Vinicius Ferreira Mattos

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Mestre em Arquitetura da Paisagem, pelo Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística do PROURB-UFRJ em 2015, com ênfase em projeto de espaços livres públicos. Trabalha atualmente como professor de paisagismo e urbanismo no curso de arquitetura do Centro Universitário Augusto Motta, como professor de Urbanismo e História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá, além de ser estudante do Doutorado em Urbanismo do PROURB-UFRJ. Foi professor substituto na FAU UFRJ no departamento de projeto arquitetônico e urbanista na Def projetos. Tem interesse no Projeto do Espaço Público, Desenho Urbano, Planejamento Urbano e História e Teoria da Forma Urbana.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Urbanismo

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Projeto Territorial como Narrativa Urbanística para a Cidade Contemporânea: Área Central do Rio de Janeiro,
Andréa de Lacerda Pessôa Borde. Palavras-chave: Projeto Territorial; Narrativa Urbanística; Área Central do Rio de Janeiro.

Mestrado profissional em Arquitetura Paisagística

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Parque Aberto do Catumbi: Reflexões sobre o Espaço Público Urbano, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Cristovão Duarte
Palavras-chave: Espaço Público; Parque Urbano; Catumbi; Arquitetura da Paisagem.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2005 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: MAD MAGNO - Coneções Urbanas em Madureira
Orientador: Andréa de Lacerda Borde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Planejamento e Gestão da Cidade. (Carga horária: 96h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2011 - 2011

Curso Incorporação de Edifícios. (Carga horária: 25h). , Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia, Crea-RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo/Especialidade: Projetos de Espaços Livres Urbanos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BORDE, A. L. P. ; GAMA-ROSA, R. ; COELHO, C. ; BECK, E. ; SA, B. ; MATTOS, V. F. . Workshop do IV Seminário Docomomo Rio. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Congresso da Rede Lusofônica de Morfologia Urbana. Territórios Ferroviários: Análise e Projeto do Tecido Urbano da Zona Norte do Rio de Janeiro a partir da Infraestrutura Ferroviária. 2019. (Congresso).

XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.NARRATIVAS URBANÍSTICAS PARA A ÁREA CENTRAL ATRAVÉS DOS CONCEITOS DE CONTEMPORÂNEO E ?NÃO-MODERNO?. 2019. (Encontro).

XXIII Congresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul. Territórios Ferroviários: Projeto Urbanístico para a Zona Norte como Narrativa para a Metrópole Contemporânea. 2019. (Congresso).

I Coloquio Internacional Território e Paisagens Ferroviárias.Paisagem e Infraestrutura Ferroviária - Análise Cartográfica do Processo de Urbanização da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2018. (Outra).

Semana de Arquitetura da UNISUAM.Metrópole Ferroviária - Estação Bangu. 2018. (Oficina).

V Colóquio Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto.PAISAGEM URBANA DAS FERROVIAS CARIOCAS COMO PATRIMÔNIO CONTEMPORÂNEO: POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE PRESERVAÇÃO E URBANISMO.. 2018. (Simpósio).

V Encontro Associação Nacional de Amparo a Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.Urbanismo e Cidade Contemporânea: Uma Possibilidade Não Moderna. 2018. (Encontro).

IV Seminário Docomomo Rio: Moderno do Rico ao Risco.Parque do Flamengo: Patrimônio Moderno, Possibilidades Contemporâneas através das Estruturas Paisagísticas. 2017. (Seminário).

Semana de Arquitetura da Universidade Estácio de Sá.Debate sobre Projeto Urbanístico no Brasil Contemporâneo. 2016. (Seminário).

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo.Workshop PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO. 2015. (Oficina).

XIV Encontro Nacional da ANPUR.Projeções Urbanas - o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. 2011. (Encontro).

V Oficina Arquitetura da Paisagem, II Ofinica Quapa-Selrj, O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro - Integração e Fragmentação da Paisagem Metropolitana e dos Sistemas de Espaços Livres de Edificação. 2010. (Oficina).

xxxii Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Doze Décadas de Favela: O processo de favelização do Rio de Janeiro compreendido a partir de seu mapeamento sobre o território.. 2010. (Seminário).

