Ronaldo Ferreira de Araujo

Pós-doutor pelo Science and Technology Studies (CWTS) na Leiden University, The Netherlands (2024). Doutor em Ciência da Informação (2015) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciência da Informação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Foi professor visitante no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto (2012). É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFAL) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/UFMG). Líder do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Editor do periódico científico Ciência da Informação em Revista. Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Áreas de interesse: Estudos métricos da informação na web; Cibermetria; Altmetria; Mediação da informação em ambientes digitais; Internet e Política; Regime de informação em contextos digitais. http://orcid.org/0000-0003-0778-9561

Informações coletadas do Lattes em 07/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Informação

2012 - 2015

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Bases tecnológicas da biblioteconomia e ciência da informação no Brasil: análise da tecnologia como assunto de pesquisa e conteúdo formativo
Marlene Oliveira Teixeira de Melo. Palavras-chave: ciência da informação; biblioteconomia; tecnologia da informação e comunicação; ensino de biblioteconomia.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Mestrado em Ciências da Informação

2007 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Apropriações de Bruno Latour pela ciência da informação no Brasil: descrição, explicação e interpretação
, Ano de Obtenção: 2009.Maria Guiomar da Cunha Frota.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: ciência da informação; epistemologia; interdisciplinaridade; bruno latour.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação / Especialidade: Teoria Geral da Informação.

Graduação em Ciência da Informação

2003 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Seguindo a Teoria Ator-Rede e Bruno Latour pela Ciência da Informação afora
Orientador: Ana Maria Pereira Cardoso

Pós-doutorado

2023

Pós-Doutorado. , Leiden University, LEIDEN, Holanda. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Formação complementar

2012 - 2012

Processos e técnicas aplicados a estudos métricos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2011 - 2011

Editoração Eletrônica de Periódicos Científicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Organização de eventos

ARAUJO, R. F. ; ANDRADE, R. L. V. ; PRADO, M. A. R. . 8º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC). 2022. (Congresso).

ARAUJO, R. F. ; MOTA, F. R. L. ; ARAUJO, Nelma Camelo de. . TOI Nordeste ? Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação: As condições de produção de Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo contemporâneo. 2019. (Congresso).

ARAUJO, R. F. . II Colóquio do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web. 2019. (Outro).

ANDRADE, R. L. V. ; ARAUJO, R. F. . II Semana Acadêmica de Biblioteconomia: quem tem problema, tem pesquisa. 2017. (Outro).

ARAUJO, Ronaldo F. ; ANDRADE, R. L. V. . I Colóquio do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web. 2017. (Outro).

ANDRADE, R. L. V. ; ARAUJO, R. F. . I Semana Acadêmica de Biblioteconomia: realizando sonhos, construindo o futuro. 2016. (Outro).

ARAUJO, R. F. . Ciclo de Palestras do III Encontro de Blogueiros de Alagoas. 2011. (Outro).

ALMEIDA, C. C. ; LENZI, L. A. F. ; ARAUJO, R. F. . I Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia - Diálogos interdisciplinares da Informação: produção, gestão e usos. 2009. (Outro).

ARAUJO, R. F. ; FROTA, M. G. C. . Seminário sobre redes sociotécnicas, informação e bibliotecas. 2008. (Outro).

Participação em eventos

I Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação. In: TOI Nordeste - I Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação. 2019. (Seminário).

XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: A Ciência da Informação e a era da ciência de dados. 2019. (Encontro).

6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (6º EBBC): A Ciência em Rede. 2018. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: sujeito informacional e as perspectivas atuais em ciência da informação. 2018. (Encontro).

4th Annual International Conference on Library & Information Sciences. Mediation of information and the videos with social message on Youtube: a cybermetric study. 2017. (Congresso).

5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (5º EBBC). 2016. (Encontro).

6º Seminário Nacional da EDAPECI: 'Educação Digital na Contemporaneidade'. 2015. (Seminário).

Ciclo de Webconferências da Unidade de Telessaúde do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL).Comunicação interativa em saúde e mídias sociais. 2015. (Seminário).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. 2015. (Congresso).

4º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (4º EBBC). 2014. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Tecnologia e sistemas de informação na ciência da informação: percurso da temática tecnológica no ARIST. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.. 2014. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Dos dados altmétricos às citações: uma análise da revista datagramazero. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.. 2014. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Mediação da informação e participação política na web social em períodos eleitorais. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2014. (Encontro).

I Encontro de Marketing Digital. 2011. (Encontro).

II Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação.140 caracteres de sabor e diversão: análise de empresas do segmento turismo-gastronômico de Maceió no Twitter. 2011. (Encontro).

I Encontro dos Mediadores de Leitura de Marechal Deodoro. 2010. (Encontro).

I Fórum Nordestino de Marketing Digital e Startup. 2010. (Outra).

III Encontro Estadual de Gestores de Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Rurais. 2010. (Encontro).

III Fórum do Plano Estadual do Livro e Leitura. 2010. (Encontro).

III Seminário de Internacionalização da UFAL: cultura, memória e globalização. 2010. (Seminário).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Análise de usos e comportamentos nas redes sociais. 2010. (Encontro).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Redes sociais e movimento feminista: estudo exploratório a partir de comunidades do orkut. 2010. (Encontro).

Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2010. (Encontro).

VI Encontro Alagoano do Proler. 2010. (Encontro).

Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação.Leituras de Bruno Latour na ciência da informação: analisando citações.. 2009. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Estudos bibliométricos em teses e dissertações brasileiras de 1987 a 2006. 2009. (Encontro).

I Colóquio de Informação, Comunicação e Tecnologia - Diálogos interdisciplinares da Informação: produção, gestão e usos.Tecnologias aplicadas à gestão pública: desafios e perspectivas. 2009. (Outra).

Antropologia Simétrica - Conferências Internacionais. 2008. (Outra).

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2008. (Encontro).

I Semana da Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico. 2008. (Outra).

Seminário: Realismo científico e construtivismo sociolinguístico em Bruno Latour e Ludwig Fleck. 2008. (Seminário).

Seminário Cidades, Gestão social e inovação: contribuição para o pacto federativo.Teoria e prática: modelo de articulação entre pesquisa e aplicação na gestão social. 2008. (Seminário).

Seminário de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade..Os grupos de pesquisa em ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. 2008. (Seminário).

Seminário sobre redes sociotécnicas, informação e bibliotecas.Informação e biblioteca: uma perspectiva sociotécnica. 2008. (Seminário).

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB.A Ciência da Informação como rede de atores: reflexões a parir de Bruno Latour. 2007. (Encontro).

CONEXÃO CI.Mapeamento de Processos e fluxo informacional do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais - NAI. 2006. (Encontro).

I Congresso Ibero-Americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. 2006. (Congresso).

I Workshop of the eHealth Laboratory of Excellence and Innovation - Latin America and Europe. 2006. (Congresso).

Competência informacional: origem, evolução e fundamentos teóricos - ECI/UFMG. 2005. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Danielle Borges Pereira

DIAS, T. M. R.; ALVAREZ, E. B.;ARAUJO, R. F.; CORREA, E. C. D.. Comportamento de bots: desinformação e interferência artificial no contexto dos presidentes do México, Venezuela e Chile no Twitter. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Carolina Bianchi de Avis Neves

ARAUJO, P. C.; FRANCISCO, R. E. B.;ARAUJO, R. F.. Marketing de conteúdo no linkedin: o algoritmo de relevância e o comportamento informacional dos seus interagentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Tenorio Filho

MOTA, F. R. L.; JACINTHO, E. M. S. B.;ARAUJO, R. F.. Sistemas de informação em saúde: um estudo dos processos de registro, integração e recuperação da informação das bases SISAB e eSUS-AB. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fernanda Silva Coimbra

DIAS, T. M. R.;ARAUJO, R. F.; COSTA, E. S.; MENEZES, G. C.. Recuperação e análise de artigos publicados em eventos científicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Sarah Rúbia de Oliveira Santos

OLIVEIRA, DALGIZA ANDRADE; DIAS, C. C.; FERRAZ, M. N.; ARRUDA, R. K.;ARAUJO, R. F.. Método automatizado para análise do autoarquivamento na ciência da informação: ELIScript. 2021. Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sônia Mônica da Silva

OLIVEIRA, M.OLIVEIRA, D. A.ARAUJO, R. F.. A produção científica da ciência da informação no brasil: análise do período 2010 a 2020 nas bases de dados Scopus e Web of Science. 2021. Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Robson Beatriz de Souza

CAMPELLO, L. O. S.;ARAUJO, R. F.; NUNES, M. S. C.. Gestão da informação científica: repositório institucional para o Instituto Federal de Alagoas. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ícaro Liebert Correia Barros

PIMENTA, R. C.; MOTTA, P. R. M.;ARAUJO, R. F.. Aprendizagem organizacional socioprática como ferramenta de promoção da integridade. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Fabíola Maria Siqueira Rocha

OLIVEIRA, MARLENE;ARAUJO, R. F.; PAIVA, M. A. M.. Análise da produção científica da competência informacional no contexto da ciência da informação no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Claudio Marcio de França

ODDONE, N. E.;ARAUJO, R. F.; NASCIMENTO, B. S.. Avaliação de livros acadêmicos: mapeamento dos modelos e indicadores contemporâneos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Santa Anna

CENDON, B. V.;ARAUJO, R. F.; FERRAZ, M. N.; LOURENCO, C. A.. Portais de periódicos científicos nas universidades federais do estado de minas gerais: estrutura, gestão e serviços prestados. 2018. Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edna da Silva Angelo

OLIVEIRA, MARLENE;ARAUJO, R. F.; CIRINO, SERGIO;OLIVEIRA, D. A.. Os periódicos científicos de minas gerais da década de 1990. 2018. Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Franco Silva Pinto

FURNIVAL, A. C.;ARAUJO, R. F.; SIMIONATO, A. C.. Comportamento informacional e mineração textual no Twitter. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Paulo Roberto Cintra

FURNIVAL, A. C.; FARIA, L. I. L.;ARAUJO, R. F.; MATIAS, P.. Avaliação do impacto do acesso aberto em periódicos da área de Ciência da Informação: uma análise de indicadores bibliométricos e altmétricos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Silvania Alves Ferreira

OLIVEIRA, D. A.ARAUJO, R. F.OLIVEIRA, M.; HORTA, M. C. S.. Produção científica sobre Biblioteca Pública nos Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Edcleyton Bruno Fernandes da Silva

OLIVEIRA, M.OLIVEIRA, D. A.; MOTA, F. R. L.; SOUZA, E. D.;ARAUJO, R. F.. O perfil do docente/pesquisador da ciência da informação no brasil: uma análise da formação e da produtividade científica. 2022. Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Janinne Barcelos de Morais Silva

MARICATO, J. M.; VILAN FILHO, J. L.; SILVEIRA, M. A. A.;ARAUJO, R. F.. Altmetria: uma revisão integrativa desde origens aos dias atuais (2010-2020). 2022. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Aluno: Gustavo Lunardelli Trevisan

VIDOTTI, S. A. B. G.; CURTY, R. G.;ARAUJO, R. F.; RODAS, C. M.; FERNEDA, E.. Otimização de conteúdo informacional para mecanismo de busca acadêmico. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida

DIAS, G. A.; DIAS, C. C.; PORTO, R. M. A. B.;ARAUJO, R. F.; PINTO, V. B.. Contribuição metodológica para estruturação e mediação do conhecimento científico em Ciência da Informação. 2021. Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Alexandre de Oliveira

OLIVEIRA, M.; RODRIGUES, K. O.; AUTRAN, M. M. M.;ARAUJO, R. F.; DIAS, THIAGO MAGELA RODRIGUES. A genealogia acadêmica da ciência da informação brasileira: análise dos currículos dos pesquisadores/docentes. 2021. Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eduardo Augusto de Andrade

MARQUES, R. M.;ARAUJO, R. F.; SOUZA, R. R.; ARAUJO, C. A. A.; PAULA, C. P. A.. Em busca da estabilização numa rede sociotécnica: a intervenção de robôs conversacionais (bots) em decisões comerciais. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vildeane da Rocha Borba

CAREGNATO, S. E.; SILVA, F. M. E.;ARAUJO, R. F.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; VANZ, S. A. S.. Comportamento da Comunidade Científica na Web Social: uma perspectiva altmétrica no campo da informação. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: William Daldegan de Freitas

CARVALHO, C. E. F.; GAMA, C. F. P. S.; PECEQUILO, C. S.; FERNANDEZ, R. V. G.;ARAUJO, R. F.. O BRICS como fenômeno processual e dinâmico do ordenamento global: uma análise a partir de suas declarações de cúpulas. 2019. Tese (Doutorado em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/Puc-Sp)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Amanda Tolomelli Brescia

CIRINO, SERGIO;ARAUJO, R. F.; OLIVEIRA, B. J.; NASCIMENTO, S. S.; ARRUDA, R. K.; SILVA, S. A.. Curtir ou compartilhar: A circulação do conhecimento nos periódicos científicos da UFMG em redes sociais. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Kátia de Oliveira Rodrigues

BUFREM, L. S.;ARAUJO, R. F.; CENDON, B. V.;OLIVEIRA, D. A.; AGANETTE, E. C.. Fatores que influenciam o comportamento de citação de docentes-pesquisadores do campo da cancerologia brasileira. 2017. Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carla Cristina Vieira de Oliveira

CENDON, B. V.; CIRINO, SERGIO;ALVARENGA, L.ARAUJO, R. F.; OLIVEIRA, MARLENE; ARRUDA, R. K.; HORTA, M. C. S.. Qualidade dos Periódicos Científicos: um modelo-síntese para avaliação com foco nos aspectos extrínsecos e intrínsecos indiretos da publicação. 2017. Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Valdinéia Barreto Ferreira

VILLALOBOS, A. P. O.; MOURA, M. A.; ODDONE, N. E.; ROSA, F. G. M. G.;ARAUJO, R. F.; TOUTAIN, L. M. B. B.. e-Science e políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação no brasil: implementação, colaboração e repercussão nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia da área de Nanotecnologia. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João de Deus Barreto Segundo

VILLALOBOS, A. P. O.; SA, K. N.;ARAUJO, R. F.; MACHADO, R. N.. Relações cientométricas entre QUALIS CAPES, politicas editoriais e desempenho de citação em periódicos científicos de ciências da saúde - estudo documental exploratório. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nivaldo Calixto Ribeiro

OLIVEIRA, D. A.; DIAS, C. C.; WEITZEL, S. R.;ARAUJO, R. F.. Panorama da ciência aberta em universidades públicas federais brasileiras: políticas, iniciativas e ações. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eduardo Augusto de Andrade

MARQUES, R. M.; ARAUJO, C. A. A.;ARAUJO, R. F.. Em busca da estabilização numa rede sociotécnica: controvérsias e associações numa reestruturação comercial.. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aureliana Lopes de Lacerda Tavares

FREIRE, I. M.; SILVA, A. K. A.;ARAUJO, R. F.; SILVA, F. M. E.. A frente de pesquisa sobre preservação digital no Brasil: produção e colaboração científica em rede. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Adilson Rocha Ferreira

FRANCISCO, D. J.; FUMES, N. L. F.;ARAUJO, R. F.; GAMBOA, S. A. S.; MARASCHIN, C.; MATOS, R. L.. Educação e saúde mental: análise epistemológica das dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação da área de educação no brasil. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Edcleyton Bruno Fernandes da Silva

OLIVEIRA, M.OLIVEIRA, D. A.; SOUZA, E. D.;ARAUJO, R. F.. O perfil do docente pesquisador da ciência da informação no Brasil. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CENDON, B. V.; SOUZA, E. D.; BARBOSA, R. R.;ARAUJO, R. F.. Caos informacional: uma investigação sobre desinformação e pseudociência na sociedade da informação. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Zayr Claudio Gomes da Silva

OLIVEIRA, MARLENE; SOUZA, E. D.; SALDANHA, G. S.;ARAUJO, R. F.. A natureza interdisciplinar da ciência da informação: cartografando controvérsias científicas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Alexandre de Oliveira

OLIVEIRA, M.; AUTRAN, M.;ARAUJO, R. F.; DIAS, T. M. R.. A genealogia acadêmica da ciência da informação brasileira: um estudo a partir dos pesquisadores atuantes no campo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vildeane da Rocha Borba

CAREGNATO, S. E.;ARAUJO, R. F.; VANZ, S. A. S.. Comportamento da Comunidade Científica na Web Social: uma perspectiva altmétrica no campo da informação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade

ARAUJO, W. J.;ARAUJO, R. F.; LIMA, I. F.. Open Monograph Press: uma análise das perspectivas de uso nas editoras universitárias. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Izadora Lopes Garcia Nascimento

ANDRADE, R. L. V.; BUFREM, L. S.;ARAUJO, R. F.. Divulgação científica sobre a covid-19 no instagram: uma análise qualitativa das ações presentes no perfil institucional da universidade federal de alagoas. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: ANDRÉ NUNES DE AZEVEDO

ARAUJO, G. G.;ARAUJO, R. F.; MUNIZ, E. C. L.. A gestão da informação e a experiência do usuário: um estudo de caso da livraria digital da editora da Universidade Federal de Sergipe. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rodrigo César Perissini

FARIA, L. I. L.;ARAUJO, R. F.; AMARAL, R. M.. BiblioWeb: realizando análises bibliométricas da Web of Science e Plataforma Lattes por meio de uma ferramenta para web. 2022.

