Sival Ribeiro de Sena
Possui Licenciatura em geografia pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Especialização em Geotecnologias, Soluções e Inteligência Geográfica pela Escola de Engenharia de Agrimensura. É Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2019-2021) e Doutorando do Programa de Biossistema da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Informações coletadas do Lattes em 16/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em BIOSSISTEMAS
2021 - Atual
Universidade Federal do Sul da Bahia
Título: Uso de dados de Sensores Remotos Integrados ao Modelo SWAT Análise da Dinâmica Físico Hidrológicas do Baixo Curso do Baixo do rio Jequitinhonha,
Vinicius de Amorim Silva. Coorientador: Gerson dos Santos Lisboa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelagem; Uso e Cobertura da Terra; Sensoriamento Remoto; Processos Erosivos.Grande área: OutrosGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia / Especialidade: Cartografia Básica. Grande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Sensoriamento Remoto.
Mestrado em Geografia
2019 - 2021
Universidade Federal da Bahia
Título: USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS NA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES TEMPORAIS NO USO E COBERTURA DA TERRA NA LAGOA DE ITAPARICA, BAHIA, BRASIL,Ano de Obtenção: 2021
Pablo Santana Santos.Coorientador: Yvonilde Dantas Pinto Medeiros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Geotecnologias; Lagoas Marginais; Sensores Remotos; Recursos Hídricos.Grande área: OutrosGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Especialização em Especialização em Geotecnologia
2015 - 2016
Escola de engenharia eletromecânica da Bahia
Título: Análise integrada da vulnerabilidade natural à perda do solo no baixo curso do rio São Francisco
Formação complementar
2021 - 2021
O primeiro passo para se Tornar um Expert em Processamento de Imagens no R. (Carga horária: 8h). , RadarGeo, RADARGEO, Brasil.
2020 - 2020
Água e Floresta: Uso Sustentável na Caatinga. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UFM, Brasil.
2020 - 2020
Água em Curso:Multiplicadores. (Carga horária: 40h). , Agencia Nacional de Águas e Saneamento, ANA, Brasil.
2020 - 2020
Seminário de Novas Tecnologias em Topografia por Satélite. (Carga horária: 4h). , Instituto Geoeduc, GEOEDUC, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia/Especialidade: Física e Humana.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Hidrologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Educação..
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Sensoriamento Remoto/Especialidade: MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: CARTOGRAFIA DIGITAL.
Participação em eventos
2 Seminário em Rede da UFSB,. 2022. (Seminário).
o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2021. (Simpósio).
XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2021. (Simpósio).
AS Bases Físicas da Paisagem Brasileira. 2019. (Seminário).
Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.ANÁLISE INTEGRADA DA VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DO SOLO NO BAIXO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO. 2017. (Simpósio).
QUESTÃO AGRÁRIA NA BAHIA: ANALISE DE CONJUNTURA A PARTIR DOS GRUPOS DE PESQUISAS NO GEOGRAFANDO NAS SEXTAS: O CAMPO BAIANO EM DEBATE. 2012. (Seminário).
SEMINÁRIO NACIONAL CAMINHOS DE A?b SABER.CAMINHO DO BRASIL.. 2012. (Seminário).
ENCONTRO DE COMEMORAÇÃO AO DIA DO GEOGRÁFO. 2011. (Encontro).
I SEMANA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.. 2011. (Feira).
Projeto de cooperação internacional do Semiárido (CISA).TRENAMENTO EM SISTEMA GEORREFERENCIADO. 2011. (Outra).
SEMINÁRIO DE ENSINO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.. 2011. (Seminário).
TEORIA DO ZÊNITE SOLAR:NOVAS REGRAS PARA AS ESTAÇÕES DO ANO NAS LOCALIDADES TROPICAIS.. 2011. (Outra).
XXII ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE GEOGRA DO NORDESTE. 2011. (Encontro).
III SEMINÁRIO DE ESTUDOS AMBIENTAIS E ORDENAMENTO TERRITORIAL.. 2010. (Seminário).
Comissão julgadora das bancas
SANTOS, P. S.; MEDEIROS, Y. D. P.;TORRES, A. P.MELO, D. H. C. T B.; SILVA, Vinícius de Amorim. Uso de dados sensores remotos e de técnicas de geoprocessamento na análise das alterações temporais no uso e cobertura da terra na área de influencia da lagoa de Itaparica. 2021.
