Maria da Glória Guimarães Correia

Graduação em Engenharia Civil pela Federação das Escolas Superiores do Maranhão (1980); Licenciatura em História pela Universidade Federal do Maranhão (1985); Maîtrise em História e Diplôme d'Études Approfondies em Langues, Littératures e Civilisations de Pays d'Expression Espagnole pela Universidade de Paris VIII (1989); Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998); Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: relação de gênero, comportamento, família, cidade e educação no Maranhão de fins do período colonial aos inícios da república. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Gênero, Cultura e Sociabilidades" - grupo integrante do Núcleo de Pesquisa ?Mulheres, Gênero & Sociedade: Memória, Escrita e Ensino de História?

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

1998 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: Do amor nas terras do Maranhão: um estudo sobre o casamento e o divórcio entre 1750 e 1850
Rachel Soihet. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Relação de gênero, Maranhão colonial, Maranhão Imp.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Mestrado em História

1995 - 1998

Universidade Federal Fluminense
Título: Nos fios da trama: quem é essa mulher? Cotidiano e trabalho do operariado feminino na virada do século,Ano de Obtenção: 1998
Rachel Soihet.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Trabalho; Relações de Gênero; Cotidiano; Cidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Cotidiano.

Mestrado em Langues, Litteratures et Civilisations des Pays d'

1987 - 1989

Universidade de Paris VIII
Título: La place du Brésil dans les projects d'union latino-américaine,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Paul Estrade
Palavras-chave: America Latina, intregação latino-americano, pensa.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outros Setores.

Aperfeiçoamento em Teoria e Produção do Conhecimento Histórico

1993 - 1995

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Ano de finalização: 1995;

Graduação em Maîtrise en Histoire

1986 - 1987

Universidade de Paris VIII
Título: La Législacion sociale au Brésil - 1930-1945
Orientador: Paul Estrade

Graduação em Licenciatura em História

1979 - 1985

Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Engenharia Civil

1973 - 1980

Federação das Escolas Superiores do Maranhão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2017 - 2017

PASCAL E AS INTERFACES DO PENSAMENTO: CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO. (Carga horária: 40h). , Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, IESMA, Brasil.

2007 - 2007

História da Arte-Rumos Itaú Cultural 2005-2006. (Carga horária: 20h). , Secretaria Estadula de Cultura/Museu Históico e Artístico do Maranhão, SECMA, Brasil.

2006 - 2006

A Noção de Progresso em Benjamin e Adorno. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

1993 - 1993

Extensão universitária em Atualização de Conhecimentos em Hist. do Maranhão. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

1985 - 1985

Extensão universitária em Revolução Teórica na Histiografia Contemporânea. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

1984 - 1984

Extensão universitária em O Negro e o Preconceito Racial na Lit Científica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

1983 - 1983

Extensão universitária em História do Brasil Olhada do Lado de Cá. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Regional/Especialidade: História do Maranhão.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História/Especialidade: História de Gênero.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Cotidiano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOTA, Antonia da Silva ; GALVE, F. R. ; SILVA, I. A. ; MARTINS, Manoel de Jesus Barros ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães ; CAMPOS, Marize Helena de ; REINALDO, Telma B. dos S. . II Feira das Profissões / Stand do Curso de História. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio de Estudos Literários - UFMA A Figura Feminina na Literatura. 2018. (Seminário).

VI Encontro Humanístico - Ciências Humanas e Sociais no Brasil.O resultar em drama de uma trama urdida no Maranhão de fins do século XVIII. 2018. (Encontro).

Ciclo de Diálogos Internacionais sobre Cultura e Desigualdade no Sul Global. 2017. (Simpósio).

Fábrica de ideias/ Seminário Internacional Avançado Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais.Fado dos pretos pobres do Brasil: narrativas, memória identitária e tradição na dança do fado fluminense em Quissamã. 2017. (Seminário).

Fábrica de ideias/ Seminário Internacional Avançado Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais e.Gênero, Mulheres e Ensino de História. 2017. (Seminário).

Fábrica de ideias/ Seminário Internacional Avançado Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais em São LuíLuís.Identidade, Gênero e Processos educacionais no Quilombo: o caso das louceiras de Santa Luzia do Maruanum. 2017. (Seminário).

I Congresso de Pesquisadores/as negros/as do Nordeste - I COPENOR. 2017. (Congresso).

II º Seminário África fora de casa: Os dilemas do desenvolvimento, tensões politicas e territorialidade.A representação de África na mídia brasileira. 2017. (Seminário).

XXIV Semana Acadêmica do IESMA. 2017. (Seminário).

III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos. 2016. (Simpósio).

VII Simpósio Nacional e VI Internacional de Estudos Celtas e Germânicos no estado do Maranhão.Heranças Medievais no Brasil: em torno da cultura popular. 2016. (Simpósio).

I Semana de Iniciação à História.BREVE RECONSTITUIÇÃO DE UM TEMPO FORTE PELOS VESTÍGIOS DE UMA VIDA. 2015. (Simpósio).

Semana Mário Meireles.A CIDADE DE MÁRIO - DIALOGANDO COM A OBRA HISTORIOGRÁFICA DE MÁRIO MEIRELES. 2015. (Simpósio).

II Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos.PRÁTICAS DE CURA E BIOMEDICINA EM TERRAS COLONIAIS: FONTES & DISCURSOS. 2014. (Simpósio).

Semana de Folclore de Cultura Popular. 2014. (Simpósio).

1º COLÓQUIO DO GELLD ( GRUPO DE ESTUDOS EM LÍNGUA E LITERATURA ) - ESPAÇO MARANHENSE: DIÁLOGOS ENTRE LÍNGUA, MEMÓRIA E LITERATURA.SÃO LUIS POR SUA TOPONÍMIA DA SAUDADE.. 2013. (Simpósio).

ENCONTRO INTERNACIONAL: MONITORAMENTO DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA REFINARIA PRÊMIO. 2013. (Congresso).

MONITORAMENTO DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA REFINARIA PRÊMIO (MA). 2012. (Encontro).

V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - EM TEMPOS DE QUATROCENTOS ANOS: comemorações esquecimentos e contradições..FESTAS, RITUAIS E COMEMORAÇÕES.. 2012. (Simpósio).

COLÓQUIO INTERNACIONAL "O HOMEM (IN) VISÍVEL: UTOPIAS NA(S) HISTÓRIA (S) E NA FICÇÃO. DE ILHA EM ILHA, DE TERRA EM TERRA, DE MAR EM MAR: QUEM É ESSE HOMEM QUE SE AVISTA?. 2011. (Congresso).

EUROPA DAS NACIONALIDADES. MITOS DE ORIGEM: discursos modernos e pós modernos .. OLHOS DE ALÉM TEJO: sentimentos e experiências amorosas no Maranhão na segunda metade do século XIX.. 2011. (Congresso).

Património imaterial em Portugal:dos enquadramentos globais às actuações no terreno. 2011. (Outra).

XI ENCONTRO HUMANÍSTICO - DIVERSIDADE.DIVERSIDADE DE TEMPORALIDADE E VIVÊNCIAS.. 2011. (Encontro).

ORDENS E CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS EM PORTUGAL: MEMÓRIAS, PRESENÇAS, E DIÁSPORA.. 2010. (Congresso).

Seminário luso-brasileiro Trabalho, Educação e Movimentos Sociais Jovens e adultos pouco escolarizados: entre a educação e a qualificação. 2010. (Seminário).

Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos.Pancada de amor dói:brevíssimo olhar sobre a violência contra a mulher. 2009. (Outra).

Colóquio 75 anos de morte de Coelho Neto e Humberto de Campos.Mesa-Redonda:Humberto de Campos em questão. 2009. (Outra).

Curso de Extensão Leituras da História do Brasil: a colônia em perspectiva.Relação de Gênero, Casamento e Divórcio no século VXIII. 2009. (Outra).

I Encontro Piauiense de História Cultural. 2009. (Encontro).

IX Encontro Humanístico.Entre Cucos e Gonçalos ou breve análise sobre vivências femininas e representações masculina no Maranhão de fins do século XVIII.Mesa-redonda: Identidades multiplas:cenários do viver em tempos do Maranhão Colônia. 2009. (Encontro).

IX Encontro Humanístico.Festas e Festejos em São Luís na segunda metado do século XIX. Mesa redonda:Festas e Identidades. 2009. (Encontro).

XXV Simpósio Nacional de História.Degredadas filhas de Eva: mulheres no Maranhão no século XVIII. 2009. (Simpósio).

7º Semana de Letras.Domingas de extremado amor:breve análise de um olhar de Aluísio sobre as mulheres negras. 2008. (Oficina).

I Jornada de Literatura e História Antiga e Medieval.Lembrando histórias de um tempo que não acaba. 2008. (Outra).

I Simpósio Balaiada 170 anos.Puxando um fio do nó:noções de gênero e honra nos tempos da balaiada.. 2008. (Simpósio).

VIII Encontro Humanístico.Os melhoramentos da capital: uma análise dos serviços públicos da década de 1920 em São Luís,MA. 2008. (Encontro).

VIII Encontro Humanístico.Gênero e sexualidade na condição operaria: um estudo de caso ne mesa redonda gênero. sexualidade,cor/raça e clssea:algumas abordagens e perspectiva. 2008. (Encontro).

VIII Encontro Humanístico Nacional /III Encontro Regional da ANPUH-MA.Frágeis e delicadas por natureza, mas nem todas. Mesa Redonda:Gênero, sexualidade, cor/raça:algumas abordagens e perspectivas. 2008. (Encontro).

VIII Encontro Humanístico Nacional /III Encontro Regional da ANPUH-MA.As rosas falam. Mesa redonda:Cenários do viver em tempos do Maranhão Colonia. 2008. (Encontro).

Encontro com estudantes do Mestrado em Estudos Etnicose Africanos.Como se fosse uma escrava. 2007. (Encontro).

Fontes Históricas da Polícia do Maranhão.Mesa Redonda: Questões de Gênero na Ação Policial. 2007. (Seminário).

Fontes Históricas da Polícia do Maranhão: Exposição e Seminário. 2007. (Seminário).

I Colóquio Internacional de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco.Entre dois mundos: a vinda de mulheres portuguesas para a captania do Maranhão nos inícios do século XIX. 2007. (Outra).

I Fórum de Cultura da Região Leste Maranhense.Momento da Balaiada no Maranhão. 2007. (Outra).

II Fórum de Ciências Sociais e Humanas.Amor e paixão, distintos e desiguais nas tramas do gênero?. 2007. (Outra).

