Joana Pinto Wildhagen

Professora do Magisterio Superior no Curso de Licenciatura em Dança, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, da Universidade Federal de Alagoas, lotada na área Danças das Tradições. Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano e Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em artes e práticas terapêuticas da Índia, tendo realizado cursos de Yoga, Yogaterapia, Massoterapia Ayruvedica, Acupuntura Auricular pelo Sistema Shivam Yoga; e em Dança Bharatanatyam, Dança Mohiniyattam e Música Carnática (canto e percussão) no Instituto de Artes Viñana Kala Vedi, em Kerala/Índia. É membro associado da Federação dos Arte-Educadores do Brasil - FAEB, e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Abrace. Linhas de interesse: processos de formação e transmissão do conhecimento em artes; arte, cultura e tradição; artes corporais do Oriente; gesto e expressão; meditação.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes da Cena (Capes Nota 5)

2012 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: Corpo, gesto e meditação: práticas de aperfeiçoamento na formação do artista
Marília Vieira Soares. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Artes-Índia; Yoga; Linguagem de gestos; Ensino-aprendizagem.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.

Mestrado em Estudos Literários (Capes Nota 7)

2005 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus,Ano de Obtenção: 2007
Marli Fantini Scarpelli.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Literatura e Expressão da alteridade.

Especialização em Cultura e Arte Barroca

2011 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Maria tão Eva: estudo da plasticidade e da corporeidade na arte barroca para uma criação em videoarte
Orientador: Mariana Baruco M. Andraus

Graduação em Artes Visuais

2015 - 2018

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2000 - 2004

Universidade Federal de Ouro Preto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2018 - 2018

Avaliação Para Aprendizagem no Ensino Superior: Aspectos Conceituais.... (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2018 - 2018

Formação sobre Curricularização da Extensão. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2017 - 2017

Fórum: Reformas Curriculares na Formação de Professores (Proford). (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2017 - 2017

Arte do Brincante para Educadores - A Palavra Poética com Antônio Nóbrega. (Carga horária: 16h). , Instituto Brincante, IB, Brasil.

2017 - 2017

Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação - DUPA/PROFORD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2017 - 2017

Figuras e Adereços dos Folguedos Populares/Arte do Brincante Para Educadore. (Carga horária: 16h). , Instituto Brincante, IB, Brasil.

2015 - 2016

Dança Contemporânea. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Valinhos, PMV, Brasil.

2015 - 2015

Dança Mohiniyattam. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

Criação em Dança Contemporânea com Linguagem de Sinais. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Edição de Vídeo (Pacote Adobe). (Carga horária: 8h). , Cappuccino Produções, CP, Brasil.

2014 - 2014

Oficina de Vídeo. (Carga horária: 74h). , Senac Campinas, SENAC, Brasil.

2013 - 2013

Abhinaya - A construção de um corpo narrativo. (Carga horária: 12h). , Espaço Caldeirão, EC, Brasil.

2013 - 2013

Rítmica Dalcroze e a Expressividade na Dança. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

Artes Plásticas. (Carga horária: 10h). , Universo Produção e Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.

2010 - 2010

Dança Contemporânea. (Carga horária: 66h). , Centro de Dança 1o Ato, 1O ATO, Brasil.

2010 - 2010

Dança Contemporânea e suas Questões. (Carga horária: 15h). , Dudude Hermann, DH, Brasil.

2009 - 2009

Técnica Vocal. (Carga horária: 94h). , Vijnana Kala Vedi Cultural Centre, VKV, Índia.

2009 - 2009

Percussão (Percussion - Mridangam). (Carga horária: 76h). , Vijnana Kala Vedi Cultural Centre, VKV, Índia.

2009 - 2009

Bharatanatyam - Indian Classical Dance. (Carga horária: 198h). , Vijnana Kala Vedi Cultural Centre, VKV, Índia.

2009 - 2009

Dança, Criação e Improvisação. (Carga horária: 8h). , Dudude Hermann e Movasse Coletivo de Criação em Dança, DH, Brasil.

2009 - 2009

Teatro Kathakali - Make-up and Mudras. (Carga horária: 12h). , Vijnana Kala Vedi Cultural Centre, VKV, Índia.

2009 - 2009

Técnica Vocal e Percussão (Carnatic Music). (Carga horária: 30h). , Mridanga Vidyapeedam School of Mridangam, MVSM, Índia.

2008 - 2008

Literatura Hindu - Yoga Sutra de Patañjali. (Carga horária: 12h). , Shivam Yoga Ashram Terapias Alternativas LTDA, SHIVAM YOGA, Brasil.

