Celbi Vagner Melo Pegoraro

Pesquisador de Comunicação e Cultura, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente faz estágio de pós-doutoramento na FFLCH-USP com bolsa PNPD-CAPES. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP (2007) e pós-graduado (Especialização) em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010). Ingressou em 2011 no programa de mestrado em Ciências da Comunicação na ECA/USP sob orientação do prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, tendo sido promovido ao doutoramento direto em 2012. A pesquisa foi contemplada com bolsas da FAPESP em ambos os níveis. Sou o fundador e editor do website Animation Animagic, pioneiro em notícias e informações do cinema de animação no Brasil. Repórter freelancer da Editora Abril (núcleo Abril Jovem e editor na revista Contigo) com passagem em comunicação corporativa (Universidade Anhembi Morumbi). Possuo experiência com monitoria e revisão de trabalhos acadêmicos (ABNT), especificamente na área da Comunicação. Fui docente estagiário na ECA/USP em 2013, auxiliando na elaboração das aulas e supervisão de seminários. Já fui convidado a ministrar palestras e aulas especiais (USP, Mackenzie e Faculdades Integradas Rio Branco) e participei como membro de bancas de TCC. Sou membro atuante dos grupos de pesquisa inscritos no CNPQ "Observatório de Histórias em Quadrinhos" desde 2007 e "Cidade do Conhecimento" desde 2018 (ambos na USP) . Estou em negociação para a publicação de dois livros desdobrando conteúdos resultantes da tese de doutorado. Atualmente possuo duas pesquisas em desenvolvimento: "Quando Walt Disney esteve no Brasil" (concluindo livro sobre a viagem de Walt Disney ao Brasil em 1941 durante a II Guerra Mundial, com extensa pesquisa sobre a imprensa na época e documentos sobre a Propaganda na Política de Boa Vizinhança promovida pelos EUA); e o projeto de pós-doutoramento "Guerras Culturais: Um Estudo de Jornalismo, Política e Revolução Digital" envolvendo temas como fake news, pós-verdade e ética jornalística. Áreas de interesse incluem Política e Relações Internacionais, Jornalismo Cultural, Crítica da Mídia, Jornalismo e Entretenimento, Mídias Sociais, Teorias e Práticas do Jornalismo, Cinema e História da Animação e Quadrinhos, Televisão, Comunicação e Pesquisa Científica.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

2011 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Início do Século XXI
Orientador: Prof. Dr. Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: animação; cinema; Comunicação; História dos Quadrinhos Disney; indústria do cinema; produção cultural.

Especialização em Política e Relações Internacionais

2008 - 2010

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Título: Pragmatismo e Retórica na Política Externa Brasileira do Governo Lula
Orientador: Prof. Dr. Moisés da Silva Marques

Graduação em Comunicação Social

2003 - 2007

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: Disney no Brasil: Produção Editorial e Comunicacional entre as décadas de 1940 e 1960 (livro reportagem: Disney no Brasil - Como Tudo Começou)
Orientador: Prof. Dr. Fernando de Jesus Giraldo Salinas
Bolsista do(a): Mackenzie, IPM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Atitude e Ideologias Políticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Francês. (Carga horária: 60h). , CAVC Idiomas, CAVC, Brasil.

1998 - 1998

Gestão de Vendas e Turismo - Disney. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEGORARO, C. V. M. . Membro da Comissão Executiva da VI Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2019. (Congresso).

PEGORARO, C. V. M. . Membro da Comissão Executiva da V Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2018. (Congresso).

PEGORARO, C. V. M. . Membro da Comissão Executiva da IV Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Era uma vez na América: Narrativa da Nação na versão Disney. 2019. (Congresso).

IAMCR 2019 Madrid - International Association For Media And Communication Research. Cultural Wars and Comics: A Typification of Social Media Debates. 2019. (Congresso).

SP PLAY WEEK.Guerras Culturais e o Jogo da Informação. 2019. (Encontro).

VI FAEL - Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos. Guerras culturais e a proposta de um game sobre busca por conhecimento e checagem de informação. 2019. (Congresso).

5as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. As Coreias nos Quadrinhos: Representações dos países no olhar do Ocidente. 2018. (Congresso).