II Fórum de História- História e Teoria.Mulheres de Astolfo. 2007. (Outra).

III Encontro de pesquisadoras/es maranhenses sobre gênero, mulheres e cidadania.Entre Lágrimas e queixumes: breve análise sobre as relações entre os gêneros no Maranhão (1750-1850) a partir de falas masculinas. 2007. (Encontro).

III Encontro de pesquisadoras/es maranhenses sobre gênero, mulheres e cidadania.Participação da mesa redonda: Enfoques feministas e teorias de gênero. 2007. (Encontro).

III Encontro de Pesquisadoras/es Maranhenses sobre gênero , mulheres e cidadania:feminismos, ciências e universidade.Coordenação do grupo de trabalho: Genero, cultura e identidade. 2007. (Encontro).

Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos-CEAO/UFBA.Como se eu fosse uma escrava...: breve olhar sobre relações de gênero e divórcio no Maranhão entre 1750-1850. 2007. (Outra).

Quintas no museu-Diálogo Cultural.Pancada de amor dói:brevíssimo olhar sobre a violência contra a mulher. 2007. (Outra).

Quintas no Museu-Diálogo Cultural.São Luís do luxo, do lixo, da lama. 2007. (Outra).

VII Encontro Humanístico.Do pranto ao riso:representações sobre condição escrava e sentimentos em fontes documentais da América Portuguesa. 2007. (Encontro).

Mulheres, Feminismo e relações de gênero.Mulheres Trabalhadoras: um olhar sobre o Maranhão na virada do século XIX. 2006. (Encontro).

Os Sertões: Espaços Tempos Movimentos. Participação na mesa redonda: Família e poder no Sertão. 2006. (Congresso).

VI Encontro Humanístico.Participação na mesa redonda: Mulheres e universos familiares no Maranhão Colônia. 2006. (Encontro).

VI Encontro Humanístico.Mulheres e Universos familiares no Maranhão Colônia. 2006. (Encontro).

VIII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões e Colóquio do Centenário da Morte de Nina Rodrigues.Participação na mesa redonda: Entre o sagrado e o profano: a dimensão festiva da Igreja no Maranhão colonial. 2006. (Simpósio).

XVI Seminário de Ritual de Passagem.Proferiu palestra: Gênero como categoria de análise para pensar relações entre homens e mulheres. 2006. (Seminário).

V Encontro de História Oral do Nordeste.Participação na mesa redonda: História Oral e o Maranhão: mito, memória e cotidiano. 2005. (Encontro).

V Encontro Humanístico.Participação na mesa redonda: Corpo, Gênero e sexualidade. 2005. (Encontro).

V Encontro Humanístico.Participação na mesa redonda: Novas Fontes, Novas Abordagens, Novos Temas em História do Maranhão. 2005. (Encontro).

II Encontro Estadual de História.Caixa de Pandora de onde tudo se espera: imagens sobre as mulheres no Maranhão do século XIX. 2004. (Encontro).

Reunião Regional da SBPC/MA.Participação na mesa redonda: História das Mulheres e o Gênero: um encontro de visões. 2004. (Outra).

1.º Encontro Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Genêros no Cotidiano Escolar e do 1.º Simpósio Maranhense de Pesquisadoras (es) sobre a Mulher, Relações de Gênero e a Educação.Participação na mesa redonda:Educação feminina e relações de gênero no Maranhão no século XIX. 2003. (Encontro).

I Enconto Maranhense sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero no cotidiano escolar e I Simpósio Maranhense de Pesquisadores sobre a Mulher, Relações de Gênero e Educação.Participação na mesa redonda: Mulheres relações de Gênero e Educação. 2003. (Simpósio).

Semana de História-50 anos do Curso de História.Ministrou minicurso: Divórcio no Maranhão setecentista- 20h/aula. 2003. (Encontro).

Encontros com a História.Do Uno ao Múltiplo: teoria, subversão e sentidos do livro didático de História. 2002. (Encontro).

XXI Simpósio Nacional de História.Louvaminha e falas de mal-dizer: um estudo do riso como forma de resistência. 2001. (Simpósio).

IX Simpósio Regional de História.Máscaras, faunos e ninfas: o sagrado e o profano na festa do bispo. 2000. (Simpósio).

XX Simpósio Nacional da ANPUH.Povileu amotinado faz de Visgueiro réu. 1999. (Simpósio).

VII Encontro da rede regional norte/nordeste de estudos e pesquisas sobre relações de gênero.Condição feminina e condição de trabalho na virada do século. 1998. (Encontro).

II Encontro Nacional de Pós- Graduação em História.Nos fios da trama: quem é essa mulher?. 1996. (Encontro).

VII Encontro Regional da ANPUH-RJ.Representações femininas em meio à loucura industrial, em São Luís do Maranhão na virada do século. 1996. (Encontro).

I Seminário Turismo recepitivo com qualidade.Ministrou palestra: Franceses no Maranhão. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: LUCIANA MEIRELES REIS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. UM CRIME CONTRA ESCRAVO NUMA SOCIEDADE ESCRAVISTA: o caso da futura Baronesa de Grajaú (São Luis do Maranhão 1876).. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Juciana de Oliveira Sampaio

SOUSA, S. M. N.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; SANTANA JUNIOR, H. A.. Incorporação e compartilhamento do desejo: notas sobre corporalidades e o caráter associativo entre travestis en São Luís. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Renato Kerly Marques Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Academia Maranhense de Letras:produção literária e reconhecimento de escritores maranhenses. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Denise de Araújo Nascimento

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. (Qualificação)Velhinho em folha:um estudo sobre as representações de corpo e beleza na velhice. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nicole Costa de Campos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. (Qualificação) Amores de porto:dinâmicas das relações de prostituição que se constituem entre garotas de programa e homens estrangeiros tripulantes de navios em São Luís-Maranhão. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tânia Cristina Chttp://plsql1

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. cnpq.br/curriculo/osta Ribeiro. Nos bastidores da dança contemporânea: estudo sobre corporalidade e formas de sociação. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mary Angélica Costa Tourinho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. As Normalistas nas duas primeiras décadas do século XX em São Luís do Maranhão:entre o discurso da ordem e a subversão nas práticas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carlos Henriques Guimarães Medeiros

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Peste bubônica em São Luís: epidemia e perspectivas de reordenamento urbano. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Viviane de Oliveira Barbosa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Na Terra das Palmeiras-Gênero, Trabalho e Identidade no Universo de Quebradeiras de Coco Babaçu no Maranhão. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mary Angélica Costa Tourinho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. QUALIFICAÇÃO. As normalistas nas duas primeiras décadas do século XX em São Luís do Maranhão:entre o discurso da ordem e a subversão nas prática. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Delcineide Maria da Conceição Ferreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. As contribuições do ensino da História ao processo de formação da cidadania: uma estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimundo Inácio Souza Araújo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Rotinas correcionais e dimensão discursiva do controle social. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cristiane Pinheiro Santos Jacinto

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Relações de Intimidade: desvendando modos de organização familiar de sujeitos escravisados em São Luís no século XIX. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Heitor Ferreira de Carvalho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Urbanização em São Luís: entre o institucional e o repressivo. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosiana Freitas da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Amores e desamores em querelas jurídicas: relações de gêneros nos processos de defloramento. São Luís, 1890-1925. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Viviane de Oliveira Barbosa

COSTA, Suely G.; MOTTA, Márcia M. M.; SOIHET, Rachel.; DAMASCENO, Caetana M.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Mulheres do Babaçu: Gênero, Maternalismo e Movimentos Sociais no Maranhão. 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Figueiredo da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O PIANO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO: resgate histórico do piano na sociedade ludovicense.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LUCIANA MEIRELES REIS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. CRIME CONTRA ESCRAVOS NUMA SOCIEDADE ESCRAVISTA: o caso da Baronesa de Grajaú (São Luis-1876 ). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Josie do Amaral Bastos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA MÍDIA TELEVISIVA DE SÃO LUIS.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Allyson de Andrade Perez

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. PRODUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE ENTRE INTERCAMBISTAS E FAMÍLIAS ANFITRIÃS.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JEANE CARLA OLIVEIRA DE MELO

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. LEMBRANÇAS, VOZES E CONFISSÕES DE PROFESSORAS: um estudo sobre as ressonâncias do vivido e da memória docente no ensino de História em séries iniciais.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dorian Santos Azevedo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Atenas brasileira: uma análise do ambiente de gestação do mito no Maranhão do século XIX. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Maranhão) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Sílvia Mendes Nascimento Correa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O amor que não ousa dizer seu nome: práticas sexuais e homoeróticas em São Luís nos séculos XVII e XVIII. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Maranhão) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Marivânia Melo Moura

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Roseana Sarney: Condição Feminina e poder oligárquico. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elisangela Cristina Ribeiro Galvão

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Por ouvir dizer: análise de alguns casos de alcovitagem denunciados no Maranhão entre 1734 e 1797. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elizanira Silva Reis

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Adulteras e infiéis: imagens do feminino em processos de divórcio solicitado por homens no Maranhão entre 1734 e 1797. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: KLÍCYA FREIRE MONÇÃO

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O feminismo no Marnhão: a atuação do grupo de Mulheres da Ilha no combate à violência contra a mulher. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Beatriz de Jesus Sousa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Mulheres que tecem histórias: uma abordagem sobre a produção da renda de bilro na Raposa a partir do trabalho feminino. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nivia Saraiva dos Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O sermão antoniológico do velho moleque: um panorama da linguagem musical de Antônio Vieira. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonia de Castro Andrade

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Eu te batizo em nome do padre, do filho e do Espírito Santo: com o padrio e escarvidão na São Luís setecentista. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Maranhão) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ana Valéria Vieira Santos e Denize Correa Mota

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Estilhaços do espelho: comemorações dos tricentenário de São Luís. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria e Metodologia da História) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Carlos Eduardo Ferreira

MOTA, Antonia da Silva;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Teatro São Luiz: Entretenimento e Sociabilidades na Capital da Província do Maranhão na segunda metade do século XIX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Helen Cristina Batista Almeida

REINALDO, Telma B. dos S.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Conceitos Fundamentais Para a Construção do Conhecimento Histórico em Sala-de-Aula: Um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mario Eneias Rabelo de Souza

PEREIRA, Josenildo de Jesus;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Fórum de Entidades: Resistência e Luta do Movimento Social e Político das Pessoas com Deficiência no Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joel Antônio da Silva

SOARES, Flávio J. S.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A construção da nação civilizada na Memória de Magalhães. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Valber da Hora Araújo

