PAULA LAÍS ARAÚJO DE MEDEIROS

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, Graduada no Curso de Licenciatura em Teatro pela UFRN, Atriz-pesquisadora na Bololô Cia. Cênica (Natal/RN). Desenvolveu a pesquisa de Mestrado "Memórias de Quintal: A Arte do Encontro com a Criança Interior e os Afetos de Infância", partindo de alguns conceitos ou eixos-norteadores, como o teatro enquanto ?arte do encontro?, o arquétipo da criança associado ao estado de jogo proposto pelo espetáculo "Memórias de Quintal" e a imaginação como agente motivadora da reconstrução de memórias afetivas para os conteúdos das cenas. Os autores que mais colaboram com sua pesquisa são o encenador Jerzy Grotowski, os psicólogos Carl Gustav Jung e James Hillman, os filósofos Gaston Bachelard e Johan Huizinga, e o poeta Manoel de Barros.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes Cênicas

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Arte do Encontro com a Criança: Os desafios de construir um espetáculo teatral para o público infantil.,Orientador:
Robson Carlos Haderchpek.

Graduação em Licenciatura em Teatro

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Arte do Encontro: O processo de pesquisa, construção e apresentação do espetáculo SANTA CRUZ DO NÃO SEI sob a perspectiva de uma atriz.
Orientador: Robson Carlos Haderchpek
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

A invasão do espaço urbano. (Carga horária: 9h). , Fundação Cultural Capitania das Artes, FUNCARTE, Brasil.

2014 - 2014

Produção e gestão nos grupos de teatro. (Carga horária: 9h). , Fundação Cultural Capitania das Artes, FUNCARTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Teatral.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Atuação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mostra Local Palco Giratório - SESC.Retrato do Artista Quando Coisa. 2013. (Outra).

Moved Music Pedagogy.ABOIÁ. 2013. (Encontro).

Public theatre-performance "ABOIÁ".ABOIÁ. 2013. (Outra).

I SEMINÁRIO DE ARTE E CULTURA DA UFRN.Santa Cruz do Não Sei: Um processo criativo teatral e ritualístico. 2011. (Seminário).

XIX Semana de Humanidades.HISTÓRIA DE PESCADOR. 2011. (Seminário).

Mostra de Profissões.Mostra de Profissões. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

HADERCHPEK, R.; ALMEIDA,V.F.M.; LYRA, L. F. R. P.. Memorias de Quintal: A arte do Encontro com a Crianca Interior e os Afetos de Infancia. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

HADERCHPEK, R.; ALVES, T. A.; MACHADO, L. R.. A Arte do Encontro: O processo de pesquisa, construção e apresentação do espetáculo Santa Cruz do Não Sei sob a perspectiva de uma atriz.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teodora de Araújo Alves

Haderchpek, R. C.;ALVES, T. A.; Machado, L. R.. A arte do encontro: o processo de pesquisa, construção e apresentação do espetáculo Santa Cruz do Não Sei sob a perspectiva de uma atriz. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lara Rodrigues Machado

MACHADO, L.R.; ALVES, T. A.; HADERCHPEK, R. C.. A ARTE DO ENCONTRO: O PROCESSO DE PESQUISA , CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO SANTA CRUZ DO NÃO SEI SOB A PERSPECTIVA DE UMA ATRIZ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra

LYRA, Luciana F. R. P.; ALMEIDA, V. F. M.; HADERCHPEK, R. C.. Memórias de Quintal: A arte do Encontro com a Criança Interior e os Afetos de Infância. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

Memórias de Quintal: A Arte do Encontro com a Criança Interior e os Afetos de Infância; 2015; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robson Carlos Haderchpek;

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

A Arte do Encontro: O processo de pesquisa, construção e apresentação do espetáculo Santa Cruz do Não Sei sob a perspectiva de uma atriz; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Robson Carlos Haderchpek;

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

A Arte do Encontro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Robson Carlos Haderchpek;

ROBSON CARLOS HADERCHPEK

História de Pescador; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Teatro) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Robson Carlos Haderchpek;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEDEIROS, Paula L. A. de . Memórias de Quintal: A Arte do Encontro com a Criança Interior e os Afetos de Infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MEDEIROS, Paula L. A. de ; SOUZA, T. C. . Santa Cruz do Não Sei: Um processo criativo teatral e ritualístico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MEDEIROS, Paula L. A. de . História de Pescador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEDEIROS, Paula L. A. de . História de Pescador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAUJO, S. ; MEDEIROS, Paula L. A. de ; KALINE, L. ; MENEZES, L. . Mostra de Profissões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS, Paula L. A. de . A Arte do Encontro: O processo de pesquisa, construção e apresentação do espetáculo 'Santa Cruz do Não Sei' sob a perspectiva de uma atriz. 2012 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MEDEIROS, Paula L. A. de . Oficina de Teatro 'Jogo e Imaginação' para crianças e adolescentes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEDEIROS, Paula L. A. de . Oficina de Teatro 'Jogo e Imaginação' para crianças e adolescentes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES, L. ; MARQUES, Luiz Fernando ; MEDEIROS, Paula L. A. de . Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento no Projeto Jornada Cultural. 2015. Teatral.