2007 - 2007

Literatura e Tradição Africana. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2006 - 2006

Filosofias da Índia: o Tantra e o Vedanta. (Carga horária: 24h). , Shivam Yoga Ashram Terapias Alternativas LTDA, SHIVAM YOGA, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Massoterapia Indiana - Massagem Ayurvêdica. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Formação em Yoga. (Carga horária: 370h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Sanscrito

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes da Cena.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Literários.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOARES, M. V. ; WILDHAGEN, Joana ; OLIVEIRA, N. N. ; OLIVEIRA, K. M. ; OLIVEIRA, A. C. ; CIPPICIANNI, I. . III Encontro Internacional de Pesquisadores em Dança Indiana e Artes Corporais do Oriente. 2017. (Outro).

OLIVEIRA, N. N. ; WILDHAGEN, Joana ; SANTOS, I. F. . I Encontro do Gripo de Pesquisa Poéticas da Dança e Transculturalidades. 2017. (Congresso).

SOARES, M. V. ; ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana ; IBANEZ, A. P. ; CIPPICIANNI, I. . Dança Indiana Mohiniyattam com Maya Vinayan. 2015. (Outro).

SOARES, M. V. ; OLIVEIRA, K. M. ; IBANEZ, A. P. ; WILDHAGEN, Joana . II Encontro Internacional de Pesquisadores em Dança Indiana. 2015. (Festival).

SOARES, Marília Vieira ; WILDHAGEN, Joana ; ANDRAUS, M. B. M. ; CIPPICIANNI, I. ; IBANEZ, A. P. . I Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança Indiana. 2013. (Outro).

SOARES, Marília Vieira ; WILDHAGEN, Joana ; ANDRAUS, M. B. M. ; SILVESTRE, Ana C. ; CIORLIA, R. . Natya - Mostra de Danças Indianas. 2013. (Festival).

SILVA, Giani David ; BARBOSA, Rogério ; NÁPOLES, A. M. ; CAMPOS, A. V. ; WILDHAGEN, Joana . I Seminário Nacional de Professores de Português - Linguagem e Tecnologia: Novos Códigos, Novos Saberes.. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro de Dança Tribal da Escola Técnica de Artes.Tradição como Transgressão: duas mulheres artistas na Índia Contemporânea. 2017. (Encontro).

VII Universidança.Corpo, Gesto e Criação. 2017. (Oficina).

XV Semana de Museus / IV Semana de.Arte Barroca, Gestual e Plasticidade em uma Composição Contemporânea. 2017. (Encontro).

Caite 2016 - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. 2016. (Congresso).

Fóruns Permanentes: Expansão do ensino superior no Brasil na última década: conquistas, limites e desafios. 2016. (Outra).

Festival de Artes Cênicas da Unicamp. 2015. (Outra).

III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.Mitos e Símbolos no Gestual Cênico. 2015. (Seminário).

Palestra sobre Dança Indiana Mohiniyattam com Maya Vinayan.Ciclo de espetáculo, workshop e palestra. 2015. (Oficina).

Seminário em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2015. (Seminário).

Unicena - Festival Cênico da Unicamp.Oficina: Gesto e Criação. 2015. (Outra).

Fóruns Permanentes: Arte, Tecnologia e Processos Midiáticos. 2014. (Outra).

II Seminário do Programa de Pós-Graduação Artes da Cena.Dashavatar: criador e criatura (Debate Aberto de Grupo de Pesquisa). 2014. (Seminário).

VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduaçãoem Artes Cênicas. Yoga e a experiência da criação artística. 2014. (Congresso).

3º Seminário de Pesquisas em Andamento - Arte e Vida.Esculpindo o gesto expressivo: inspirações poéticas do oriente. 2013. (Seminário).

I Encontro de Dança da Faculdade de Educação Física. 2013. (Encontro).

I Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança Indiana.Mitos e Símbolos na Construção das Artes Cênicas. 2013. (Encontro).

I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.Dinâmica das formas: dança, escultura e espaços sagrados. 2013. (Seminário).

VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.Dinâmica das formas: uma narrativa mitológica feminina. 2013. (Outra).

XIV Encontro Nacional de Shivam Yoga.Apresentação de Dança Bharata Nathyam. 2013. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Shivam Yoga.Apresentação de Dança Bharata Nathyam. 2012. (Encontro).

Colóquio Internacional Animais Animalidades e os Limites do Humano. 2011. (Outra).

VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2011. (Congresso).

5a Mostra de Cinema em Ouro Preto.Participação na Oficina. 2010. (Outra).

2a Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2007. (Congresso).

VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG.Cidade de Deus e as transformações das identidades multiculturais brasileiras. 2007. (Outra).

Colóquio Passagens da Modernidade. 2006. (Simpósio).

Congresso Internacional Abralic. FRONTEIRAS DA VIOLÊNCIA: CIDADE DE DEUS E A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO FAVELESCO. 2006. (Congresso).

IX Semana de Letras - As Letras e seu ensino.Espaço e identidade em Cidade de Deus. 2006. (Outra).

VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG.A construção do olhar sobre a favela nas narrativas Cidade de Deus, de Paulo Lins e de Fernando Meirelles. 2006. (Outra).

A invenção do arquivo literário. 2005. (Outra).

Fórum das Letras. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andrea Itacarambi Albergaria

ANDRAUS, M. B. M.; GATTI, D.;WILDHAGEN, Joana. Mudra: o gesto como caligrafia corporal na dança contemporânea. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leandro de Souza

ANDRAUS, M. B. M.; GERALDI, S. M.; OLIVEIRA, K. M.;WILDHAGEN, Joana; FERRACINI, R.. O solo em dança contemporânea: reflexões e investigações prático-teóricas do corpo em processo de criação.. 2017. Dissertação (Mestrado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Igor Alexandre Capelatto

BOCCARA, E. G.; MARINSKY, R. M.; MILLER, J. C.; LAGAZZI, S. M.; DIAS, C. P.;WILDHAGEN, Joana. A RETÓRICA DO GESTO: Intersecção entre linguagem e sensação na poética da dramaturgia. 2018. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana paula Ibañez

SOARES, M. V.; QUILICI, C. S.;ANDRAUS, M. B. M.WILDHAGEN, Joana; PLA, D. R.. O sagrado manifesto na cena: composição de espaços internos e externos propícios à hierofânia. 2018. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cleici Maria do Nascimento Barbosa Oliveira

ACIOLI, J.;WILDHAGEN, Joana. A dança nos projetos sociais: contribuições para o desenvolvimento sociocultural dos indivíduos residentes em comunidades periféricas de Maceió. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Danca) - Universidade Federal de Alagoas.

LIMA, N. M. L.; ROCHA, I. P. R.;WILDHAGEN, Joana; GIANINI, M.; LOPES NETO, A.. Processo seletivo simplificado para PROFESSOR SUBSTITUTO - Edital nº 07 de 22 de fevereiro de 2018, Publicado no D.O.U. em 23/02/2018, seção 3, p. 84-95. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

LOPES NETO, A.; MARQUES, L. K. O.;WILDHAGEN, Joana. Concurso público para o Magistério Superior Federal - Edital n. 16 de 09 de marcm de 2018. 2018. Universidade Federal de Alagoas.

WILDHAGEN, Joana. XXIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

WILDHAGEN, Joana. XXI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

WILDHAGEN, Joana. XX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. 2012. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marília Vieira Soares

SOARES, M. V.; Quilici, CS; LAMBERT, M.; COUTINHO, E. T.; GOMES, R. C.. Corpo, Gesto e Meditação: práticas de auto-aperfeiçoamento orientais na formação do artista cênico.. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Marília Vieira Soares

SOARES, M. V.; ANDRAUS, M. B. M.; Quilici, CS. Entre Técnica e Sensação: Práticas Corporais e Meditativas da Índia como proposta de ensino ao artista da cena. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Mariana Baruco Machado Andraus

SOARES, M. V.ANDRAUS, M. B. M.; QUILICI, C. S.. Entre técnica e sensação: práticas corporais e meditativas da Índia como proposta de ensino ao artista da cena. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

MARCOS ANTONIO ALEXANDRE

ALEXANDRE, M. A.; SCARPELLI, Marli de Oliveira Fantini; ABDALA JUNIOR, B.. Fronteiras da Fala/Bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras: Teoria da Literatura) - Faculdade de Letras - UFMG.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.. Fronteiras da fala/bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Jair Tadeu da Fonseca

FONSECA, J. T.. Imagens da violência no Brasil do século XXI. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Daniela Gatti

SOARES, Marilia V.; ANDRAUS. Mariana Baruco; QUILICI, C. S.;GATTI, Daniela; NAVARRO, G. M.. Entre Técnica e sensação: práticas corporais e meditativas da ìndia como proposta de ensino ao artista da cena. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Marisa Martins Lambert

SOARES, M. V.;LAMBERT, M. M.QUILICI, C. S.; GOMES, R. C.; COUTINHO, E. T.. Corpo, Gesto e Meditação - práticas de autoaperfeiçoamento orientais na formação do artista cênico. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Ricardo Carlos Gomes

