Joyce Cristina Machado Figueiredo

Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial em História (PET-HISTÓRIA), localizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre os anos de 2009 a 2013, na cidade de Seropédica. Graduada em Licenciatura em História, pela mesma instituição - (2009-2015). Com interesse pela História do Brasil, especialmente, a Itaguaí Oitocentista, situada na província do Rio de Janeiro. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPHR-UFRRJ), com a pesquisa intitulada "Os desígnios de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos, seus bens e herdeiros ? Itaguaí, 1830-1856"

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2016 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador:Fabiane Popinigis.

Graduação em licenciatura em história

2009 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Cabinda, Criolo, Benguela, Moçambique, Rebola, De nação, Mina (...): Relação interétnica entre os cativos de "Itaguahy", entre os anos de 1832 a 1842
Orientador: Adriana Barreto de Souza
Bolsista do(a): Minestério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FIGUEIREDO, J. C. M. . III JORNADA PET HISTÓRIA. 2013. (Outro).

FIGUEIREDO, J. C. M. . Seminário Religião e Linguagem no Mundo Lusófono - mesas: Religião & Linguagem no Império Português do Oriente, Religião e linguagem no Século XX e Linguagem & Vínculos Sócio-Religiosos no Mundo Ibérico.. 2010. (Outro).

FIGUEIREDO, J. C. M. . III JORNADA PET HISTÓRIA. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro "Escola na Rural" do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação a Docência - PIBID - História.Oficina de Leitura de Fontes. 2013. (Oficina).

III JORNADA PET HISTÓRIA.Entre a lei e a prática: o discurso normalizador da Igreja Católica versus a escrita na Vila de São Francisco Xavier de Itaguahy (1837-1859). 2013. (Outra).

III JORNADA PET HISTÓRIA. 2013. (Outra).

Oficina intitulada: "Caixas de História". 2013. (Oficina).

Por uma História da Cartografia Crítica. Introdução e Problenas. 2013. (Oficina).

"Oficina de História, Patrimonio e Turismo". 2012. (Oficina).

"Oficina História e Patrimonio". 2012. (Oficina).

Fórum de discussão " A UFRRJ e sua participação na Conferência Rio + 0". 2012. (Outra).

Oficina "Projeto Dicionário Virtual". 2012. (Oficina).

"Os almanaques como fonte de pesquisa historiográfica" oferecida pelo Grupo PET-História. 2011. (Oficina).

A como chave de leitura para textos da época Moderna. 2011. (Outra).

Conferência com o Prof. Dr. Nuno Gonçalo Monteiro. 2011. (Outra).

Curso de capacitação "UFRRJ e a Campanha Meio Ambiente e a Escola". 2011. (Outra).

IV Semana Acadêmica de História - História e Cultura: Temas, Objetivos e Problemas. 2011. (Outra).

Oficina de Paleografia organizada pelo PET-História. 2011. (Oficina).

Seminário docente do PET-História: "Historiografia brasileira Oitocentista". 2011. (Seminário).

XI SUDESTE PET. 2011. (Outra).

XI SUDESTE PET.PET-HISTÓRIA - "dos arquivos para a sala de aula": perspectivas, temas e objetos. 2011. (Outra).

Formação de Professores: Ambiente, ciência e Diversidade -Corporeidade como uma perspectiva para a educação física: um olhar a partir dos diferentes saberes fazeres praticados. 2010. (Oficina).

Formação de Professores: Ambiente, ciência e Diversidade - Vídeo-debate: Inpropietário. 2010. (Outra).

II Oficina de Paleografia oferecida pelo Grupo PET-História. 2010. (Oficina).

Inglês Instrumental oferecida pelo PET-História da UFRRJ. 2010. (Oficina).

Política e Comunicação no Brasil. 2010. (Outra).

Reflexões sobre a Antiguidade. 2010. (Outra).

Seminário docente do PET-História: Fontes para a História para a História do Crime e Justiça Criminal no Brasil imperial. 2010. (Seminário).

Simpósio Internacional GUERRA E HISTÓRIA. 2010. (Simpósio).

Cultura e Formação - Atividade: Aula espetáculo: A arte de cantar e contar história. 2009. (Outra).

Cultura e Formação - atividade: Filosofia e Cultura pelos Movimentos Populares. 2009. (Outra).

Cultura e Formação - atividade: mostra de cinema: Vanguardas - Recine. 2009. (Outra).

Cultura e Formação - oficina: Driblando o sistema: discursos das artes visuais brasileiras durante a ditadura. 2009. (Oficina).

Cultura e Formação - oficina: História Local. 2009. (Oficina).

Encontro Regional dos Estudantes de História/Sudeste. 2009. (Encontro).

I Jornada PET - A relação entre o conceito de santidade e o percurso político entre o império romano e a idade média central. 2009. (Oficina).

I jornada PET - imagens do Egito antigo: Uma análise da iconografia Numismática e funerária dodo Egito Romano. 2009. (Oficina).