SANTOS, P. S.; SILVA, Vinícius de Amorim;TORRES, A. P.MELO, D. H. C. T B.. O uso de dados de sensores remotos na análise temporal das alterações históricas no uso e cobertura da terra no entorno da lagoa de Itaparica.. 2020.
SANTOS, P. S.;TORRES, A. P.; MEDEIROS, Y. D. P.; MELO, D. H. C. T. B.; SILVA, V. A.. USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS E DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES TEMPORAIS NO USO E COBERTURA DA TERRA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA LAGOA DE ITAPARICA. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, P. S.; BISNETO, D. H. C.;TORRES, A. P.. O USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS NA ANÁLISE TEMPORAL DAS ALTERAÇÕES HISTÓRICAS NO USO E COBERTURA DA TERRA NO ENTORNO DA LAGOA DE ITAPARICA. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, P. S.; MEDEIROS, Y. D. P.;SILVA, Vinicius de Amorim; TORRES, A. P.; MELO, D. H. C. T. B.. USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS E DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES TEMPORAIS NO USO E COBERTURA DA TERRA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA LAGOA DE ITAPARICA. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, P. S.;SILVA, Vinícius de Amorim; TORRES, A. P.; MELO, D. H. C. T. B.. O USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS NA ANÁLISE TEMPORAL DAS ALTERAÇÕES HISTÓRICAS NO USO E COBERTURA DA TERRA NO ENTORNO DA LAGOA DE ITAPARICA- Exame de Qualificação de mestrado em Geografia. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.
Foi orientado por
Uso de Dados de Sensores Remotos Integrados ao Modelo Hidrológico SWAT na Análise da Dinâmica Físico Hidrológica do Baixo Curso do Rio Jequitinhonha; Início: 2021; Tese (Doutorado em BIOSSISTEMAS) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);
USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS NA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES TEMPORAIS NO USO E COBERTURA DA TERRA NA LAGOA DE ITAPARICA, BAHIA, BRASIL; 2021; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pablo Santana Santos;
USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS INTEGRADOS AO MODELO HIDROLÓGICO SWAT NA ANÁLISE DA DINÂMICA FÍSICO HIDROLÓGICA DO BAIXO CURSO DO RIO JEQUITINHONHA; Início: 2021; Tese (Doutorado em BIOSSISTEMAS) - Universidade Federal do Sul da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Espacialização das Informações no Estudo da Vazão Ambiental da À Jusante da Barragem de Pedra do Cavalo ? UHE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC; Orientador: Yvonilde Dantas Pinto Medeiros;
Uso Eficiente da Água na Região Semiárida - Projeto Permanecer; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Yvonilde Dantas Pinto Medeiros;
Estudo do Regime de Vazões Ambientais a Jusante da Usina Hidreletrica de Pedra do Cavalo -IGUAPE - Sistema de Informação Geográfica do Estudo do Regime de Vazões Ambientais a Jusante da Usina Hidreletrica de Pedra do Cavalo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC; Orientador: Yvonilde Dantas Pinto Medeiros;
Cooperação Internacional do Semi-arido/CISA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Yvonilde Dantas Pinto Medeiros;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA DA SILVA, THAMIRES ; MORENO PEREIRA LACERDA, SARA ; TAVARES DE OLIVEIRA, JACSON ; CAVALCANTE DE JESUS FRANÇA, LUCIANO ; RIBEIRO DE SENA, SIVAL ; SÉRGIO VILA NOVA SOUZA, PAULO ; DOS SANTOS LISBOA, GERSON ; DE AMORIM SILVA, VINÍCIUS . Caracterização das nascentes na sub-bacia hidrográfica do rio dos Monos, Sudoeste da Bahia, Brasil. CONJECTURAS , v. 22, p. 1413-1429, 2022.
-
SENA, S. R. ; SENA, S. R. . USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS NA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES TEMPORAIS NA ÁREA DA LAGOA DE ITAPARICA POR MEIO DA TÉCNICA DE NDVI E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE. In: III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, 2020, Belo Horizonte. III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Recife: Even3, 2020. p. 1-8.
