Dionísia da Silva Barros

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é aluna do PROFLETRAS e professora de linguagens e códigos na rede estadual de ensino do Ceará.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ensino de Língua Portuguesa

2018 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: A Formação do Leitor Literário Diante dos Olhos d' água: Recepção e Experiência Estética em Contos de Conceição Evaristo no Ensino Fundamental,Orientador:
Lílian de Oliveira Rodrigues.

Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

2011 - 2013

Universidade Estadual do Ceará
Título: Tessituras da educação nas obras Menino de engenho, Doidinho e Banguê de José Lins do Rego
Orientador: Solange Kate Araújo Vieira

Graduação em Licenciatura em Letras

2006 - 2009

Universidade Federal de Campina Grande

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Seminário de Pesquisas em Letramento.Ressignificando práticas de ensino de língua portuguesa através de oficina de letramento. 2018. (Seminário).

VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG. Caracterização e evolução de Carlos de Melo, protagonista dos romances "Menino de engenho, Doidinho e Banduê, de José Lins do Rego". 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Léo Mackellene Gonçalves de Castro

BARROS, D. S.; KATE, S.;MACKELLENE, Léo.. Tessituras da Educação nas obras "Menino de Engenho", "Doidinho" e "Banguê", de José Lins do Rego. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.

Cássia de Fátima Matos dos Santos

SANTOS, Cássia de Fátima Matos dos; RODRIGUES, Lílian de Oliveira.; Bezerra, Rosilda Alves; PEREIRA, Francisco Afrânio Câmara. A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO DIANTE DOS OLHOS D?ÁGUA: RECEPÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Profletras - mestrado Profissional) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Cássia de Fátima Matos dos Santos

RODRIGUES, Lílian de Oliveira.;SANTOS, Cássia de Fátima Matos dos; DINIZ, L. F. M.. A formação do leitor literário diante dos Olhos d'água: recepção e experiência estética em contos de Conceição Evaristo no ensino fundamental. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras - mestrado Profissional) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Solange Kate Araújo Vieira

TESSITURAS DA EDUCAÇÃO NAS OBRAS "MENINO DE ENGENHO", "DOIDINHO" E "BANGUÊ" DE JOSÉ LINS DO RÊGO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Solange Kate Araújo Vieira;

Lilian de Oliveira Rodrigues

A formação do leitor literário diante dos Olhos d?água: recepção e experiência estética em contos de Conceição Evaristo no Ensino Fundamental; ; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Elri Bandeira de Sousa

Caracterização e evolução de Carlos de Melo, protagonista dos romances Menino de Engenho, Doidinho e Banguê, de José Lins do Rego; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Elri Bandeira de Sousa;

Cássia de Fátima Matos dos Santos

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO DIANTE DOS OLHOS D?ÁGUA: RECEPÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Profletras - mestrado Profissional) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,; Orientador: Cássia de Fátima Matos dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Caracterização e evolução de Carlos de Melo, protagonista dos romances Menino de engenho, Doidinho e Bangüê, de José Lins do Rego, Descrição: A pesquisa procura identificar os caracteres permanentes (já presentes na primeira narrativa) e os que se acrescentam na evolução do protagonista Carlos de Melo nas narrativas seguintes. Interessa anotar a coerência com que o personagem se constitui e a focalização interna - já que se trata de narrador-protagonista que não só age, mas narra as próprias ações e reflete sobre elas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Dionísia da Silva Barros - Integrante / Elri Bandeira de Sousa - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - Atual

Secretaria da Educação Básica do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40

2008 - 2009

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Aluna voluntária, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica