Victor Vidigal Ribeiro

Doutor e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Possui especialização em Gerência de Projetos em Engenharia de Software pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Metodista Granbery. Atualmente é tutor da disciplina de Engenharia de Software do CEDERJ. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Verificação e Validação de Software (Testes e Inspeções), engenharia de software experimental, sistemas de informação, levantamento de requisitos, projeto e codificação de sistemas.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação

2013 - 2019

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Understanding Factors and Practices of Software Security and Performance Verification
Guilherme Horta Travassos. Coorientador: Daniela Soares Cruzes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: engenharia de software; software testing and non-functional requirements; security testing; performance testing; software engineering; security verification. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teste de Software. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Verificação de Software. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação

2010 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Procedimento para Seleção de Critérios de Parada para Testes de Software,Ano de Obtenção: 2013
Guilherme Horta Travassos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: engenharia de software; engenharia de software experimental; testes de software; critérios de parada.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em Gerência de Projetos em Engenharia de Software

2009 - 2011

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: Não decidido

Graduação em Sistemas de Informação

2004 - 2009

INSTITUTO METODISTA GRANBERY
Título: Utilização de Objetos Mocks em Testes de Unidade
Orientador: Marco Antônio Pereira Araujo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Formação em EAD com Ênfase no CEDERJ. (Carga horária: 140h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2012 - 2012

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2012 - 2012

Empreendedor Individual. (Carga horária: 3h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2011 - 2012

Curso de Extensão em EAD/CEDERJ. (Carga horária: 140h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, a CAPES/UAB e a Fundação CECIERJ, UFRJ, CAPES/UAB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Java Básico. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Java Web. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Java Básico. (Carga horária: 64h). , Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Programação em Delphi Básico e Avançado. (Carga horária: 128h). , Manchester Informática, MANCINFO, Brasil.

2000 - 2000

Montagem e Manutanção de Micros. (Carga horária: 128h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

1998 - 1998

Operação de Microcomputadores. (Carga horária: 80h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Verificação de Software.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança de Software.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desempenho de Software.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teste de Software.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RIBEIRO, V. V. . IVº Semana de Informática. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.Tecnologia de Apoio à Composição de Estratégias de Verificação de Segurança e Desempenho. 2017. (Simpósio).

XV Brazilian Symposium on Software Quality.Testing Non-Functional Requirements: Lack of Technologies or Research Opportunities. 2016. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. 2016. (Simpósio).

A Internet das Coisas (IoT). 2015. (Outra).

Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. 2014. (Congresso).

EATS - Encontro Amazônico de Testes de Software. 2013. (Encontro).

Workshop Anual do MPS (WAMPS 2013).Critérios para apoiar a decisão sobre o momento de parada dos testes de software. 2013. (Oficina).

Encontro de Qualidade e Produtividade em Software - EQPS. 2011. (Encontro).

Experimental Software Engineering Latin American Workshop. 2011. (Oficina).

Palestra: Using Provenance to enable Reproducible Science. 2011. (Encontro).

Palestra Systems-of-Systems (SoSs) and Systems Engineering And the Value to Business and Economic Growth. 2011. (Outra).

VIII Experimental Software Engineering Latin American Workshop. 2011. (Congresso).

Workshop Melhoria de Processos. 2010. (Encontro).

VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. 2009. (Simpósio).

Java Rio Summit. 2006. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Luiza Reis Albuquerque

SILVA-DE-SOUZA, T.;RIBEIRO, V. V.; MAGALHAES, R. F.. Automação de Testes Funcionais com Demoiselle Behave. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Evelyn Cristina Tavares e Josenildo Santos

SILVA-DE-SOUZA, T.;RIBEIRO, V. V.; MAGALHAES, R. F.. Análise da Aderência do OpenUP ao Nível G de Maturidade do MR-MPS-SW. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Samara dos Santos Soares

SILVA-DE-SOUZA, T.;RIBEIRO, V. V.; CERQUEIRA, A. A. C.. Testes de Web Services RESTful com SoapUI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Diogo José Faria de Farias

SILVA-DE-SOUZA, T.;RIBEIRO, V. V.; CERQUEIRA, A. A. C.. Automação de Testes Funcionais com Sikuli IDE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Gilson Modesto da Silva Ferreira e Ramon Loncio Régis

SILVA-DE-SOUZA, T.; CERQUEIRA, A. A. C.;RIBEIRO, V. V.. Ferramenta de Apoio ao Planejamento de Estudos Experimentais em Engenharia de Software. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Elizel de Paula Procopio, João L

