Ferreira Luiz Antônio; SAYEG-SIQUEIRA João Hilton. A paixão do medo como estratégia de sedução do disscurso político. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jorge Luiz Freneda

SPARANO, M. E.; CARVALHO, H.;CARVALHO, M. T. N.. A verbo-visualidade nos Exames Nacionais de Letras: que uso é esse?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Lirane Rossi Martinez

CARVALHO, H.;CARVALHO, M. T. N.; LEITE, P. S.. STRYTELLING: a construção do Ethos Institucional na propaganda de 150 anos da Caixa Econômica Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: josé Adson Vasconcelos

GEBARA, A. E. L.;CARVALHO, M. T. N.; LEITE, P. S.. Era uma vez: princesas e fadas madrinhas no discurso publicitário do Grupo Boticário. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Mariane Pires Maciel e Sousa

GEBARA, A. E. L.;CARVALHO, M. T. N.; LEITE, P. S.. Espelho, eseplho meu! a construção do ethos das personagens femininas do conto Branca de neve ontem e hoje. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Jeter Gomes Gonçalves Santana

CARVALHO, M. T. N.; BASTOS, N. M. O. B.; CASAGRANDE, Nancy dos Santos. A formação do professor no curso de Pedagogia em Leitura e Produção de Textos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

BASTOS, N. M. O. B.;CARVALHO, M. T. N.; CASAGRANDE, Nancy dos Santos. A Ortografia da Língua Portuguesa em Rafael Bluteau. 2009. Potifícia Universidade Católica.

CARVALHO, M. T. N.. Banca julgadora do concurso de poesia do Encontro de Letras. 2004. Faculdade Taboão da Serra.

GONCALVES, C. R.;CARVALHO, M. T. N.; NICOLAU, E. M. D.. Concurso Público para Provimentos de Cargos para Professor de Ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros. 2015.

GONCALVES, C. R.;CARVALHO, M. T. N.; NICOLAU, E. M. D.; MORAES, C. R. A.. membro da banca examinadora do Concurso Público para Provimento do Cargo de Magistério superior. Línguística / Língua Portuguesa. 2014. Universidade Estadual de Montes Claros.

CARVALHO, M. T. N.. Correção On-Line das Provas de Redação do SARESP. 2015.

CARVALHO, M. T. N.; BASTOS, N. M. O. B.; Guimarães Elisa. Ensino de Língua Portuguesa: A Gramática no Ensino Fundamental e Médio. 2009. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

BASTOS, N. M. O. B.;CARVALHO, M. T. N.; Faccina Rosemeire Leão da Silva. A construção do Ethos do sujeito enunciador no discurso político. 2009. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

CARVALHO, M. T. N.; Marilena Zanon; BASTOS, N. M. O. B.. Intolerância Lingüísitica no Século XVIII. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Irenilde Pereira dos Santos

SANTOS, Irenilde Pereira dos; FERNANDES, Cleudemar Alves; MARQUESI, Sueli Cristina; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; CASAGRANDE, Nancy dos Santos. Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O cruzeiro e Flama: uma abordagem da análise do discurso. 2008. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Irenilde Pereira dos Santos

SANTOS, Irenilde Pereira dos; BASTOS, Neusa Maria Oliveira Barbosa; FERREIRA, Luiz Antônio. Estudo dos aspectos sócio-culturais em revistas de atualidades brasileiras e portuguesas na década de sessenta. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos

BASTOS, N. M. O. B.; CASAGRANDE, Nancy dos Santos; MARQUESI, Sueli Cristina; SANTOS, I. P.; FERNANDES, C. A.. Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O Cruzeiro e Flama: uma abordagem da análise do discurso. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

Sueli Cristina Marquesi

MARQUESI, S. C.; RANGEL, M. B. N.. Revisitando a Produção de Textos Narrativos. 1998. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sueli Cristina Marquesi

SANTOS, Irenilde Pereira dos; FERNANDES, C. A.;MARQUESI, S. C.; BASTOS, Neusa Maria de Oliveira Barbosa; CASAGRANDE, N. DOS S.. Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O Cruzeiro e Flama: uma abordagem da análise do discurso. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Nancy dos Santos Casagrande

