Eric Matheus Bispo Pereira

Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); especialista em Informática em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; graduado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Servidor público federal no cargo de Administrador no Ministério da Saúde, lotado na Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), exercendo atividades no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões (DSEI/ARS), na cidade de Tabatinga - AM. Chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (SESANI) do DSEI ARS, com experiências profissionais na gestão de obras públicas; fiscalização e acompanhamento de contratos de terceirização de mão de obra e locação de imóveis; aditivos e prorrogações contratuais; confecção de termos de referências e editais para aquisição de produtos e serviços; elaboração de atos normativos públicos e gerenciamento de pessoas. Na parte acadêmica, artigo publicado em Revista Científica e trabalhos apresentados em Congressos acadêmicos de relevância no país, com temas relacionados à gestão de políticas públicas; saúde indígena; Empreendedorismo e democratização do acesso ensino superior.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Informática em Saúde

2018 - 2020

Hospital Sirio-Libanes
Título: Saúde digital em regiões de difícil acesso: estudo de caso na saúde indígena na tríplice fronteira Amazônica.
Orientador: Heimar de Fátima Marin

Especialização em Gestão Pública

2018 - 2019

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Não informado
Orientador: Não informado

Graduação em Administração

2011 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A mobilidade acadêmica como estratégia no processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior Públicas: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientador: Dinah dos santos Tinôco

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Zila Mamede

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Formação de Gestor de Contratos e fiscais administrativos. (Carga horária: 0h). , Consultre Educação Corporativa, Consultre, Brasil.

2019 - 2019

Licitação e contratação de serviços de obra e engenharia. (Carga horária: 0h). , Consultre Educação Corporativa, Consultre, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação do Sistema Informatizado Ouvidor SUS - Nível I. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2018 - 2018

Estágio de Formação de Pregoeiro. , Exército Brasileiro, EB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, E. M. B. ; PEREIRA, W. G. . 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena - etapa Distrital DSEI Alto Rio Solimões. 2018. (Outro).

PEREIRA, E. M. B. . SIMPAD - Simpósio em Administração da UFRN. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 CONGRESSO DE GESTÃO DA AMAZÔNIA. A experiência de gestão no subsistema de saúde indígena brasileiro: estudo de caso em um Distrito Especial Indígena do interior do Amazonas. 2018. (Congresso).

Seminário de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas da Amazônia.Saneamento no Alto Rio Solimões: construção do Sistema de Abastecimento de Água na aldeia indígena Cajari I, sob a ótica da fiscalização de contrato.. 2018. (Seminário).

IV Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2013. Empreendedorismo Social: a Experiência de uma Cooperativa de Apicultura e a Participação da Universidade Federal como Agentes de Transformação Social. 2013. (Congresso).

XVIII Seminário de Pesquisa do CCSA.O papel das Cooperativas e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como Agentes de Transformação Social. 2013. (Seminário).

XV SEMEAD - Seminários em Administração.O Empreendedorismo Social no desenvolvimento de economias locais: participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na inserção de Programas de Extensão Universitária. 2012. (Seminário).

XXII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFRN. A importância de um exame de aptidão para os profissionais graduados em Administração.. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Aline Virgínia Medeiros Nelson

NELSON, A. V. M.; ALLOUFA, J. M. L.; SUMIYA, L. A.. A mobilidade acadêmica como estratégia no processo de internacionalização das instituições de ensino superior públicas: estudo de caso da UFRN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jomária Mata de Lima Alloufa

NELSON, A. V. M.;ALLOUFA, Jomária Mata de Lima; SUMIYA, L. A.. A mobilidade acadêmica como estratégia no processo de internacionalização das instituições de ensino superior públicas: estudo de caso da UFRN.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dinah dos Santos Tinôco

Gerencialismo e Democratização do Ensino Superior no Brasil: Acesso e Permanência no Ensino Superior; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Aline Virgínia Medeiros Nelson

A MOBILIDADE ACADÊMICA COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Aline Virgínia Medeiros Nelson;

Heimar de Fátima Marin

Saúde digital em regiões de difícil acesso: estudo de caso na saúde indígena na tríplice fronteira Amazônica; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática em Saúde) - Hospital Sírio-Libanês, PROADI - MS; Orientador: Heimar de Fatima Marin;

