NATALIE MARINHO DANTAS

Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (FSP/USP), com atuação em pesquisas internacionais na Escuela de Salud Pública - Universidad de Chile (Santiago, Chile) e na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, FCNAUP (Porto, Portugal). Participou de projeto de extensão junto ao Centro de Referência para Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri), vinculado ao Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza e à FSP/USP. Tem experiência como docente na área de Gestão em Alimentação Coletiva, e atuação em projetos de pesquisa e extensão nos de temas de análise sensorial e ciência e tecnologia de alimentos, boas práticas de manipulação de alimentos, redução de sódio, comportamento e estudos com consumidores.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Nutrição em Saúde Pública

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Avaliação sensorial de alimentos com redução de sódio: perspectivas de consumidores brasileiros,
Orientador: Maria Elisabeth Machado Pinto-e-Silva
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2014 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Composição de ácidos graxos, teores de colesterol e óxidos de colesterol em amostras comerciais de atuns em conservas,Ano de Obtenção: 2016
Tatiana Saldanha.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Nutrição

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Ginga com tapioca: valor nutricional e condições de produção-comercialização em seu lócus de origem
Orientador: Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves Damasceno
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Introdução ao uso do software STATA. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2016 - 2016

Reunião Científica de Nutrição: ISO 14001/22000. (Carga horária: 2h). , Hospital Sírio-Libanês, HSL, Brasil.

2016 - 2016

Reunião Científica de Nutrição: Dieta Hipoalergênica. , Hospital Sírio-Libanês, HSL, Brasil.

2014 - 2014

Escrita de artigos científicos de alto impacto. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2014 - 2014

Interpretação dos Requisitos: Norma FSSC ISO 22000. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

2014 - 2014

Estatística R. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2010 - 2012

Curso Español Internacional. (Carga horária: 228h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

2002 - 2009

Master English Course. (Carga horária: 684h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Alimentação Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise sensorial de alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Técnica Dietética.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DANTAS, N. M. . Recepção aos alunos de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública. 2019. (Outro).

DANTAS, N. M. ; BERNARDES, A. F. M. ; SOUSA, M. C. ; ANDRADE, S. C. ; VIEIRA, V. L. . Grupo Inovador em Nutrição. 2017. (Outro).

DANTAS, N. M. . II Mostra de Nutrição. 2011. (Outro).

DANTAS, N. M. . Workshop Multiprofissional: Nutrição para saúde. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação. Application of statistical tools to study the perception of salt in meals served to U.Porto students. 2019. (Congresso).

I International Symposium on Citrus Bioactive compounds and health benefits. 2018. (Simpósio).

12 Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos.Percepção do gosto salgado e aceitação sensorial de alimentos preparados com diferentes sais culinários. 2017. (Simpósio).

VIII Congresso Latino Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. Aceitação sensorial e intenção de compra de sorvetes. 2017. (Congresso).

Oficina Demonstrativa com uma receita desenvolvida e testada pelo CRNutri.Preparações culinárias típicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil.. 2016. (Oficina).

VII Seminário Internacional Ensino em Ciências da Saúde: Compromisso Social da Docência e sua Profissionalização na área da Saúde e V Encontro Pró Ensino na Saúde.Impacto de atividades de extensão com foco na educação em saúde em um Centro de Referência para Prevenção e Controle das doenças associadas à Nutrição. 2016. (Seminário).

I SiCTEA - Simpósio de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos.Produção e concentração de polpa de tomate. 2015. (Simpósio).

X Fórum da Pós Graduação - UFRRJ.Determinação e comparação do teor de sódio em amostras comerciais de atuns em conservas. 2015. (Outra).

CONBRAN 2014 - XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição & V Congresso Ibero-Americano de Nutrição. Valor nutricional da farinha de pimenta rosa. 2014. (Congresso).

Fórum de Educação, Ciência e Tecnologia: Quartas Tecnológicas - de Embalagens Sustentáveis para Frutas e Hortaliças. 2014. (Outra).

II Simpósio Científico do IFRJ, Alimentos: Aspectos Funcionais e Toxicológicos. 2014. (Simpósio).

IX Fórum da Pós-Graduação - UFRRJ.Composição de ácidos graxos, teores de colesterol e óxidos de colesterol em amostras comerciais de atum em conserva. 2014. (Outra).

Congresso de Iniciação Científica. Purificação de um inibidor de tripsina em amendoim e alimentos derivados. 2013. (Congresso).

Evento de Extensão "Transgênicos no meu prato não". 2013. (Outra).

III CIEH - Cogresso Internacional de Envelhecimento Humano. Padronização de dietas enterais artesanais para pacientes idosos submetidos a terapia nutricional enteral domiciliar. 2013. (Congresso).

