Elisa Cotta de Araújo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Desenvolvimento social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009), doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2014), pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA). Desenvolve pesquisas etnográficas na abordagem de temas como identidade, etnicidade, organização social, práticas culturais, processos de territorialização, conflitos ambientais, tem experiência na elaboração de relatórios antropológicos sobre populações tradicionais em Minas Gerais e comunidades remanescentes de quilombo do alto Paraíba do Sul no estado do Rio de Janeiro, no Baixo Amazonas no estado do Pará e no médio São Francisco em Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia

2009 - 2014

Universidade Federal Fluminense
Título: Nas margens do São Francisco e na várzea do Amazonas: formas de apropriação e uso dos recursos ambientais, fluxos e fronteiras territoriais
Eliane Cantarino O'Dwyer. Coorientador: Lygia Baptista Pereira Segala Pauleto Beraba. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: identidade étnica; Tradições de conhecimentos; processo de territorialização; Fronteiras sociais e territoriais; Usos e representação do espaço.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Rural. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento. Setores de atividade: Educação; Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades de organizações associativas.

Mestrado em Desenvolvimento Social

2007 - 2009

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Nas margens do São Francisco: sociodinâmicas ambientais, expropriação territorial e afirmação étnica do Quilombo da Lapinha e dos Vazanteiros do Pau de Légua,Ano de Obtenção: 2009
João Batista de Almeida Costa.Coorientador: Rômulo Soares Barbosa. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: desenvolvimento social; territorialidade; conflito ambiental; identidade étnica; sociodinâmica ambiental; processo de territorialização. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais; Educação.

Graduação em Engenharia Agronômica

1984 - 1988

Universidade Federal de Viçosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Treinamento em Perícia Ambiental. (Carga horária: 8h). , Ministerio Público do Estado de Minas Gerais, MPMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende PoucoLê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Vídeo Documentário.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Audio Visual.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II COLÓQUIO BRASIL-ALEMANHA: As ações dos grupos de pesquisa do Brasil e da Alemanha que trabalham com Povos e Comunidades Tradicionais: resultados, práticas e ações futuras.Lutas por reconhecimento, processos de socialização e aprendizagens na beira do São Francisco e na várzea do Amazonas.. 2012. (Outra).

IX Reunião de Antropologia do Mercosul.Etnografias, imagens e produção de identidade quilombola. 2011. (Encontro).

27 Reunião brasileira de Antropologia: conhecimentos, saberes tradicionais e direito à diversidade. Vazanteiros e quilombolas do São Francisco: formas e lugares de sociabilidade. 2010. (Congresso).

IV Encontro da Rede de Estudos Rurais: Mundo rural, políticas públicas, instituições e atores em reconhecimento político.Práticas culturais cerceadas e produção da identidade. 2010. (Encontro).

Encontro Regional dos Povos do Cerrado de Pirapora.Lagoas do são Francisco: sociabilidade e práticas culturais proibidas com a criação de unidade de proteção integral. 2009. (Encontro).

IV Jornada Antropológica do PPGA/UFF.Vazanteiros e quilombolas do Rio São Francisco: a emersão de identidades no contexto de conflitos ambientais. 2009. (Outra).

Colóquio Brasil-Alemanha: Projetos e pesquisas sobre povos e comunidades tradicionais.Reflexões sobre o ?encurralamento? e as práticas sociais que colocam em cena vazanteiros e quilombolas do rio São Francisco. 2009. (Outra).

I Congresso em Desenvolvimento Social: globalização do regional e regionalização do global. Populações negras vazanteiras do rio São Francisco e suas dinâmicas territoriais frente ao encurralamento. 2008. (Congresso).

I Seminário Nacional Desenvolvimento e Conflitos Ambientais. 2008. (Seminário).

32 Encontro Anual da ANPOCS.Vazanteiros do Rio São Francisco: os ?encurralados? pelas Unidades de Proteção Integral no Norte de Minas Gerais. 2008. (Encontro).

26 RBA: Desigualdade na diversidade. 2008. (Encontro).

2 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Unimontes.Vazanteiros do São Francisco: imagens e oralidade no fazer etnográfico. 2008. (Outra).