SILVA-DE-SOUZA, T.; CERQUEIRA, A. A. C.;RIBEIRO, V. V.. Bernardes e Ricardo S Dias.Ferramenta de Apoio ao Planejamento de Revisões Sistemáticas de Literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Grande Rio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Thadeu Grizendi

ARAÚJO, Marco Antônio Pereira;GRIZENDI, L. T.; LIMA, Sérgio Muinhos Barroso. Teste de Software: Utilização de Objetos Mock em Testes de Unidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Sérgio Muinhos Barroso Lima

Lima, Sérgio Muinhos Barroso; GRIZENDI, L. T.; Araújo, M A P. Teste de Software: Utilização de Objetos Mock em Testes de Unidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Marco Antonio Pereira Araujo

ARAÚJO, MARCO ANTÔNIO PEREIRA; GRIZENDI, Luiz Thadeu; LIMA, Sérgio Muiños Barroso. Teste de Software: Utilização de Objetos Mock em Testes de Unidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery.

Marcos Kalinowski

TRAVASSOS, G. H.; CRUZES, D.; OLIVEIRA, T.C.;KALINOWSKI, M.. Apoio à Composição de Estratégias de Verificação de Segurança e Desempenho. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Guilherme Horta Travassos

Procedimento para Apoio à Seleção de Critérios de Parada para Testes de Software; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Horta Travassos;

Guilherme Horta Travassos

UNDERSTANDING AND IMPROVING THE PRACTICES OF SOFTWARE SECURITY AND PERFORMANCE VERIFICATION; 2019; Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Horta Travassos;

Marco Antonio Pereira Araujo

Um Estudo sobre Operadores de Mutação; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerência de Projetos em Engenharia de Software) - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Orientador: Marco Antônio Pereira Araújo;

Marco Antonio Pereira Araujo

Teste de Software: Utilização de Objetos Mock em Testes de Unidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Sistemas de Informação) - Faculdade Metodista Granbery; Orientador: Marco Antônio Pereira Araújo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, V. V. ; ARAUJO, M. A. P. . Uma abordagem para escolha de operadores de mutação. Engenharia de Software Magazine, p. 46 - 55, 10 out. 2012.

  • Almeida, F. N. ; RIBEIRO, V. V. ; ARAUJO, M. A. P. . Integração contínua com Hudson, Maven2, TestNG e Subversion. Engenharia de Software Magazine, p. 56 - 62, 01 fev. 2010.

  • RIBEIRO, V. V. ; ARAUJO, M. A. P. . Depuração: a arte de encontrar e remover bugs. Engenharia de Software Magazine, p. 56 - 62, 01 jan. 2009.

  • RIBEIRO, V. V. ; ARAUJO, M. A. P. . UML no Eclipse com o plug-in Omondo. Java Magazine, 04 abr. 2008.

  • RIBEIRO, V. V. ; ARAUJO, M. A. P. . Testes de Mutação com o plug-in MuClipse. Engenharia de Software Magazine, Engenharia de Software Magazin, p. 44 - 51, 01 jan. 2008.

  • RIBEIRO, V. V. ; ARAUJO, M. A. P. . Modelagem de dados com a ferramenta Toad Data Modeler. SQL Magazine, 23 nov. 2007.

  • RIBEIRO, V. V. ; ARAUJO, M. A. P. . DBDesigner: uma ferramenta gratuita para modelagem de dados. SQL Magazine, 10 ago. 2007.

  • RIBEIRO, VICTOR VIDIGAL ; CRUZES, DANIELA SOARES ; TRAVASSOS, GUILHERME HORTA . A Perception of the Practice of Software Security and Performance Verification. In: 2018 25th Australasian Software Engineering Conference (ASWEC), 2018, Adelaide. 2018 25th Australasian Software Engineering Conference (ASWEC), 2018. p. 71.

  • RIBEIRO, V. V. . Tecnologia de Apoio à Composição de Estratégias de Verificação de Segurança e Desempenho. In: Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS/SBQS), 2017, Rio de Janeiro. Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, 2017.

  • RIBEIRO, V. V. ; Travassos, G. H. . Testing Non-Functional Requirements: Lacking of Technologies or Researching Opportunities. In: Brazilian Symposium on Software Quality, 2016, Maceió. XV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2016. p. 226-240.

  • RIBEIRO, V. V. ; MAGDALENO, A. M. ; WERNER, C. M. L. . Utilização de Redes Sócio-Técncias no apoio à alocação de Recursos Humanos. In: BRASNAM ? III Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2014, Brasília. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação ? CSBC 2014, 2014. p. 231-236.

