Rhayra Braga Dias

Possui graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e Mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculo Esquelético pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (2017). Atualmente é pesquisadora no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad. Estuda a biologia de células tronco/progenitoras do tecido ósseo e seu papel na formação, manutenção e regeneração do osso. Atuando nas áreas de biologia de células tronco/progenitores da medula óssea, terapia celular.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Ciências Morfológicas (PCM)- Universidade Federal do Rio de Jan

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Caracterização fenotípica e do potencial de biomineralização das distintas populações de células-tronco e progenitoras esqueléticas (SSCs) humanas,
Orientador: Marcos Farina de Souza
Coorientador: Danielle Cabral Bonfim.

Mestrado profissional em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético

2015 - 2017

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
Título: Isolamento e expansão de células estromais da medula óssea humana para uso em testes pré-clínicos, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Danielle Cabral Bonfim
Coorientador: Rafaela Sartore da costa.

Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Papel do Ranelato de Estrôncio nos processos de diferenciação e proliferação de Mesenquimais derivadas do estroma da medula òssea e tecido adiposo
Orientador: Maria Isabel Doria Rossi
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Treinamento Operacional e em Aplicações Evos M5000,. (Carga horária: 4h). , Thermo Fisher Scientific, TFS, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Atualização em Citogenética. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Workshop Intensivo Publicase.. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2013 - 2013

Techniques for the study of cell migration using Image J. (Carga horária: 2h). , Simpósio Brasileiro de Matriz Extracelular, SIMEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio Biomedicina IBMR.Uso de células tronco no contexto da medicina regenerativa. 2019. (Seminário).

semana de integração acadêmica UFRJ.Caracterização fenotípica e do potencial de formação de matriz óssea mineralizada de células tronco isoladas do osso humano adulto. 2019. (Encontro).

Semana de Pró graduação do CCS.Caracterização fenotípica e do potencial de formação de matriz óssea mineralizada de células tronco isoladas do osso humano adulto. 2019. (Encontro).

Transplante de medula óssea.Quantificação e criopreservação de células tronco. 2019. (Outra).

Congresso Brasileiro de Ortopedia. ESTABELECIMENTO DE MODELO MURINO PARA ESTUDO DA BIOMEMBRANA DE MASQUELET. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ortopedia. ESTABELECIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE XENOENXERTOS DERIVADOS DE PACIENTES COMO UM MODELO PRÉ-CLÍNICO PARA PESQUISA TRANSLACIONAL EM SARCOMAS. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ortopedia. BONE INTRAMEDULLARY REAMING GRAFTS THE FRACTURE SITE WITH CD146+ SKELETAL PROGENITORS AND DOWNMODULATES THE INFLAMMATORY ENVIRONMENT. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ortopedia. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL OSTEOGÊNICO DE CÉLULAS ESTROMAIS DERIVADAS DA MEDULA ÓSSEA DE PACIENTES COM ESCOLIOSE. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ortopedia. INFLUÊNCIA DO TEMPO E DAS CONDIÇÕES DE ESTOCAGEM SOBRE A VIABILIDADE DE CÉLULAS EM ENXERTOS DE OSSO ESPONJOSO RETIRADOS DA CRISTA ILÍACA NO PERÍODO INTRAOPERATÓRIO. RESULTADO PRELIMINAR.. 2018. (Congresso).

Fórum em Produtos de Terapias Celulares Avançadas com foco nas células CAR-T. 2018. (Encontro).

I Fórum sobre os Biobancos de Investigação Científica Nacionai. 2018. (Encontro).

Congresso da sociedade brasileira de biologia celular. VALIDATION OF A PROTOCOL FOR THE GENERATION OF GOOD. 2016. (Congresso).

XII Simpósio Brasileiro de Matriz Extracelular (SIMEC).the effect of strontium ranelate on de osteogenic differentiation on bone marrow and adipose tissue - derived Mesenchymal Stel Cell is dose dependent. 2013. (Simpósio).

Jornada de Iniciação Cientifica. Efeito do Ranelato de estrõncio sobre as células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2012. (Congresso).

Semana de Biomedicina. 2012. (Oficina).

semana de pós graduação da bioquímica UFRJ.Efeito do ranelato de estrôncio sobre a proliferação e diferenciação de células tronco mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2012. (Outra).

X Congresso Internacional de Biologia celular. Efeito do Ranelato de estroncio sobre as células tronco mesenquimais. 2012. (Congresso).

Jormada de Pòs graduacao do instituto de ciências biomèdicas da Universidade federal do rio de janeiro. Efeito do Ranelato de estrõncio sobre as células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2011. (Congresso).

