Graça Monique Nascimento Rodrigues

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2012); Especialização em Enfermagem Obstétrica pelo IBPEX (2015) . Experiência em assistência hospitalar na Unidade Mista Dr. Bernardino Mitidieri, assistência na saúde pública na Associação Pestalozzi de Maceió, coordenadora técnica da Associação Pestalozzi de Maceió, docente da Faculdade de Tecnologia de Alagoas- FAT, Escola Técnica de Enfermagem Santa Juliana e Escola Técnica Residência em Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 20/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Obstetricia

2015 - 2015

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: Índices de desmame precoce nas mulheres atendidas em uma unidade da estratégia de saúde da família
Orientador: Wbiratan de Lima Souza

Graduação em Enfermagem

2008 - 2012

Universidade Federal de Alagoas
Título: As Dificuldades no processo do aleitamento materno em mulheres atendidas em uma unidade da estratégia de saúde da família
Orientador: Maria Elisângela Sanches Torres

Formação complementar

2020 - 2020

ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. (Carga horária: 8h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA- SUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

RODRIGUES, G. M. N. . XIIII Seminário de Pesquisa em Enfermagem. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

2ª Semana da Enfermagem Alagoana.Interfaces da Enfermagem no mundo contemporâneo. 2019. (Simpósio).

9ª Conferência Municipal de saúde de Maceió. 2019. (Outra).

Curso básico de primeiros socorros. 2019. (Outra).

Gestão do Tempo e Prioridades. 2019. (Outra).

I Seminário sobre Acessibilidade, Inclusão e "Re" Habilitação da Pessoa com Deficiência Visual. 2019. (Seminário).

IV Oficina das Referências Técnicas em Saúde e Segurança do Trabalhador. 2019. (Oficina).

Uma janela para autoconhecimento. 2019. (Outra).

Workshop Excelência na Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras- Portaria 199/2014. 2019. (Outra).

XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi. Aplicação das práticas integrativas e complementares (Pics) e os resultados no processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. 2019. (Congresso).

XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi. A importância da estimulação precoce na microcefalia: relato de experiência. 2019. (Congresso).

Assistência Social, Educação e Saúde. 2018. (Outra).

As variáveis no tratamento da Distrofia Muscular de Duchenne. 2018. (Outra).

Media Training: aprenda como se relacionar com a impressa. 2018. (Outra).

Ouvidoria: Etapas, para implantação, perfil do ouvidor, ética, fluxo e rotina de trabalho. 2018. (Outra).

V Congresso Alagoano do Terceiro Setor. 2018. (Congresso).

Atualização em carteiras de transportes. 2017. (Outra).

Capacitação para o projeto terapêutico singular- PTS. 2017. (Outra).

Comportamento Organizacional. 2017. (Outra).

Desenvolvimento de Lideranças. 2017. (Outra).

Estratégias terapêuticas educacionais para autistas na perspectiva do ensino estruturado TEACH. 2017. (Outra).

II Seminário: "Conheça o bem que a Pestalozzi faz". 2017. (Seminário).

Potencializando Recursos e Alavancando Resultados. 2017. (Seminário).

Prontuários no Sistema Pestalozzi. 2017. (Outra).

1 Seminário de Microcefalia do Centro Especializado em Reabilitação CER IV. 2016. (Seminário).

I Seminário de Microcefalia. 2016. (Seminário).

I Ciclo de atividades acadêmicas.Obstetricia. 2015. (Encontro).

I Seminário Reabilitação Física.Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. 2015. (Outra).

I Simpósio Multidisciplinar em Autismo.A enfermagem inserida no processo do cuidar ao autista. 2015. (Simpósio).

VIII Conferência Municipal de Saúde de Maceió VIII CONSAM. 2015. (Outra).

Celebração ao Novembro Azul.Câncer de testículo e câncer de próstata. 2014. (Encontro).

VIII COBEON e II CIEON. As dificuldades no processo de aleitamento aterno em mulheres atendidas em uma Unidade de Saúde da Família. 2013. (Congresso).

64 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com hepatocarcinoma. 2012. (Congresso).

64 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com câncer de intestino grosso. 2012. (Congresso).

XIV Seminário de Pesquisa em Enfermagem- SEPENF.As dificuldades no processo de aleitamento materno em mulheres atentidas em uma unidade de saúde da família. 2012. (Seminário).

63 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Registro do Processo de Enfermagem em unidades de saúde da família. 2011. (Congresso).

