Natalia de Castro Monção Ribeiro

Graduada em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui conhecimentos e habilidades na área de petrografia orgânica no que diz respeito à identificação e caracterização das rochas geradoras de hidrocarbonetos, além do estudo e caracterização da contaminação de hidrocarbonetos em sedimentos costeiros. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de Geoquímica Marinha, com ênfase em marcadores moleculares. Atuação em: Manguezal, Ecossistemas marinhos costeiros, Hidrocarbonetos, Carbono orgânico e Cromatografia Gasosa.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Oceanografia

2013 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Cláudia Hamacher.Coorientador: Cássia de Oliveira Farias. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: manguezal; matéria orgãnica; aquecimento global; baía de Sepetiba; cromatografia gasosa; lipídios. Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica / Especialidade: Geoquímica Marinha. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.

Graduação em Oceanografia

2008 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Cláudia Hamacher
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Centro Educacional Pré-Universitário

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Geológica/Especialidade: Geoquímica Marinha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA. AVALIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM UM TESTEMUNHO SEDIMENTAR NO PRINCIPAL PORTO DA ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS. 2012. (Congresso).

Semana Nacional de Oceanografia. 2012. (Congresso).

Embarque ao Navio Oceanográfico Antares. 2012. (Outra).

Semana Nacional de Oceanografia. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cláudia Hamacher

HAMACHER, C.FARIAS, C. O.SOARES, Mário Luiz Gomes. Análise Histórica da Contribuição das Florestas de Mangue no Sequestro de Carbono em Sedimentos na Baía de Guanabara. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Letícia Cotrim da Cunha

ARAUJO, M. P.Cotrim da Cunha, Leticia. Avaliação temporal da distribuição de hidrocarbonetos na região da Baía de Ilha Grande, RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos German Massone

SOARES, M. L. G.; SCOFIELD, A. L.; FERNANDEZ, M. A. S.;Massone, C. G.; FARIAS, CÁSSIA DE O.; HAMACHER, C.. Estudo da matéria orgânica preservada em testemunhos sedimentares da baía de Sepetiba. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gleyci Aparecida Oliveira Moser

Hamacher, C.; FARIAS, C. O.; Soares, M.L.G.;MOSER, G. A. O.. Análise Histórica da Contribuição das Florestas de Mangue no Sequestro de Carbono em Sedimentos na Baía de Sepetiba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mario Luiz Gomes Soares

SOARES, M. L. G.; Moser, G.A.O.. Análise histórica da contribuição das florestas de mangue na matéria orgânica em sedimentos na baía de Sepetiba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Hamacher

Estudo da matéria orgânica preservada em testemunhos sedimentares da baía de Sepetiba; 2015; Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Claudia Hamacher;

Cláudia Hamacher

Avaliação temporal da distribuição de hidrocarbonetos na região da baía da Ilha Grande; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Claudia Hamacher;

Cláudia Hamacher

Estudo da contminação por hidrocarbonetos na região da baía da Ilha Grande (Rio de Janeiro, RJ); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Claudia Hamacher;

Luzia Antonioli

Metodologias aplicadas a estudo de petrografia orgânica na identificação e caracterização das rochas geradoras hidrocarbonetos: Folhelhos betuminosos eocretáceo da Bacia do Parnaíba; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Luzia Antonioli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, N. C. M. ; Hamacher, C. ; FARIAS, C. ; Araújo, M. ; MARTINHO, P. . AVALIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM UM TESTEMUNHO SEDIMENTAR NO PRINCIPAL PORTO DA ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2012, Rio de Janeiro. Publicações Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR HIDROCARBONETOS NA REGIÃO DA BAÍA DE ILHA GRANDE (RIO DE JANEIRO, RJ), Descrição: A região da Baía de Ilha Grande é classificada como área prioritária para a conservação de zonas costeiras e marinhas e é considerada um santuário de biodiversidade singular. No entanto, a área vem sofrendo pressão antrópica crescente, com aumento demográfico e ocupação desordenada do solo. É uma região em que grande parte da população depende economicamente da pesca, da atividade de maricultura e do turismo. As principais fontes de contaminantes da zona costeira da Baía de Ilha Grande compreendem: um estaleiro, um terminal marítimo de petróleo, além dos efluentes domésticos, o Porto de Angra dos Reis e a movimentação de embarcações de turismo, lazer e de transporte de cargas. Até o momento foi publicado um número reduzido de estudos sobre a distribuição de hidrocarbonetos na região da Baía de Ilha Grande, sendo que todos foram realizados com amostras de sedimento superficial, que corresponde ao aporte recente de hidrocarbonetos. Os resultados apontam áreas com concentrações relativamente baixas de hidrocarbonetos, porém com presença significativa de compostos petrogênicos. Há, portanto, uma lacuna no conhecimento no que diz respeito a uma avaliação temporal da presença de hidrocarbonetos na região. A avaliação de hidrocarbonetos em testemunhos sedimentares datados permite estabelecer o histórico de contaminação de uma dada região e é uma abordagem muito utilizada em estudos de oceanografia química costeira e oceânica, e constitui uma importante ferramenta para a gestão ambiental. O objetivo geral do projeto é, portanto, avaliar o histórico de contaminação por hidrocarbonetos (alifáticos e policíclicos aromáticos) em sedimentos da região da Baía de Ilha Grande. O trabalho aqui proposto pretende fortalecer a posição da Faculdade de Oceanografia da UERJ frente aos problemas ambientais sofridos pela região da Baía de Ilha Grande. Serão coletados testemunhos em 4 locais da Baía de Ilha Grande, com diferentes aportes de hidrocarbonetos. Os testemunhos serão datados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Natalia de Castro Monção Ribeiro - Integrante / Cláudia Hamacher - Coordenador / Cássia Farias - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    ETODOLOGIAS APLICADAS A ESTUDO DE PETROGRAFIA ORGÂNICA NA IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ROCHAS GERADORAS DE HIDROCARBONETOS: FOLHELHOS BETUMINOSOS EOCRETÁCIO DA BACIA DO PARNAÍBA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natalia de Castro Monção Ribeiro - Integrante / Luzia Antonioli - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    Metodologias aplicadas ao estudo de petrografia orgânica na identificação e caracterização das rochas geradoras de hidrocarbonetos: folhelhos betuminosos eocretácio da Bacia do Parnaíba, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Natalia de Castro Monção Ribeiro - Integrante / Luzia Antonioli - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Oceanografia. , Rua São Francisco Xavier, 524. FAOC, 4 andar. LAGOM, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340621

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro (especifique) IC, Enquadramento Funcional: Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estudo da evolução da contaminação por hidrocarbonetos; marcadores moleculares; extração soxhlet; cromatografia em coluna; cromatografia gasosa; datação; granulometria.

    Atividades

    • 09/2011

      Estágios , Faculdade de Oceanografia, .,Estágio realizado, Estudo da evolução da contaminação por hidrocarbonetos na região da baía de Ilha Grande.

    • 03/2010 - 02/2011

      Estágios , Faculdade de Geologia, .,Estágio realizado, Metodologias aplicadas a estudo de petrografia orgânica na identificação e caracterização das rochas geradoras de hidrocarbonetos: Folhelhos betuminosos eocretácio da Bacia do Parnaíba.