Jornada de iniciação científica.Potencial Osteogênico de Células Mesenquimais derivadas do Estroma da Medula Óssea e do Tecido Adiposo: Mecanismo de Diferenciação e Efeito do Ranelato de Estrôncio. 2011. (Outra).

Jornada de iniciação científica. Efeito do Ranelato de estrõncio sobre as células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2010. (Congresso).

Semana Biomedicina. 2010. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leandro de Souza Thiago

THIAGO, L. S.; PEREIRA, L. C. B.; CAVALCANTI, A. S.. Estabelecimento do Protocolo de Isolamento e Expansão de Células Estromais da Medula Óssea Humana para Uso Clínico. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Amanda dos Santos Cavalcanti

DOS SANTOS CAVALCANTI, AMANDA; Thiago L.S.; Boldrini L.C.. Isolamento e expansão de células estromais da medula óssea humana em condições GMP para uso em testes pré-clínicos. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS APLICADAS AO SIS) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Amanda dos Santos Cavalcanti

DOS SANTOS CAVALCANTI, AMANDA; Oliveira F.L.; DUARTE, M. E. L.. Isolamento e expansão de células estromais da medula óssea humana em condições GMP para uso em testes pré-clínicos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS APLICADAS AO SIS) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

Felipe Leite de Oliveira

OLIVEIRA, F. L.; ROSSI, M. I. D.. Efeito do ranelato de estroncio sobre a diferenciacao osteogenica de celulas mesenquimais do estroma da medula ossea e do tecido adiposo humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologicas - Modalidade Medica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leonardo da Cunha Boldrini Pereira

BONFIM, D. C.; GOMES, R. S. C.; THIAGO, L. S.;BOLDRINI, L. C.; CAVALCANTI, A. S.. ESTABELECIMENTO DO PROTOCOLO DE ISOLAMENTO E EXPANSÃO DE CÉLULAS ESTROMAIS DA MEDULA ÓSSEA HUMANA PARA USO CLÍNICO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético) - INSTITUTO NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA JAMIL HADDAD.

Daiana Vieira Lopes

ROSSI, M. I. D.; BONFIM, D. C.;Lopes, D. V.. Efeito do Ranelato de Estrôncio sobre a diferenciação osteogênica de células mesenquimais do estroma da medula óssea e do tecido adiposo humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jonathan da Silva Pinto

Estabelecimento do modelo de defeito ósseo de tamanho crítico em camundongos imunodeficientes; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, AGIEL; (Orientador);

Thiago Penna Eirado

Celularização de enxertos ósseos humanos oriundos de banco de tecidos para uso clínico; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Ministério da saúde; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rafaela Sartore da Costa

Isolamento e expansão de células estromais da medula óssea humana para uso em testes clínicos; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia,; Coorientador: Rafaela Sartore da Costa;

Marcos Farina de Souza

Caracterização fenotípica e do potencial de biomineralização das distintas populações de células-tronco e progenitoras esqueléticas (SSCs) humanas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Clarisa Beatriz Palatnik de Sousa

Desenvolvimento de uma vacina sintética protetora contra a infecção por L; amazonensis; ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina da UFRJ) - Instituo de Microbiologia "Professor Paulo de Góes" da UFRJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Clarisa Beatriz Palatnik de Sousa;

MARIA ISABEL DORIA ROSSI

Efeito do Ranelato de Estrôncio sobre a diferenciação osteogênica de Células Mesenquimais derivadas dos estromas da medula óssea e do tecido adiposo humanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Isabel Doria Rossi;

Danielle Cabral Bonfim

Caracterização fenotípica e do potencial de biomineralização das distintas populações de células-tronco e progenitoras esqueléticas (SSCs) humanas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Danielle Cabral Bonfim

Estabelecimento do protocolo de isolamento e expansão de células estromais da medula óssea humana para uso clinico; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional no Sistema Musculoesquelétic) - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia,; Orientador: Danielle Cabral Bonfim;

Danielle Cabral Bonfim

Efeito do Ranelato de Estrôncio sobre a proliferação e diferenciação osteogênica de cCélulas tronco mesenquimais humanas derivadas de medula óssea e tecido adiposo; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Danielle Cabral Bonfim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, RHAYRA B. ; GUIMARÃES, JOÃO A. M. ; CURY, MARCO B. ; ROCHA, LEONARDO R. ; DA COSTA, ELAINE S. ; NOGUEIRA, LIEBERT P. ; HOCHMAN-MENDEZ, CAMILA ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE ; SILVA, ANNA KAROLINE F. ; CUNHA, KARIN S. ; DE SOUZA, SERGIO A. L. ; DUARTE, MARIA EUGÊNIA L. ; SARTORE, RAFAELA C. ; BONFIM, DANIELLE C. . The Manufacture of GMP-Grade Bone Marrow Stromal Cells with Validated In Vivo Bone-Forming Potential in an Orthopedic Clinical Center in Brazil. Stem Cells International , v. 2019, p. 1-17, 2019.

