Andreza Karine Gomes

Mestre em Letras, na área de Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGL), Graduada em Artes Visuais - Bacharelado, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEART). Tem interesse nas áreas de História Teoria e Crítica da Arte, Literatura Comparada e Tradução, Pesquisas Interdisciplinares entre Imagem e Texto .

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária

2018 - 2020

Universidade Federal do Pará
Título: Saída discreta pela porta dos fundos: ou o desvio poético nas traduções de Clarice Lispector, Ano de Obtenção: 2022
Mayara Ribeiro Guimarães.Palavras-chave: Clarice Lispector; Máquina de escrever; Tradução; Crônica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Graduação em Artes Visuais

2009 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Dryptus
Orientador: Nara Beatriz Milioli Tutida

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

GOMES, A. K. . (em) processo. 2012. (Exposição).

CHEREM, R. M. ; GOMES, A. K. ; BRITO, A. C. . Hubert Duprat e a poética do revestimento. 2011. (Outro).

CHEREM, R. M. ; GOMES, A. K. ; BRITO, A. C. . Jornada de Estudo com o artista Hubert Duprat. 2011. (Outro).

Participação em eventos

laboratório de projetos.laboratório de projetos com Ananda Carvalho. 2015. (Oficina).

Feira de Publicações SESC POMPÉIA. Frutinhas Publications. 2014. (Feira).

Pão de Forma. Frutinhas Publications. 2014. (Feira).

Duna. Frutinhas Publications. 2013. (Feira).

Feira Tijuana. Frutinhas Publications. 2013. (Feira).

The NY art book fair. Frutinhas Publications. 2013. (Feira).

Turnê. Frutinhas Publications. 2013. (Feira).

Turnê. Frutinhas Publications. 2013. (Feira).

Seminário Encontro Visuais. 2012. (Seminário).

Seminário Encontro Visuais.arte de ação e registros performáticos pelo Brasil com Maicyra Leão. 2012. (Oficina).

Turnê. Frutinhas Publications. 2012. (Feira).

1 mentira x 1 ficção = 1/2 verdade com Fábio Moraes.1 mentira x 1 ficção = 1/2 verdade. 2011. (Oficina).

Hubert Duprat e a poética do revestimento. 2011. (Outra).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA: Consistências de uma parceria entre França e Brasil.I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA: Consistências de uma parceria entre França e Brasil. 2011. (Seminário).

III Simpósio de Integração das Artes Visuais/ Conversa: Publicações de Artista ministrada por Grupo Póro e Louise Ganz í. 2011. (Simpósio).

III Simpósio de Integração das Artes Visuais/ Conversa: Publicações de Artista ministrada por Michel Zózimo e Revista Tatuí í. 2011. (Simpósio).

intervenção, multiplicação e circulação de proposições artísticas. 2011. (Encontro).

Oficina teórica Moema nas artes: a construção de um mito na brasilidade com Alexandre Miyoshi.Moema nas artes: a construção de um mito na brasilidade. 2011. (Oficina).

Seminário de REFLEXÕES: CURADORIA E CRÍTICA. 2011. (Seminário).

2 SIMPÓSICO DE INTEGRAÇÃO DAS ARTES. 2010. (Simpósio).

2 SIMPÓSICO DE INTEGRAÇÃO DAS ARTES.IntraFluxos ministrada por Maíra Vaz Velente. 2010. (Oficina).

Contatos com a Arte.Grupo de estudos para universitários na exposição. 2010. (Oficina).

Seminário de Publicacões de artista. 2010. (Seminário).

Ciclo de Estudos Arte Contemporânea: crírtica e curadoria.crítica de arte. 2009. (Oficina).

Oficina Teorica 7 Bienal do Mercosul: conceitos e ideias ministrada por Artur Lescher \.Oficina Teorica 7 Bienal do Mercosul: conceitos e ideias ministrada por Artur Lescher. 2009. (Oficina).