SOARES, M. V.;GOMES, R.; QUILICI, C. S.; COUTINHO, E.; LAMBERT, M. M.. Corpo, gesto e meditação: práticas de aperfeiçoamento na formação do artista cênico. 2016. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cícera de Oliveira Santos

Os Benefícios da Dança para o Envelhecimento; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Jessé Batista Junior

Em Cena/Ações Urbanas: Realidade Apropriada Libera Evidência, Uma Dança Contemporânea; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Sara Cristina Lessa Silva Torres

Dança, Surdo: O Encontro Expressivo do Contato-Improvisação; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Lalesca Gessica Oliveira

Mapeamento e Repertório das Quadrilhas Juninas em Maceió (PIBIC 2018-2019 - UFAL); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maciel Ferreira de Lima

Mapeamento e Repertório das Quadrilhas Juninas em Maceió; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Dança) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marli de Oliveira Fantini Scarpelli

Fronteiras da fala/bala: geografia do universo ficcional de Cidade de Deus; 2007; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marli de Oliveira Fantini Scarpelli;

Marília Vieira Soares

A DIMENSÃO ERÓTICO-DEVOCIONAL NA DANÇA INDIANA; Início: 2012; Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mariana Baruco Machado Andraus

Dançando formas da arte colonial brasileira: estudo da corporeidade plástica para uma criação em videodança; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura e Arte Barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Mariana Baruco Machado Andraus;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WILDHAGEN, Joana . Tradição como transgressão: Kalanidhi Narayanan e Chandralekha. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras , v. 7, p. 16-30-41, 2017.

  • WILDHAGEN, Joana ; ANDRAUS, M. B. M. . Videodança e a produção/difusão de conhecimento em arte. IPOTESI (JUIZ DE FORA. ONLINE) , v. 19, p. 127-141, 2015.

  • ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana . Algo Velho, Algo Novo, Algo Emprestado... Ecletismo na Dança Pós-Moderna - Tradução de Mariana Baruco Machado Andraus e Joana Wildhagen. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. 4, p. 111-128, 2015.

  • WILDHAGEN, Joana ; SOARES, M. V. . Algumas absorções do yoga como pedagogia no contexto das artes da cena. Meória ABRACE , v. VIII, p. 1-5, 2014.

  • WILDHAGEN, Joana . Panorama da crítica em Cidade de Deus: entre documento e ficção. Revista Acervos Literários , Mariana/ MG, v. 6, n.1, p. 91-110, 2006.

  • FERRAZ, A. F. (Org.) ; WILDHAGEN, Joana (Org.) ; CABRAL, O. (Org.) . Pluralidades Cênicas. 1. ed. Maceió: EdUFAL, 2017. v. 3000. 246p .

  • SOARES, M. V. (Org.) ; ANDRAUS, M. B. M. (Org.) ; WILDHAGEN, Joana (Org.) . Mitos e símbolos na cena contemporânea: interlocuções oriente / ocidente. 1. ed. Jundiaí: Paco, 2014.

  • WILDHAGEN, Joana . Os Místicos nas Narrativas da Índia Pós-Colonial: R.K.Narayan, V.S.Naipaul, Hanif Kureishi e Kiran Desai. In: Ana Flávia Ferraz; Joana Wildhagen; Otávio Cabral. (Org.). Pluralidades Cênicas. 1ed.Maceió: EdUFAL, 2017, v. 1, p. 201-222.

  • CIPPICIANNI, I. ; IBANEZ, A. P. ; WILDHAGEN, Joana . Considerações sobre o ritual na cena contemporânea. In: SOARES, M. V.; ANDRAUS, M. B. M.; WILDHAGEN, J.. (Org.). Mitos e símbolos na cena contemporânea: interlocuções oriente / ocidente. 1ed.Jundiaí: Paco, 2014, v. , p. 100-116.

  • WILDHAGEN, Joana . Cadernos de viagens e sonhos. Alamanarte: Saberes e Fazeres da Cultura Popular. 1ed.Belo Horizonte: Crisálida, 2010, v. 1, p. 65-74.

  • WILDHAGEN, Joana . Yoga e a prática de exercícios para a saúde. Jornal Serra das Águas, Lambari/MG, , v. 8, p. 7, 01 mar. 2014.

  • WILDHAGEN, Joana . Dança Clássica Indiana e Tradição. Shiva Nataraja, Ouro Preto/MG, p. 4, 13 jul. 2010.

  • SOARES, M. V. ; ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana ; OLIVEIRA, K. M. ; IBANEZ, A. P. . Mitos e Símbolos no Gestual Cênico. In: III Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2015, Campinas. Anais do Seminário do PPGAC, 2015. v. III. p. 1-7.