  • ALMEIDA, PAULA NASCIMENTO ; BARBOZA, DEUILTON DO NASCIMENTO ; LUNA, ELOÁ BORGES ; CORREIA, MARIA CLARA DE MACENA ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; SIQUARA DE SOUSA, ANA CAROLINE ; DUARTE, MARIA EUGENIA LEITE ; ROSSI, MARIA ISABEL DORIA ; CUNHA, KARIN SOARES . Increased extracellular matrix deposition during chondrogenic differentiation of dental pulp stem cells from individuals with neurofibromatosis type 1: an in vitro 2D and 3D study. Orphanet Journal of Rare Diseases , v. 13, p. 98, 2018.

  • MEOHAS, WALTER ; GRANATO, REGINA ALCANTARA ; GUIMARÃES, JOÃO ANTONIO MATHEUS ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE ; DUARTE, MARIA EUGENIA LEITE . PATIENT-DERIVED XENOGRAFTS AS A PRECLINICAL MODEL FOR BONE SARCOMAS. Acta Ortopedica Brasileira , v. 26, p. 98-102, 2018.

  • VALLIM, F. ; João Guimarães ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; Rafaele Sartore ; CAVALCANTI, A. S. ; OLIVEIRA, A. C. L. ; DUARTE, M. E. L. ; BONFIM, D. C. . Atrophic nonunion stromal cells form bone and recreate the bone marrow environment in vivo. Atrophic nonunion stromal cells form bone and recreate the bone marrow environment in vivo , v. ahead, p. 2018, 2018.

  • ROCHA, LEONARDO R. ; SARTORE, RAFAELA C. ; LEAL, ANA C. ; DIAS, RHAYRA B. ; DUARTE, MARIA EUGENIA L. ; GUIMARÃES, JOÃO ANTÔNIO M. ; BONFIM, DANIELLE C. . Bone intramedullary reaming grafts the fracture site with CD146 + skeletal progenitors and downmodulates the inflammatory environment. INJURY-INTERNATIONAL JOURNAL OF THE CARE OF THE INJURED , v. 48, p. S41-S49, 2017.

  • BONFIM, DANIELLE C. ; DIAS, RHAYRA B. ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE ; CHICAYBAM, LEONARDO ; LOPES, DAIANA V. ; DUTRA, HÉLIO S. ; BOROJEVIC, RADOVAN ; BONAMINO, MARTIN ; MERMELSTEIN, CLAUDIA ; ROSSI, MARIA ISABEL D. . PS1/ γ -Secretase-Mediated Cadherin Cleavage Induces β -Catenin Nuclear Translocation and Osteogenic Differentiation of Human Bone Marrow Stromal Cells. Stem Cells International , v. 2016, p. 1-14, 2016.

  • Leonardo Rocha ; OLIVEIRA, A. C. L. ; Rafaele Sartore ; DIAS, R. B. ; DUARTE, M. E. L. ; João Guimarães ; BONFIM, D. C. . Intramedullary reaming increases the frequency of CD45-CD31-CD146+ mesenchymal stromal cells and downmodulates the inflammatory environment in the fracture site. In: Orthopedic Research Society Annual Meeting, 2016, Orlando. Intramedullary reaming increases the frequency of CD45-CD31-CD146+ mesenchymal stromal cells and downmodulates the inflammatory environment in the fracture site., 2016.

  • VALLIM, F. ; CAVALCANTI, A. S. ; DIAS, R. B. ; Rafaele Sartore ; OLIVEIRA, A. C. L. ; DUARTE, M. E. L. ; João Guimarães ; BONFIM, D. C. . Atrophic nonunion tissue contains stromal cells with potential to perform ossification in vitro and in vivo. In: Atrophic nonunion tissue contains stromal cells with potential to perform ossification in vitro and in vivo, 2016, Orlando. Atrophic nonunion tissue contains stromal cells with potential to perform ossification in vitro and in vivo, 2016.

  • DIAS, RHAYRA B. ; OLIVEIRA, A. C. L. ; DUARTE, M. E. L. ; Rafaele Sartore ; BONFIM, D. C. . VALIDATION OF A PROTOCOL FOR THE GENERATION OF GOOD. In: Congresso da sociedade brasileira de biologia celular, 2016, São paulo. http://www.sbbc.org.br/wp-content/uploads/2014/08/Resumos-do-XVIII-Congresso-da-SBBC-São-Paulo-2016.pdf, 2016. v. u14.