Aluno: Anderson Matheus Alves Arruda

SILVA, F. M. E.; PINHO, F. A.;ARAUJO, R. F.. A informação política como prática de cuidados para pessoas trans e travestis: mediação da informação nas redes sociais. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Janyelle Mayara Bento

PINTO, I. M. B. S.;ARAUJO, R. F.; GALLOTI, M. M. C.. Redes de colaboração cientifica: avaliação sobre o impacto da produção cientifica dos docentes de Ciência da Informação no Nordeste.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JÚLIO CORRÊA

MERCADO, L. P.;ARAUJO, R. F.; VIANA, A.. e-Dialogicidade como perspectiva da comunicação científica aberta nos periódicos de educação. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Natalia Rodrigues Delbianco

GRACIO, M. C. C.; AVILA, D. M.;ARAUJO, R. F.. Twitter e seu papel na comunicação científica: um estudo altmétrico com revistas brasileiras da ciência da informação. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eliete Sousa de Araujo

ARAUJO, Nelma Camelo de.;ARAUJO, R. F.; LLARENA, R. A. S.. Inovação e sustentabilidade nas bibliotecas universitárias de alagoas. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: JOÃO RODRIGO SANTOS FERREIRA

SOUZA, E. D.; FINGER, A. B.; MARQUES, R. M.;ARAUJO, R. F.. Transparência ativa da informação nos ministérios públicos estaduais brasileiros: parâmetros de qualidade de uso em redes sociais eletrônicas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Edna Carvalho da Cunha

SANTOS, M. R. A.;ARAUJO, R. F.; GAIA, R. V.. O jornal institucional como instrumento de memória organizacional. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Janyelle Mayara Bento

PINTO, I. M. B. S.;ARAUJO, R. F.; GALLOTI, M. M. C.. Redes de colaboração científica: avaliação sobre o impacto da produção científica dos docentes de ciência da informação no Nordeste. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Livia Cunha da Silva Monte

COSTA, A. C.; DANTAS, A. B.;ARAUJO, R. F.. Proposta de implantação de indicadores desempenho da Norma ISSO 11.620:2014 na Biblioteca central da Universidade Federal de Alagoas.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Guilherme Franco Silva Pinto

FURNIVAL, ARIADNE CHLOE MARY; SIMIONATO, A. C.;ARAUJO, R. F.. Comportamento informacional em redes sociais: uma abordagem utilizando mineração textual. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Claudio Marcio de França

ODDONE, N. E.; NASCIMENTO, B. S.;ARAUJO, R. F.. Indicadores e métricas utilizados para avaliação da atividade científica publicada em livros acadêmicos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabíola Maria Siqueira Rocha

OLIVEIRA, MARLENE;ARAUJO, R. F.; PAIVA, M. A. M.. Análise da produção científica da competência informacional no contexto da ciência da informação no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Daniel Andre Rigo Guirra

FURNIVAL, A. C.;ARAUJO, R. F.; HAYASHI, C. R. M.. Analisando tendências nos modos de publicação dos docentes dos programas de Pós-graduação em Ciências Exatas e Humanas da UFSCar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Edna da Silva Angelo

OLIVEIRA, MARLENE;ARAUJO, R. F.; CIRINO, SERGIO;OLIVEIRA, D. A.. Os periódicos científicos de minas gerais dos séculos XIX e XX. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Roberto Cintra

FURNIVAL, A. C.; FARIA, L. I. L.;ARAUJO, R. F.. Avaliação do impacto do acesso aberto em periódicos da área de Ciência da Informação: uma análise de indicadores bibliométricos e altmétricos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Laysa Lorena Alves de Araujo

ANDRADE, R. L. V.;ARAUJO, R. F.; PRADO, M. A. R.. Produção científica em astronomia no brasil: uma análise na literatura indexada no portal de periódicos da capes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Carlina Rocha Leite

PRADO, J. M. K.;ARAUJO, R. F.PEDRI, P.. A cultura dos memes: reflexões fundamentais de interesse à Ciência da Informação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Stephanie Silva Menezes

PRADO, M. A. R.;ARAUJO, R. F.; SABBAG, D. M. A.. Mediação da informação em ambiente virtual de funfiction: pesquisa exploratória do site Fanfic Obsession. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Laís Regina dos Santos de Oliveira

ANDRADE, R. L. V.; ARAUJO, Nelma Camelo de.;ARAUJO, R. F.. Produtividade e visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2017-2019). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: FABÍOLA DA SILVA COSTA

VIEIRA, D. V.;ARAUJO, R. F.; MOTA, D. A. R.. Análise das práticas de tecnologia da informação no desenvolvimento das competências digitais dos discentes de biblioteconomia da UFCA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Cariri.

Aluno: Zaqueu Jhônathas Santos da Silva

MOTA, F. R. L.;ARAUJO, R. F.. Estudo bibliométrico nos periódicos científicos de Biblioteconomia e Ciência da informação sobre as temáticas biblioterapia, biblioteconomia clinica e biblioteconomia e saúde baseada em evidências.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Monica KellyCorreia

MOTA, F. R. L.;ARAUJO, R. F.; LIMA, M. R.. Organização da informação em unidades básicas de saúde no município de Atalaia- AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria José da Silva

ALVES, V. B. A.;ARAUJO, R. F.; LESSA, M. H. M.. RIUFAL: fonte de pesquisa e disseminação de informação científica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Riclésia Delfino das Chagas

SOUZA, E. D.; ANDRADE, R. L. V.;ARAUJO, R. F.. Interação entre Bibliotecário e Usuário nas Redes Sociais: estudo na Biblioteca Central da UFAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Amanda Gomes de Oliveira

SILVA, S. P.; MOREIRA, J. E. L.;ARAUJO, R. F.. Midias sociais, juventude e autopromoção: uma análise do comportamento juvenil no facebook e no instagram. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ingrid Lopes Abs

ARAUJO, Nelma Camelo de.; MOTA, F. R. L.;ARAUJO, R. F.. Patrimônio Cultural Imaterial Gastronômico da Massagueira do Município de Marechal Deodoro em Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: CÉLIA DA SILVA MELO

MOTA, F. R. L.; ARAUJO, Nelma Camelo de.;ARAUJO, R. F.. Qualidades de Base de Dados na área da Saúde: um estudo de caso da Base LILACS segundo os critérios estabelecidos pelo Health Information Technology Institute (HITI). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Veronilda da Silva

LIMA, M. L.; ALVES, V. B. A.;ARAUJO, R. F.. A biblioteca pública municipal de Capela: a questão das competências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Rosenilda Januário Batista Bezerra

OLIVEIRA, D. A.; ARAUJO, Nelma Camelo de.;ARAUJO, R. F.. Internet como fonte de pesquisa: fontes de informação eletrônicas utilizadas por alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Juliana França do Nascimento

FERRAZ, C. V.; GOMES, M. A.;ARAUJO, R. F.. Gestão da Informação no Centro de Documentação e Informação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Niélia dos Santos Silva; Vanessa Maria Rocha Silva

MOTA, F. R. L.; GOMES, M. A.;ARAUJO, R. F.. .Marketing Eletrônico Aplicado a Unidades de Informação na Área de Saúde: um estudo na UNCISAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anna Karolina Gomes Dias

ALMEIDA, C. C.; LENZI, L. A. F.;ARAUJO, R. F.. O serviço de referência e de consultoria informacional: um estudo realizado nos centros de documentação e informação do Serviço Brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas da região nordeste. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Bruno Felipe de Melo Silva

MOTA, F. R. L.;ARAUJO, R. F.; LOURENCO, A.. Folksonomia: um estudo da linguagem de indexação adotada pelo FLICKR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CICCARINI, L.;CARDOSO, A. M. P.ARAUJO, R. F.. Estudo de usuário de informação pública: a experiência de Abre Campo - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Fernanda de Cássia Moraes

CICCARINI, L.; SIMOES, A. M.;ARAUJO, R. F.. A inclusão da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho: o papel da informação na melhoria dos processos informacionais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Écio Marcos Cesário Junior; Flávia Luchi Krause Nitz

CICCARINI, L.; MOREIRA, M. P.;ARAUJO, R. F.. Responsabilidade social: a participação do profissional da informação na construção de empresas cidadãs. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Juliana da Costa e Silva

CARDOSO, A. M. P.; SALIBA, C. B.;ARAUJO, R. F.. Weblogs: disseminadores de informação no ciberespaço. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Cesarino Soares

OLIVERIA, E. C.; MOREIRA, M. P.;ARAUJO, R. F.. Estudo do uso de tecnologia da informação como mecanismo de segurança para proteção de dados sigilosos em prontuário médico eletrônico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

ARAUJO, R. F.. Avaliador de trabalhos submetidos ao VII FÓRUM DE DISCUSSÃO EM BIBLIOTECONOMIA. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

ARAUJO, R. F.; ALVES, L.; CASTRO, J. V. R.; GONÇALVES, J. A.. Comissão de Pareceristas do VIII Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação - EREBD. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

ARAUJO, R. F.. Avaliador dos trabalhos discentes apresentados durante o VIII Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação - EREBD. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

Renato da Silva Bastos

Marketing científico digital dos programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco: um estudo no contexto das redes sociais digitais; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Rosiene Marques Vieira

Chatbot Inclusivo: Estudo Propositivo Sobre a Relevância dos Bots Conversacionais na Perspectiva da Ciência da Informação; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);

Jusmenne Jasao Melo da Silva

Padronização na caracterização das revistas do portal de periódicos eletrônicos científicos da UFAL; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Alexandre Nunes da Silva

Marketing científico digital e o papel do editor de mídias sociais nas revistas científicas brasileiras: um estudo propositivo; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Marília Catarina Andrade Gontijo

Influência da comunicação científica e do marketing científico digital no impacto social de produções científicas: análise altmétrica da literatura de docentes dos programas de pós-graduação em ciência da informação; Início: 2021; Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

Estudo do uso das redes sociais online como ferramentas de apoio à atividade de difusão arquivística dos Arquivos Públicos Estaduais Brasileiros; Início: 2021; Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Rejane Valéria Santos

A democratização da produção científica através da implantação de repositórios institucionais: por uma política de acesso aberto nos institutos federais; Início: 2021; Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Eduardo Santos Rocha

Bibliotecas digitais de teses e dissertações: análise de produtos e serviços informacionais; Início: 2020; Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Zayr Claudio Gomes da Silva

Início: 2023; Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas;

Patricia Pedri

Revisão por pares aberta: análise da literatura na Ibero-americana; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

John Jairo Garcia Arcentales

A relação universidade-empresa-governo em parques tecnológicos brasileiros em desenvolvimento; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Girlaine da Silva Santos

Vozes negras na academia: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas, ; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Períodicos científicos de direito e o uso de mídias sociais: presença, visibilidade e desempenho; 2021; Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Gracilene Maria de Carvalho

Marketing científico digital e a divulgação da ciência: o papel dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe; 2019; Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Priscilla Nunes Peixoto

Práticas informacionais na web social: uma análise espaço-temporal sobre o influenciador digital no Youtube; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Marília Catarina Andrade Gontijo

A produção científica sobre inteligência artificial e seus impactos: análise de indicadores bibliométricos e altmétricos; 2018; Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Belkiz Inez Rezende Costa

Um estudo altmétrico das teses e dissertações da UFMG; 2017; Dissertação (Mestrado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Natália Rodrigues Silva

Plataformas digitais colaborativas e o compartilhamento de materiais protegidos por direitos autorais: tensões entre materiais públicos e proprietários; 2019; Tese (Doutorado em GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Juliana Fachin

Métricas alternativas e suas aplicações: mapeamento do conhecimento científico em torno da Altmetria; 2017; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, ; Coorientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Amanda Tolomelli Brescia

Curtir ou compartilhar: A circulação do conhecimento nos periódicos científicos da UFMG em redes sociais; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Eugenio Santos da Rocha

Gestão eletrônica de documentos: análise da produção científica na base de dados referenciais de artigos de periódicos em ciência da informação - BRAPCI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Janyelle Mayara Bento

Comunicação científica na web social: desempenho dos docentes de biblioteconomia da Região Nordeste no ResearchGate; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Jusmenne Jasao Melo da Silva

Produtividade e visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2017-2019); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Patricia Pedri

A revisão por pares aberta na América Latina: uma revisão integrativa de literatura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Antônio José da Silva

O uso do Instagram pelas bibliotecas universitárias da região Nordeste do Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Ellen Cristina da Silva

A participação política em períodos eleitorais: notas sobre a categorização das mensagens de eleitores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Anderson Matheus Alves Arruda

Travestis e mulheres trans na mídia alagoana: uma análise da informação em portais online; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Caroline de Oliveira Silva; Mozart Ávila de Lima

A gamificação nas bibliotecas escolares para o estímulo à leitura: analisando possibilidades de aplicação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Keila Jaciele Vieira dos Santos; Malba do Nascimento Silva

Redes sociais e leitura: representatividade e repercussão das obras de Graciliano Ramos no Skoob; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Ana Paula de Lima Fragoso Farias

Tecnologia da Informação em Bibliotecas Jurídicas do Município de Maceió; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Ana Letícia Afonso de Lima

A importância da rede social Facebook como instrumento de disseminação da informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Andressa Laís Machado de Matos

Representatividade da Universidade Federal de Alagoas na rede social acadêmica Researchgate; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Cícera Marli Rpdrigues da Silva

Representatividade da Universidade Federal de Alagoas na rede social acadêmica Academia; Edu; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Gloriete Maria Lopes Abs

Análise dos blogs de moda de Alagoas como fonte e canal de disseminação da informação; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Joelva Pereira da Costa; Taciana Maria dos Santos

A importância o uso das redes sociais na internet para as bibliotecas universitárias de Maceió; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Fernando Anderson C

L; Melo; Jullyadson Miranda dos Santos; Arquitetura da Informação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Janiele Oliveira de Araujo

O uso das redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Sarah Rúbia de Oliveira Santos

Informação, democracia digital e participação política: análise das interações na Fanpage do JHC; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Larissa Carla dos Prazeres Leobino; Vera Lúcia P

de Lima; Arquitetura da informação nos websites das editoras Briquet de Lemos, Interciência e Thesaurus; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Jonismar Kendys da Silva Leão; Maria Roselene C de Barros

A Biblioteconomia e sua representatividade no Slideshare; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Janaina Tenório Lopes Pereira

compartilhamento de informação ambiental e a repercussão do código florestal no twitter; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Antonio Porfírio da Silva

A representatividade da Biblioteconomia e da Ciência da Informação na Wikipédia: um estudo cibermétrico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Rafaela Lima de Araújo

Compartilhar, ler e interagir: blogs como ferramenta de mediação de leitura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Alaine Maria Ferreira Machado; Tereza Cristina M

dos Santos; Inclusão digital no contexto da alfabetização em séries iniciais: análise de um grupo focal na Escola Maria de Fátima Lira; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Josemar Coltt da Silva Teixeira

A Biblioteconomia Conectada: análise dos blogs de biblioteconomia do Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Karla Ariana Alves da Silva; Ruth de Cássia dos Santos

; A Comunidade surda nas redes sociais na internet: estudo exploratório a partir de fóruns do Orkut; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Telma Maria da Conceição

O bibliotecário frente as novas tecnologias: observação a partir dos currículos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Marcio Adriano Costa dos Santos

Biblioteca pública e inclusão digital: um olhar sobre o cenário de Alagoas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Rosiene Marques Vieira

Interatividade da blogosfera alagoana: estudo exploratório no primeiro prêmio alagoano de blogs; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Zayr Cáudio Gomes da Silva

A arquitetura da informação em websites de bibliotecas universitárias da região nordeste; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Huanderson Ruan da Silva Santos

Presença e atuação de revistas espanholas nas Mídias Sociais; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Emely Laysla Silva Cavalcante

Presença e atuação de revistas portuguesas nas Mídias Sociais; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Paola Annenberg Nascimento Gomes

Presença e atuação de revistas de Ciências da Saúde nas Mídias Sociais; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Jusmenne Jasao Melo da Silva

Presença e atuação de revistas de Ciências Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas, Linguistica, Letras e Artes nas Mídias Sociais; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Michael dos Santos Leite

Presença e atuação de revistas de Ciências Humanas nas Mídias Sociais; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Miriely Silva dos Santos

Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Informação em Saúde; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Jusmenne Jasao Melo da Silva

Produtividade e visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2017-2019); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Rayanny Eleticia Medeiros de Moura

Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Tecnologias web e Mídias sociais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Paola Annenberg Nascimento Gomes

Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Gênero e Diversidade; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Patricia Pedri

As Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas de Alagoas e seus periódicos eletrônicos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Laysa Lorena Alves de Araujo

As Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas de Alagoas e seus periódicos eletrônicos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Patricia Pedri

Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Miriely Silva dos Santos

Revisão Sistemática da Literatura sobre altmetria (2016-2017); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Jusmenne Jasao Melo da Silva

Produtividade e visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2014-2018); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Lais Santos Oliveira da Silva

Esquemas de classificação de artigos de periódicos da ciência da informação; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Erycles da Silva Santos

Coleta de dados altmétricos via API, Web Scrapping e Web Crawler; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Laysa Lorena Alves de Araujo

Arquitetura de Informação e Responsividade do Portal Periódicos de Alagoas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Richard Bryan Gomes Cavalcante

Divulgação científica para aferição de métricas alternativas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Carlina Rocha Leite

Ciência 2; 0 e a presença online de pesquisadores: análise e monitoramento da visibilidade e impacto de docentes da Universidade Federal de Alagoas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Stephanie Silva Menezes

As Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas de Alagoas e seus periódicos eletrônicos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Carlina Rocha Leite

Comunicação Científica e Internet, Periódicos Eletrônicos e Altmetria na produção periódica nacional; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Laysa Lorena Alves de Araujo

Comunicação Científica e Internet, Periódicos Eletrônicos e Altmetria na pesquisa da pós-graduação e eventos científicos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Enrique Raphael Souza Beder

As Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas de Alagoas e seus periódicos eletrônicos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Leonardo Alexandre Ferreira da Silva

Coleta de dados altmétricos via social media application programming interface; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Alexandre Carlos Santos Azevedo

Coleta de dados altmétricos via web crawler e web scrapping; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Janyelle Mayara Bento

Ciência 2; 0 e a presença online de pesquisadores: análise e monitoramento da visibilidade e impacto de docentes da Universidade Federal de Alagoas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Luana Gleyce Camilo da Silva

Ciência 2; 0 e a presença online de pesquisadores: análise e monitoramento da visibilidade e impacto de docentes da Universidade Federal de Alagoas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Ellen C

da Silva; A participação política em períodos eleitorais: notas sobre a categorização das mensagens de eleitores; 2015; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

José Ricardo dos Santos

Campanha online nas eleições 2014 no twitter: desempenho dos principais candidatos ao governo de alagoas; In: Congresso Integrada de Inovação e Tecnologia; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Marcio Adriano Costa dos Santos

Biblioteca Pública e Inclusão Digital: um olhar sobre o cenário de Alagoas; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Janaína Tenório Lopes

Meio Ambiente e Redes Sociais: uma análise da repercussão do Código Florestal no Twitter; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Rafaela Lima de Araújo

Redes Sociais na Internet e o contexto educacional: por uma interação colaborativa pedagogicamente correta; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Tacinane Moreira dos Santos

Redes sociais na internet e o movimento negro nas comunidades do Orkut: estudo exploratório; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Rosiene Marques Vieira

O blog como fonte de informação e como um agente disseminador da informação: o caso da blogosfera alagoana; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Zayr Cáudio Gomes da Silva

Arquitetura de Informação de websites de Bibliotecas Universitárias: o caso do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

BARROS, M

R; S; ; CONCEIÇÃO, T; M; da; ROCHA, V; C; dos S; ; Tesauro Cadeia Alimentícia ? TCA: aspectos na construção e avaliação; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

AMORIM, W

A; ; SANTOS, M; A; C; dos; Caiu na rede é usuário: análise de usos e comportamentos nas redes sociais; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

SILVA, B

F; M; ; SILVA, MONA CLEIDE QUIRINO DA; SILVA, M; F; ; Análise de vocabulário controlado (online): TCI - Tesauro em ciência da informação; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

SILVA, B

F; M; ; SILVA, MONA CLEIDE QUIRINO DA; SILVA, M; F; ; Ambiente Web de Colaboração: Informação, Cibercultura e Hipertexto; Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Ronaldo Ferreira de Araujo;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, REJANE VALÉRIA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . Repositórios Institucionais da América do Sul: análise da visibilidade da produção científica na web social. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 17, p. e7646, 2025.