Colóquio Internacional (Des)envolvimento contra a pobreza: mediações teóricas, técnicas e políticas.Os Vazanteiros do São Francisco e os Parques: diferentes formas de apropriação da natureza e exclusão social. 2008. (Outra).

Seminário de Desenvolvimento Social do PPGDS/Unimontes.Populações tradicionais e processos de territorialização no Norte de MInas. 2007. (Seminário).

Quarta na Pós - PPGDS/Unimontes.Laudo Antropológico Geraizeiros da Serra da Bocaina e suas relações com o Parque de Grão Mogol. 2007. (Encontro).

I Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes.Comunidades Negras, Mata Seca e Desenvolvimento Socioambiental no Norte de MInas. 2007. (Outra).

Quarta na Pós do program de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social to.Laudo Antropológico das Populações Locais do Parque Estadual de Grão Mogol. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

Costa, João B. de A.;BRANDAO, C. R.; O'DWYER, Eliana C.. Nas margens do rio São Francisco: sociodinâmicas ambientais, expropriação territorial e afirmação étnica do Quilombro da Lapinha e dos vazanteiros do Pau de Légua. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros.

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto

ODWYER, E. C.; DAOU, A. M.;Segala, Lygia. Território, reconhecimento e fronteiras étnicas no Rio São Francisco. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto

Segala, Lygia. Repensando o lugar das coisas: performance e produção da identidade em comunidades ribeirinhas do rio São Francisco e da Várzea do Amazonas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

ANA MARIA LIMA DAOU

DAOU, A. M. L.. Território, reconhecimento e fronteiras étnicas no Rio São Francisco. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

João Batista de Almeida Costa

COSTA, João Batista de Almeida; O´Dwyer, E. C.; COSTA FILHO, Aderval; Neves, D. P.; Malheiros, M. F. F.; Pauleto, L. B. P. S.. Nas margens do São Francisco e na várzea do Amazonas: formas de apropriação e uso dos recurso amtientais e fronteiras territoriais. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aderval Costa Filho

ODWYER, E. C.;COSTA FILHO, A.; SEGALA, L. B. P; COSTA, J. B. D. A.; NEVES, D. P.; MALHEIROS, M. F. F.. Nas Margens do São Francisco e na Várzea do Amazonas: formas de apropriação e uso dos recursos ambientais, fluxos e fronteiras territoriais. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Delma Pessanha Neves

O´DWYER, Eliane Cantarino; Segalla, Lygia Maria;NEVES, D. P.; COSTA FILHO, Aderval; MALHEIROS, M.; COSTA, J. B. A.. Nas margens do São Francisco e na várzea do Amazonas: formas de apropriação e uso dos recursos ambientais, fluxos e fronteiras territoriais. 2014. Tese (Doutorado em Curso de Doutroado em Antropologia UFF) - Programa de Pos-graduação em Antropologia UFF.

Eliane Cantarino O'Dwyer

O'DWYER, Eliane Cantarino; COSTA, J. B. A.; BRANDÃO, C. R.. Nas margens do Rio São Francisco: sociodinâmicas ambientais, expropriação territorial e afirmação étnica do quilombo da Lapinha e dos vazanteiros do Pau de Légua. 2009 - Universidade Estadual de Montes Claros.

Eliane Cantarino O'Dwyer

O'DWYER, Eliane Cantarino; LIMA JUNIOR, A.V.C.; SEGALA, L.B.P.P.B.. Repensando o lugar das coisas: performance e produção da identidade em comunidades ribeirinhas do rio São Francisco e da Várzea do Amazonas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto

Doutorado em Antropologia; 2011; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto;

João Batista de Almeida Costa

Nas margens do São Francisco: Sociodinâmicas ambientais, expropriação territorial e afirmação étnica do Quilombo da Lapinha e dos Vazanteiros do Pau de Légua; 2009; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros,; Orientador: João Batista de Almeida Costa;

Rômulo Soares Barbosa

Nas margens do São Francisco: sociodinâmicas ambientais, expropriação territorial e afirmação étnica do Quilombo da Lapinha e dos Vazanteiros do Pau de Légua; 2009; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Rômulo Soares Barbosa;

Eliane Cantarino O'Dwyer

Repensando o lugar das coisas: performance e produção da identidade em comunidades ribeirinhas do rio São Francisco e da Várzea do Amazonas; 2014; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Cantarino O'Dwyer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZHOURI, A. ; BARBOSA, R. S. ; ANAYA, F. ; ARAUJO, E. C. ; SANTOS, F. D. dos ; SAMPAIO, C. . Processos Sócio Ambientais na Mata Seca do norte de Minas Gerais: políticas de conservação e os povos do lugar. MG. Biota , v. 1, p. 14-27, 2008.

