Amanda Brandão Ribeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura civil militar brasileira, familiares de mortos e desaparecidos políticos, estado de exceção, ativismo direitos humanos.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)

2012 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Relampejos do passado: Inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira.,Ano de Obtenção: 2015
Orientador: em Universidad de Buenos Aires ( María José Sarrabayrouse Oliveira)
com John Cowart Dawsey.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: luto; experiência; memória; ditadura; antropologia da performance.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Ciências Sociais

2006 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: O luto que nunca acaba: o luto materno em grupo de apoio à pais enlutados
Orientador: Ronaldo Rômulo Machado de Almeida

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Fitoterapia Aplicada. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Formação Inicial Agente de Combate às Endemias. (Carga horária: 40h). , Fundação/Secretaria de Saúde Rio Claro, FMSRC, Brasil.

2018 - 2018

Introdução às práticas integrativas e complementares: medicina chinesa. (Carga horária: 80h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2017 - 2017

Uso de plantas medicinais e fitoterápicos. (Carga horária: 60h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2017 - 2017

Formação de Doulas. (Carga horária: 40h). , Grupo de Apoio a Maternidade Ativa, GAMA, Brasil.

2012 - 2012

Gestão periódicos eletrônicos-Open Journal System. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Preparação Pedagógica- PAE. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio de Autonomia em Saúde da Mulher. 2018. (Simpósio).

Clube de Leitura.Debate do livro "K: relato de uma busca" de Bernardo Kucinski. 2015. (Encontro).

VII Jornadas Santiago Wallace de Investigación en Antropología Social. O ativismo dos familiares de desaparecidos políticos em direitos humanos: disputas pelo significado da Ditadura Civil-Militar brasileira e suas consequências no plano jurídico nacional.. 2013. (Congresso).

X Reunión de Antropología del Mercosur. Ritual de passagem para a democracia: a busca de familiares de desaparecidos políticos da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985) por justiça.. 2013. (Congresso).

Graduação em Campo. Arte e memória. 2012. (Congresso).

Colóquio "Memória, justiça e espaço público". 2011. (Outra).

Debates: "Quanta Verdade o Brasil Suporta: debatendo a Comissão de Verdade". 2011. (Outra).

Debates "Ditadura, Democracia e Resistência para Quem". 2011. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ronaldo Rômulo Machado de Almeida

Almeida, Ronaldo. O luto que nunca acaba: o luto materno em um grupo de apoio a pais enlutados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Edson Luis de Almeida Teles

DAWSEY, J. C.;TELES, E. L. A.; MOUTINHO, L.. Relampejos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

Edson Luis de Almeida Teles

DAWSEY, J. C.;TELES, E. L. A.; MOUTINHO, L.. Relâmpagos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação dos restos mortais de desaparecidos políticos da época da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade de São Paulo.

John Cowart Dawsey

DAWSEY, J. C.; TELES, E. L. A.; SILVA, L. M.. Relampejos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da Ditadura Militar brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

John Cowart Dawsey

DAWSEY, J. C.; SILVA, L. M.. Relampejos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Laura Moutinho

DAWSEY, J. C.; TELES, E.;MOUTINHO, Laura. Relampejos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da Ditadura Militar brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo.

Laura Moutinho

MOUTINHO, Laura; DAWSEY, J. C.. Relampejos do Passado: Inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia -USP.

Tatiana Piccardi

RIBEIRO, A.B.;PICCARDI, T.. O luto que nunca acaba: o luto materno em um grupo de apoio a pais enlutados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

John Cowart Dawsey

Relampejos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da Ditadura Militar brasileira; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: John Cowart Dawsey;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDÃO, A. . O Tribunal Tiradentes e o julgamento simbólico da lei de anistia: a impossibilidade de acesso aos tribunais oficiais brasileiros pelos sentinelas kafkianos da lei. Clepsidra. Revista Interdiciplinaria de Estudios sobre Memoria , v. 2, p. 66-89, 2015.

  • RIBEIRO, A. B. . Relampejos do passado: memória e luto dos familiares de desaparecidos políticos da ditadura civil militar brasileira. 1. ed. São Paulo: Unifesp, 2017. 208p .

  • RIBEIRO, A. B. . O ativismo dos familiares de desaparecidos políticos em direitos humanos: disputas pelo significado da Ditadura Civil-Militar brasileira e suas consequências no plano jurídico nacional. In: VII Jornadas Santiago Wallace de Investigación en Antropología Social, 2013, Buenos Aires. GT 12 Antropología política y jurídica: Terrorismo de estado y activismo de los derechos humanos, 2013.

  • RIBEIRO, A. B. . Ritual de passagem para a democracia: a busca dos familiares de desaparecidos políticos da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985) por justiça.. In: X Reunión de Antropología del Mercosur, 2013, Córdoba. GT N° 9 Justicia, rituales y moralidades, 2013.

  • RIBEIRO, A. B. . O suicídio como espetáculo na metrópole: cenas, cenários e espectadores. São Paulo: Ponto Urbe- Revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP, 2012 (Resenha).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista Treinamento Técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação como bolsista Treinamento Técnico de Nível 3 (TT-3) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no projeto Músicas e Músicos na TV de São Paulo: trabalho, distinção, identidade (1954-1969) coordenado pela professora Dra. Rita de Cássia Lahoz Morelli. O trabalho consistiu na pesquisa em arquivos públicos dos periódicos Folha da Manhã, O Estado de São Paulo e Correio Paulistano (1954-1959) e na sistematização das informações.

  • 2014 - 2015

    Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Junior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    As atividades do pesquisador júnior visaram apoiar a sistematização de informações que serviram de subsídios ao relatório final da Comissão Nacional da Verdade com o objetivo de esclarecer fatos e circunstâncias envolvendo casos de graves violações de direitos humanos. Dentre as atividades previstas no escopo de trabalho do pesquisador, destacam-se: 1. Análise e sistematização de informações, depoimentos e documentos recebidos por Comissões da Verdade parceiras da CNV, com vistas a subsidiar a elaboração do Relatório Final; 2. Coleta e sistematização de informações e dados relacionados com graves violações dos direitos humanos, dentro do cronograma e os parâmetros técnicos e operacionais da CNV; 3. Apoio à organização de audiências públicas, conferências, oitivas, discussões técnicas, missões nacionais e, eventualmente, cursos de formação; 4. Apoio à elaboração de relatórios quantitativos e qualitativos de ordem administrativa e técnica para a avaliação e o monitoramento das atividades; 5. Organização de informações técnicas no formato exigido para comunicações oficiais, materiais publicitários, reuniões e seminários. 6. Apoio a iniciativas voltadas para o mapeamento dos sítios de repressão e de resistência, incluindo pesquisas sobre o valor cultural do património histórico. 7. Apoio à realização de levantamento de normas legais e atuação do Sistema de Justiça no período compreendido entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

  • 2012 - 2015

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Publicação da pesquisa: "Relampejos do passado: memória e luto dos familiares de desaparecidos políticos da ditadura civil militar brasileira" pela Editora Unifesp, 2017.

  • 2015 - 2016

    Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Hospital São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Controle de gestão financeira, organização de arquivos, gerência de informações, revisão de documentos, auditoria interna (recursos humanos).

  • 2016 - 2016

    Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e relatora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa qualitativa com atores envolvidos, direta ou indiretamente, na política pública de gestão de resíduos sólidos em Osasco/SP com produção de relatório para a prefeitura municipal.