MOTA, Antonia da Silva;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Lei e Liberdade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcos Van Basten Rodrigues

SANTOS, Thiago Lima dos.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Soberano da Ilha: Quando o Bumba-Meu-Boi se tornou Folclore. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Ribamar Pereira do Nascimento

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; SILVA, Caros Benedito R. da. Memorial Descritivo do Documentário "Bloco Afro-Akomabu - Foi Assim...". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Júlio dos Reis Matos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; MOTA, Antonia da Silva. Vestir para ser Visto: a sociabilidade da moda masculina na cidade de São Luís na segunda metade do século XIX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Samira Suelen Dutra Cardoso Vieira

ARAÚJO, Raimundo Inácio de S.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A história contada e a propagação do racismo negro no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Karla Larissa da Silva de Jesus

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; SOUSA, Wendell Emmanuel B. de. Em Louvor a São José: Devoção e Diversão na Cidade de São José de Ribamar entre fins do século XIX e meados do século XX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Manoel Clesio da Costa Morais

MOTA, Antonia da Silva;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Usinas de Beneficiamento de Arroz em Pedreiras no Médio Mearim em meados do século XX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dryeli de Jesus Coelho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; CAMPOS, Marize Helena de. Entre o enlace e o desenlace: um estudo sobre a sevícia de esposas no Maranhão na segunda metade do século XIX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: João Pedro da Silva Pontes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; SOUSA, Wendell Emmanuel B. de. Viagem ao Brasil: Elementos da narrativa textual e visual de Hans Staden sobre a América Portuguesa do século XVI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Oriana de Fátima da Costa e Silva

MOTA, Antonia da Silva;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Espírito das Roupas: Moda e Imagem. O cotidiano no imaginário material da sociedade ludovicense no final do século XIX e início do século XX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rimilla Queiroz de Araujo

BARROS, Antonio Evaldo A.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Da Cruz à Bíblia numa Terra de Encantados: A visão da imprensa católica e laica a respeita da expansão protestantes e das manifestações religiosas de matriz africana no Maranhão (1940-50). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joacy Oliveira Fonseca

ARAÚJO, Raimundo Inácio de S.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. As múltiplas faces da resistência escrava no Maranhão oitocentista (1850-1888). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Regilane de Jesus de Abreu Sousa

MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; CAMPOS, Marize Helena de. SENHORAS DA LUZ: conflitos e representações sobre as parteiras tradicionais em São Luís na virada do século XIX para o XX. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jose de Ribamar Silva Gonçalves Júnior

GALVE, F. R.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; COSTA, W. C.. DESCORTINANDO CULTURAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS: religiosidade e cultura popular aos olhos de um padre franciscano alemão no interior do Maranhão (1978). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ricardo Aguiar Rodrigues

GALVE, F. R.; COUCEIRO, L. A. A.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Festa de Santa Luzia em Presidente Vargas-MA, entre os anos 1900-2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jose Domingos Alves de Oliveira

MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; REINALDO, Telma B. dos S.. Conflitos e resistência no Maranhão Colonial:O índio do corso como obstáculo a colinização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Matilde Sodré Coqueiro

PEREIRA, Josenildo de Jesus; FERREIRA, Marcia Milena Galdez;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. BAR DO LÉO: lugar de memória e sociabilidade na São Luís do tempo presente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Valerice Fonseca dos Santos

GALVE, F. R.; BACCEGA, MARCUS;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A ZONA FRANCA DE AMORES CULPADOS E IMPUREZAS SOCIAIS: Um estudo acerca das prostitutas portuguesas do séc XIII através de cantigas de escárnio e maldizer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Domingos Soriano Sa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; SILVA, A. L.; MOTA, Antonia da Silva. DA AULA NOTURNA DE JOÃO MIGUEL DA CRUZ NA VILA DE SÃO BENTO AOS CURSOS NOTURNOS NA PROVINCIA DO MARANHÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Silvan Sousa Mendes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; SILVA, A. L.. A "AUSÊNCIA" DA COR DOS ALUNOS NO LICEU MARANHESE(1871-1889. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Matilde Sodré Coqueiro

PEREIRA, Josenildo de Jesus; FERREIRA, Marcia Milena Galdez;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. BAR DO LÉO: lugar de memória e sociabilidade na São Luís do tempo presente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Christofferson Melo Cunha de Oliveira

BARROS, Antonio Evaldo A.; MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. ESCRAVIDÃO, MUNDO DO TRABALHO E JUSTIÇA:um estudo sobre a busca pela liberdade em Viana (1850-1888). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: FABIO NAPOLEAO SILVA TRABULSI

MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; REINALDO, Telma B. dos S.. CURRÍCULO E ENSINO DE HISTÓRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jonei dos Santos Nascimento

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; PEREIRA, Josenildo de Jesus. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM VARGEM GRANDE: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ASSOCIAÇÃO CLUBE DAS MÃES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucia Maria Matos

PEREIRA, Josenildo de Jesus;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; MARTINS, Manoel de Jesus Barros. LITURGIA NA IGREJA CATÓLICA NO FESTEJO DE SÃO RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Natalia Costa Ferreira

MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; PEREIRA, Josenildo de Jesus. PRÁTICAS AGRÍCOLAS PIQUI DA RAMPA, VARGEM GRANDE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Diele Amanda Marques de Sousa

PEREIRA, Josenildo de Jesus; MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES POBRES E A MEMÓRIA MONTELLIANA: UMA ANÁLISE DO CAIS DA SAGRAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Arnaldo de Sousa Silva

PEREIRA, Josenildo de Jesus; MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A ECONOMIA DE VARGEM GRANDE - MA NO PERÍODO DE 1980 A 2012. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rodrigo lopes sales

MOTA, Antonia da Silva; MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA CIDADE DE GUIMARÃES NO MARANHÃO DO SÉCULO VXIII. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Evandro Cutrim Souza

ALMEIDA, Adroaldo José Silva; SANTOS, L. A.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. SINODAIS E INDEPENDENTES: REPRESENTAÇÕES DA CISÃO PRESBITERIANA DE 1903 NO MARANHÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Andreia Belem Ferreira

MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; CAMPOS MARIZE HELENA. SÃO LUÍS AOS OLHOS DE MORAES: A CIDADE EM VENCIDOS E DEGENERADOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vanilda Sousa Silva e Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; PEREIRA, Josenildo de Jesus. O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ivanildo Barros dos Santos

PEREIRA, Josenildo de Jesus;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA NA SEGUNDA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL JOSEFA RODRIGUES LIMA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edimar Sousa da Silva

PEREIRA, Josenildo de Jesus;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA AZIZI TRABULSI EM VARGEM GRANDE: VISÕES E PRÁTICAS DOCENTES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raissa Rabelo Lindoso

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. MULHERES DO ALTO SERTÃO MARANHENSE: vivência e resistência das mulheres em imperatriz na segunda metade do século XIX.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cristiane Meireles Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. ANTES DE TUDO A MÚSICA: a trajetória de LILAH LISBOA DE ARAUJO e o campo musical e artístico maranhense (1898-1979).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Milene Rodrigues de Oliveira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. EXTERIORIDADES DA FÉ CATÓLICA: um estudo sobre a sociabilidade das festas de largo e das procissões em São Luis, de (1850-1875).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Igor Pinheiro Guedes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. BRANCO, PRETO E MULATO; LIMÃO-DE-CHEIRO, TAPIOCA E PÓ DE SAPATO: AGENTES DO CARNAVAL DE SÃO LUIS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Daniel Bruno de Jesus Ferreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. POR OCASIÃO DA EPIDEMIA: o aparato médico durante os surtos epidêmicos em São Luis do Maranhão(1850-1855).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MISAEL RODRIGUES OLIVEIRA

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A MÚSICA MARANHENSE E A CENSURA: um caso consonante ou dissonante? (1970-1985).. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rayan Santos Dominici

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. DOM SEBASTIÃO: DO MITO PORTUGUÊS À ADORAÇÃO MARANHENSE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Diego Gomes de Santana

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. ENTRE COMADRES E CHARLATÃES: REPRESENTAÇÕES SOBRE A ARTE DE PARTEJAR TRADICIONAL NO CONTEXTO DA MEDICALIZAÇÃO DO PARTO E FUNDAÇÃO DA MATERNIDADE BENEDITO LEITE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Wanderson Rocha Fonseca

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. CIVILIZAR E MORALIZAR: faces da mesma moeda.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MAYCON FERNANDES PENHA

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A SEXUALIDADE E SEUS DISCURSOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: construção da mulher perigosa e da mulher ideal.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosana Silva Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. ÚTEIS A SI E À SOCIEDADE: educação de meninas desvalidas no asilo de Santa Tereza em São Luís na segunda metade do século XIX.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: WANESSA MENEZES MARTINS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. DISCURSO MÉDICO-HIGIENISTA E REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA CIDADE DE SÃO LUIS EM FINS DO SÉCULO XIX.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: SILMARA GONÇALVES MENEZES

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O SENTIMENTO DE HONRA EM "A VIUVINHA" DE JOSÉ DE ALENCAR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: PRISCILA FERNANDA SOUSA LOBATO

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. POR DETRÁS DO LUTO: ADMINISTRAÇÃO DO PATRIMÔNIO FAMILIAR E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DE SENHORAS VIÚVAS NO MARANHÃO COLONIAL (1755-1822).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kellen Cristina de Oliveira Lopes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES: AS MULHERES NA DOCUMENTAÇÃO DA DOPS-MA NO PERÍODO DITATORIAL.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ALLAN MICHEL BOTÃO GUIMARÃES

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. CONTROLE SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE RECOLHIMENTO DE MENORES DESVALIDOS NO MARANHÃO OITOCENTISTA.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ADRIANA MONTEIRO SANTOS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. VIVÊNCIAS COTIDIANAS DE SUJEITOS ESCRAVIZADOS: São Luis, 1830-1839.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rachid João Sauáia

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. EU VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR: censura na obra de Odair José (1972-1978).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: RAFAEL HENRIQUE SILVA BARROS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A QUESTÃO RACIAL EM JOSÉ NASCIMENTO MORAES NO CONTEXTO DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: BRUNO RICARDO SERRA SANTOS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A INSERÇÃO DA MULHER NA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO NA DÉCADA DE 1980: vivência e experiência feminina dentro da corporação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fernando Luís Veras Bitencourt

