María Cristina de Queiroz Nobre

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Mestra (1999) e Doutora (2008) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Estágio de Doutoramento no Exterior (bolsista da Capes) na Universidade Autônoma do México (UNAM) em 2007 e Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação/Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2015-2016. É Professora Associada N da Universidade Estadual do Ceará no Curso de Graduação em Serviço Social e no Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, vinculada à linha de pesquisa Estado, Questão Social e Serviço Social. Tem experiência profissional na área de Serviço Social e em pesquisa dedica-se aos seguintes temas: Estado capitalista, neoliberalismo e contrarreforma do Estado; Questão Social e realidade cearense. Coordenou a pesquisa "A Força Eleitoral dos Clãs Políticos no Ceará: estudo das décadas de 1970 à de 2010" sobre os Clãs Políticos Familiares no Ceará com apoio do CNPq através da Chamada Universal MCTI/CNPq/MEC/CAPES N 43/2013.. Coordenou o Projeto de Extensão Serviço Social/ UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes e o Projeto de Monitoria Expressões Históricas e Contemporâneas da Questão Social no Ceará. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos em Serviço Social/ CESA. Coordenou o Curso Serviço Social da Terra, Convênio UECE/ PRONERA/ INCRA. É Vice-presidenta do Conselho Regional de Serviço Social - 3ª Região (2017-2020), Coordenadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos em Serviço Social - LAPESS, Membro da Comissão de Curso do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, coordena a pesquisa Clãs Políticos Familiares na República Brasileira ? 1889 a 2019.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2004 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: Modernização do atraso: a hegemonia burguesa do CIC e as alianças eleitorais da Era Tasso
Orientador: em Universidade Nacional Autônoma do México ( Lucio Fernando Oliver Costilla)
com Alba Maria Pinho de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estado; Era Tasso; Política; Ceará; Hegemonia neoliberal.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia Política.

Mestrado em Sociologia

1996 - 1999

Universidade Federal do Ceará
Título: O Estado na ordem do capital: o significado e o alcance das mudanças na Era Tasso,Ano de Obtenção: 1999
Elza Maria Franco Braga.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estado; Neoliberalismo; Ceará; Era Tasso; Reforma do Estado.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologia Política.

Graduação em Bacharelado Em Serviço Social

1984 - 1988

Universidade Estadual do Ceará
Título: O Absenteísmo na Vicunha NE.
Orientador: Núbia Lima Soares

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Gramsci y America Latina. (Carga horária: 20h). , Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM, México.

2005 - 2005

Trabalho e Sociabilidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2004 - 2004

Categorias de Gramsci. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

1998 - 1998

Serviço Social e Trabalho. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Serviço Social - 3a. Região, CRESS - 3A. R, Brasil.

1995 - 1995

Conceito e Metodologia do IDH. (Carga horária: 40h). , Instituto de Planejamento do Ceará, IPLANCE, Brasil.

1995 - 1995

Cotidiano e sociabilidade: reflexões acerca do mét. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

1993 - 1993

Da Modernidade técnica à modernidade ética. (Carga horária: 16h). , Instituto Equatorial de Cultura Contemporânea, IECC, Brasil.

1992 - 1992

Política social e indicadores sócio-econômicos. (Carga horária: 62h). , Instituto Equatorial de Cultura Contemporânea, IECC, Brasil.

1982 - 1986

Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 640h). , Fundação Educacional de Fortaleza, FUNEFOR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Sociologia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NOBRE, M. C. Q. . Semana do Serviço Social da UECE. 2013. (Outro).

NOBRE, M. C. Q. . Semana do Serviço Social da UECE. 2012. (Outro).

NOBRE, M. C. Q. . Seminário "Crise Capitalista e Seguridade Social". 2010. (Outro).

NOBRE, M. C. Q. . Seminário "Preconceitos como expressões da questão social". 2009. (Outro).

NOBRE, M. C. Q. . Seminário "Socializar Riqueza para Romper Desigualdade". 2009. (Outro).

NOBRE, M. C. Q. . Seminário "Serviço Social na luta sempre: formação acadêmica e trabalho de qualidade". 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11 Seminário Nacional de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs) do Conjunto CFESS-CRESS do.Participante. 2017. (Seminário).

46 Encontro Nacional CFESS-CRESS. 2017. (Encontro).

7 Seminário Nacional de Gestão Administrativo-financeira do Conjunto CFESS-CRESS. 2017. (Seminário).

Conferência "a voz resiste, a luta insiste": O Serviço Social em tempos de retrocessos e desmonte de direitos. 2017. (Outra).

Conferência Municipal de Assistência Social de Monsenhor Tabosa. Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS. 2017. (Exposição).

Oficina Nacional da ABEPSS. 2017. (Oficina).

Seminário Comemorativo o Dia do/a Assistente Social 2017.Na Luta de Classes não há Empate. 2017. (Seminário).

Seminário Nacional de Gestão Administrativa-Financeira do Conjunto CFESS-CRESS..Participante. 2017. (Seminário).

VIII Jornada Internacional Políticas Públicas.(Re)tratos da infância e juventude fortalezense: questão social no Ceará e as faces sócio-históricas do abandono familiar. 2017. (Seminário).

VIII Jornada Internacional Políticas Públicas. 2017. (Seminário).

XL Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social - Região II.Mesa de Conjuntura: é preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer. 2017. (Encontro).

XXVI Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS. 2017. (Encontro).

XXVI Encontro Descentralizado Nordeste do Conjunto CFESS-CRESS.Participante. 2017. (Encontro).

XXI Semana Universitária.Formação Profissional em Serviço Social: considerações sobre a experiência do IFCE Campus Iguatu. 2016. (Encontro).

IV Seminário Internacional Crise do Capital, Periferia Urbana, Lutas Sociais e Serviço Social.Questão Social, Estado e Desenvolvimento Capitalista no Ceará: contrastes entre o urbano e o rural. 2015. (Seminário).

Oficina Nacional de Graduação e Pós-Graduação da ABEPSS. 2015. (Oficina).

2 Encontro Internacional de Política Social."Modernização Conservadora" no Ensino Superior: os impactos da contrarreforma universitária sobre a formação e produção de conhecimento em serviço social. 2014. (Encontro).

9 Encontro Nacional de Política Social."Modernização Conservadora" no Ensino Superior: os impactos da contrarreforma universitária sobre a formação e produção de conhecimento em serviço social. 2014. (Encontro).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.CLÃS POLÍTICOS FAMILIARES NO SERTÃO DOS INHAMUNS. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.A FORÇA ELEITORAL DOS CLÃS POLÍTICOS FAMILIARES NA ASCENSÃO DE DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.MEMÓRIAS DA SERRINHA: RESGATE HISTÓRICO DO BAIRRO. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.FAMILIAS, POLÍTICA E A PRÁTICA DA MUDANÇA PARTIDÁRIA. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.A FORÇA ELEITORAL DOS CLÃS POLÍTICOS FAMILIARES NO CEARÁ: CLÃS DOS MUNICÍPIOS DE MARCO E PORANGA. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.CLÃS POLÍTICOS FAMILIARES: HISTÓRIA, PODER E TRADIÇÃO. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.QUESTÃO SOCIAL NO CEARÁ: UM DEBATE DOS PROCESSOS SÓCIO HISTÓRICOS E CONJUNTURAIS. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária - Interiorizar para Compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.A FORÇA ELEITORAL DOS CLÃS POLÍTICOS FAMILIARES NO CEARÁ: CLÃ MACEDO DO MUNICÍPIO DE AURORA. 2014. (Outra).

XX Encontro de Iniciação à Pesquisa - UNIFOR.Reflexos do clientelismo e do patrimonialismo na força dos clãs políticos familiares.. 2014. (Encontro).

Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento.Estado e Políticas Públicas: limites e novas possibilidades. 2013. (Outra).

III Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento.Estado e Políticas Públicas: limites e novas possibilidades. 2013. (Encontro).

III Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento.As Bases Tradicionais da Experiência Neoliberal no Ceará: a força eleitoral dos clãs políticos familiares. 2013. (Encontro).

III Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento.Estado e Políticas Públicas: limites e novas possibilidades. 2013. (Encontro).

Semana do Serviço Social da UECE.Estado, Movimentos Sociais e Serviço Social - sem movimento não há liberdade. 2013. (Seminário).