V FAEL - Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos. 2018. (Congresso).

VI Festival Games for Change América Latina - Conflitos Globais, Jornalismos Locais Fronteiras e Desafios na Geopolítica da Opinião Pública.A notícia que virou jogo e a memória social: memes, games, séries, reality shows e ícones da disputa entre narrativas nas redes sociais. 2018. (Encontro).

4as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Debatendo Quadrinhos nas Mídias Sociais: Crítica e Polarização no Engajamento Digital. 2017. (Congresso).

IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Walt Disney no Brasil - Fatos e Propaganda na imprensa brasileira em 1941. 2017. (Encontro).

XI Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR.Abordagens para o estudo da História e Crítica do cinema de animação: a inovação, a indústria e a criação na produção dos estúdios Disney. 2017. (Encontro).

3as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Don Rosa: Conceituação e Problemáticas na Evolução das Histórias em Quadrinhos Disney. 2015. (Congresso).

XIV Congresso Iberoamericano de Comunicação IBERCOM 2015. EPIC MICKEY: Do cinema mudo à convergência de Culturas. 2015. (Congresso).

V Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Início do Século XXI. 2014. (Encontro).

2as Jornadas Internacionas de Histórias em Quadrinhos. Produção Cultural nos Quadrinhos Disney: Desafios em um Mercado Globalizado. 2013. (Congresso).

IV Jornada Acadêmica Discente.Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Início do Século XXI. 2013. (Encontro).

III Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Início do Século XXI. 2012. (Encontro).

1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Inducks e Créditos nos Quadrinhos Disney Brasileiros. 2011. (Congresso).

1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Diálogos entre Linguagens na Produção de Quadrinhos Disney. 2011. (Congresso).

Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos.Inducks e créditos nos quadrinhos Disney brasileiros. 2011. (Encontro).

Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos.Diálogos entre linguagens na produção de quadrinhos Disney. 2011. (Encontro).

II Jornada Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação.Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Século XXI. 2011. (Encontro).

Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.Disney no Brasil: Produção Editorial e Comunicacional entre as décadas de 1940 e 1960 (livro reportagem) - apresentação feita em 29/08/2008 na ECA/USP (20h às 22h). 2008. (Encontro).

Colóquio Científico do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP (ouvinte desde abril de 2008). 2008. (Encontro).

XIX Seminário de Pesquisa. 2008. (Encontro).

Núcleo de Pesquisa de História em Quadrinhos da ECA-USP (ouvinte desde novembro de 2007). 2007. (Encontro).

I Encontro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Tema:.Análise sobre o livro "Filme" de Lilian Ross (seminário parte da disciplina "Criação do Texto Jornalístico III - Jornalismo Literário"). 2006. (Simpósio).

II Jornada de Iniciação Científica.A comunicação e as transformações do espaço-tempo: uma análise da aceleração do cinema de animação. 2006. (Simpósio).

Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Literário - Centro de Comunicação e Letras - Mackenzie. 2006. (Encontro).

VI Semana de Jornalismo - Mackenzie. 2005. (Simpósio).

V Semana de Jornalismo - Mackenzie. 2004. (Simpósio).

IV Semana de Jornalismo - Mackenzie. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luís Moutinho Nunes Viviani

VERGUEIRO, W. C. S.;PEGORARO, C. V. M.; ALMEIDA, M. A.. O renascimento do herói em "A Queda de Murdock". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcela Bonazzi e Marcela De Mingo

PEGORARO, C. V. M.; PAIERO, D.; MORAES, F.. Earning my Ears - Um Guia para Estudantes que vão trabalhar na Disney. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Bruno Evangelista, Diego Estrella e Leonardo Costa

PEGORARO, C. V. M.. Um Brasil mais Animado - Criação de um documentário sobre os profissionais brasileiros ligados à animação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

WALDENYR CALDAS

CALDAS, W.. Interfaces Sociais da Comunicação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes.