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Entre a caridade e a repressão: mendigoss e vadios em São Luís na 2º metade do século XIX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mayjara Rêgo Costa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Abadonado pedaço do Maranhão: o sertão maranhense em jornais sertanejos na República Velha (1900-1920). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Mayana Hellen Nunes da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. "Até que a morte nos separe".Violência de gênero e crimes passionais, Maranhão (1949-1958). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Euzalene Ferreira Setúbal

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Oráculos do artifício: moda e representação social na virada do século XIX para o século XX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Walderice Pereira do Anjos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A salina de Igoronhon: o cotidiano dos trabalhadores durante e depois da desativação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luísa Patrícia Costa Bezerra

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Cotidiano de mulheres e crianças pobres em São Luís entre 1860-1890. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elisvandra Ramos dos Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Políticas Patrimoniais e desenvolvimento local: um estudo de caso na comunidade do Desterro em São Luís do Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ligia do Nascimento Teixeira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Os donos da opnião: jornalistas, políticos e públicoleitor em São Luís (1950-1973). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcia Andrea Oliveira Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Amélia é que era mulher de verdade: o ideal de boa esposa nos anos dourados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LUCIANA MEIRELES REIS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A construção da natureza feminina no discurso médico:Brasil, segunda metade do século XIX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luana Cristina Silva dos Anjos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Lutas e resistências femininas no combate às sevícias: um estudo dos conflitos no Maranhão da segunda metade do século XIX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carla Romana Melo Coqueiro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O que elas andam fazendo pelas ruas? O cotidiano das mulheres pobres de São Luís nas décdas de 1880-90. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elilton Cutrim Albuquerque

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A revolta de Beckman e suas interpretações em livros didáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elisvanda Ramos dos Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Políticas patrimoniais e desenvolvimento local: um estudo de caso na comunidade do Deterro, em São Luís do Maranhão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joãomar Alves Bezerra Filho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O processo de inserção do sistema de cotas indígenas no contexto da Universidade Federal do Tocantins. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Josiane Marques Figueiredo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Entre fios e cores: um estudo sobre a produção de redes em São Bento a partir do trabalho feminino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Manoel da Conceição Pinheiro Botelho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Do rio para o mar:um breve olhar sobre São Bento-MA seguindo o curso de sua navegação entre 1860 e 1960. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Martinha dos Santos Barbosa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O papel da mulher sãobentoense no cenário das curas medicinais em décdas anteriores e atuais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosângela de Jesus Coelho Pinheiro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Forjamento do ferro: análise de uma artesania ou de um saber fazer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elba Fernanda Marques Mota

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Poder, subjetividade e condição feminina no Pentecostalismo maranhense: o caso da Assembléia de Deus (1940-1990). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Maria Pacheco Pinto

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Ritos fúnebres na zona rural do município de Cajpió-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cláudia Regina Soares

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A devoção a São Benedito no município de São Bento-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jose Tiburcio Costa Filho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A produção manual de tijolos em Bacurituba-MA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Soraya Pinheiro Meireles

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Crimes Passionais: Relações de Gênero, conflito e desigualdades nos chamados crimes de paixão que ocorrem em São Luís na virada do século XIX para o XX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Líria Almeida Nogueira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Feitiço de Vênus: tecendo um olhar sobre as mulheres acusadas de feitiçaria na vista à freguesia de Nossa Senhora da Vitória em 1749. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sander Garcia Costa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Os tambores de São Luís:representações na escravidão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ricardo Carvalho Souto dos Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Vidas cruzadas:legados da presença portuguesa em terras do Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Eduardo Augusto Mourão Gonçalves

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. História da Educação de jovens e adultos no Brasil: O Projeto Recomeço em São Luís-Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carlos André Arrais de Oliveira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Uma análise acerca do ambiente social do largo do palácio:mémorias de Graça Aranha. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alvaro Luiz Lima Maio

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O padroeiro sob o signo da modernidade: ensaio analítico sobre o festejo de São Sebastião do povoado do Parati-Cedral-MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vanessa Serra da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Desvendando São Luís por meio de códigos de postura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rubem Silva Cruz

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. João do Vale, o poeta do povo: biografia e composições. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lucio Otávio Furtado Fonseca

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. História da Famíla: a relação familiar no Maranhão no final do século. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rito Reis Araujo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Os pobres livres no Maranhão do século XIX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Roselma de Lima Pinheiro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A prostituição ontem e hoje: experiencias femininas na ZBM e no Oscar Frota. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rito Reis Araujo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Achados e Perdidos: os pobres livres no discurso policial do século XIX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Giselle de Jesus Abreu Soares

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Violência doméstica: uma análise contra mulheres na contemporaneidade vianense. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Raimunda Amaral Sousa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Racha Bochecha:música de sopro em Viana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Ribamar Cutrim Sousa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Quebradeiras de coco do povoado de Baías. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosangela Oliveira Mendes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Baú de recordações: história e memória de Viana na década de 1950. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sandra Margarida Santos Castro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Cartografia da saudade :história, memória e cotidiano na cidade de Viana no início do século XX. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Waldenir Pereira Oliveira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Comunidade negra rural Jatobá: uma história de lutas e conquistas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edna Santa Assenção Pereira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Sobrados vianenses: um testemunho da história. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ricardo de Jesus Pacheco Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Militares e meretrizes: a ordem e a desordem numa linha tênue - São Luís (1950-1970). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tatiane de Fátima Pereira Carvalho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. "Grilhões" que escravizam e "mordaças" que silenciam: o processso de construção das identidades das trabalhadoras domésticas afro-descendentes em São Luís-MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciano de carvalho Reis

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O pai da malhada: trinta anos de fundação da associação folclórica ribamarense de bumba-boi de matraca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Denilde Rachel Sampaio da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Nós temos asas: transformações ocorridas no cotidiano feminino entre 1970 a 1980, em São Luís MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ilma de Jesus Rabelo Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A visibilidade das mulheres na educação maranhense na virada do século XIX. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria das Graças do Nascimento Prazeres

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Andando nos trilhos: o serviço dos bondes elétricos na capital maranhense. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Livia Maria Laranjeira Castro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Meus réis por um marido: dotes e casamentos no Recolhimento de Nossa Senhora da Anuciação e Remédios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosana Sampaio Soares

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Proposta metodologica para o ensino de História na primeira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental - 1º e 2º séries. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Barbara Maria Melo Costa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Família e sistema de herança no Maranhão setecentista (1794-1800). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonia Maria da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Imagem da África e cultura africana no ensino de história de 5º a 8º série do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria dos Anjos Moreira Pinto

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. História em quadrinhos: proposta metodológica de História para o Ensino Fundamental da rede oficial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosália de Jesus Castro da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Estratégias de resistência do negro à escravidão no Maranhão no século XIX. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elda Maria Soares Pessoa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Atuação do professor no ensino de História da 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Vitória Gomes de Castro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Brasil, Bequimão: aspectos do trabalho infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Lizete Oliveira Moreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O Carnaval e desenvolvimento sócio cultural da cidade de Pinheiro no Fim do século xx. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Roselene Lins Ferraz

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A literatura de cordel como metodologia para o ensino de História. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Marta Soares Cabral

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais no CEEFM.Professor Ruben Almeida-CAIC. Pinheiro-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria de Fátima Mendes Monteiro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Avaliação do rendimento escolar como ferramenta de exclusão social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Soany Crys Ferreira da Silvahttp://plsql1

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. cnpq.br/curriculo/.Representação do Reggae no Maranhão na década de 1990. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nicole Costa de Campos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Sexualidade,Desejo e Prazer: um estudo sobre modos de relações de gênero na prostituição femina de São Luís. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Líria Almeida Nogueira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Feitiço de Vênus: tecendo um olhar sobre as mulheres acusadas de feitiçaria na vista à freguesia de Nossa Senhora da Vitória em 1749. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Alda Maria Cabral Costa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Ecos das reivindicações feministas em Pinheiro -MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Laice Nunes Rodrigues

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Francisco José de Castro Gomes e o jornal Cidade de Pinheiro história e memória. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria da Graça Araújo Moraes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Devoção e diversão em pagamento de promessa: um estudo sobre o tambor de crioula de Tatá. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Vitória Sousa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Preconceitos raciais nas escolas: uma realidade que precisa ser mudada. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marivanda Ribeiro Moraes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A trajetória dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus e sua contribuição para a educação em Pinheiro MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Paulo César Souza Rubim

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Missionários Italianos em Pinheiro-MA: reconstituição de sua obra de evangelização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Telmita Moreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A evolução do Tambor de Crioula nos últimos 50 anos em Pinheiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Flaviane Costa Sá

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Desconstruindo mitos: proposta metodológica para o ensino de História Afro-brasileira no 3 º ciclo do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Erica Cristina Almeida Bezerra

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. História, Música e canção popular : um estudo do Festival de Musica Popular Pinheirense. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Josinalva Darcy Sousa Ferraz

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Atrás das grades: sexualidade feminina em uma instituição penal: o caso do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Suzete Maria Pereira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Mudanças nas práticas de sepultamento em São Luís em meados do século XIX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Márcia Christina Reis Perfetti

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Padres, sinhás, sujos e cabras: personagens do Maranhão do fim do século XIX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Fábio Ribeiro Lima

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Pare de sofrer! Problemas ludovicenses e soluções iurdianas numa cidade em transformação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Tatiana Raquel Reis Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Prazer e violência: dinâmicas da prostituição feminina em São Luís. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Clemildo de Jesus Macedp

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Trilhas e armadilhas humanas: um estudo sobre a protituição masculina em São Luís do Maranhão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ivina de Fátima Mota Moraes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Violência doméstica: um estudo sobre mulheres atendidas na Casa-Abrigo de São Luís. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luanna Caldeira Macedo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Entre a encatria e a academia: quandos os antropólogos e pais de santos disputam a invenção de tradições. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Euzanir de Jesus Nunes Rocha

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Punição mascarada: uma reflexão sobre o processo de ressocialização do adolescente infrantor no Maranão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Júlio César Rodrigues da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Racismo em ditos populares: etnia, discurso e poder. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Joãhttp://plsql1

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. cnpq.br/curriculo/PKG_Bo Costa Gouveia Neto.No palco da cidade: Música civilidade e sociabilidade na segunda metade do século XIX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Sílvia Ataide Azevedo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Expressões da violência física e simbólica nas relações da prostituição feminina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carlos Henrique da Silva Ramos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O papel da Doutrina Espirita na desmistificação dos fenômenos espirituais e sua contribuição científica e social para o Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Antonio Evaldo Almeida Barros

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Renegociando identidades e tradições: cultura e religiosidade popular ressiguificadas na maranhensidade ateniense (1940-1960). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Diogo Galhardo Neves