Semana do Serviço Social da UECE.Mundialização do capital, exploração das mulheres e desafios para o feminismo. 2013. (Outra).

Serviço Social na Luta contra a Exploração do Trabalho.Mesa de Abertura. 2013. (Seminário).

VI Jornada Internacional de Políticas Públicas.AS PRIMEIRAS-DAMAS NA POLÍTICA CEARENSE: um estudo das décadas de 1970 à de 2010. 2013. (Seminário).

XIII Encontro de Iniciação à Docência da UNIFOR.Educação como Direito para Todos: relatos e experiências do Serviço Social da Terra. 2013. (Encontro).

XVIII Semana Universitária - 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.A Importância do Movimento Hip Hop para a Juventude Moradora da Comunidade da Serrinha. 2013. (Encontro).

XVIII Semana Universitária - 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.Significado do Trabalho para a Classe Trabalhadora. 2013. (Encontro).

XVIII Semana Universitária - 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.As Condições de Trabalho dos Camelôs em Fortaleza: expressão da questão social. 2013. (Encontro).

XVIII Semana Universitária - 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.Atuação dos Clãs Políticos no Ceará. 2013. (Encontro).

XVIII Semana Universitária - 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.Mulheres na Política Cearense: prefeitas eleitas de 1970 a 2010. 2013. (Encontro).

XVIII Semana Universitária - 18 anos: Socialização do ensino, da pesquisa e da extensão.Avaliação de resumos inscritos. 2013. (Encontro).

III Fórum Estadual de Supervisores de Estágio em Serviço Social.Experiência de Estágio da UECE. 2012. (Encontro).

Serviço Social de Olhos Abertos para a Educação: ensino público e de qualidade é direito de todos/as.Mesna Simultânea: Questão Urbana, Rural e Ambiental. 2012. (Seminário).

XVII Semana Universitária da UECE: Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade - os desafios da Universidade.A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010. 2012. (Encontro).

XVII Semana Universitária da UECE: Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade - os desafios da Universidade.A População em Situação de Rua no Município de Fortaleza como Expressão da Questão Social Contemporânea. 2012. (Encontro).

XVII Semana Universitária da UECE: Informação e Tecnologia para a Sustentabilidade - os desafios da Universidade.A População em Situação de Rua no Município de Fortaleza. 2012. (Encontro).

II Curso de Formação de Coordenadores de Curso de Graduação da UECE. 2011. (Outra).

Mini-Curso Direitos Sociais no Brasil e suas Ambiguidades. 2011. (Outra).

V Jornada Internacional de Políticas Públicas.O Projeto Político da Burguesia Transnacionalizada do Ceará-Brasil: papel do Estado no desenvolvimento econômico. 2011. (Encontro).

XVI Semana Universitária: (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.Serviço Social e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes, primeiros passos/ impressões. 2011. (Encontro).

XVI Semana Universitária: (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.A Mercantilização da Educação e seus Rebatimentos no Movimento Estudantil: uma interface como o Movimento Estudantil da UECE. 2011. (Encontro).

XVI Semana Universitária: (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.Precarização do Trabalho no Transporte Público em Fortaleza como Expressão da Questão Social na Cena Contemporânea. 2011. (Encontro).

XVI Semana Universitária: (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.Reforma Sanitária Brasileira: uma construção coletiva. 2011. (Encontro).

XVI Semana Universitária: (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação.O Trabalho Informal como uma das Expressões da Questão Social no Ceará. 2011. (Encontro).

Crise Capitalista e Seguridade Social. 2010. (Seminário).

I Fórum de supervisores de estágio.Resolução 533: supervisão de estágio. 2010. (Encontro).

I Oficina de Estágio em Serviço Social - UFBA.O Estágio Supervisionado em Serviço Social: significado e proposições. 2010. (Oficina).

I Oficina de Estágio em Serviço Social - UFBA.A Formação do(a) supervisor(a) de estágio: exigências e responsabilidades. 2010. (Oficina).

Seminário.Crise Capitalista e realidade Brasileira. 2010. (Seminário).

VII Seminário de Socialização das Experiências de Estágio - UERN.Trabalho e Formação Profissional: desafios contemporâneos. 2010. (Seminário).

VII Seminário de Socialização de Experiências de Estágio.Trabalho e Formação Profissional: desafios contemporâneos. 2010. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Capacitação das COFIs - CFESS-CRESS. 2010. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2010. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. A Força dos clãs políticos familiares no Ceará. 2010. (Congresso).

XV Semana Universitária: ciência para a humanidade.Movimento Social LGBTT: origem, lutas e conquistas. 2010. (Encontro).

XV Semana Universitária: ciência para a humanidade.Movimento Lésbico e o Feminismo: um estudo sobre o grupo Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará - LANCE. 2010. (Encontro).

38 Encontro Nacional CFESS/CRESS. 2009. (Encontro).

Conferência Regional de Assistência Social.Participação e Controle Social no SUAS. 2009. (Outra).

CONGRESSO REMEMORATIVO DOS 30 ANOS DO CONGRESSO DA VIRADA. 2009. (Congresso).

III SEMINÁRIO REGIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ABEPSS/NE.LIMITES À PARTICIPAÇÃO E AO CONTROLE SOCIAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA. 2009. (Seminário).

I Reunião Ampliada da ABEPSS Nordeste. 2009. (Outra).

Reunião ampliada de trabalho da diretoria regional da ABEPSS. 2009. (Outra).

Seminário "Socializar Riqueza para Romper Desigualdade". 2009. (Seminário).

VII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2009. (Outra).

VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2009. (Outra).

XIV Semana Universitária - Universidade, Estado e Sociedade.Comunidade Sabiaguaba: um movimento de contracultura. 2009. (Encontro).

19 CONFERÊNCIA MUNDIAL DE SERVIÇO SOCIAL. 2008. (Outra).

Conferência Internacional Tráfico de Mulheres no Contexto da Exploração Sexual: Cenários Luso-Brasileiros. 2008. (Outra).

Seminário.Formação Profissional e trabalho do Assistente Social. 2008. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Comunidade Sabiaguaba: um movimento de contracultura. 2008. (Encontro).

XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL.As bases sócio-políticas da contra-reforma do Estado na "Era Tasso". 2008. (Encontro).

Pré-Encontro Regional de Estudantes de Serv. Social.Formação Profissional do Serviço Social: reflexões das diretrizes curriculares e sua implementação nocontexto da reforma universitária. 2006. (Encontro).

Seminário Serviço Social e a Construção da Sustentabilidade.Valor e trabalho na dinâmica do Estado capitalista. 2004. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Organização política dos trabalhadores e os desafios da reforma trabalhista. 2004. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2004. (Congresso).

32o. Encontro Nacional CFESS/CRESS.32o. Encontro Nacional CFESS/CRESS. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fabiana Moreno de Lima

CUNHA, L. M.ÁLVARO, M. C.NOBRE, M. C. Q.MORAES, E. S.. Baú de Recordações, Trajetórias Presentes: história e memória da instauração do curso de Serviço Social (1950-1975). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Raí Vieira Soares

NOBRE, M. C. Q.ÁLVARO, M. C.CUNHA, L. M.RIO, C. P. O.ALBUQUERQUE, C. S.. Transformações contemporâneas e educação superior no Brasil: particularidades na formação profissional em serviço social do IFCE Campus Iguatu. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Elane Mendonça Conde Carneiro

ARAÚJO, L. B. C.ÁLVARO, M. C.NOBRE, M. C. Q.. Mulheres em Resistência: moradoras do Bairro Serrinha no enfrentamento das expressões da questão social. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Joana Idayane Silveira Moreira

NOBRE, M. C. Q.CARTAXO, A. M. B.ARAÚJO, L. B. C.SEVERIANO, E. M. O.. Serviço Social e Previdência Social: análise do trabalho do assistente social do INSS no Governo do Partido dos Trabalhadores - PT (2003 a 2016). 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Eveline de Sousa Landim

NOBRE, M. C. Q.QUINDERE, P. H. D.FARIAS, L. A. COLIVEIRA, L. C.. Intervenções da Política de Saúde Mental para usuários de substâncias psicoativas: das políticas às práticas cotidianas. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciana Sátiro Silva

NOBRE, M. C. Q.SILVEIRA, I. M. M.AZEVEDO, E. E. B.SOUSA, A. M.. Ética e Serviço Social: a percepção das assistentes sociais sobre suas práticas profissionais nos Centros de Referência de Assistência Social de Fortaleza-CE. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fábio Sentinelli Ribeiro

LIMA, Hermano Machado FerreiraFARIAS, L. A. CNOBRE, M. C. Q.. Assistência Social e o Trabalho como Paradoxos e Paralelos: os impactos da reestruturação do capital na política social de proteção do trabalhador brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jonas Augusto da Silva Freitas

CUNHA, A. M.SOUSA, A. M.ARAÚJO, L. B. C.NOBRE, M. C. Q.. A Produção do espaço urbano em Fortaleza: estudo da troca e permuta de unidades habitacionais entre os Conjuntos Habitacionais Maravilha e Maria Tomásia. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Elianice Viana Ximenes

OSTERNE, M. S. F.FROTA, F. H. S.NOBRE, M. C. Q.. Sistema Único de Assistência Social (SUAS): desafios de implementação do CRAS no município de Groaíras/Ceará. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Amanda Nogueira Lourenço

AMORIM, R.F.NOBRE, M. C. Q.RODRIGUES, F. J.. Travesti: a construção do corpo feminino. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Fortaleza.