  • Lutas por reconhecimento, processos de socialização e aprendizagens na beira do São Francisco e na várzea do Amazonas.. In: MORET, Artur de Souza; COSTA e SILVA, Luciane Lima. (Org.). II COLÓQUIO BRASIL-ALEMANHA: as ações dos grupos de pesquisa do Brasil e da Alemanha que trabalham com Povos e Comunidades Tradicionais: resultados, práticas e ações futuras. 1ed.Porto Velho: LETRAPITAL, 2012, v. 1, p. 125-138.

  • ODWYER, E. C. ; ARAUJO, E. C. ; KLEIN, Nathalia ; SILOS, Saulo Ribeiro . Quilombo do Cruzeirinho: Terra de Santo e Caxambu como diacríticos de uma comunidade evangélica. In: Eliane Cantarino O'Dwyer. (Org.). O fazer antropológico e o reconhecimento de direitos constitucionais. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2012, v. 1, p. 273-324.

  • Quilombo da Lapinha: clivagem social, sociabilidade, tempo de expropriação e articulação política. In: João Batista de Almeida Costa; Cláudia Luz de Oliveira. (Org.). Cerrado, gerais, sertão: comunidades tradicionais no sertão roseano. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2012, v. 1, p. 175-192.

  • Ilha das Pimentas: relações de continuidade e permanência com a terra e com os conhecimentos tradicionais. In: Angela Fagna Gomes de Souza; Carlos Rodrigues Brandão. (Org.). Viver em ilhas. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2012, v. , p. 139-172.

  • Reflexões sobre o "encurralamento" e as práticas sociais que colocam em cena vazanteiros e quilombolas do rio São Francisco. In: Dieter Gaworra; Maria Helena de Souza Ide; Rômulo Soares Barbosa. (Org.). Povos e comunidades tradicionais do Brasil. 1ed.Montes Claros: Editora Unimontes, 2011, v. , p. 69-86.

  • Uberlegungen zum Encurralamento (?Einpferchung?) und zur den sozialen praktiken der Vazanteiros und Quilombolas des rio São Francisco. In: Dieter Gawora; Maria Helena de Souza Ide; Romulo Soares Barbosa. (Org.). Traditionell Volker und Gemeinschaften in Brasilien. 1ed.Kassel: Kassel Universidade Press GmbH, 2011, v. 1, p. 87-104.

  • Uberlegungen zum Encurralamento (?Einpferchung?) und zur den sozialen praktiken der Vazanteiros und Quilombolas des rio São Francisco. In: Dieter Gawora; Maria Helena de Souza Ide; Romulo Soares Barbosa. (Org.). Traditionell Volker und Gemeinschaften in Brasilien. 1ed.Kassel: Kassel Universitypress GmbH, 2011, v. 1, p. 87-104.

  • COSTA, J. B. A. . Resistência vazanteira nas ilhas do São Francisco: estratégias de territorialidade e vivências de tempos e espaços. In: Elton Dias Xavier; Gilmar Ribeiro dos Santos. (Org.). Desenvolvimento Social em Pespsectiva. 1ed.Belo Horizonte: Sografe, 2009, v. , p. 211-230.

  • ARAUJO, E. C. ; Vazanteiros e quilombolas do São Francisco: formas e lugares de sociabilidade. In: 27ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. Anais da 27ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia (27ª RBA), 1a 4 de agosto de 2010, Belém ? PA, 2010.

  • ARAUJO, E. C. ; Práticas culturais cerceadas e produção da identidade. In: IV Encontro da Rede de Estudos Rurais: Mundo rural, políticas públicas, instituições e atores em reconhecimento político, 2010, Curitiba. Rede de Estudos Rurais, 2010.

