Gelson Santana Penha

Gelson Santana é formado em Comunicação Social (Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) sob a orientação do Prof. Dr. Marcello G. Tassara. Foi professor titular do PPGCOM em Comunicação Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi (2006-2019). Professor de Análise da Imagem no curso de Extensão em TV para a Televisão Pública de Angola (TPA), em Luanda, Angola (2008). Professor no Centro Universitário São Camilo, ES (2004-2005). Professor Substituto no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Atualmente é editor, na Editora A Lápis, São Paulo. Publicou o livro "O prazer trivial: cultura midiática, gênero e pornochanchada" (2009), já em terceira edição. Autor de artigos científicos, resenhas e capítulos de livros, nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Audiovisual. Foi membro da comissão editorial da revista eletrônica E-COMPÓS. Editor e organizador de livros de comunicação, cinema e audiovisual, tais como Cinema, comunicação e audiovisual (Ed. Alameda, SP, 2007); Cinema de Bordas 1, 2 e 3 (Ed. A Lápis, SP, 2006, 2008, 2014). É membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), tendo sido Membro do Conselho Executivo da Associação. Curador das Mostras de Cinema de Bordas do Itaú Cultural (2009 a 2015). Tem experiência na área de Comunicação e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, games, cultura pop, cultura contemporânea, novas tecnologias e literatura massiva.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

1999 - 2003

Universidade de São Paulo
Título: paisagem, landscape (deserto, nuvens, água) - um filme-ensaio em microcinema
Prof. Dr. Marcello Giovanni Tassara. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: audiovisual; cinema; meios digitais; novas tecnologias; multimídia; poética. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Cinema. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Imagem digital. Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outro.

Mestrado em Ciências da Comunicação

1994 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: Paisagem, Landscape, Paysage,Ano de Obtenção: 1999
Eduardo Peñuela Cañizal.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: cinema digital; novas tecnologias; audiovisual; meios digitais; multimídia; comunicação. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.

Graduação em Comunicação Social

1985 - 1987

Universidade Federal Fluminense
Título: MOVIMENTO EM FALSO
Orientador: João Luiz Vieira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Oficina de Vídeo. (Carga horária: 40h). , UNIAO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA IMPACTA-UNI.IMPACTA LTDA., UETI_PPROV, Brasil.

2019 - 2019

Premiere Pro CC. (Carga horária: 40h). , UNIAO EDUCACIONAL E TECNOLOGICA IMPACTA-UNI.IMPACTA LTDA., UETI_PPROV, Brasil.

2003 - 2003

Macromedia Dreamweaver MX. (Carga horária: 40h). , UPGRAPH, UPGRAPH, Brasil.

2003 - 2003

HTML. (Carga horária: 16h). , UPGRAPH, UPGRAPH, Brasil.

2001 - 2001

Alias Wavefront Maya. (Carga horária: 40h). , Tecnovideo, TECNOVIDEO, Brasil.

2000 - 2000

Linux com Oracle. (Carga horária: 40h). , TEKNO Software, TEKNO, Brasil.

2000 - 2000

Lógica de Programação. (Carga horária: 16h). , UPGRAPH, UPGRAPH, Brasil.

1999 - 1999

Macromedia Flash 3.0. (Carga horária: 12h). , UPGRAPH, UPGRAPH, Brasil.

1998 - 1998

Macromedia Director 6.0. (Carga horária: 36h). , UPGRAPH, UPGRAPH, Brasil.

1998 - 1998

Adobe Premiere. (Carga horária: 12h). , UPGRAPH, UPGRAPH, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Cinema e Literatura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Intertextualidades Em Filmes Mexicanos de Luis Buñ. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Poética da Intertextualidade. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Elementos de Gravação de Som. , Centro Técnico Audiovisual, CTAV, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Diferentes Aspectos da Mixagem. (Carga horária: 30h). , Centro Técnico Audiovisual, CTAV, Brasil.

1987 - 1987

Extensão universitária em Elementos de Tecnologia no Vídeo. (Carga horária: 30h). , Centro Técnico Audiovisual, CTAV, Brasil.

1987 - 1987

Fund & Teoria e Prática Profissional da Fotografia. (Carga horária: 442h). , SENAC, SENAC, Brasil.

1987 - 1987

Direção de Atores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1987 - 1987

Fotografia. (Carga horária: 470h). , Serviço Nacional de Comércio, SENAC, Brasil.

1986 - 1986

Ótica Aplicada à Cinematografia. (Carga horária: 30h). , Centro Técnico Audiovisual, CTAV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura Pop.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Novas Tecnologias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . IV Mostra de Cinema de Bordas Itaú Cultural. 2015. (Outro).

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . V Mostra de Cinema de Bordas Itaú Cultural. 2013. (Outro).

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . IV Mostra de Cinema de Bordas Itaú Cultural. 2012. (Outro).

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . III Mostra de Cinema de Bordas Itaú Cultural. 2011. (Outro).

LYRA, B. ; SANTANA, G. . II Mostra de Cinema de Bordas Itaú Cultural. 2010. (Outro).

LYRA, B. ; SANTANA, G. . I Mostra de Cinema de Bordas Itaú Cultural. 2009. (Outro).

SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . Mostravídeo Itaú Cultural: Cinema de Bordas. 2009. (Outro).

SANTANA, G. . Nas Bordas do Cinema Brasileiro. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVI ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. MODOS DE VER A NUDEZ NO CINEMA: HIERARQUIZAÇÕES E DESIERARQUIZAÇÕES. 2019. (Congresso).

XXII ENCONTRO SOCINE. A CULTURA POP NA AMBIÊNCIA QUEER DO FILME ELVIS & MADONA. 2018. (Congresso).

XXV ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. REPRESENTAÇÃO E FORMAS DA DIFERENÇA NA CULTURA MIDIATIZADA DE HOJE. 2016. (Congresso).

XXIV ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. A FIGURAÇÃO DA FELICIDADE COMO HAPPY END NA CULTURA AUDIOVISUAL. 2015. (Congresso).

XVIII ENCONTRO SOCINE.O FUTURO MAIS QUE IMPERFEITO: O RETRO FUTURISMO NA FICÇÃO CIENTÍFICA. 2014. (Encontro).

XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS.AS ESTRATÉGIAS SINCRÉTICAS DA NARRATIVA DA MINISSÉRIE SUBURBIA. 2014. (Encontro).

XVII ENCONTRO SOCINE.SINGULARIDADES DA FICÇÃO CIENTÍFICA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. 2013. (Encontro).

XVI ENCONTRO SOCINE.A FICÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA DIANTE DE SEU LEGADO CINEMATOGRÁFICO. 2012. (Encontro).

XV ENCONTRO SOCINE.FORMAS SIMULADAS : OS GÊNEROS NOS FILMES DE BORDAS. 2011. (Encontro).

V ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA.Cinema de Bordas: a construção de um conceito. 2010. (Simpósio).

VI Encontro Científico e de Iniciação Científica.Hipertrofia do global no local: os processos de sociabilidade dos gêneros no cinema de bordas. 2010. (Encontro).

XIX ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.Três estratégias para uma mesma experiência estética: em torno do ?periférico? na cultura massiva. 2010. (Encontro).

XVII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine).SINGULARIDADES DA FICÇÃO CIENTÍFICA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. 2009. (Encontro).

17 ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.Singularidades dos gêneros cinematográficos em filmes brasileiros. 2008. (Encontro).

III ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO CONTEMPORÂNEA.Faroeste como neo-gênero no cinema brasileiro. 2008. (Encontro).

XII ENCONTRO DA SOCINE.O FAROESTE COMO NEO-GÊNERO NO CINEMA BRASILEIRO. 2008. (Encontro).

16 ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.O MIDIÁTICO TRIVIAL - Meu pé de laranja lima ? livro, filme. 2007. (Encontro).

XI ENCONTRO DA SOCINE.OS MOVIMENTOS PERIFÉRICOS NAS BORDAS DO CINEMA BRASILEIRO. 2007. (Encontro).

XI ENCONTRO DA SOCINE.EFEITOS DO MIDIATICO SOBRE O POPULAR: A TEMPORALIDADE SIMBOLICA EXTINTA. 2007. (Encontro).