Aluno: Cynthia Studart Albuquerque

VASCONCELOS, E. M.LIMA, R. C. C.NOBRE, M. C. Q.RODRIGUES, L. B. F.. Projeto de Tese. Drogas, Questão Social e Serviço Social: respostas teóricas, ético-políticas e prático-interventivas da profissão. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Nunes Silva Fernandes

ALENCAR, M. M. T.CASTRO, A. T. B.SANTOS NETO, A. B.NOBRE, M. C. Q.. O Projeto Socialista do MST: perspectiva revolucionária ou adesão ao reformismo?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Waleska Fernandes de Oliveira Sobreira

NOBRE, M. C. Q.ALBUQUERQUE, C. S.CAVALCANTE, R. C. B.. Redução de Danos como Estratégia de Cuidado entre Usuárias e Usuários Psicoativos: o que pensam os profissionais que atuam nos serviços de saúde da Secretaria Executiva Regional VI. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS)) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fabiana Moreno de Lima

CUNHA, L. M.MORAES, E. S.OLIVEIRA, L. C.NOBRE, M. C. Q.. Baú de recordações, trajetórias presentes: história e memória da instauração do serviço social no Ceará (1950-1975). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Raí Vieira Soares

NOBRE, M. C. Q.CUNHA, A. M.ÁLVARO, M. C.ALBUQUERQUE, C. S.. A Experiência do Curso de Serviço Social no IFCE Campus Iguatu. 2017.

Aluno: Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo

MARINHO, C. M.CUNHA, A. M.VALE, E. S.NOBRE, M. C. Q.. Fundamentos do Serviço Social: da vinculação ao marxismo à abertura e/ou resistência diante do pensamento pós-moderno. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Elane Mendonça Conde Carneiro

ARAÚJO, L. B. C.ÁLVARO, M. C.NOBRE, M. C. Q.. Mulheres do Bairro da Serrinha no Enfrentamento das Expressões da Questão Social. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Joana Idayane Silveira Moreira

NOBRE, M. C. Q.ARAÚJO, L. B. C.CARTAXO, A. M. B.SEVERIANO, E. M. O.. Serviço Social e Previdência Social: uma análise do trabalho do assistente social do INSS no Governo do Partido dos Trabalhadores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fábio Sentinelli Ribeiro

LIMA, Hermano Machado FerreiraRODRIGUES, F. J.NOBRE, M. C. Q.. Assistência Social e o Trabalho como Paradoxos e Paralelos: os impactos da reestruturação do capital na política social de proteção do trabalhador brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Eveline de Sousa Landim

NOBRE, M. C. Q.QUINDERE, P. H. D.FARIAS, L. A. COLIVEIRA, L. C.. Intervenções da Política de Saúde Mental para usuários de álcool e outras drogas: das políticas às práticas cotidianas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Elianice Viana Ximenes

OSTERNE, M. S. F.NOBRE, M. C. Q.. A Consolidação do SUAS e os Desafios de sua implantação pelo CRAS: um estudo realizado no munucípio de Groairas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciana Sátiro Silva

NOBRE, M. C. Q.AZEVEDO, E. E. B.SILVEIRA, I. M. M.. Ética e Serviço Social: a percepção das assistentes sociais dos centros de referência de assistência social de Fortaleza-Ce sobre suas práticas profissionalis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mirles de Andrade Morais

NOBRE, M. C. Q.CUNHA, A. M.; CUSTODIO, R.. Lei 12.317/2010 (30h semanais): impacto nas condições de vida e trabalho dos assistentes sociais dos CRAS de Fortaleza. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: FRANCISNEIDE CORREIA DE LIMA TEIXEIRA

TEIXEIRA, F. C. L.NOBRE, M. C. Q.. O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO GENIBÁU SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS DE SEUS SERVIÇOS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Elisabete Maria Lima Mavignier

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.MOURA, M. J.. O Serviço Social no Sistema Penitenciário do Ceará: uma abordagem dos desafios enquanto profissão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Naylma Francisca Azevedo Maia

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.SOUSA, A. M.. Serviço Social e Saúde Mental: atuação profissional junto ao usuário do CAPS II da Jurema em Caucaia/Ce. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Christiane Barroso Façanha Lima

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.ARAÚJO, L. B. C.. População de Rua: uma análise das caracterizações atuais e as significações sobre a vida nas ruas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: ANA CÉLIA SANTIAGO DE PAULA

NOBRE, M. C. Q.VIANA, V. M. A.AZEVEDO, E. E. B.. A Dimensão da Categoria Trabalho no Cotidiano das Agentes Comunitárias de Saúde do Município de Orós/Ceará. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Elisabete Maria Lima Mavignier

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.; MOURA, J.. O Serviço Social no sistema Penitenciário do Ceará: uma abordagem dos desafios enquanto profissão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Régia Maria Prado Pinto

VIANA, V. M. A.NOBRE, M. C. Q.. A Participação da Sociedade Civil no CEAS-CE: limites e possibilidades no controle social junto à política de assistência social. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serv Social: direitos sociais e competências profi) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jacqueline Rocha de Souza

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.. Percepção quanto à co-responsabilidade no planejamento familiar do homem que solicita vasectomia num hospital público da Região Metropolitana de Fortaleza. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serv Social: direitos sociais e competências profi) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mércia Cardoso de Souza

MACIEL, M S CNOBRE, M. C. Q.. A Recomendação N. 10/2007 do Comitê CEDAW/ONU. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serv Social: direitos sociais e competências profi) - Universidade de Brasília.

Aluno: Maria Tereza Simâo de Carvalho

VIANA, V. M. A.NOBRE, M. C. Q.. Usuários em Cena e os "Donos" do Poder: conselhos locais de assistência social - uma experiência de controle social em Maracanaú. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serv Social: direitos sociais e competências profi) - Universidade de Brasília.

Aluno: MARIA ROSÂNGELA SIQUEIRA DE FARIAS

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.. Saneamento Básico através do olhar de moradores do bairro Bom Jardim. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serv Social: direitos sociais e competências profi) - Universidade de Brasília.