SONIA MARIA BIBE LUYTEN

Vergueiro, WCS;LUYTEN, S. M. B.; CALDAS, W.; SCHWARTZ, G.; SANTOS, R. E.. Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Roberto Elísio dos Santos

SANTOS, R. E.VERGUEIRO, W. C. S.; LUYTEN, Sonia Bibe; Caldas, Waldenyr; SCHWARTZ, G.. Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

VERGUEIRO, W. C. S.SANTOS, R. E.; CALDAS, W.; LUYTEN, Sonia Maria Bibe; SCHWARTS, G.. Animação e quadrinhos Disney: Produção cultural no início do século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

VERGUEIRO, W. C. S.; CALDAS, W.;SANTOS, R. E.. Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXI. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

VERGUEIRO, W. C. S.SANTOS, Roberto Elísio dos; CALDAS, W.. Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXI. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro

Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no século XXI; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Waldomiro de Castro Santos Vergueiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEGORARO, CELBI VAGNER MELO . As duas Coreias nos Quadrinhos: representação dos países no olhar do Ocidente. FRONTEIRAS: REVISTA DE HISTÓRIA , v. 21, p. 52-70, 2018.

  • 2017 PEGORARO, C. V. M. . Quadrinhos Acadêmicos: Congresso internacional reúne especialistas de Histórias em Quadrinhos na USP. CONHECIMENTO PRÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA , v. 1, p. 38-47, 2017.

  • 2016 PEGORARO, C. V. M. . Don Rosa: Conceituação e Problemáticas na Evolução das Histórias em Quadrinhos Disney. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos , v. 5, p. 40-54, 2016.

  • 2013 PEGORARO, C. V. M. . A Evolução da Grafipar e os Quadrinhos Eróticos. Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos , v. 2, p. 107-110, 2013.

  • 2013 PEGORARO, C. V. M. . História e cultura brasileira: a consolidação das Histórias emQuadrinhos nos estudos daComunicação. Intercom (São Paulo. Online) , v. 36, p. 353, 2013.

  • 2013 PEGORARO, C. V. M. . A Consolidação das Histórias em Quadrinhos nos Estudos da Comunicação. Revista Comunicação Midiática (Online) , v. 8, p. 295-299, 2013.

  • 2012 PEGORARO, C. V. M. . Fantasia e uma Nova Dimensão Sonora: convergência de linguagens musical, artística e cinematográfica. Revista Anagrama (USP) , v. 5, p. 1-14, 2012.

  • 2012 PEGORARO, C. V. M. . A Imperfeição Jornalística: A visão humanista de uma profissão em Transformação. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC) , v. 9, p. 571-573, 2012.

  • 2012 PEGORARO, C. V. M. . O Cinema de Animação: Uma nova fronteira nos estudos da comunicação. Revista Eco-Pós (Online) , v. 15, p. 147, 2012.

  • 2012 PEGORARO, C. V. M. . A Fabricação de Valor no Imaginário: Problemáticas no deslocamento da imagem da produção Disney. Estudos em Comunicacao , v. 1, p. 228, 2012.

  • 2011 PEGORARO, C. V. M. . Comunicação e Velocidade: Uma análise da aceleração no cinema de animação. Lumina (UFJF. Online) , v. 5, p. 1-15, 2011.

  • PEGORARO, C. V. M. ; VENTURA, F. P. . Inducks e créditos nos quadrinhos Disney brasileiros. In: Waldomiro Vergueiro; Paulo Ramos; Nobu Chinen. (Org.). Intersecções Acadêmicas ? Panorama 1ª Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 1ed.São Paulo: Criativo, 2013, v. 1, p. 170-181.

  • PEGORARO, C. V. M. . Floyd Norman by Celbi Pegoraro. In: Didier Ghez. (Org.). Walt´s People - Talking Disney with the Artists who knew Him. 1ed.Philadelphia: Xlibris, 2007, v. 4, p. 260-286.

  • PEGORARO, C. V. M. . Floyd Norman by Celbi Pegoraro. In: Didier Ghez. (Org.). Walt´s People - Talking Disney with the Artists who knew Him. 1ed.Philadelphia: Xlibris, 2006, v. 3, p. 211-237.

  • PEGORARO, C. V. M. . Grandes Empreendimentos. Tio Patinhas 50 anos da revista volume 2, São Paulo, p. 6 - 9, 20 dez. 2013.