15 ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.A EXPERIÊNCIA DO CINEMA E OS FILMES TRIVIAIS NO BRASIL. 2006. (Encontro).

FORUM BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2006. (Simpósio).

X ENCONTRO DA SOCINE.AS IMAGENS DO EXCESSO EM FILMES TRIVIAIS BRASILEIROS - CRIATURAS DO SOL. 2006. (Encontro).

IX Encontro da Socine.JUNTANDO OS CACOS, RECICLANDO O LIXO: NAS BORDAS DO CINEMA BRASILEIRO - FILMES BRICOLADOS. 2005. (Encontro).

VII Congresso em Estudos Literários - Sob o signo de Babel - literatura e poéticas da tradução. CINEMA DE BORDAS: A PORNOCHANCHADA E SEUS EFEITOS. 2005. (Congresso).

Encontro de Grupos de Pesquisa.IMAGEM E CULTURA CONTEMPORÂNEA. 2004. (Seminário).

VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.A PORNOCHANCHADA COMO GENERO NO CINEMA BRASILEIRO. 2004. (Encontro).

Imagem e Cultura Contemporanea.IMAGEM, TÉCNICA E TECNOLOGIA NOS MEIOS AUDIOVISUAIS. 2003. (Seminário).

Processos de ensinagem na universidade. 2003. (Oficina).

VII Encontro da Sociedade de Estudos de Cinema.A VEREDA FAKE DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE. 2003. (Encontro).

CORPO E MÍDIA.CORPO, POÉTICA E TECNOLOGIA I. 2002. (Seminário).

SOCINE.O LUGAR DA PORNOCHANCHADA NO CINEMA BRASILEIRO. 2002. (Encontro).

VI Encontro da SOCINE.DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO. 2002. (Seminário).

SEMINÁRIOS UPGRAPH.PEQUENA HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO: DO PAPEL AO COMPUTADOR. 2001. (Seminário).

SEMINÁRIOS UPGRAPH.PEQUENA HISTÓRIA DA MONTAGEM. 2001. (Seminário).

SOCINE.A CÂMERA DE INCLUSÃO EM EDUARDO COUTINHO. 2001. (Encontro).

Encontros do Pós-Graduação.DEBATE SOBRE O FILME ENTRE TINIEBLAS. 1997. (Encontro).

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA.A FASE MAIS DELIRANTE DE PEDRO ALMODÓVAR. 1994. (Seminário).

RUMOS EXPERIMENTAIS DA ARTE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULOA ARTE.DO CINEMATOGRÁFICO AO FÍLMICO. 1994. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patricia Teresa Lucas Jorge

SANTANA, GELSON; Sheila Schvarzman; CASTRO, G. S.. COMÉDIAS ROMÂNTICAS BRASILEIRAS DE NAVIO E A PEDAGOGIA DO CONSUMO (2003 A 2015). 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Fábio de Amorim Santana

CANEPA, LAURA; CASAQUI, V.;SANTANA, GELSON.. QUASE HUMANOS, QUASE MÁQUINAS: O INUMANO EM METRÓPOLIS, TEMPOS MODERNOS E COSMOPOLIS E SUA RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Jerônimo Teixeira Strehl

SANTANA, G.; WAJNMAN, S.; SILVA, G. S.. AMBIÊNCIAS NAZISTAS RESSIGNIFICADAS: A OBRA JOGOS VORAZES PELA INTERMIDIALIDADE. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Aluno: Raphael Genuíno de Araujo

SANTANA, G.; VIEIRA JUNIOR, E. M.; RIBEIRO, G. B.. METAMORFOSES DO CINEMA PUNK (1975-1990). 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Juliana Midori de Carvalho Komiyama Catarino

SANTANA, G.; Vicente Gosciola; JOSGRILBERG, F. B.. DA TELEVISÃO A WEB: A NOVA MANEIRA DE CONSUMIR OS AUDIOVISUAIS PUBLICITÁRIOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Maria de Fátima Lima Pereira

Maria Ignês Carlos Magno;SANTANA, G.. AS TRANSFIGURAÇÕES IMAGÉTICAS DE ELZA SOARES. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Anderson Gonçalves Barbosa da Silva

LYRA, B.;SANTANA, G.; Garcia, W.. O JOGO DE LOST COM O TEMPO: UMA ANÁLISE DO UNIVERSO AUDIOVISUAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ana Cristina Queiroz Agria

Maria Ignês Carlos Magno;SANTANA, GELSON.; YOSHIOKA, M. C. C. P.. OLHARES SOBRE A REPRESENTAÇÃO FÍLMICA DA SURDEZ COMO REVELAÇÃO CULTURAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Felipe Henrique Gavioli Nascimento

SANTANA, G.; LYRA, B.; BUENO, M. S.. ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO "MEMÓRIAS DO ISOLAMENTO". 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ricardo Mastrorocco da Silva

SANTANA, G.; LYRA, B.; GATTI, A.. A IDENTIDADE LGBTT NO CINEMA: A ANÁLISE DE CINCO CURTAS METRAGENS DE 2008 A 2011. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Francisco Alexandre Regina

SANTANA, G.; MIKLOS, J.; MALENA, R.. IMAGINÁRIO MIDIÁTICO NA FICÇÃO CIENTÍFICA: PÓS-HUMANO NO SERIADO TELEVISIVO STAR TREK - NEW GENERATION. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Aluno: Fernanda Cristina Pereira Duarte

SANTANA, G.; Maria Ignês Carlos Magno. O SIMULACRO DOS GAMES COMO FONTE DE INTERATIVIDADE E CONECTIVIDADE. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Sérgio Luiz Ferreira

SANTANA, G.; Vicente Gosciola. CINEMAGRAPH - ENTRE A FOTOGRAFIA E O CINEMA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Luiz Fernando da Silva Junior

SANTANA, G.; Sheila Schvarzman. HAVERÁ TV PÚBLICA NO BRASIL? ANÁLISE DO PAPEL DA TV EDUCATIVA BRASILEIRA PARA COMPREENSÃO DOS RUMOS DA TV PÚBLICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Isaac Puig Prado

SANTANA, G.; Sheila Schvarzman. O 11 DE SETEMBRO DE 2001: LEITURAS DA MÍDIA, REPRESENTAÇÕES NO CINEMA E UM TESTEMUNHO. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Marco Bellan

SANTANA, G.; Herom Vargas; Roberto Elisio dos Santos. A INOVACAO DO AMV: O anime music video e suas relacoes com a pos-modernidade e a cibercultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Aluno: Mathilde Regina Nasz

SANTANA, G.; Maria Ignês Carlos Magno; Glaucia Eneida Davino. IDENTIDADES E MEMORIA CULTURAL NO FILME "SUNSHINE, O DESPERTAR DE UM SECULO" DE ISTVAN SZABO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Paulo Maneta

SANTANA, G.; LYRA, B.. MOCAP - O SIMULACRO DA PROPAGANDA - ANÁLISE DA TÉCNICA DO MOCK-UP NAS IMAGENS HIPERREALISTAS DO FILME PUBLICITÁRIO AUDIOVISUAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Denise de Cassia ilse Silva

SANTANA, G.; Vicente Gosciola. IMPACTO E EVOLUÇÃO DOS CÓDIGOS E TAGS DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA COMUNICAÇÃO MODERNA. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Eliane Cassandre

SANTANA, G.; Maria Ignês Carlos Magno. AO ENCONTRO DA CIDADE: MOVIMENTOS E DIREÇÕES QUE TRANSFORMAM O ACASO. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ilca Maria Moya de Oliveira

VADICO, LUIZ; HELLER, BÁRBARA;SANTANA, G.. O EROTISMO EM JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE: INTERDIÇÃO E TRANSGRESSÃO NOS FILMES "O PADRE E A MOÇA E VEREDA TROPICAL". 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Luiz Eduardo Goff e Dix

SANTANA, G.; Maria Ignês Carlos Magno. OS FILMES DOS THE BEATLES E AS REVOLUÇÕES CULTURAIS DA DÉCADA DE 1968. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Mauricio de Caro Espósito

SANTANA, G.; GATTI, A.. CRIANDO O MUNDO COM SONS: POS-PRODUÇÃO DE SOM E SOUND DESIGN NO CINEMA. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Luis Eduardo Goffi e Dix

