Alexandre Ulbanere

possui graduação em Bacharelado Em Música Com Habilitação Em Regência pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: willy corrêa de oliveira, materialismo-dialético e linguagem musical. Atua em performances como baterista, percussionista, regente e manipulador sonoro eletroacústico, tanto na música erudita contemporânea, como na música popular. Possui ainda experiência como musicalizador infantil em várias escolas da região, professor universitário de cursos como música, em interação com os cursos de pedagogia e comunicação. Como compositor, possui peça publicada e sua obra tem execuções no Brasil e no exterior. Atualmente, atua à frente do Studio Próprio - Atelier Sonoro e de Sustentabilidade, em Jacareí - SP como compositor residente,gestor cultural e diretor artístico e pedagógico, com ações no Vale do Paraíba e capital.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2003 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista histórico,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Alberto T. Ikeda
Palavras-chave: Willy Corrêa de Oliveira; composição; marxismo; música; análise musical; parâmetros do som. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Ensino. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Bacharelado Em Música Com Habilitação Em Regência

1992 - 1999

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Diásporas Musicais Africanas no Brasil - Batuques. (Carga horária: 3h). , Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, OC, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Gestão e Elaboração de Projetos Culturais. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudos Latino-americanos sobre Cultura e Comunicação, CELACC, Brasil.

2015 - 2015

Musification - Redescubra os Sons Cotidianos através da Tecnologia. (Carga horária: 14h). , Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.

2015 - 2015

Os Primeiros Planos - Renato Bulcão. (Carga horária: 4h). , Museu da Imagem e do Som SP, MIS, Brasil.

2015 - 2015

Oficina de Projetos Expográficos. (Carga horária: 6h). , Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, OC, Brasil.

2015 - 2015

Faces do Vale: Tradição Regional na Contemporaneidade - Invento Coletivo. (Carga horária: 3h). , Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, OC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Ensino.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Infantil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ULBANERE, A. . Recital de Música na 1a. Mostra de Música da Universidade Cruzeiro do Sul. 2010. (Concerto).

ULBANERE, A. . A Metalinguagem na Obra de Willy Corrêade Oliveira - Palestrante: Maurício de Bonis. 2010. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Festiva de Música Estranha.Musification. 2015. (Outra).

Semana de Capacitação Discente.Música para Educadores Infanto-Juvenis. 2010. (Oficina).

II Semana Acadêmico-Científico-Cultural da Universidade Cruzeiro do Sul.O Pensamento Musical de Willy Corrêa de Oliveira. 2009. (Outra).

II Semana Acadêmico-Científico-Cultural da Universidade Cruzeiro do Sul.Oficina de Música para Educadores Infanto-Juvenis. 2009. (Outra).

I Simpósio de Música Contemporánea Colombia-Brasil.I Simpósio de Música Contemporánea Colombia-Brasil. 2004. (Simpósio).

VI Encontro de Musicologia Histórica.VI Encontro de Musicologia Histórica. 2004. (Encontro).

VI Forum do Centro de Linguagem Musical.Para que estudar a Música Tonal hoje?. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Deividi William Ortolano Leite

ULBANERE, A.; BONIS, M.. Nilson Lombardi e sua miniatura n. 5. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Mariana Bergstein Mendes Felix

ULBANERE, A.; BONIS, M.. A interpretação historicamente informada no concerto para fagote K191 de Mozart: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Paulo Favero

ULBANERE, A.; BONIS, M.. A Estrutura da Fantasia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Rafael Ribeiro da Cunha

ULBANERE, A.; BONIS, M.. Trilha Sonora nos Games: A evolução e o papel fundamental da música na narrativa, jogabilidade e desenvolvimento dos personagens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Camila de Camargo Tanaka

ULBANERE, A.; BONIS, M.. Método Dalcroze: contribuições para o desenvolvimento da psicomotricidade em crianças de 06 a 10 anos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística (hab: Música)) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Rosemary Santos Nascimento

ULBANERE, A.; BONIS, M.. A Educação Musical no Brasil e os benefícios de sua aplicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística (hab: Música)) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Taion Ramos Ayres

ULBANERE, A.; BONIS, M.. Ensino de Percussão Corporal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística (hab: Música)) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Clayson de Oliveira Coimbra

ULBANERE, R. C.;ULBANERE, A.. O Pensamento Maquiaveliano como Fundamento para a Gestão de Marketing. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade de Ribeirão Preto.

Aluno: Adriana Xavier de Almeida

ULBANERE, A.; BONIS, M.; NORONHA, L.. Beijo a Mão que me condena - uma proposta de ornamentação na modinha do Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Ângelo José da Costa Monte

ULBANERE, A.; NORONHA, L.; BONIS, M.. O Ensino Coletivo de Instrumentos de Cordas no Brasil nos Anos 70: Projeto Espiral Método Jaffé. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Felipe Bueno da Silva

ULBANERE, A.; NORONHA, L.; BONIS, M.. As Possibilidades de Produzir Sons no Saxofone Usando Pressão Diafragmática - substituição da boquilha convencional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Katleen Staff

ULBANERE, A.; NORONHA, L.; BONIS, M.. O Músico Trompetista e sua Vida. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Marcos Barnabé da Silva

ULBANERE, A.; NORONHA, L.; BONIS, M.. A Influència do Romantismo no Jazz Moderno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Aluno: Ronaldo Rodrigues

ULBANERE, A.; NORONHA, L.; BONIS, M.. A Função do Contrabaixo Elétrico no Samba Partido Alto. 2009.

