Denise Hiromi Aoki

Graduada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2014); Graduada em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi (2006); Concluiu recentemente um projeto de iniciação científica financiado pela FAPESP na área de análise musical, com ênfase em música brasileira (2013). Desde 2014 estuda japonês na Naganuma School, localizada em Tóquio - Japão.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Graduação em Licenciatura em Música

2009 - 2014

Universidade de São Paulo
Orientador: Paulo de Tarso Salles

Graduação em Naturologia

2003 - 2006

Universidade Anhembi Morumbi
Orientador: Amâncio Cesar Santos Friaça

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Formação complementar

2014 - 2014

Quantas Músicas tem a Música?. (Carga horária: 4h). , Teca Oficina de Música.

2009 - 2014

Canto Erudito - Isabel Maresca. , Aulas Particulares.

2006 - 2014

Koto - Tamie Kitahara. , Aulas Particulares.

2003 - 2009

Canto Erudito. , Conservatório Musical Souza Lima.

2005 - 2005

Extensão universitária em Iridologia Alemã. (Carga horária: 16h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Yoga. (Carga horária: 180h). , Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Sanscrito

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

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Participação em eventos

II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos.A influência da música francesa no primeiro movimento do Quarteto de Cordas n. 3 de Heitor Villa-Lobos. 2014. (Encontro).

Congresso Internacional. O primeiro movimento do Quarteto de Cordas no.3 de Heitor Villa-Lobos: aproximações estilísticas com o período clássico. 2013. (Congresso).

21 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP.Processos Composicionais em Villa- Lobos: influências e intertextualidades a partir do Quarteto de Cordas no.3. 2013. (Simpósio).

O corpo Musical no Teatro - Jean-Jacques Lemêtre. 2013. (Oficina).

III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. 2013. (Encontro).

III Encontro Nacional de Investigação em Música. 2013. (Encontro).

IV Seminário de Música, Ciência e Tecnolgia: Fronteiras e Ruptutas. 2012. (Seminário).

2º Simpósio Villa-Lobos 2012: Perspectivas Analíticas para a Obra de Villa-Lobos. 2012. (Simpósio).

Workshop em Canto e Regência coral: Estilo e performance do Spiritual Afroamericano. 2012. (Oficina).

IV Semana de Educação Musical - IA/UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM. 2012. (Encontro).

IV Semana de Educação Musical IA/UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM.A notação gráfica como ferramenta de ensino. 2012. (Encontro).

Oficina de Sonoridades Indígenas II. 2011. (Oficina).

O corpo musical no teatro - Jean-Jacques Lemêtre. 2011. (Oficina).

Ciclo de Palestras ministrado pelo professor Luigi Abbate. 2011. (Encontro).

III Semana da Educação Musical - Formação do Professor de Educação Musical - idéias, conceitos, estratégias, ações. 2011. (Outra).

Curso O contador de histórias/Corpo e Alma - X Festival de Ourinhos. 2010. (Oficina).

Curso Prática de Música Antiga - X Festival de Música de Ourinhos. 2010. (Oficina).

Curso de Extensão Cultural em Dança Barroca. 2009. (Oficina).

Masterclass de Canto (Angela Barra). 2009. (Oficina).

Encontro com Compositores do Departamento de Música da ECA/USP. 2009. (Encontro).

1º Encontro de Música de Câmara Brasileira do Conservatório de Tatuí. 2009. (Encontro).

VII Conferência Internacional de Yoga - Yoga Sangan. 2006. (Outra).

Curso Internacional para a Formação de Professores de Yoga. 2006. (Outra).

I Fórum Internacional de Medicina e Terapias Complementares. 2005. (Outra).

Mini - Curso Noções de Aromaterapia e as Emoções. 2005. (Outra).

Curso de Bases Clínicas da Massoterapia. 2004. (Outra).

XIX Congresso Brasileiro de Terapias Naturais e I Congresso Nacional das Instituições das Terapias Naturalistas e Terapias Orientais. 2003. (Congresso).

X Simpósio Internacional de Medicina Ortomolecular. 2003. (Simpósio).

II Semana Acadêmica da Naturologia. 2003. (Outra).

Mini - Curso Bases Terapêuticas do Yoga. 2003. (Outra).

Mini - Curso Meditação e Bem - Estar. 2003. (Outra).

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Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

SALLES, P. T.; BRITO, M. T. A.; MOREIRA, A. L.. O primeiro movimento do Quarteto de Cordas n. 3 de Heitor Villa-Lobos: análise musical e aproximações estilísticas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

SALLES, Paulo de Tarso C.;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; BRITO, Maria Teresa Alencar. O primeiro movimento do Quarteto de cordas n. 3 de Heitor Villa-Lobos: análise musical e aproximações estilísticas. São Paulo, CMU-ECA-USP, 2 jun. 2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística Com Habilitação em Música) - Universidade de São Paulo.

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Foi orientado por

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

Processos composicionais em Villa-Lobos: Quarteto de cordas número 3; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles;

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Produções bibliográficas

  • AOKI, D. H. . A influência da música francesa no primeiro movimento do Quarteto de Cordas n. 3 de Heitor Villa-Lobos. In: II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2014, Porto. II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos/II Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos - Actas. Porto: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2014. v. 1. p. 157-164.