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A Cânhamo, o sucesso do possível: um estudo sobre a indústria textil maranhense 1890-1960. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Marcelo de Sousa Araujo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Maracanã: a constituição de uma identidade e sua relação com a modernidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Thaís Ramos de Sousa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Algumas narrativa masculina acerca da prostituição feminina, nas ZBM, nos anos de 1950 a 1970. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Ribamar Nascimento Ribeiro Filho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A ALCA e a recolinização da América Latina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elton Marlos Saraiva Martins

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Os ameríndios maranhenses do século XVII nas obras de Claude d'Abbville e Yves d'Evreux. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Roger Augusto Pedrosa Teixeira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Xô do Mato, Boca de Lobo e Rabo de Vaca: a trajetória da música popular maranhense nos anos 70. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Viviane de Oliveira Barbosa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Gênero, memória e cotidiano no universo das quebradeiras de côco babaçu no Maranhão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Valéria Vieira Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Entre a fé e a razão: polêmicas intelectuais no Maranhão nos anos 1880. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edinalda Alves da Costa Lima

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A origem do povoado Maria Ferreira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimunda Lice Magalhães Pinto

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Plantas Medicinais na Cultura Popular. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Evandro Quirino de Almeida

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A origem do povoado Faiza. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luzia Lima Santos Nascimento

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Origem do povoado Ferro Velho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elisangela Cristina Ribeiro Galvão

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Os casos de alcovitagem em São Luís no quadriênio (1742-1782). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sandra Antonielle Garcês Moreno

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Inocência roubada: violência sexual contra crianças e adolescentes no Maranhão na Primeira República. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimundo Inácio Souza Araújo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Concubinato no Maranhão setecentista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Pollyanna Gouveia Mendonça

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. De portas adentro: lançando um olhar sobre as concubina de padres no Maranhão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: KLÍCYA FREIRE MONÇÃO

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A atuação do movimento feminista no combate à violência contra a mulher. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Flávia Brandão Bessa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Violência contra a mulher: a criação da delegacia especial da mulher como efeito dastas desigualdades de gêneros. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kátia Regina Mendonça Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A infância abandonada: criação e funcionamento da Roda dos Expostos em São Luís do Maranhão (1826-1946). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Sinara da Silva Souza

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Famílias cativas: práticas familiares escravas em São Luís na segunda metade do século XVIII. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Silvana Cristina Oliveira Medeiros

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Gravidez na adolescência: atendidas pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Adolescente executado na Maternindade Marly Sarney, no período 2002-2003, em São Luís Maranhão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimundo José Ferraz de Souza

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Garotas de programa: uma nova roupagem da prostituição em São Luís na virada do século XX. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nila Michele Bastos Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Seduções, amores e interesses: as relações senhor - escravo no Marnhão setecentista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ana Néri Macedo Lopes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Sexo: prazer e dor. Construção das mesma face do ser mulher . Um estudo sobre modos da prostituição feminina em São Luís de 1950 e 1970. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Patrícia Lobo Carvalhal

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Relações de gênero em Cais da Sagração. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Darlan Mélo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Desarmonias no sagrado matrimônio das famílias maranhenses setecentistas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LEIDE ANA OLIVEIRA CALDAS

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Greve da Meia Passagem de 1975 em São Luís. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Patrícia Simone Silva Cruz

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Honras ultrajadas: uma abordagem sobre os crimes de defloramento nos processos de habeas corpus do início do século XX em São Luís. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Angela Cristina Ferreira Soares

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A cultura brasileira na ótica de Ferreira Goullart. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Edilson Ribeiro Gomes Filho

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O pentecostalismo: uma forma de religiosidade popular. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosemary Mendes Lopes

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. De vítimas a autoras: crimes sofridos e praticados por mulheres em São Luís. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Otávio Barbosa Moreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Imigração e presença judáica no Maranhão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luisa Helena Bezerra Costa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A mulher brasileira na política: as pioneiras da política nordestina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Ceila Maria Ferreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Da banca ao banco: uma abordagem acerca do trabalho feminino nas instituições bancárias. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Carlos Henrique Guimarães Medeiros

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Remédios do mal suspeito: peste bubônica na São Luís no início do século XX. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Nádia Cilene de Abreu Ferrira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Contravenções no universo eclesiático no Maranhão setecentista. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Raimundo Inácio Sousa

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Como se fossem casados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Docemira da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A educação em debate: o congresso pedagógico do Maranhão de 1920. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Kelcilene Rose Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Troca de amores e favores: senhores escravos no maranhão setecentista. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Flávia Regina Sousa Martins

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Para além das topadas: o Centro de Cultura Negra do Maranhão e a luta pela construção da identidade do negro ludovicense. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria Leonice Martins

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. As eleições municipais de 1985 em São Luís. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Elizanira Silva Reis

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Malagrida no Maranhão: vida e obras. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Leyna Rangell Silva Serejo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. 1975: discurssão o ano internacional da mulher e o papel feminino na sociedade maranhense. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Creudecy Costa da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Entre e o Bacanga e o Anil: histórias e memórias das transformações urbanas de São Luís (1940-1960). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jaciléia Cadete Abreu

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Mulher e política: um estudos sobre mulheres e suas vivência no espaço políco, em São Luís. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Euzana Pereira da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Parteiros do vir a ser: cenários ideais para a disciplina História no ensino médio em São Luís. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Surama de Almeida Freitas

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Ritus fúnebres e sociedade: na capitania do Maranhão (1750-1800). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Denise Maria Pessoa dos Santos

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Jardim de amores fora da lei: sedução e defloramento em São Luís nas primeiras décadas do século XX. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dellaher Adjiner Atta de Freitas

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O leite da elite: Benedito Leite e o ensino primário no Maranhão. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Denize Correa Mota

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Ana Jansen: poder, poders e mito. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosana da Silva Souza

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Nem só de trabalho se vive: aspectos do lazer dos populares em São Luís do século XX. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: José Ribamar Costa Neto

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. São Luís, samba e cidade. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Maria José Lobato Rodrigues

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Marias em clausura: um estudo da condição feminina no recolhimento do Maranhão (1762-1817). 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Rosiana de Freitas da Silva

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A família possível: relações concubinárias no Maranhão setecentista. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Delcineide Maria da Conceição Ferreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A classe trabalhadora de Sãuo Luís. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Julia Constança Pereira Camelo

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. O cordel e o migrante: companheiro de viagem (1960-1980). 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vânia Mondego Ribeiro

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. A implantação do ensino secundário público a partir do Liceu Maranhense. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Delcineide Maria da Conceição Ferreira

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. As contribuições do ensino da História ao processo de formação da cidadania. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; HERNANDEZ,Leila Leite; PEREIRA, Josenildo de Jesus. Concurso Público para Provimento de Cargo da Carreira do Magistério Superior na área de Estudos Afro-Americanos.. 2008. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Carreira do Magistério Superior na disciplina História do Maranhão. 2006. Universidade Estadual do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Carreira do Magistério Superior na área de conhecimento de História Moderna e Contemporânea. 2005. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Carreira do Magistério Superior na disciplina História da América. 2002. Universidade Estadual do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Carreira do Magistério Superior na disciplina História do Maranhão. 2000. Universidade Estadual do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Membro da Comissão Verificadora das condições de ensino, para fins de Renovação de Reconhecimento do Curso de História, Licenciatura Plena, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís. 2006. Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Membro da Comissão Verificadora que analisa as condições de ensino, para fins de Renovação de Reconhecimento do Curso de História, Licenciatura Plena, provido pela Universidade Estadual do Maranhão, em Imperatriz. 2005. Conselho Estadual de Educação do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães; CAMPOS, Marize Helena de; MARTINS, Manoel de Jesus Barros. Metodologias do Ensino de História - PARFOR. 2019. Universidade Federal do Maranhão.

MOTA, Antonia da Silva;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; CAMPOS, Marize Helena de. Seletivo para formação de banco de professores bolsistas da CAPES-PARFOR. 2018. Universidade Federal do Maranhão.

REINALDO, Telma B. dos S.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; GALVE, F. R.. Graduada em História (revalidação de diploma). 2017. Universidade de Havana.

MARTINS, Manoel de Jesus Barros; GALVE, F. R.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Seletivo para professores bolsistas da CAPES-PARFOR. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Manoel de Jesus Barros;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; SANTOS, N. G.. Seletivo para professores bolsistas da CAPES-PARFOR. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Manoel de Jesus Barros; GALVE, F. R.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Comissão Externa para formação de banco de professores bolsistas da CAPES-PARFOR. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

MARTINS, Manoel de Jesus Barros; GALVE, F. R.;CORREIA, Maria da Glória Guimarães; CAMPOS, Marize Helena de. Comissão de Homologação das Inscrições para professores bolsistas da CAPES-PARFOR. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBISTITUTO. 2013. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Comissão de Progressão Funcional Horizontal da Professora Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, para nível III da Classe de Professor Assistente. 2009. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Participou da Comissão de Avaliação Docente para Progressão Funcional Horizontal da Professora Dr. Regina Helena Martins de Faria, adjunto I para nível II da mesma classe. 2008. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Participou da Comissão de Avaliação Docente para Progressão Funcional Horizontal da Professora Dr. Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, adjunto I para nível II da mesma classe. 2007. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Membro da Comissão Permanente de Avaliação dos pedidos de Progressão Funcional dos docentes do Curso de História da Universidade Federal do Maranhão. 2006. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Banca examinadora de processo seletivo simplificado para professor substituto da disciplina História Moderna. 2005. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Banca examinadora de processo seletivo simplificado para professor substituto da disciplina História da América. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Parecerista do volume II, nº2 de Ciências Humanas em Revista. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Parecerista do volume III de Ciências Humanas em Revista. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Parecerista do volume II de Ciências Humanas em Revista. 2003. Centro de Ciências Humanas.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Membro da Comissão Julgadora de obras de Erudição (Pesquisa histórica e folclórica e crítica literária) do XXVI Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís. 2001. Prefeitura Municipal de São Luís.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Parecerista de artigo para a Divisão de Informação e Divulgação de Pesquisa da Pró - Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. 2001. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Banca de processo seletivo simplificado para professor substituto, da disciplina História do Brasil Colônia. 1994. Universidade Federal do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Seletivo simplificado para professor substituto para o Curso de nivelamento do terceiro grau em História. 1994. Universidade Estadual do Maranhão.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Banca examinadora de processo seletivo simplificado para professor substituto da disciplina História da Cultura. 1994. Universidade Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Suely Gomes Costa