-
SENA, S. R. . Uso de Dados de Sensores Remotos Aplicados aos Recursos Hídricos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SENA, S. R. . USO DE DADOS DE SENDORES REMOTOS NA ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES TEMPORAIS NA ÁREA DA LAGOA DE ITAPARICA POR MEIO DA TÉCNICA DE NDVI E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TORRES, C. J. F. ; SANTOS, E. C. ; ALVES, E. H. N. ; SENA, S. R. ; MEDEIROS, Y. D. P. ; SENA, S. R. . ANÁLISE INTEGRADA DA VULNERABILIDADE NATURAL À PERDA DO SOLO NO BAIXO CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SENA, S. R. . SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRAFICAS DO REGIME DE VAZÕES À JUSANTE DA USINA HIDRELÉTRICA DE PEDRA DO CAVALO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2021
??Nexus Entre Água - Energia - Agricultura no Contexto da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sival Ribeiro de Sena - Coordenador.
-
2021 - Atual
Grupo de Geoprocessamento e Inteligência Artificial - GGIA, Descrição: O GRUPO DE GEOPROCESSAMENTO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - GGIA tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisa teórica e aplicada em Geoprocessamento e Inteligência Artificial com aplicações relacionadas às ciências ambientais, saúde, economia, engenharia, entre outras. Na área de IA realiza pesquisas sobre processamento de linguagem natural, redes neurais profundas, aprendizado de máquina, mineração de dados. Em geoprocessamento realiza pesquisas e processamento de informações espacializadas, tais como processamento digital de imagens, geoestatística, sensoriamento remoto. Métodos e processos são utilizados em aplicações na análise ambiental e territorial; na solução de desafios da agricultura de precisão, indústria, bioinformática, medicina, sistemas de transporte inteligente, engenharia de software, sistemas dinâmicos e educação, big data, cidades inteligentes, etc. O grupo está comprometido com o desenvolvimento e divulgação das aplicações reais em suas linhas de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Sival Ribeiro de Sena - Coordenador / Uilton Jorge Barreto Santana Amaral - Integrante / Thamires Oliveira da Silva - Integrante / Rebecca Camilly Galvao dos Santos - Integrante / Patrícia Ferreira Silva - Integrante / Marta Cristina Cruz de Santana - Integrante / Maria Aparecida Oliva Souza Almeida - Integrante / Julio Goncalves da Silva Junior - Integrante / Gabriel Paternostro Lisboa - Integrante / Clarissa Silva Bispo - Integrante / Carlos Moreno dos Santos - Integrante / Adinailson Guimarães de Oliveira - Integrante / Vinícius de Amorim Silva - Integrante / Robson da Silva Magalhães - Integrante / Gerson dos Santos Lisboa - Integrante / Pablo Rodrigues Muniz - Integrante / Edvaldo Oliveira - Integrante / Edcarllos Gonçalves dos Santos - Integrante / Alessandro de Paula - Integrante / Paulo Sérgio Vila Nova Souza - Integrante.
-
2011 - 2018
Avaliação dos Impactos Hidrológicos da Implantação do Hidrograma Ambiental do Baixo Trecho do Rio São Francisco-AIHA, Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito do projeto em rede ??Hidrograma Ecológico e Modelagem Quali-quantitativa de Bacias-HIDROECO, conforme Chamada Pública MCT/FINEP/CT-Hidro 01/2010-Convênio 01.11.0101.00 no período de 2011 á 2018.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sival Ribeiro de Sena - Coordenador.