  • SILVA-DE-SOUZA, T. ; RIBEIRO, V. V. ; Travassos, G. H. . Estimativa de Esforço em Teste de Software: Modelos, Fatores e Incertezas. In: XX Congreso Argentino de Ciencias de la Computación (CACIC), 2014, Buenos Aieres. Libro de Actas - XX Congreso Argentino de Ciencias de la Computación (CACIC), 2014.

  • RIBEIRO, V. V. ; Travassos, G. H. . Critérios para Apoiar a Decisão Sobre o Momento de Parada dos Testes de Software. In: WAMPS - Workshop do MPS, 2013, Campinas. WAMPS 2013 - IX Workshop Anual do MPS, 2013. p. 108-118.

  • RIBEIRO, V. V. . Desafios na Verificação de Segurança de Sistemas de Software. In: Workshop de Qualidade de Produto de Software, 2017, Rio de Janeiro. Workshop de Qualidade de Produto de Software, 2017.

  • RIBEIRO, V. V. . Testes de mutação com plug-in MuClipse. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2005

    Projeto de Iniciação Científica pela Instituição Metodista Granbery, Descrição: Produção de um artigo sobre a ferramenta DBDesigner. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Victor Vidigal Ribeiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Certified Tester Foundation Level (CTFL), International Software Testing Qualifications Board (ISTQB).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Qualidade de Software, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuando como analista de qualidade em um projeto desenvolvido pela UFRJ em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. As atribuições no projeto estavam relacionadas com o planejamento, projeto e automação de testes de software.

  • 2012 - 2014

    Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Processo/Desenvolvimento, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação como analista de processos e de desenvolvimento de um sistema de informação para gestão da área acadêmica da Fiocruz. Minhas responsabilidades envolviam reuniões para entendimento do funcionamento dos processos acadêmicos, levantamento de requisitos, descrição dos processos e dos requisitos do sistema.

  • 2010 - 2012

    Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas e Desenvolvedor Java, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Trabalhando como programador Java no desenvolvimento de um sistema de informação para a fundação COPPETEC. O sistema foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java com o Framework JSF.

  • 2011 - Atual

    CEDERJ

    Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor bolsista, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Trabalhando como tutor da disciplina de engenharia de software do consórcio CEDERJ

  • 2012 - 2013

    Centro de Ensino Superior de Valença

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de linguagens de programação Java e orientação de trabalhos de conclusão de cursos. Nessa atuação profissional também tive a oportunidade de participar de um projeto para o desenvolvimento de um sistema para a gestão de provas e questões.

  • 2008 - 2008

    Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atuação como analista de sistemas e desenvolvedor para projetos na área de educação. Mais especificamente sistemas de informação para gestão de escolas.

  • 2006 - 2007

    Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Desenvolvimento, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Atuação como programador Borland Delphi em sistemas de informação para gestão de escolas. O CAEd possuia um sistema de informação para a gestão de escolas que operava em diversos municípios do Brasil.

  • 2006 - 2006

    Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário na área de suporte, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Atuação como suporte telefônico na operação do sistema de informação desenvolvido para a gestão de escolas. A equipe de suporte era responsável pelo atendimento de ligações de todas as cidades do Brasil nas quais o sistema desenvolvido estava instalado.

  • 2009 - 2010

    Granbery Consultoria Junior (Projeto COPPETEC)

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação como programador Java/JSP em um ERP para o controle dos negócios da COPPETEC. Este projeto foi mantido em parceria com o grupo de Engenharia de Software Experimental da COPPE/UFRJ e a Faculdade Metodista Granbery.

  • 2007 - 2008

    SOLUCIONAR Informática & Sistemas Ltda

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Delphi, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atuação como programador Borland Delphi no desenvolvimento de sistemas de informação. Mais especificamente trabalhando em sistemas para gestão dos negócios internos da empresa Casa&Vídeo e integração do ERP utilizado pela empresa.

  • 2007 - 2007

    INSTITUTO METODISTA GRANBERY

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitoria na disciplina de programação Java, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Atuação como monitor da disciplina de de programação em Java

  • 2005 - 2005

    INSTITUTO METODISTA GRANBERY

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Bolsista em um projeto no qual os resultados foram transformados em um artigo para a revista SQL Magazine.

  • 2004 - 2006

    Serviços Informática Acessoria

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Primeira empresa relacionada com informática/computação que tive a oportunidade de trabalhar. Por ser uma empresa pequena havia oportunidade de atuar em diferentes áreas. Sendo assim, atuei como desenvolvedor delphi, implantação de sistemas nos clientes, suporte à clientes e manutenção de computadores e impressoras fiscais.