XXII CONBRAN - Congresso Brasileiro de Nutrição / III Ibero-Americano de Nutrição. Ginga com tapioca: Consumo Seguro?; Publicidade e propaganda de alimentos: uma percepção infantil na hora da compra. 2012. (Congresso).

11 Congresso Nacional da SBAN - Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Relações existentes entre os portadores da síndrome de Berardinelli-seip e adoção de hábitos alimentares saudáveis nos ambientes sociais. 2011. (Congresso).

IX SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos.Composição centesimal de camarão (Litopenaeus vannamei) comercializado no Distrito Sul da cidade de Natal/RN. 2011. (Simpósio).

IX Workshop de Gestão em Alimentação Coletiva: a Gastronomia Hospitalar como ferramenta de de atenção à saúde. 2011. (Outra).

II CNEU - Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Uma vivência com idosos do Município Afonso Bezerra/RN; Uma vivência com crianças do Município Afonso Bezerra/RN. 2010. (Congresso).

XXII CBCTA - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Potencialidades, Desafios e Inovações. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Barbosa Nicolau Fernandes

SEABRA, L. M. J.;DANTAS, N. M.; DAMASCENO, K. S. F. S. C.. Avaliação das condições higiênico-sanitárias das cantinas do Campus da UFRN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Emanuella Pinto Oliveira

ROLIM, P. M.; SEABRA, L. M. J.;DANTAS, N. M.. A importância Nutricional do melão (Cucumis melo L.) e a viabilidade de aproveitamento dos seus resíduos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ormindo Domingues Gamallo

DANTAS, N. M.; SALDANHA, T.;GAMALLO, O. D.; PORTE, A.. Composição de ácidos graxos, teores de colesterol e óxidos de colesterol em amostras comerciais de atum em consevas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Otávio Cabral Neto

SALDANHA, T.;CABRAL NETO, O.. Composição de ácidos graxos, teores de colesterol e óxidos de colesterol em amostras comerciais de atum em conservas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Maria Elisabeth Machado Pinto e Silva

PINTO E SILVA. MEM; SPOTO, M.H.F.;TORRES, E. A. F. S.. Avaliação sensorial de alimentos com redução de sódio: perspectivas de consumidores brasileiros. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Alexandre Porte

SALDANHA, T.; GAMALHO, O. D.;PORTE, A.. Composição de ácidos graxos, teores de colesterol e óxidos de colesterol em amostras comerciais de atuns em conservas. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres

SILVA, M. E. M. P.; SPOTO, M. H. F.;TORRES, E. A. F. S.. Avaliação sensorial de alimentos com redução de sódio: perspectivas de consumidores brasileiros.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública Usp.

Tatiana Saldanha

Saldanha, TatianaDIREITO, G.M.; CABRAL NETO, O.. Composição de ácidos graxos, teores de colesterol e óxidos de colesterol em amostras comerciais de atuns em conserva. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marta Helena Fillet Spoto

SILVA, M. E. M. P. E.;SPOTO, M. H. F.; TORRES, E. A. F. S.. Avaliação sensorial de alimentos com redução de sódio:perspectivas de consumidores brasileiros. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernando Barbosa Nicolau Fernandes

Avaliação das condições higiênico-sanitárias das cantinas do Campus da UFRN; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Natalie Marinho Dantas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Margareth de Vasconcelos Monteiro

Atvidades Integradas de Extensao e Pesquisa: Promoçao da Saúde de Crianças com SP e Obesidade; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Ministerio da Educaçao; (Orientador);

Gloria Maria Direito

; Determinação de produtos de oxidação do colesterol em amostras comerciais de atum em conserva; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Gloria Maria Direito;

Ana Maria Cervato-Mancuso

Centro de Referência para Prevenção e Controle de Doenças Relacionadas à Nutrição; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade de Saúde Pública da USP, Fundo de Cultura e Extensão Universitária da Pró-Reitoria da FSP/USP; Orientador: Ana Maria Cervato-Mancuso;

Maria Elisabeth Machado Pinto e Silva

Avaliação sensorial de alimentos com redução de sódio: perspectivas de consumidores brasileiros; Início: 2016; Tese (Doutorado em Nutrição em Saúde Pública) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tatiana Saldanha

Determinação de produtos de oxidação do colesterol em amostras comerciais de atum em conserva; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tatiana Saldanha;

Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves Damasceno

GINGA COM TAPIOCA: VALOR NUTRICIONAL E CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO-COMERCIALIZAÇÃO EM SEU LÓCUS DE ORIGEM; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves Damasceno;

Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves Damasceno

Valor Nutricional da ginga com tapioca comercializada no mercado da Redinha/RN; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves Damasceno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DANTAS, N. M. ; DANTAS, R. F. . Ginga com tapioca, iguaria potiguar, é alvo de pesquisa nutricional no RN. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DANTAS, N. M. ; DANTAS, R. F. . Programa Tela Rural: ginga com tapioca. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DANTAS, N. M. ; VIEIRA, V. L. ; ANDRADE, S. C. . Centro de Referência para a Prevenção e Controle das Doenças Associadas à Nutrição ? CENTRO DE SAÚDE ESCOLA GERALDO DE PAULA SOUZA. 2017; Tema: Educação Alimentar e Nutricional. (Blog).

DANTAS, N. M. ; SOUSA, M. C. ; BERNARDES, A. F. M. . Grupo inovador em Nutrição: uma vivência com funcionários do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

DANTAS, N. M. ; PEREIRA, M. K. S. ; Moreira, C. V. S. ; MEDEIROS, I. U. D. ; VALE, D. ; SOARES, S. ; SEABRA, L. M. J. . Capacitação sobre Boas Práticas de Manipulação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Estratégias para a redução do consumo de sódio em alimentos: alternativas viáveis para os consumidores?, Descrição: O consumo excessivo de sódio está associado ao aumento da pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. Segundo dados da POF (2008/2009) o consumidor brasileiro consome o dobro do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, e a principal origem da ingestão de sódio pelo brasileiro é o sal de cozinha. Dentre as estratégias de redução do consumo de sódio no Brasil estão o incentivo às ações educativas e a reformulação dos alimentos processados pela indústria. Entretanto, torna-se desafiadora as propostas de intervenção quanto aos hábitos de consumo de alimentos saudáveis e que impactem na redução da ingestão de sódio dos brasileiros. Diante desse contexto, esse projeto tem como objetivo estudar as estratégias para redução do consumo do sódio em preparações culinárias e o comportamento dos consumidores quanto à sensibilidade ao gosto salgado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Natalie Marinho Dantas - Coordenador / Fernanda Ferreira dos Santos - Integrante / Maria Elisabeth Machado Pinto e Silva - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Composição de ácidos graxos, colesterol e óxidos de colesterol em amostras comerciais de atuns em conservas, Descrição: No Brasil tem-se um importante polo de pesca comercial, fato que se torna relevante considerando que o pescado desempenha importante papel na nutrição. A cada dia buscam-se tecnologias que objetivem o melhor aproveitamento do pescado, pelo fato de ser um alimento altamente perecível quando in natura, susceptível à contaminação microbiológica e a escasso tempo de vida. Alimentos submetidos a processos tecnológicos que envolvam exposições ao calor, apresentam grande potencial para a oxidação. O colesterol, presente em concentrações apreciáveis em pescados, é instável sobre grande variedade de condições, como luz, calor, radiação, presença de radicais livres, oxigênio, além de variáveis que incluem as próprias características do alimento, como tipo de ácido graxo presente, condições de processamento e/ou armazenamento, entre outros. Produtos da oxidação de colesterol estão envolvidos no desenvolvimento da aterosclerose e são susceptíveis de serem absorvidos a partir da dieta. A sua formação, em alimentos, pode ser aumentada por temperaturas elevadas e a presença de oxigênio, uma vez que é um processo de oxidação química. Produtos enlatados, são expostos drasticamente a temperaturas elevadas, mas poucos são os dados sobre a ocorrência de óxidos de colesterol nesses produtos. Devido aos efeitos adversos dos produtos de oxidação do colesterol para a saúde humana, a busca da ocorrência e quantificação destes compostos em alimentos são considerados de grande importância. Desta forma, este trabalho teve como objetivos avaliar a composição lipídica e a formação dos produtos de oxidação do colesterol em conservas de atuns comercializadas na região metropolitana do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Natalie Marinho Dantas - Integrante / Tatiana Saldanha - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Ginga com tapioca: composição centesimal e condições higiênico-sanitárias de comercialização, Descrição: Iniciação Científica - CNPq / PIBIC (IC) Descrição: A ?ginga com tapioca? é uma preparação regional à base de pescado tipicamente de Natal/RN. O presente projeto tem como objetivo geral avaliar a composição centesimal e as condições higiênico-sanitárias da ginga (peixe frito) com tapioca comercializada na Redinha/RN, com a finalidade de ressaltar a importância do seu valor nutricional e contribuir para a consolidação da mesma para a gastronomia potiguar. Para isso, foi realizado um diagnóstico das condições de comercialização; análise da composição centesimal e da qualidade microbiológica dessa iguaria regional. A ?ginga com tapioca? é uma preparação regional à base de pescado tipicamente de Natal/RN, com comercialização concentrada no litoral e bastante consumida no Mercado Público da Redinha, possível lócus de origem na cidade potiguar. Estudos envolvendo essa iguaria ainda são escassos, e o presente trabalho teve como objetivo realizar a análise da composição centesimal e da qualidade microbiológica da ginga (pescado) e da tapioca prontos para consumo, além do diagnóstico higiênico-sanitário das condições de produção e comercialização da preparação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Natalie Marinho Dantas - Integrante / KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO - Integrante / Larissa Seabra - Integrante / Priscilla Moura Rolim - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    Avaliação das condições de comercialização do camarão na cidade de Natal-RN, Descrição: Iniciação Científica - PROPESQ/REUNI Descrição: O projeto teve como objetivo geral avaliar as condições de comercialização do camarão Litopenaeus vannamei, estocado em gelo, comercializado da Cidade de Natal-RN. Para isso foi realizado um diagnóstico das condições de comercialização do camarão; avaliadas as características físico-químicas do camarão comercializado; e avaliada as condições microbiológicas do camarão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Natalie Marinho Dantas - Integrante / KARLA SUZANNE FLORENTINO DA SILVA CHAVES DAMASCENO - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Trabalho intitulado "Análise sensorial de preparações com redução do teor de sódio com emprego de alimentos naturalmente ricos em umami" recebeu o 1 Lugar do Prêmio Instituto Ajinomoto de Pesquisa, Instituto Ajinomoto.

