Maiara Moreira Berdete
Licenciada e Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, professora de geografia do ensino fundamental II da rede privada de Pelotas-RS e, cursando especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Atuou como bolsista do projeto de extensão Desafio Pré-universitário Popular (2015-2016) e tem experiência docente no mesmo projeto como professora e coordenadora de disciplina (2018 - 2019), e foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2016 - 2018).
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Geografia
2019 - 2022
Universidade Federal de Pelotas
Título: Entre os Conhecimentos Geográficos e a Aprendizagem Autorregulada: o curso Desafio Pré-universitário como comunidade de formação e profissionalização docente,Ano de Obtenção: 2022
Liz Cristiane Dias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Formação de Professores; Geografia; Aprendizagem Autorregulada; Narrativas de Autoformação; Compreensão Cênica.
Especialização em andamento em Psicopedagogia Institucional e Clínica
2022 - Atual
Graduação em Geografia
2015 - 2018
Universidade Federal de Pelotas
Título: A Horta Para Além do Currículo Prescrito de Geografia: Um Estudo de Caso na E.E.E.M. Dr. Antônio Leivas Leite
Orientador: Liz Cristiane Dias
Formação complementar
2022 -
Psicanálise. (Carga horária: 240h). , Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Línguas: Francês III. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Línguas: Francês IV. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2018 - 2018
Francês para Mobilidade A1.1. (Carga horária: 16h). , Idiomas sem fronteiras, ISF, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Cursos de Línguas: Francês Básico II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Cursos de Línguas: Francês Básico I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
DIAS, L.C. ; BERDETE, M. M. . III Colóquio de Pesquisadores em Geografia e Ensino de Geografia - Contribuições da Geografia Física para Ensino de Geografia: práticas, perspectivas e aprednizagens.. 2018. (Outro).
DIAS, L.C. ; BERDETE, M. M. . V Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPEL: Por quê temer a Geografia?. 2017. (Outro).
BERDETE, M. M. . Semana Acadêmica do Cursos de Geografia. 2015. (Outro).
Participação em eventos
III Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia. 2018. (Outra).
XIV Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais. 2018. (Seminário).
II Pibid/Sul - Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: Enfoques , Avaliação e Perspectivas. 2017. (Seminário).
VI Encontro da Rede de Estudos Agrários - Pluralidade regional da agricultura familiar contemporânea: Um olhar sobre as práticas sociais culturais. 2017. (Encontro).
VI Seminário PIBID-UFPel a Docência na Educação Básica Construção da Identidade Profissional. 2017. (Seminário).
V Mostra e Seminário do PIBID Geografia UFPEL: Por quê temer a Geografia?. 2017. (Seminário).
4ª Mostra e Seminário PIBID Geografia UFPel. 2016. (Seminário).
Curso de Metodologias Qualitativas Aplicadas aos Estudos Agrários. 2016. (Outra).
Visões Internacionais sobre a fronteira da paz. 2016. (Outra).
III Mostra e Seminário PIBID Geografia UFPel. 2015. (Seminário).
II Seminário Pontal Vivo. 2014. (Seminário).
Seminário dos cursos de Geografia - Bacharelado e licenciatura. 2014. (Seminário).
XXIII Congresso de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).
Comissão julgadora das bancas
DIAS, L. C.;CARLOS, L. C.; PORTUGAL, J. F.. Entre os Conhecimentos Geográficos e a Aprendizagem Autorregulada: o curso Pré-universitário Desafio como estratégia de autoformação. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
SPIRONELLO, R. L.;MENEZES, V. S.; DIAS, L. C.. A horta para além do currículo prescrito de Geografia: um estudo de caso na Escola Dr. Antônio Leivas Leite Pelotas/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.
Foi orientado por
Entre os Conhecimentos Geográficos e as Estratégias de Aprendizagem: narrativas (auto)biográficas que revelam experiências da formação; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Oficinas de Intervenção em Estratégias de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Espacial: um estudo com os Alunos do Curso; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);
A Horta Para Além do Currículo Prescrito de Geografia: Um Estudo de Caso na E; E; E; M; Dr; Antônio Leivas Leite Pelotas/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Liz Cristiane Dias;
A horta para além do currículo prescrito de geogrfia: um estudo de caso na escola Dr; Antônio Leivas Leite - Pelotas-RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Rosangela Lurdes Spironello;
Produções bibliográficas
-
FLACH, CLÁUDIA WERNER ; BERDETE, MAIARA MOREIRA . PRAÇAS, PARQUES E AVENIDAS: ÁREAS VERDES E SUA IMPORTÂNCIA COMO ESPAÇO DE LAZER EM PELOTAS. CIÊNCIA E NATURA , v. 38, p. 195/19018-205, 2016.