O livro próspero. 2009. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Sylvia Maria Trusen

GUIMARAES, M. R.; CASTILLO, L. H. M.;TRUSEN, Sylvia Maria. ?SAÍDA DISCRETA PELAS PORTAS DO FUNDO: OU O DESVIO POÉTICO NAS TRADUÇÕES DE CLARICE LISPECTOR. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Maria Raquel da Silva Stolf

TUTIDA, Nara Milioli;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; VIEIRA, Regina Melim Cunha. Dryptus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Luis Heleno Montoril del Castilo

GUIMARAES, M. R.; TRUSEN, S. M.;CASTILO, L. H. M.. SAÍDA DISCRETA PELAS PORTAS DO FUNDO: OU O DESVIO POÉTICO NAS TRADUÇÕES DE CLARICE LISPECTOR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras - UFPA) - Universidade Federal do Pará.

Produções bibliográficas

  • GOMES, A. K. . A máquina de escrever de Clarice Lispector. CLARABOIA , v. 18, p. 79-94, 2022.

  • GOMES, A. K. . a luz, fascínio da mariposa. In: Rosângela Miranda Cherem; Sandra Makowiecky. (Org.). Schwanke: processos pulsáteis. 01ed.Florianópolis: Coan, 2014, v. , p. 7-130.

  • CHEREM, R. M. ; GOMES, A. K. . Julia Amaral e o animal-humano-coisa. In: Sandra Makowiecky; Rosângela Miranda Cherem. (Org.). Fragmentos - Construção II: imagem-acontecimento. 01ed.Florianópolis: Coan, 2013, v. , p. 7-226.

  • GOMES, A. K. . a luz, fascínio da mariposa. In: VI Ciclo de Investigações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC, 2011, Florianópolis. CON{FLUÊNCIAS}. Florianópolis, 2011.

  • CHEREM, R. M. ; GOMES, A. K. ; FARIA, P. M. ; PEREIRA, S. . LUIZ HENRIQUE SHWANKE : UMA POÉTICA ENTRE CONFLUÊNCIAS, FIBRILAÇÕES E CONSUMAÇÃO. In: Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Encontro realizado nos dias 26 de setembro à 01 de outubro de 2011, com o tema:, 2011.

  • GOMES, A. K. . Clarice Tradutora - Assimilações de O Retrato de Dorian Gray e Reconfigurações Poéticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LEMOS, B. ; MESTRE, M. ; NUNES, K. ; MONTERO, M. ; MARTINS, J. ; MIYADA, P. ; MOTTA, G. ; NAVARRO, S. G. ; BOPPRE, F. ; GOMES, A. K. ; RG, R. ; ZABALAGA, B. ; FELIX, N. ; STOLF, R. ; BARRETO, J. M. . Ações Curatoriais 2014 (Publicação do projeto Ações Curatoriais). Florianópolis 2014 (publicação).

Outras produções

GOMES, A. K. . A máquina de escrever - o contínuo entre as traduções e outros escritos de Clarice Lispector. 2019. (Relatório de pesquisa).

GOMES, A. K. ; DOMINGES, V. A. . Oficina de Expressão Corporal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHEREM, R. M. ; MAKOWIECKY, S ; BRITO, A. C. ; PEREIRA, S. ; FARIA, P. M. ; GOMES, A. K. ; SILVEIRA, C. . Processos pulsáteis. 2014. (Editoração/Livro).

TUTIDA, N. B. M. ; DOMINGES, V. A. ; REGINATTO, J. ; GOMES, A. K. . Frutinhas Publications. 2013. (Editora Independente).

GOMES, A. K. . Arqui-poésis de Julia Amaral. 2012. (Relatório de pesquisa).

ROSA, J. ; KLEIN, F. ; GOMES, A. K. . CAEP IV. 2011. Performance.

SILVEIRA, C. ; GOMES, A. K. . Navios. 2011. Vídeo.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2019