  • SOARES, M. V. ; ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana ; OLIVEIRA, K. M. ; IBANEZ, A. P. . Poéticas de criação: Dashavatar: criador e criatura. In: II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2014, Campinas. Caderno de resumos do II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, 2014. v. 2. p. 1-7.

  • WILDHAGEN, Joana . Fronteiras da Violência: Cidade de Deus e a representação do espaço favelesco. In: Abralic, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos, 2006.

  • WILDHAGEN, Joana . Esculpindo o gesto expressivo: inspirações poéticas do oriente. In: 3° Seminário de Pesquisas em Andamento do Progama de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2013, São Paulo. 3° Seminário de Pesquisas em Andamento do Progama de Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2013. v. 3. p. 31-34.

  • WILDHAGEN, Joana . Yoga e a experiência da criação artística. In: VIII Congresso da Abrace, 2014, Belo Horizonte. VIII Congresso da Abrace, 2014.

  • WILDHAGEN, Joana . Dinâmica das formas: uma narrativa mitológica feminina.. In: VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Artes Cênicas., 2013, Belo Horizonte. Anais da VII Reunião Científica. Memória Abrace, 2013.

  • WILDHAGEN, Joana . Espaço e Identidade em Cidade de Deus. In: IX Semana de Letras - As Letras e seu ensino, 2006, Mariana. IX Semana de Letras - As Letras e seu ensino, 2006.

  • WILDHAGEN, Joana ; MUNIS, A. M. ; KEREN, C. . As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Alagoas. Memória ABRACE , 2018.

  • WILDHAGEN, Joana . Arte Barroca, Gestual e Plasticidade em uma Composição Contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • WILDHAGEN, Joana . Tradição como Transgressão: duas mulheres artistas na Índia Contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • WILDHAGEN, Joana . Gesto como recurso expressivo nas artes: estudo inspirado nos mudras da tradição indiana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOARES, M. V. ; ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana ; OLIVEIRA, K. M. ; IBANEZ, A. P. . Mitos e Símbolos no Gestual Cênico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOARES, M. V. ; ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana ; IBANEZ, A. P. ; OLIVEIRA, K. M. . Dashavatar: criador e criatura (Debate Aberto de Grupo de Pesquisa). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WILDHAGEN, Joana ; SOARES, Marília Vieira . Yoga e a experiência da criação artística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • WILDHAGEN, Joana ; SOARES, Marília Vieira . Dinâmica das formas: dança, escultura e espaços sagrados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WILDHAGEN, Joana ; SOARES, Marília Vieira . Esculpindo o gesto expressivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WILDHAGEN, Joana . Nação, memória e periferia nas crônicas de Lima Barreto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • WILDHAGEN, Joana . Gurus, Tricksters e Místicos do Subúrbio: personagens da Índia Pós-Colonial (no prelo). In: COSTA, D. S. (Org.). Curitiba: Prismas, 2019 (Bibliográfica).

  • WILDHAGEN, Joana ; GOMES, E. C. M. . Arte e Feminino (Organização). Coleção Artes da Cena. Vol 2. Alagoas: EDUFAL. Maceió: UFAL, 2019 (Bibliográfica).

  • ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana . Algo Velho, Algo Novo, Algo Emprestado... Ecletismo na Dança Pós-Moderna. Campinas: CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA, 2015. (Tradução/Artigo).

  • ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana . Apesentação. In: SOARES, M. V.; ANDRAUS, M. B. M.; WILDHAGEN, J. (orgs.). Mitos e símbolos na cena contemporânea: interlocuções oriente / ocidente. Jundiaí, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

WILDHAGEN, Joana . Parecerista Ad Hoc de artigos científicos da Revista Conceição/Conception.ISSN 2317-5737. D.O.I. 10.20396/conce.v4i2.8647667. 2018.

WILDHAGEN, Joana . Parecerista Ad Hoc de artigos científicos no período O Eixo e a Roda do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, FALE-UFMG. ISSN 2358-9787. 2018.

WILDHAGEN, Joana ; ANDRAUS, M. B. M. . Maria, tão Eva (Produção, Montagem e Edição de Videoarte). 2014.