Maria Ignês Carlos Magno;SANTANA, G.; Tânia Callegaro. OS FILMES DOS THE BEATLES E OS MOVIMENTOS POPULARES DA DÉCADA DE 1960. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Petronio Josue Domingos da Silva

SANTANA, G.; Sheila Schvarzman; Gino Giacomini Filho. Ó PAÍ Ó: EM BUSCA DE UMA ROTA DISCURSIVA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Priscila Gubiotti

SANTANA, G.; CANEPA, LAURA; SUPPIA, A.. UMA ANÁLISE DA OBRA DE JOÃO PAULO CARVALHO: A MONTAGEM PARA O ESPECTADOR. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Amábile de Lourdes Ciampa Miranda

Maria Ignês Carlos Magno;SANTANA, G.; Maria Elisabete Antonioli Laurenti. "CONLANGS", LÍNGUAS CONSTRUÍDAS EM TEMPOS DE INTERNET. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Luciana Alves de Lima Menna Barreto de Barros Falcão

TASSARA, M. G.;SANTANA, G.; REGINA MELO SILVEIRA. IPTV: TV VIA INTERNET- O NASCIMENTO DE UMA MÍDIA. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Celina Maria Silva de Castro Paiva

VADICO, LUIZ;SANTANA, G.; HELLER, BÁRBARA. CINEMA E FILOSOFIA, UMA INTERLOCUÇÃO POSSÍVEL: A ÉTICA, A CULTURA ORGANIZACIONAL E A ESTÉTICA DA VIOLÊNCIA NOS FILMES. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Geraldo de Lima

VADICO, LUIZ;SANTANA, G.; SUPPIA, ALFREDO. MUNDO PARALELO VIRTUAL NO CINEMA: UM ESTUDO DO ESPAÇO EM "MATRIX". 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Marcelo Torrecillas

LYRA, B.;SANTANA, G.; SUPPIA, ALFREDO. HOLODECK - A REALIDADE VIRTUAL EM "JORNADA NAS ESTRELAS". 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Reginaldo Tadeu Soeiro de Faria

Vicente Gosciola;SANTANA, G.; SILVEIRA, SERGIO AMADEU DA. ESTRATEGIAS TECNOLOGICAS NA PRODUCAO DE FORMAS EXPRESSIVAS EM AUDIOVISUAIS PARA CELULAR. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Leonardo D'Aquino Pereira de Campos Vergueiro

Vicente Gosciola;SANTANA, G.. A NOVA TELA: PROGRAMAÇÃO AUDIOVISUAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Leandro Vieira Maciel

FERRARAZ, R.;SANTANA, G.; MOREIRA, R. F.. UMA ANÁLISE NARRATIVA DO UNIVERSO AUDIOVISUAL "CIDADE DE DEUS". 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Valeska Fonseca Nakad

Vicente Gosciola;SANTANA, G.; BASBAUM, S. R.. MADONNA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MASSIVOS: PACTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSONA. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira

SANTANA, G.; CANEPA, L. L.; SOARES, A. I.; ZAMBERLAN, C. A.; Maria Ignês Carlos Magno; ALMEIDA, R.; FERRARAZ, R.. CONEXÃO MONTEIRO a ligação de João César Monteiro com os realizadores do Novo Cinema Português. 2019. Tese (Doutorado em Mestrado e doutorado em Comunicação) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Cristiane Pimentel Neder

SANTANA, G.; TASSARA, M. G.; SEINCMAN, E.; GUBERNIKOFF, G.; SOARES, R. L.. A TERCEIRA IDENTIDADE DO EXTRANGEIRO DENTRO E FORA DO CINEMA: UMA CIDADANIA INTERMEDIÁRIA QUE NASCE ENTRE O PORTÃO DO EMBARQUE E DO DESEMBARQUE. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Celina Lucas

SANTANA, G.; Bernadette Lyra; Maria Ignês Carlos Magno. OS PROCESSOS MIDIATIZAÇÃO DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SÃO PAULO. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado e doutorado em Comunicação) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Eliana Simões Costa

SANTANA, G.; Maria Ignês Carlos Magno. EFEITOS DE (INTENSA) PRESENÇA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EXPERIÊNCIA FÍLMICA o Stimmung, o satori. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado e doutorado em Comunicação) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Guilherme de Souza Castro Neto

SANTANA, G.; CANEPA, L. L.; SILVA, G. S.. A PRODUÇÃO DE PRESENÇA NO CINEMA ponto de vista, voz narrativa e Stimmung em Central, Rifle e Cidades Fantasmas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado e doutorado em Comunicação) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Élcio Silva Nunes Basílio

Bernadette Lyra; FREIRE, M.;SANTANA, G.. O INTIMO EM PHILIPPE GARREL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Cristiane Pimentel Neder

TASSARA, M. G.;SANTANA, G.. A TERCEIRA IDENTIDADE DO EXTRANGEIRO DENTRO E FORA DO CINEMA: UMA CIDADANIA INTERMEDIÁRIA QUE NASCE ENTRE O PORTÃO DO EMBARQUE E DO DESEMBARQUE. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sixto Parollo Jínior

SANTANA, G.; Vicente Gosciola; MELLO, J. G.. EVOLUÇÃO DA DEFINIÇÃO DA IMAGEM NA TECNOLOGIA DE VÍDEO DE ALTA DEFINIÇÃO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ivon Mendes de Barros

SANTANA, G.; VADICO, LUIZ; FERRARAZ, R.. OS FREAKS REAIS DE TOD BROWNING a feiura da deformação nas personagens do cinema americano nos anos 1930. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Rodrigo da Maia Vilaca Matiskei

SANTANA, G.; Bernadette Lyra; Maria Ignês Carlos Magno. O GROTESCO EM FILMES DE ZUMBI. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Priscila Gubiotti

SANTANA, G.; CANEPA, L. L.; SUPPIA, ALFREDO. A MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA E A OBRA DE JOÃO PAULO CARVALHO. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Ilca Maria Moya de Oliveira

SANTANA, G.; VADICO, LUIZ; HELLER, BÁRBARA. O EROTISMO EM JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE o Padre e a Moça e Vereda Tropical. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Celina Maria de Costa Paiva

SANTANA, G.; VADICO, LUIZ; COSTA, F. C.. A FILOSOFIA DO CINEMA a ética da violência nos filmes Clube da Luta e Tropa de Elite. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Marcelo Torrecillas

SANTANA, G.; Bernadette Lyra; SUPPIA, ALFREDO. HOLODECK a realidade virtual em Jornada nas Estrelas. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Geraldo de Lima

SANTANA, G.; VADICO, LUIZ; SUPPIA, ALFREDO. MUNDOS PARALELOS NO CINEMA encontro do imaginário e seus reflexos. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eunice Ferreira Vaz Yoshiura

YOSHIURA, E. F. V.. Paisagem, landscape (deserto, nuvens, água) - um filme-ensaio em microcinema.. 2003. Dissertação (Mestrado em Escola de Comunicações e Artes) - Universidade de São Paulo.

Eunice Ferreira Vaz Yoshiura

YOSHIURA, E. F. V.. Paisagem, landscape (deserto, nuvens, água) - um filme-ensaio em microcinema. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Marcello Giovanni Tassara

TASSARA, M. G.; FERRARA, L.D`.A.; CAÑIZAL, E.P.. Passagem, Paysage, Landscape - Transmutação Digital de um Texto. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Marcello Giovanni Tassara

TASSARA, M. G.; MASSAROLO, J.C.; GROSSMANN, M.; YOSHIURA, E.F.V.; GUBERNIKOFF, G.. Paisagem, landscape (deserto, nuvens, água) um filme-ensaio em microcinema. 2003. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Marcello Giovanni Tassara

TASSARA, M. G.. Paisagens. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de São Paulo.

João Carlos Massarolo

MASSAROLO, J. C.. Paisagem, landscape (deserto, nuvens, água) - um filme-ensaio em microcinema. 2003. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

João Carlos Massarolo

MASSAROLO, J. C.. Paisagem, landscape (deserto, nuvens, água) - um filme-ensaio em microcinema. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Cinema) - Universidade de São Paulo.