  • PEDRI, PATRÍCIA ; FERREIRA DE ARAÚJO, RONALDO . Divulgação científica sob a perspectiva da Ciência Aberta. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 54, p. 1-10, 2025.

  • DALMONTE, E. F. ; PINHO, F. A. ; OLIVEIRA, T. M. ; ALVES, M. ; ARAUJO, R. F. ; TEMER, A. C. R. P. ; MARQUES, F. P. J. ; BRUCK, M. S. . Periódicos científicos na área Comunicação e Informação: consolidação do índice h e as questões éticas sobre sua utilização. EM QUESTÃO , v. 30, p. 1-26, 2024.

  • SANTOS, REJANE VALÉRIA ; ARAUJO, R. F. . Métricas alternativas dos repositórios institucionais brasileiros: análise da produção científica na web social. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 19, p. 49-58, 2024.

  • CHALLCO, GEISER CHALCO ; SILVA, WESLEY VIEIRA DA ; SETTON GONÇALVES, BRUNO ; ALMEIDA LEVINO, NATALLYA DE ; BITTENCOURT, IBSEN MATEUS ; KACZAM, FABÍOLA ; OLIVEIRA, ELAINE HARADA TEIXEIRA DE ; MARTINS, FLAVIO PINHEIRO ; LIMA FILHO, WALTER ARAUJO DE ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE ; BITTENCOURT, IG IBERT ; PAIVA, RANILSON OSCAR ARAÚJO . Blended learning and media centers: A bibliometric analysis. Social Sciences & Humanities Open , v. 10, p. 100919, 2024.

  • ARAUJO, R. F. ; PEREIRA, A. L. O. ; SOARES, M. M. ; BRAGA, V. C. . Métricas do Instagram dos arquivos públicos estaduais da Região Sudeste: um relato de experiência. Ágora: Arquivologia em debate , v. 34, p. 1-18, 2024.

  • GARCIA ARCENTALES, JOHN JAIRO ; FERREIRA DE ARAUJO, RONALDO ; SOUSA DE ARAUJO, ELIETE . A RELAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA-GOVERNO EM PARQUES TECNOLÓGICOS BRASILEIROS EM DESENVOLVIMENTO. P2P & INOVAÇÃO , v. 11, p. 1-22, 2024.

  • RIBEIRO, RAFAEL GONÇALO PEREIRA ; DIAS, T. M. R. ; DIAS, PATRÍCIA MASCARENHAS ; ARAUJO, R. F. ; COSTA, E. S. . Social4Science: Desvendando Conexões e Tendências na Difusão de Conhecimento Científico nas Redes Sociais. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 53, p. 1-13, 2024.

  • SILVA, ZAYR CLAUDIO GOMES DA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . INOVAÇÃO E TEORIA ATOR-REDEInnovation and Actor-Network TheoryInnovación y Teoría de Actores-Red. P2P & INOVAÇÃO , v. 11, p. 1-23, 2024.

  • SILVA, MAURÍCIO COELHO DA ; WENDT, LUCAS GEORGE ; MOURA, ANA MARIA MIELNICZUK DE ; ARAUJO, RONALDO FERREIRA . O Sistema de Recompensa Científico na ótica da Ciência Aberta: dimensões de avaliação, características e desafios. Transinformacao , v. 36, p. 1-18, 2024.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; PEDRI, PATRÍCIA ; DELBIANCO, NATALIA RODRIGUES . Investigadores y profesionales de la información en Twitter (X). Informação & Informação (Online) , v. 28, p. 508-527, 2024.

  • CLAUDIO GOMES DA SILVA, ZAYR ; MACHADO BORGES SENA, PRISCILA ; FERREIRA DE ARAUJO, RONALDO . Panorama de pesquisas sobre ecossistemas de inovação:Overview of research on innovation ecosystemsPanorama de la investigación sobre ecosistemas de innovación. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 53, p. 142-154, 2024.

  • ROCHA, EDUARDO SANTOS  ; ARAUJO, R. F. . O impacto do nível de evidência científica em preprints sobre COVID-19 no seu compartilhamento no Twitter (X) Brasil. Encontros Bibli (UFSC) , v. 30, p. 1-21, 2024.

  • GONTIJO, MARÍLIA CATARINA ANDRADE ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . O debate público sobre o distanciamento social no contexto da COVID-19. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 23, p. e025002, 2024.

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. . Marketing científico digital e a produção de docentes dos programas de pós-graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais uma análise altimétrica. BIBLOS (RIO GRANDE) , v. 38, p. 161-177, 2024.

  • SANTOS, F. F. ; SILVA, M. C. ; ARAUJO, R. F. ; MOURA, A. M. M. . O sistema de recompensa científico e a altmetria relações entre os indicadores de atenção online e as práticas de comunicação e divulgação científica dos pesquisadores em comunicação no Brasil. Informação & Informação (Online) , v. 27, p. 596-621, 2023.

  • SILVEIRA, LÚCIA DA ; CALIXTO RIBEIRO, NIVALDO ; MELERO, REMEDIOS ; MORA-CAMPOS, ANDREA ; PIRAQUIVE-PIRAQUIVE, DANIEL FERNANDO ; URIBE TIRADO, ALEJANDRO ; MACHADO BORGES SENA, PRISCILA ; POLANCO CORTÉS, JORGE ; SANTILLÁN-ALDANA, JULIO ; COUTO CORRÊA DA SILVA, FABIANO ; FERREIRA ARAÚJO, RONALDO ; ENCISO BETANCOURT, ANDRÉS MAURICIO ; FACHIN, JULIANA . Taxonomia da Ciência Aberta: revisada e ampliada. Encontros Bibli (UFSC) , v. 28, p. 1-22, 2023.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; PEDRI, PATRICIA . CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO NO TWITTER. P2P & INOVAÇÃO , v. 10, p. 371-385, 2023.

  • SANTOS, G. S. ; ARAUJO, R. F. . A pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais: primeiras aproximações. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 18, p. 1-11, 2023.

  • PEIXOTO, P. N. ; ARAUJO, R. F. . Práticas informacionais na web social e os influenciadores digitais uma análise espaço-temporal dos YouTubers brasileiros. REVISTA FOLHA DE ROSTO , v. 8, p. 162-187, 2022.

  • FALCÃO, HULLY GUEDES ; OLIVEIRA, THAIANE ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA . Perspectivas multidisciplinares sobre -desinformação- em ciência e saúde. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde , v. 16, p. 209-214, 2022.

  • FACHIN, J. ; WERLANG, E. ; ARAUJO, R. F. ; BLATTMANN, U. . Visibilidade, atenção online e impacto das interações nas publicações científicas. BIBLOS (RIO GRANDE) , v. 36, p. 184-205, 2022.

  • PRADO, M. A. R. ; ARAUJO, R. F. . Os estudos métricos da informação em foco.. Informação & Informação (Online) , v. 27, p. i-xiii, 2022.

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. . Impacto acadêmico e atenção online de pesquisas sobre inteligência artificial na área da saúde: análise de dados bibliométricos e altmétricos. Encontros Bibli (UFSC) , v. 26, p. 1-21, 2021.

  • PEDRI, PATRICIA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA . Revisão por pares aberta. ATOZ: NOVAS PRÁTICAS EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO , v. 10, p. 1-4, 2021.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Revisão por pares aberta em questão: uma breve análise sistemática. PÁGINAS A&B ARQUIVOS E BIBLIOTECAS , v. 3, p. 118-122, 2021.

  • ARAUJO, R. F. ; SANTAREM SEGUNDO, J. E. ; TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. ; CARAN, G. M. . Impacto e visibilidade de publicações sobre Web Semântica: dados de citação e de atenção online. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 31, p. 1-22, 2021.

  • SILVEIRA, LÚCIA DA ; RIBEIRO, NIVALDO CALIXTO ; SANTOS, SARAH RÚBIA DE OLIVEIRA ; SILVA, FERNANDA MIRELLE DE ALMEIDA ; SILVA, FABIANO COUTO CORRÊA DA ; CAREGNATO, SÔNIA ELISA ; OLIVEIRA, ADRIANA CARLA SILVA DE ; OLIVEIRA, DALGIZA ANDRADE ; GARCIA, JOANA COELI RIBEIRO ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA . Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia. Encontros Bibli (UFSC) , v. 26, p. 1-27, 2021.

  • SPATTI, A. C. ; CINTRA, P. R. ; BIN, A. ; ARAUJO, R. F. . Métricas alternativas para avaliação da produção científica latino-americana: um estudo da Rede SciELO. Informação & Informação (Online) , v. 26, p. 596-624, 2021.

  • OLIVEIRA, T. M. ; ARAUJO, R. F. ; CERQUEIRA, R. C. ; PEDRI, P. . Politização de controvérsias científicas pela mídia brasileira em tempos de pandemia: a circulação de preprints sobre Covid-19 e seus reflexos. Revista Brasileira de História da Mídia , v. 10, p. 30-52, 2021.

  • PEDRI, PATRICIA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA . Vantagens e desvantagens da revisão por pares aberta: consensos e dissensos na literatura. Encontros Bibli (UFSC) , v. 26, p. 1-18, 2021.

  • SANTOS, SARAH RÚBIA DE OLIVEIRA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . Questões étnico-raciais em pesquisas na base Dimensions: dados de produção, uso e atenção on-line. Encontros Bibli (UFSC) , v. 26, p. 1-20, 2021.

  • ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE ; APPEL, ANDRÉ LUIZ . O financiamento de projetos de pesquisa em ciência aberta: análise de dados da base Dimensions. Encontros Bibli (UFSC) , v. 26, p. 1-19, 2021.

  • ARRUDA, A. M. A. ; ARAUJO, R. F. . Travestis e pessoas transexuais na mídia alagoana: análise do discurso em portais online. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 17, p. 1-20, 2021.

  • GONTIJO, MARÍLIA CATARINA ANDRADE ; HAMANAKA, RAÍSSA YURI ; DE ARAUJO, RONALDO FERREIRA . Research data management: a bibliometric and altmetric study based on Dimensions. Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication , v. 1, p. 1-19, 2021.

  • ROCHA, EDUARDO SANTOS  ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE  . Online attention of Covid-19 pre-prints on Twitter: Dissemination and thematic orientation analysis. Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication , v. 1, p. 1-14, 2021.

  • CARVALHO, G. M. ; ARAUJO, R. F. . Marketing científico digital e divulgação da ciência: o papel dos portais de periódicos. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 16, p. 1-10, 2021.

  • ANDRADE GONTIJO, MARÍLIA CATARINA ; FERREIRA DE ARAÚJO, RONALDO ; TRAVIESO RODRÍGUEZ, CRÍSPULO . Impacto académico y social de la investigación sobre Inteligencia Artificial: análisis basado en la base de datos Dimensions. Revista General De Informacion Y Documentacion , v. 31, p. 719-734, 2021.

  • OLIVEIRA, D. A. ; ARAUJO, R. F. . A contribuição das métricas para o campo da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação (on line) , v. 25, p. 299-317, 2020.

  • FACHIN, JULIANA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA ; BLATTMANN, URSULA . Alternative and traditional indicators of the Brazilian Feminist Studies Journal. BRAZILIAN JOURNAL OF INFORMATION SCIENCE , v. 14, p. 112-129, 2020.

  • RIBEIRO, NIVALDO CALIXTO ; OLIVEIRA, DALGIZA ANDRADE ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . Conjecturas da Ciência Aberta na contemporaneidade do Big data. BIBLOS (RIO GRANDE) , v. 33, p. 163-179, 2020.

  • ARAUJO, RONALDO FERREIRA . Communities of attention networks: introducing qualitative and conversational perspectives for altmetrics. SCIENTOMETRICS , v. 124, p. 1-17, 2020.

  • ARAUJO, RONALDO FERREIRA ; OLIVEIRA, THAIANE MOREIRA DE . DESINFORMAÇÃO E MENSAGENS SOBRE A HIDROXICLOROQUINA NO TWITTER: DA PRESSÃO POLÍTICA À DISPUTA CIENTÍFICA. ATOZ: NOVAS PRÁTICAS EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO , v. 9, p. 196, 2020.

  • ANGELO, E. S. ; ARAUJO, C. A. V. ; RODRIGUES, M. M. ; ARAUJO, R. F. . Repercussão do Plan S na América Latina: análise altmétrica de dados de interação no Twitter. Bibliotecas. Anales de investigación , v. 16, p. 183-191, 2020.

  • CARVALHO, G. M. ; ARAUJO, R. F. . Internacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (REM): 2013 a 2015 y 2016 a 2018. Bibliotecas. Anales de investigación , v. 16, p. 192-206, 2020.

  • COSTA, B. I. R. ; OLIVEIRA, M. ; ARAUJO, R. F. . Análise altmétrica das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas Gerais no Google Scholar e Mendeley. Bibliotecas. Anales de investigación , v. 16, p. 221-235, 2020.

  • COSTA, B. I. R. ; OLIVEIRA, M. ; ARAUJO, R. F. . Análise altmétrica das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas Gerais no Google Scholar e Mendeley. Bibliotecas. Anales de Investigación , v. 16, p. 221-235, 2020.

  • COSTA, B. I. R. ; OLIVEIRA, M. ; ARAUJO, R. F. . Análise altmétrica das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Minas Gerais no Google Scholar e Mendeley. Bibliotecas. Anales de Investigación , v. 16, p. 221-235, 2020.

  • ANGELO, E. S. ; ARAUJO, C. A. V. ; RODRIGUES, M. M. ; ARAUJO, R. F. . Repercussão do Plan S na América Latina: análise altmétrica de dados de interação no Twitter. Bibliotecas-Anales De Investigacion , v. 16, p. 183-191, 2020.

  • OLIVEIRA, D. A. ; ARAUJO, R. F. . A contribuição das métricas para o campo da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação (on line) , v. 25, p. 300-318, 2020.

  • SHINTAKU, MILTON ; BARCELOS, JANINNE ; ARAÚJO, RONALDO ; FAGUNDES DE BRITO, RONNIE . Mega-Periódicos e altmetria: aproximações entre novas formas de publicação e de avaliação de impacto de resultados de pesquisa. Encontros Bibli (UFSC) , v. 24, p. 52-61, 2019.

  • ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . O impacto das mídias sociais para revistas científicas da área da saúde. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 32, p. III-VI, 2019.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Perfil dos periódicos científicos produzidos pelas instituições de ensino superior de Alagoas. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM REVISTA , v. 6, p. 71-80, 2019.

  • POLICARPO, C. ; ARAUJO, R. F. . Jogos locativos, territórios informacionais e a cidade como interface: conectividade e vigilância na experiência Pokémon GO | Locative games, informational territories and the city as interface: connectivity and surveillance in the Pokémon GO experience. LIINC EM REVISTA , v. 15, p. 192-210, 2019.

  • ARAUJO, R. F. ; ARAUJO, Nelma Camelo de. ; MOTA, F. R. L. . As condições de produção de informação em CT&I no mundo contemporâneo: memórias do I Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação - TOI Nordeste. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 14, p. 107-124, 2019.

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . A produção científica sobre inteligência artificial e seus impactos: análise de indicadores bibliométricos e altmétricos. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 14, p. 9-20, 2019.

  • ARAUJO, RONALDO FERREIRA ; ALVES, MARCELO . Indicadores altmétricos da produção de pesquisadores brasileiros: análise dos bolsistas de produtividade do CNPq. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 12, p. 850-862, 2019.

  • TRAVIESO RODRÍGUEZ, CRÍSPULO ; FERREIRA ARAÚJO, RONALDO . Aspectos metodológicos de los datos abiertos de investigación: análisis de los conjuntos de datos de la colección SciELO incluidos en Figshare. Revista Española de Documentación Científica , v. 42, p. 242, 2019.

  • CARAN, G. M. ; ARAUJO, Ronaldo F. ; TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. . Identidad y comunicación interactiva en salud: el discurso de las personas con baja visión en las redes sociales. REVISTA CUBANA DE INFORMACIÓN EN CIENCIAS DE LA SALUD , v. 30, p. 1-19, 2019.

  • COSTA, BELKIZ ; OLIVEIRA, MARLENE ; ARAÚJO, RONALDO . Impactos das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG:. Informação em Pauta , v. 4, p. 11-31, 2019.

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. . Dados bibliométricos e altmétricos de artigos científicos sobre inteligência artificial: análise do impacto acadêmico e social. MÚLTIPLOS OLHARES EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 9, p. 1-11, 2019.

  • BATISTA, M. C. L. ; ANASTACIO, L. A. ; ARAUJO, R. F. . Menções à produção científica sobre políticas públicas de pesquisadores da UFMG na web social: um breve estudo altmétrico. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 48, p. 191-198, 2019.

  • PONTES, T. C. F. ; ARAUJO, R. F. . Altmetria sobre o museu Mundaneum: estudo panorâmico sobre a difusão da produção científica nas redes sociais. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 48, p. 199-205, 2019.

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. . Métricas alternativas e dados de citação de publicações em acesso aberto sobre inteligência artificial no campo da saúde. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ONLINE) , v. 48, p. 451-452, 2019.

  • ARAUJO, R. F. . A altmetria na prática e o papel dos bibliotecários no seu uso e aplicação. EM QUESTÃO , v. 24, p. 296, 2018.

  • ARAUJO, R. F. ; MURAKAMI, T. R. M. ; PRADO, J. M. K. . A repercussão de artigos de periódicos brasileiros da ciência da informação no Facebook: um estudo altmétrico. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 16, p. 365-379, 2018.

  • ARAUJO, R. F. . Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 28, p. 7-22, 2018.

  • ARAUJO, R. F. ; ARAUJO, J. O. . O uso de redes sociais como estratégia de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 14, p. 1-21, 2018.