  • PEGORARO, C. V. M. . 50 anos em revista: A trajetória no Brasil do gibi do pato mais rico do mundo. Tio Patinhas 50 anos da revista volume 1, São Paulo, , v. 1, p. 6 - 9, 20 nov. 2013.

  • PEGORARO, C. V. M. . A Criação do Zé Carioca. Zé Carioca 70 anos, São Paulo, p. 1 - 4, 01 dez. 2012.

  • PEGORARO, C. V. M. . Um novo ciclo se inicia (editorial). Narrativa, Sâo Paulo, p. 3 - 3, 15 nov. 2007.

  • PEGORARO, C. V. M. . A transformação do telejornalismo - Notícias e Variedades são as bases dos novos programas da TV. Diretriz, Sâo Paulo, p. 20 - 21, 15 nov. 2005.

  • PEGORARO, C. V. M. . 30 Anos sem Herzog - Jornalistas relatam experiências da época da Ditadura. Diretriz, Sâo Paulo, p. 12 - 12, 01 set. 2005.

  • PEGORARO, C. V. M. . A Kombi do Heródoto - Em entrevista exclusiva ao Diretriz, jornalista opina sobre cobertura política. Diretriz, Sâo Paulo, p. 6 - 6, 28 mar. 2005.

  • PEGORARO, C. V. M. . Abordagens para o Estudo da História e Crítica do Cinema de Animação: A Inovação, a Indústria e a Criação na produção dos Estúdios Disney. In: 11º Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR, 2017, São Paulo. 11º Encontro Nacional de História da Mídia - Manipulações midiáticas em perspectiva histórica, 2017.

  • PEGORARO, C. V. M. . Debatendo Quadrinhos nas Mídias Sociais: Crítica e Polarização no Engajamento Digital. In: 4as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2017, São Paulo. Anais Eletrônicos das 4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. São Paulo, 2017.

  • PEGORARO, C. V. M. . Walt Disney no Brasil ? Fatos e Propaganda na Imprensa Brasileira em 1941. In: IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2017, São Paulo. Anais do IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos. São Paulo, 2017. v. 3. p. 1-332.

  • PEGORARO, C. V. M. . Produção Cultural nos Quadrinhos Disney: Desafios em um Mercado Globalizado. In: 2as Jornadas Internacionas de Histórias em Quadrinhos, 2013, São Pauo. 2as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2013.

  • PEGORARO, C. V. M. . Don Rosa: Conceituação e Problemáticas na Evolução das Histórias em Quadrinhos Disney. In: 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Observatório de História em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paul, 2015. p. 141-141.

  • PEGORARO, C. V. M. . Epic Mickey - Do Cinema Mudo à Convergência De Culturas. In: XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2015, 2015, São Paulo. Caderno de Resumos - Ibercom 2015. São Paulo: Assibercom, 2015.

  • PEGORARO, C. V. M. ; VENTURA, F. P. . Inducks e Créditos nos Quadrinhos Disney Brasileiros. In: 1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011, São Paulo. 1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011.

  • PEGORARO, C. V. M. . Diálogos entre Linguagens na Produção de Quadrinhos Disney. In: 1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011, São Paulo. 1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011.

  • PEGORARO, C. V. M. . Animação e quadrinhos Disney: produção cultural no início do século XXI. In: II Jornada Discente do PPGCOM-USP, 2011, São Paulo. II Jornada Discente do PPGCOM-USP (Caderno de Resumos). São Paulo: PPGCOM/ECA-USP, 2011. v. 1. p. 1-205.