Giselle Gubernikoff

GUBERNIKOFF, Giselle. Paisagem, landscape (deserto, nuvens, água) - um filme ensaio em microcinema. 2003. Tese (Doutorado em Curso Superior de Audivisual) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Martin Grossmann

GROSSMANN, M.. Paisagem, Landscape (deserto, nuvens, água); um filme-ensaio em microcinema. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Martin Grossmann

GROSSMANN, M.; TASSARA, Marcello; MASSAROLO, João Carlos. Paisagem, landscape (deserto, nuvens, água)- um filme-ensaio em microcinema. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Martin Grossmann

GROSSMANN, M.. "Paisagem, Paysage, Landscape". 1997. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcos Junior

RICK AND MORTY: CULTURA POP E FILOSOFIA EM ANIMAÇÃO; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Eduardo Morgante

O MOVIMENTO VAPORWAVE; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Fabrizio Di Sarno

A MÚSICA FUTURISTA NO CINEMA NORTE-AMERICANO DO SÉCULI XXI; Início: 2019; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Uniuversidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Renan Claudino Villalon

CANONE FLUTUANTE: A EXPERIÊNCIA TRANSMIDIA NA CULTURA POP; Início: 2018; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Rebeca Cambauva Leite

A IMAGEM DA MULHER NOS FILMES DE BATMAN; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Celina Lucas

DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA: ESPETÁCULO MIDIÁTICO; Início: 2016; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Fábio de Amorim Santana

QUASE HUMANOS, QUASE MÁQUINAS: O INUMANO EM METRÓPOLIS, TEMPOS MODERNOS E COSMOPOLIS E SUA RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA; Início: 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Élcio Basílio

O ÍNTIMO EM PHILIPPE GARREL; Início: 2016; Tese (Doutorado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Claudio Yutaka Suetu

OS EFEITOS ESPECIAIS NOS FILMES CANADENSES; Início: 2015; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Stephanie Oliveira da Silva

OBSERVAÇÕES SOBRE A PERSONAGEM INFANTIL EM ALGUNS FILMES CONTEMPORÂNEOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Cinema e audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi; (Orientador);

Celso Ronald de Oliveira Reis

MACACO BRANCO NA SELVA NEGRA: a eugenia como efeito narrativo em três filmes de Tarzan; 2019; Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual) - Uniuversidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gelson Santana Penha;

Matheus Almeida Trunk

DEUS NÃO PERDOA OS MALDITOS: O CINEMA DE FRANCISCO CAVALCANTE E A BOCA DO LIXO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Thiago Soares Crivelaro

HOLLYWOOD E A CONTRACULTURA: A FORMAÇÃO DE UMA AMBIÊNCIA LIBERTÁRIA PARA A FAMÍLIA NORTE-AMERICANA; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Paulo Victor Trajano Mathias Duarte

AS TECNOLOGIAS DA COR NO CINEMA CONTEMPORÂNEO: ALGUMAS OBSERVAÇÕES A PARTIR DE 4 FILMES DE QUENTIN TARANTINO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado e Doutorado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Fábio Barros Truci

A QUESTÃO DA LIBERAÇÃO DAS DROGAS: DISCURSO, FÁBULA E MÍDIA NO CURTA ANIMADO GUERRA AO DRUGO; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Carolina Maria Pereira de Araújo Lima

OS MODOS AUDIOVISUAIS DA PINTURA CORPORAL NA CONTEMPORANEIDADE: QUATRO PROPOSTAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

João Rafael Ersina Navarro

A GAMIFICAÇÃO NOS PROCESSOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Rebeca Cambauva Leite

IMAGENS REFLEXAS: BATMAN & BRUCE WAYNE EM TIM BURTON E CHRISTOPHER NOLAN; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Tânia Maria Brandão Britts Trindade

A TELEPERSONAGEM NATALIE LAMOUR, DE "INSENSATO CORAÇÃO", E AS ESTRATÉGIAS DO CONSUMO DA BELEZA; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Jander Zanerato

OS SIMULACROS DE GUERRA NO VIDEOGAME BATTLEFIELD 3: A VIOLÊNCIA COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Lucy Mary Rego Nobre Franco

HIPERREAL: AS CULTURAS JUVENIS SEGUNDO KIKO GOIFMAN; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Jose Zeferino Garcia

A CONTINGÊNCIA DOS ESPAÇOS PÚBLICO E PRIVADO EM AS MELHORES COISAS DO MUNDO DE LAIS BODANSKY; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Douglas Domingues

ACREDITE NO MANJUBA! ESTRATÉGIAS EM REDE NO CINEMA PERIFÉRICO DE BORDAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Debora Serretiello de Arruda Camargo

A MASCARA DIGITAL: O TRABALHO DO ATOR VIRTUALIZADO NO CINEMA; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Ângela Menezes Pingo

O BLACK METAL BRASILEIRO E SUAS SOCIABILIDADES: OS RITUAIS DE TROCAS, FOTOCÓPIAS E GRAVAÇÕES; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Anelise Jábali Barreto

O IMAGINÁRIO MIDIÁTICO DA SÉRIE ER - PLANTÃO MEDICO FRENTE AS DINÂMICAS DE UM PRONTO SOCORRO HOSPITALAR; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Maria Helena Caldeira Sato

EFEITOS DA MIDIATIZAÇÃO EM PROCESSOS DE LIDERANÇA CORPORATIVA; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Lucia Helena Soares de Lima

OS PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA COZINHA PAULISTA; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Fabrizio Di Sarno

EFEITOS DO TEREMIN NO IMAGINARIO CINEMATOGRÁFICO NORTE-AMERICANO; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Edson Andrade

"PLAY IT AGAIN, SAM": A CULTURA EM FLUXO DO REMIX NO VIDEO ONLINE; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Ricardo Senise

A MIDIATIZAÇÃO DOS PROCESSOS RADIOFÔNICOS NA RÁDIO SULAMÉRICA TRÂNSITO; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Celso dos Santos Filho

NAS ONDAS DA RÁDIO USP: NAVEGANDO ENTRE O COMUNITÁRIO, O EDUCATIVO E O COMERCIAL; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Vulmeron Borges Maçal Neto

O AFETO COMO VALOR DE TROCA: as estrategias de acoplagem entre o remedio Xenical e o site xenicare; com; br; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Igor Simões Alonso

OS PROCESSOS DE ACOPLAGEM NOS GAMES ONLINE; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gelson Santana Penha;

Roberto Ferreira da Silva

AS TRANSFORMACOES DA LEITURA NA CONTEMPORANEIDADE: performances em multimeios; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Luiz Felippe Brandão Rosa da Cruz

SOLARIS, DE STEVEN SODERBERGH - A CONFIGURACAO EXPRESSIVA DE UMA FICCAO CIENTIFICA; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Ricardo Tsutomu Matsuzawa

UM TERRITÓRIO COMUM - MEMÓRIA PESSOAL E MEMÓRIA CINEMATOGRÁFICA NOS FILMES DE WIM WENDERS DOS ANOS 80; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Mario Ricardo Vitulli Cassetari

A PERFORMANCE MIDIATIZADA - O DOCUMENTÁRIO DOUTORES DA ALEGRIA (CINEMA E TV); 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Ariadne Catanzaro

DEPOIS DO JOGO, ANTES DO JOGO - UM ESTUDO DE "CORRA LOLA CORRA"; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Gelson Santana Penha;

Marcos Donizete Aparecido Rocha

TRANSMUTAÇÕES E DESLOCAMENTOS NAS REPRESENTAÇÕES DE SEXO E DE GÊNERO NO CINEMA BRASILEIRO: DA PORNOCHANCHADA AO FILME MADAME SATÃ, DE KARIN AINOUZ; 2019; Tese (Doutorado em Mestrado e doutorado em Comunicação) - Uniuversidade Anhembi Morumbi,; Orientador: Gelson Santana Penha;

Maicon R

Queiroz; OS PERSONAGENS DE STALKER DE ANDREI TARKOVSKI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Cinema e Audiovisual) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Alexandre Toloto Sena

DOIS REALIZADORES DE BORDAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO: COMPARAÇÕES; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Alexandre Toloto Sena