  • ARAUJO, R. F. ; FURNIVAL, A. C. . Information science journals in Brazil: Comparative analysis between quality indices and academic and social impact. Informatio et Scientia. Information Science Research , v. 1, p. 1-12, 2018.

  • TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. ; ARAUJO, R. F. . Indicadores altmétricos y de citación en la producción científica en ScienceOpen: estudio descriptivo para Brasil, España y Portugal. Bibliotecas. Anales de investigación , v. 14, p. 2018, 2018.

  • ARAUJO, R. F. . Portais de periódicos estaduais como serviço de descoberta: características de produção e da atenção online dos periódicos de Alagoas. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 13, p. 62-75, 2018.

  • MENEZES, S. S. ; ARAUJO, R. F. . Fanfiction de ficção científica:divulgação e incentivo à leitura sobre ciência. MÚLTIPLOS OLHARES EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO , v. 1, p. 1-6, 2018.

  • ARAUJO, R. F. ; PEDRI, P. . Publons: uma plataforma de visibilidade para revisão por pares no âmbito da ciência aberta?. CADERNOS DE BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVISTICA E DOCUMENTACAO , v. 1, p. 59-69, 2018.

  • OLIVEIRA, T. M. ; ARAUJO, R. F. ; TOTH, J. P. ; TAYLOR, M. . Altmetria e a análise das condições de interação em torno de artigos sobre políticas públicas: uma incursão metodológica. CADERNOS DE BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVISTICA E DOCUMENTACAO , v. 1, p. 77-85, 2018.

  • ARAUJO, RONALDO ; MURAKAMI, TIAGO ; CIRINO, SERGIO ; OLIVEIRA, CARLA . Atenção Online de Artigos do Portal Periódicos UFMG: análise dos dados do Facebook. CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM REVISTA , v. 5, p. 25-36, 2018.

  • ARAUJO, R. F. ; TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. ; SANTOS, S. R. O. . Comunicação e participação política no Facebook: análise dos comentários em páginas de parlamentares brasileiros. INFORMAÇÃO & SOCIEDADE (UFPB. ONLINE) , v. 27, p. 279-290, 2017.

  • ARAUJO, R. F. . Recursos da web social no ensino de Biblioteconomia: descentralização e autonomia. Revista Conhecimento em Ação , v. 2, p. 53-64, 2017.

  • ARAUJO, RONALDO FERREIRA ; SANTOS, SARAH RÚBIA DE OLIVEIRA ; BENTO, JANYELLE MAYARA . Mediação da informação e comunicação política no Facebook: desempenho do candidato Rui Palmeira à Prefeitura de Maceió em 2016. ATOZ: NOVAS PRÁTICAS EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO , v. 6, p. 17-25, 2017.

  • ARAUJO, R. F. . O twitter como dispositivo de mediação da informação em períodos eleitorais: análise das eleições de 2014 em Alagoas. Informação & Informação (Online) , v. 22, p. 420-436, 2017.

  • ARAUJO, R. F. . Presença e reputação online de pesquisadores em redes sociais acadêmicas: implicações para a comunicação científica. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 12, p. 202-211, 2017.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; OLIVEIRA, MARLENE . Da informática à tecnologia da informação: dependência, reserva de mercado e suas implicações político-econômicas | From informatics to information technology: dependence, market reserve and its political and economic implications. LIINC EM REVISTA , v. 13, p. 401-415, 2017.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, MARLENE ; LUCAS, E. R. O. . Altmetria de artigos de periódicos brasileiros de acesso aberto na ScienceOpen: uma análise das razões de menções. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde , v. 11, p. 1-7, 2017.

  • ARAUJO, R. F. ; LEAO, J. K. S. ; BARROS, M. R. C. . A biblioteconomia no slideshare: interações, capital social e orientações temáticas. REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS) , v. 22, p. 483-497, 2017.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. ; LUCAS, Elaine de Oliveira . Altmetria de artigos de periódicos brasileiros de acesso aberto na ScienceOpen: uma análise das razões de menções. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde , v. 11, p. 1-7, 2017.

  • ARAUJO, R. F. ; MURAKAMI, T. R. M. ; ANDRADE, R. L. V. . Repertório da produção periódica brasileira de Ciência da Informação: indícios embrionários. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia , v. 11, p. 44-53, 2016.

  • SANTOS, S. R. O. ; ARAUJO, R. F. . Agentes Políticos e a Disseminação da Informação: uma análise das postagens na fanpage do deputado JHC. Ciência da Informação em Revista , v. 3, p. 28-34, 2016.

  • ARAUJO, R. F. ; CARAN, G. M. ; SOUZA, I. V. P, . Orientação temática e coeficiente de correlação para análise comparativa entre altmetrics e citações. EM QUESTÃO , v. 22, p. 184, 2016.

  • GULKA, J. A. ; LUCAS, E. R. O. ; ARAUJO, R. F. . Marketing digital em portais de periódicos científicos de acesso aberto. Cadernos de Biblioteconomia, Arquivistica e Documentacao , v. 2, p. 31-43, 2016.

  • ARAUJO, R. F. . Do pensamento tecnológico à tecnologia como ciência da técnica: por uma epistemologia das tecnologias. Informação & Sociedade (UFPB. Online) , v. 26, p. 67-80, 2016.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; FURNIVAL, ARIADNE CHLOE MARY . Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas. Informação & Informação (UEL. Online) , v. 21, p. 68-89, 2016.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . A tecnologia em artigos de periódicos da Ciência da Informação: uma análise a partir da BRAPCI. INFORMAÇÃO & TECNOLOGIA (ITEC) , v. 3, p. 83-102, 2016.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . Technological basis for information science in Brazil: a scientometric study. Qualitative and Quantitative Methods in Libraries Journal , v. 1, p. 231-241, 2015.

  • ARAUJO, R. F. . Da altmetria à análise de citações: uma análise da revista Datagramazero. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 16, p. 1-20, 2015.

  • ARAUJO, R. F. . Estudos métricos da informação na web e o papel dos profissionais da informação. Bibliotecas Universitarias : Pesquisas, Experiencias e Perspectivas , v. 2, p. 42-64, 2015.

  • LOPES, J. T. ; ARAUJO, R. F. . Compartilhamento de informação ambiental e a repercussão do código florestal no Twitter. Ciência da Informação em Revista , v. 2, p. 44-53, 2015.

  • ARAUJO, R. F. . Mídias sociais e comunicação científica: análise altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. EM QUESTÃO , v. 21, p. 96, 2015.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . A Tecnologia na Pesquisa e no Ensino da Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil: representações, conteúdos e práticas. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 10, p. 64-72, 2015.

  • ARAUJO, R. L. ; ARAUJO, R. F. . Ler, compartilhar e interagir: blogs como ferramentas de mediação de leitura. Revista ACB (Florianópolis) , v. 20, p. 240-260, 2015.

  • ARAUJO, R. F. . Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (IMPRESSO) , v. 20, p. 67-84, 2015.

  • ARAUJO, R. F. . Atores e ações de informação em redes sociais na internet: pensando os regimes de informação em ambientes digitais. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 15, p. 1-16, 2014.

  • MACHADO, A.M.F. ; SANTOS, T.C.M. ; ARAUJO, R. F. . Inclusão Digital e Competência Informacional no Contexto da Alfabetização em Séries Iniciais. Ciência da Informação em Revista , v. 1, p. 32-42, 2014.

  • FERREIRA, M. R. ; OLIVEIRA, D. A. ; ARAUJO, R. F. . O estado da arte da produção científica sobre gênero no contexto da Universidade Federal de Alagoas. Ciência da Informação em Revista , v. 1, p. 42-49-49, 2014.

  • ARAUJO, R. F. . Aspectos teórico-metodológicos para análise de campanhas eleitorais online no twitter: do mapeamento das redes às conversações - Theoretical and methodological issues for the analysis of online campaigns on Twitter: networks and conversations. LIINC EM REVISTA , v. 10, p. 703-725, 2014.

  • MURAKAMI, T. R. M. ; FAUSTO, S. ; ARAUJO, R. F. . Exploração colaborativa através do compartilhamento de dados de citações do Google Scholar - Collaborative exploration on citation data sharing in Google Scholar. LIINC EM REVISTA , v. 10, p. 640-651, 2014.

  • ARAUJO, R. F. . Ciência 2.0 e a Presença Online de Pesquisadores: visibilidade e impacto. Ciência da Informação em Revista , v. 1, p. 32-40, 2014.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . Tecnologia e Sistemas de Informação na Ciência da Informação: Percurso da Temática Tecnológica no ARIST. Informação & Tecnologia (Itec) , v. 1, p. 96-111, 2014.

  • ARAUJO, R. F. . A prática pedagógica no ensino de biblioteconomia: interação e colaboração no contexto da web 2.0. Encontros Bibli , v. 18, p. 129-156, 2013.

  • ARAUJO, R. F. . Recursos da Web 2.0 e suas contribuições na prática pedagógica do ensino de Biblioteconomia. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação , v. 4, p. 163-181, 2013.

  • PEREIRA, B. C. ; ARAUJO, R. F. . Diálogos entre candidatos e eleitores em campanhas online: interatividade e conversação nas eleições municipais à prefeitura de Maceió no Twitter. Revista Anagrama (USP) , v. 7, p. 1-16, 2013.

  • ARAUJO, R. F. ; TEIXEIRA, J. C. S. . Biblioteconomia conectada: uma análise da biblioblogosfera brasileira. Revista ACB (Florianópolis) , v. 18, p. 949-978, 2013.

  • ARAUJO, R. F. ; VIEIRA, R. M. . Blogosfera como rede social: análise da interatividade dos blogs de Alagoas. Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação , v. 1, p. 65-77, 2012.

  • OLIVEIRA, D. A. ; ARAUJO, R. F. . Construção de linguagens documentárias em sistemas de recuperação da informação: a importância da garantia do usuário. Encontros Bibli , v. 17, p. 17-30, 2012.

  • ARAUJO, R. F. ; ALVARENGA, L. . A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007 10.5007/1518-2924.2011v16n31p51. Encontros Bibli , v. 16, p. 51-70, 2011.

  • ARAUJO, R. F. . Leituras de Bruno Latour na ciência da informação: analisando citações.. PontodeAcesso (UFBA) , v. 3, p. 299-316, 2009.

  • ARAUJO, R. F. . Apropriações de Bruno Latour pela Ciência da Informação no Brasil: descrição, explicação e interpretação. PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (IMPRESSO) , v. 14, p. 240-240, 2009.

  • ARAUJO, R. F. . Os grupos de pesquisa em ciência, tecnologia e sociedade no brasil. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade , v. 1, p. 81-97, 2009.

  • ARAUJO, R. F. . Seguindo a teoria ator-rede e Bruno Latour pela ciência da informação afora. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia , v. 2, p. 00-00, 2007.

  • HIGINO, A. F. F. ; ARAUJO, R. F. ; SCOTT, C. S. P. . Construção de políticas de informação: aspectos epistemológicos e metodológicos | Constructing information policies: epistemological and methodological aspects. LIINC EM REVISTA , v. 1, p. 286-302, 2006.

  • SOUZA, E. D. (Org.) ; ARAUJO, R. F. (Org.) . A informação e o conhecimento na cultura de compartilhamento: ambivalências, contradições e desafios. 1. ed. Maceió: Edufal, 2020. v. 1. 106p .

  • PEREIRA, M. N. F. (Org.) ; CHAVES, H. S. (Org.) ; ARAUJO, R. F. (Org.) . Dos padrões internacionais de estruturação da informação de pesquisa aos indicadores: primeira incursão temática. 1. ed. Brasília: IBICT, 2019.

  • ARAUJO, R. F. . Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. 1. ed. Maceió: Edufal, 2015. 210p .

  • CUNHA, L. ; MACULAN, B. C. M. S. ; ARAUJO, R. F. . Aplicação do método estudo de caso na ciência da informação: período 2012 a 2022. In: DENDASCK, C. V.; MACULAN, B. C. M. S.. (Org.). Métodos e técnicas de coleta e análise de dados de pesquisa. 1ed.São Paulo: CPDT, 2023, v. 1, p. 83-99.

  • ARAUJO, Ronaldo F. . Altmetria para editores científicos: desafios e perspectivas. In: PRÍNCIPE, Eloísa; RODE, Sigmar de Mello (org.).. (Org.). Comunicação científica aberta. 1ed.Rio de Janeiro: IBICT: Coleção PPGCI 50 anos, 2022, v. 1, p. 137-158.

  • ARAUJO, Ronaldo F. ; SOUZA, E. D. ; SILVA, A. N. . Periódicos científicos de acesso aberto: a experiência da Ciência em Informação em Revista (UFAL). In: SANTOS, G. C.. (Org.). Periódicos científicos de acesso aberto de instituições públicas brasileiras: contextos e boas práticas. 1ed.Campinas: BCCL/Unicamp, 2021, v. 1, p. 47-67.

  • SANTOS, S. R. O. ; ARAUJO, R. F. . Atenção on-line e dados de citação de pesquisas com temáticas étnico-raciais: um comparativo entre publicações sobre afrodescendentes brasileiros e americanos. Diálogos sobre bibliometria e cientometria. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 177-193.

  • MARTINEZ-SILVEIRA, M. S. ; PINTO JUNIOR, E. P. ; ARAUJO, R. F. ; MENDES, A. A. F. ; DIELE-VIEGAS, L. M. ; PESCARINI, J. M. . Impacto da pandemia de COVID-19 no ciclo da informação e comunicação científica. In: Pinto Junior, Elzo Pereira; Aragão, Erika; Barral-Netto, Manoel.. (Org.). Construção de conhecimento no curso da pandemia de COVID-19 : aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 2, p. 1-36.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA JUNIOR, J. F. . Blackfishing e a transformação transracial monetizada. In: Tarcízio Silva. (Org.). Comunidades, Algoritmos e Ativismos Digitais: olhares afrodiaspóricos. 1ed.São Paulo: LiteraRUA, 2020, v. 1, p. 104-119.

  • ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE ; Araújo, Celsiane Aline Vieira ; Cirino, Sergio Dias ; Boehler, Marcella Ximenes de Mello ; Arruda, Renata Kelly de . Marketing científico digital e práticas de comunicação e divulgação de portais de periódicos: notas de uma primeira incursão. In: Silveira, Lúcia; Silva, Fabiano Couto Corrêa da. (Org.). Gestão Editorial de Periódicos Científicos - tendências e boas práticas. 1ed.: Universidade Federal de Santa Catarina, 2020, v. , p. 197-222.

  • ARAUJO, R. F. . Ciência aberta e altmetria: aproximações e desafios. In: Luciana de Albuquerque Moreira; Jacqueline Aparecida de Souza; Gabrielle Francinne de Sousa Carvalho Tanus. (Org.). Informação na sociedade contemporânea. 1ed.Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora (Selo Nyota), 2020, v. 1, p. 39-50.

  • ARAUJO, R. F. ; SANTOS, S. R. O. . Comunicação política e disseminação da informação de campanhas online no Facebook. In: SOUZA, E. D.; ARAUJO, R. F.. (Org.). A informação e o conhecimento na cultura de compartilhamento: ambivalências, contradições e desafios. 1ed.Maceió: Edufal, 2020, v. 1, p. 56-74.

  • ARAUJO, R. F. ; PIRES, V. A. ; SILVA, B. F. M. . Interações em videoclipes com mensagem social no YouTube: uma análise do VMA MTV 2015. In: SOUZA, E. D.; ARAUJO, R. F.. (Org.). A informação e o conhecimento na cultura de compartilhamento: ambivalências, contradições e desafios. 1ed.Maceió: Edufal, 2020, v. 1, p. 75-91.

  • GOUVEIA, F. ; ARAUJO, Ronaldo F. . Webometria: origens e usos contemporâneos. In: Maria Cláudia Cabrini Grácio; Daniel Martínez-Ávila; Ely Francina Tannuri de Oliveira; Fábio Sampaio Rosas. (Org.). Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. 1ed.Marília: Oficina Universitária, 2020, v. 1, p. 207-228.

  • ARAUJO, R. F. ; NEVES, B. C. . Marketing de conteúdos digitais: o uso das redes sociais na pesquisa. In: SANTOS, G. C.; MARTINS, V.S.G. (ORG). (Org.). Ciência aberta, sistemas e ambientes de informação: do acesso às boas práticas de pesquisa. 1ed.Campinas: NE-SBU, 2019, v. 1, p. 221-238.

  • TENORIO, V. L. ; MOTA, F. R. L. ; ARAGAO, H. P. ; ARAUJO, R. F. . Desafios para a consolidação de indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: reflexões iniciais para a estruturação do Piloto BRCRIS IBICT-FAPEAL. In: PEREIRA, M. N. F.; CHAVES, H. S; ARAUJO, R. F.. (Org.). Dos padrões internacionais de estruturação da informação de pesquisa aos indicadores: primeira incursão na temática. 1ed.Brasília: IBICT, 2019, v. 1, p. 39-59.

  • ARAUJO, R. F. . Os estudos cibermétricos da informação: indicadores de estruturas web e de recursos da web social. In: PEREIRA, M. N. F.; CHAVES, H. S; ARAUJO, R. F.. (Org.). Dos padrões internacionais de estruturação da informação de pesquisa aos indicadores: primeira incursão temática. 1ed.Brasília: IBICT, 2019, v. 1, p. 93-113.

  • ARAUJO, R. F. ; STEIMER, I. S. G. . Análise da Informação. In: SILVA, Tarcizio; STABILE, Max.. (Org.). Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: Metodologias, aplicações e inovações. 1ed.São Paulo: Uva Limão, 2016, v. 1, p. 53-66.

  • ARAUJO, R. F. . Quem lê, cita? Ensaio comparativo entre dados do Mendeley e do Google Acadêmico. In: PRADO, Jorge do. (Org.). Ideias emergentes em Biblioteconomia. 1ed.Florianópolis: FEBAB, 2016, v. 1, p. 111-114.

  • ARAUJO, R. F. . Os estudos cibermétricos da informação: das estruturas web aos recursos da web social. In: ARAUJO, R. F.. (Org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. 1ed.Maceio: Edufal, 2015, v. , p. 17-36.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. ; OLIVEIRA, M. . Presença online, visibilidade e engajamento das universidades federais do nordeste na web social. In: ARAUJO, R. F.. (Org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. 1ed.Maceio: Edufal, 2015, v. , p. 153-172.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. ; MOTA, F. R. L. . Informação em saúde sobre a dengue no youtube: um estudo cibermétrico. In: ARAUJO, R. F.. (Org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. 1ed.Maceio: Edufal, 2015, v. , p. 173-192.