  • PEGORARO, C. V. M. . A Fábrica de Magia: o Império Disney. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEGORARO, C. V. M. . Guerras Culturais e o Jogo da Informação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEGORARO, C. V. M. . Cultural Wars and Comics: A Typification of Social Media Debates. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Guerras culturais e a proposta de um game sobre busca por conhecimento e checagem de informação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Animação Disney: Panorama da Tecnologia, Consumo e Produção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEGORARO, C. V. M. . A notícia que virou jogo e a memória social: memes, games, séries, reality shows e ícones da disputa entre narrativas nas redes sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEGORARO, C. V. M. . As Coreias nos Quadrinhos: Representações dos países no olhar do Ocidente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Animação Disney: Evolução Tecnológica e Panorama da Produção Contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEGORARO, C. V. M. . Walt Disney no Brasil - Fatos e Propaganda na imprensa brasileira em 1941. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . 4as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Don Rosa: Conceituação e Problemáticas na Evolução das Histórias em Quadrinhos Disney. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Epic Mickey - Do Cinema Mudo à Convergência De Culturas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . PRODUÇÃO CULTURAL NOS QUADRINHOS DISNEY: DESAFIOS EM UM MERCADO GLOBALIZADO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEGORARO, C. V. M. . Indústria dos Quadrinhos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEGORARO, C. V. M. . Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no início do século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Início do Século XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . 'The Comic Book Industry' - capítulo do livro 'The Power of Comics: history, form and culture' de Randy Duncan. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . 'Why does Chris Ware Hate Fun?' - capitulo do livro 'Reading Comics: how graphic novels work and what they mean' de Douglas Wolk. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Diálogos entre linguagens na produção de quadrinhos Disney. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. ; VENTURA, F. P. . Inducks e créditos nos quadrinhos Disney brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Século XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Disney no Brasil: Produção Editorial e Comunicacional entre as décadas de 1940 e 1960 (livro reportagem). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEGORARO, C. V. M. . A Comunicação e as transformações do espaço-tempo: uma análise da aceleração do cinema de animação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEGORARO, C. V. M. . Walt Disney - um século de Sonho. São Paulo: Senac, 2000 (colaborador (pesquisa)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEGORARO, C. V. M. . Podcast Animasom 01 - Disney+ e serviços streaming. 2020.

PEGORARO, C. V. M. . Podcast Papo Animado - Tarzan. 2019.

PEGORARO, C. V. M. . O herói nos tempos de Ultimato: Quem são os nossos heróis, e como nos relacionamos e somos representados por eles?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

PEGORARO, C. V. M. . Disney+: o que nos espera?. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEGORARO, C. V. M. . Podcast Papo Animado - Brad Bird e O Gigante de Ferro. 2019.

PEGORARO, C. V. M. . Bastidores do rádio. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).

PEGORARO, C. V. M. . CAPES pós-doutorado - Relatório Científico 1. 2019. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . FAPESP doutorado - Relatório Científico 4 - Final. 2016. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . FAPESP doutorado - Relatório Científico 2. 2015. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . FAPESP doutorado - Relatório Científico 3. 2015. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . FAPESP doutorado - Relatório Científico 1. 2014. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . FAPESP mestrado - Relatório Científico 3. 2013. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . FAPESP mestrado - Relatório Científico 2. 2013. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . FAPESP mestrado - Relatório Científico 1. 2012. (Relatório de pesquisa).

PEGORARO, C. V. M. . Revista Mundo Disney. 2006. (edição e redação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Guerras Culturais - Um Estudo de Jornalismo, Política e Revolução Digital, Descrição: Esta pesquisa de pós-doutorado propõe analisar o jornalismo e a política do ponto de vista das chamadas Guerras Culturais, intenso confronto de ideias que encontrou inicialmente seu ambiente mais extremo no espaço virtual. Embora o senso comum afirme que vivemos na era da Pós-Verdade, a questão da manipulação das informações é antiga e ganhou potência recente devido as novas ferramentas de comunicação como as mídias sociais. As fontes produtoras de notícias não são mais somente as tradicionais empresas jornalísticas, mas as corporações de tecnologia, as produtoras independentes e militantes, influenciadores digitais e atores políticos, alguns com intenção de desinformar ou confundir leitores. O usuário, por sua vez, encontra os poderosos algoritmos que lhes apresentam as informações de acordo com o seu mundo preconcebido. As constantes crises de ordem econômica e as incertezas do mundo resultaram em conflitos entre grupos progressistas e conservadores. Os progressistas lutam por maior inclusão e presença das minorias nos espaços de poder. Os conservadores defendem valores tradicionais e morais, criticam o politicamente correto e preservam a narrativa histórica consagrada. Contra os extremistas que costumam polarizar as discussões, o jornalismo enfrenta descrédito, crise no modelo empresarial, precarização e problemas na formação de profissionais que atuam enfrentando a situação. Pretende-se analisar as questões referentes a apuração, ética e repercussão crítica no jornalismo. A partir de análises comparativas de coberturas jornalísticas, buscamos relacionar os impactos da política e da revolução digital para compreender as causas e efeitos das Guerras Culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Celbi Vagner Melo Pegoraro - Coordenador.