  • BONFIM, D. C. ; VALLIM, F. ; CAVALCANTI, A. S. ; DIAS, R. B. ; Rafaele Sartore ; OLIVEIRA, A. C. L. ; DUARTE, M. E. L. ; João Guimarães . Atrophic nonunion tissue contains stromal cells with potential to perform ossification in vitro and in vivo.. In: Gordon Research Seminar and Conference Bones and Teeth, 2016, Galveston., 2016, Galveston. Atrophic nonunion tissue contains stromal cells with potential to perform ossification in vitro and in vivo., 2016.

  • BONFIM, D. C. ; DIAS, R. B. ; rossi ; BONAMINO, M. . PS-1/γ-secretase cadherin cleavage induces β-catenin signaling in osteogenic differentiation of human bone marrow mesenchymal stromal cells. ,. In: XVII Meeting of the National Society of Cell Biology, 2014, Foz do Iguaçu. VII Meeting of the National Society of Cell Biology, 2014., 2014.

  • DIAS, R. B. ; LOPES, T. P. E. G. ; ROSSI, MARIA ISABEL D. ; BONFIM, D. C. ; FARINA, M. . CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E DO POTENCIAL DE FORMAÇÃO DE MATRIZ ÓSSEA MINERALIZADA DE CÉLULAS-TRONCO ISOLADAS DO OSSO HUMANO ADULTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRUZ, C. R. S. ; SIMOES, J. P. C. ; MARTINS, J. P. ; DIAS, R. B. ; TEIXEIRA, P. G. D. ; PINHEIRO, R. C. S. ; CARUSO, A. C. ; CARDOSO, R. F. ; LOPES, A. C. S. ; MEOHAS, W. ; DUARTE, MARIA EUGENIA L. ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE . The Role Of Patient-Derived Xenograft Model In Improving Soft-Tissues Sarcomas Translational Research. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, T. P. E. G. ; Leonardo Rocha ; DUARTE, M. E. L. ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE ; João Guimarães ; DIAS, RHAYRA BRAGA . ?USO DE CÉLULAS TRONCO DO ESTROMA DA MEDULA ÓSSEA HUMANA PARA CELULARIZAÇÃO DE ALOENXERTOS?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIMOES, J. P. C. ; CRUZ, C. R. S. ; SANTOS, L. R. ; MARTINS, J. P. ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; TEIXEIRA, P. G. D. ; PINHEIRO, R. C. S. ; CARUSO, A. C. ; CARDOSO, R. F. ; LOPES, A. C. S. ; MEOHAS, W. ; DUARTE, M. E. L. ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE . Patient derived xenografts (pdx) as a pre clinical model for osteosarcoma translational research. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SIMOES, J. P. C. ; CRUZ, C. R. S. ; LOURO , I. C. ; SANTOS, L. R. ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; TEIXEIRA, P. G. D. ; PINHEIRO, R. C. S. ; CARUSO, A. C. ; MATTOS, C. B. R. ; CARDOSO, R. F. ; LOPES, A. C. S. ; MEOHAS, W. ; DUARTE, M. E. L. ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE . Avaliação de modelos murinos de xenoenxertos derivados de pacientes para pesquisa pré-clínica de osteosarcoma. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FORTUNA-COSTA, ANNELIESE ; CRUZ, C. R. S. ; SIMOES, J. P. C. ; SANTOS, L. R. ; LOURO , I. C. ; MARTINS, J. P. ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; TEIXEIRA, P. G. D. ; PINHEIRO, R. C. S. ; CARUSO, A. C. ; CARDOSO, R. F. ; MATTOS, C. B. R. ; LOPES, A. C. S. ; MEOHAS, W. ; DUARTE, M. E. L. . THE ROLE OF PATIENT-DERIVED XENOGRAFTS IN THE IMPROVEMENT OF SOFT TISSUES SARCOMAS TRANSLATIONAL RESEARCH,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FORTUNA-COSTA, ANNELIESE ; SIMOES, J. P. C. ; SANTOS, L. R. ; CRUZ, C. R. S. ; LOURO , I. C. ; MARTINS, J. P. ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; TEIXEIRA, P. G. D. ; PINHEIRO, R. C. S. ; CARUSO, A. C. ; CARDOSO, R. F. ; MATTOS, C. B. R. ; LOPES, A. C. S. ; MEOHAS, W. ; DUARTE, M. E. L. . PATIENT-DERIVED XENOGRAFTS AS A PRECLINICAL MODEL FOR OSTEOSARCOMA TRANSLATIONAL RESEARCH,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, RHAYRA BRAGA . Uso de Células tronco no contexto da medicina regenarativa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, RHAYRA BRAGA . Quantificação e criopreservação de células tronco. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, R. B. ; LOPES, T. P. E. G. ; rossi ; BONFIM, D. C. ; FARINA, M. . Caracterização fenotípica e do potencial de formação de matriz óssea mineralizada de células tronco isoladas da medula óssea. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIMOES, J. P. C. ; CRUZ, C. R. S. ; LOURO , I. C. ; SANTOS, L. R. ; DIAS, R. B. ; TEIXEIRA, P. G. D. ; PINHEIRO, R. C. S. ; CARUSO, A. C. ; CARDOSO, R. F. ; MATTOS, C. B. R. ; LOPES, A. C. S. ; MEOHAS, W. ; DUARTE, M. E. L. ; FORTUNA-COSTA, ANNELIESE . EVALUATION OF PATIENT-DERIVED XENOGRAFTS AS A PRECLINICAL MODEL FOR OSTEOSARCOMA RESEARCH. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, T. P. E. G. ; João Guimarães ; DIAS, R. B. ; BONFIM, D. C. . Celularização de enxertos ósseos humanos oriundos de banco de tecidos para uso clínico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FORTUNA-COSTA, ANNELIESE ; MEOHAS, W. ; DIAS, R. B. ; SIMOES, J. P. C. ; CRUZ, C. R. S. ; CARUSO, A. C. ; TEIXEIRA, P. G. D. ; PINHEIRO, R. C. S. ; MATTOS, C. B. R. ; CARDOSO, R. F. ; LOPES, A. C. S. ; João Guimarães ; DUARTE, M. E. L. . ESTABELECIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE XENOENXERTOS DERIVADOS DE PACIENTES COMO UM MODELO PRÉ-CLÍNICO PARA PESQUISA TRANSLACIONAL EM SARCOMAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, RHAYRA BRAGA . Implantação de um centro de tecnologia celular no INTO: rumo a medicina regenerativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, RHAYRA BRAGA . Implantação de um centro de tecnologia celular no INTO: rumo a medicina regenerativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LOPES, T. P. E. G. ; DUARTE, M. E. L. ; João Guimarães ; DIAS, RHAYRA BRAGA . Celularização de enxertos ósseos humanos oriundos de banco de tecidos para uso clínico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SCORZA, B. J. B. ; DUARTE, M. E. L. ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; Rafaele Sartore ; João Guimarães . ESTABELECIMENTO DE MODELO MURINO PARA ESTUDO DA BIOMEMBRANA DE MASQUELET. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, G. B. L. ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; DUARTE, M. E. L. ; Rafaele Sartore . AVALIAÇÃO DO POTENCIAL OSTEOGÊNICO DE CÉLULAS ESTROMAIS DERIVADAS DA MEDULA ÓSSEA DE PACIENTES COM ESCOLIOSE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Leonardo Rocha ; BONFIM, D. C. ; DUARTE, MARIA EUGENIA L. ; OLIVEIRA, A. C. L. ; Rafaele Sartore ; DIAS, RHAYRA BRAGA ; GUIMARÃES, JOÃO ANTÔNIO M. . BONE INTRAMEDULLARY REAMING GRAFTS THE FRACTURE SITE WITH CD146+ SKELETAL PROGENITORS AND DOWNMODULATES THE INFLAMMATORY ENVIRONMENT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, RHAYRA B. ; OLIVEIRA, A. C. L. ; DUARTE, M. E. L. ; Rafaele Sartore ; BONFIM, D. C. . Validation of a protocol for the generation of good manufacturing (GMP) - grade human bone marrow stormal cells produtcs for autologous use in bone repair. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, G. O. ; DIAS, R. B. . Minicurso de Modelos animais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DIAS, R. B. ; BONFIM, D. C. ; FARINA, M. ; rossi . Efeito do Ranelato de estrõncio sobre as células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, R. B. ; BONFIM, D. C. ; FARINA, M. ; rossi . Efeito do Ranelato de estrõncio sobre as células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, R. B. ; BONFIM, D. C. ; rossi ; FARINA, M. . Efeito do Ranelato de estrõncio sobre as células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, R. B. ; BONFIM, D. C. ; FARINA, M. ; rossi . Efeito do Ranelato de estrõncio sobre as células mesenquimais de medula óssea e tecido adiposo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, R. B. . Potencial Osteogênico de Células Mesenquimais derivadas do Estroma da Medula Óssea e do Tecido Adiposo: Mecanismo de Diferenciação e Efeito do Ranelato de Estrôncio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, R. B. . Potencial Osteogênico de Células Mesenquimais derivadas do Estroma da Medula Óssea e do Tecido Adiposo: Mecanismo de Diferenciação e Efeito do Ranelato de Estrôncio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • dINIZ, L. S ; DIAS, R. B. ; Palatnik,C.S . Imunogenicidade e proteção gerada pelos domínios N-terminal e C-terminal recombinantes da Nucleosídio hidrolase de Leishmania donovani sobre a leishmaniose tegumentar murina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DIAS, RHAYRA BRAGA ; RIBEIRO, G. O. . Modelos Animais em pesquisa experimental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Celularização de enxertos ósseos humanos oriundos de banco de tecidos para uso clínico, Descrição: Na ortopedia, a extensa perda de tecido ósseo está associada a problemas como a não união ou ao atraso na regeneração. O sucesso na reconstrução dos defeitos ósseos depende das propriedades osteocondutoras e osteoindutivas do transplante autólogo. No entanto, o uso desses enxertos é limitado pela disponibilidade, morbidade e risco de infecção. Na busca de estratégias terapêuticas alternativas para a regeneração óssea, a pesquisa tem focado na associação de células osteoprogenitoras, ?scaffold?