Daniele da Rocha Carvalho

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE ECONOMIAS LOCAIS: PARTICIPAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NA INSERÇÃO DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Daniele da Rocha Carvalho;

Daniele da Rocha Carvalho

O BENCHMARKING COMO FERRAMENTA NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL: O CASO DA APICULTURA NA REGIÃO DO MATO GRANDE/RN; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Daniele da Rocha Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, E. M. B. ; TINOCO, D. S. ; ALLOUFA, J. M. L. . Democratização do acesso e da permanência no Ensino Superior: ações e experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Produção e Desenvolvimento , v. 1, p. 27, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    Gerencialismo e Democratização do Ensino Superior no Brasil : políticas e práticas de ações afirmativas nas universidades, Descrição: O projeto procura elucidar a democratização do ensino superior no Brasil no âmbito da Novo Gerencialismo Público, enfatizando as políticas e medidas de ações afirmativas nas universidades no contexto atual e em especial na UFRN através da reserva de vagas mediante cotas sociais e raciais. Busca compreender a problemática que está subjacente a essas ações afirmativas, a desigualdade de acesso à universidade pública, bem como a dificuldade de permanência do alunado de graduação, especialmente os mais carentes, a evasão desses alunos e as medidas para coibir e combater esses problemas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, da Base de Pesquisa Gestão Institucional e Políticas Públicas, passível de incorporar alunos de graduação e pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eric Matheus Bispo Pereira - Coordenador / Dinah dos Santos Tinoco - Integrante / Jomaria Mata de Lima Alloufa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões. , AC Tabatinga, Centro, 69640970 - Tabatinga, AM - Brasil, Telefone: (97) 34125156

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Administrador, Carga horária: 40

Outras informações:
Chefe do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena do DSEI Alto Rio Solimões, onde gerencio uma equipe formada por 13 (treze) colaboradores, sendo estes de nível médio e superior. Além disso, sou fiscal de 4 (quatro) contratos de prestação de serviços de mão de obra; Presidente da Comissão de Avaliação e Acompanhamento de Obras, sendo, dessa forma, um dos responsáveis pela fiscalização das construções de engenharia e saneamento executadas nas aldeias. Soma-se a essas atribuições, o fato de ser o servidor responsável pela prorrogação contratual (aditivos) dos contratos administrativos no Órgão, tendo, portanto, experiência na área de Licitações Públicas. Além disso, atuo como Ouvidor geral, nas perspectivas do sistema Ouvidor-SUS.

Atividades

  • 05/2018

    Direção e administração, DSEI Alto Rio Solimões, Serviço de Saneamento e Edificações em Saúde Indígena.,Cargo ou função, Chefe do Serviço de Saneamento e Edificações em Saúde Indígena do DSEI Alto Rio Solimões.

2012 - 2012

Empresa Júnior de Administração da UFRN

Vínculo: Participante, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing

Outras informações:
Supervisão de uma equipe formada por 20 (vinte) trainees da empresa, onde apliquei feedbacks em uma pesquisa de Marketing; atuação na área de prospecção de clientes; organização de eventos; elaboração e aplicação da metodologia do Cliente Oculto em loja de informática em Natal-RN.

2016 - 2017

Teleperformance, Teleperformance

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Operador de Telecomunicacoes

Outras informações:
Suporte e esclarecimento de dúvidas através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para os correntistas de alto poder aquisitivo de um grande banco brasileiro, onde aprimorei habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resiliência, tendo em vista o dinamismo operacional de um grande call center

2014 - 2016

Justiça Federal de Primeiro Grau no Rio Grande do Norte

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiario de Nivel Superior

Outras informações:
Apoio na organização de cursos e projetos de capacitação para Magistrados, servidores e estagiários da Justiça Federal no RN, destacando-se entre esses, a realização do Evento Quinta Jurídica, com participação mensal de aproximadamente 150 (cento e cinquenta) pessoas; auxílio no gerenciamento do Programa de Estágios da JFRN, efetuando a convocação, cadastramento, ambientação, distribuição dos estagiários nas lotações, atualizações cadastrais, solicitação de férias e demais atividades administrativas inerentes ao funcionamento do Programa; elaboração de relatórios e divulgação e inscrição dos servidores nos cursos oferecidos pela instituição.