COSTA , Suely G.SOIHET, Rachel; ENGEL, Magali; PEDRO, Joana Maria; KNOX, Miridan B. Do amor nas terras do Maranhão: um estudo sobre casamento e divórcio ente 1750 e 1850.. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Magali Gouveia Engel

ENGEL, M. G.. Os fios da trama: quem é essa mulher. Cotidiano e trabalho do operariado feminino em São Luiz na virada do século. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Rachel Soihet

SOIHET, R.; ENGEL, Magali Gouvea;PEDRO, Joana MariaCOSTA, Suely Gomes; FALCI, Miridan Knox. Do Amor nas Terras do Maranhão: um estudo sobre casamento e o divórcio entre 1750 e 1850. 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alessandra Souza Cutrim

AS VOZES DO SILÊNCIO: a educação de surdos em São Luís, uma retrospectiva histórica (1966-1970); Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Pérola Araújo Mota

Os Senhores de Engenho em Guimarães; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Anderson Lisboa Avelar

O Bumba meu boi na cidade de Guimarães (sotaque de Zabumba 1970-1980); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Nelson Maciel Pontes

O naufrágio do Lima Cardoso; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Joelilde Moares de Oliveira

Memória do Naufrágio do Ville de Boulagne; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Ismael Nonato Silveira Mendes Junior

História e Memória; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Doriedson dos Santos Costa Moreira

A pesca como fonte de renda em Guimarães (1950-1970); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Silma Regina Carvalho Silva

Quilombo; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);

Jose de Ribamar Silva Gonçalves Júnior

Descortinando Culturas Através de Narrativas: Religiosidade e Cultura Popular aos olhos de uma Padre Franciscano alemão no interior do Maranhão (1978); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Jose Domingos Alves de Oliveira

Conflitos e Resistência no Maranhão Colonial: o índio do corso como obstaculo à colonização; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Ricardo Aguiar Rodrigues

Festa de Santa Luzia em Presidente Vargas-MA (1900-2017); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Regilane de Jesus de Abreu Sousa

Senhoras da Luz: Conflitos e Representações sobre as parteiras tradicionais em São Luís na virada do século XIX para o XX; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

José Ribamar Pereira do Nascimento

Memorial Descritivo do Documentário "Bloco Afro-Akomabu - Foi Assim; ; ; "; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

José Júlio dos Reis Matos

Vestir para ser Visto: a sociabilidade da moda masculina na cidade de São Luís na segunda metade do século XIX; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Karla Larissa da Silva de Jesus

Fugas Escravas: uma análise sobre os anúncios de fugas nos jornais maranhenses no século XIX (1858-1881); 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Dryeli de Jesus Coelho

Entre o enlace e o desenlace: um estudo sobre a sevícia de esposas no Maranhão na segunda metade do século XIX; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

João Pedro da Silva Pontes

Viagem ao Brasil: Elementos da narrativa textual e visual de Hans Staden sobre a América Portuguesa do século XVI; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Beatriz de Jesus Sousa

Mulheres que tecem história: uma abordagem sobre a produção de renda de bilro na Raposa a partir do trabalho feminino; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Elisangela Cristina Ribeiro Galvão

Por ouvir dizer: análise de alguns casos de alcovitagem denuciados no Maranhão entre 1734 e 1797; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Elizanira Silva Reis

Adulteras e infiéis: imagem do feminino em processos de divórcio solicitados por homens no Marnhão do século XIX; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

KLÍCYA FREIRE MONÇÃO

O feminismo no Marnhão: a atuaçõa do grupo de Mulheres da Ilha no combate à violência contra a mulher; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Em História do Maranhão) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Clemilton Costa Santos Júnior

COSTA DE MÃO: narrativas de um sotaque; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Daiana Lima Raposo

DONOS E INVASORES: a reivindicação pelo território de Alto Alegre entre indígenas Guajajara e não-índios; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Everaldo Henrique Sousa Pires

Entre fortes e fortalezas: a estrutura militar da capitania do Maranhão na segunda metade do século XVIII nos anos de 1771 a 1778; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

JESSICA ARAUJO DE MOURA

"AGRADEÇO-VOS A REVOLUÇÃO, A MULHER MARCHANDO COM O TERÇO NA MÃO?: comemorando o golpe militar de 1964 em São Luís do Maranhão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

MERY VALERIA ALMEIDA SILVA

A IMIGRAçãO JAPONESA PARA O MARANHãO: a experiência dos colonos de Rosário e de Pedrinhas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Mirama Cutrim Rocha

MARCAS DO ALUMÍNIO: memórias de moradores da Vila Coquilho sobre a implantação da ALUMAR na década de 1980; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Thiago Silva do Rosário

BANZO, MELANCOLIA E SUICÍDIO: reflexões sobre a violência do tráfico negreiro e escravidão no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Williard Ribeiro Correa

SUJEITOS ESCRAVIZADOS NA IMPRENSA MARANHENSE NA DÉCADA DE 1880: Um olhar sobre suas representações na Pacotilha e Diário do Maranhão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Haylton Gomes Ferreira

REPRESENTAÇÃO DO ESCRAVO NAS LIRAS DE TRAJANO GALVÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Thais Ferreira de Paula

QUESTÃO DE GÊNERO: Uma análise sobre a conquista da mulher no mercado de trabalho na virada do século XIX; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Washington Eduardo Fernando da Silva Chaves

COMUNIDADE RAMPA: Questões conceituais, Titulação de terra, Memória, Identidade e Aspectos Culturais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Maria das Dores Lima Roma

FESTEJO DE RAIMUNDO NONATO DOS MULUNDUS: Promessas e Promesseiros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Amanda Porto Ribeiro

ESPERANÇA E DESENGANO: um breve olhar sobre a imigração no Maranhão em meados do século XIX; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Orlanilde Viana roma Chaves

DISCUTINDO A PRESENÇA E O RESPEITO ÀS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, NO MUNICÍPIO DE VARGEM GRANDE - MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Vargem Grande) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Milene Rodrigues de Oliveira

EXTERIORIDADES DA FÉ CATÓLICA: um estudo sobre a sociabilidade das festas de largo e das procissões em São Luis, de (1850-1875); ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Igor Pinheiro Guedes

BRANCO, PRETO E MULATO; LIMÃO-DE-CHEIRO, TAPIOCA E PÓ DE SAPATO: AGENTES DO CARNAVAL DE SÃO LUIS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Rayan Santos Dominici

DOM SEBASTIÃO: DO MITO PORTUGUÊS À ADORAÇÃO MARANHENSE; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Diego Gomes de Santana

ENTRE COMADRES E CHARLATÃES: REPRESENTAÇÕES SOBRE A ARTE DE PARTEJAR TRADICIONAL NO CONTEXTO DA MEDICALIZAÇÃO DO PARTO E FUNDAÇÃO DA MATERNIDADE BENEDITO LEITE; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Rosana Silva Santos

ÚTEIS A SI E À SOCIEDADE: educação de meninas desvalidas no asilo de Santa Tereza em São Luís na segunda metade do século XIX; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

MAYCON FERNANDES PENHA

A SEXUALIDADE E SEUS DISCURSOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX: construção da mulher perigosa e da mulher ideal; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

SILMARA GONÇALVES MENEZES

O SENTIMENTO DE HONRA EM "A VIUVINHA" DE JOSÉ DE ALENCAR; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

WANESSA MENEZES MARTINS

DISCURSO MÉDICO-HIGIENISTA E REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA CIDADE DE SÃO LUIS EM FINS DO SÉCULO XIX; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

BRUNO RICARDO SERRA SANTOS

A INSERÇÃO DA POLÍTICA MILITAR DO MARANHÃO NA DÉCADA DE 1980:vivências e experiências femininas dentro da corporação; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Walderice Pereira dos Anjos

A salina de Igoronhon: o cotidiano dos trabalhadores durante e depois da desativação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Marcia Andrea Oliveira Silva

Amélia é que era mulher de verdade: o ideal de boa esposa nos anos dourados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

LUCIANA MEIRELES REIS

A construção da natureza feminina no discurso médico:Brasil, segunda metade do século XIX; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Luana Cristina Silva dos Santos

Lutas e resistências femininas no combate às sevícias: um estudo dos conflitos no Maranhão da segunda metade do século XIX; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Carla Romana Melo Coqueiro

O que elas andam fazendo pelas ruas? O cotidiano das mulheres pobres de São Luís nas décdas de 1880-90; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Josiane Marques Figueiredo

Entre fios e cores: um estudo sobre a produção de redes em São Bento a partir do trabalho feminino; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Manoel da Conceição Pinheiro Botelho

Do rio para o mar:um breve olhar sobre São Bento-MA seguindo o curso de sua navegação entre 1860 e 1960; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Martinha dos Santos Barbosa

O papel da mulher sãobentoense no cenário das curas medicinais em décdas anteriores e atuais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Rosângela de Jesus Coelho Pinheiro

Forjamento do ferro: análise de uma artesania ou de um saber fazer; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Ana Maria Pacheco Pinto

Ritos fúnebres na zona rural do município de Cajpió-MA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Claudia Regina Soraes

A devoção a São Benedito no município de São Bento-MA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Jose Tiburcio Costa Filho

A produção manual de tijolos em Bacurituba-MA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-São Bento) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Soraya Pinheiro Meireles

Crimes passionais:relações de gênero, conflitos e desigualdades nos chamados crimes de paixão que ocorrem em São Luís na virada do século XIX para o XX; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Líria Almeida Nogueira

Feitiço de Vênus: tecendo um olhar sobre as mulheres acusadas de feitiçaria na vista à freguesia de Nossa Senhora da Vitória em 1749; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Rubem Silva Cruz

João do Vale o poeta do povo: biografia e composições; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Lucio Otávio Furtado Fonseca

História da Família:relação familiar no final do século XIX; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Giselle de Jesus Abreu Soares

Violência doméstica: uma análise da violência contra mulheres na contemporaneidade vianense; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Maria Raimunda Amaral Sousa

Racha buchecha: a música de sopro em Viana; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Maria Ribamar Cutrim Sousa

Quebradeiras de coco do povoado de Baías; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Rosangela Oliveira Mendes

Baú de recordações: história e memória de Viana na década de 50; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Sandra Margarida Santos Castro

Cartografia da Saudade: história, memória e cotidiano na cidade de Viana no início do século XX; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Edna Santa Assenção Pereira

Sobrados vianenses: um testemunho da história; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB Viana) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Ricardo de Jesus Pacheco Silva

Militares e meretrizes: a ordem e a desordem numa linha tênue - São Luís (1950-1970); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Maria da Graça Araújo Moraes