OLIVEIRA, A. C. ; WILDHAGEN, Joana ; OLIVEIRA, K. M. ; FARIAS, K. ; ANDRADE, J. . Pesquisas em dança tribal e poéticas da dança para a formação do artista: II Encontro de Dança Tribal da ETA/UFAL e VIII Bienal do Livro de Alagoas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WILDHAGEN, Joana ; OLIVEIRA, N. N. . Pesquisas em artes e políticas culturais nas Universidades: Fórum Mestre Zumba + I Encontro do Grupo de Pesquisa Poéticas da Dança e Transculturalidades. VIII Bienal do Livro de Alagoas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

WILDHAGEN, Joana . Semana dos Calouros mostra possibilidades da UFMG. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

WILDHAGEN, Joana . Hindus. Entrevista sobre Dança e Cultura Indiana para o programa de TV 'Radar', de Sete Lagoas/MG, em ocasião do 9o aniversário do Espaço H. H. Filhos do Sol. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WILDHAGEN, Joana . O Cinema de Fernando Meirelles. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WILDHAGEN, Joana . joanawild.wixsite.com/arte. 2016; Tema: Dança. (Site).

WILDHAGEN, Joana . Corpo, Gesto e Criação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILDHAGEN, Joana . Natya Kavya: Danças Poéticas da Índia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILDHAGEN, Joana . Oficina de Dança Indiana (Mohiniyattam). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARCELOS, D. ; WILDHAGEN, Joana . É Corpo seu Norte (poesias). 2016. (Editoração/Livro).

WILDHAGEN, Joana . Gesto e criação: mudras indianos como recurso expressivo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILDHAGEN, Joana . Criação e Composição Coreográfica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILDHAGEN, Joana ; CUNHA, A. C. . Vivências Energético-Criativas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILDHAGEN, Joana . Oficina de Bharatanatyam. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILDHAGEN, Joana . Composição Coreográfica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WILDHAGEN, Joana . Oficina de Composição Coreográfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILDHAGEN, Joana . Dança Bharatanatyam. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILDHAGEN, Joana . Introdução à Dança Indiana. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GUARDACAMPOS, J. ; WILDHAGEN, Joana ; LOPES, L. . À Flor da Pele (poesias). 2010. (Editoração/Livro).

MOURA, A. P. ; WILDHAGEN, C. ; WILDHAGEN, Joana . Almanarte: Saberes e Fazeres da Cultura Popular. 2010. (Editoração/Livro).

WILDHAGEN, Joana . Dança indiana: Bharathanatyam (3 módulos). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

WILDHAGEN, Joana . Mudras: Gesto e Autoaperfeiçoamento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, K. M. ; WILDHAGEN, Joana ; FARIAS, K. ; ANDRADE, J. . II Encontro de Dança Tribal ETA/UFAL. 2017. Coreográfica.

CIPPICIANNI, I. ; WILDHAGEN, Joana ; SCHALCH, L. ; VALE, B. ; TRINDADE, C. ; CORDEIRO, M. . Vandanam Te (Virada Cultural de SP). 2015. Coreográfica.

ANDRADE, M. ; WILDHAGEN, Joana . Re(l)ações (Espetáculo de Dança Contemporânea). 2015. Coreográfica.

SOARES, M. V. ; ANDRAUS, M. B. M. ; WILDHAGEN, Joana ; IBANEZ, A. P. ; OLIVEIRA, K. M. . Dashavatar: Poéticas de criação. 2014. Coreográfica.

CIPPICIANNI, I. ; WILDHAGEN, Joana . Diwali (Festival das Luzes - Recital de Danças Clássicas Indianas). 2014. Coreográfica.

CIPPICIANNI, I. ; WILDHAGEN, Joana ; VALE, B. ; SCHALCH, L. ; CORDEIRO, M. ; TRINDADE, C. . Vandanam Te (9ª Mostra de Cultura do Butantã). 2014. Coreográfica.

WILDHAGEN, Joana ; SOARES, Marília Vieira ; SILVESTRE, Ana C. ; ANDRAUS, M. B. M. ; CIORLIA, R. . Natya - Mostra de Danças Indianas. 2013. Coreográfica.

CIPPICIANNI, I. ; WILDHAGEN, Joana ; SCHALCH, L. ; VALE, B. ; TRINDADE, C. ; CORDEIRO, M. . Diwali (Festival das Luzes). 2013. Coreográfica.

SILVESTRE, Ana C. ; WILDHAGEN, Joana . Orígenes. 2012. Coreográfica.

ELIAS, M. ; WILDHAGEN, Joana . I Festival Nômade Al Kayak. 2011. Coreográfica.

ELIAS, M. ; WILDHAGEN, Joana . Maracá. 2011. Coreográfica.

WILDHAGEN, Joana ; PILLAI, A. S. . Arangetram - Début. 2009. Coreográfica.

WILDHAGEN, Joana ; PILLAI, A. S. . Chakkulathamma Nrutha Sangeethotsavam. 2009. Coreográfica.

