Valdenisia Apolinario Alencar

Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2013). Gerontóloga pelo Instituto Laboro de Brasília (2012). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica de Brasília (2008). Atua na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), na Equipe de Atenção Domiciliar em São Sebastião-DF, no SAMU-DF e como docente da Graduação na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS).

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em ENFERMAGEM

2011 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: Contribuições da internação domiciliar para promover a desospitalização e previnir a reospitalização no âmbito do SUS,Ano de Obtenção: 2014
Emerson Fachin Martins.

Especialização em Gerontologia

2010 - 2012

Universidade Estácio de Sá
Título: Programa de Internação Domiciliar: possibilidade de atenção ao idoso acamado
Orientador: Emerson Fachin Martins

Graduação em Enfermagem

2004 - 2008

Universidade Católica de Brasília
Título: O desenvolvimento de competências gerenciais: análise da formação do enfermeiro no DF
Orientador: Leila Bernarda Donato Göttems

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Curso de atuallização em curativos. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado de Saúde do DF, SES/DF, Brasil.

2010 - 2010

Conferência de saúde mental do Distrito Federal. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde do DF, SES/DF, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de Extensão em Internação Domiciliar. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado de Saúde do DF, SES/DF, Brasil.

2009 - 2009

AÇÕES GOVERNAMENTAIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚD. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

Alterações e intervenções associadas ao envelhecim. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2009 - 2009

I Simpósio de Prevenção e Cuidado em Feridas. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEn/NACIONAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de Atenção Domiciliar do DF.Experiência ensino-pesquisa-serviço e extensão na Atenção Domiciliar de Ceilândia. 2012. (Seminário).

Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Assistência Domiciliar. PROJETO DE EXTENSÃO DES-HOSPITALIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE RE-HOSPITALIZAÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL DE CEILÂNDIA: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-PESQUISA. 2010. (Congresso).

Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Assistência Domiciliar. NÚCLEO REGIONAL DE ATENÇÃO DOMICILIAR: IMPACTO NA ATENÇÃO À SAÚDE NA CEILÂNDIA. 2010. (Congresso).

Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Assistência Domiciliar. INTERNAÇÃO DOMICILIAR: ESPAÇO DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM. 2009. (Congresso).

Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A MULHERES COM CÂNCER EM. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Antonio Iturri de La Mata

MARTINS, E. F.;ITURRI, J.A.; GOTTEMS, L. B. D.. Contribuições da internação domiciliar para promover a desospitalização e prevenir a reospitalização no âmbito do SUS. 2013. Dissertação (Mestrado em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília.

Leila Bernarda Donato Gottems

MARTINS, E. F.;Göttems, Leila Bernarda Donato; MATA, J. A. I. L.. Contribuições da internação domiciliar em promover a desospitalização e prevenir a reospitalização no âmbito do SUS. 2013. Dissertação (Mestrado em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília.

Emerson Fachin Martins

Martins, E. F.La Mata, J.A.I.; GOTTEMS, L. B. D.. CONTRIBUIÇÕES DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR PARA PROMOVER A DESOSPITALIZAÇÃO E PREVENIR A REOSPITALIZAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS. 2013. Dissertação (Mestrado em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leila Bernarda Donato Gottems

O desenvolvimento de competencias gerenciais: análise da formação do enfermeiro no DF; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Leila Bernarda Donato Gottems;

Emerson Fachin Martins

CONTRIBUIÇÕES DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR PARA PROMOVER A DESOSPITALIZAÇÃO E PREVENIR A REOSPITALIZAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade de Brasília,; Orientador: Emerson Fachin Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALENCAR, V. A. ; MARTINS, E. F. . Projeto de extensão des-hospitalização e prevenção de re-hospitalização no Hospital Regional de Ceilândia. In: Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2010.

  • ALENCAR, V. A. . Núcleo Regional de Atenção Domiciliar: impacto na atenção à saúde de Ceilândia. In: Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assitência Domiciliar, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assitência Domiciliar, 2010.

  • MARTINS, E. F. ; Sousa, V.N ; ALENCAR, V. A. . MARTINS, Emerson Fachin ; Alencar, V.A. ; SOUSA, V. N. . Projeto de extensão des-hospitalização e prevenção de re-hospitalização no Hospital Regional de Ceilândia: Integração ensino-serviço para construção da política de saúde funcional.. In: XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia - Belo Horizonte, 2010, Minas Gerais 2010. Anais do 20ºFórum Nacional de Ensino em Fisioterapia - Belo Horizonte, 2010. v. 11. p. 113-113.

  • ALENCAR, V. A. . Internação Domiciliar: espaço de (re) construção da prática de enfermagem. In: 8ºCongresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, 2009, Porto Alegre. Anais do 8º CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR, 2009.