ASPECTOS DA PRODUÇÃO, DIREÇÃO, SUSTENTABILIDADE NOS FILMES DE PETERSON QUEIROZ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Cinema e Audiovisual) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Isabela Cunha Balbo

DE HERÓI ESPORTIVO A CELEBRIDADE MIDIÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O FILME PELÉ ETERNO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Rafael Borges Depieri

TIM RESCALA E A TRILHA SONORA TELEVISIVA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Lucas de Azevedo Gandini

AS TRILHAS SONORAS DE WENDY CARLOS: A RELACAO ENTRE MUSICA E TECNOLOGIA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Rafael Borges Depieri

A MICROSÉRIE HOJE É DIA DE MARIA E O CONTEXTO DE SUA TRILHA SONORA - FORMAS DE CONSTRUÇÃO E O PROCESSO CRIATIVO; 2009; Iniciação Científica - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Cecília Laszkiewicz

IDENTIDADES MEDIADAS PELA FOTOGRAFIA - O RETRATO ENTRE O DOCUMENTAL E A REPRESENTAÇÃO EM ROSÂNGELA RENNÓ; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Fotografia) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Gelson Santana Penha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eduardo Peñuela Cañizal

Paisagem/Paysage/Landscape; 1999; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal;

Marcello Giovanni Tassara

Paisagem, Paysage, Landscape (desertos, nuvens, água) um filme ensaio em micro cinema; 2003; 80 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Marcello Giovanni Tassara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTANA, G. ; VILLALON, R. C. . SENTIDO ARANHA UMA TEIA DE IMAGENS EM 'THE AMAZING SPIDER-MAN 2'. REU - Revista de Estudos Universitários , v. 44, p. 183-210, 2019.

  • SANTANA, GELSON ; LYRA, BERNADETTE . A midiatização da cultura e a personagem do agente secreto James Bond no cinema. RUMORES (USP) , v. 12, p. 208-220, 2018.

  • SANTANA, G. ; LYRA, B. . UM OLHAR SOBRE O AMOR EM PEDAÇOS: A PRESENÇA DE LUPCÍNIO RODRIGUES EM NERVOS DE AÇO, O FILME DE MAURICE CAPOVILLA. CINÉMAS D'AMÉRIQUE LATINE , v. vol.1, p. 166-174, 2016.

  • SANTANA, G. ; PUCCI JR., R. . AS ESTRATÉGIAS SINCRÉTICAS DA NARRATIVA DA MINISÉRIE SUBÚRBIA. MATRIZES (ONLINE) , v. vol. 10, p. 103-125, 2016.

  • LYRA, B. ; SANTANA, GELSON. . UM BREVE PASSEIO PELAS BORDAS DO CINEMA BRASILEIRO. Filme Cultura , v. 53, p. 28-32, 2011.

  • SANTANA, G. . TRÊS ESTRATÉGIAS PARA UMA MESMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: EM TORNO DO ?PERIFÉRICO? NA CULTURA MASSIVA. Rumores (USP) , v. 2, p. 207, 2010.

  • SANTANA, G. . OS TEMPOS DO TEMPO NO CINEMA. Cadernos Camilliani , Cachoeiro de Itapemirim, v. 5, p. 15-24, 2004.

  • SANTANA, G. . AS RUÍNAS DO SENTIDO EM BECKETT. Cadernos Camilliani , Cachoeiro de Itapemirim, v. 1, p. 7-23, 2004.

  • SANTANA, G. . O ATRASO DE DUCHAMP. Significação: Revista de Cultura Audiovisual , São Paulo, v. V, p. 77-92, 1997.

  • SANTANA, G. . EM TORNO DA METÁFORA EM JAKOBSON E LACAN. Significação, São Paulo, v. IV, p. 106-115, 1996.

  • SANTANA, G. . O PRAZER TRIVIAL: gênero, cultura midiática e pornochanchada. 3. ed. São Paulo: A Lápis, 2014. v. 1. 100p .

  • SANTANA, GELSON. . CINEMA DE BORDAS 3. 2. ed. São Paulo: A Lápis, 2014. v. 1. 264p .

  • SANTANA, G. . O PRAZER TRIVIAL: pornochanchada, gênero e cultura midiática. 2. ed. São Paulo: A Lápis, 2012. v. 1. 96p .

  • SANTANA, GELSON. . CINEMA DE BORDAS 3. 1. ed. São Paulo: A Lápis, 2012. v. 1. 244p .

  • SANTANA, G. . O PRAZER TRIVIAL: pornochanchada, gênero e cultura midiática. 1. ed. São Paulo: A Lápis, 2009. v. 1. 1p .

  • SANTANA, G. . CINEMA DE BORDAS 2. São Paulo: A Lápis, 2008. 264p .

  • SANTANA, G. . CINEMA COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAL. São Paulo: ALAMEDA CASA EDITORIAL, 2007. 244p .

  • LYRA, B. (Org.) ; SANTANA, G. (Org.) . CINEMA DE BORDAS. SÃO PAULO: A LÁPIS, 2006. 224p .

  • SANTANA, G. ; LYRA, B. (Org.) . CORPO & MÍDIA. São Paulo: Arte & Ciencia, 2003. v. 01. 316p .

  • SANTANA, G. . ESTUDOS SOCINE DE CINEMA IV. São Paulo: Panorama, 2003.

  • SANTANA, G. . LANGUEHEART. 01. ed. Vitória ES: À lápis, 1993. 08p .

  • SANTANA, G. . SWEENEY TODD: O DEMONÍACO BARBEIRO DA RUA FLEET. In: Laura Loguercio Cánepa. (Org.). Tim Burton. 1ed.Curitiba: Estronho, 2016, v. 1, p. 133-141.

  • SANTANA, G. . O LÍQUIDO CÉU DO FUTURO: O CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA NA CULTURA POP. In: SIMONE PEREIRA DE SÁ; RODRIGO CARREIRO; ROGÉRIO FERRARAZ. (Org.). CULTURA POP. 1ed.Salvador/Brasília: EdUFBA/COMPÓS, 2015, v. 1, p. 151-164.

  • SANTANA, GELSON. . RAMBÚ DA AMAZÔNIA COMO SPACE-OFF DO RAMBO DE HOLLYWOOD. In: Gelson Santana. (Org.). CINEMA DE BORDAS 3. 3ed.São Paulo: A Lápis, 2014, v. 1, p. 74-88.

  • SANTANA, G. . RAMBÚ DA AMAZÔNIA COMO SPACE-OFF DO RAMBO DE HOLLYWOOD. In: SANTANA, GELSON. (Org.). CINEMA DE BORDAS 3. 1ed.São Paulo: A LÁPIS, 2012, v. , p. 74-88.

  • SANTANA, G. . O JOGO DE ENCAIXE ENTRE RAMBÚ E RAMBO. Cinema de bordas 2. 1ed.São Paulo: A Lápis, 2008, v. , p. 60-75.

  • SANTANA, G. . CRIATURAS DO SOL. In: Gelson Santana. (Org.). Cinema, comunicação e audiovisual. São Paulo: ALAMEDA CASA EDITORIAL, 2007, v. , p. 163-179.

  • SANTANA, G. . UM FILME BRICOLADO. In: BERNADETTE LYRA; GELSON SANTANA. (Org.). CINEMA DE BORDAS. SÃO PAULO: A LÁPIS, 2006, v. , p. 76-89.

  • SANTANA, G. . AS IMAGENS SEM MARGENS DO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. In: BERNADETTE LYRA; JOSETTE MONZANI. (Org.). OLHAR: CINEMA. SÃO CARLOS - SP: PEDRO & JOÃO EDITORES, 2006, v. , p. 236-249.

  • SANTANA, G. . A PORNOCHANCHADA COMO GÊNERO NO CINEMA BRASILEIRO. In: Mariarosaria Fabris; Wilton Garcia; Afranio Mendes Catane. (Org.). Estudos de cinema SOCINE. São Paulo: Nojosa Edições, 2005, v. , p. 325-331.

  • SANTANA, G. . A VEREDA FAKE DE JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE. In: Mariarosaria Fabris; Afranio Mendes Catani; Wilton Garcia; Antonio Albino Canelas Rubim; Júlio César Lobo. (Org.). Estudos de cinema Socine V. São Paulo: Panorama, 2004, v. , p. 189-194.