ALICE, Renata ; AFRO, Carlos ; WILDHAGEN, Joana . V Mostra de Danças da Escola Arte Ponto Com. 2008. Coreográfica.

Maria Magdalena Lanna Gastelois ; WILDHAGEN, Joana ; Alunos do Curso de Graduação da Faculdade de Letras da UFOP . XIX Festival das Línguas. 2002. Interpretação.

WILDHAGEN, Joana ; ANDRAUS, M. B. M. . Produção, coreógrafa e intérprete do videodança 'Maria, tão Eva'. 2014. Vídeo.

WILDHAGEN, Joana ; ANDRAUS, M. B. M. . Maria, tão Eva (exibição de videodança da bailarina Joana Wildhagen na I Mostra de Videodanças do Unidança. Atividade: Criação, Pesquisa e Coreografia). 2014 (Videodança).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Mapeamento e Repertório das Quadrilhas Juninas em Maceió (PIBIC 2018-2019 - UFAL), Descrição: A partir da pesquisa etnocoreográfica (BUCKLAND, 1999; DAVIDA, 2011), busca-se realizar um levantamento das quadrilhas juninas em atividade na cidade de Maceió, a fim de registrar e sistematizar seus processos de criação coreográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joana Pinto Wildhagen - Coordenador / Maciel Ferreira Lima - Integrante / Lalesca Gessica Oliveira - Integrante., Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Dashavatar: Releitura e Construção de Espetáculo de Dança-Teatro baseado na Mitologia Indiana, Descrição: Propõe um estudo dos mitos e símbolos indígenas e afrobrasileiros em suas possíveis interconexões com o hinduísmo indiano, a partir do aprendizado do gestual cênico da obra de dança-teatro "Dashavatar", coreografada por Padmashree Guru Kelucharam Mohapatra. Parte do projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura, em edital de intercâmbio artístico, que resultou no espetáculo: "Dashavatar: poéticas de criação", com composição coreográfica do Grupo Pallavi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Joana Pinto Wildhagen - Integrante / SOARES, Marília Vieira - Coordenador / Ana Paula Ibañez - Integrante / Mariana Baruco Machado Andraus - Integrante / Kamilla Mesquita Oliveira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2016

    Práticas de autoaperfeiçoamento na formação do artista da cena, Descrição: A experiência intercultural por meio do contato com a prática da dança cênica indiana bharatanatyam e de exercícios meditativos do yoga como mote para a reflexão sobre a formação do artista da cena no Brasil, com foco na relação entre gesto, expressão e meditação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Joana Pinto Wildhagen - Integrante / SOARES, Marília Vieira - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Maria tão Eva: estudo da plasticidade e da corporeidade para uma criação em videoarte, Descrição: Estudo do gestual, da expressão e das sugestões de movimento a partir da plasticidade e da iconografia de Nossa Senhora representada em pinturas e esculturas dos séculos XVI ao XVIII. Como resultado da pesquisa, apresentou-se uma criação coreofráfica em videodança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joana Pinto Wildhagen - Coordenador / Mariana Baruco Machado Andraus - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Fronteiras da Fala/Bala: Imagens da violência no Brasil do século XXI, Descrição: Reflexão sobre a difusão de obras artísticas no Brasil, que contemplam a questão da violência em nível temático e estrutural a partir da análise do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, e sua adaptação homônima para o cinema. Palavras-chave: dialética da marginalidade, mercadorização da violência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Joana Pinto Wildhagen - Integrante / Marli de Oliveira Fantini Scarpelli - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Aprovação em Concurso Público para cargo de Professor de Magistério Superior, classe Adjunto 1, nível 1, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

2014

Edital Conexão Cultura Brasil # Intercâmbios. "Dashavatar - poéticas de criação". Participantes: Marília V. Soares, Ana P. Ibañez, Joana P. Wildhagen, , Kamilla M. Oliveira, Mariana B. M. Andraus., Ministério de Cultura ( MinC).

2012

Aprovação em processo seletivo para bolsa de Doutorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

2009

Residência Artística na Instituição de Artes Vijñana Kala Vedi - Kerala/Índia, VKV.

2007

Aprovação com louvor na defesa da Dissertação de Mestrado: Fronteiras da Fala/Bala: Geografia do Universo Ficcional de Cidade de Deus, Faculdade de Letras da UFMG.

2006

Aprovação de projeto de pesquisa de mestrado, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte. , Universidade Federal de Alagoas, Tabuleiro do Martins, 57072900 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141544

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Suplente de Extensão de UA, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação de Extensão do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes da UFAL.