  • OLIVEIRA, D. A. ; ARAUJO, R. F. ; VIANA, A. F. . As urdiduras da (micro)informação nos espaços desterritorializados dos movimentos sociais: um estudo acerca dos direitos humanos e sexualidade no Twitter. In: ARAUJO, R. F.. (Org.). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. 1ed.Maceio: Edufal, 2015, v. , p. 193-212.

  • ARAUJO, R. F. ; VIEIRA, R. M. . Blogosfera como rede social: análise da interatividade dos blogs de Alagoas.. In: SILVA, F.M; SANTANA, G.A.; VITAL, L.P; SOBRAL, N.V.. (Org.). A gestão da informação na era do conhecimento. 1ed.Recife: Néctar, 2011, v. , p. 1-16.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. . 140 Caracteres de sabor e diversão: análise de empresas do segmento turismo gastronômico de Maceió no Twitter. In: SILVA, F.M; SANTANA, G.A.; VITAL, L.P; SOBRAL, N.V.. (Org.). A gestão da informação na era do conhecimento. 2ed.Recife: Néctar, 2011, v. , p. 1-19.

  • SILVA, Z. C. G. ; ARAUJO, R. F. . Arquitetura de informação de websites de bibliotecas universitárias: o caso do sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas. In: SILVA, F.M; SANTANA, G.A.; VITAL, L.P; SOBRAL, N.V.. (Org.). A gestão da informação na era do conhecimento. Recife: Néctar, 2011, v. , p. 1-13.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; FROTA, M. G. C. ; CARDOSO, A. M. P. . Práticas, inscrições e redes sociotécnicas: contribuições de Bruno Latour e dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia para a Ciência da Informação.. In: Maria Manuel Borges; Elias Sanz Casado. (Org.). A Ciência da Informação Criadora de Conhecimento.. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009, v. 2, p. 135-146.

  • ARAUJO, R. F. ; ALVARENGA, L. . Estudos bibliométricos em teses e dissertações brasileiras de 1987 a 2006. In: Gustavo Henrique de Araújo Freire. (Org.). A Responsabilidade Social da Ciênica da Informação. João Pessoa: Ideia, 2009, v. , p. 342-353.

  • ARAUJO, R. F. . Humanismo digital, Òde Ayé Conectado: o ano internacional dos afro-descenndentes é o ano do ativismo online. Oush Brasil, p. 58 - 59, 10 out. 2011.

  • LIMA, C. C. ; ARAUJO, R. F. . Revisão sistemática da literatura sobre internet das coisas na ciência da informação no Brasil. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024, Vitória. Anais do XXIV ENANCIB. Vitória: ANCIB/PPGCI-UFES, 2024. v. 24. p. 1-16.

  • SANTOS, G. S. ; ARAUJO, R. F. . Protagonismo negro na academia: um estudo das teses e dissertações brasileiras sobre a temática étnico-racial. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024, Vitória. Anais do XXIV ENANCIB. Vitória: ANCIB/PPGCI-UFES, 2024. v. 24. p. 1-16.

  • SILVA, Z. C. G. ; ARAUJO, R. F. . Do ecossistema de inovação em Alagoas às redes de interesse em CT&I: posicionamentos e relações. In: VI Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação,, 2024, Maceió. Anais do VI Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação. Maceió: PPGCI/UFAL, 2024. v. 6. p. 1-12.

  • LIMA, C. C. ; ARAUJO, R. F. . A temática Internet das Coisas na Ciência da Informação brasileira da arquitetura e organização da informação às bibliotecas e Smart Campus. In: VI Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação,, 2024, Maceió. Anais do VI Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação. Maceió: PPGCI/UFAL, 2024. v. 6. p. 1-14.

  • VIEIRA, R. M. ; ARAUJO, R. F. . Chatbots em perspectivas: mapeando a (in)acessibilidade informacional digital. In: VI Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação,, 2024, Maceió. Anais do VI Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação. Maceió: PPGCI/UFAL, 2024. v. 6. p. 1-16.

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. . Comunidades de atenção de pesquisas sobre tratamento farmacológico para Covid-19: uma análise altmétrica. In: XIV Encontro EDICIC, 2024, Lisboa. Atlas do XIV Encontro EDICIC, 2024. v. 14. p. 781-786.

  • SILVA, Z. C. G. ; ARAUJO, R. F. . Rede de interesses do ecossistema de inovação em Alagoas. In: XIV Encontro EDICIC, 2024, Lisboa. Atlas do XIV Encontro EDICIC. Lisboa: Edições Colibri, 2024. v. 14. p. 881-884.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Divulgação científica sob a perspectiva da Ciência Aberta. In: 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), 2024, Porto. 15ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA). Lisboa: RCAAP, 2024. v. 15.

  • VÍLCHEZ-ROMÁN, CARLOS ; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de . How do citations in Scopus and the timing of economics and finance research predict citation in policy documents in Brazil?. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. v. 9.

  • VÍLCHEZ-ROMÁN, CARLOS ; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de . Differences in Citation Prediction for two Scopus/Wos-indexed Business Journals the Journal Editors? Perspective. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. v. 9.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; DELBIANCO, NATALIA RODRIGUES ; TANIGUSHI, CAROLINA . Métricas de mídias sociais e indicadores de desempenho de periódicos no Facebook análise da coleção SciELO Brasil. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: IBICT, 2024. v. 9.

  • BASTOS, RENATO DA SILVA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . O desempenho dos programas de Pós-Graduação da UNIVASF no Instagram dos indicadores de visibilidade ao engajamento. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. v. 9.

  • PEDRI, PATRICIA ; BUFREM, LEILAH SANTIAGO ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . A pesquisa científica mencionada em documentos político-institucionais brasileiros. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: IBICT, 2024. v. 9.

  • SANTOS, REJANE VALÉRIA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . Visibilidade e atenção online de repositórios dados das universidades brasileiras. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. v. 9.

  • DIAS, THIAGO MAGELA RODRIGUES ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE ; RIBEIRO, RAFAEL GONÇALO PEREIRA ; DIAS, PATRICIA MASCARENHAS . Explorando o cenário da Divulgação Científica no YouTube uma abordagem utilizando o Social4Science. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: IBICT, 2024. v. 9.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; COSTAS, RODRIGO . Communities of attention networks around covid-19 papers in brazil a preliminarly study. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. v. 9.

  • SCHIMUNECK, ISABELLE LINS ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . Science health (dis)information about covid-19 on brazilian twitter (x) a preliminary analysis. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: IBICT, 2024. v. 9.

  • LAUAR JUNIOR, R. M. ; ARAUJO, R. F. . Revistas científicas de direito e as mídias sociais: da presença ao desempenho. In: Fórum de Pesquisas Discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, 2023, Belo Horizonte. Anais do VI FORPED. Belo Horizonte: PPGGOC/UFMG, 2023. v. 6. p. 1-11.

  • MAZONI, ALYSSON ; MARICATO, JOÃO DE MELO ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE ; COMESAÑA, RODRIGO COSTAS . Challenges in cloud infrastructure and scientific data: technical proposals and tools applied to the SciELO database. In: VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia WIDAT, 2023, Brasilia. Anais VI WIDAT. Brasilia: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. v. 6. p. 1-12.

  • SANTOS, REJANE VALÉRIA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . O uso das métricas alternativas nos repositórios institucionais brasileiros. In: VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia WIDAT, 2023, Brasilia. Anais VI WIDAT. Brasilia: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. v. 6. p. 1-13.

  • SILVA, ZAYR CLAUDIO GOMES DA ; SENA, PRISCILA MACHADO BORGES ; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de . A pesquisa sobre Ecossistema de Inovação: uma análise bibliométrica na base Dimensions. In: VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia WIDAT, 2023, Brasilia. Anais VI WIDAT. Brasilia: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. v. 6. p. 1-13.

  • MAGELA, THIAGO ; RIBEIRO, RAFAEL GONÇALO PEREIRA ; DIAS, PATRÍCIA MASCARENHAS ; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de . Um Framework para Coleta e Análise de Dados Sociais de Publicações Científicas. In: VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia WIDAT, 2023, Brasilia. Anais VI WIDAT, 2023. v. 6. p. 1-13.

  • BRITO, RONNIE FAGUNDES DE ; MASCARENHAS, HIGOR ALEXANDRE DUARTE ; VELLOSO, BERNARDO PANERAI ; RAMPINELLI, GABRIELLA FERNANDES ; GIMENES, NELSON ; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de . Sistema de Métricas de Publicações Acadêmicas baseado no Journal Article Tag Suite: o caso do portal Educ@ na Área da Educação. In: VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia WIDAT, 2023. Anais VI WIDAT. Brasilia: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. v. 6. p. 1-12.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Revisão por pares aberta na literatura ibero-americana: análise bibliométrica, terminológica e epistemológica. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023, Aracaju. Anais do XXIII ENANCIB. Aracaju: PPGCI/UFS/ANCIB, 2023. v. 23. p. 15.

  • MAGELA, THIAGO ; DIAS, PATRÍCIA MASCARENHAS ; ARAUJO, R. F. ; MASCARENHAS, HIGOR ALEXANDRE DUARTE . Social4Science: uma ferramenta inovadora para compreender a interação com publicações científicas nas mídias sociais. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023, Aracaju. Anais do XXIII ENANCIB. Aracaju: ANCIB/PPGCI-UFS, 2023. v. 23. p. 1-15.

  • VIEIRA, R. M. ; ARAUJO, R. F. ; MEDEIROS, P. M. . Chatbot inclusivo: estudo descritivo dos bots conversacionais brasileiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2023, Maceió. Anais do IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Maceió: PPGCI/UFAL, 2023. v. 4. p. 1-10.

  • SANTOS, G. S. ; ARAUJO, R. F. . Vozes negras na academia: um panorama da pesquisa brasileira da pós-graduação relacionada às questões étnico-raciais. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2023, Maceió. Anais do IV SITI. Maceió: PPGCI/UFAL, 2023. v. 4. p. 1-10.

  • SANTOS, F. F. ; SILVA, M. C. ; ARAUJO, R. F. ; MOURA, A. M. M. . Relações entre o sistema de recompensa acadêmica, presença e atenção online dos pesquisadores em Comunicação no Brasil. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2022, Maceió. Anais do 8º EBBC. Maceió: PPGCI/UFAL, 2022. v. 8. p. 1-8.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Cientistas da informação no Twitter: presença, visibilidade e autoridade social. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2022, Maceió. Anais do 8º EBBC. Maceió: PPGCI/UFAL, 2022. v. 8. p. 1-8.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Altmetria no contexto de Covid-19: métrica alternativa ou reforço do mainstream editorial científico?. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2022, Maceió. Anais do 8º EBBC. Maceió: PPGCI/UFAL, 2022. v. 8. p. 1-9.

  • COIMBRA, F. S. ; DIAS, T. M. R. ; ARAUJO, R. F. . Análise da regionalidade do conjunto de artigos publicados em eventos científicos. In: Workshop de informação, dados e tecnologia, 2022, Vitória. Anais do V Workshop de informação, dados e tecnologia. Vitória: UFES, 2022. v. V. p. 36-42.

  • ARAUJO, R. F. ; APPEL, A. L. . O financiamento de projetos de pesquisa em ciência aberta: análise de dados da base Dimensions. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2020, Salvador. Anais do 7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Salvador: EDUFBA, 2020. v. 7. p. 249-256.

  • SANTOS, S. R. O. ; ARAUJO, R. F. . Atenção on-line e dados de citação de pesquisas com temáticas étnico-raciais: um comparativo entre publicações sobre afrodescendentes brasileiros e americanos.. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2020, Salvador. Anais do 7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Salvador: EDUFBA, 2020. v. 7. p. 205-212.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Vantagens e desvantagens da revisão por pares aberta: consensos e dissensos na literatura. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2020, Salvador. Anais do 7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Salvador: EDUFBA, 2020. v. 7. p. 79-86.

  • PEIXOTO, P. N. ; ARAUJO, R. F. . A pesquisa brasileira sobre os influenciadores digitais e suas contribuições para a ciência da informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: ?A ciência da informação e a era da ciência dos dados?., 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB. Florianópolis: ANCIB/PGCIn/UFSC, 2019. v. 20. p. 1-8.

  • ARAUJO, R. F. . A pesquisa compartilhada na América Latina: uma análise altmétrica de dados do Facebook. In: XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: ?A ciência da informação e a era da ciência dos dados?., 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB. Florianópolis: ANCIB/PGCIn/UFSC, 2019. v. 20. p. 1-8.

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. . O desempenho de publicações científicas sobre internet das coisas: análise de indicadores bibliométricos e altmétricos. In: XX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: ?A ciência da informação e a era da ciência dos dados?., 2019, Florianópolis. Anais do XX ENANCIB. Florianópolis: ANCIB/PGCIn/UFSC, 2019. v. 1. p. 1-8.

  • CARAN, G. M. ; ARAUJO, Ronaldo F. ; TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. . Comunicación interactiva en salud y construcción de identidad en redes sociales de personas con baja visión. In: IX Encuentro Ibérico EDICIC 2019, 2019, Barcelona. Actas del IX Encuentro EDICIC Ibérico - 2019. Barcelona: EDICIC, 2019. v. 9. p. 1-16.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA JUNIOR, J. F. . Blackfishing e a identidade racial nas mídias sociais: das redes às micronarrativas. In: 4ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi: Mediações da informação, democracia e saberes plurais, 2019, Belo Horizonte. Anais da 4ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi: Mediações da informação, democracia e saberes plurais. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2019. v. 4.

  • ARAUJO, R. F. ; ALVES, M. . Altmetria e atenção on-line da produção de pesquisadores brasileiros: análise dos bolsistas de produtividade do CNPq. In: 6 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria., 2018, Rio de Janeiro. Anais do 6 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC), 2018.. Rio de Janeiro: FioCruz, 2018. v. 6. p. 234-242.

  • ARAUJO, R. F. ; MURAKAMI, T. R. M. ; SERRADAS, A. . O desempenho almétrico de artigos de revistas do portal USP no facebook: o diferencial da divulgação científica?. In: 6 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018, Rio de Janeiro., 2018, Rio de Janeiro. Anais do 6 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC), 2018.. Rio de Janeiro: FioCruz, 2018. v. 6. p. 191-200.

  • BARATA, G. ; ARAUJO, R. F. ; ALPERIN, J. P. ; TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. . O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. In: 6 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria., 2018, Rio de Janeiro. In: Anais do 6 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018.. Rio de Janeiro: FioCruz, 2018. v. 6. p. 209-217.

  • ARAUJO, R. F. . Aspectos conversacionais do twitter como contextos para os estudos altmétricos. In: LATmetrics - Altmetria e Ciência Aberta na América Latina, 2018, Niterói. Anais do I Congresso de Altmetria e Ciência Aberta na América Latina - LATmetrics. Niterói: UFF, 2018. v. 1. p. 1-5.

  • COSTA, B. I. R. ; OLIVEIRA, M. ; ARAUJO, R. F. . Um estudo altmétrico das teses e dissertações da UFMG. In: LATmetrics - Altmetria e Ciência Aberta na América Latina, 2018, Niterói. Anais do I Congresso de Altmetria e Ciência Aberta na América Latina - LATmetrics. Niterói: UFF, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • FACHIN, J. ; WERLANG, E. ; BLATTMANN, U. ; ARAUJO, R. F. . Impacto alternativo e tradicional de publicação científica brasileira de acesso aberto. In: LATmetrics - Altmetria e Ciência Aberta na América Latina, 2018, Niterói. Anais do I Congresso de Altmetria e Ciência Aberta na América Latina - LATmetrics. Niterói: UFF, 2018. v. 1. p. 1-5.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Revisão por pares (aberta): presença de pareceristas latino-americanos no Publons e características de suas revisões. In: LATmetrics - Altmetria e Ciência Aberta na América Latina, 2018, Niterói. Anais do I Congresso de Altmetria e Ciência Aberta na América Latina - LATmetrics. Niterói: UFF, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • AZEVEDO, A. K. V. S. ; SANTOS, D. S. V. ; BENTO, J. M. ; CARLOS, J. C. B. C. S. F. ; ARAUJO, R. F. ; ANDRADE, R. L. V. . O uso de mídias sociais como marketing digital por revistas científicas eletrônicas da área de Ciências Sociais Aplicadas.. In: Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação 2017, 2017, Brasilia. Anais do Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação 2017. Brasilia: Ibict, 2017. v. 1. p. 1-11.

  • SILVA, Z. J. S. ; ARAUJO, R. F. ; SILVA, L. S. ; ALVES, J. P. P. ; SANTOS, S. M. R. . Comunicação interativa em saúde: uma análise nos perfis do Facebook das ligas acadêmicas na área da saúde em Alagoas. In: II Jornada Acadêmica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, 2017, Maceió. II Jornada Acadêmica do HUPAA. Maceió: GepNews, 2016. v. 1. p. 69-74.

  • OLIVEIRA, K. R. S. ; MELO, M. S. B. ; SANTOS, P. L. ; PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Mediação da leitura e escrita no Nyah! Fanfiction.. In: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação: Da Organização do Conhecimento à apropriação de saberes: perspectivas do ensino e da pesquisa em Ciência da Informação, 2017, Salvador. Anais do XIII CINFORM; I Fórum de Estudos e Pesquisas em Documentação. Salvador: Edufba, 2017. v. 13. p. 317-331.

  • TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. ; ARAUJO, R. F. . Altmetrics en la bibliografía científica iberoamericana: análisis comparado para Brasil, Portugal y España desde ScienceOpen. In: Encontro Ibérico EDICIC, 2017, Coimbra. Actas do Encontro Ibérico EDICIC 2017: A Ciência Aberta o contributo da Ciência da Informação. Coimbra: EDICIC, 2017. v. 8. p. 355-365.

  • ARAUJO, R. F. . A mediação da informação e os videoclipes com mensagem social no youtube: visibilidade, engajamento e conversão. In: In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: informação, sociedade e complexidade, 2017, Marília. Anais do XVIII ENANCIB. Marília: Ancib/PPGCI/UNESP, 2017. v. 18. p. 1-8.

  • ARAUJO, R. F. ; MURAKAMI, T. R. M. . Atenção online de artigos de ciência da informação: análise a partir de dados altmétricos do Facebook. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016, São Paulo. Anais do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC). São Paulo: ECA/USP, 2016. v. 5. p. 1-9.