Devoção e diversão em pagamento de promessa; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Paulo César Souza Rubin

Missionários italianos em Pinheiro-MA: reconstituição histórica de sua obra de evangelização; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Laisse Nunes Rodrigues

A presença feminina na política de Pinheiro: um estudo sobre sua trajetória; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Marivanda Ribeiro Moraes

Trajetória dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus e a sua contribuição para a educação em Pinheiro; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Alda Maria Cabral Costa

Ecos do feminismo em Pinheiro; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Benedita de Fátima Ferreira Ribeiro

Francisco José de Castro Gomes e o jornal Cidade de Pinheiro; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Maria das Graças do Nascimento Prazeres

Andando nos trilhos:o serviço dos bondes elétricos na capital maranhense; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Luciano de carvalho Reis

O pai da malhada: trinta anos de fundação da associação folclórica ribamarense de bumba-boi de matraca; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Denilde Rachel Sampaio da Silva

Nós temos asas: as transformações ocorridas no cotidiano feminino entre 1970 e 1980 em São Luís; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Livia Maria Laranjeira Castro

Meus Reis por um Marido; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Ilma de Jesus Rabelo Santos

A visibilidade das mulheres na educação maranhense na virada do século XIX; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Antonia Maria da Silva

Imagens da África e cultura africana no ensino de História de 5º a 8ºsérie do ensino fundamental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Maria Vitória Sousa

Preconceitos raciais nas escolas: uma realidade que precisa ser mudada; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/ PROEB- Pinheiro) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Márcia Christina Reis Perfetti

Padres, sinhás, sujos e cabras: personagens do Marnhão ao fim do século XIX; ; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Clemildo de Jesus Macedo

Trilhas e armadilhas humanas: um estudo sobre a prostituição feminina em São Luís Mranhão; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

João Costa Gouveia Neto

No palco da cidade: Música,civilidade e sociabilidade na segunda metade do século XIX; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Elton Marlos Saraiva Martins

Os amerindios maranhenss dos século XVII nas obras de Claude d'Abbeville e Yves d'Evreux; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Roger Augusto Pedrosa Teixeira

Xô do Mato, Boca de Lobo e Rabo de Vaca: a trajetória da música popular maranhense nos anos 70; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Viviane de Oliveira Barbosa

Gênero, memória e cotidiano no universo de quebradeiras de coco babaçu no Maranhão; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Marcelo de Sousa Araujo

Marcanã:a constituição de uma identidade e sua relação com a modernidade; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Ivina de Fátima Mota Moraes

Violência doméstica : um estudo sobre mulheres atendidas na Casa Abrigo de São Luís; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Edinalda Alves da Costa Lima

A origem do povoado Maria Ferreira; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Evandro Quirino de Almeida

A origem do povoado Faiza; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Luzia Lima Santos Nascimento

O resgate da história do povoado Ferro Velho; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Raimunda Lice Magalhães Pinto

Plantas Medicinais na cultura popular; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Vicentina Lima de Souza

Uma história do povoado Esperantina; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Elisangela Cristina Ribeiro Galvão

Os casos de alcovitagem em São Luís no quadriênio (1742 a 1782); 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Flávia Brandão Bessa

Violência contra a mulher: a criação da delegacia especial da mulher com efeito destas desigualdades de gêneros; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Sandra Antonielle Garcês Moreno

Inocência roubada: violência sexual contra crianças e adolescentes no Mraranhão na Primeira Republica; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Pollyanna Gouveia Mendonça

De portas adentro: lançando um olhar sobre as comcubinas de padres no Maranhão; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

KLÍCYA FREIRE MONÇÃO

Do privado ao político: a atuação do movimento feminista no combate à violência contra a mulher; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Nila Michele Bastos Santos

Seduções, amores e interesses: as relações senhor-escravo no Maranhão setecentista; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Iolanda Lopes da Silva

A vida familiar das quebradeiras de coco do Maranhão; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História/PROEB-Santa Luzia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

LEIDE ANA OLIVEIRA CALDAS

Greve da meia passagem em 1979, em São Luís; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Carlos Henrique Guimarães Medeiros

Remédios do mal suspeito: peste bulbônica na São Luís no início do sécvulo XX; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Edilson Ribeiro Gomes Filho

O pentecostalismo: uma forma de religiosidade popular; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Nádia Cilene de Abreu Ferreira

Contravenções no universo eclesiástico do Maranhão setecentista; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Rosemary Mendes Lopes

De vítimas a autoras: os crime sofridos e praticados por mulheres em São Luís; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Maria Celina Silva

Peixe grande e arraia miúda:sentimentos e vivência sob o ceu da Praia Grande; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ângela Maria Vieira Domingues

2010; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa,; Ângela Maria Vieira Domingues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . E venceram os pastores. Boletim da Comissão Maranhense de Folclore , v. 39, p. 3-4, 2007.

  • BARROS, Antonio Evaldo A. (Org.) ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães (Org.) . Em tempos de festas, rituais e comemorações. 2. ed. Curitiba: CRV, 2019. v. 2. 200p .

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães ; REINALDO, Telma B. dos S. (Org.) . Chão da Escola: histórias e memórias. 1. ed. São Luís: Vale, 2019. v. 1. 201p .

  • BARROS, Antonio Evaldo A. (Org.) ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães (Org.) . Em tempos de festas, rituais e comemorações. 1. ed. Curitiba: CRV, 2012. v. 1. 130p .

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Nos fios da trama: quem é essa mulher? Cotidiano e trabalho do operariado feminino em São Luís na virada do século. 1º. ed. São Luís: EDIUFMA, 2006. v. 1. 320p .

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . SOB O SOL, SOB A CHUVA, AO SABOR DO VENTO: breve história de um mestre-escola do tempo presente. In: CORREIA, Maria da Glória Guimarães; REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos.. (Org.). Chão da Escola: histórias e memórias. 1ed.São Luís: Vale, 2019, v. 1, p. 95-110.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . E era noite de luar: festas e festejos sob o céu de uma cidade (São Luís, 1850-1900). In: Antonio Evaldo Almeida Barros; Maria da Glória Guimarães Correia. (Org.). Em tempo de festas, rituais e comemorações. 2ed.Curitiba: CVR, 2019, v. 2, p. 15-44.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Máscaras, Ninfas e Faunos ou sobre a presença do profano nas festas do Bispo. In: Antonio Evaldo Almeida Barros; Maria da Glória Guimarães Correia. (Org.). Em tempo de festas, rituais e comemorações. 2ed.Curitiba: CVR, 2019, v. 2, p. 71-88.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . E era noite de luar: festas e festejos sob o céu de uma cidade (São Luís, 1850-1900). In: Antonio Evaldo Almeida Barros; Maria da Glória Guimarães Correia. (Org.). Em tempo de festas, rituais e comemorações. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 15-44.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Máscaras, ninfas e faunos ou sobre a presença do profano nas festas do Bispo. In: BARROS, Antonio Evaldo Almeida; CORREIA, Maria da Glória Guimarães. (Org.). Em tempos de festas, rituais e comemorações. 1ed.Curitiba: CRV, 2012, v. 1, p. 71-88.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Pancada de amor dói:brevíssimo olhar sobre à violência a mulher. In: Quintas no Museu-Diálogo Cultural, 2007, São Luís. Discutindo a violência contra mulher, 2007. p. 7-16.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS DE MULHERES POBRES EM ASTOLFO MARQUES E NASCIMENTO MORAES. In: Café Literário, 2014, São Luís. Café Literário do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. São Luís: Academia Maranhense de Letras, 2014. p. 69-70.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Olhos de além Tejo: sentimentos e experiências amorosas no Maranhão da segunda metade do século XVIII. In: Europa das nacionalidades. Mitos de origem: discursos modernos e pós-modernos., 2011, Aveiro - Portugal. Europa das nacionalidades. Mitos de origem: discursos modernos e pós-modernos. Aveiro: Tipografia Lousanense, 2011. v. 1. p. 104-104.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Degredadas filhas de Eva: mulheres no Maranhão no século XVIII. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética:Simpósios Temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza: Fortaleza Editora, 2009. p. 49-49.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Entre Cucos e Gonçalos ou breve análise sobre vivências femininas e representações masculina no Maranhão de fins do século XVIII. In: IX Encontro Humanístico, 2009, São Luís. Identidades:caderno de resumos, 2009. p. 78-79.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Entre lágrimas e queixumes: breve análise sobre as relações entre gêneros no Maranhão (1750-1850), a partir de falas masculinas. In: III Encontro de pesquisadoras/es maranhenses sobre gênero, mulheres e cidadania, 2007, São Luís, 2007.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Entre dois mundos: a vinda significativa de mulheres portuguesas para a capitania do Maranhão nos inícios do século XIX. In: I Colóquio Internacional de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2007, Recife. Caderno de resumos Brasil e Portugal:Nossa história ontem e hoje. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2007. p. 21-21.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Louvaminhas e falas de maldizer: um estudo do riso como forma de resistência. In: XXI Simpósio Nacional de História, 2001, Niteroi - RJ. Livro de Resumos. Niteroi - RJ: Publicação da Associação Nacional de História - ANPUH, 2001. p. 312-312.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Máscaras, faunos e nínfas: o sagrado e o profano nas festas do Bispo. In: IX Simpósio Regional de História: História, Memória e Comemorações, 2000, Niteroi - RJ. Caderno de Resumos. Niteroi: Publicação da ANPUH - Núcleo do Rio de Janeiro, 2000. v. 1 vol.. p. 125-125.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Poviléu amotinado faz de Visgueiro réu. In: XX Simpósio Nacional da ANPUH, 1999, Florianópolis - SC. Caderno de Resumos. História: fronteiras. Florianópolis: ANPUH/Humanitas/FFLCH-USP, 1999.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Representações femininas em meio a loucura industrial, em São Luís na virada do século XIX. In: VII Encontro Regional da ANPUH - Núcleo Rio de Janeiro: História e violência, 1996, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: ANPUH - Núcleo Rio de Janeiro, 1996.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Dialogando com a Obra Historiográfica de Mário Meirelles. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . O Ofício do Historiador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Breve reconstituição de uma 'época forte pelos vestígios de uma vida'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . E ERA NOITE DE LUAR: cultura e sociabilidade no maranhão no final do século XIX.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . POR SOBRE AS ONDAS DO MAR E DOCES ÁGUAS DO RIO OU BREVE OLHAR SOBRE O DESVELAR E OCUPAÇÃO D TERRAS DO MARANHÃO NO SÉCULO XVIII.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . OLHOS DE ALÉM TÉGIO: sentimentos e experiências amorosas no Maranhão na segunda metade do século XIX.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES,Mara Janaína Moraes ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Peixe Grande e Arraia Miúda:sentimentos e vivências sob o céu da Praia Grande. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COQUEIRO, Carla Romana Melo ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães . O que elas andam fazendo pelas ruas?Cotidiano das mulheres pobres em São Luís durante as décadas de 1880-90. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Como se eu fosse uma escrava...: breve olhar sobre relações de gênero e divórcio no Maranhão entre 1750-1850. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Ao som de piano, flautas e rabecas: vivências musicais das elites maranhenses na segunda metade do século XIX - No Prelo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • IRAMIR, A. ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães . AJURUJUBA: A FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SÃO LUIS. SÃO LUIS, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CAMPOS MARIZE HELENA ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães . SENHORAS DONAS. SÃO LUIS, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVA, ROSIANA DE FREITAS DA ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães . AMORES E DESAMORES EM QUERELAS JURÍDICAS: relações de gênero em processos - crime de defloramento - São Luis - (1890-1925).. SÃO LUIS, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Discurso, Disciplina e Resistência: as visitas pastorais no Maranhão setecentista. São Luís, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Parecer sobre o projeto de pesquisa - Soberania do príncipe e o direito divino dos reis nos discursos de Bossuet, Luís XIV e Antônio Vieira. 2012.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . ROSÁRIO DO ITAPICURU GRANDE: PRIMEIROS TEMPOS DE MOVIMENTO DE UMA HISTÓRIA. 2011.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . MONITORAMENTO DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA REFINARIA PREMIUM I (MA). 2011.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Parecer sobre mobilidade de estudante da Universidade Federal do Maranhão para a Universidade do Porto-Portugal. 2008.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Parecer sobre o Projeto de Pesquisa: Família Cultura Material, Sociabilidades na Captania do Maranhão. 2008.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Parecer sobre vinda de professor visitante, da Universidade de Aveiro, Portugal, para o curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão. 2008.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Parecer Técnico e pedagógico sobre a proposta de Implantação de Curso de Especialização em Teoria e Metodologia para o Ensino da História, a ser realizado pelo curso de História da Universidade Estadual do Maranhão. 2001.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Revisão e indexação da documentação avulsa do Conselho Ultramarino relativa à Capitania do Maranhão, para o Projeto Resgate - Barão do Rio Branco. 1998.