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenação de Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Grupo de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenação do Grupo de Pesquisa Poéticas da Dança e Transculturalidades/CNPq.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2018

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ACE1 - Dança na Comunidade, Danças das Tradições Populares do Brasil I, Danças Populares de Alagoas, Pesquisa Educacional, Pesquisa em Dança

    • 05/2018

      Extensão universitária , Campus Maceió - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, .,Atividade de extensão realizada, Vez e Voz: criação a partir da dança e moda urbanas pelo Coletivo Cara Crew.

    • 12/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Maceió - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, .,Cargo ou função, Membro do SBPC 2018 - Comissão Cultura - Subárea: Dança.

    • 10/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Maceió, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica da Coleção Artes da Cena - EdUFAL.

    • 06/2017

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Estética da Dança, Danças Populares de Alagoas, Organização do Trabalho Acadêmico, Projetos Integradores 4

    • 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Maceió, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte - ICHCA.,Cargo ou função, Membro de Colegiado do Curso de Licenciatura em Dança.

    • 01/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Maceió, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte - ICHCA.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Dança.

    • 06/2018 - 10/2018

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Estética da Dança, Danças Populares do Brasil, Projetos Integradores 7, Organização do Trabalho Acadêmico

    • 01/2018 - 06/2018

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Danças Populares de Alagoas, Pesquisa Educacional, Pesquisa em Dança, Projetos Integradores 4

    • 07/2017 - 12/2017

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Danças das Tradições Populares do Brasil 2, Filosofia da Dança, Organização dos Trabalhos Acadêmicos, Projetos Integradores 7

    • 03/2017 - 11/2017

      Extensão universitária , Campus Maceió - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, .,Atividade de extensão realizada, Natya Kavya: Danças Poéticas da Índia.

    • 10/2017 - 10/2017

      Extensão universitária , Campus A. C. Simões, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte.,Atividade de extensão realizada, III Encontro de Pesquisadores em Dança Indiana e Artes Corporais do Oriente.

    • 01/2017 - 06/2017

      Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Danças das Tradições Populares do Brasil 1, Pesquisa Educacional, Pesquisa em Dança, Projetos Integradores IV

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Vinculada ao Grupo de Pesquisa Pallavi/Cnpq.

  • 2013 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior

  • 2014 - 2015

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

    Atividades

    • 07/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2014 - 01/2015

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas.,Estágio realizado, AC 213 - Formas Espetaculares do Oriente.

    • 02/2014 - 07/2014

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Artes Corporais.,Estágio realizado, AD 724 - Artes corporais do oriente.

  • 2010 - 2010

    IDENE / Governo do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação no Programa Cidadão Nota Dez "Por Um Brasil Alfabetizado", desenvolvido pelo sistema SEDVAN-IDENE, em parceria com o governo federal.

    Atividades

    • 07/2010 - 12/2010

      Serviços técnicos especializados , IDENE / Governo do Estado de Minas Gerais, .,Serviço realizado, Pesquisadora no Projeto "Saberes e Fazeres da Cultura Popular", do Programa Cidadão Nota Dez "Por Um Brasil Alfabetizado".

  • 2012 - 2013

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

  • 2007 - 2009

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2012 - 01/2013

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura e Cultura, Redação e Estudos Linguísticos

    • 10/2007 - 02/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura, Redação

  • 2010 - 2011

    Pipositivo Fisioterapia LTDA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de yoga, Carga horária: 15

  • 2010 - Atual

    Shivam Yoga Ashram Terapias Alternativas LTDA

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutora de yoga e massoterapeuta

    Outras informações:
    No Curso de Formação de Shivam Yoga, ministra os módulos: "Coreografia" e "Mudras".

    Atividades

    • 01/2011 - 07/2012

      Direção e administração, Shivam Yoga Ashram Terapias Alternativas LTDA, .,Cargo ou função, Direção do Núcleo Mahadevi - Mariana/MG.

    • 07/2004 - 07/2005

      Extensão universitária , Shivam Yoga Ashram Terapias Alternativas LTDA, .,Atividade de extensão realizada, Ensino de Yoga.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante

    Outras informações:
    Integrou os Núcleos de Pesquisa: "MESCLA - Núcleo de pesquisa de literatura, memória e cultura" e "REDES: Literatura e Cultura ibero-afro-americanas"

    Atividades

    • 01/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .,Linhas de pesquisa

  • 2000 - 2005

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente

  • 2003 - 2003

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária

    Outras informações:
    Docência no Projeto Coração de Estudante pelo Convênio Prefeitura Municipal de Ouro Preto/Fundação Gorceix.