  • ARAUJO, R. F. . O Twitter como dispositivo de mediação da informação em períodos eleitorais. In: Seminário em Ciência da Informação, 2016, Londrina. Anais do VI Seminário em Ciência da Informação. Londrina: CIN/PPGCI, 2016. v. 5. p. 500-511.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . A tecnologia em artigos de periódicos da ciência da informação: uma análise a partir da BRAPCI. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade, 2016, Salvador. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador, BA: PPGCI/UFBA, 2016. v. 1. p. 1-18.

  • ARAUJO, R. F. . Presença online de pesquisadores na web: indícios para as métricas em nível de autores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: Desafios da multi, inter e transdisciplinaridade, 2016, Salvador. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador: PPGCI/UFBA, 2016. v. 1. p. 1-8.

  • ARAUJO, R. F. ; RIZZI, I. F. . A tecnologia nos esquemas de classificação da ciência da informação (1987-2007). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: Desafios da multi, inter e transdisciplinaridade, 2016, Salvador2016. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador: PPGCI/UFBA. v. 1. p. 1-8.

  • ARAUJO, R. F. . Cientometria 2.0, visibilidade e citação: uma incursão altmétrica em artigos de periódicos da ciência da informação. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2014, Recife. Anais do 4º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Recife: Departamento de Ciência da Informação da UFPE, 2014. v. 4. p. 1-7.

  • ARAUJO, R. F. . Dos dados altmétricos às citações: uma análise da revista datagramazero. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Belo Horizonte. Anais do XV ENANCIB: além das nuvens, expandindo as fronteiras da Ciência da Informação. Belo Horizonte: Ancib/PPGCI/ECI/UFMG, 2014. v. 15. p. 2864-2879.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . Tecnologia e sistemas de informação na ciência da informação: percurso da temática tecnológica no ARIST. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Belo Horizonte. Anais do XV ENANCIB: além das nuvens, expandindo as fronteiras da Ciência da Informação. Belo Horizonte: Ancib/PPGCI/ECI/UFMG, 2014. v. 15. p. 3089-3104.

  • ARAUJO, R. F. . Mediação da informação e participação política na web social em períodos eleitorais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2014, Belo Horizonte. Anais do XV ENANCIB: além das nuvens, expandindo as fronteiras da Ciência da Informação. Belo Horizonte: Ancib/PPGCI/ECI/UFMG, 2014. v. 15. p. 1457-1477.

  • ARAUJO, R. F. ; PEREIRA, B. C. . O twitter como ferramenta de mediação cívica: interatividade e conversação nas eleições municipais de Maceió.. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2013, Curitiba. Anais do V Compolitica. Curitiba: Compolitica, 2013. v. 5. p. 1-20.

  • PEREIRA, B. C. ; ARAUJO, R. F. . Campanhas eleitorais digitais e a comunicação mediada pelo computador: interatividade e conversação, no Twitter. In: Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Performances Interacionais e Mediações Sociotécnicas, 2013, Salvador. Anais do SIMSOCIAL 2013. Salvador: Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade, 2013. v. 1. p. 1-16.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. ; MOTA, F. R. L. . Compartihamento de vídeos sobre informação em saúde: análise da representatividade da dengue no Youtube. In: I Congresso ISKO Espanha e Portugal / XI Congresso ISKO Espanha, 2013, Porto. Actas do I Congresso ISKO Espanha e Portugal / XI Congresso ISKO Espanha. Porto: CETAC.MEDIA, 2013. v. 1. p. 1121-1132.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, A. M. ; OLIVEIRA, M. . A formação tecnológica nos cursos de Ciências da Informação e da Documentação em Portugal. In: VI Encontro Ibérico EDICIC, 2013, Porto. Actas do VI Encontro Ibérico EDICIC 2013. Porto: CETAC.MEDIA, 2013. v. 1. p. 727-740.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, A. M. . Tecnologia da informação e comunicação na formação em Ciências da Informação e da Documentação em Portugal. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XIII ENANCIB, 2012.

  • ARAUJO, R. F. . Odè Ayé conectado: (des)articulações do movimento afro-alagoano no ciberespaço. In: Encontro Nacional de História: 'História, Racismo e Religiosidades Negras', 2012, Maceio. Anais Eletrônicos do IV Encontro Nacional de História: "História, Racismo e Religiosidades Negras". Maceio: CPDHis, 2012. v. 4. p. 143-153.

  • SILVA, F. S. ; SILVEIRA FILHO, C. G. ; ARAUJO, R. F. . Midias sociais e cidadania: do apoio à mobilização do ciberativismo em torno do #25JAN #EGYPT. In: Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Sociologia, 2011, Recife, PE.. Anais do XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Sociologia. Recife, 2011.

  • ARAUJO, Ronaldo Ferreira de ; CARDOSO, A. M. P. . A Ciência da Informação como rede de atores: reflexões a parir de Bruno Latour.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2007, Salvador. Anais do VIII ENANCIB. Salvador, 2007.

  • ARAUJO, R. F. ; HIGINO, A. F. F. ; SCOTT, C. S. P. . Construção de Políticas de Informação: aspectos epistemológicos e metodológicos.. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2007, Salvador. Anais do VIII ENANCIB. Salvador, 2007.

  • SENA, PRISCILA MACHADO BORGES ; CAMPOS, F. F. ; BARCELOS, JANINNE ; ARAUJO, R. F. . Presença digital de revistas científicas com práticas de ciência aberta: enfoque nas revistas do diretório Miguilim. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024, Vitória. Anais do XXIV ENANCIB. Vitória: ANCIB/PPGCI-UFES, 2024. v. XXIV. p. 1-12.

  • ARAUJO, R. F. ; LIMA, K. T. B. . Caracterizando a atenção online de pesquisas sobre COVID-19 no brasil: grau de exposição, gênero e localização dos usuários no Twitter(x). In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024, Vitória. Anais do XXIV ENANCIB. Vitória: ANCIB/PPGCI-UFES, 2024. v. 24. p. 1-10.

  • ROCHA, EDUARDO SANTOS  ; ARAUJO, R. F. . A evidência científica de preprints sobre COVID-19 e sua disseminação no Twitter (x). In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2024, Vitória. Anais do XXIV ENANCIB. Vitória: ANCIB/PPGCI-UFES, 2024. v. 24. p. 1-11.

  • SANTOS, REJANE VALÉRIA ; ARAÚJO, RONALDO FERREIRA DE . O uso de indicador persistente handle e o impacto na atenção online dos repositórios institucionais brasileiros. In: 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria EBBC, 2024, Brasília. Anais do 9º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria - EBBC. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. v. 9.

  • PEDRI, P. ; OLIVEIRA, T. M. ; ARAUJO, R. F. . Ciência cidadã: entre as apropriações neoliberais e os desafios democratização do conhecimento na América Latina. In: Congreso de Ciencia Abierta y Ciudadana, 2023, Argentina. Actas del 3er Congreso de Ciencia Abierta y Ciudadana. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2022. v. 3. p. 69-73.

  • SILVA, Z. C. G. ; SENA, PRISCILA MACHADO BORGES ; ARAUJO, R. F. . Ecossistema de inovaçãpo e suas redes intertemáticas. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023, Aracaju. Anais do XXIII ENANCIB. Aracaju: PPGCI/UFS, 2023. v. 23. p. 1-11.

  • ARAUJO, R. F. ; ARAUJO, K. ; MARICATO, JOÃO DE MELO ; SANCHEZ-TARRAGO, N. . O debate público e a desinformação científica: estudo sobre a nitazoxanida como tratamento para Covid-19. In: Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023, Aracaju. Anais do XXIII ENANCIB. Aracaju: PPGCI/UFS/ANCIB, 2023. v. 23. p. 1-11.

  • GIMENES, NELSON ; FAGUNDES DE BRITO, RONNIE ; FERREIRA DE ARAÚJO, RONALDO ; RAMPINELLI, GABRIELLA FERNANDES . Sistema de Métricas e Indicadores do Portal Educ@: Elaboração e uso na gestão editorial. In: ABEC Meeting 2023, 2023, Foz do Iguaçu - PR. Anais do ABEC Meeting 2023. Botucatu: Abec, 2023.

  • NASCIMENTO., I. L. G. ; MELO, W. L. ; ANDRADE, R. L. V. ; ARAUJO, R. F. . A divulgação científica sobre a Covid-19 no Instagram: uma análise qualitativa das ações presentes no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas em 2020. In: XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação ? XXI ENANCIB, 2022, Porto Alegre. Anais do XXII ENANCIB. Porto Alegre: ANCIB/PPGCIn-UFRGS, 2022. v. 22. p. 1-9.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Soluções tecnológicas de apoio à revisão por pares aberta: mapeamento das principais ferramentas e características. In: XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação ? XXI ENANCIB, 2021, Rio de Janeiro. Anais do XXI ENANCIB. Rio de Janeiro: ANCIB/PPGCI-IBICT/UFRJ, 2021. v. 21. p. 1-11.

  • CARVALHO, G. M. ; ARAUJO, R. F. . Internacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (rem): indícios de um fraca relação?. In: II LATmetrics: Métricas Alternativas y Ciencia Abierta en América Latina, 2019, Cusco, Peru. Anais do II LATmetrics. Cusco: LATmetrics, 2019. v. 2. p. 1-4.

  • COSTA, B. I. R. ; OLIVEIRA, M. ; ARAUJO, R. F. . Análise altmétrica das teses e dissertações do programa de pós-graduação em infectologia e medicina tropical no Google Scholar e Mendeley. In: II LATmetrics: Métricas Alternativas y Ciencia Abierta en América Latina, 2019, Cusco, Peru. Anais do II LATmetrics. Cusco: LATmetrics, 2019. v. 2. p. 1-4.

  • FACHIN, J. ; ARAUJO, R. F. ; BLATTMANN, U. . Mapeamento dos estudos altmetricos no authormapper. In: II LATmetrics: Métricas Alternativas y Ciencia Abierta en América Latina, 2019, Cusco, Peru. Anais do II LATmetrics. Cusco, Peru: LATmetrics, 2019. v. 2. p. 1-4.

  • ANGELO, E. S. ; ARAUJO, C. ; RODRIGUES, M. M. ; ARAUJO, R. F. . Repercussão do Plan S na américa latina: análise altmétrica de dados de interação no Twitter. In: II LATmetrics: Métricas Alternativas y Ciencia Abierta en América Latina, 2019, Cusco, Peru. Anais do II LATmetrics. Cusco: LATmetrics, 2019. v. 2. p. 1-4.

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Revisão por pares aberta: uma dimensão de aprendizagem na avaliação da pesquisa científica. In: Simpósio Nacional de Educação: Ciência, Responsabilidade Social e Soberania (ISBN: 978-85-5913-171-0), 2018, Maceio. coleções: Anais do Simpósio Nacional de Educação: Ciência, Responsabilidade Social e Soberania - 70ª Reunião Anual da SBPC/UFAL. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2018. v. 70.

  • LEITE, C. R. ; ARAUJO, R. F. ; ANDRADE, R. L. V. . O meme na divulgação e alfabetização científica. In: Simpósio Nacional de Educação: Ciência, Responsabilidade Social e Soberania (ISBN: 978-85-5913-171-0), 2018, Maceió. Anais do Simpósio Nacional de Educação: Ciência, Responsabilidade Social e Soberania - 70ª Reunião Anual da SBPC/UFAL. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2018. v. 70.

  • PEDRI, PATRICIA ; ARAUJO, RONALDO . Perfil dos periódicos científicos produzidos pelas instituições de ensino superior de Alagoas. In: Abec Meeting 2018, 2018, São Paulo. Anais do Abec Meeting 2018, 2018. p. 1-6.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. . Mediation of information and the videos with social message on youtube: a cybermetric study. In: 4th Annual International Conference on Library & Information Sciences, 2017, Atenas. Abstracts Book: 4th Annual International Conference on Library & Information Sciences. Atenas: Athens Institute for Education and Research (ATINER), 2017. v. 4. p. 15-17.

  • ARAÚJO, RONALDO ; MURAKAMI, TIAGO ; CIRINO, SERGIO ; OLIVEIRA, CARLA . ATENÇÃO ONLINE DE ARTIGOS DO PORTAL PERIÓDICOS UFMG: ANÁLISE DOS DADOS DO FACEBOOK. In: ABEC MEETING 2017, 2017, Curitiba. Anais ABEC MEETING 2017, 2017. v. 1. p. 66-72.

  • ARAUJO, R. F. ; MURAKAMI, T. R. M. ; DE LARA, J. L ; FAUSTO, S. . Does the Global South Have Altmetrics? Analyzing a Brazilian LIS Journal. In: International Society of Scientometrics and Informetrics Conference., 2015, Istambul, Turquia.. Proceedings of the 15th International Society of Scientometrics and Informetrics Conference. Istanbul: Bogaziçi University Printhouse. Istambul: SALAH, A. A.; TONTA, Y.; AKDAG SALAH, A. A.; SUGIMOTO, C. et al. (Eds.), 2015. v. 15. p. 111-112.

  • PRINCIPE, E. ; RODE, S. M. ; ARAUJO, R. F. ; SANTOS, S. M. ; PACKER, A. . Para além das métricas tradicionais: novos critérios para a medição da ciência. In: 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta, 2023, Natal. Anais da 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta. Lisboa: RCAAP, 2023. v. 14. p. 1-3.

  • RIBEIRO, NIVALDO CALIXTO ; OLIVEIRA, D. A. ; ARAUJO, R. F. . Atenção on-line de publicações sobre ciência aberta.. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2020, Salvador. Anais do 7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Salvador: EDUFBA, 2020. v. 7. p. 737-742.

  • BARATA, G. ; ALPERIN, J. P. ; ARAUJO, R. F. ; TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. . Are researchers using social media professionally? A comparative survey among fields, levels of career and universities. In: Public Communication of Science and Technology Conference, 2018, Dunedin, New Zealand. Abstract book of PCSTC 2018. Dunedin, New Zealand: University of Otago, 2018. v. 1. p. 109-109.

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . Technological basis for Information Science in Brazil: a scientometric study. In: 6th International Conference on Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, 2014, Istambul. Book of Abstracts, 6th QQML, 27-30 May 164 2014 Istanbul, Turkey. Istambul: Ageliki Oikonomou and Aristeidis Meletiou, 2014. v. 6. p. 164-164.

  • ARAUJO, R. F. . Tecnologia social da memória: (des)caminhos do movimento afro-alagoano no ciberespaço. In: Conference on Techonology, Culture and Memory - CTCM, 2011, Recife, PE.. Anais da Conference on Techonology, Culture and Memory - CTCM., 2011.

  • LOPES, J. T. ; ARAUJO, R. F. . Meio Ambiente e Redes Sociais: uma análise da repercussão do Código Florestal no Twitter. In: Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social., 2011, Maceio. Anais do VIII Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social.. Maceió: edUFAL, 2011.

  • ARAUJO, R. L. ; ARAUJO, R. F. . Redes Sociais na Internet e o contexto educacional: por uma interação colaborativa pedagogicamente correta. In: Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social., 2011, Maceió. Anais do VII Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social.. Maceio: edUFAL, 2011.

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. . A relação universidade e sociedade no contexto das mídas sociais. In: Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2011, Maceio. VIII Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social. Maceio: edUFAL, 2011.

  • MOREIRA, T. S. ; ARAUJO, R. F. . Redes sociais na internet e o movimento negro nas comunidades do Orkut: estudo exploratório. In: Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social., 2011, Maceió. Anais do VIII Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social.. Maceió: edUFAL, 2011.

  • ARAUJO, R. F. ; MADEIRO, A. P. S. ; BELO, M. F. S. ; SANTOS, M. M. . Redes sociais e movimento feminista: estudo exploratório a partir de comunidades do orkut. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Natal. Anais da 62a Reunião Anual da SBPC, Natal, 2010.

  • SANTOS, M. A. C. dos. ; ARAUJO, R. F. ; AMORIN, W. A. . Análise de usos e comportamentos nas redes sociais. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Natal. Anais da 62a Reunião Anual da SBPC, Natal, 2010.

  • ARAUJO, R. F. . Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino de Biblioteconomia no Brasil: currículos, práticas e percepções. In: Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social., 2010, Maceió. Anais do VII Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social.. Maceió: edUFAL, 2010. p. 2204-2204.

  • ARAUJO, R. F. ; SANTOS, M. A. N. ; SANTANA, J. F. ; SANTOS, T. M. . Projeto de informatização e automação da biblioteca escolar da Escola Estadual Onélia Campelo - Maceio/AL. In: Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social., 2010, Maceió. Anais do VII Congresso Acadêmico - Excelência Acadêmica com Inclusão Social.. Maceió: edUFAL, 2010. p. 2189-2189.

  • ARAUJO, R. F. . Leituras de Bruno Latour na ciência da informação: analisando citações. In: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação, 2009, Salvador. Anais do IX CINFORM, Salvador, 2009.

  • PARANHOS, L. S. ; ARAUJO, R. F. . Intersetorialidade para enfrentamento da probreza: tecnologia de informação e comunicação aplicada à gestão social. In: Colóquio Internacional, 2009, Lisboa, Portugal. Anais do Colóquio Internacional Globalização da Pobreza; Pobreza da globalização. Lisboa, Portugal., 2009.

  • AMORIN, W. A. ; SANTOS, M. A. C. dos. ; ARAUJO, R. F. . Caiu na rede é usuário: análise de usos e comportamentos nas redes sociais.. In: Congresso Acadêmico: Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceió. Anais do VI Congresso Acadêmico da UFAL. Maceió: edUFAL, 2009. p. 1463-1463.

  • BARROS, M. R. S. ; CONCEICAO, T. M. ; ROCHA, V. C. dos S. ; ARAUJO, R. F. . Tesauro Cadeia Alimentícia TCA: aspectos na construção e avaliação. In: Congresso Acadêmico: Excelência Acadêmica com Inclusão Social, 2009, Maceió. Anais do VI Congresso Acadêmico da UFAL. Maceió: edUFAL, 2009. p. 970-970.