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Ditadura Militar: arte, censura e resistência no Maranhão. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Padre Antonio Vieira - Vida e Morte. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . 86 anos do voto feminino no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . 86 anos do voto feminino no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães ; MOTA, Antonia da Silva ; CAMPOS, Marize Helena de . O resultar em drama de uma trama urdida no Maranhão de fins do século XVIII. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAMPOS, Marize Helena de ; CORREIA, Maria da Glória Guimarães ; MOTA, Antonia da Silva . Heranças Medievais no Brasil: em torno da cultura popular. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Debatedor-Convidado da Mesa de Discussão 'Maracatu pelas Mãos Feministas'. 2018. (Debatedor).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Discussão do Projeto de Pesquisa Laborando Cultura durante o IV Seminário de Projetos de Pesquisa2018. 2018. (Debatedor).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Membro de Comissão Científica de Evento Internacional. 2017. (Mediação).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Mediadora da Sessão Diálogos Sobre África: Práticas de Cura e Biomedicina em Terras Coloniais: Fontes e Discursos. 2014. (Mediação).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Gênero, casamento e divórcio no século XVIII. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Teorias de Gênero. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Mulheres e famílias na produção historiográfica recente. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Sobre o amor 15horas/aula. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Casamento e Divórcio no Maranhão Setecentista. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . Divórcio no Maranhão setecentista- 20h/aula. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CORREIA, Maria da Glória Guimarães . curso de atualizaçã em História. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    BREVE CONTAR O IR E VIR SOBRE ÁGUAS NO MARANHÃO DE FINS DO SÉCULO XIX A MEADOS DO SÉCULO XX, Descrição: Reconstituir a dinâmica das relações do Maranhão consigo mesmo, com outras províncias/estados e outras partes do mundo, fazendo-o por meio do estudo de alguns portos e portinhos que pontuaram seu litoral e ribeiras, pela reconstituição das múltiplas relações neles desenvolvidas, notadamente aquelas entre os gêneros. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria da Glória Guimarães Correia - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    O FEMININO NO ENSINO DE HISTÓRIA: AUSÊNCIAS, VAZIOS E POSSIBILIDADES, Descrição: O presente projeto tem por finalidade analisar ausências e invisibilidades das mulheres no Ensino de História, com vistas a problematizar como esse dado de realidade é sentido e explicado tanto por aquelas que têm por dever de ofício o encargo da transmissão de um conhecimento marcado por tão grande vazio, e igualmente pelas destinatárias dos conteúdos transmitidos no processo de ensino-aprendizagem, com vistas a desenvolver possibilidades de desenvolver repertórios pedagógicos, sequências didáticas e outras possibilidades de inserção da mulher, do feminino, no Ensino de História. Isso, sem esquecer que tanto umas quanto outras não são tábulas rasas, o que significa dizer que se apropriam e ressignificam tal conhecimento, por conseguinte produzem suas próprias interpretações acerca daquilo que é transmitido. Partindo dessa realidade, o objetivo maior deste projeto é reconstituir e analisar reflexões, cenários e enredos construídos nos marcos de processos de ensino-aprendizagem diversos, o que necessariamente se dá envolvendo a indissociável tríade ?escola?, ?professoras? e ?alunas?. Para efeitos dessa pesquisa, as categorias ?professoras? e ?alunas? envolvem pessoas de perfil étnico-racial, de classe, geracional, confessional e outras tantas variáveis definidoras do seu ser e estar no mundo, e que a noção de escola que o norteia abarca não só instituições destinadas à formação de membros de grupos e segmentos de elite, mas também, espaços cuja destinação supostamente é instruir e educar os mais desfavorecidos de uma sociedade profundamente desigual. O que, ao fim e ao cabo, mais tem contribuído para perpetuar sua condição subalternizada do que para o cumprimento da razão de seu existir, que era, e continua sendo, preparar o alunado para o trabalho e a para o exercício da cidadania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria da Glória Guimarães Correia - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    E era noite de luar: festas e festejos em São Luís na segunda metade do século XIX, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria da Glória Guimarães Correia - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Peixe grande e arraia miúda: sentimentos e vivências sob o céu da Praia Grande, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria da Glória Guimarães Correia - Coordenador / Maria Celina Silva - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Humanas - CCH, Departamento de História. , Av. dos Postugueses - Campus Universitário do Bacanga - Centro de Ciências Humanas - Departamento de História, Bacanga, 65080-040 - Sao Luis, MA - Brasil, Telefone: (98) 32178332, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - 2004

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0

2002 - 2002

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 0

Atividades

  • 12/2004 - 12/2004

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Historiografia Maranhense

  • 05/2002 - 06/2002

    Ensino, História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Os novos conceitos da História Latino-Americana, Teoria e Metodologia da História

1995 - 1998

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita, Carga horária: 20

1991 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 60

Atividades

  • 03/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO MARANHÃO REPUBLICANO (60 horas, 2019.1), HISTÓRIA DA AMÉRICA: DA PRÉ-HISTÓRIA À CONQUISTA EUROPÉIA (60 horas, 2019.1)

  • 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas - CCH, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2018

    Estágios , Centro de Ciências Humanas - CCH, .,Estágio realizado, Avaliação do desempenho de Estágio Probatório.

  • 08/2018

    Ensino, História/PROEB-Santa Luzia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África, História da América I, História da América II, História da América III, Tópicos Especiais I, Tópicos Especiais II

  • 08/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO MARANHÃO REPUBLICANO (60 horas, 2018.2)

  • 03/2018

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO MARANHÃO I (60 horas, 2018.1), HISTÓRIA DO MARANHÃO II (60 horas, 2018.1), HISTÓRIA DO MARANHÃO REPUBLICANO (60 horas, 2018.1)

  • 03/2018

    Estágios , Centro de Ciências Humanas - CCH, .,Estágio realizado, Estágio em História.

  • 08/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA AMÉRICA I (60 horas, 2017.2), HISTÓRIA DO MARANHÃO REPUBLICANO (45 horas, 2017.2), HISTÓRIA DA AMÉRICA II (60 horas, 2017.2)

  • 03/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL (45 horas, 2017.1), HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2017.1), HISTÓRIA DO MARANHÃO COLONIAL (

  • 08/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2016.1), HISTÓRIA DA AMÉRICA: DA COLONIZAÇÃO À FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS NO SÉCULO XIX (45 horas, 2016.2), HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2016.2)

  • 03/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA MEDIEVAL (PF) (45 horas, 2016.1), HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2016.1), HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2016.1), HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL (45 horas, 2016.1), HISTÓRIA DA ÁFRICA COLONIAL (PF) (45 horas, 2016.1)

  • 08/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2015.2), HISTÓRIA DO MARANHÃO COLONIAL (45 horas, 2015.2), HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2015.2)

  • 03/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2015.1), HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2015.1), HISTORIA DO MARANHAO I (60 horas, 2015.1)

  • 08/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2014.2), HISTORIA DO MARANHAO I (60 horas, 2014.2), HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2014.2)

  • 03/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2014.1), HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2014.1), HISTORIA DA AMERICA III (60 horas, 2014.1)

  • 03/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2013.1), HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2013.1), HISTÓRIA DO MARANHÃO (TU) (60 horas, 2013.1)

  • 02/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DO MARANHÃO (TU) (60 horas, 2013.2), HISTORIA DO MARANHAO II (60 horas, 2013.2), HISTORIA DA AMERICA II (60 horas, 2013.2)

  • 05/2009 - 05/2009

    Ensino, História do Maranhão, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Casamento e divórcio: um campo para o estudo da sociedade maranhense (1750-1850), no Curso de Especialização em História do Maranhão

  • 08/2003 - 07/2005

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas - CCH, Departamento de História.,Cargo ou função, Cordenação do Programa de Qualificação Institucional PQI/CAPES junto ao programa de Pós-graduação da UFPE/UFMA.

  • 05/2004 - 11/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas - CCH, Departamento de História.,Cargo ou função, Cordenação do Curso de Especialização em História do Maranhão.

  • 05/2003 - 03/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas - CCH, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefia do Departamento de História.