Aluno: Magnólia Azevedo Said

NOBRE, M. C. Q.. As ONG's como produtoras de significados. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde, Trabalho e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sara Martins Alves

NOBRE, M. C. Q.; MENESES, V. A.; SILVA, P. M. G.. Mulheres na política: trajetórias e perfis das deputadas no parlamento cearense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Filipe Monteiro de Oliveira

NOBRE, M. C. Q.; GOIS, J. S.; ARAUJO, T. L.. Política conciliatória de classes no governo Lula: reflexos sociais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Catherine Leal Petrola Martins

AGUIAR, R. S.ARAÚJO, L. B. C.NOBRE, M. C. Q.. Serviço Social e Questão Ambiental: aproximações sobre a produção de conhecimento na área.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jéssica Oliveira Torres

SILVA, M. C. G.;BARROSO, H. C.NOBRE, M. C. Q.. Naruto e Dragon Ball Z: uma análise acerca da violência presente nos animes shonen e a intervenção das políticas públicas de juventude na Comunidade de Areias dos Albertos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Virgínia Conde de Mattos Pereira Portela

FARIAS, L. A. CARAÚJO, L. B. C.NOBRE, M. C. Q.. Cotidiano de vida e trabalho de agricultores familiares: estudo de caso da Comunidade de Sussuí, em Quixadá-CE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonio Sijone Silva de Oliveira

NOBRE, M. C. Q.BARROSO, H. C.FERREIRA, D. R. S.. População LGBTTI e Assistência Social em Fortaleza: análise a partir das assistentes sociais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mônica Saraiva Almeida

SOUSA, E.B.L. ou LOPES, E.B. ou LOPES, B.NOBRE, M. C. Q.. Participação popular na política de assistência social: a experiência dos Núcleos de Participação Popular em Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Pedro Ricardo Alencar Eleutério

NOBRE, M. C. Q.AZEVEDO, E. E. B.ALVES, M. E. R.. Canoa Quebrada: trajetórias de vida alteradas pelo desenvolvimento turístico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Quelyta Montoril Ferreira

NOBRE, M. C. Q.BARROSO, H. C.COUTINHO, A. A.. O Significado da Assistência Social para os Usuários do CentroPop. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jarleide Costa de Sousa

SOUSA, J. C.;VIANA, V. M. A.NOBRE, M. C. Q.SILVA, L. A.. O Retorno ao trabalho pós-aposentadoria: um desafio contemporâneo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ligia Veras Rocha de Paula

NOBRE, M. C. Q.PIO, M. C.MOTA, D. R. S.. Implicações do processo de privatização da Coelce na vida e nos espaços de sociabilidade de seus empregrados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lígia Vieira da Silva

NOBRE, M. C. Q.VIANA, V. M. A.SILVA, L. A.. Terceirização do Trabalho Bancário: entre a ampliação do mercado e a precarização dos direitos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Carine de Oliveira Franco

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.NOGUEIRA, A I A. Serviço Social no Ceará: uma breve análise do Movimento de Reconceituação e sua intenção de ruptura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Tatiani Rodrigues de Sousa

CUNHA, A. M.SOUSA, A. M.NOBRE, M. C. Q.. "O sonho da casa própria": paradigma de afirmação e negação dos moradores do Conjunto Habitacional Rosa Luxemburgo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Heloísa Gomes Bandeira

ARAÚJO, L. B. C.SOUSA, F.C.A.N.NOBRE, M. C. Q.. O MST e o processo de conquista de hegemonia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rebeca Gomes de Menezes

CUNHA, A. M.NOBRE, M. C. Q.SOUSA, A. M.. Transformações contemporâneas e seus rebatimentos sobre a formação profissional de serviço social: uma análise crítica da compreensão dos estudantes da UECE sobre o projeto ético-político. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ana Paula Fidélis Santos

NOBRE, M. C. Q.CUNHA, A. M.CAVALCANTE, G. S. T.. A Experiência da Reestruturação Produtiva no Serviço Social em uma Empresa Têxtil do Ceará. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Georgia de Fátima Rangel da Silva

NOBRE, M. C. Q.CUNHA, A. M.VIANA, V. M. A.. Os Reflexos da Reestruturação Produtiva: a proposta de gestão participativa na COELCE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luana Paula Moreira Santos

ÁLVARO, M. C.NOBRE, M. C. Q.CUNHA, A. M.. A Subordinação feminina na cultura popular cearense: uma análise das músicas de forró na contemporaneidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Vanessa Calixto Veras

NOBRE, M. C. Q.. Serviço Social no Projeto Raízes de Cidadania: uma abordagem da instrumentalidade do exercício profissional com comunidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Sonja Rebouças Tupinambá

NOBRE, M. C. Q.. O Programa de Remoção de Favelas: o Conjunto Residencial Planalto Universo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Germana Leitao Vasconcelos

NOBRE, M. C. Q.. Os Rebatimentos da reestruturação bancária na saúde dos trabalhadores do BEC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Roberta Duarte Maia

NOBRE, M. C. Q.. O ser mãe X o ser mulher na dimensão do profano e do sagrado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Anny Karllenny de Almeida Porto

NOBRE, M. C. Q.. A política industrial sob a ótica da população: uma análise no Município de Itapipoca/Ce. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Daniela Neves de Sousa

NOBRE, M. C. Q.. Organizações e relações de trabalho: um estudo sobre a Cooperativa de Calçados de Canindé-Ce. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rivânia Lúcia de Assis

NOBRE, M. C. Q.. O Programa Capacitação Solidária: polêmicas e resultados. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciana Vieira Marques

NOBRE, M. C. Q.. A Inserção da mulher no mercado de trabalho e seus rebatimentos nas relações familiares. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Herlon Alves Rodrigues

NOBRE, M. C. Q.. Vigiados ou assistidos: adolescentes autores de atos infracionais em situação de liberdade assistida. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Andréa Pacheco de Mesquita

NOBRE, M. C. Q.. A Formação profissional do assistente social. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ana Cristina de Moraes

NOBRE, M. C. Q.. O ECA em evidência: limites e possibilidades de sua divulgação por uma ONG. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Aurineide Moreira Carneiro

NOBRE, M. C. Q.. Turismo e prostituição na Beira-Mar: a preferência pelo cliente estrangeiro. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Vanda Cavalcante

NOBRE, M. C. Q.. A Formação técnico-profissional de adolescentes numa perspectiva de análise do Pólo Central. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria das Dores Pinheiro

NOBRE, M. C. Q.. A Dimensão ética do movimento de ação da cidadania contra a fome, a miséria e pela vida. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Raquelina Cordeiro Arruda

NOBRE, M. C. Q.. Acidente de trabalho: uma reflexão sobre suas reincidências na Master S/A Tecidos Plásticos. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Beatriz Sá Moreta

NOBRE, M. C. Q.. As Estratégias de participação do usuário no Hospital Universitário Walter Cantídio. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ivone Braga Bessa

NOBRE, M. C. Q.. Uma Experiência da municipalização das políticas de saúde e serviço social. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Andréia Cavalcante Cortez

NOBRE, M. C. Q.. Subjetividade masculina: repensando o homem e suas relações no âmbito do público e do privado. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ana Cristina Pereira da Costa

NOBRE, M. C. Q.. Sistema PREVCON - uma alternativa viável?. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Silvana Maria Soares Severo

NOBRE, M. C. Q.. O Perfil do serviço social no Hospital Walter Cantídio. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rilda Bezerra de Freitas

NOBRE, M. C. Q.. Saúde e filantropia: as redefinições na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e a refilantropização da saúde. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisca Carla Batista Carneiro

NOBRE, M. C. Q.. Qualidade total x qualidade da vida: os efeitos do projeto de Q.T. sobre a Q.T. de uma empresa de caju. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mirella Fiúza de Sousa

NOBRE, M. C. Q.. Abandono e adoção: adoção como alternativa de solução frente ao problema social do abandono de crianças entre 0 e 6 anos. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Eveline Acácio Gomes

NOBRE, M. C. Q.. O Significado da aposentadoria para os aposentados da AIFEC. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

NOBRE, M. C. Q.. Banca Examinadora de Concurso para Professor Adjunto na área de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social. 2012. Universidade Estadual da Paraíba.

PINTO, E. A.BASTOS, C. M. A.NOBRE, M. C. Q.. Banca Examinadora de Concurso para Prof Adjunto do Instituto de Psicologia/Curso de Graduação em Serviço Social da UFBA na área de Política Social (Edital 02/2010). 2010. Universidade Federal da Bahia.

NOBRE, M. C. Q.CUNHA, A. M.VIANA, V. M. A.. Seleção de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Área de Serviço Social. 2010. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

NOBRE, M. C. Q.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto de Métodos e Técnicas do Serviço Social. 2003. Universidade Estadual do Ceará.

BEHRING, E. R.IAMAMOTO, M. V.ALMEIDA, N. L. T.BARBOSA, R. N. C.FREIRE, S. M.NOBRE, M. C. Q.. Comissão Examinadora Seleção Doutorado 2016 PPGSS/FSS/UERJ. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

NOBRE, M. C. Q.VIANA, V. M. A.. Seleção Pública de Monitores do Curso Serviço Social da Terra. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

NOBRE, M. C. Q.VIANA, V. M. A.. Seleção Pública de Professor Apoio Pedagógico do Curso Serviço Social da Terra. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

ARAÚJO, L. B. C.NOBRE, M. C. Q.CUNHA, A. M.. Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Lúcia Conde de Oliveira. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

ARAÚJO, L. B. C.OLIVEIRA, L. C.NOBRE, M. C. Q.. Seleção Pública para Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. 2013. Universidade Estadual do Ceará.