  • ARAUJO, E. C. ; Lagoas do são Francisco: sociabilidade e práticas culturais proibidas com a criação de unidade de proteção integral. In: Encontro Regional dos Povos do Cerrado de Pirapora, 2009, Pirapora. Lagoas do são Francisco: sociabilidade e práticas culturais proibidas com a criação de unidade de proteção integral, 2009.

  • ARAUJO, E. C. ; BARBOSA, R. S. . Vazanteiros do São Francisco: os ? encurralados? pelas Unidades de Proteção Integral no Norte de Minas Gerai. In: 32 Encontro Anual da ANPOCS, 2008, Caxambu, MG. Vazanteiros do São Francisco: os ? encurralados? pelas Unidades de Proteção Integral no Norte de Minas Gerai, 2008.

  • ARAUJO, E. C. ; COSTA, J. B. A. . Populações negras vazanteiras do rio São Francisco e suas dinâmicas territoriais frente ao encurralamento. In: I Congresso de Desenvolvimento Social: globalização do regional e regionalização do global, 2008, Montes Claros, MG. Populações negras vazanteiras do rio São Francisco e suas dinâmicas territoriais frente ao encurralamento, 2008.

  • ARAUJO, E. C. ; Os Vazanteiros do São Francisco e os Parques: diferentes formas de apropriação da natureza e exclusão social. In: Colóquio Internacional (Des)envolvimento contra a popbreza: mediações teóricas, técnicas e políticas, 2008, Montes Claros, MG. Os Vazanteiros do São Francisco e os Parques: diferentes formas de apropriação da natureza e exclusão social, 2008.

  • ARAUJO, E. C. ; Vazanteiros e quilombolas do São Francisco: formas e lugares de sociabilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAUJO, E. C. ; Práticas culturais cerceadas e produção da identidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, E. C. ; Vazanteiros e quilombolas do Rio São Francisco: a emersão de identidades no contexto de conflitos ambientais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, E. C. ; Reflexões sobre o ?encurralamento? e as práticas sociais que colocam em cena vazanteiros e quilombolas do rio São Francisco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, E. C. ; Os Vazanteiros do São Francisco e os Parques: diferentes formas de apropriação da natureza e exclusão social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO, E. C. ; COSTA, J. B. A. . Vazanteiros do São Francisco: imagens e oralidade no fazer etnográfico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, J. B. A. ; ARAUJO, E. C. ; DUARTE, A. A. P. . Geraizeiros da Serra da Bocaina e suas relações com o Parque Estadual de Grão Mogo 2007 (Diagnóstico).

  • Dayrell, C. A. ; SILVA, S. M. ; SILVEIRA FILHO, J. D. . Avaliação Ambiental Integrada do Território Serra Geral. Montes Claros: CAA/MMA, 2005 (Diagnóstico).

  • Dayrell, C. A. ; RIBEIRO, L. M. M. ; COSTA, J. B. A. ; LESSA, S. N. . Populações tradicionais do Norte de Minas: transformando o uso sustentável da biodiversidade. Montes Claros: CAA, 2005 (Diagnóstico).

  • Dayrell, C. A. ; SILVA, S. M. ; GUSMAO, R. J. M. ; ARAUJO, E. C. ; SILVEIRA FILHO, J. D. . Diagnóstico Socio-ambiental da Sub bacia do Riachão. Montes Claros: CAA, 2001 (Diagnóstico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, J. B. A. ; ARAUJO, E. C. . Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica, Ambiental e Sócio-Cultural da Comunidade Remanescente de Quilombo Lapinha, Matias Cardoso - MG. 2013.

ARAUJO, E. C. ; Dayrell, C. A. ; BRITO, I. C. B. . Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica, Ambiental e Sócio-Cultural das Comunidades Remanescente de Quilombo Malhadinha, Espinho, Manga Velha e Vila Primavera: Território Tabua - Municípios de Manga e Juvenilha - MG. 2013.