-
2010 - 2014
ESTUDO DO REGIME DE VAZÕES AMBIENTAIS À JUSANTE DA UHE DE PEDRA DO CAVALO, Descrição: Este relatório tem como objetivo disponibilizar um documento sintético e prático para o acompanhamento dos trabalhos, tanto para a equipe da UFBA como para a do INGÁ. O referido estudo deverá produzir respostas articuladas e integradas ao problema da definição de um regime de vazão que atenda as múltiplas demandas de natureza ambiental como também econômicas e sociais, tendo como foco os efeitos negativos atribuídos à operação da UHE de Pedra do Cavalo, sobre a biota e as atividades sócioeconômicas no âmbito da Baia do Iguape. Os principais vetores a serem contemplados nos estudos são aqueles relacionados aos aspectos hidrológicos, de qualidade das águas, biológicos e sócioeconômicos, sob diversos ângulos de abordagem da alocação da água embasados com informações construídas de forma multicriterial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sival Ribeiro de Sena - Coordenador., Financiador(es): Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2011
Viabilidade do Reúso Agrícola de Águas Residuárias nas Bacias dos Rios Verde e Jacaré, Descrição: o projeto de pesquisa em reúso direto não potavel de águas residuárias e saneamento ecológico nas bacias dos rios verde e Jacaré. Almeja-se á produção de conhecimentos e implantação de novas tecnologias adequadas á conservação da água, aplicando conceitos de tecnologias limpas aos estudos de alternativas tecnologicas de baixo custo de implantação, operação e manuntenção para o tratamento e reuso das águas residuarias geradas nas bacias hidrograficas dos rios verde e jacaré, contribuintes de margem direita do lago de Sobradinho, no rio São Francisco, de acordo com os objetivos do projeto de revitalização desta bacia.Neste sentido , serão pesquisadas e adaptadas técnicas de reúso de efluentes tratados em hidroponia e psicultura e sanitários secos com separação de urina, objetivando a aplicação das excretas tratadas na agricultura. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sival Ribeiro de Sena - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2007 - 2010
Cooperação Internacional do Semi-arido-CISA, Descrição: O presente projeto, elaborado em perspectiva multidisciplinar, visa à produção de conhecimentos e implantação de novas tecnologias adequadas à conservação da água por meio de saneamento ecológico, incluindo-se, nesse processo, a geração e utilização de energias renováveis, em atendimento a demandas manifestadas por comunidade do semi-árido baiano. O projeto será desenvolvido por docentes pesquisadores e estudantes de pos-graduação dos quadros da UFBA, de forma a integrar circunstâncias econômicas, políticas e culturais, na perspectiva das relações de gênero e da educação básica e continuada. Para tanto, há que ser construído um modelo sistêmico de conservação da água e de produção de energias alternativas, prevendo-se a transferência de conhecimento, mediante capacitação de membros da comunidade e de agentes de desenvolvimento no Município de São Domingos, envolvidos na concepção, execução e gestão do projeto, para que o mesmo seja auto-sustentável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sival Ribeiro de Sena - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Sul da Bahia, Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais. , Rua Itabuna, Ferradas, 45613204 - Itabuna, BA - Brasil, Telefone: (71) 32118749
Experiência profissional
2019 - 2021
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estudante de mestrado do programa de Pós Graduação em Geografia;
Linha de pesquisa: Análise do Território e Meio Ambiente;
Título do Projeto: O Uso do Sensoriamento Remoto e do Geoprocessamento na Análise das Alterações Ambientais na Lagoa de Itaparica.
2009 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ATUALIZ. AMBIENTES ENS. HIDROLOGIA E PLANEJA, Carga horária: 20
2002 - 2002
Universidade Federal da BahiaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Hidrometria, Carga horária: 4
2015 - 2019
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20
2013 - 2014
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Pesquisador UFBA, Enquadramento Funcional: AVALIAÇ . IMPACT. HIDROL. A. RIO S.F -AIHA, Carga horária: 20
2013 - 2013
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor de Geografia, Carga horária: 4
2012 - 2012
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Monitor de Geografia, Enquadramento Funcional: Monitor de Geografia, Carga horária: 4
2010 - 2012
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Hidrologia, Carga horária: 4
2011 - 2011
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOVínculo: MONITOR-, Enquadramento Funcional: Monitor de geografia, Carga horária: 4
Outras informações:
ATUAÇÃO NO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NA FUNÇÃO DE MONITOR DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.
2021 - Atual
Universidade Federal do Sul da BahiaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Título da Tese de Doutorado:
USO DE DADOS DE SENSORES REMOTOS INTEGRADOS AO MODELO HIDROLÓGICO SWAT NA ANÁLISE DA DINÂMICA FÍSICO HIDROLÓGICA DO BAIXO CURSO DO RIO JEQUITINHONHA.
Orientador: Vinicius de Amorim Silva
Co-Orientador: Gerson dos Santos Lisboa
Você é Sival Ribeiro de Sena?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sival Ribeiro de Sena e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?