NOBRE, M. C. Q.ANDRADE, F. R. B.MADEIRA, M. Z. A.. Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Liana Brito de Castro Araújo. 2012.

NOBRE, M. C. Q.GURGEL, M. E. P.ARAÚJO, L. B. C.. Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Adinari Moreira de Sousa. 2011. Universidade Estadual do Ceará.

NOBRE, M. C. Q.GURGEL, M. E. P.MADEIRA, M. Z. A.. Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Lúcia Conde de Oliveira. 2011.

ANDRADE, F. R. B.ARAÚJO, L. B. C.NOBRE, M. C. Q.. Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Maria Glaucíria Mota Brasil. 2009. Universidade Estadual do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elza Maria Franco Braga

BRAGA, Elza. M. Franco.. Modernização do atraso: hegemonia burguesa do CIC e as alianças da era Tasso?. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Carlos Américo Leite Moreira

Carvalho, A. P. C.; ABU-EL-HAJ, J.; COSTILA, L.;MOREIRA, C. A. L.. Modernização do atraso: a hegemonia burquesa do CIC e as alianças estratégicas da Era Tasso. 2008. Tese (Doutorado em Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

Elaine Rossetti Behring

CARVALHO, Alba Maria Pinho de; Abu-El-Haj, Jawdat; COSTILLA, Lucio; MOREIRA, Carlos Américo Leite;BEHRING, E. R.. Modernização do Atraso: a hegemonia burguesa no CIC e as alianças eleitorais na era Tasso. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Filipe Monteiro

A Política conciliatória do governo Lula (2003-2011): fundamentos e desenvolvimento histórico; ; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Waleska Fernandes de Oliveira Sobreira

Redução de danos como estratégia de cuidado entre usuárias e usuários de psicoativos: o que pensam os profissionais que atuam nos serviços de saúde da SER VI; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Gicélia Almeida da Silva

A Reforma Psiquiátrica e o Fórum Cearense de Luta Antimanicomial: táticas e estratégias antimanicomiais; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Verônica Maria Ferreira

Início: 2019; Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Tayná Andrade Queiroz

Uso abusivo do álcool: percepções de usuários; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Raí Vieira Soares

Transformações contemporâneas e educação superior no Brasil: particularidades na formação profissional em serviço social do IFCE Campus Iguatu; 2018; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Joana Idayanne Silveira Moreira

Serviço Social e Previdência Social: análise do trabalho do assistente social do INSS no governo do Partido dos Trabalhadores - PT (2003 a 2014); 2016; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Eveline de Sousa Landim

Intervenções da Política de Saúde Mental para usuários de substâncias psicoativas: das políticas às práticas cotidianas; 2015; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Luciana Sátiro Silva

A relação entre a organização política da categoria de assistentes sociais e a consolidação da política de Assistência Social em Fortaleza-Ce; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Joana Idayanne Silveira Moreira

Análise da atuação do Serviço Social do INSS frente às configurações da política de previdência social no Governo Lula/Dilma; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Mirles de Andrade Morais

Lei 12; 317/2010 (30h semanais): impacto nas condições de vida e trabalho dos assistentes sociais dos CRAS de Fortaleza; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

FRANCISNEIDE CORREIA DE LIMA TEIXEIRA

O CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO GENIBÁU SOB A ÓTICA DOS USUÁRIOS DE SEUS SERVIÇOS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

ANA CÉLIA SANTIAGO DE PAULA

A Dimensão da Categoria Trabalho no Cotidiano dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Orós/Ce; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Sara Martins Alves

Mulheres na política: trajetórias e perfis das deputadas no parlamento cearense; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Sara Martins Alves

Mulheres na política: trajetórias e perfis das deputadas no parlamento cearense; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Antonio Sijone Silva de Oliveira

População LGBTTI e Assistência Social em Fortaleza: análise a partir das assistentes sociais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Pedro Ricardo Alencar Eleutério

O Impacto Cultural e Político do Turismo em Canoa Quebrada/Ceará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Quelyta Montoril

Política de Assistência Social para as pessoas em situação de rua, usuárias do CREASPOP); ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Ligia Veras Rocha de Paula

Implicações do precesso de privatização da Coelce na vida e nos espaços de sociabilidade de seus empregados; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Georgia de Fátima Rangel da Silva

Os reflexos da reestruturação produtiva: a proposta de gestão participativa na COELCE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Ana Paula Fidélis Santos

A experiência da reestruturação produtiva no serviço social em uma empresa têxtil do Ceará; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Valdenízia Bento Peixoto

Vamos lá fazer o que será - uma análise da militância do CALSS para a formação profissional da (o) ex-militante; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Wládia Nogueira Lima

A Qualidade Total e sua incorporação no discurso de colaboradores; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Ana Flávia Pereira

Educação e neoliberalismo: um estudo sobre a forma de contratação temporária da EEFM Luiz Girão; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Elizângela Lima Oliveira

A Organização sindical dos assistentes sociais do Ceará; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Antônio Leonardo Guimarães Costa

A Reestruturação produtiva no comércio e a reação do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Carlos Rogério de Carvalho Nunes

O Curso de alfabetização de trabalhadores da castanha: uma análise da experiência do SINDICAST; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Érica Letícia F

Silva; Adolescente e mercado de trabalho no contexto da política neoliberal; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Adriano Pinheiro Bezerra

Continência, um cartão de ponto; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Maria Sabrinny Martins Rodrigues

Comércio informal: uma forma de sobrevivência do vendedor ambulante da SER I; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Santelma Landim Leite

As Dificuldades dos desempregados para serem absorvidos pelo mercado de trabalho; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Tatiana Raulino de Sousa

A Universidade em tempos de neoliberalismo: uma análise da política de contratação de professores da UECE na década de 90; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Francisca Márcia Araújo L

Cabral; Uma Discussão sobre as políticas de gestão compartilhada no âmbito da infância e juventude; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Natália Rocha de Sousa

O Processo de terceirização da COELCE: novas condições de trabalho do 'call center'; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Adriana Muniz Barbosa

O Trabalho noturno e suas implicações na vida sócio-familiar do tecelão na Indústria Têxtil Vicunha Nordeste, Unidade I; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Márcia Costa de Sant'Anna

A Significação da prática do serviço social no âmbito hospitalar: um enfoque no Hospital Geral Dr; César Cals; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Márcia do Socorro Barroso Uchôa

Gravidez na adolescência: refletindo a questão a partir do programa de pré-natal e planejamento familiar da MEAC; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Eliane Lopes da Silva

A Inserção do sistema de qualidade total no SERPRO: reflexos no serviço social; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

MARIA HELENA GONÇALVES DE FREITAS

Análise e avaliação do sistema de qualidade total em uma instituição de formação profissional; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Francisca Silvana da Silva

Aborto provocado como conseqüência da liberação sexual e da falta de educação; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Nívia Maria da Mota Bezerra

O Papel do serviço social do Grupo Têxtil Bezerra de Menezes frente às transformações no mundo do trabalho; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Elizângela Gonçalves Fernandes

A Família e o trabalho: a luta pela sobrevivência; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Camila Bezerra Rocha

A Deficiência mental como fenômeno social: uma análise familiar e social; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Leila Maria Bezerra Cruz

A Tentativa de suicídio em Fortaleza: uma análise social; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Sara Martins Alves

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Emanuella da Costa Lopes

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Maiara Ferreira da Silva

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Sara Raquel Batista Lima

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Samia Bessa de Moraes

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Fabiana Moreno de Lima

Projeto de Monitoria - Expressões Históricas e Contemporâneas da Questão Social no Ceará; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Pro-Reitoria de Graduação/UECE; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Natália Ferreira Nascimento

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Fabíola Mota Falcão

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Maria Isabelle Epifânio de Sousa

Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Anielly Maria Aquino Bezerra

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Fabíola Mota Falcão

A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Kátia Valeria Nunes de Morais

Disciplina de Teoria Política; 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Valéria Nunes de Morais

Monitoria disciplina Teoria Política; 2016; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Bruna Lena Carneiro

Serviço Social e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2014; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Hermano Araújo da Silveira

Serviço Social e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2014; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PRAE; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Thayná Colares

Serviço Social e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PRAE; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Vaneska Tavares Leite Andrade