ODWYER, E. C. ; ARAUJO, E. C. ; RIBEIRO, E. D. ; KLEIN, Nathalia ; NICOLAU, O. S. ; SILOS, Saulo Ribeiro . Relatórios Antropológicos de Identificação dos Territórios das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Território de Maria Valentina, Santarém - PA. 2011.

ODWYER, E. C. ; ARAUJO, E. C. ; BARBOSA, N. O. ; SILOS, Saulo Ribeiro . Relatório Antropológico de Identificação Territorial da Comunidade Negra Rural do Cruzeirinho, Natividade - RJ. 2011.

COSTA, J. B. A. ; ARAUJO, E. C. ; DUARTE, A. A. P. ; LOPES, C. A. S. ; RODRIGUES, M. F. R. ; FONSECA, G. L. ; MAIA, K. C. ; SILVA, L. G. ; BARBOSA, N. O. ; MEIRA, T. A. V. . Relatório Antropológico Os Geraizeiros da Serra da Bocaina e suas relações com o Parque Estadual de Grão Mogol. 2006.

ODWYER, Eliane Cantarino ; ARAUJO, E. C. ; NICOLAU, O. S. ; RIBEIRO, E. D. ; KLEIN, Nathalia ; SILOS, Saulo Ribeiro . Relatório Antropológico de Identificação e Delimitação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Território Maria Valentina. 2011. (Relatório de pesquisa).

ODWYER, Eliane Cantarino ; ARAUJO, E. C. ; KLEIN, Nathalia . Relatório Antropológico de Identificação Territorial da Comunidade Negra Rural do Cruzeirinho. 2010. (Relatório de pesquisa).

Quilombo da Lapinha: cotidiano, sociabilidade e resistência. 2011. Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Identificação e Delimitação de Territórios de Comunidades de Quilombos do Rio de Janeiro e Oeste do Pará, Descrição: A reprodução de diferentes segmentos camponeses tem se constituído em tema obrigatório da agenda do poder, através do reconhecimento formal de suas identidades coletivas, de seus territórios efetivamente ocupados e das normas consuetudinárias que disciplinam o uso da terra e manejo dos recursos naturais. Verifica-se hoje que essas questões tem se conjugado com a importância crescente que vem adquirindo a identidade étnica, como fonte de ação política, sobrepondo-se à condição camponesa nos pleitos e reivindicações, constituindo-se numa das características dos "novos movimentos sociais". No caso brasileiro, através da categoria "remanescente de quilombo", tem-se um novo capítulo de afirmação étnica e de mobilização política de um destes mencionados segmentos camponeses que se referem as chamadas "terras de preto" e comunidades negras rurais.O uso difuso da categoria quilombo, ressemantizada e tornada fator de mobilização política, foi apontado em uma publicação da Associação Brasileira de Antropologia - ABA (1995) denominada Terra de Quilombos. Através de um Grupo de Trabalho da ABA constituído para refletir sobre a conceituação de terras de "remanescentes de quilombos" foi elaborado um documento sobre os novos significados que o termo tem assumido na literatura especializada e também para grupos, indivíduos e organizações. Contemporaneamente, portanto, "quilombo" não se refere a resíduos ou resquícios arqueológicos ou de comprovação biológica, passando o fator étnico a ganhar relevância se levarmos em conta o campo de discussão e ações sociais que a luta pela aplicação do dispositivo constitucional tem delineado.O objetivo deste projeto é debater essas questões relativas a afirmação étnica de um campesinato e sua emergência a partir de uma análise situacional das comunidades "remanescentes de quilombos" do alto rio Trombetas e Erepecuru, Estado do Pará, assim como de regiões de ocupação tradicional como o estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Cotta de Araujo - Integrante / Eliane Cantarino O'Dwyer - Coordenador / Nathalia Klein - Integrante / Omar Souza Nicolau - Integrante / Érick Delgado Ribeiro, - Integrante / Saulo Ribeiro Silos - Integrante.