  • SANTANA, G. . LUGAR, ESTRATÉGIAS E FUNÇÃO DA PORNOCHANCHADA. In: Afânio Mendes Catani; Wilton Garcia; Bernadette Lyra; Gelson Santana; Mariarosaria Fabris; Fernão Pessoa Ramos; Tunico Amancio; José Gatti. (Org.). Estudos Socine de cinema IV. São Paulo: Panorama, 2003, v. , p. 304-311.

  • SANTANA, G. . CÂMERA DE INCLUSÃO EM EDUARDO COUTINHO. In: Mariarosaria Fabris; João Guilherme Barone Reis e Silva; José Gatti; Afranio Mendes Catani; Fernão Pessoa Ramos; Maria Dora G. Mourão; Tunico Amancio; Wilton Garcia. (Org.). Estudos de cinema Socine III. Porto Alegre: Sulina, 2003, v. , p. 366-370.

  • SANTANA, G. . O MICROFILME DIGITAL INTERATIVO. In: Bernadette Lyra; Gelson Santana. (Org.). Corpo & mídia. São Paulo: Arte & Ciencia, 2003, v. , p. 63-67.

  • SANTANA, G. . A RESSURREIÇÃO SEGUNDO ARTHUR OMAR. In: Bernadette Lyra; Wilton Garcia. (Org.). Corpo & imagem. 1ed.São Paulo: Arte e Ciência, 2002, v. , p. 23-30.

  • SANTANA, G. . ESPELHO-ESFINGE. In: Eduardo Peñuela Cañizal. (Org.). URDIDURA DE SIGILOS. 01ed.São Paulo: Annablume, 1996, v. , p. 197-221.

  • SANTANA, G. . AS IMAGENS PAGÃS DE BUÑUEL. In: Eduardo Peñuela Cañizal. (Org.). UM JATO NA CONTRAMÃO. São Paulo: Perspectiva, 1993, v. , p. 155-170.

  • LYRA, B. ; SANTANA, G. . UM BREVE PASSEIO PELAS BORDAS DO CINEMA BRASILEIRO. Filme Cultura, Rio de Janeiro/Brasil, p. 28 - 32, 31 jan. 2011.

  • SANTANA, G. . VIDEO CONFERÊNCIA: CONCEITOS, TECNOLOGIAS E USO. Zoom Magazine, São Paulo, p. 60 - 61, 15 abr. 2002.

  • SANTANA, G. . ANÁLISE DO MACROMEDIA DIRECTOR SHOCKWAVE STUDIO A 8.5. Zoom Magazine, São Paulo, p. 28 - 32, 15 ago. 2001.

  • SANTANA, G. . UMA ANÁLISE DO ADOBE AFTER EFFECTS 5.0. Zoom Magazine, São Paulo, p. 30 - 33, 15 jun. 2001.

  • SANTANA, G. . O READY-MADE VIRTUAL. UPGRAPH NEWS, SÃO PAULO, p. 10 - 10, 08 set. 1998.

  • SANTANA, G. . CAIS FÔNICO. Ímà, Vitória ES, p. 06 - 07, 01 abr. 1985.

  • SANTANA, G. . PÚRPURA PÚRPURA. Ímà, Vitória ES, p. 08 - 09, 01 abr. 1985.

  • SANTANA, G. . TRILOGIA DO ASSOMBRO - resenha. jornal A Tribuna, 20 jun. 1981.

  • SANTANA, G. . TESS de Roman Polanski. jornal A TRIBUNA, 16 jun. 1981.

  • SANTANA, G. . BRASIL de João Gilberto - resenha. jornal A TRIBUNA, 14 jun. 1981.

  • SANTANA, G. . AS SETE PRAGAS de Domingos Pellegrini jr. - resenha. jornal A TRIBUNA, 27 jul. 1979.

  • SANTANA, G. . A MORTE BRANCA DO FEITICEIRO NEGRO de Renato Ortiz - resenha. jornal A TRIBUNA, 27 jul. 1979.

  • SANTANA, G. . DOIS NA CAMA NUMA NOITE DE CHUVA de Lina Wertmuller. jornal A TRIBUNA, 19 jul. 1979.

  • SANTANA, G. ; Bernadette Lyra . MODOS DE VER A NUDEZ NO CINEMA: HIERARQUIZAÇÕES E DESIERARQUIZAÇÕES. In: XXVI ENCONTRO COMPÓS, 2019, Porto Alegre. ANAIS 2019 COMPÓS, 2019.

  • SANTANA, G. . REPRESENTAÇÃO E FORMAS DA DIFERENÇA NA CULTURA MIDIATIZADA DE HOJE. In: COMPÓS Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2016, Goiânia/GO. XXV Compós - Goiânia/GO 2016. Brasília: Compós, 2016.

  • SANTANA, G. . A FIGURAÇÃO DA FELICIDADE COMO HAPPY END NA CULTURA AUDIOVISUAL. In: COMPÓS, 2015, BRASÍLIA. XXIV Compós - Brasília 2015. Brasília: Compós, 2015.

  • SANTANA, G. ; PUCCI JR., R. L. . AS ESTRATÉGIAS SINCRÉTICAS DA NARRATIVA DA MINISSÉRIE SUBURBIA. In: XXIII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal do Pará, 2014, Belém. Grupo de Trabalho Estudos de Televisão. Belém: Compós, 2014.

  • SANTANA, G. . A FICÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA DIANTE DE SEU LEGADO CINEMATOGRÁFICO. In: XVI ENCONTRO SOCINE, 2012, São Paulo. ANAIS DIGITAIS 2012. São Paulo: Socine, 2012.

  • SANTANA, G. . TRÊS ESTRATÉGIAS PARA UMA MESMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: EM TORNO DO PERIFÉRICO NA CULTURA MASSIVA. In: XIX Encontro da COMPÓS, 2010, Rio de Janeiro. XIX Encontro da COMPÓS. Rio de Janeiro: COMPÓS, 2010.

  • LYRA, B. ; SANTANA, G. . SINGULARIDADES DOS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS EM FILMES BRASILEIROS. In: COMPÓS 17 Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2008, São Paulo. COMPÓS 17 Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. São Paulo: Compós, 2008.

  • SANTANA, G. ; Vicente Gosciola . O MIDIÁTICO TRIVIAL - Meu pé de laranja lima ? livro, filme. In: 16 ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2007, Curitiba. 16 ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO. Curitiba: Compós, 2007.

  • LYRA, B. ; SANTANA, G. . A EXPERIÊNCIA DO CINEMA E OS FILMES TRIVIAIS NO BRASIL. In: 15 ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2006, BAURU - SP. 15 COMPÓS - ANAIS. Bauru SP: Compós, 2006. v. 1.

  • SANTANA, G. . A CULTURA POP NA AMBIÊNCIA QUEER DO FILME ELVIS & MADONA. In: XXII ENCONTRO SOCINE, 2018, Goiânia. ANAIS DO ENCONTRO 2018, 2018.

  • SANTANA, G. . FLUXO E CONTRAFLUXO DOS GÊNEROS EM DOIS FILMES DE TIM BURTON. In: XIX ENCONTRO SOCINE, 2015, Campinas SP. ANAIS DO ENCONTRO 2015, 2015.

  • SANTANA, G. . O FUTURO MAIS QUE IMPERFEITO: O RETROFUTURISMO NA FICÇÃO CIENTÍFICA. In: XVIII ENCONTRO SOCINE, 2014, Fortaleza. ANAIS DIGITAIS, 2014.

  • SANTANA, G. . SINGULARIDADES DA FICÇÃO CIENTÍFICA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. In: XVII ENCONTRO SOCINE, 2013, Florianópolis. ANAIS DIGITAIS 2013. Palhoça/Florianópolis: Socine, 2013.

  • SANTANA, G. . FORMAS SIMULADAS : OS GÊNEROS NOS FILMES DE BORDAS. In: XV ENCONTRO SOCINE, 2011, São Paulo. ANAIS DIGITAIS 2011. São Paulo: Socine, 2011.