Projeto de Extensão UECE/SERVIÇO SOCIAL e a SERRINHA: troca de saberes; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Maria Isabelle Epifânio de Sousa

Projeto de Extensão UECE/SERVIÇO SOCIAL e a SERRINHA: troca de saberes; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Flávia Lima da Silva

Projeto de Extensão UECE/SERVIÇO SOCIAL e a SERRINHA: troca de saberes; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Amanda Silva Oliveira

Projeto de Extensão UECE/SERVIÇO SOCIAL e a SERRINHA: troca de saberes; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Antonio Sijone Silva de Oliveira

Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2012; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Vinélia Braga Pinto

Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2012; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Yuri Ramos Rodrigues

Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2012; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Hevelânya Albano de Sousa

Reforma sanitária brasileira: uma construção coletiva; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Jéssica Maria Oliveira Lima Cavalcante

Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Iracelma Castelo Branco Bento

Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes; 2011; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Universidade Estadual do Ceará/PROEX; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

JULIANA HILARIO MARANHAO, MAYARA MOTA MARINHO, PATRÍCIA ABRE

MOVIMENTO LÉSBICO E O FEMINISMO: UM ESTUDO SOBRE O GRUPO LIBERDADE DO AMOR ENTRE AS MULHERES NO CEARÁ ? LANCE,; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

MAIARA REIS CAMPOS, KARINA SAMPAIO, RENATA MELO RODRIGUES, R

MOVIMENTO SOCIAL LGBTT: ORIGEM, LUTAS E CONQUISTAS; 2010; Orientação de outra natureza; (Bacharelado Em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Maria Cristina de Queiroz Nobre;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elza Maria Franco Braga

O Estado na Ordem do Capital: o Significado e o Alcance das Mundaças na Era Tasso; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Elza Maria Franco Braga;

Lucio Fernando Oliver Costilla

O Estado na ordem do capital; O significado e o alcance das mudancas na "Era Tasso"; 1999; Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lucio Fernando Oliver Costilla;

Alba Maria Pinho de Carvalho

Modernização do atraso: a hegemonia burguesa do CIC e as alianças eleitorais; 2008; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Alba Maria Pinho de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOARES, R. V. ; NOBRE, M. C. Q. . O Golpe de Estado no Brasil em 2016 e inflexões na Política de Educação Superior. Revista de Politica Públicas da UFMA , v. 22, p. 799-822, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOBRE, M. C. Q. . III SEMINÁRIO REGIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ABEPSS/NE. 2009.

NOBRE, M. C. Q. . XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2004.

NOBRE, M. C. Q. . A Igreja e a seca no Ceará. 1998.

NOBRE, M. C. Q. . 6 Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento - CEURCA. 2017.

NOBRE, M. C. Q. . VIII Jornada Internacional de Políticas Pública: 1917-2017, um século de reforma e revolução. 2017.

NOBRE, M. C. Q. . Parecer de artigo para Revista Temporalis número 30/ABEPSS. 2016.

NOBRE, M. C. Q. . VII Jornada Internacional de Políticas Públicas: para além da crise global. 2015.

NOBRE, M. C. Q. . 5 Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento - CEURCA. 2015.

NOBRE, M. C. Q. . Projeto de Monitoria Expressões Históricas e Contemporâneas da Questão Social no Ceará. 2014.

NOBRE, M. C. Q. . Parecer de artigo da Revista Temporalis. 2014.

NOBRE, M. C. Q. . 4 Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento - CEURCA. 2014.

NOBRE, M. C. Q. . Parecer de artigo da revista 'Estudios Latinoamericanos'/Universidad Nacional Autônoma de México. 2013.

NOBRE, M. C. Q. . Parecer de artigos completos do III Colóquio de Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento. 2013.

NOBRE, M. C. Q. . Parecer de resumos da XVIII Semana Universitária/UECE. 2013.

NOBRE, M. C. Q. . Projeto de `Pesquisa - A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010. 2013.

NOBRE, M. C. Q. . PROJETO DE EXTENSÃO: QUESTÃO SOCIAL NO CEARÁ: CONSTRUINDO E COMPARTILHANDO SABERES SOBRE O SEMIÁRIDO E AS FORMAS DE CONVIVÊNCIA COM AS SECAS EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO CEARÁ. 2013.

NOBRE, M. C. Q. ; GURGEL, M. E. P. ; VIANA, V. M. A. . Relatório de Atividades - Coordenação do Curso de Serviço Social - 2011/2013. 2013.

NOBRE, M. C. Q. ; ANDRADE, F. R. B. ; MADEIRA, M. Z. A. . Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Liana Brito de Castro Araújo. 2012.

NOBRE, M. C. Q. . IV Seminário Regional de Graduação e Pós-Graduação da ABEPSS/Nordeste. 2011.

NOBRE, M. C. Q. . Parecer sobre artigo submetido à publicação na Revista SER Social. 2011.

NOBRE, M. C. Q. ; ARAÚJO, L. B. C. ; GURGEL, M. E. P. . Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Adinari Moreira de Sousa. 2011.

NOBRE, M. C. Q. ; GURGEL, M. E. P. ; MADEIRA, M. Z. A. . Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Lúcia Conde de Oliveira. 2011.

NOBRE, M. C. Q. ; GURGEL, M. E. P. ; ARAÚJO, L. B. C. . Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Adinari Moreira de Sousa. 2011.

NOBRE, M. C. Q. . Projeto de Extensão UECE/SERVIÇO SOCIAL e a SERRINHA: troca de saberes. 2011.

NOBRE, M. C. Q. . III SEMINÁRIO REGIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ABEPSS/NE. 2009.

ANDRADE, F. R. B. ; ARAÚJO, L. B. C. ; NOBRE, M. C. Q. . Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Maria Glaucíria Mota Brasil. 2009.

NOBRE, M. C. Q. . XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2004.

NOBRE, M. C. Q. ; AVILA, I. ; DONALD, B. M. . A Igreja e a Seca no Ceará. 1998.

NOBRE, M. C. Q. ; PIRES, J. I. B. . Diocese de Itapipoca. 1996.

NOBRE, M. C. Q. . Religião ainda pauta debates no Legislativo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Disputa de Espaço:crise nacional entre PT e PMDB se repete no CE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Gestores trocam executivo pela AL. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Candidatos ao Senado no Ceará disputam apoio de Cid Gomes. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Campanha Eleitoral: debate será polarizado e personalista no Ceará. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . No Ceará, os Gomes continuam dando as cartas nas eleições. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Camilo e Eunício disputam o apoio de prefeitos no Interior. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Cenário do Ceará: oposição é circunstancial e pautada por interesses locais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Votação de Dilma reflete no Ceará reflete ações nacionais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Escolha do Governador: eleitor terá poucas opções este ano. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

NOBRE, M. C. Q. . Estado, políticas sociais e repercussões no Serviço Social. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOBRE, M. C. Q. ; SILVA, F. L. ; ANDRADE, V. T. L. ; CARNEIRO, B. L. ; FIRMIANO, T. C. ; SILVEIRA, H. A. . UECE/PROEX 2014: Relatório Anual de Projeto de Extensão. 2014. (Relatório de pesquisa).

NOBRE, M. C. Q. ; OLIVEIRA, A. S. ; SILVA, F. L. ; ANDRADE, V. T. L. . UECE/PROEX 2013: Relatório Anual de Projeto de Extensão. 2013. (Relatório de pesquisa).

NOBRE, M. C. Q. ; LOPES, E. C. ; FALCAO, F. M. ; SILVA, M. F. ; NASCIMENTO, N. F. ; MORAES, S. B. ; LIMA, S. R. B. ; ALVES, S. M. . UECE/PROPGPq 2013 - Relatório Anual de Projeto de Pesquisa. 2013. (Relatório de pesquisa).

NOBRE, M. C. Q. ; BEZERRA, A. M. A. ; LOPES, E. C. ; FALCAO, F. M. ; SILVA, M. F. ; NASCIMENTO, N. F. ; LIMA, S. R. B. . UECE/PROPGPq 2012 - Relatório Anual de Projeto de Pesquisa. 2012. (Relatório de pesquisa).

NOBRE, M. C. Q. ; CUNHA, A. M. ; LOPES, C. F. ; ARAÚJO, L. B. C. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; RODRIGUES, Y. R. ; PINTO, V. B. ; OLIVEIRA, R. M. C. . UECE/PROEX 2012: Relatório Anual de Projeto de Extensão. 2012. (Relatório de pesquisa).