  • 2009 - 2014

    Território, reconhecimento e fronteiras étnicas, No rio São Francisco e na várzea do Amazonas, Descrição: Nossa proposta de estudo tem como perspectiva apreender fronteira sociais e territoriais no contexto da luta por reconhecimento e regularização de territórios quilombolas na varzea do Amazonas, no Para e nas margens do São Francisco, em Minas Gerais. Contrapor diferenças e refletir sobre similaridades identificadas durante pesquisa etnográfica, a partir de uma abordagem centrada na produção etnicidade. Para tanto buscarei nas teorias da etnicidade, do campesinato e nos estudos sobre conflitos sociais referencias para dialogar com dados coligidos etnograficamente visando a descrição de práticas econômicas e culturais destes grupos e a compreensão das representações e significados produzidos nas suas ações sociais, que inclusive dão sustentação as suas reivindicações de reconhecimento territorial como comunidade remanescente de quilombo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Cotta de Araujo - Integrante / Eliane Cantarino O'Dwyer - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Opará: Cultura, Identidade, Territorialidade, Tradição, Modernidade em comunidades rurais e ribeirinhas no sertão roseano, Descrição: Elaboração de uma cartografia social das populações tradicionais situadas no médio São Francisco visando contribuir para sua desinvisibilização. Como segundo objetivo, imersão na vida social de oito comunidades cuja "etnicidade ecológica": vazanteiros, veredeiros, geraizeros, as diferenciam de outras populações, no intuito de apreender os processos sociais vividos na interface com grandes empreendimentos implantados a partir dos anos 1970 e unidades de conservação criadas após a década de 1990.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Cotta de Araujo - Coordenador / João Batista de Almeida Costa - Integrante / Camilo Antonio Silva Lopes - Integrante / Carlos Rodrigues Brandão - Integrante / Claudia Luz de Oliveira - Integrante / Isabel Cristina Barbosa de Brito - Integrante / Andrea Maria Narciso de Paula - Integrante / Joycelaine Aparecida OLiveira - Integrante / Rodrigo Helles dos Santos - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Projeto de Gestão Ambiental Rural Serra Geral, Descrição: Através deste projeto de gestão territorial buscou-se construir uma visão compartilhada e contextualizada da realidade territorial em questão, estabelecer canais de diálogo em torno de concepções existentes a cerca de desenvolvimento e gestão territorial e apontar indicativos para a construção de pactos sócio-políticos e institucionais que favoreçam a elaboração e implementação de planos de ação coerentes com a realidade encontrada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Cotta de Araujo - Coordenador / Solange Monteiro da Silva - Integrante / Carlos Alberto Dayrell - Integrante / João D'Angelis Silveira Filho - Integrante / Luciana Maria Monteiro Ribeiro - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Regularização Fundiária do Parque Estadual de Grão Mogol, Descrição: Realização de perícia antropológica para caracterização da população situada na área afetada pelo Parque Estadual de Grão Mogol com vistas a desafetação de área para manutenção de população tradicional residente em seu território tradicional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Cotta de Araujo - Integrante / João Batista de Almeida Costa - Coordenador / Amanda Aparecida Pereira Duarte - Integrante / Camilo Antonio Silva Lopes - Integrante.

  • 2005 - 2005

    Picus: Território Grande Sertão - Populações tradicionais, unidades de conservação e biodiversidade, Descrição: Projeto de pesquisa apresentado para ser fincanciado pelo FUNBIO a partir de consórcio de instituições localizadas no norte de Minas: Centro de Agricultura Alternativa, Cooperativa Grande Sertão, Universidade Estadual de Montes Claros e Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. O projeto teve por objetivo alavancar as populações tradicionais que vivem nas proximidades de unidades de conservação existente na região a partir da reafirmação de conhecedoras e da biodiversidade dos cerrados e da caatinga regional e, também, como mantenedores e preservadores das vegetações e solos em seus territórios. O projeto teve como escopo de atuação o Desenvolvimento Social em uma perspectiva territorial, considerando as territorialidades das populações tradicionais que secularmente se vinculam entre si para a manutenção de suas especificidades, as territorialidades das instituições de intervenção e pesquisa e a territorialidade da rede que se constituiu na articulação das territorialidades anteriores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Cotta de Araujo - Coordenador / Carlos Alberto Dayrell - Integrante / Luciana Maria Monteiro Ribeiro - Integrante / João Batista de Almeida Costa - Integrante.