/biomateriais e fatores de crescimento, uma abordagem conhecida como engenharia de tecidos. No entanto, a disponibilidade de scaffolds sintéticos, de fácil manipulação, capazes de preencher o espaço e promover a proliferação e/ou diferenciação das células é um fator limitante. Nesse sentido, apesar da baixa capacidade de osteoindução e osteocondução, o uso de matriz óssea desvitalizada (aloenxertos), proveniente de bancos de tecidos, tem sido visto como uma opção de ?scaffold? para uso clínico. Ainda no contexto de bioengenharia óssea, as células estromais da medula óssea (BMSCs), conhecidas pelo potencial osteogênico intrínseco, são alvo de diversos estudos visando sua aplicação na reconstrução de defeitos ósseos. Tendo isso em vista, o presente estudo tem objetivo avaliar o potencial de neoformação e de regeneração óssea dos aloenxertos associados com BMSCs. Amostras de medula óssea serão obtidas de descartes de osso esponjoso provenientes de artroplastias primárias de quadril, realizadas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). As BMSCs serão isoladas e caracterizadas segundo as recomendações da legislação brasileira sobre produtos para terapia celular (RDC 214/2018). Em seguida, os aloenxertos obtidos através do Banco Multitecidos do INTO serão associados às BMSCs, e o potencial osteogênico e de regeneração óssea desses ?contrusctos? serão avaliados através de um modelo in vivo de xenoenxerto e de defeito ósseo de tamanho crítico. Em conjuntos esses dados podem elucidar melhores alternativas terapêuticas no contexto da medicina regenerativa e bioengenharia óssea.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante / Leonardo Rosa Rocha - Coordenador / João Matheus Guimaraes - Integrante / Thiago Penna E G Lopes - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Proposta de Reconstrução de defeitos segmentares de ossos longos com a técnica de Masquelet usando células tronco autólogas da medula óssea associadas ao enxerto ósseo alogênico, Descrição: Os defeitos ósseos segmentares dos ossos longos são frequentes e resultam de traumas de alta energia, malformações congênitas, ressecções oncológicas e osteomielite. Atualmente, o tratamento padrão ouro é a técnica cirúrgica de Masquelet associada à enxertia com osso autólogo e alogênico, no entanto, não é um tratamento com eficácia comprovada e livre de questionamentos. Alternativamente, a bioengenharia óssea tem demostrado à segurança e eficácia das células tronco da medula óssea (Bone Marrow Stromal Cells ou BMSC) expandidas in vitro na reconstrução de defeitos ósseos. Tendo isso em vista, o objetivo deste estudo é avaliar a eficácia da aloenxertia óssea associada com células tronco autólogas da medula óssea no tratamento de perdas ósseas extensas. Para isso, serão convidados a participar do estudo, pacientes com defeito ósseo segmentar e com indicação para tratamento cirúrgico com a técnica de Masquelet. Após a assinatura do TCLE, os pacientes passaram pelo primeiro tempo cirúrgico e será feita randomização de acordo com as opções de tratamento. Com a confirmação laboratorial de ausência de infecção, os participantes randomizados para o grupo intervenção serão submetidos à coleta de medula óssea. As BMSC serão isoladas e expandidas a no CPC INTO e, serão submetidas a rigorosos controles qualidade e de caracterização. O segundo tempo cirúrgico será o mesmo para os participantes dos dois grupos, diferindo apenas no tipo de tratamento usado para preenchimento do defeito: grupo controle (aloenxerto com enxerto autólogo de crista ilíaca) ou grupo intervenção (aloenxerto com BMSC). Os aspectos clínicos e radiológicos serão utilizados para avaliação da consolidação óssea. Por fim, os resultados desse estudo podem elucidar quais as melhores alternativas terapêuticas para do processo de regeneração de defeitos ósseos segmentares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / Leonardo Rosa Rocha - Integrante / João Matheus Guimaraes - Coordenador / Ana Carolina Leal de Oliveira - Integrante / FORTUNA-COSTA, ANNELIESE - Integrante / DUARTE, MARIA EUGENIA L. - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Utilização de BMSC humanas na celularização de enxertos ósseos para regeneração de defeitos críticos em ossos longos, Descrição: Este projeto visa determinar as condições ideais para a reconstrução de defeitos críticos segmentares em ossos longos, utilizando o potencial de células do estroma da medula óssea expandidas in vitro, em condições GMP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Coordenador / BONFIM, DANIELLE C. - Integrante / FORTUNA-COSTA, ANNELIESE - Integrante / GUIMARÃES, JOÃO ANTÔNIO M. - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Avaliação das características fenotípicas e biológicas do osteosarcoma em resposta ao tratamento quimioterápico utilizando modelo pré-clínico murino de xenoenxerto tumoral, Descrição: Descrição: O osteossarcoma é uma neoplasia óssea primária altamente maligna que acomete crianças e jovens. Apesar dos