NOBRE, M. C. Q. ; CUNHA, A. M. ; ARAÚJO, L. B. C. ; LOPES, C. F. ; BENTO, I. C. B. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; CAVALCANTE, J. M. O. L. ; PINTO, V. B. ; RODRIGUES, Y. R. . UECE/PROEX 2011: Relatório Anual de Projeto de Extensão. 2011. (Relatório de pesquisa).

NOBRE, M. C. Q. . Questão social, Estado e políticas públicas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOBRE, M. C. Q. . Neoliberalismo e reformas sociais: expressões do mundo contemporâneo. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).

NOBRE, M. C. Q. . A Instrumentalidade do Serviço Social. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOBRE, M. C. Q. . Transformações estatais no capitalismo contemporâneo. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NOBRE, M. C. Q. . Ceará, uma crítica da Era Tasso. 2000. (Palestra).

NOBRE, M. C. Q. . Recursos Humanos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Clãs Políticos Familiares na República Brasileira ? 1889 a 2019., Descrição: A pesquisa objetiva conhecer os clãs familiares atuantes na política brasileira durante a República, o que tem sido feito inicialmente a partir do mapeamento de seus membros que ocuparam cargos de governadores/presidentes de províncias, senadores e deputados federais. Em segundo momento, com a identificação das lideranças nacionais de maior projeção, se ampliará o banco de dados considerando suas respectivas bases estaduais e municipais a fim de conhecer também a força de seus clãs em termos de poder local.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cristina de Queiroz Nobre - Coordenador / Filipe Monteiro - Integrante.

  • 2015 - 2019

    Movimentos Sociais do Campo e a Luta pelo Acesso a Educação Superior: análise da turma Serviço Social da Terra na UECE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Liana Brito de Castro Araújo em 14/03/2017., Descrição: Nossa pesquisa tem como base a questão agrária como complexo da questão social, que resulta na resistência campesina de luta por terra e trabalho. Nessa dinâmica tem-se a história de ausência de políticas sociais no campo, onde nas últimas décadas vem se destacando a luta pela educação no campo. Esta política é pensada e reivindicada pelos MSC (Movimentos Sociais do Campo) com suas particularidades da vida campesina. Os MSC (Movimentos Sociais do Campo) travam uma luta constante em defesa de uma educação do campo como política pública nacional em consonância com suas demandas. Nosso Objetivo é analisar a experiência de formação da graduação do Serviço Social ?da terra? na UECE, resultado da articulação do curso de Serviço Social com os MSC para garantir a execução do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A criação da turma de Serviço Social da "terra" fortalece a proposta de formar trabalhadores do campo para atuarem nas diversas expressões da questão social presentes no cotidiano dos assentamentos de reforma agrária e nas comunidades rurais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cristina de Queiroz Nobre - Integrante / Liana Brito de Castro Araújo - Coordenador / Naianna Silva Duarte Cavalcante - Integrante / Girlane Medeiros da Silva - Integrante / Jana Alencar Eleuterio - Integrante / Ana Cleide A. Silva - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Expressões Históricas e Contemporâneas da Questão Social no Ceará, Descrição: Projeto de pesquisa articulado à monitoria acadêmica objetivando a produção de material didático sobre a questão social no Ceará. Vinculado à linha de pesquisa Estado, Questão Social e Serviço Social/Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Cristina de Queiroz Nobre - Coordenador / Fabiana Moreno de Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2013 - 2015

    Mulheres da Seca: um estudo do Programa Bolsa Família na perspectiva de gênero em assentamentos de reforma agrária no Sertão do Ceará, Descrição: Estudo do Programa Bolsa Família tendo como público alvo as mulheres beneficiárias e residentes em assentamentos de reforma agrária no Sertão Central e Sertão dos Inhamuns, no Ceará. A proposta de estudo foi inscrita na Chamada MCTI-CNPQ / MDS-SAGI N 24/2013 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Vinculado à linha de pesquisa Estado, Questão Social e Serviço Social/Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cristina de Queiroz Nobre - Coordenador / Aurineida Maria Cunha - Integrante / Adinari Moreira de Sousa - Integrante / Liana Brito de Castro Araújo - Integrante / Maria Elaene Rodrigues Alves - Integrante / André de Menezes Gonçalves - Integrante.

  • 2012 - 2016

    A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará: estudo das décadas de 1970 a 2010 (Processo 485639/2013-0 - Chamada Pública MCTI/CNPq N 14/2013 - Universal), Descrição: Projeto de Pesquisa que objetiva identificar e construir perfil de deputados e prefeitos eleitos entre 1970 a 2010 no Ceará pertencentes a clãs políticos familiares com significativa capacidade de dominância na política local. A partir de novembro de 2013, estamos desenvolvendo o estudo ampliado de 12 clãs com forte dominância em seus municípios de origem. Vinculado à linha de pesquisa Estado, Questão Social e Serviço Social/Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Cristina de Queiroz Nobre - Coordenador / Emanuella da Costa Lopes - Integrante / Maiara Ferreira da Silva - Integrante / Natália Ferreira Nascimento - Integrante / Sara Raquel Batista Lima - Integrante / Maria Elaene Rodrigues Alves - Integrante / Sâmia Bessa de Moraes - Integrante / Sara Martins Alves - Integrante / Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Ceará/PROPGPq - Bolsa.Número de orientações: 9

  • 2010 - 2016

    História dos 60 Anos do Curso Serviço Social no Ceará: particularidades da formação profissional na universidade estadual do Ceará., Descrição: Pesquisamos a história dos 60 anos do curso de Serviço Social no Ceará e as particularidades da formação profissional na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Analisamos o processo histórico de surgimento do curso de Serviço Social no Ceará e a sua inserção na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Buscamos as principais polêmicas e os desafios que marcaram as particularidades do Movimento de Reconceituação e/ou Intenção de Ruptura na Universidade Estadual do Ceará. Para conhecer os desdobramentos sócio-políticos do Movimento de Reconceituação e/ou Intenção de Ruptura a partir da análise do movimento estudantil do curso de Serviço Social nos anos 1960, em sua relação com o movimento estudantil do Ceará. Investigamos o processo de revisão curricular nos anos 1980 na Universidade Estadual do Ceará e a implantação do currículo de 1982. Pesquisamos ainda o processo de construção e de consolidação do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Serviço Social da UECE frente às transformações contemporâneas. Linha de Pesquisa: Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cristina de Queiroz Nobre - Integrante / Aurineida Maria Cunha - Coordenador / Liana Brito de Castro Araújo - Integrante / Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo - Integrante / Pamela Santos da Silva - Integrante / Tuany Abreu de Moura - Integrante / Rebeca da Silva Costa - Integrante / Antonio Israel Carlos da Silva - Integrante / Daniele da Silva de Lima - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Homenagem pelo dia do Assistente Social, Conselho Regional de Serviço Social - 3ª Região/Ceará.

2014

Homenagem pelo dia do Assistente Social, Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

2013

Trabalho Premiado em 3 lugar na Área de Ciências Sociais Aplicadas - XIII Encontro de Iniciação à Docência, Universidade de Fortaleza.

2013

Reconhecimento pela gestão na Coordenação do Curso de Serviço Social - 2011/2013, Universidade Estadual do Ceará - Centro de Estudos Sociais Aplicados.

2011

MENÇÃO HONROSA: reconhecimento à orientação de Hevelanya Albano de Sousa, 2o. lugar no Prêmio de Iniciação Científica na área de Ciências Sociais Aplicadas, UECE - XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA.

2010

Homenagem pelos 60 anos do Curso de Serviço Social da UECE, Câmara Municipal de Fortaleza.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Ceará, Centro de Estudos Sociais Aplicados. , Fundação Universidade Estadual do Ceará - UECE, Itaperi, 60714903 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 31019758, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2017

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto L, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Graduação em Serviço Social: Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Ética Profissional e Serviço Social Teoria Política Questão Social no Ceará Coordenadora do curso de graduação em Serviço Social do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) (2016-2018) Mestrado: Estado e Sociedade Brasileira (2016.2) Estado, Questão Social e Políticas Sociais (2017.1)

1994 - 2003

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
História do Serviço Social Teoria e Metodologia do Serviço Social III Estágio em Serviço Social I e II Membro da Comissão Pedagógica

Atividades

  • 02/2020

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Questão Social e Políticas Sociais

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Curso.