  • 2011 - 2016

    Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Início do Século XXI, Descrição: Analisa as influências e as transformações promovidas pelas produções cinematográficas Disney, a partir das mudanças da estrutura corporativa, resultando numa descentralização do processo de produção e a criação de uma nova dinâmica na indústria cultural. Para seu desenvolvimento, utilizou-se o método funcionalista com pesquisa bibliográfica e visita técnica de campo. Com um viés tecnológico, a pesquisa transdisciplinar teve como objetivos analisar o atual processo de produção nas histórias em quadrinhos e animação Disney, com ênfase a partir da década de 1990. O trabalho baseia-se em duas hipóteses: 1) a produção cultural Disney passa por um momento de transição criativa, levando em consideração que o processo é cíclico quando compreendemos o processo histórico Disney e a expansão do universo de personagens; 2) em segundo plano, lançamentos da indústria cultural no início desta década apontam para uma nova dinâmica na produção. Há uma sinergia econômica, tecnológica e cultural na construção do universo Disney, em que as histórias em quadrinhos se colocam em posição privilegiada como matéria-prima em relação as produções audiovisuais. A tese é iniciada com um panorama histórico de diversas perspectivas sobre a produção Disney discutidas por autores como Adorno, Benjamin, Dorfman, Mattelart, Eco, Baudrillard, Swingewood e Watts. A pesquisa apresenta as origens e convergências dos quadrinhos e animação Disney, seguido de um levantamento de dados de produção histórica. Há uma discussão sobre o que é arte na indústria cultural no contexto da inovação e sua relação com os estúdios de Hollywood. Para compreender a dinâmica dos universos expandidos, analisamos os quadrinhos de Don Rosa e Casty. Duas gestões da Disney (Michael Eisner e Bob Iger) são analisadas em suas diferentes filosofias e estratégias de produção. A análise comprovou a existência do que chamamos de saturação e estagnação da produção do estúdio durante os períodos de transição ocorridos entre os anos 1990 e 2010, e o resultante efeito de ?meltdown? (colapso) do mercado dos produtores culturais. Na década de 2010, os efeitos da cultura digital e da cultura de fã foram fundamentais para compreender os fenômenos culturais dos super-herois da Marvel e da saga Star Wars. Constatou-se que o storytelling transmídia e os universos expandidos tornaram-se fundamentais para o negócio do entretenimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Celbi Vagner Melo Pegoraro - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Pragmatismo e Retórica na Política Externa Brasileira do Governo Lula, Descrição: Nos últimos 8 anos, o Brasil ganhou importante poder político e econômico na América Latina e se tornou um ator importante nas relações internacionais. A política externa geralmente se baseia nos princípios do multilateralismo, da resolução pacífica de controvérsias, e da não-intervenção nos assuntos de outros países. A política externa do Brasil reflete seu papel como potência regional e como emergente potência mundial, planejada para proteger os interesses nacionais do país, metas ideológicas, prosperidade econômica e segurança nacional. Sob a presidência de Lula da SIlva (2002-2010), a política externa do Brasil focou na busca por maior equilíbrio e diminuição do unilateralismo, ampliação das relações bilaterais e multilaterais tendo em vista o aumento do peso do Brasil nas negociações políticas e econômicas em um nível internacional, e incluído a ênfase na coordenação política com