  • MONTEIRO, SNC ; SANTOS, L. R. ; ALENCAR, V. A. . Sistematização da assistência de enfermagem a mulheres com câncer em cuidados cuidados paliativos: relato de experiência. In: 9º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem, 2008, Porto Alegre. Anais do 9ª Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2008.

  • ALENCAR, V. A. ; ALENCAR, V. A. . Cuidados com Estomas e Lesões Cutâneas pelo Enfermeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALENCAR, V. A. . Terapia Nutricional Enteral Domiciliar sob a perspectiva da equipe Multiprofissional (Estomas, Cuidados Domiciliares e Evidências). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALENCAR, V. A. ; Marques, P. S. . CRIANES na AD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Desospitalizando pela atenção no domicílio, Descrição: Projeto de extensão de ação continuada, em sua 3ª Edição, atualmente denominado Melhor em Casa: desospitalizando pela atenção no domicílio, anteriomente intitulado Des-hospitalização e prevenção de re-hospitalização na Regional de saúde de Ceilândia. Objetiva desenvolver atividades científicas como organização de reunião cientifica, discussão de caso clínico, monitoramento de indicadores da assistência domiciliar e hospitalar dos pacientes cadastros na Atenção Domiciliar de Ceilândia, além de acompanhamento dos profissionais em atendimento domiciliar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Valdenisia Apolinario Alencar - Integrante / EMERSON FACHIN MARTINS - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    SOS Desospitalização (PET-Saúde), Descrição: A internação domiciliar como alternativa para desocupação de leitos hospitalares, foi possível por meio da implementação da portaria nº 2.529/2006 no âmbito do Sistema Única de Saúde. No Distrito Federal, tal política está sendo viabilizada por meio do Programa de Internação Domiciliar que estabelece a formação dos Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar vinculado às Regionais de Saúde. Nesse sentido, além de enfrentar as principais razões de internação desnecessárias, o subprojeto pretende desenvolver o software S.O.S. DES-HOSPITALIZAÇÃO, enquanto um aplicativo que favorecerá a identificação de pacientes sensíveis à internação domiciliar com potencial para des-hospitalização, que possa vir a ser incorporado ao sistema de documentação e armazenamento de dados do setor de internação hospitalar do Hospital Regional de Ceilândia. Com base nas informações levantadas, serão identificadas as hospitalização desnecessária e os pacientes com potencial para a internação domiciliar. Métodos e resultados esperados: serão realizadas capacitações, visitas domiciliares, oficinas aos profissionais e população, conscientização da população, acolhimento, conferência de cartão de vacinação, entre outras. Cenários: Hospital Regional de Ceilândia e centros de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Valdenisia Apolinario Alencar - Coordenador / Alencar - Integrante / joão paulo cheriegato matheus - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Limites e possibilidades na des-hospitalização e prevenção de re-hospitalização de portadores de doenças crônico-degenerativas via fortalecimento da política de internação domiciliar no âmbito do SUS, Descrição: presente projeto de pesquisa se propõe a traçar um panorama dos limites e possibilidades da mudança de modelo de atenção hospitalocêntrica para população de portadores de doenças cronico-degeneraivas mediante a geração de conhecimento relacionado aos processos de implantação, por um lado, da política pública de saúde instituída pela portaria 2.259 de 19 de outubro de 2006 e, por outro, do NRAD na Regional de Ceilândia e dos seus impactos na descentralização da assistência hospitlar com via o fortalecimento da Internação Domiciliar no âmbito do SUS e na promoção de saúde. Serão aplicados delineamentos de pesquisa retrospectiva e prospectiva que avaliem por métodos quantitativos e qualitativos parâmetros sócio-demográficos e epidemiológicos da Internação Domiciliar no âmbito do SUS a luz da implementação do NRAD da Regional de Ceilândia, bem como parâmetros de satisfação e impressão dos atores envolvidos no Programa de Internação Domiciliar que permitam observar o impacto e da abrangência das ações do NRAD no processo de des-hospitalização e prevenção de re-hospitalização para o Hospital Regional de Ceilândia no Distrito Federal. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Valdenisia Apolinario Alencar - Integrante / EMERSON FACHIN MARTINS - Integrante / Oviromar Flores - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Secretaria de Estado de Saúde do DF

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira SAMU-DF, Carga horária: 20

  • 2009 - Atual

    Secretaria de Estado de Saúde do DF

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira da Atenção Domiciliar da SES-DF, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Pesquisa na linha de Saúde Pública, Gestão e Atenção Domiciliar.

    Atividades

    • 01/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Hospital Regional de Ceilândia/Núcleo Regional de Atenção Domiciliar, .,Linhas de pesquisa