avanços nos tratamentos cirúrgico e quimioterápico o tempo de sobrevida desses pacientes permanece inalterado nos últimos 30 anos, indicando a necessidade de se investir no desenvolvimento de novas medidas terapêuticas.Os modelos animais que reproduzem com precisão a história natural dos osteossarcomas representam a principal etapa de estudos pré-clínicos para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Os modelos com xenoenxertos humanos, obtidos diretamente do paciente utilizados cada vez mais em oncologia, possibilitam a proliferação das células neoplásicas humanas em seu microambiente, mantendo o padrão de heterogeneidade individual de cada paciente. Objetivo: Este estudo visa avaliar, em modelo pré-clínico murinho, o perfil fenotípico e biológico de tumores originados de xenoenxertos de osteossarcomas humanos, antes e depois do tratamento quimioterápico. Metodologia: Amostras teciduais representativas de osteossarcomas de 20 pacientes, obtidas durante a realização das biópsias (pré-quimioterapia), e das peças cirúrgicas da ressecção da lesão (pós-quimioterapia) serão implantadas (xenoenxertos) no subcutâneo e/ou cavidade medular distal do fêmur e/ou periósteo, em camundongos imunodeficientes. O crescimento tumoral será monitorado com palpação local e por radiografias. Os tumores resultantes da xenoenxertia nos dois tempos de análise serão submetidos à avaliação histopatológica e imunohistoquímica para as moléculas CXCR4, CD44, EZRIN e Pgp-1; citometria de fluxo com os anticorpos conjugados com fluorocromo anti-CXCR4 humano , anti-CD44 humano, anti Pgp-1 humano, anti-CD45 murino; avaliação da expressão gênica por RT-qPCR para os genes alvos CXCR4, EZRIN, CD44, Pgp-1 e dosagem sérica de VEGF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante / Amanda dos santos cavalcanti - Integrante / FORTUNA-COSTA, ANNELIESE - Coordenador / Renato Augusto Moreira de Sá - Integrante / Regian Granato - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Estudo dos parâmetros celulares e moleculares de células do tecido ósseo de pacientes portadores de escoliose congênita e idiopática., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / RAFAELA SARTORE - Coordenador / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante / Gustavo Borges de Laurindo Azevedo - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Isolamento e expansão de células mesenquimais do estroma da medula óssea humana para uso pré clínicos e clínico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Coordenador / daniele cabral bonfim - Integrante / RAFAELA SARTORE - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Efeito da fresagem de ossos longos na proliferação, diferenciação e migração de células mesenquimais do estroma da medula óssea, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / daniele cabral bonfim - Coordenador / RAFAELA SARTORE - Integrante / Ivia Helena Guiimarães - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Avaliação dos mecanismos celulares e moleculares do processo de consolidação de fraturas diafisárias de ossos longos, Descrição: este projeto tem como objetivo avaliar os mecanismos e interações celulares envolvidos na progressão temporal do processo de regenaração tecidual em decorrência de fratura... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / daniele cabral bonfim - Coordenador / RAFAELA SARTORE - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante / Leonardo Rosa Rocha - Integrante / João Matheus Guimaraes - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Avaliação da etiopatogenia da pseudoartrose de ossos longos, Descrição: Este projeto tem como objetivo determinar os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na progressão da pseudoartrose de ossos longos. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / daniele cabral bonfim - Coordenador / RAFAELA SARTORE - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante / João Matheus Guimaraes - Integrante / Frederico vallim - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Avaliação do potencial osteogênico de células estromais do foco de pseudartrose, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Coordenador / daniele cabral bonfim - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante / João Matheus Guimaraes - Integrante / Frederico vallim - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Caracterização in vitro e in vivo do potencial osteogênico das células tronco mesenquimais na osteogênese imperfecta, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Coordenador / daniele cabral bonfim - Integrante / Maria Eugênia Leite Duarte - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - Atual