CASAGRANDE, N. S.; BASTOS, N. M. O. B.; FERNANDES, Cleudemar Alves; SANTOS, Irenilde Pereira dos; MARQUESI, S. C.. Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O Cruzeiro e Flama: uma abordagem da Análise do Discurso. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Irenilde Pereira dos Santos

Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O cruzeiro e Flama: uma abordagem da análise do discurso; 2008; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Irenilde Pereira dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO, M. T. N. . Ideologia e Dialogismo em peça Publicitária. Revista Factus (Impresso) , Taboão da Serra, v. único, p. 75-82, 2005.

  • CARVALHO, M. T. N. . Narração ou relato? Quando uma? Quando outro?. Anais do 6 Congresso Nacional de Língua Portuguesa do IP/PUC-SP, São Paulo, v. único, p. 55-55, 1996.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, M. T. N. . Curso de capacitação a distância para avaliação de redações do ENEM. 2017.

CARVALHO, M. T. N. . A importância da leitura crítica da imprensa na construção de um ser pensante reflexivo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GONCALVES, C. R. ; CARVALHO, M. T. N. ; SILVA, W. L. C. . A religião e sua representação na escola: o sagrado, o preconceito e a intolerância. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GONCALVES, C. R. ; CARVALHO, M. T. N. ; SILVA, W. L. C. . Resgate, cultura, regionalismo e identidade: caminhos para uma abordagem em sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GONCALVES, C. R. ; CARVALHO, M. T. N. ; SILVA, W. L. C. . A contribuição das letras de música no ensino de Língua Portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GONCALVES, C. R. ; CARVALHO, M. T. N. . O papel da música brasileira no enisno de língua portuguesa. 2012. .

CARVALHO, M. T. N. ; NOGUEIRA, S. H. ; ZANELLA, M. S. ; GUIMARAES, M. J. E. ; MARQUES NETO, P. . A Formação docente interdisciplinar: perspectivas linguísticas e literárias. 2012. (Relatório de pesquisa).

CARVALHO, M. T. N. ; GONCALVES, C. R. ; SILVA, W. L. C. . Discurso do preconceito e da Intolerância: abordagens teórico-práticas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, M. T. N. ; GONCALVES, C. R. ; SILVA, W. L. C. . A Linguagem do Preconceito e da Intolerância no texto verbal e no não-verbal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, M. T. N. ; LOURENCO, M. E. M. ; GONCALVES, C. R. . Leitura e Produção Textual: A Mídia na sala de aula. 2006. .

CARVALHO, M. T. N. ; FIORELLI, J. M. ; LOURENCO, M. E. M. . Projeto: Tecendo Novas Relações na escola. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, M. T. N. ; FIORELLI, J. M. ; LOURENCO, M. E. M. . Oficina de Redação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, M. T. N. ; FIORELLI, J. M. ; LOURENCO, M. E. M. . Oficina de Redação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARVALHO, M. T. N. . Oficinas de Português para alunos concluintes do curso de Pedagogia. 1999. (Oficians de Português).

CARVALHO, M. T. N. . PEC - Programa de Educação continuada. 1997. (Programa de Educação Continuada).

CARVALHO, M. T. N. . Gramática para a Educação Popular, do IP. 1996. (Programa PET - Letras).

CARVALHO, M. T. N. . A fuga do puto. 1999 (texto).

CARVALHO, M. T. N. . ENEM. 2006 (correção de redação) .

CARVALHO, M. T. N. . ENEM. 2005 (Correção de redação) .

CARVALHO, M. T. N. . ENEM. 2004 (Correção de redação) .

CARVALHO, M. T. N. . ENEM. 2003 (Correção de redação) .

CARVALHO, M. T. N. . ENEM. 2002 (Correção de redação) .

CARVALHO, M. T. N. . vestibular PUC/SP. 2002 (correção de redação de vestibular) .

CARVALHO, M. T. N. . ENEM. 2001 (ENEM) .