  • 08/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Representante Docente do Curso de Serviço Social no Conselho de Centro.

  • 06/2019

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Coordenação do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Serviço Social - LAPESS.

  • 03/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social - LAPESS, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2019 - 05/2020

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Social no Ceará

  • 12/2019 - 04/2020

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Urbana e Rural

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Sociedade Brasileira

  • 06/2019 - 10/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Social no Ceará

  • 05/2019 - 05/2019

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Questão Social e Políticas Sociais

  • 03/2012 - 12/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social - LAPESS, Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social - LAPESS.,Atividade realizada, Coordenação da Pesquisa A Força Eleitoral dos Clãs Políticos Familiares no Ceará.

  • 05/2014 - 05/2016

    Extensão universitária , Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social - LAPESS, .,Atividade de extensão realizada, Elaboração e Coordenação do Projeto Questão Social no Ceará: compartilhando saberes sobre o semiárido e as formas de convivência com as secas em assentamentos rurais.

  • 08/2013 - 08/2015

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Conselho de Centro - CONCEN.,Cargo ou função, Representante Docente.

  • 08/2013 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário - CONSU, .,Cargo ou função, Representante Docente de Graduação Regular do CESA (Membro Titular).

  • 10/2013 - 05/2015

    Direção e administração, Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social - LAPESS, .,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório.

  • 03/2014 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, .,Cargo ou função, Comissão de Bolsa.

  • 10/2014 - 10/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Política (Turma Especial Serviço Social da Terra/ Convênio UECE/Pronera-Incra

  • 09/2014 - 10/2014

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Sociedade Brasileira

  • 04/2014 - 08/2014

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Questão Social e Políticas Sociais, Orientação de Dissertação

  • 03/2014 - 08/2014

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Social no Ceará, Introdução ao Serviço Social, Orientação de TCC

  • 07/2014 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Serviço Social - Turma Especial Convênio UECE/ INCRA/ PRONERA, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Seleção de Monitores.

  • 07/2014 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Serviço Social - Turma Especial Convênio UECE/ INCRA/ PRONERA, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Professor Apoio Pedagógico.

  • 08/2013 - 04/2014

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social (Bacharelado) em Convênio UECE/PRONERA/INCRA.

  • 03/2012 - 03/2014

    Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social - LAPESS, Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social - LAPESS.,Atividade realizada, Coordenação de Projeto de Pesquisa.

  • 01/2014 - 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Produtividade Acadêmica.

  • 01/2014 - 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Avaliação de Produtividade Acadêmica da Profa. Lúcia Conde de Oliveira.

  • 10/2013 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Seleção Turma 2014.

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Sociedade Brasileira, Orientação de Dissertação

  • 08/2011 - 12/2013

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Questão Social no Ceará, Orientação de TCC

  • 07/2013 - 07/2013

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Clássica (Turma Especial Serviço Social da Terra/Convênio UECE/Pronera-Incra

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Questão Social e Políticas Sociais, Orientação de Dissertação, Estágio Docência

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Questão Social e Políticas Sociais, Estágio Docência, Orientação de Dissertação

  • 04/2011 - 06/2013

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2012 - 12/2012

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Dissertação

  • 03/2011 - 12/2012

    Extensão universitária , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Laboratório de Pesquisa e Estudos em Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto Serviço Social/UECE e a Comunidade da Serrinha: troca de saberes.

  • 04/2012 - 07/2012

    Ensino, Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estado, Questão Social e Políticas Sociais

  • 04/2012 - 05/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Atividade realizada, Membro da Equipe de Revisão do Projeto Político Pedagógico.

  • 04/2012 - 04/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Avaliação de Produtividade da Profa. Liana Brito de Castro Araújo.

  • 04/2010 - 12/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Atividade realizada, Coordenação do Grupo de Estudos "Estado e Sociedade".

  • 10/2011 - 10/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social.,Atividade realizada, Representação em Reunião de Coordenadores de Áreas de Pós-Graduação.

  • 08/2011 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Avaliação de Produtividade da Profa. Lúcia Conde de Oliveira.

  • 08/2011 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Avaliação de Produtividade da Profa. Adinari Moreira de Sousa.

  • 07/2011 - 07/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Atividade realizada, Membro Comissão de Preenchimento da APCN/CAPES do MASS.

  • 04/2011 - 07/2011

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Classes Sociais e Movimentos Sociais, Questão Social no Ceará, Orientação de TCC

  • 01/2009 - 04/2011

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Capitalista e Questão Social, Classes Sociais e Movimentos Sociais, Questão Social no Ceará, Orientação de TCC

  • 05/2010 - 03/2011

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Especialização em Serviço Social, Trabalho e Ética Profissional Turma 1.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 11/2009 - 11/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, .,Cargo ou função, Membro Comissão de Avaliação de Produtividade da Profa. Maria Glaucíria Mota Brasil.

  • 04/2008 - 12/2008

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Profissional em Serviço Social, Desenvolvimento Capitalista e Questão Social, Orientação de TCC

  • 04/2003 - 06/2006

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágiol Supervisionado I e II, Metodologia do Serviço Social III, Orientação de TCC, Teoria do Serviço Social III

  • 08/1994 - 03/2003

    Ensino, Bacharelado Em Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Serviço Social III, Teoria do Serviço Social III, Serviço Social e as Novas Relações de trabalho, Pesquisa em Serviço Social I e II, História do Serviço Social I e II, Estágiol Supervisionado I e II

  • 03/2000 - 01/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Métodos e Técnicas do Serviço Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão Pedagógica.

1999 - 2003

Universidade de Fortaleza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Outras informações:
Fundamentos de Sociologia Teoria Política Metodologia do Trabalho Científico

Atividades

  • 05/2002 - 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria do Centro de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Ciências Políticas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Políticas.

  • 09/1999 - 01/2003

    Ensino, Ciência Política, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia cultural, Fundamentos de Sociologia, Introdução às Ciências Sociais, Metodologia do Trabalho Científico, Teoria Geral do Estado

2007 - 2007

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PDEE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio de Doutoramento na Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM

2006 - 2006

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado em Sociologia/UFC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1998

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado em Sociologia/UFC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1990 - 1995

INSTITUTO EQUATORIAL DE CULTURA CONTEMPORANEA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenadora técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisadora e Coordenadora Técnica

Atividades

  • 04/1990 - 06/1995

    Direção e administração, Assessoria e pesquisa, .,Cargo ou função, Coordenadora técnica.

  • 01/1990 - 06/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Assessoria e pesquisa, .,Linhas de pesquisa

1995 - 1998

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Ne. 1

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora técnica, Carga horária: 0

Outras informações:
Assessorias eventuais em pesquisas e participação em eventos

Atividades

  • 01/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Comissão Pastoral da Seca, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1995

    Treinamentos ministrados , Diocese de Itapipoca, .,Treinamentos ministrados, Treinamento de pesquisadores

  • 01/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Comissão Pastoral da Seca, Comissão Pastoral da Seca.,Atividade realizada, Palestras, treinamentos.

2017 - 2020

Conselho Regional de Serviço Social - 3a. Região

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 12

Outras informações:
Vice presidenta

2007 - 2011

Conselho Regional de Serviço Social - 3a. Região

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador

Outras informações:
Conselho Fiscal

2008 - 2010

Conselho Municipal de Assistência Social/Fortaleza

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Outras informações:
Membro da Comissão Temática Permanente de Política de Assistência Social

1999 - 1999

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Contrato provisório, Enquadramento Funcional: professor colaborador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora Assistente

Atividades

  • 05/1999 - 10/1999

    Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico, Sociologia da Educação

  • 03/1999 - 06/1999

    Ensino, Especialização no Ensino Fundamental e Médio, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Social, Realidade Nacional e Educação

1988 - 1989

Vicunha Ne. Indústria Têxtil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente social, Carga horária: 44

Outras informações:
Assistente Social

Atividades

  • 08/1988 - 10/1989

    Outras atividades técnico-científicas , Setor de Serviço Social, Setor de Serviço Social.,Atividade realizada, Assistente social.

2015 - 2015

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Carga horária: 4

Outras informações:
Colaboração na disciplina Formação Social do Brasil ministrada pela Profa. Dra. Mônica Torres de Alencar do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social/Faculdade de Serviço Social/UERJ