  • ARAUJO, R. F. . Cientista da informação: desafios e oportunidades da carreira acadêmica (Palestra de abertura). 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRINCIPE, E. ; RODE, S. M. ; ARAUJO, R. F. ; SANTOS, S. M. ; PACKER, A. . Para além das métricas tradicionais: novos critérios para a medição da ciência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO., I. L. G. ; MELO, W. L. ; ANDRADE, R. L. V. ; ARAUJO, R. F. . A divulgação científica sobre a Covid-19 no Instagram: uma análise qualitativa das ações presentes no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas em 2020. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Altmetria no contexto de Covid-19: métrica alternativa ou reforço do mainstream editorial científico?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. F. ; SILVA, M. C. ; ARAUJO, R. F. ; MOURA, A. M. M. . Relações entre o sistema de recompensa acadêmica, presença e atenção online dos pesquisadores em Comunicação no Brasil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Cientistas da informação no Twitter: presença, visibilidade e autoridade social. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Soluções tecnológicas de apoio à revisão por pares aberta: mapeamento das principais ferramentas e características. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; APPEL, A. L. . O financiamento de projetos de pesquisa em ciência aberta: análise de dados da base Dimensions. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEIXOTO, P. N. ; ARAUJO, R. F. . O influenciador digital na divulgação científica em tempos de Covid-19. In: X Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação (ENEGI).. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASSE, A. P. O. M. ; SALES, T. G. T. ; LIMA, P. R. S. ; ARAUJO, R. F. . Pesquisas sobre desinformação na base web of science: dados de produção e orientação temática. In: X Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação (ENEGI). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Ciência aberta e métricas alternativas: papéis e desafios para os bibliotecários (Palestra). In: IX Colóquio de Pesquisa em Ciência da Informação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Marketing científico digital e métricas de mídias de mídias sociais: planejamento e avaliação (Palestra). IX Colóquio de Pesquisa em Ciência da Informação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores de avaliação (Palestra). In: Workshop 'Presente e futuro das publicações de história' - 25 anos da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA JUNIOR, J. F. . Blackfishing e a identidade racial nas mídias sociais: das redes às micronarrativas. In: 4ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEIXOTO, P. N. ; ARAUJO, R. F. . Estratégias infocomunicacionais na web social: uma análise espaço-temporal sobre a cultura dos influenciadores digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. F. . A pesquisa compartilhada na américa latina: uma análise altmétrica de dados do Facebook.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONTIJO, M. C. A. ; ARAUJO, R. F. . O desempenho de publicações científicas sobre internet das coisas: análise de indicadores bibliométricos e altmétricos.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, G. M. ; ARAUJO, Ronaldo F. . Internacionalização e desempenho altmétrico do International Engineering Journal (rem): indícios de um fraca relação?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANGELO, E. S. ; ARAUJO, C. ; RODRIGUES, M. M. ; ARAUJO, Ronaldo F. . Repercussão do Plan S na américa latina: análise altmétrica de dados de interação no Twitter. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FACHIN, JULIANA ; BLATTMANN, U. ; ARAUJO, R. F. . Mapeamento dos estudos altmetricos no authormapper. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Métricas alternativas e marketing científico. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PORTAIS DE PERIÓDICOS VI CICLO DE DEBATES PERIÓDICOS UFSC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Altmetria e atenção online de resultados de pesquisa: fontes e aplicações. In: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação - PPGCI/UFPE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Entenda as métricas para analisar o desempenho dos periódicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Métricas alternativas, redes sociais e marketing digital científico para periódicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. ; MURAKAMI, TIAGO ; SERRADAS, A. . O desempenho almétrico de artigos de revistas do Portal USP no Facebook: o diferencial da divulgação científica?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; ALVES, M. . Altmetria e atenção on-line da produção de pesquisadores brasileiros: análise dos bolsistas de produtividade do CNPq. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARATA, G. ; ARAUJO, R. F. ; ALPERIN, J. P. ; TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. . O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. In: 6 Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . ?Impacto social? de periódicos: métricas de mídias sociais e altmetria (Painelista). In: Conferência internacional SciELO 20 anos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Altmetrics - Cenário da prática (Palestra). In: Acta Paulista de Enfermagem - 30 anos de contribuição para ciência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . (Qualificando a) circulação de periódicos na web: planejamento e avaliação (Pakestra). In: I Circuito Qualifica Periódicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Comunicação política e campanhas online no Facebook: análise das eleições de 2016 em Maceió. In: II Seminário de Pesquisa Docente em Comunicação da UFAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Cibermetria e a mediação da informação na web: notas no campo da política e da música. In: II Semana Acadêmica de Biblioteconomia - I Colóquio do Grupo Lab-iMetrics. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. . Mediation of information and the videos with social message on Youtube: a cybermetric study. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; SANTOS, S. R. O. . Acesso e uso de dados de pesquisa: uma análise preliminar do Figshare. In: Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Altmetria de dados e resultados de pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Ciência 2.0 e os estudos da altmetria: aplicações, desafios e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Ciência aberta, altmetria e redes sociais: mapeando comunidades de atenção. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRAVIESO-RODRIGUEZ, C. ; ARAUJO, R. F. . Altmetrics en la bibliografía científica iberoamericana: análisis comparado para Brasil, Portugal y España desde ScienceOpen. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, MARLENE ; LUCAS, E. R. O. . Altmetria de artigos de periódicos brasileiros de acesso aberto na ScienceOpen: uma análise das razões de menções. In: 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . A mediação da informação e os videoclipes com mensagem social no youtube: visibilidade, engajamento e conversão. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: informação, sociedade e complexidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. F. . O Twitter como dispositivo de mediação da informação em períodos eleitorais. In: Seminário em Ciência da Informação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. F. ; MURAKAMI, T. R. M. . Atenção online de artigos de ciência da informação: análise a partir de dados altmétricos do Facebook. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Marketing científico digital e métricas alternativas: visibilidade e impacto dos produtos da ciência. In: Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPGCGTI) - 2º Semestre de 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Marketing Científico Digital e Métricas Alternativas. In: 1º Ano do Portal de Periódicos da UFMG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Comunicação política e mídias sociais: interatividade entre candidatos ao governo do Estado de Alagoas e eleitores nas eleições de 2014. In: I Seminário de Pesquisa Docente em Comunicação da UFAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . A tecnologia em artigos de periódicos da ciência da informação: uma análise a partir da BRAPCI. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Presença online de pesquisadores na web: indícios para as métricas em nível de autores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: Desafios da multi, inter e transdisciplinaridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; RIZZI, I. F. . A tecnologia nos esquemas de classificação da ciência da informação (1987-2007). In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da multi, inter e transdisciplinaridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Recursos da web social no ensino de Biblioteconomia: descentralização e autonomia. In: 6º Seminário Nacional da EDAPECI: 'Educação Digital na Contemporaneidade'. In: 6º Seminário Nacional da EDAPECI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . Representation of Information Technology in Information Science: An Analysis of Classification Schemes (1987-2007). 2nd Annual International Conference on Library and Information Science. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Notas sobre Participação Política e Eleições de 2014 em Alagoas no Twitter. In: Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. ; FURNIVAL, A. C. . Acesso aberto e redes sociais: em busca dos colégios virtuais que sustentam os dados altmétricos. In: 6ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Palestra: Comunicação interativa em saúde e mídias sociais: atores e dispositivos de mediação. In: Ciclo de Webconferências do Nucleo de Telessaude de Alagoas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. ; SILVA, B. F. M. . Cientometria 2.0 e a presença online de pesquisadores. In: IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Cientometria 2.0, visibilidade e citação: uma incursão altmétrica em artigos de periódicos da Ciência da Informação. In: IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MURAKAMI, T. R. M. ; ARAUJO, R. F. ; FAUSTO, S. . Extração e compartilhamento de dados de citações no google scholar para a exploração colaborativa. In: IV Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . Technological basis for Information Science in Brazil: a scientometric study. In: 6th Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Mediação da informação e participação política na web social em períodos eleitorais. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, M. . Tecnologia e sistemas de informação na ciência da informação: percurso da temática tecnológica no ARIST. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Dos dados altmétricos às citações: uma análise da revista datagramazero. In: XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; PEREIRA, B. C. . O cara é bom, mas falta dialogar: interatividade e conversação nas eleições municipais de Maceió no Twitter. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. F. . Odè Ayé conectado: (des)articulações do movimento afro-alagoano no ciberspaço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, A. M. . Tecnologia da informação e comunicação na formação em Ciências da Informação e da Documentação em Portugal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Netnografia no Marketing Digital: contexto e conteúdo na mensuração de resultados na internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Recursos da web 2.0 como ferramenta de ensino e aprendizado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, R. F. . Tecnologia social da memória: (des)caminhos do movimento afro-alagoano no ciberespaço. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. ; SILVA, B. F. M. . Oxe! Eu recomento: representatividade das similaridades musicais em torno da Social Tagging Nordeste no Last.fm. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. F. . Desenvolvimento de competências e as ferramentas de difusão e produção colaborativa de conhecimento no contexto da Inovação na Gestão Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Inovação tecnológica na gestão social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AMORIN, W. A. ; SANTOS, M. A. C. dos. ; ARAUJO, R. F. . Caiu na rede é usuário: análise de usos e comportamentos nas redes sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. F. . Tecnologias da informação aplicadas a gestão pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, R. F. . Informação e biblioteca: uma perspectiva sociotécnica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. F. . Teoria e prática: modelo de articulação entre pesquisa e aplicação na gestão social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. F. . Os grupos de pesquisa em ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, R. F. . Busca e Recuperação Estratégica da Informação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . História da trajetória acadêmica de alunos egressos do Curso Ciência da Informação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Mapeamento de Processos e fluxo informacional do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais - NAI. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. . Serviço de recuperação da informação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAUJO, R. F. ; OLIVEIRA, T. M. . A Desinformação e mensagens sobre a hidroxicloroquina noTwitter. São Paulo: SciELO, 2020 (Preprint).

  • ARAUJO, R. F. . Bibliotecári@s e as redes sociais. Belo Horizonte, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação no contexto da informação: na trilha dos estudos de avaliação (Editorial). Maceió, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Abordagem social na Ciência da Informação: do campo científico às práticas informacionais (Editorial). Maceió, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . A ?nova? Ciência da Informação em Revista: identidade visual, distinção e visibilidade (Editorial). Maceió, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ARAUJO, R. F. ; ALVES, M. . The altmetric performance of publications authored by Brazilian researchers: analysis of CNPq productivity scholarship holders. New York: arXiv.org, 2018 (Preprint).

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Cultura Informacional: ações, contextos e espaços (Editorial). Maceió, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . 5 anos de ?Ciência da Informação em Revista?: da implantação à qualificação editorial (Editorial). Maceió, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ARAUJO, R. F. . Política de Periódicos para Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2017 (Colaboração).

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Desafios da Informação: confluências teóricas e práticas no contexto da competência e organização (Editorial). Maceio, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . A Convergência Discursiva na Ciência da Informação: linguagens, políticas e tecnologias (Editorial), 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Interfaces em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação: abordagem temática e atuação profissional (Editorial). Maceio, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ARAUJO, R. F. . Diretório de Periódicos UFMG. Belo Horizonte: EditoraUFMG, 2016 (Orelha de livro).

  • ARAUJO, R. F. . O ativismo digital brasileiro. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Informação, Tecnologias e Cultura: campos e conformações (Editorial). Maceio, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Acesso à Informação: políticas, tecnologias e transparência (Editorial). Maceio, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Monitoramento e Métricas da Informação na Web Social: dispositivos, usuários e redes sociais (Editorial). Maceió, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Programas e Estratégias de Gestão em Ambientes de Informação: da definição de escopo temático à formação de competências (Editorial). Maceio, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . A 'Ciência da Informação em Revista' Ingressa na 'Base Qualis' (Editorial). Maceio, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

ARAUJO, R. F. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de projetos de pesquisa do PIBIC CNPq/UFAL/FAPEAL 2017/2018. 2017.

ARAUJO, R. F. . Consultoria Ad Hoc para avaliação de relatórios de pesquisa. 2016.

ARAUJO, R. F. . Òde Ayé Conectado. 2013.

ARAUJO, R. F. ; MIDORI, L. . Especificação de requisitos do Portal Banco de Dados Social. 2007.

RUSSO, M. ; ALVES, N. F. ; ARAUJO, R. F. . Recursos da web 2.0 nos processos de ensino e aprendizagem. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, S. P. ; ARAUJO, R. F. ; PEREIRA, B. C. . Campanha eleitoral e o uso da Internet por candidatos a prefeito em Alagoas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RIZZI, I. F. ; ARAUJO, R. F. . Biblioteconomia e Profissão: vivências bibliotecárias em Alagoas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ARAUJO, R. F. ; SILVA, S. P. ; PIMENTEL, F. . Informação, Tecnologia e Ambientes Colaborativos: incursões de uma cultura digital. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MURAKAMI, T. R. M. ; SOUZA, I. V. P, ; ARAUJO, R. F. . Bibliotecários Sem Fronteiras. 2011; Tema: Biblioteconomia. (Blog).

ARAUJO, R. F. . Cibercultura Alagoana. 2010; Tema: Cultura Digital no Estado de Alagoas. (Blog).

ARAUJO, R. F. . Informação, Tecnologia e Cultura Digital. 2010; Tema: Informação, Tecnologia e Cultura Digital. (Blog).

ARAUJO, Ronaldo F. . Ciência da Informação em Revista, v. 7, n. Especial, mar. (ABEC MEETING). 2020. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, Ronaldo F. . Ciência da Informação em Revista, v. 6, n. Especial, mar. (ABEC MEETING). 2019. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, R. F. . Atenção online e métricas alternativas da produção científica registrada em artigos de periódicos do Estado de Alagoas: áreas de conhecimento, instituições e pesquisadores. 2019. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, M. S. ; ARAUJO, R. F. . Revisão Sistemática da Literatura sobre altmetria (2016-2017) (Relatório Final). 2019. (Relatório de pesquisa).

SILVA, J. J. M. ; ARAUJO, R. F. . Produtividade e visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2014-2016). 2019. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. S. O. ; ARAUJO, R. F. . Esquemas de classificação de artigos de periódicos da ciência da informação (Relatório Final). 2019. (Relatório de pesquisa).

PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação (Relatório Final). 2019. (Relatório de pesquisa).

ARAUJO, L. L. A. ; ARAUJO, R. F. . Arquitetura de Informação e Responsividade do Portal Periódicos de Alagoas (Relatório Final). 2019. (Relatório de pesquisa).

AZEVEDO, J. P. H. ; ARAUJO, R. F. . Coleta de dados altmétricos via API: Web Scrapping e Web Crawler (Relatório Final). 2019. (Relatório de pesquisa).

CAVALCANTE, R. B. G. ; ARAUJO, R. F. . Divulgação científica para aferição de métricas alternativas (Relatório Final). 2019. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, M. S. ; ARAUJO, R. F. . Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Informação em Saúde (Relatório Parcial). 2019. (Relatório de pesquisa).

SILVA, J. J. M. ; ARAUJO, R. F. . Produtividade e visibilidade da produção periódica da ciência da informação (2017-2019) (Relatório Parcial). 2019. (Relatório de pesquisa).

MOURA, R. E. M. ; ARAUJO, R. F. . Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Tecnologias web e Mídias sociais (Relatório Parcial). 2019. (Relatório de pesquisa).

PEDRI, P. ; ARAUJO, R. F. . Divulgação e avaliação de desempenho altmétrico de artigos de periódicos de ciência da informação sobre Gênero e Diversidade (Relatório Parcial). 2019. (Relatório de pesquisa).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. Especial, mar. (ABEC MEETING). 2018. (Editoração/Periódico).

ARAUJO, R. F. ; SOUZA, E. D. ; SILVA, E. C. . Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. 1. 2018. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 4, n. 1, jan./abr.. 2017. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 4, n. 2, mar./ago.. 2017. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 4, n. 3, set./dez.. 2017. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 3, n. 1, jan./abr.. 2016. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. ; ANDRADE, R. L. V. . Ciência da Informação em Revista, v. 3, n. 2, mar./ago.. 2016. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 3, n. 3, set./dez.. 2016. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 2, n. 1, jan./abr.. 2015. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 2, n. 2, mar./ago.. 2015. (Editoração/Periódico).

SOUZA, E. D. ; ARAUJO, R. F. . Ciência da Informação em Revista, v. 2, n. 3, set./dez.. 2015. (Editoração/Periódico).

PARANHOS, L. S. ; ARAUJO, R. F. . Desenvolvimento e Manutenção das Tecnologias da Rede de Inovação Tecnológica na Gestão Social. 2010. (Relatório de pesquisa).

ARAUJO, R. F. . Seminário ENADE. Informática aplicada à biblioteconomia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, R. C. C. ; ARAUJO, R. F. . Pesquisa de egressos dos centros vocacionais tecnológicos de Minas Gerais: inclusão digital, trabalho e desenvolvimento local. 2008. (Relatório de pesquisa).

CARDOSO, A. M. P. ; RIBEIRO, C. A. ; ARAUJO, R. F. ; CARAN, G. M. . Avaliação da usabilidade das TICs e uso da informação nos serviços de telessaúde: a experiência de Belo Horizonte. 2007. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Periódicos de Alagoas em Foco: Qualificação da Gestão Editorial e Apoio a Editores Científicos, Descrição: O projeto visa modernizar e aprimorar a gestão editorial de revistas científicas em Alagoas, promovendo maior visibilidade, impacto e sustentabilidade. A proposta busca implementar práticas editoriais centralizadas e eficazes, fornecendo suporte técnico, capacitação de editores, revisão de políticas editoriais e estratégias de indexação em bases científicas. Como resultado, espera-se uma melhoria significativa na qualidade dos periódicos, maior integração em redes acadêmicas e um impacto positivo no avanço da comunicação científica, contribuindo para fortalecer a pesquisa local e sua conexão com o cenário global.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Jusmenne Jasao Melo da Silva - Integrante / Laysa Lorena Alves de Araujo - Integrante / Laura Beatriz da Silva Moura Carnaúba - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    A (des)informação científica em saúde sobre covid-19 no brasil: analisando as redes de comunidades de atenção, Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral investigar a formação dessas redes em torno da circulação de informação científica em saúde sobre COVID-19 no Brasil compartilhada nas mídias sociais. Para tanto, por meio de um estudo altmétrico consideramos o nível de recomendação e disseminação para entender as interações em torno dos artigos. A produção científica sobre a COVID-19 será obtida pela base Dimensions e os dados altmétricos serão coletados via Altmetric Explorer na busca por pesquisas que receberam menções nas principais redes sociais no Brasil. As informações dos perfis dos usuários e conteúdo das mensagens serão obtidas via Application Programming Interface - API das redes sociais escolhidas. O estudo adotará a perspectiva da microanálise de dados online para investigar a formação de RCA em torno dos artigos e seus contextos. A partir deste percurso será possível descrever o número de postagens, o tipo de usuários, a média de exposição das publicações e o nível de divulgação e recomendação. Os dados serão analisados e correlacionados de acordo com o indicador de diversidade, com base nos tipos de usuários, interações e conteúdo. O conjunto das pesquisas será analisado segundo seus resultados e evidências científicas na verificação de sua preservação ou distorção durante seu compartilhamento. Com os dados e indicadores de produção e de compartilhamento será desenvolvido um Dashboard de monitoramento da atenção online e visibilidade de pesquisas sobre covid-19. A perspectiva contextual e de rede de comunidades introduzida nesta pesquisa pode ajudar a entender o impacto social de publicações sobre COVID-19 que circulam no Brasil e suas cargas informativas ou desinformativas quando compartilhadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Robéria Lourdes de Vasconcelos Andrade - Integrante / Marcelo Alves - Integrante / Thiago Magela Rodrigues Dias - Integrante / Andre Lages - Integrante / João Melo Maricato - Integrante / Nancy Sánchez-Tarragó - Integrante / kizzi Araujo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2020 - 2023

    Atenção online e métricas de mídias sociais para periódicos de Brasil, Espanha e Portugal, Descrição: A presente pesquisa busca responder aos questionamentos por meio de uma investigação teórico-prática quanto à presença e atuação de revistas nas mídias sociais e avaliação das métricas que estas obtêm nesses espaços e suas implicações para comunicação científica. Embora também seja exigência por parte de alguns publishers e bases indexadoras, ainda não há registro sobre o cenário atual de adesão e atuação dos periódicos científicos nas mídias sociais, sejam nacionais ou internacionais. Ao preencher essa lacuna a pesquisa irá conferir um olhar panorâmico sobre a questão e empiricamente analisar indicadores de desempenho de periódicos do Brasil, Espanha e Portugal buscando compreender: o número de revistas; as áreas de conhecimento; as mídias utilizadas; os profissionais responsáveis; os planos e estratégias de atuação; e os indicadores-chave de desempenho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Crispulo Travieso-Rodríguez - Integrante / Jusmenne Jasao Melo da Silva - Integrante / Alexandre Nunes da Silva - Integrante / Michael dos Santos Leite - Integrante / Paola Annenberg Nascimento Gomes - Integrante.