Seminário Docente PET-História "Irmandades, sociabilidade e religião na América Portuguesa (séculos XVIII e XIX). 2009. (Seminário).

Ser e não ser no argumento platônico. 2009. (Outra).

TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E DUCAÇÃO: buscando diálogos, partilhando experiências - atividade: Letramento, tecnologia e cultura. 2009. (Outra).

TECNOLOGIAS, LINGUAGENS E DUCAÇÃO: buscando diálogos, partilhando experiências - atividade Cine debate: Sanhauá: Cabaceiras. 2009. (Outra).

TECNOLOGIAS, LINGUAGENS EDUCAÇÃO: buscando diálogos, partilhando experiências -Dá Rádio-escola à rádio.com: a história da rádio no Brasil. 2009. (Outra).

TECNOLOGIAS, LINGUAGENS EDUCAÇÃO: buscando diálogos, partilhando experiências - Mesa:. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gláucia Cristiani Montoro

MONTORO, G. C.. Cabinda, crioulo, benguela, Moçambique, rebola, de nação, mina (...): relação interétnica entre os cativos de Ithagoahy entre os anos de 1832 a 1842. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Adriana Barreto de Souza

POPINIGIS, F.; MUAZE, M;SOUZA, Adriana Barreto de. Os bens e herdeiros de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos (Itagauí, 1830-1865). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Adriana Barreto de Souza

POPINIGIS, F.; MUAZE, M;SOUZA, Adriana Barreto de. Os desígnios de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos, seus bens e herdeiros. Itaguai, 1832-1856.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mariana de Aguiar Ferreira Muaze

BARRETO, A.; POPINIGIS, F.;MUAZE, MARIANA DE AGUIAR FERREIRA. Os bens e herdeiros de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcelos (Itaguaí, 1830-1865). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mariana de Aguiar Ferreira Muaze

MUAZE, MARIANA DE AGUIAR FERREIRA; BARRETO, A.; POPINIGIS, F.. Os designios de dona Anna Roberta de Vasconcellos, seus bens e herdeiros - Itaguaí, 1832-1856. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabiane Popinigis

POPINIGIS; SOUZA, A.B. de,; Mauze, Mariana de Aguiar Ferreira.;POPINIGIS, F.. Os bens e herdeiros de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos (Itaguaí, 1830-1865). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabiane Popinigis

POPINIGIS; SOUZA, A.B. de,; Mauze, Mariana de Aguiar Ferreira.;POPINIGIS, F.. Testamento e inventário como fontes históricas: o caso de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos (Itaguaí - 1848). 2017.

Fabiane Popinigis

POPINIGIS, F.POPINIGIS; SOUZA, A.B. de,; GANDELMAN, L.. Cabinda, crioulo, benguela, Moçambique, rebola, de nação, mina (...); relação interétnica entre os cativos de 'Ïthaboahy' entre os anos de 1832 a 1842.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adriana Barreto de Souza

CABINDA, CRIOULO, BENGUELA, MOÇAMBIQUE, REBOLA, DE NAÇÃO, MINA (; ; ; ): RELAÇÃO INTERRÉTNICA ENTRE OS CATIVOS DE "ITHAGOAHY", ENTRE OS ANOS DE 1832 A 1842; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Barreto de Souza;

Margareth de Almeida Gonçalves

Formação de Banco de Dados: fontes primárias e escrita da história; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Minsitério da Educaçào; Orientador: Margareth de Almeida Gonçalves;

Fabiane Popinigis

Testamento e inventário como fontes históricas: o caso de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos (Itaguaí - 1848); 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Fabiane Popinigis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, J. S. A. ; FIGUEIREDO, J. C. M. . HISTÓRIA DAS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA O ESTUDO DA VILA DE ITAGUAÍ. In: Fabiane Popinigis; Adriana Barreto de Souza; Margareth de Almeida Gonçalves. (Org.). Trilhas: a construção social e histórica de Itaguaí e Seropédica (Pet História, UFRRJ). 1ed.Seropédica: Edur, 2017, v. , p. 1-.

  • FIGUEIREDO, J. C. M. . Testamento e inventário como fontes históricas: O caso de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos (Itaguaí, 1848). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, J. C. M. . ?Dona? de terras e de homens, moradora da Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí (1830-1856). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, J. C. M. . Os desígnios de Dona Anna Rosa Roberta de Vasconcellos, seus bens e herdeiros ? Itaguaí (1830-1856). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FIGUEIREDO, J. C. M. . Entre a lei e a prática: o discurso normalizador da Igreja Católica versus a escrita na Vila de São Francisco Xavier de Itaguahy (1837-1859). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FIGUEIREDO, J. C. M. . O significado do batismo entre a população livre da Villa de São Francisco Xavier de Itaguahy (1848-1865). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, J. C. M. . Classificações raciais no século XIX: o caso da Freguesia de Itacuruçá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, J. C. M. . PET-HISTÓRIA - 'dos arquivos para a sala de aula': perspectivas, temas e objetos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).