  • 2000 - 2001

    Projeto Piloto de Gestão Participativa dos Recursos Hídricos e de Educação Ambiental na Sub-Bacia do Riachão, Descrição: A metodologia participativa utilizada permitiu alavancar um rico processo social, mobilizando um conjunto variado de atores: e criou condições para uma reflexão acerca das diferentes visões sobre essa realidade e dos desafios colocados para uma gestão democrática e sustentável dos seus recursos hídricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisa Cotta de Araujo - Coordenador / Rogeres de Jesus Maia Gusmão - Integrante / Solange Monteiro da Silva - Integrante / Carlos Alberto Dayrell - Integrante / João D'Angelis Silveira Filho - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental, Departamento de Ciências Sociais e Política da UNIMONTES. , Avenida Rui Braga, s/n - Prédio 01 - Sala 12, Vila Mauricéia, 39401089 - Montes Claros, MG - Brasil, Telefone: (38) 32298038

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador NIISA

    Outras informações:
    Colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA) coordenada por Romulo Soares Barbosa, desenvolvendo pesquisa e trabalhos de extensão junto a povos e comunidade tradicionais do norte de Minas que lutam por reconhecimento e regularização de terras tradicionalmente ocupadas, no diálogo com instituições como INCRA e Ministério Público.

  • 2007 - Atual

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador OPARÁ

    Outras informações:
    Colabarador junto ao Grupo Opará de Estudos e Pesquisa sobre Comunidades Tradicionais Ribeirinhas do rio São Francisco, coordenado por Carlos Brandão e Andréa Narciso

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador INCRA

    Outras informações:
    Elaboração de Relatórios Antropológicosdo quilombo da Lapinha, no município de Matias Cardos através de um termo de cooperação técnica INCRA/UNIMONTES e coordenado por João Batista Almeida Costa

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador Beira vida, Beira Rio

    Outras informações:
    Colaboradora do projeto de pesquisa: Beira vida, beira rio: cultura, cultura popular e patrimônio cultural no alto médio São Francisco coordenado por Carlos Rodrigues Brandão e Andréa M Narciso R de Paula

  • 2009 - 2011

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador etnocartografias

    Outras informações:
    Colaboradora junto ao projeto de pesquisa: ?Etno-cartografias? do São Francisco: modos culturais de vida cotidiana, culturas locais e patrimônios culturais em/de comunidades tradicionais no Norte de Minas Gerais coordenado por Carlos Rodrigues Brandão.

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPEMIG, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da UNIMONTES, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Povos negros vazanteiros e seus vínculos com a natureza: territorialidade encurralada" com apoio da FAPEMIG via fomento à pesquisa.

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Tropi Dry/PPGDS

    Outras informações:
    Bolsista do projeto Tropi Dry: Mata Secas, populações tradicionais e conflitos ambientais coordenado por Mario Marcos do Espírito Santo, desenvolvendo o projeto de pesquisa de mestrado "Povos negros vazanteiros e seus vínculos com a natureza: territorialidade encurralada" com apoio do Tropi Dry no custeio da pesquisa de campo.

  • 2006 - 2007

    Universidade Estadual de Montes Claros

    Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço IEF/FADENOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da UNIMONTES, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Os Geraizeiros da Serra da Bocaina e suas relações com o Parque Estadual de Grão Mogol" via cooperação técnica entre o Instituto Estadual de Floresta e a FADENOR

    Atividades

    • 01/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental - NIISA, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2007 - 03/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador grupo de pesquisa Baixo Amazonas

    Outras informações:
    Colaboradora junto ao projeto de pesquisa: Etnicidade, práticas culturais e formas de organização social em um contexto regional do baixo Amazona, coordenado por Eliane Cantarino O?Dwyer desenvolvendo pesquisa junto a populações ribeirinhas da várzea do Amazonas autoidentificada como Quilombola

  • 2009 - 2014

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/UFF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFF, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Território, reconhecimento e fronteiras étnicas, no rio São Francisco e na várzea do Amazonas" com apoio da CAPES via fomento à pesquisa