63 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Registro do Processo de Enfermagem em unidades de saúde da família. 2011. (Congresso).

XIII Seminário de Pesquisa em Enfermagem.O papel do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva. 2011. (Seminário).

Congresso Acadêmico. O APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS E O INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E VERDURAS: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO JORGE EM MACEIÓ. 2010. (Congresso).

Congresso Acadêmico. APRENDENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ADOLESCENTES POR MEIO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO. 2010. (Congresso).

Congresso Acadêmico. O INCENTIVO À ATIVIDADE FÍSICA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE AO SEDENTARISMO: UMA EXPERIÊNCIA VIVÊNCIADA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO JORGE,. 2010. (Congresso).

1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental.Saúde ambiental. 2009. (Outra).

1 Encontro Temático sobre Feridas. 2009. (Encontro).

2ª Jornada Científica Saúde e Humanização. 2009. (Outra).

70ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2009. (Outra).

III Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem e Farmácia. 2009. (Seminário).

Seminário Construindo a clínica ampliada em Atenção Básica. 2009. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Juliana Bento de Lima Holanda

HOLANDA, Juliana Bento de Lima; SANCHES, M. E. T. L.; Rodrigues, Sueli Terezinha Cruz. As dificuldades do processo de aleitamento materno em mulheres atendidas em uma unidade da estratégia saúde da família. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Sueli Teresinha Cruz Rodrigues

Maria Elisângela Torres de Lima Sanches;RODRIGUES, S. T. C.; SILVA, J. M.. AS DIFICULDADES NO PROCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO EM MULHERES ATENDIDAS EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas.

Orientou

Manuela Bernardo dos Santos Souza e Maria Quitéria da Silva

Prevenção de câncer de colo uterino: conhecendo estratégias para aumentar a adesão das mulheres; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ; Orientador: Graça Monique Nascimento Rodrigues;

Jussara Cleópatra dos Santos Farias

Os fatores de estresse que interferem na qualidade de vida dos enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI): revisão integrativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ; Orientador: Graça Monique Nascimento Rodrigues;

Foi orientado por

Maria Elisângela Torres de Lima Sanches

As dificuldades no processo do aleitamento materno em mulheres atendidas em uma unidade de estratégia Saúde da família; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Maria Elisângela Torres de Lima Sanches;

Wbiratan de Lima Souza

As dificuldades no processo do aleitamento materno em mulheres atendidas em uma Unidade da Estratégia de Saúde da Família; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Obstetrícia) - Centro Universitário Internacional; Orientador: Wbiratan de Lima Souza;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, G. M. N. ; VIEIRA, T. S. ; SILVA, N. S. . A importância da estimulação precoce na microcefalia: relato de experiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. M. N. . Interface da Enfermagem no mundo contemporrâneo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, G. M. N. . Atuação do enfermeiro com os pacientes autistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RODRIGUES, G. M. N. . Câncer de testículo e câncer de próstata. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, G. M. N. . As dificuldades no processo do aleitamento materno em mulheres atendidas em uma unidade da estratégia de saúde da família. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. M. N. ; CAVALARI, V. M. S. ; WANDERLEY, K.K.B ; PALMEIRA, J.F. . Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com câncer de intestino grosso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. M. N. . Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente com hepatocarcinoma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. M. N. . As dificuldades no processo do aleitamento materno em mulheres atendidas em uma unidade da estratégia de saúde da família. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RODRIGUES, G. M. N. . Registros do processo de enfermagem em unidades de saúde da família (USF). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. M. N. . O aproveitamento integral dos alimentos e o incentivo ao consumo de frutas e verduras: uma experiência vivenciada na unidade de saúde da família São Jorge em Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. M. N. . O incentivo à atividade física como estratégia de combate ao sedentarismo: uma experiência vivenciada na unidade de saúde da família São Jorge em Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, G. M. N. . Aprendendo educação em saúde na estratégia de saúde da família: uma experiência com adolescentes por meio do Programa de Educação pelo Trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

RODRIGUES, G. M. N. . Obstetrícia. 2015. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Unidade Hospitalar Dr. Bernardino Mitidieri

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

2016 - 2020

ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI DE MACEIÓ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação administrativa, Carga horária: 20

2014 - 2020

Escola Especial Pestalozzi de Maceió

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20

2019 - 2019

Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 9

2013 - Atual

Escola Técnica de Enfermagem Santa Juliana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

2018 - 2020

Escola Técnica Residência em Saúde

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 4