-
Dias, G.K. ; BERDETE, M. M. ; RAFAEL, P.H.S. ; DIAS, L.C. . As Cartografias do Pibid Geografia UFPel. In: Vanessa Caldeira Leite; Fábio André Sangiogo; Lourdes Maria Bragagnolo Frison; Andé Luis Andrejew Ferreira. (Org.). Pibid-UFPel: a iniciação à docência sob o olhar de sujeitos de diferentes áreas do conhecimento. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 66-73.
-
BERDETE, M. M. ; DIAS, L.C. . Mapa mental como estratégia de ensino para o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes. In: VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas, 2019, Pelotas. Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia: Identidades, desafios e protagonismo científico. Pelotas: Editora UFPel, 2019. v. 6. p. 63-72.
-
BERDETE, M. M. ; BORBA, E. B. D. . Cultura Escolar e a Horta na Perspectiva da Educação Ambiental. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade, 2018, Pelotas. Fenômenos Culturais no Amálgama Social: reunião de artigos do I CIPCS. Jaguarão: CLAEC, 2018. v. 1.
-
BERDETE, M. M. . Aprendizagens que desenvolvam estratégias autorregulatórias: para pensar a formação docente em geografia. In: VII Seminário do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPel, 2020, Pelotas, RS.. VII Seminário do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPel. Ademirável mundo novo: geografia, tecnologia e sociedade. Pelotas: UFPel, 2020. v. 7. p. 93-98.
-
DIAS, L.C. ; Dias, G.K. ; BERDETE, M. M. . Experiências da Oficina Itinerante Iniciação Cartográfica no Contexto do PIBID Geografia UFPel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERDETE, M. M. ; SCHWARZ, V. L. S. . Experiências da horta escolar no contexto da escola Dr. Antônio Leivas Leite Pelotas/RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Dias, G.K. ; BERDETE, M. M. ; DIAS, L.C. . Reflexões e Breves Resultados da Oficina Itinerante Iniciação Cartográfica no Contexto do PIBID Geografia UFPel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERDETE, M. M. ; SODRÉ, S.P. ; RAFAEL, P.H.S. ; DIAS, L.C. . Mapas mentais e a percepção dos estudantes na escola E.E.E.M Dr. Antônio Leivas Leite. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BERDETE, M. M. ; SCHWARZ, V. L. S. . O Jogo Quiz da Horta: Como Instrumento Pedagógico para uma Horta Escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
BERDETE, M. M. ; DIAS, L.C. ; Dias, G.K. . Oficina de Iniciação Cartográfica. 2017. (Oficina).
BERDETE, M. M. . Oficina de Iniciação Cartográfica. 2017. (Oficina).
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
Políticas Públicas na Formação de Professores: análise da contribuição do PIBID para os pressupostos teórico metodológico do ensino da geografia, Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atua com jovens em formação e com a formação continuada de educadores atuantes na educação básica, trabalhando em parceria com as escolas públicas busca a valorização da educação, da formação em geral e o aperfeiçoamento do profissional docente. Este projeto tem como objetivo analisar os impactos dessa política pública educacional ? o PIBID nos que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino da Geografia, tendo como parâmetros de análise os trabalhos publicados nos anais do ENPEG ? Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (edições de 2011, 2013, 2017 e 2019 ? que contemplam o lançamento e desenvolvimento dos editais do PIBID para as Ciências Humanas/Geografia). Como objetivos específicos visa-se identificar tendências didático pedagógicas para o ensino de Geografia; avaliar a articulação entre teoria e prática presentes nas propostas apresentadas e mapear as temáticas abordadas e suas relações com as demandas escolares. Será construído em conjunto como os participantes do projeto um instrumento de análise para as publicações que terá entre outras sessões as de dados gerais da publicação, objetivos, metodologia, método de coleta de dados, abrangência, contexto, forma de análise dos dados, recursos utilizados, temáticas abordadas, tecnologia gerada, referencial teórico, entre outros que o grupo achar pertinente. Tem-se como meta apresentar respostas sobre os efeitos e impactos do PIBID enquanto política pública para a construção e manutenção do conhecimento geográfico e para a auto regulação da aprendizagem dos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maiara Moreira Berdete - Integrante / Lis Cristiane Dias - Coordenador / Rosangela Lourdes Spironello - Integrante.