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador FEC/FORD/INCRA

    Outras informações:
    Colaboradora Projeto de Pesquisa: ?Identificação e delimitação das comunidades quilombolas de Santarém ? Oeste do Pará? coordenado pela professora Eliane Cantarino D?Owyer via convênio de cooperação técnica firmado entre a Fundação Euclides da Cunha e a Fundação Ford / INCRA Oeste do Pará.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador FEC/INCRA

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: ?Identificação e delimitação da comunidade quilombola Cruzeirinho de Natividade no estado do Rio de Janeiro? coordenado pela professora Eliane Cantarino D?Owyer e via convênio de cooperação técnica firmado entre a Fundação Euclides da Cunha e INCRA do Rio de Janeiro

    Atividades

    • 09/2009 - 04/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Antropologia - PPGA, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2010 - 12/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Euclides da Cunha, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2010 - 06/2010

      Estágios , Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, .,Estágio realizado, Estágio Docência junto ao Curso de Ciências Sociais - Disciplina Antropologia Brasileira.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador NAC/Imagens Humanas

    Outras informações:
    Colaboradora junto ao Núcleo de Agroecologia e Campesinato da UFVJM documentando grupos tradicionais autoidentificados como ?apanhadores de Flor? em suas lutas por reconhecimento e por território no contexto do Projeto ?Imagens Humanas?, na região de Diamantina-MG coordenado pelo fotografo João Ripper e vinculado a Escola de fotógrafos Populares da Maré-RJ.

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador GESTA, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaboradora junto ao Grupo de Estudos em Tamáticas Ambientais ? GESTA da UFMG, desenvolvendo pesquisa de campo junto a grupos tradicionais do município de Morro do Pilar no contexto do projeto "Efeitos da Nova Fronteira Extrativa sobre as Dinâmicas Territoriais?.

  • 2000 - 2006

    Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de projetos e estudos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação de Projetos, articulação e gestão institucional do CAA NM (ONG que trabalha junto a organizações camponesas e movimentos sociais do Norte de Minas Gerais). Realização de estudos e diagnósticos socioambientais junto a diferentes grupos sociais do norte de Minas.Acompanhamento de processos sociopolíticos protagonizados por comunidades tradicionais.Apoio ao processo de institucionalização da Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão e assessoria técnica a unidade de processamento de polpas de frutas congeladas. Participação em espaços de formulação e negociação de políticas públicas direcionadas à agricultura familiar e populações tradicionais.

    Atividades

    • 03/2001 - 05/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 05/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA NM, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 05/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA NM, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2005 - 12/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - FUNBIO, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 12/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, .,Linhas de pesquisa

  • 1990 - 2005

    Centro de Assessoria aos Movimentos Populares do Vale do Jequitinhonha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de projetos e estudos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Realização de estudos e assessoria a Sindicatos de Trabalhadores Rurais e movimentos sociais nas seguintes áreas: agroecologia, direitos humanos, conflitos ambientais, organização social, construções alternativas, manejo sustentável de plantas e animais.

  • 1999 - 1999

    Centro de Assessoria aos Movimentos Populares do Vale do Jequitinhonha

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Consultoria

    Outras informações:
    Consultoria à pesquisa "Gente e natureza" realizada junto a população atingida pela hidrelétrica de Irapé no Jequitinhonha - MG

    Atividades

    • 06/1991 - 05/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , CAMPO-VALE, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1991 - 12/1993

      Pesquisa e desenvolvimento , CAMPO-VALE, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1990 - 12/1993

      Pesquisa e desenvolvimento , CAMPO-VALE, .,Linhas de pesquisa

  • 1989 - 1989

    Centro de Agricultura Alternativa da Zona da Mata

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio

    Outras informações:
    O CTA-ZM é um ONG com atuação em agroecologia e desenvolvimento

    Atividades

    • 01/1989 - 07/1989

      Estágios , Centro de Agricultura Alternativa da Zona da Mata, .,Estágio realizado, Estágio em Agroecologia e desenvolvimento local.

  • 1989 - 1990

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de aperfeiçoamento CNPq, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsa de aperfeiçoamento junto ao projeto Melhoramento genético de curcubitáceas , coordenado pelo Prof. Vicente Wagner Dias Casali e financiado pelo CNPq