os países em desenvolvimento e emergentes. Todas as ações da política externa brasileira combinaram pragmatismo e retórica com relativo sucesso. Trabalho de Conclusão no curso de Especialização em Política e Relações Internacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Celbi Vagner Melo Pegoraro - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    A comunicação e as transformações do espaço-tempo: uma análise da aceleração do cinema de animação, Descrição: Projeto de pesquisa de Iniciação Científica desenvolvido entre agosto de 2005 e junho de 2006 sob a orientação do Profº Ms. André Cioli Taborda Santoro. A pesquisa visa estudar os processos de aceleração na comunicação através dos filmes de animação e suas conseqüências culturais e sociais. Com a evolução da tecnologia nas últimas décadas, o público passou a ter mais opções de entretenimento. Esta mesma tecnologia desencadeou uma mudança no modo de recepção da informação. Na primeira parte desta pesquisa, veremos como esse problema foi visto a partir dos estudos da Escola de Frankfurt. Na segunda parte, o foco é o estudo sobre o conceito de aceleração na mídia - com base nos estudos de Paul Virilio e conceitos da Semiótica da Cultura (russa). Na última parte, veremos a análise de três temas-chave escolhidos para esta pesquisa: a iconofagia e o problemas das fórmulas no cinema:o excesso das falas deixando a imagem de lado, e o "caos" da técnica com a transição da animação tradicional (feita a mão) para o digital. A pesquisa pretende estudar os principais pontos dessa mudança na comunicação, também usando como base o papel da imprensa na última década.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Celbi Vagner Melo Pegoraro - Coordenador., Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pesquisador de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    GUERRAS CULTURAIS Um Estudo de Jornalismo, Política e Revolução Digital Esta pesquisa propõe analisar o jornalismo e a política do ponto de vista das chamadas ?Guerras Culturais?, intenso confronto de ideias que encontrou inicialmente seu ambiente mais extremo no espaço virtual. Embora o senso comum afirme que vivemos na era da Pós-Verdade, a questão da manipulação das informações é antiga e ganhou potência recente devido as novas ferramentas de comunicação como as mídias sociais. As fontes produtoras de notícias não são mais somente as tradicionais empresas jornalísticas, mas as corporações de tecnologia, as produtoras independentes e militantes, influenciadores digitais e atores políticos, alguns com intenção de desinformar ou confundir leitores. O usuário, por sua vez, encontra os poderosos algoritmos que lhes apresentam as informações de acordo com o seu mundo preconcebido. As constantes crises de ordem econômica e as incertezas do mundo resultaram em conflitos entre grupos progressistas e conservadores. Os progressistas lutam por maior inclusão e presença das minorias nos espaços de poder. Os conservadores defendem valores tradicionais e morais, criticam o politicamente correto e preservam a narrativa histórica consagrada. Contra os extremistas que costumam polarizar as discussões, o jornalismo enfrenta descrédito, crise no modelo empresarial, precarização e problemas na formação de profissionais que atuam enfrentando a situação. Pretende-se analisar as questões referentes a apuração, ética e repercussão crítica no jornalismo. A partir de análises comparativas de coberturas jornalísticas, buscamos relacionar os impactos da política e da revolução digital para compreender as causas e efeitos das Guerras Culturais.