  • AOKI, D. H. ; VOTTA, R. . O primeiro movimento do Quarteto de Cordas no 3 de Villa-Lobos: aspectos harmônicos. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014, São Paulo. XXIV Congresso da Anppom - Pesquisa em Música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes (Anais), 2014.

  • AOKI, D. H. . O primeiro movimento do quarteto de cordas no. 3 de Heitor Villa-Lobos: aproximações estilísticas com o período clássico. In: A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico, 2013, Lisboa. Atas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico. Lisboa: Linha de investigação Estudos Luso- Brasileiras /Caravelas Núcleo de Estudos da História da Música, 2013. p. 225-260.

  • AOKI, D. H. ; ESCORCIO, A. ; CASTILHO, D. ; BRITO, M. T. A. ; SALLES, P. P. . A notação gráfica como ferramenta de ensino. In: IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM, 2012, São Paulo. IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM - Anais. São Paulo: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Associação Brasileira de Educação Musical, 2012. p. 69-83.

  • AOKI, D. H. ; SALLES, Paulo de Tarso . Processos Composicionais em Villa-Lobos: influências e intertextualidades a partir do Quarteto de Cordas no.3. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 2013, São Paulo. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013.

  • AOKI, D. H. . Workshop de Música Tradicional Japonesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

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Outras produções

AOKI, D. H. . Música? 9 - Partituras Verbais. 2014. Interpretação.

AOKI, D. H. . Concerto de música tradicional japonesa. 2014. Interpretação.

AOKI, D. H. ; AOKI, D. H. . Sons do Japão - Concerto em celebração aos 105 anos de imigração japonesa no Brasil. 2013. Interpretação.

AOKI, D. H. . Geinosai. 2013. Interpretação.

AOKI, D. H. . Net Concert 4 - Four6 John Cage 

(Para cuatro intérpretes). 2013. Interpretação.

AOKI, D. H. . Música? 7. 2013. Interpretação.

AOKI, D. H. . Música? 8. 2013. Composição (estréia).

AOKI, D. H. . Concerto de Música Tradicional Japonesa em Tokyo - Solista (Nagarê) Instrumentista em pequenos grupos (Kumoi Taka Sago, Yashiojishi) cantora (Kumoi Taka Sago, Yashiojishi). 2012. Interpretação.

AOKI, D. H. . Concerto Sea on the moonlit night. 2012. Interpretação.

AOKI, D. H. . Concerto de Música Japonesa na IV Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM. 2012. Interpretação.

AOKI, D. H. . Concerto de Canções tradicionais Japonesas para coro de vozes iguais e dois kotos - instrumentista acompanhadora e coralista. 2010. Interpretação.

AOKI, D. H. . XII Encontro de Corais TCMSP - repertório variado para coro de vozes iguais - coralista. 2010. Interpretação.

AOKI, D. H. . Festival Comunicantus - canções tradicionais japonesas para vozes iguais e 2 kotos - instrumentista acompanhadora e coralista. 2010. Interpretação.

AOKI, D. H. . Concerto de Música Antiga - Cantora Solista e eu pequenos grupos. 2010. Interpretação.

AOKI, D. H. . Concerto de Música Tradicional Japonesa - instrumentista. 2009. Interpretação.

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Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Processos Composicionais em Villa-Lobos: O primeiro movimento do Quarteto de Cordas No. 3 - Análise musical e aproximações estilísticas, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar o primeiro movimento do Quarteto de Cordas no.3 (1916) do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Através de técnicas analíticas adequadas para a música villalobiana, pretende-se observar aspectos internos à obra (relações, formais, motívicas, harmônicas e texturais) bem como as relações intertextuais com compositores com quem Villa-Lobos partilhou dos problemas referentes à organização formal e harmônica nascidos na transição do século XIX para o XX. Dentre esses músicos podemos destacar aqueles que influenciaram os anos de formação de Villa-Lobos, como Joseph Haydn, Vincent D Indy, César Franck, Claude Debussy. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica, seguida de uma análise musical do primeiro movimento do Quarteto de Cordas no.3. A partir dos resultados da análise, estabeleceram-se relações de aproximação estilística com a Escola Francesa e com o período clássico. Em relação à influência da escola francesa, amplamente citada na bibliografia consultada, pudemos notar que as hipóteses encontram fundamentação quando se trata dessa obra em questão pois notamos semelhanças importantes entre o Quarteto no.3 e os quartetos de Debusy, Franck e Maurice Ravel como por exemplo o tema cíclico e suas características, bem como aspectos harmônicos. Em relação às evidências de influência do compositor austríaco Haydn, ao contrário dos apontamentos da bibliografia consultada, podemos notar indícios de aproximação estilística entre ele e Villa-Lobos a partir da escrita contrapontística, e do conceito de monotematismo. Conhecer todas essas influências estilísticas e estabelecer as inter-relações entre elas constitui um passo importante para que possamos compreender analiticamente o discurso deste compositor e, consequentemente, contribui com para uma avaliação criteriosa de sua obra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Denise Hiromi Aoki - Integrante / Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Histórico profissional

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Experiência profissional