MEDEIROS, Paula L. A. de ; DINIZ, Algoniz Alex Cordeiro ; ALBUQUERQUE, Lucília Raquel Guedes . Memórias de Quintal. 2015. Teatral.

BARBOSA Rafael ; LIMA Marcondes ; MEDEIROS, Paula L. A. de ; PONTES, C. . Margem Ribeira. 2014. Teatral.

MENEZES, L. ; MARQUES, Luiz Fernando ; MEDEIROS, Paula L. A. de . Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento. 2014. Teatral.

MENEZES, L. ; MEDEIROS, Paula L. A. de ; HADERCHPEK, R. C. ; DINIZ, Algoniz Alex Cordeiro ; ALBUQUERQUE, Lucília Raquel Guedes . ABOIÁ. 2013. Teatral.

MEDEIROS, Paula L. A. de ; DINIZ, Algoniz Alex Cordeiro ; MENEZES, L. ; JÚNIOR, Arlindo Bezerra da Silva ; BATISTA, Rodrigo da Silva . Retrato do Artista Quando Coisa. 2012. Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Memórias de Quintal: O arquétipo da criança como estado de jogo para o ator., Descrição: A pesquisa a nível de Mestrado tem o intuito de, a partir do processo criativo de um espetáculo cujo tema são as "memórias de quintal" dos próprios intérpretes, discutir acerca do arquétipo da criança como possibilidade de estado de jogo para o ator.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Paula Laís Araújo de Medeiros - Integrante / Robson Carlos Haderchpek - Coordenador / Lucília Raquel Guedes Albuquerque - Integrante / Algoniz Alex Cordeiro Diniz - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Myriam Muniz de Teatro - Montagem "TERRA", FUNARTE.

2011

Myriam Muniz de Teatro - Montagem "Retrato do Artista Quando Coisa", FUNARTE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Artes. , Avenida Senador Salgado Filho, 3000, Campus Universitário, Lagoa Nova, 59078970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153550, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    Bololô Cia. Cênica

    Vínculo: Associativo, Enquadramento Funcional: Atriz, Carga horária: 30

    Outras informações:
    A Bololô Cia. Cênica foi fundada em 2009 pelos atores Arlindo Bezerra, Luana Menezes, Paulinha Medeiros e Rodrigo Silbat. Hoje conta também com o ator e encenador Alex Cordeito na formação do coletivo. A Bololô é fruto da vontade maior e da necessidade de trabalhar com artes cênicas; sem rótulos e sem delimitações, ousando a intersecção entre as linguagens cênicas num bololô sem pretensão de títulos. Assim, cada projeto da Bololô Cia. Cênica é mais que um projeto de criação, mas também um projeto de pesquisa, em que os princípios do ator-criador e do teatro de grupo permeiam o percurso criativo da companhia. Em 2010, aprova o projeto Avental Todo Sujo de Ovo no edital BNB de Cultura, parceria BNDES, estreando seu primeiro espetáculo Todo Avental em 2011, baseado na peça de Marcos Barbosa, dirigido por Alex Cordeiro e com consultoria de direção de Fernando Yamamoto. (logo BNDES e BANCO DO NORDESTE) Em 2010, participa do projeto de esquetes SESI Arte Empresa.(LOGO SESI) Em 2011, aprova o espetáculo Todo Avental no edital de ocupação Cena Aberta, da Casa da Ribeira, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. (logo CENA ABERTA e CASA DA RIBEIRA) Em 2011, participa do Projeto Barracantes, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, patrocinado pela Petrobrás. (Logo CLOWNS) Em 2011, é contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE, que culminou na montagem do espetáculo Retrato do Artista Quando Coisa, inspirado pela obra de Manoel de Barros e dirigido pela Luna Lunera Cia. de Teatro, de Belo Horizonte ? MG. O espetáculo estreou em dezembro de 2012. (logo FUNARTE) Em 2012, aprova o espetáculo Todo Avental no edital de ocupação Cena Aberta Nordeste, da Casa da Ribeira, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. (logo C A NORDESTE e CASA DA RIBEIRA) Em 2012, é convidada pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare a participar do Projeto Jovens Escribas em Cena, patrocinado pela Petrobrás, que culmina na construção e apres