2012

Trabalho premiado no 9 Seminário de Iniciação à Docência: Ações de Alimentação e Nutrição no SUS: ferramentas para melhoria da qualidade do ensino e formação interdisciplinar, UFRN.

2010

Trabalho premiado no XVI CIENTEC: Workshop Multiprofissional: Nutrição para saúde, UFRN.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Doutorado em Nutrição em Saúde Pública / Estágio em Docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) no curso de graduação em Nutrição. Disciplinas: Técnica Dietética I e II (Profª. Dra. Maria Elisabeth Machado Pinto e Silva). Representante Discente junto à Comissão do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE)

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Gestão em Alimentação Coletiva 1 e 2; Tópicos Aplicados em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Acompanhamento e Exercício do Estágio em Alimentação Coletiva.

2010 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação Científica

2014 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista do CNPq, Enquadramento Funcional: Mestrado Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio em Docência no Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Disciplina: Tecnologia de Carnes (Profª. Tatiana Saldanha).

2012 - 2013

SESC - Serviço Social do Comércio / Mesa Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Extracurricular, Carga horária: 20

Outras informações:
Realizou cursos e oficinas de culinária com as temáticas de aproveitamento integral de alimentos, controle higiênico-sanitário e manipulação de alimentos; realizou recebimento e controle de qualidade de gêneros alimentícios; aplicou check-lists em UANs cadastradas no Programa e estabeleceu padronização de receitas através de Fichas Técnicas de Preparo. O Mesa Brasil/SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos que tem como objetivo contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos, de forma a contribuir com a segurança alimentar de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício.

2016 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de produtividade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pertencendo ao Departamento de Nutrição na Faculdade de Saúde Pública, realiza pesquisas com ênfase em Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise sensorial, experimento com alimentos, desenvolvimento de produtos, comportamento alimentar, qualidade de alimentos e técnica dietética.

2015 - 2016

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de produtividade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pertencendo ao departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRRJ nas áreas de ciências/análise de alimentos, pesquisou o perfil lipídico e a formação de compostos de oxidação do colesterol em atuns enlatados comercializados no Estado do Rio de Janeiro.

2011 - 2013

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de produtividade, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade desenvolvidas: determinação do valor nutricional e condições higiênico-sanitárias da ginga com tapioca comercializada na Redinha/RN, a partir da análise da composição centesimal e da qualidade microbiológica dessa iguaria regional com a finalidade de ressaltar sua importância nutricional e contribuir para a consolidação da mesma para a gastronomia potiguar.

2018 - 2018

Universidad de Chile

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Proyecto Internacionalización - UCH 1566. "Buenas prácticas en cooperación Sur-Sur: estrategias de consolidación de la internacionalización en tres doctorados interdisciplinarios de la Universidad de Chile".

2018 - 2019

Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Vínculo: Investigador, Enquadramento Funcional: Doutorado Sanduíche - PDSE Capes, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Avaliação da perceção de redução de sal em refeições servidas nas cantinas universitárias da UP