Sabriny Suelen dos Santos

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como pesquisadora na referida universidade desde 2011, com participações nos projetos Análise do Discurso: Emoções, Ethos e Argumentação e PRONOTURNO, sob orientação da Profa. Dra. Emília Mendes. Suas pesquisas inserem-se principalmente nos seguintes temas, a saber; Análise do Discurso de orientação francesa, Teoria Semiolinguística, Discurso icônico, Moda e Identidade Afro-brasileira. Trabalhou como Profa. do Programa Apoio Pedagógico (FALE/UFMG) lecionando na disciplina Of. de Leitura e Produção de Textos e Gramática Tradicional/Morfossintaxe entre 2015/2016. Atualmente trabalha com pesquisas direcionadas ao fortalecimento da(s) identidade(s) Afro-brasileiras e suas múltiplas facetas, incluído a construção e o empoderamento da mulher negra (feminismo negro) e os mecanismos de resistência utilizados por tal população para desconstruir a imagem de inferioridade naturalizada socialmente.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2015 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Reflexões sobre identidade negra e moda em blogs da década de 2010,Ano de Obtenção: 2017
Emília Mendes.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em andamento em Letras/ Licenciatura Português

2009 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2014

Intercâmbio Acadêmico. (Carga horária: 60h). , Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.

2013 - 2014

Romanisches Sprach und Medienwissenschaft. (Carga horária: 60h). , Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.

2012 - 2012

"Da língua ao discurso:competências,parâmetros.... (Carga horária: 15h). , Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Versos de outras lutas: Diálogos entre o desastre de Bhopal/Índia e o desastre de Mariana - Rio Doce. 2017. (Outra).

I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudos da imagem - Ninfa. a imagem de si como estratégia de sedução: O caso da marca Melissa. 2016. (Congresso).

IV SETED - Seminário de Teses e Dissertações (Poslin - FALE).A indumentária como resistência não-verbal : o papel da moda nos movimentos sociais. 2016. (Seminário).

VI Festival de Fotografia de Tiradentes.As cidades e as Memórias. 2016. (Outra).

Bildung neu denken. 2014. (Congresso).

II Seminário de Estudos sobre o Discurso e Argumentação SEDiar. 2014. (Seminário).

XVIII Semana da Graduação (UFMG).PRONOTURNO/FALE: Ampliando possibilidades. 2014. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Retórica. 2012. (Congresso).

Mini-curso "Da língua ao discurso: competências, parâmetros de análise, gêneros e estrtégias". 2012. (Outra).

XVI Semana da Graduação: Conhecimento e Cultura.A articulação do tripé ensino, pesquisa e extensão, do Programa Especial de Bolsas para Estudantes dos Cursos Noturnos de Graduação.Programa Pronoturno. 2012. (Outra).

II Semana da Letras.Imagens de si como estratégia de sedução: O caso da marca Melissa. 2011. (Outra).

IX Congresso Latino Americano de Estudos do Discurso-ALED. 2011. (Congresso).

X Jornada de Extensão da UFMG: Estudantes em conexão.Carro Biblioteca: Boletim Bairro à Bairro. 2011. (Encontro).

XIX Semana de Iniciação Científica PRPq.A Imagem de si como estratégia de sedução: O caso da marca Melissa. 2010. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ivan Vasconcelos Figueiredo

MENDES, E.; GOMES, M. C. A.;FIGUEIREDO, I. V.. Reflexão sobre a identidade negra e a moda em blogs da década de 2010. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Carmen Aires Gomes

GOMES, M. C. A.; MENDES, E.. Reflexão sobre a identidade negra e a moda em blogs da década de 2010. 2017. Dissertação (Mestrado em Poslin) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos - POSLIN/FALE/UFMG.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ida Lúcia Machado

A imagem de si como estratégia de sedução:O caso da marca Melissa; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sabriny Suelen dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eunice Maria das Dores Nicolau

Pro-noturno; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro-Reitoria de Graduação - UFMG; Orientador: Eunice Maria das Dores Nicolau;

Emília Mendes Lopes

Reflexões sobre a identidade negra e a moda em blogs da década de 2010; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Emília Mendes Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, S. S. . Descobrindo as entrelinhas: O conto de Clarice Lispector. In: Rayanne Teles. (Org.). Aprender a ensinar Língua Portuguesa: Primeiras vivências. 1ed.Belo horizonte: LABED-Laboratório de Edição - Fale/UFMG, 2016, v. 1, p. 11-23.

  • SANTOS, S. S. . Identidade(s) em questão: A Análise do Discurso e seu papel na construção identitária do sujeito. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte/MG. IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades sociais, 2016.

  • SANTOS, S. S. . A imagem de si como estratégia de sedução: O caso da marca Melissa. In: I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudos de imagem ? Ninfa ?O borboletear do método?, 2016, Belo Horizonte. I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudos de imagem ? Ninfa ?O borboletear do método?, 2016.

  • SANTOS, S. S. ; LUZ, G. . A patemização por meio do corpo como estratégia argumentativa: O caso da organização CORDAID. In: III COLÓQUIO NACIONAL E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA O CORPO E A IMAGEM NO DISCURSO: GÊNEROS HÍBRIDOS, 2015, Uberlândia/MG. III COLÓQUIO NACIONAL E II COLÓQUIO INTERNACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA O CORPO E A IMAGEM NO DISCURSO: GÊNEROS HÍBRIDOS, 2015.

  • SANTOS, S. S. . A imagem de si como estratégia de sedução: O Caso da marca Melissa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, S. S. . Identidade(s) em questão: A Análise do Discurso e seu papel na construção identitária do sujeito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUZ, G. ; SANTOS, S. S. . A patemização por meio do corpo como estratégia argumentativa: : O caso da organização Cordaid. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. S. . A indumentária como resistência não-verbal: O papel da moda nos movimentos sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. S. . Mineirinha n'Alemanha e a imagem de si no discurso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. S. . Jornalzinho do Carro Bliblioteca '. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, S. S. . A imagem de si como estratégia de sedução. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Analise do Discurso: Emoçoes, Ethos e Argumentação, Descrição: Este projeto é uma continuaçao do anterior (que tinha o mesmo nome) e que vigorou de Abril/2008 a Abril/2011. Encerramos este ultimo, mas solicitamos à Câmara de Pesquisa da FALE/UFMG, mais dois anos (abril/2011 a abril/2013) para continuar esta pesquisa por duas razoes primordiais: 1) trata-se do Projeto coletivo de nosso grupo de Pesquisas em AD (Nucleo de AD da UFMG; 2) o tema nele proposto continua a ser desenvolvido por nos e pelo grupo, tendo em vista sua modernidade. Neste projeto, examinamos as diferentes concepçoes de ethos adotadas pela AD e por suas metodologias; como se pode falar/analisar o tema "emoçoes" no âmbito da AD; e, finalmente continuamos buscando novos pontos argumentativos que se inserem diretamente nos nossos estudos discursivos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (20) . , Integrantes: Sabriny Suelen dos Santos - Coordenador / Ida Lucia Machado - Integrante / Emília Mendes - Integrante / Renato de Mello - Integrante / Patrick Charaudeau - Integrante / Wander Emediato de Souza - Integrante / Eliana Amarante de Mendonça Mendes - Integrante / HELCIRA MARIA RODRIGUES DE LIMA - Integrante / Ruth Amossy - Integrante / Renata Aiala de Mello - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Relevância acadêmica, Universidade Federal de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.