  • SANTANA, G. . RAMBU DA AMAZÔNIA COMO SPACE OFF DO RAMBO DE HOLLYWOOD. In: XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2009, São Paulo. ANAIS 2009 SOCINE. São Paulo: Socine, 2009.

  • SANTANA, G. . AS IMAGENS DO EXCESSO EM FILMES TRIVIAIS BRASILEIROS - CRIATURAS DO SOL. In: X ENCONTRO DA SOCINE, 2006, OURO PRETO. X ENCONTRO DA SOCINE. Ouro Preto MG: socine, 2006.

  • SANTANA, G. . A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS INTERATIVOS A PARTIR DA DESMATERIALIZAÇÃO DO CINEMA ? PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES. In: 2 ENCONTRO DO MESTRADO DE COMUNICACAO DA UAM, 2007, SAO PAULO. Resumos. SÃO PAULO: UAM, 2007.

  • SANTANA, G. . DE SEAN CONNERY DANIEL CRAIG- JAMES BOND: UMA TRAJETÓRIA EM DESALINHO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, G. ; LYRA, BERNADETTE . MODOS DE VER A NUDEZ NO CINEMA: HIERARQUIZAÇÕES E DESIERARQUIZAÇÕES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . LIBERTE UM FILME: COMO CIRCULAR A DIVERSIDADE AUDIOVISUAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, G. . A CULTURA POP NA AMBIÊNCIA QUEER DO FILME ELVIS & MADONA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . REPRESENTAÇÃO E FORMAS DADIFERENÇA NA CULTURA MIDIATIZADA DE HOJE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . FLUXO E CONTRA FLUXO DOS GÊNEROS EM DOIS FILMES DE TIM BURTON. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . A FIGURAÇÃO DA FELICIDADE COMO HAPPY END NA CULTURA AUDIOVISUAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . O FUTURO MAIS QUE IMPERFEITO: O RETRO FUTURISMO NA FICÇÃO CIENTÍFICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. ; PUCCI JR., R. L. . AS ESTRATÉGIAS SINCRÉTICAS DA NARRATIVA DA MINI SÉRIE SUBURBIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . SINGULARIDADES DA FICÇÃO CIENTÍFICA NO CINEMA CONTEMPORÂNEIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, GELSON. . A FICÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA DIANTE DE SEU LEGADO CINMATOGRÁFICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, GELSON . FORMAS SIMULADAS: OS GÊNEROS OS FILMES E BORDAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . Hipertrofia do global no local: os processos de sociabilidade dos gêneros no cinema de bordas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTANA, G. . Três estratégias para uma mesma experiência estética: em torno do 'periférico'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . TRÊS ESTRATÉGIAS PARA UMA MESMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: EM TORNO DO PERIFÉRICO NA CULTURA MASSIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. ; LYRA, BERNADETTE . SINGULARIDADES DOS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS EM FILMES BRASILEIROS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . CINEMA E TECNOLOGIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . A EXPERIÊNCIA DO CINEMA E OS FILMES TRIVIAIS NO BRASIL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, G. . ENTRE TINIEBLAS. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, G. . CINEMA BRASILEIRO: O FÍLMICO E O CINEMATOGRÁFICO. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTANA, G. . A FASE MAIS DELIRANTE DE PEDRO ALMODÓVAR. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, GELSON. . CINEMA DE BORDAS 2012 (Fan Page).

  • SANTANA, G. . MEMÓRIAS DAS RUÍNAS DE CRETA, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTANA, G. . SELF CETIM. Rio de Janeiro, 1984. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTANA, G. . NOCTIVAGE. Vitória, 1984. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTANA, G. . INS-TELAR. Vitória, 1981. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTANA, GELSON . Conselheiro Executivo. 2016.

SANTANA, G. . EDIÇÃO DE LIVROS. 2019.

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . MOSTRA CINEMA DE BORDAS NO ITAÚ CULTURAL. 2015.

SANTANA, G. . COORDENADOR DE SEMINÁRIO TEMÁTICO DA SOCINE. 2015.

SANTANA, G. . COORDENADOR DE SEMINÁRIO TEMÁTICO DA SOCINE. 2014.

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . MOSTRA CINEMA DE BORDAS NO ITAÚ CULTURAL. 2013.

SANTANA, G. . COORDENADOR DE SEMINÁRIO TEMÁTICO DA SOCINE. 2013.

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . MOSTRA CINEMA DE BORDAS NO ITAÚ CULTURAL. 2012.

SANTANA, G. . COORDENADOR DE SEMINÁRIO TEMÁTICO DA SOCINE. 2012.

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . MOSTRA CINEMA DE BORDAS NO ITAÚ CULTURAL. 2011.

LYRA, B. ; SANTANA, G. ; CANEPA, LAURA . MOSTRA CINEMA DE BORDAS NO ITAÚ CULTURAL. 2010.

LYRA, B. ; SANTANA, G. . MOSTRA CINEMA DE BORDAS NO ITAÚ CULTURAL. 2009.

SANTANA, G. ; SUPPIA, A. ; BUENO, Z. . Coordenadoria do Seminário Temático "Gêneros Cinematográficos na América Latina". 2008.

SANTANA, G. . CINEMA DE BORDAS. 2019; Tema: Estudos de cinema e análises de filmes periférico de bordas. (Site).

SANTANA, G. . CINEMA DE BORDAS. 2018; Tema: Estudos de cinema e análise de filmes. (Site).

SANTANA, G. . Cinema de bordas. 2017; Tema: Estudos de cinema e análises de filmes periférico de bordas. (Rede social).

SANTANA, G. . Fan Page Cinema de Bordas. 2016; Tema: Cinema de Bordas e Afins. (Rede social).

SANTANA, G. . Fan Page Cinema de Bordas. 2015; Tema: Cinema de Bordas e Afins. (Rede social).

SANTANA, G. . Fan Page Cinema de Bordas. 2014; Tema: Cinema de Bordas e Afins. (Rede social).

SANTANA, G. . Fan Page Cinema de Bordas. 2013; Tema: Cinema de Bordas e Afins. (Rede social).

SANTANA, GELSON. . Fan Page Cinema de Bordas. 2012; Tema: Cinema de Bordas e Afins. (Rede social).

SANTANA, GELSON ; LYRA, B. . ULPIANA. 2019. (Editoração/Livro).

SANTANA, GELSON ; LYRA, B. . GUANANIRA. 2019. (Editoração/Livro).

LYRA, B. ; SANTANA, GELSON . MEMÓRIA DAS RUÍNAS DE CRETA. 2018. (Editoração/Livro).

SANTANA, GELSON ; LYRA, B. . O JOGO OS FILMES: NOTAS SOBRE O LÚDICO NO CINEMA. 2018. (Editoração/Livro).

SANTANA, G. . CINEMA DE BORDAS 3. 2014. (Editoração/Livro).

SANTANA, GELSON ; LYRA, B. . FOTOGRAMAS DO BRASIL: AS CHANCHADAS. 2014. (Editoração/Livro).

SANTANA, GELSON ; ROCHA, R. M. . MINIMA POESIA. 2012. (Editoração/Livro).

SANTANA, GELSON ; VADICO, LUIZ . FILMES DE CRISTO; OITO APROXIMAÇÕES. 2009. (Editoração/Livro).

SANTANA, G. ; SUPPIA, A. ; BUENO, ZULEIKA DE PAULA . Os gêneros cinematográficos na América Latina e Caribe. 2009. (Coordenador do Seminário Temático).

SANTANA, G. . Análise da Imagem em TV. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTANA, G. . CINEMA DE BORDAS 2. 2008. (Editoração/Livro).

SANTANA, G. . Relatório final de pesquisa. 2008. (Relatório de pesquisa).

SANTANA, G. . CINEMA COMUNICAÇÃO E AUDIOVISUAL. 2007. (Editoração/Livro).

SANTANA, G. ; LYRA, B. . CINEMA DE BORDAS. 2006. (Editoração/Livro).

LYRA, B. ; SANTANA, G. . CORPO & MÍDIA. 2003. (Editoração/Livro).

SANTANA, G. . MIRAGEM DAS FONTES. 1989. Filme.

SANTANA, G. . CINEMA DE BORDAS. 2012 (Fan Page).

SANTANA, G. . paisagem, landscape (deserto, nuvens, água). 2002 (CD-ROM).

SANTANA, G. . revista SIGNIFICAÇÃO, número 14. 2000 (Editor).

SANTANA, G. . PAISAGEM, PAYSAGE, LANDSCAPE. 1999 (CD-ROM).

SANTANA, G. . HIPERTEXTO. 1999 (CD-ROM).

SANTANA, G. . TERCEIRO VITÓRIA CINE VÍDEO. 1996 (Produtor Executivo).

SANTANA, G. . DOIS MÉDIAS E UM PUNHADO DE CURTAS. 1989 (Produtor Executivo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    O ESPÍRITO SEM ESPÍRITO DA CULTURA POP, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo estabelecer uma relação entre o conceito de ?desencantamento do mundo? (Entzauberung der Welt), de Max Weber, e a experiência da cultura pop na comunicação contemporânea. Busca-se demonstrar como o conceito de desencantamento do mundo foi paulatinamente sendo substituído por um modelo conceitual de ?espírito sem espírito?, inspirado, configurado e moldado pela cultura pop, aqui entendida como a substituição de uma sociabilidade construída dentro da experiência simbólica, por uma sociabilidade modelada a partir de diversas camadas de midiatização, no campo da cultura audiovisual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gelson Santana Penha - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    O INDIVIDUALISMO ONTOLÓGICO NA CULTURA MIDIÁTICA CONTEMPORÂNEA, Descrição: A experiência cultural contemporânea foi capturada pelo imaginário das mídias. Assim, as performances da cultura contemporânea apresentam-se, em suas estratégias, não com a simbólica que dá forma ritual ao coletivo, mas como um espectro de um simbolismo que define, na atualidade, a sua própria constituição. Estar em representação hoje é construir castelos virtuais de realidade que funcionam como formas da diferença, referenciais da experiência individual de mundo, refletidas nos produtos midiáticos, e constituem as marcas reveladoras do que nos tornamos e do que se tornou a cultura nesse labirinto sem guia das mídias contemporâneas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gelson Santana Penha - Coordenador.

  • 2011 - 2015

    OS PROCESSOS DE MIDIATIZAÇÃO DA FELICIDADE NA CULTURA POP, Descrição: Esta pesquisa parte do principio de que na cultura pop a felicidade é uma forma vazia na qual cabe qualquer efeito. Este principio determina as estratégias midiaticas que conformam a construção de sentido como modo implícito aos produtos das midias desligados em um primeiro momento das sociabilidades. Ao se levar em conta que na cultura pop os efeitos de sentido se voltam para si mesmo, a felicidade se configura a partir de formas deslocadas dos processos históricos enquanto estratégia configuradora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gelson Santana Penha - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    O TERRITÓRIO MIDIÁTICO DA PORNOCHANCHADA, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo levantar as estratégias de mediação que alguns elementos da cultura popular inscreveram na pornochancada ao longo da década de 70 e meados dos anos 80. Estas estratégias modelaram territórios a partir da emergência de traços de representação de uma sociabilidade brasileira marcada diretamente por um imaginário cujo sentido aponta para uma idéia de urbano construída pelo espaço midiático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gelson Santana Penha - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    FORMAS DE INTERATIVIDADE, PROCESSOS INTERATIVOS E EFEITOS SOCIAIS, Descrição: O processo de passagem da imagem cinematográfica para imagem digital representou uma mudança paradigmática daquilo que entendemos por imagem. O primeiro movimento deste trabalho de passagem se configurou a partir da expansão do lugar do cinema no espaço midiático na década de 1950, quando filmes modelados para salas de cinema, para ocupar grandes telas, começaram a ser exibidos na televisão. A fisicalidade da imagem cinematográfica e sua aparência de mundo se transformaram. Esse procedimento foi responsável tanto pela mudança na forma como percebemos a imagem quanto do próprio cinema. Essa nova região da imagem cinematográfica foi responsável pela expanção do lugar da imagem. Com a televisão, a imagem cinematográfica inventa um novo território para si e, ao mesmo tempo, coloca em crise seu próprio território. A dinamis dos processos da imagem televisiva acabou por construir uma região própria para esta imagem ? agora mergulhada no habitus de uma outra tecnologia, a televisiva. Por isso, o cinema ganha uma outra dimensão neste espaço ao mesmo tempo que tenta se reconstruir enquanto mídia. As formas de interatividade são filhas dessa transformação da imagem cinematográfica na imagem televisiva e da construção do próprio estatuto da imagem televisiva. Os modelamentos do televisivo em processos interativos dependeram diretamente dos modos de desmaterialização da imagem junto às formas tecnológicas. Todas as formas narrativas inventadas pelo cinema acabam passando por processos que no televisivo foram desconstruidas. Na verdade o processo de construção da imagem digital resulta do modo de desconstrução da imagem cinematográfica, da sua desmaterialização. Paulatinamente a imagem passa de realidade do mundo para o mundo como realidade na imagem. Assim, as formas de interatividade só se tornam possíveis nestes processos de transformação da imagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gelson Santana Penha - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - 2019

Universidade Anhembi Morumbi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor do PPGCOM em Comunicação Audiovisual. 40h semanais.

Atividades

  • 03/2019 - 06/2019

    Ensino, Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema contemporâneo

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curadoria e cinema

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Mestrado e Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos culturais do pop nos meios de comunicação massivos

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Comunicação Social - Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema Contemporâneo, Curadoria e Cinema

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema contemporâneo

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curadoria e cinema

  • 02/2018 - 12/2018

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental em Jornalismo

  • 03/2018 - 06/2018

    Ensino, Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo II

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Comunicação Social - Produção Editorial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do livro e da leitura

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Comunicação Social - Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema Contemporâneo

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema contemporâneo

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curadoria e cinema

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Mestrado e Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos culturais do pop nos meios de comunicação massivos

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Comunicação Social - Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Crítica de Cinema

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, crítica de cinema

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo II

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Comunicação Social - Produção Editorial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de roteiros

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Mestrado e Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e cultura

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Audiovisual e Teoria do Contemporâneo II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Mestrado e Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos Meios de Comunicação

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Doutorado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Audiovisual e Teorias do Contemporâneo II

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Audiovisual

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Audiovisual

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos Meios de Comunicação

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Audiovisual

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Comunicação Social - Produção Editorial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Audiovisual

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos Meios de Comunicação

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das Tecnologias de Comunicação Audiovisual

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos Meios de Comunicação Massivos

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos da tecnologias da comunicação

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos Meios de Comunicação Massivos

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos Meios de Comunicação Massivos

  • 03/2009 - 06/2009

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos meios massivos

  • 03/2008 - 06/2008

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos culturais do pop nos meios de comunicação massivos

  • 03/2007 - 06/2007

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Efeitos das tecnologias da comunicação

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Culturais do Pop nos Meios de Comunicação Massivos

2004 - 2005

Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2004 - 07/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Comunicação Social, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2004 - 07/2005

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Comunicação e da Arte, Produção Publicitária em TV e Cinema

  • 02/2004 - 07/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Cadernos Camilliani, .,Cargo ou função, Conselho Editorial.

1997 - 1997

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor Substituto Auxiliar, Enquadramento Funcional: Prof. Substituto Auxiliar Nível I, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor junto ao Departamento de Fundamentos Técnicos Artísticos do Centro de Artes da UFES. Disciplinas ministradas: FTA 01456 Filosofia da arte FTA 01482 Evolução das artes visuais FTA 02261 Filosofia da arte FTA 02263 Evolução das artes visuais

1977 - 1977

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Coordenação, Carga horária: 12

Atividades

  • 04/1997 - 07/1997

    Ensino, Filosofia da Arte, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Evolução das Artes visuais, Filosofia da Arte

  • 08/1977 - 12/1977

    Estágios , Reitoria, Pró Reitoria Comunitária.,Estágio realizado, Pesquisas literárias.

1986 - 1987

Empresa Brasileira de Filmes S A

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1986 - 12/1987

    Estágios , Filmoteca, Setor de Pesquisas de Cinema.,Estágio realizado, Auxiliar de Pesquisa.

2004 - Atual

Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

2006 - Atual

Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40