  • 2018 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Membro do grupo de pesquisa "Cidade do Conhecimento" sob coordenação do prof. Dr. Gilson Schwartz, participando em suas reuniões e seminários doutorais quinzenais ou mensais realizadas na ECA, onde apresenta comunicações relacionadas ao tema Guerras Culturais, Comunicação e Cultura, e auxiliando colegas mestrandos e doutorandos. Como parte dos eventos promovidos pelo grupo, foi palestrante convidado da IV Games for Change (2018) na PUC-SP e da SP Play Week (2019) na USP.

  • 2007 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Membro do grupo de pesquisa "Observatório de Histórias em Quadrinhos", participando em suas reuniões mensais realizadas na ECA, onde apresentou comunicações de trabalhos publicados e análises de capítulos de livros acadêmicos sobre o tema. Em seu início o grupo era conhecido como "Núcleo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos". O grupo possui a coordenação dos Dr. Waldomiro de Castro Santos Vergueiro (USP) e Dr. Roberto Elísio dos Santos (USCS).

  • 2012 - 2016

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado/Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), desenvolvendo o projeto "Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Século XXI" sob orientação do Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, usufruindo bolsa de pesquisa como aluno regular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - processo nº 2013/04103-9. Trata-se de um doutorado direto iniciado conforme indicação em exame de qualificação realizado em 21/09/2012 e aprovado pela Comissão de Pós-Graduação da ECA/USP em 11/12/2012. A tese foi defendida e aprovada em 15/04/2016 por banca de avaliação formada por : Dr. Waldomiro de Castro Santos Vergueiro (orientador), Dr. Waldenyr Caldas (ECA/USP), Dr. Gilson Schwartz (ECA/USP), Dr. Roberto Elísio dos Santos (USCS) e Dra. Sonia Maria Bibe Luyten (Unisantos).

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor/Estágio em Docência, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Etapa de Preparação Pedagógica - participou do ciclo de conferências realizados entre 6 e 15 de fevereiro de 2013. Este etapa foi pré-requisito para o estágio supervisionado. Participou da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino junto à disciplina CJE0539 "Editoração em Histórias em Quadrinhos", ministrada a alunos de graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2º semestre de 2013). O trabalho envolveu ministrar duas aulas, supervisionar ao longo do semestre as atividades de seminários, preparo de material didático, discussões de ementa e orientação de alunos.

  • 2011 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado/Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), desenvolvendo o projeto "Animação e Quadrinhos Disney: Produção Cultural no Século XXI" sob orientação do Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, usufruindo bolsa de pesquisa como aluno regular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - processo nº 2011/05565-0. Foi promovido ao doutoramento direto em exame de qualificação realizado em 21/09/2012 e aprovado pela Comissão de Pós-Graduação da ECA/USP em 11/12/2012. Banca de avaliação formada por: Dr. Waldomiro de Castro Santos Vergueiro (orientador), Dr. Waldenyr Caldas (ECA/USP) e Dr. Roberto Elísio dos Santos (USCS).

  • 2001 - Atual

    Animation Animagic

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Livre (fundador), Carga horária: 6

    Outras informações:
    Website jornalístico Animation Animagic, o primeiro veículo jornalístico online brasileiro dedicado exclusivamente ao cinema de animação. Foi aberto em fevereiro de 2001 e desde então concentra artigos e matérias jornalísticas atraindo um público específico que procura um ângulo mais crítico sobre o tema. Funcionou de modo contínuo entre 2001 e 2011 atraindo milhões de leitores. Com novo projeto editorial o website será relançado em meados de 2017. http://www.animation-animagic.com

  • 2012 - 2013

    Editora Abril S/A

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Jornalista free-lancer, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Colaborador em artigos especiais publicados em revistas em quadrinhos da Abril Jovem. Ex: "Zé Carioca 70 anos" (artigo sobre as origens do personagem e a viagem de Walt Disney ao Brasil em 1941) e "Tio Patinhas - 50 anos" (a personalidade do Tio Patinhas e o american way of life).

  • 2009 - 2010

    Editora Abril S/A

    Vínculo: Jornalista free-lancer, Enquadramento Funcional: Repórter/Editor, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Editor da Revista Contigo (edição, revisão, auxílio na apuração e assistência na escolha de fotos e diagramação de páginas).

  • 2009 - 2009

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Jornalista free-lancer, Enquadramento Funcional: Repórter/Fotógrafo, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Repórter free-lancer (texto e fotografia) para o portal da Universidade Anhembi-Morumbi. Cobrindo pautas diversas para as diferentes unidades acadêmicas. Em destaque: lançamento do curso de pós-graduação em gestão esportiva com a presença do ex-nadador Ricardo Prado e a ex-jogadora de basquete "Magic Paula". Palestra com o executivo Christiam Grass e o comércio da aviação civil e Forças Armadas da EADS com o Brasil. Palestra sobre a Petrobrás e a CEMIG com os executivos Paulo Campos e Antônio Carlos Vélez. Evento: 9ª Feira da Saúde no Pateo do Collegio.

  • 2005 - 2006

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica

    Outras informações:
    Aluno do curso de Comunicação Social - Jornalismo desenvolvendo projeto de Iniciação Científica sob a orientação do Profº Ms. André Cioli Taborda Santoro. Projeto: A comunicação e as transformações do espaço-tempo: uma análise da aceleração do cinema de animação Bolsista Pibic/Mackenzie