CARVALHO, M. T. N. . vestibular PUC/SP. 2001 (correção de redação de vestibular) .

CARVALHO, M. T. N. . ENEM. 2000 (Correção de redação) .

CARVALHO, M. T. N. . vestibular PUC/SP. 2000 (correção de redação de vestibular) .

CARVALHO, M. T. N. . vestibular PUC/SP. 1999 (correção de redação de vestibuar) .

CARVALHO, M. T. N. . Oficinas de Português. 1999 (Desenvolvimento de oficinas de Português) .

CARVALHO, M. T. N. . PUC/SP. 1998 (correção de redação de vestibular) .

CARVALHO, M. T. N. . Vestibular PUC/SP. 1995 (correção de redação de vestibular) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    A Formação Docente interdisciplinar: Perspectivas Linguísticas e Literárias, Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objeto a prática interdisciplinar na formação docente, alicerçada pelas teorias da interdisciplinaridade e da linguagem. Pauta-se por uma abordagem não restrita ao conhecimento formal a que o sujeito está submetido ao longo dos cursos de licenciatura, mas a uma visão ampliada, por meio da linguagem, a fim de possibilitar a formação mais integral desse futuro docente. Busca-se aprimorar no sujeito formador aspectos linguísticos, artísticos e pedagógicos, que fundamentem e fortaleçam sua ação docente. Dentre os objetivos, destaca-se o desenvolvimento de estudos interdisciplinares que promovam e compartilhem saberes nas áreas da linguagem, da literatura e da formação docente. Tem-se trabalhado com pesquisas bibliográficas e de campo, utilizando diferentes estratégias metodológicas. O produto final será expresso em artigos acadêmico-científicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Teresa Nastri de Carvalho - Coordenador / Sílvia Helena Nogueira - Integrante / Maria José Eras Guimarães - Integrante / Maura Spada Zanella - Integrante / Pedro Marques Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Colégio Ser. , Avenida Vida Nova, Jardim Maria Rosa, 06764045 - Taboão da Serra, SP - Brasil, Telefone: (011) 47888777

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2017

Universidade Anhanguera de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular

2011 - 2011

Faculdade Autõnoma de Direito

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

2002 - 2003

Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo

Vínculo: institucional, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 8

Atividades

  • 11/2002 - 09/2003

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Tutora do projeto PEC-FAFE-USP.

1997 - 1997

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: capacitadora docente do projeto de Educação C, Carga horária: 12

Atividades

  • 04/1997 - 12/1997

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, capacitadora docente do projeto PEC.

1999 - 2000

Colégio Bandeirantes

Vínculo: institucional, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 15

Atividades

  • 01/1999 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

2004 - 2017

Faculdade Taboão da Serra

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 6

Outras informações:
A Faculdade Taboão da Serra foi comprada pela Anhanguera Educacional em 2008.

Atividades

  • 02/2004

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura, interpretação e produção de texto

2008 - 2016

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 14

1998 - 2001

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: institucional, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 15

Atividades

  • 01/1998 - 06/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

2001 - 2005

Sociedade Hebraico Brasileira Renascença

Vínculo: institucional, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 10

Atividades

  • 02/2001 - 07/2005

    Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português

2006 - 2009

Simão e Gabriades Vestibulares Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: corretora de redação

Outras informações:
O número de horas trabalhadas na semana é variável

1998 - 1999

Externato Madre Alix

Vínculo: institucional, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/1998 - 01/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

1991 - 1991

Colégio Horizontes

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

1989 - 1996

Colégio Pedroso e Oliveira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

2001 - 2002

COLEGIO ROUSSEAU

Vínculo: institucional, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 6

Atividades

  • 02/2002 - 06/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Português

1990 - 1990

Colégio Marcel Proust

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

1989 - 1989

Colégio Mário de Andrade

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 15

1989 - 1989

Escola Estadual Manuel Ciridião Buarque

Vínculo: professor substituto ACT, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 17

2017 - 2017

Colégio e Pré Vestibular Solução

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

2017 - 2017

Colégio Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12