Aluno: Wagner Luiz Felix

ULBANERE, A.; NORONHA, L.; BONIS, M.. Os Naipes de Trompete da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de SP e da Orquestra Sinfônica do Estado de SP Através dos Séculos XX e XXI: seus músicos e um paralelo desses músicos como professores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

VEIGA, M. C.; UTSUNOMYIA, M.;ULBANERE, A.; Lima, Edilson; DELNERI, C.; BENEDETTI, D. L.. Banca Examinadora do processo seletivo do vestibular do curso de música de 2011. 2010. Universidade Cruzeiro do Sul.

ULBANERE, A.. Banca Examinadora do processo seletivo do vestibular do curso de música de 2009. 2009. Universidade Cruzeiro do Sul.

ULBANERE, A.; Lima, Edilson. Banca Examinadora do processo seletivo do vestibular do curso de música de 2010. 2009. Universidade Cruzeiro do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alberto Tsuyoshi Ikeda

IKEDA, A. T.. Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista dialético. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes.

Paulo Augusto Castagna

IKEDA, A. T.; RAGO, A.;CASTAGNA, P. A.. Willy Correa de Oliveira: por um ouvir materialista-histórico. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alberto Tsuyoshi Ikeda

Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista dialético; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Instituto de Artes,; Orientador: Alberto Tsuyoshi Ikeda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ULBANERE, A. . O Pensamkento Musical de W. C. de Oliveira. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. Anais do XVI Congresso da ANPPOM. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. p. 507-511.

  • ULBANERE, A. . Para que serve a Musicologia? Ensaio sobre as perspectivas metodológicas da musicologia histórica brasileira. In: VI Encontro de Musicologia Histórica, 2006, Juiz de Fora. Anais. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2004. p. 470-479.

  • ULBANERE, A. . Para que estudar a Música Tonal hoje?. In: VI Fórum do Centro de Linguagem Musical, 2004, São Paulo. Anais do Fórum. São Paulo: ECA-USP, 2004. p. 196-202.

  • ULBANERE, A. . Desmistificando a Linguagem Musical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ULBANERE, A. . Willy Corrêa de Oliveira: por un oído materialista dialéctico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ULBANERE, A. . Para que serve a musicologia?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ULBANERE, A. . Para que estudar a Música Tonal hoje?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ULBANERE, A. . ABiD´S Sonate. São José dos Campos: com o autor, 2007. (Partitura Musical/Outro).

  • ULBANERE, A. . Sonata quasi una fantasia, 2006. (Partitura Musical/Outro).

  • ULBANERE, A. . Little-Head Sonate, 2005. (Partitura Musical/Outro).

  • ULBANERE, A. ; OTERO, Blas de . Poema sin Palabras, 2005. (Partitura Musical/Canto).

  • ULBANERE, A. . Sinfonia, 2004. (Partitura Musical/Orquestra).

  • ULBANERE, A. ; ANJOS, A. . Hino à Dor, 2003. (Partitura Musical/Canto).

  • ULBANERE, A. . Tu no sabe inglé, 2002. (Partitura Musical/Coral).

  • ULBANERE, A. . Canción cinco, 2002. (Partitura Musical/Canto).

  • ULBANERE, A. . Duas peças para piano, 2001. (Partitura Musical/Outro).

  • ULBANERE, A. . Kaleydoskopf, 2000. (Partitura Musical/Orquestra).

  • ULBANERE, A. . Trabalhador de olaria, 1998. (Partitura Musical/Canto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ULBANERE, A. . Linguagem Musical para Futuros Profissionais da Educação. 2010. .

ULBANERE, A. . Oficina - Música para Educadores Infanto-Juvenis. 2010. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Studio Próprio - Atelier Sonoro. , Rua Hélio Oiticica, 133, Loteamento Villa Branca, 12301580 - Jacareí, SP - Brasil, Telefone: (12) 981364397

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2002 - 2005

    Moderna Orientação Psico Pedagógica

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

    Outras informações:
    Responsável pela Musicalização Infantil e Linguagem Musical.

    Atividades

    • 02/2002 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Linguagem Musical

  • 2009 - 2015

    Universidade Cruzeiro do Sul

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Foi responsável pelas seguintes disciplinas: - Curso de Música - Bacharelado: Linguagem Musical, Contraponto, Harmonia, Orquestração, Música de Câmara, Música do século XX, Análise musical. - Curso de Comunicação: Trilha Sonora. - Curso de Artes: Expressão Sonora. Contrato encerrado por fechamento do Curso de Música pela Universidade.

  • 2006 - 2007

    Conservatório Musical e Faculdade Villa-Lobos Ltda.

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador Acadêmicico/Pesq. Institucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pela çoordenação e redação dos projetos pedagógicos dos cursos de Música com Habilitação em Regência, Música com Habilitação em Composição, Música com Habilitação em Instrumento e Licenciatura; responsável também pela revisão do PDI e pela inserção dos dados no sistema e-MEC do Ministério da Educação.