-
2020 - Atual
Estratégias de Ensino e Aprendizagem no curso de Formação de Professores em Geografia da UFPel., Descrição: O ensinar não é apenas dominar conteúdos, mas ter um discurso conceitual organizado com uma proposta adequada de atividades e de estratégias, buscando superar os obstáculos da aprendizagem. É o pensar os saberes geográficos numa perspectiva metodológica significativa, o que implica desenvolver intervenções que reestruturem tanto os conteúdos como os procedimentos e que estabeleçam a compreensão dos objetivos, oportunizando a autorregulação das aprendizagens. Ao considerar a necessidade de que estudantes que aspirem ser professores se tornem mais motivados e estratégicos e a carência de pesquisas que visem esse fortalecimento da capacidade de aprender, entre estudantes de cursos de licenciatura em Geografia, esta pesquisa pretende investigar o uso de estratégias de aprendizagem por parte de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e contribuir de forma propositiva para o desenvolvimento de práticas que incentivam o uso de estratégias de ensino e de aprendizagem. Articulando-se aos objetivos e metas propostos, o plano de trabalho apresentado está centrado em eixos de ação que compreendem uso de estratégias de aprendizagem por parte de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, o mapeamento de carências do curso formador e a proposição de intervenções que contribuam para a melhoria da formação docente nesta área do conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maiara Moreira Berdete - Integrante / Liz Cristiane Dias - Coordenador.
-
2018 - 2019
Núcleo de Pesquisa em Ensino de Geografia Física: análise do contexto do extremo sul do Rio Grande do Sul, Descrição: Esse projeto propõe a formação e consolidação de um núcleo de pesquisa sobre o ensino de Geografia Física e questões socioambientais no extremo Sul do Rio Grande do Sul. A relevância dessa abordagem nasce da constatação de pesquisas anteriores (PIBID - 2011 a 2013), que detectaram que as temáticas mais recorrentes de intervenção sugeridas pelos professores de Geografia nas escolas eram aquelas relacionadas aos aspectos físicos da Geografia, sendo que esses aspectos também foram apontados pelos alunos da educação básica como os mais ?chatos? e difíceis. Com base neste pressuposto, pretende-se analisar a transposição didática dos conteúdos de Geografia Física (Geomorfologia, Sedimentologia, Biogeografia, Climatologia e Cartografia) desde o conhecimento científico até sua seleção e ensino nas escolas, e desta forma refletir sobre a relutância dos professores em abordar o tema, bem como a dificuldade na aprendizagem significativa dos alunos. Para o alcance dos objetivos e metas a metodologia da pesquisa foi dividida em dois eixos de ação que compreendem (1) o processo de transposição didática dos conteúdos de Geografia Física que implica na análise dos aspectos teóricos e metodológicos do ensino (levantamento bibliográfico por blocos temáticos, análise de documentos oficiais de ensino e entrevistas) e (2) trabalhos de campos no extremo sul do Rio Grande do Sul, a fim de detectar e mapear temas geradores de ensino na sala de aula, considerando o local de vivências dos alunos, além da organização e a confecção de recursos didáticos (flanelógrafos, jogos de tabuleiro, jogos de carta, maquetes, história em quadrinhos, vídeos, documentários, objetos de aprendizagem, entre outros) que auxiliem o trabalho do professor em sala de aula. O intuito é avaliar se esse material aproxima e auxilia professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem dos aspectos físicos e socioambientais da Geografia. Pretende-se a partir dos encaminhamentos explicitados anteriormente mapear, analisar e avaliar as tendências didático-pedagógicas do ensino de Geografia Física no Brasil, e com base nesses resultados contribuir com referenciais de caráter científico e prático para formação e capacitação de professores e pesquisadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maiara Moreira Berdete - Integrante / Liz Cristiane Dias - Coordenador.
-
2018 - Atual
Grupo de Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores - GESFOP, Descrição: Constituído por professores e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados aos laboratórios de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal de Pelotas, o grupo tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de trabalhos integrados, ampliar a interação e parcerias com a comunidade local e regional e construir projetos coletivos de pesquisa, ensino e extensão voltados à formação inicial e continuada de professores, bem como promover a construção do conhecimento Geográfico e suas cartografias em diferentes espaços sociais contribuindo para o desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino em Geografia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maiara Moreira Berdete - Integrante / Liz Cristiane Dias - Coordenador / Rosangela Lourdes Spironello - Integrante / Lígia Cardoso Carlos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2021
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado
Atividades
-
01/2020
Estágios , Unidades e Cursos de Graduação, Instituto de Ciências Humanas (ICH).,Estágio realizado, Cartografia no ensino da geografia.
2018 - 2019
Desafio Pré Universitário PopularVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 3
2018 - 2019
Desafio Pré Universitário PopularVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de área, Carga horária: 2
2015 - 2016
Desafio Pré Universitário PopularVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2016 - 2018
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á DocênciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Atividades
-
01/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2022 - Atual
Escola de Ensino Fundamental VisãoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 9
Você é Maiara Moreira Berdete?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maiara Moreira Berdete e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?