    Estabelecimento do Centro de Tecnologia Celular para isolamento e expansão de Células-Tronco Mesenquimais Humanas derivadas de medula óssea para uso em testes pré-clínicos/clínicos, Descrição: Projeto de estabelecimento de um Centro de Tecnologia Celular para produção de células-tronco mesenquimais em condições GMP. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2012 - Atual

    Estabelecimento do Centro de Tecnologia Celular para isolamento e expansão de Células-Tronco Mesenquimais Humanas derivadas de medula óssea para uso em testes pré-clínicos/clínicos, Descrição: Projeto de estabelecimento de um Centro de Tecnologia Celular para produção de células-tronco mesenquimais em condições GMP. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / RAFAELA SARTORE - Integrante / Vianna, Verônica - Integrante / Amanda dos santos cavalcanti - Integrante / Ana Carolina Leal de Oliveira - Integrante / BONFIM, DANIELLE C. - Integrante / FORTUNA-COSTA, ANNELIESE - Integrante / DUARTE, MARIA EUGENIA L. - Coordenador / GUIMARÃES, JOÃO ANTÔNIO M. - Integrante / Marco Bernado Cury - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Estabelecimento do Centro de Tecnologia Celular para isolamento e expansão de Células-Tronco Mesenquimais Humanas derivadas de medula óssea para uso em testes pré-clínicos/clínicos, Descrição: Projeto de estabelecimento de um Centro de Tecnologia Celular para produção de células-tronco mesenquimais em condições GMP. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / RAFAELA SARTORE - Integrante / Vianna, Verônica - Integrante / Amanda dos santos cavalcanti - Integrante / Ana Carolina Leal de Oliveira - Integrante / BONFIM, DANIELLE C. - Integrante / FORTUNA-COSTA, ANNELIESE - Integrante / DUARTE, MARIA EUGENIA L. - Coordenador / GUIMARÃES, JOÃO ANTÔNIO M. - Integrante / Marco Bernado Cury - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Estabelecimento do Centro de Tecnologia Celular para isolamento e expansão de Células-Tronco Mesenquimais Humanas derivadas de medula óssea para uso em testes pré-clínicos/clínicos, Descrição: Projeto de estabelecimento de um Centro de Tecnologia Celular para produção de células-tronco mesenquimais em condições GMP. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / RAFAELA SARTORE - Integrante / Vianna, Verônica - Integrante / Amanda dos santos cavalcanti - Integrante / Ana Carolina Leal de Oliveira - Integrante / BONFIM, DANIELLE C. - Integrante / FORTUNA-COSTA, ANNELIESE - Integrante / DUARTE, MARIA EUGENIA L. - Coordenador / GUIMARÃES, JOÃO ANTÔNIO M. - Integrante / Marco Bernado Cury - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estabelecimento do Centro de Tecnologia Celular para isolamento e expansão de Células-Tronco Mesenquimais Humanas derivadas de medula óssea para uso em testes pré-clínicos/clínicos, Descrição: Projeto de estabelecimento de um Centro de Tecnologia Celular para produção de células-tronco mesenquimais em condições GMP. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rhayra Braga Dias - Integrante / RAFAELA SARTORE - Integrante / Vianna, Verônica - Integrante / Amanda dos santos cavalcanti - Integrante / Ana Carolina Leal de Oliveira - Integrante / BONFIM, DANIELLE C. - Integrante / FORTUNA-COSTA, ANNELIESE - Integrante / DUARTE, MARIA EUGENIA L. - Coordenador / GUIMARÃES, JOÃO ANTÔNIO M. - Integrante / Marco Bernado Cury - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. , Avenida Brasil - até 1200/1201, São Cristóvão, 20940070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 21345499, Ramal: 5497

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2014

Clínica de Hemoterapia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Biomédica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
isolamento e criopreservação de células tronco hematopoética da medula óssea, com enfâse em pacientes com Mieloma múltiplo e Linfoma Não hodking

2014 - Atual

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador da Fundação Pró-coração, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisador da Fundação Pró-coração