Bianca Cordeiro de Souza

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE, atualmente Farmacêutica Responsável Técnica-RT da Drogaria Emilie. Atuei como bolsista, apoio técnico AT-A na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Com experiência em Microbiologia, com ênfase na Fisiologia dos Micro-organismos.

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Farmácia

2013 - 2017

Centro Universitário do Norte
Título: Utilização de Proteases de uma espécie de Aspergillus para o desenvolvimento de um produto de panificação.
Orientador: Mircella Marialva Alecrim

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Escola Estadual Petrônio Portela

Formação complementar

2014 - 2014

Treinamento de acesso ao Biotério Central. (Carga horária: 4h). , Associação dos Pesquisadores do INPA, ASPI/AM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Medicamentos.

Participação em eventos

6 Congresso sobre diversidade microbiana da Amazonia. 2016. (Congresso).

IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura - IV EBPC.Utilizacao de proteases de uma especie de Aspergillus para o desenvolvimento de um produto de panificacao. 2016. (Encontro).

28 Congresso Brasileiro de Microbiologia. III SIMPÓSIO DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Microbiologia. ENZYMATIC ACTIVITY OF ANEMOPHILOUS FUNGI ISOLATED FROM DOMESTIC ENVIROMENTE. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Microbiologia. ISOLATION AND PROTEOLYTIC POTENCIAL OF AIRBORNE FUNGI. 2015. (Congresso).

28 Congresso Brasileiro de Microbiologia. 28 Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2015. (Congresso).

I Workshop de Hematologia: Vida, Saúde e Ambiente. 2015. (Oficina).

1 Simpósio Regional de Engenharia de Alimentos. 2014. (Simpósio).

2 Simpósio de Nanotecnologia do Nordeste.Efeito de Nanopartícula de Prata Biossintetizada por Actinomicetos. 2014. (Simpósio).

2 Simpósio de Nanotecnologia do Nordeste.Nano Particula de Prata Biossintetizada por Levedura com Atividade Antimicrobiana. 2014. (Simpósio).

5 Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia. Avaliação do Potencial Proteolítico de Fungos Filamentosos Anamorficos. 2014. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Sabrina Silva de Brito

BRITO, S.S.; MARTINS, R.. Utilização de protease de um aspergillus para o desenvolvimento de um produto de panificação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Norte.

Nicolas Homsi

HOMSI, Nicolas. O emprego de células tronco em Odontologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Mircella Marialva Alecrim

Utilização de proteases de uma espécie de Aspergillus para desenvolvimento de um produto de panificação; ; Início: 2015; Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Mircella Marialva Alecrim

Utilização de proteases de uma espécie de Aspergillus para desenvolvimento de um produto de panificação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Mircella Marialva Alecrim;

Nélly Mara Vinhote Marinho

Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Nanopartículas de Prata sintetizada por Actinomicetos; 2014; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Centro Universitário do Norte, FUND; DE AMPARO A PESQUIDA DO ESTADO DO AMAZONAS; ; Orientador: Nélly Mara Vinhote Marinho;

MARIA FRANCISCA SIMAS TEIXEIRA

Avaliação do potencial nanotecnológico de Aspergillus do bioma amazônico; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Francisca Simas Teixeira;

Produções bibliográficas

  • MIRCELLA, MARIALVA ALECRIM ; SALOMAO, ROCHA MARTIM ; BIANCA, CORDEIRO DE SOUZA ; MARIA, FRANCISCA SIMAS TEIXEIRA . Aspergillus flavo furcatis: Aflatoxin test and milk-clotting protease production in submerged and solid state fermentation. AFRICAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY RESEARCH , v. 11, p. 312-318, 2017.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Utilização de proteases de uma especie de Aspergillus para elaboração de um produto de panificação, Descrição: Avaliar uma especie de Asperglilus na produção de proteases por fermentação semi-solida utilizando como substrato de resíduos da industria regional, pra elaboração de biscoito do tipo cookie. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Cordeiro de Souza - Integrante / MIRCELLA, MARIALVA ALECRIM - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Avaliação da Atividade Antimicrobiana de Nanopartícula de Prata sintetizada por Actinomicetos, Descrição: Avaliação da diversidade de Actinomicetos do acervo da coleção DPUA, como fonte de nanopartículas para tratamento de doenças causadas por bactérias parogênicas e fungos oportunistas e parasitas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Cordeiro de Souza - Integrante / Nèlly Mara Vinhote Marinho - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa ATP - B - B, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de pesquisa: 408282/2013-4 - DESENVOLVIMENTO DE NANOESTRUTURAS ANTIMICROBIANAS PARA APLICAÇÃO NA ÁREA COSMÉTICA E MÉDICA UTILIZANDO ASPERGILLUS E ACTINOMICETOS DO BIOMA AMAZÔNICO (ANTIMICRONANO).

2014 - 2015

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Apoio Técnico AT-A, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de pesquisa: Actinomiceto da Amazonia; SINTEZE DE BIOGENICA DE NANO PARTICULA DE PRATA E AVALIACAO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA. Financiamento FAPEAM, Manaus - AM