    A encenação do heterogêneo na literatura contemporânea em língua portuguesa, Descrição: Mapear autores da literatura contemporânea em língua portuguesa que lidam com o tema do abjeto, da ruína, da fragmentação, e do heterogêneo e analisar os tratamentos dados por tais autores a estes temas de forma a estabelecer entre eles e a geração da década de sessenta e setenta uma linha de desenvolvimento do tema dentro da perspectiva da literatura em língua portuguesa e a ampliar a fortuna crítica de tais autores e sua relação com o cenário literário contemporâneo. Pesquisar como a prática de tradução literária realizada por poetas e ficcionistas interfere na produção literária nacional, ao promover a ampliação da atividade crítica, ensaística e literária, e a consequente renovação do seu cenário cultural entendendo a prática tradutória como exercício de encenação da escrita do próprio pela escrita do estrangeiro, onde a escrita do outro espelha a escrita do próprio, permitindo a discussão teórica acerca das estratégias de tradução empregadas pelos autores-tradutores partir da aproximação entre sua prática tradutória e a criação literária. Colocar em contato as obras selecionadas como corpus literário desta pesquisa e o pensamento de Georges Bataille, no que diz respeito ao tratamento dado ao heterogêneo, e de Walter Benjamin pela releitura de Giorgio Agamben e Georges Didi-Huberman, articulando os conceitos de estética, política, história, linguagem e tradução no estudo da obra de arte contemporânea a partir de uma dialética do olhar que reconvoca o discurso do corpo e a participação do sensório na sensibilidade contemporânea. Considerando o exercício tradutório como atividade que mescla o processo tradutório com o gesto de criação, em movimento de alternância, onde a prática de tradução reforça a construção literária, a pesquisa passará também pelo estudo de como a prática de tradução realizada por poetas-ficcionistas tradutores interfere na produção literária nacional, ao promover a ampliação da atividade crítica, ensaística e literária, e a consequente renovação do seu cenário cultural pelo fino exercício de intercâmbio entre o próprio e o estrangeiro, apoiando-se para isso nos estudos de Antoine Berman e Haroldo de Campos sobre tradução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andreza Karine Gomes - Integrante / Mayara Ribeiro Guimarães - Coordenador / Izabela Guimarães Guerra Leal - Integrante / Leila Melo Coroa - Integrante / Elisama Fernandes Araújo - Integrante / Ana Maria Ferreira Torres - Integrante / Joao Camillo Barros de Oliveira Penna - Integrante / Marcelo Jacques de Moraes - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Paisagem Clichê, Descrição: Investiga os conceitos acerca da paisagem clichê, por meio de uma pesquisa da sensação em processos criativos com meios de produção de imagens, fotografias, fotos-instalações, impressos, intervenções urbanas e ações. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andreza Karine Gomes - Integrante / Nara Beatriz Milioli Tutida - Coordenador / Vinicius Alexandre Dominges - Integrante / João Reginatto - Integrante / Bruna Maria Maresch - Integrante / Rodrigo Brum - Integrante / Letícia Cobra Lima - Integrante / Gabriel Scapinelli - Integrante / Anne Solimar Félix - Integrante.

  • 2010 - 2013

    Imagem-Acontecimento. Uma História das Persistências e Consistências da Arte Moderna na Atualidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosângela Miranda Cherem em 10/09/2015., Descrição: Utilizando os acervos imagéticos e referenciais teórico-conceituais já apresentados na pesquisa ACADEMICISMO E MODERNISMO NA AMÉRICA LATINA (realizada entre agosto de 2006 a julho de 2008), bem como da pesquisa CORPUS e OPUS: PREMEDITAÇÕES PARA UMA HISTÓRIA E TEORIA DA PINTURA NA AMÉRICA LATINA (realizada entre agosto de 2008 a julho de 2010), a presente pesquisa deverá construir uma espécie de cartografia, onde as questões plásticas delineadas entre meados do século XIX e primeira metade do XX permitem estabelecer conexões com a produção artística a partir da segunda metade do século XX. Procurando reconhecer na diversidade de personagens, cenários e enredos uma história das sensibilidades e percepções visuais, cujos sentidos tanto foram partilhados como persistem enquanto significações singulares, enfatiza-se a clave do anacronismo, uma vez que as imagens e questões artísticas são concebidas como fruto de uma combinação entre persistências e alterações, sobrevivências e metamorfoses, sendo que muitas delas ainda repercutem na atualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andreza Karine Gomes - Integrante / Silmar Pereira - Integrante / Rosangela Miranda Cherem - Coordenador / Sandra Makowiecky - Integrante / Ana Carla Brito - Integrante / Priscilla Menezes de Faria - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2019

Universidade Federal do Pará

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: PROBIC, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2013 - 07/2013

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Artes, Centro de Artes.,Atividade realizada, monitoria em pintura.