  • 2020 - 2022

    AI and Evidence as Services for tackling the Covid-19 in Brazil, Descrição: This project aims to establish a cloud-based AI platform to support research and inform decisions related to Covid-19 in Brazil. The emphasis will be on the activities conducted by Rede CoVida, a Brazilian network of around 180 academics, policymakers, health workers, and the general public established in March/2020 to monitor the spread of the disease in Brazil; design multi-purpose, real time prediction models; and synthesize and disseminate scientific evidence. We will focus on the following research goals: i) design of a large-scale data lake and integration platform; ii) design and validation of mixed AI models for prediction and decision-making support; and iii) design of an interactive bibliometrics platform focusing on synthesis of evidence and correlations within the increasing literature related to Covid-19. The major contribution of this proposal relies in providing a set of tools and platforms with up-to-date aggregated datasets, AI models tailored for complex scenarios, and solid evidence from the literature for health workers, governmental agencies, researchers and the general public.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Integrante / Patricia Pedri - Integrante / Marcos Ennes Barreto - Coordenador / Elzo Junior - Integrante / Julia Pescarini - Integrante / Mauricio Lima Barreto - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Gerenciamento Eletrônico de Documentos no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (SEBRAE/AL), Descrição: A pesquisa busca implantar a gestão de recursos informacionais com a introdução de ferramentas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) no SEBRAE/AL. Estão previstas atividades de pesquisa, diagnóstico situacional, prospecção tecnológica, planejamento e implementação de GED. Espera-se ao longo da pesquisa melhorar o processo de tomada de decisão por parte dos setores existentes na entidade, promover o acesso rápido, seguro e simultâneo de todos os documentos necessários ao desenvolvimento das atividades da instituição e garantir a salvaguarda da Memória Institucional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Francisca Rosaline Leite Mota - Integrante / Victor Lemos Tenório - Integrante / Hans Ponfick Aragão - Integrante / Elayne Patrícia Silva Teixeira - Integrante / Eliana Neves Pereira da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2018 - 2020

    Brazilian Current Research Information System - BRCRIS IBICT/FAPEALG, Descrição: Alinhado ao International Organization for Research Information (euCRIS), o Brazilian Current Research Information System - BRCRIS IBICT/FAPEAL é um projeto de pesquisa e desenvolvimento de estruturação da informação de pesquisa em seus vários subsistemas que devem subsidiar a formulação de políticas públicas, por meio de abordagens baseadas em evidências e prospecções futuras, as quais devem ser provenientes das articulações entre os atores do sistema de CT&I no uso dos dispositivos informacionais existentes com participação colaborativa. FAPEAL Processo 60030.000506/2017. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Francisca Rosaline Leite Mota - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2020

    Monitoramento de Métricas Alternativas e Atenção Online de Artigos de Periódicos da Ciência da Informação, Descrição: Tendo como questão de pesquisa a compreensão de qual a atenção online que artigos de periódicos da ciência da informação recebem na web social, a presente pesquisa propõe o monitoramento de métricas alternativas para artigos de periódicos eletrônicos desta área por meio do mapeamento e visualização de dados sobre a atenção online que a produção científica da área recebe na web social. CNPq Chamada Universal, Processo: 426777/2016-6. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Bruno Felipe de Melo Silva - Integrante / Marlene Oliveira - Integrante / Tiago Rodrigo Marçal Murakami - Integrante / Ariadne Chloe Furnival - Integrante / Robéria Lourdes de Vasconcelos Andrade - Integrante / Ursula Blattmann - Integrante / Wagner Junqueira de Araújo - Integrante / ALVES, MARCELO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2019

    Atenção online e métricas alternativas da produção científica registrada em artigos de periódicos do Estado de Alagoas: áreas de conhecimento, instituições e pesquisadores, Descrição: A pesquisa propõe o monitoramento de métricas alternativas para artigos de periódicos eletrônicos publicados por instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado de Alagoas por meio do mapeamento e visualização de dados sobre a atenção online que a produção científica dessas revistas recebe na web social. Parte da proposta está pautada na fundamentação teórica, no examine da literatura sobre a comunicação científica e internet, o periódico eletrônico e por fim, a altmetria, para compreender como este campo vem se configurando e quais contribuições trazem para a produção científica periódica do Estado e para os estudos de comunicação científica. Espera-se, que os resultados da pesquisa aqui proposta possam eventualmente promover uma maior visibilidade da produção científica (instituições, autores, periódicos, artigos, temas), servir como filtro e apoio na indicação e recomendação dessa produção, subsidiar planos de marketing e divulgação, cada vez mais exigidos aos periódicos, como prática de profissionalização da editoração científica, bem como contribuir no desenvolvimento de indicadores dessa produção contribuindo para as políticas públicas de desenvolvimento de CT&I no Estado. FAPEAL Processo: 600301057/2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Ciência 2.0 e a presença online de pesquisadores: análise e monitoramento da visibilidade e impacto de docentes da Universidade Federal de Alagoas, Descrição: Pesquisa exploratória com abordagem quantitativa descritiva tendo por base a perspectiva dos estudos métricos da informação na web com foco especial à cientometria 2.0, também conhecida como altmetria, com o objetivo principal é o de investigar a presença online dos docentes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) nas principais redes sociais acadêmicas. Como objetivos específicos pretende-se: analisar o papel das redes sociais acadêmicas no âmbito da comunicação científica; proceder o levantamento do quantitativo de docentes por faculdades, institutos e unidades acadêmicas; traçar o perfil dos docentes quanto a formação acadêmica e titulação; mapear a presença online dos docentes da UFAL nas principais redes sociais acadêmicas; avaliar o uso que os docentes fazem das redes sociais acadêmicas; listar as redes sociais com maior adesão e representatividade por parte dos docentes; mensurar os indicadores alternativos dos docentes e as produções publicizam nas redes analisadas; proceder análise comparativa dos critérios de visibilidade e impacto dos docentes. Os dados serão extraídos para compor uma base que reúna informações gerais e específicas sobre o perfil e uso que os docentes fazem das redes que participam. Tais informações serão analisadas e sistematizadas por meio de representações gráficas de quadros e tabelas para melhor visualização e compreensão dos resultados da pesquisa. A criação e manutenção de perfis em redes sociais acadêmicas tendem a contribuir para a reputação online do pesquisador ampliando a visibilidade de sua atuação e impacto de sua produção. Uma vez que a pesquisa considera docentes da UFAL espera-se que o estudo possa contribuir para debater a presença online da instituição, bem como a visibilidade e impacto do que seus docentes produzem e publicizam em ambientes mais abertos e com alcance maior de público. CNPq Processo: 135442/2016-8.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Janyelle Mayara Bento - Integrante / Luana Gleyce Camilo da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    Observatório de Democracia digital, Descrição: O uso de ferramentas digitais e mídias sociais por parlamentares, agentes governamentais e organizações civis têm sido hoje um dos principais canais de interação com o cidadão, seja no provimento de informações sobre mandatos, seja nos processos de accountability e comunicação pública. Este é um fenômeno mundial em plena expansão e que vem solicitado esforços crescentes de pesquisa. Diante deste cenário, a questão principal guia este projeto pode ser sintetizada nos seguintes termos: Como os representantes, autoridades públicas e organizações civis produzem informações sobre suas atividades e como dialogam com o cidadão através de mídias sociais? Nesta linha, o projeto visa desenvolver estudos, mapeamentos e monitoramento sobre o uso de ferramentas de Democracia Digital, com ênfase nas mídias sociais, no Brasil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Integrante / Sivaldo Pereira da Silva - Coordenador / Ellen C. da Silva - Integrante / José Ricardo dos Santos - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Mídias sociais e mediação da informação: campanha online e engajamento cívico nas eleições de 2014, Descrição: A pesquisa situa o binômio internet e política indicando o protagonismo que as mídias sociais têm alcançado nesse contexto e seu papel como dispositivo de mediação da informação em períodos eleitorais no âmbito das campanhas online e do engajamento cívico. Como universo empírico, pautado nos estudos métricos da informação na web social de métricas de mídias sociais (social media metrics), procede o mapeamento das mensagens postadas no Twitter por candidatos ao governo do Estado de Alagoas, bem como as enviados por seus eleitores, durante o período das eleições de 2014. Apresenta o desempenho individual e comparado dos candidatos e procura categorizar as mensagens dos eleitores quanto ao tipo de participação política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Ellen C. da Silva - Integrante / José Ricardo dos Santos - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino de ciências da Informação e documentação em Portugal, Descrição: Investiga e contextualiza o uso das tecnologias de informação e comunicação, com ênfase nos recursos da web 2.0, no ensino de ciências da informação e documentação em Portugal, refletindo sobre os cursos e currículos, conteúdos e práticas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de biblioteconomia no Brasil: conteúdos e práticas, Descrição: Projeto tem como objetivo investigar e contextualizar a inserção e o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de biblioteconomia no cenário nacional, refletindo sobre os cursos e currículos, buscando um diálogo com os professores de disciplinas que envolvem temáticas tecnológicas. Trata-se de um pesquisa de caráter exploratório com abordagem de cunho quantitativo-descritivo com coleta de dados sobre os cursos de biblioteconomia do Brasil com a finalidade de constituir uma base de dados contendo: os cursos; ano de abertura; instituição (nome; unidade/departamento); região do país; disciplinas da área de tecnologia; professores da área de tecnologia. Apresenta também um caráter analítico focalizado na medida em que atenta-se aos aspectos temáticos e/ou informacionais de análise; aspectos históricos dos cursos e reflexões sobre suas matrizes curriculares; questões que refletem sobre o conteúdo das disciplinas selecionadas (programa, ementa, bibliografia); o uso das tecnologias de informação e comunicação na visão dos professores. A pesquisa será feita a partir de extratos por regiões. Após a conclusão em todas as regiões os dados serão agregados e apresentados de forma sistematizada compreendendo assim à abrangência nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Telma Maria da Conceição - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2012

    Movimentos Sociais e Ciberativismo: apropri(ações) do movimento feminista no Brasil, Descrição: O ciberativismo é definido pelo uso da Internet por movimentos politicamente motivados. Nesse contexto os ativistas se apropriam das vantagens das tecnologias e das técnicas oferecidas pela internet para alcançarem seus objetivos. A pesquisa procura a partir da netnografia explorar o movimento feminista no Brasil no uso e apropriação que o movimento faz da internet nos diversos espaços das mídias sociais: blogs, microblogs e redes sociais, com foco nas práticas informacionais e colaborativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Coordenador / Ana Paula dos Santos Madeiro - Integrante / Maria Flávia da Silva Belo - Integrante / Mirian Magda dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2007

    Avaliação da usabilidades das TICs e uso da informação do serviço de telemedicina: a experiência de Belo Horizonte, Descrição: Projeto com objetivo de avaliar o processo de implantação e implementação do serviço de Telemedicina (SMSA, HC/UFMG) em Belo Horizonte em relação à usabilidade da tecnologia e ao uso da informação com vistas ao processo de aprendizagem individual e coletiva. Trata-se de pesquisa aplicada, fundamentada em corpo teórico multidisciplinar.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ronaldo Ferreira de Araujo - Integrante / Ana Maria Pereira Cardoso - Coordenador / Gustavo Miranda Caran - Integrante / Carla Andrea Ribeiro - Integrante / Alaneir de Fatima Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Prêmios

2016

Melhores trabalhos apresentados no VI Seminário em Ciência da Informação. Título: "O Twitter como dispositivo de mediação da informação em períodos eleitorais"., CIN/PPGCI/UEL.

2013

Prêmio de Excelência Acadêmica pela orientação do Trabalho de Conclusão de Curso: "Inclusão Digital e Competência Informacional na alfabetização em séries iniciais na E. M. Fátima Lira", Universidade Federal de Alagoas.

2013

Prêmio de Excelência Acadêmica pela orientação do Trabalho de Pesquisa: "O poder dos consumidores conectados: busca e compartilhamento de informação no RECLAME AQUI"., Universidade Federal de Alagoas.

2011

Prêmio de Excelência Acadêmica pela orientação do Trabalho de Conclusão de Curso: "Biblioteca Pública e Inclusão Digital: um olhar sobre o cenário de Alagoas", Aluno: Marcio Adriano Costa dos Santos, Universidade Federal de Alagoas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. , Campus A. C. Simões, BR 104-Norte, km 97, Tabuleiro dos Martins, 57072970 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141479, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2023

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Biblioteconomia, Carga horária: 20

2014 - 2016

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2015

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professos Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador do Curso de Biblioteconomia, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2020

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIBL066-A: Comunicação Científica e Métricas da Informação na Web, BIBL044-A: Informação e Processos Tecnológicos

  • 06/2020

    Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPCI0004 - Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos, PPCI0019 - Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação

  • 10/2018

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

  • 06/2016

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIBL013-A: Informática Aplicada a Biblioteconomia I, BIBL066-A: Comunicação Científica e Métricas da Informação na Web, BIBL043-A: Informática Aplicada a Biblioteconomia II, BIBL062 - SEMINÁRIOS EM ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

  • 06/2015

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.

  • 02/2015

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIBL066-A: Comunicação Científica e Métricas da Informação na Web, BIBL032-A: Análise da Informação II

  • 01/2012

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIBL013-A: Informática Aplicada a Biblioteconomia I, BIBL043-A: Informática Aplicada a Biblioteconomia II, Sistemas de Informação e Internet

  • 02/2011

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIBL013-A: Informática Aplicada a Biblioteconomia I, BIBL043-A: Informática Aplicada a Biblioteconomia II, Sistemas de Informação e Internet

  • 02/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia.,Linhas de pesquisa

  • 05/2020 - 06/2020

    Ensino, Ciência da Informação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PPCI0019 - Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIBL028-A: Política de Informação Científica, Tecnológica e Empresarial, BIBL044-A: Informação e Processos Tecnológicos

  • 06/2010 - 12/2011

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biblioteca e Ação Cultural, BIBL043-A: Informática Aplicada à Biblioteconimia II, BIBL013-A: Informática Aplicada à Biblioteconomia I

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIBL032-A: Análise da Informação II, BIBL044-A: Informação e Processos Tecnológicos

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC). Disciplina OTI852 - Métricas de Informação e Conhecimento na Web (2018/2) Disciplina OTI852 - Métricas de Informação e Conhecimento na Web (2019/1) Disciplina OTI843 - Comunicação Científica: Gênese e Desenvolvimento (2020/2)

2014 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação. Disciplina: OTI 115 - Comunicação Científica e Estudos Métricos na WEB

2008 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estágio

Atividades

  • 08/2018

    Ensino, GESTÃO & ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina OTI852 - Métricas de Informação e Conhecimento na Web

  • 02/2008

    Estágios , Escola de Ciência da Informação, Departamento de Teoria e Gestão da Informação.,Estágio realizado, Estágio Docente - Seminários, Nivel: Graduação. Seminário sobre redes sociotécnicas, informação e boibliotecas.

2012 - 2012

Universidade do Porto

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 8

Outras informações:
Pesquisador junto ao Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação (DJCC) sob a orientação do Prof. Dr. Armando Malheiro da Silva

Atividades

  • 03/2012 - 11/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Letras, Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação - DJCC.,Linhas de pesquisa

2009 - 2009

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente em C&T, Carga horária: 30

Outras informações:
Membro da Rede de Inovação Tecnológica na Gestão Social - RITGS: arranjo inter-institucional entre universidades, empresas de base tecnológica, institutos de ciência e tecnologia e governo, em seus âmbitos municipal e estadual, orientado para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para a gestão social. Projetos de Inovação na Gestão Social em municípios mineiros; Intersetorialidade; e Desenvolvimento de Competências. Projeto sobre os egressos dos centros vocacionais tecnológicos de Minas Gerais: inclusão digital, trabalho e desenvolvimento local.

2009 - 2009

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão

Outras informações:
Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de Competências para Análise de Vulnerabilidade Sóciossanitária, Planejamento e Monitoramento de Ações de Redução/Eliminação de Riscos. Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas - FADENOR.

2006 - 2007

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista no âmbito do Programa Banco de Dados Social (BD Social) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES).

2008 - 2008

Geotech Consultoria e Software

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial, DTI 3/CNPq, no âmbito do Projeto: 561166/2008*0 - Tecnologia ataîru: Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, baseadas em Computação Móvel, para a Atenção Básica à Saúde. Edital MCT/SETEC/CNPq nº 32/2007 - RHAE - Pesquisador na Empresa.

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estagiário

Outras informações:
Estágio supervisionado em Ciência da Informação atuando na área de serviços de informação no âmbito do projeto Mapeamento de Processos e fluxo informacional do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAI).

2005 - 2006

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 11/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Informática - PUC Minas.,Linhas de pesquisa

2020 - Atual

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação

Vínculo: Membro da Diretoria, Enquadramento Funcional: Conselheiro Fiscal, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestão 2020 ? 2022