XXIX Jornada Giulio MAssarani de Iniciação Científica, Artistica e Cultural.Análise das Centralidades no Rio de Janeiro: As Transformações ocorridas no Século XX no Didtema de Espaços Públicos da Praça Mauá-Cinelândia. Uma Representação com Auxílio da Gráfica Digital. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Carvalho Ferreira

MATTOS, V. F.; ARAUJO, E.; SLVEIRA, I.; SANCHONETE, M.. Requalificação da Frente Marítima de São Gonçalo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cíntia Silva de Brito

MATTOS, V. F.; ARAUJO, E.; SLVEIRA, I.; SANCHONETE, M.. Limitrofes Verdes: Reforma Urbano-Turística em Xerém. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolna Viana de Souza

MATTOS, V. F.; RIBEIRO, C.; FAGERLANDE, S.; PAVAN, J.; TREVISAN, R.. Revitalização da Praça São Salvador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe da Costa Franco

MATTOS, V. F.; MAYA, P.; SOARES, F.; PEIXOTO, P.. Requalificação Urbana da Cia. Fluminense de Tecidos e seu entorno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcus Vinicius Eccard Pimenel Reis

MATTOS, V. F.; MAYA, P.; SOARES, F.; PEIXOTO, P.. Parque Rio Irajá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Simara Guzzo Elias

MATTOS, V. F.; SLVEIRA, I.; PAITER, A.; SOARES, F.; PEIXOTO, P.. Eco Parque Piratininga. 2016.

Aluno: Reyel Elias de Menezes Vaz

TARDIN, R.; VASCONCELLOS, V.; FARAH, I.;MATTOS, V. F.. Rua Paulo VI - Possibilidade de Conexão Socioespacial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Caroline Pignaton Recla da Silva

REGO, A.; VASCONCELLOS, V.; FARAH, I.;MATTOS, V. F.. Projeto do Sistema de Espaços Livres da Favela do Terreirão e seu Entorno: Integração dos Espaços Residuais ao Canal das Tachas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pablo Rogério de Las Cuevas Duarte

TANGARI, V.; FARAH, I.; VASCONCELLOS, V.;MATTOS, V. F.. Reestruturação / Requalificação da Ilha da Madeira - Itaguaí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Tarsitano

MATTOS, V. F.; MATTOS, R. R.; CAPAZ, C. G.; MARTIN, P.. Reestruturação Urbana de uma Paisagem Residual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato Werlang

MATTOS, R. R.; ESTEVES, R.;MATTOS, V. F.. Regeneração da Lagoa de Piratininga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Aubry

MATTOS, R. R.; ESTEVES, R.; CAPAZ, C. G.;MATTOS, V. F.. Potencialização de Vazio Urbano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Thalita Dias Barboza

BUENO, R.; LEITAO, T.;MATTOS, V. F.. Centro Profissionalizante em Nova Iguaçu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Amanda Silva de Freitas

BUENO, R.; NATIVIDADE, V.;MATTOS, V. F.. Habitação de interesse social no centro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa da Silva de Paula

BUENO, R.; LEITAO, T.;MATTOS, V. F.. Revitalização dos vazios do Morro do Alemão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Sacchetto

SILVEIRA, L. B.; BUENO, R.;MATTOS, V. F.. Praça Escola em Inhaúma. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BUENO, R.;MATTOS, V. F.. Banca Final da Disciplina Planejamento e Projeto de Edifícios Educacionais. 2012. Centro Universitário Metodista Bennett.

SANSAO, A.; REGO, A. Q.;MATTOS, V. F.. Banca de Avaliação do Produto 03 da Turma B do Atelier Integrado I. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mariana Dias Vieira

DUARTE, C.;VIEIRA, Mariana Dias; MAIA, P.. Parque estação de Catumbi - proposta para um espaço público urbano. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU/UFRJ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Adriana Sansão Fontes

SANSÃO FONTES, Adriana; MAYA, P.; DUARTE, C.. Entre o Cotidiano e o Lúdico. Propostas de Intervenção nos Espaços Livres do Bairro do Catumbi, Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andrea de Lacerda Pessoa Borde

BORDE, Andréa L.P.DUARTE, C.F.NUNES FERREIRA, C. E.. Porosidade Urbana como projeto para a metrópole contemporânea. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo / UFRJ.

Cristovão Fernandes Duarte

DUARTE, C.F.; MONTEIRO MAYA, P. M.; VIEIRA, M.. Parque aberto do Catumbi - reflexões sobre o espaço público urbano. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Arquitetura Paisagística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cristovão Fernandes Duarte

BORDE, A.L.P.; DUARTE, C.F.; FERREIRA, C. E. N.. Porosidade Urbana como projeto para a metrópole contemporânea. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Patricia Menezes Maya Monteiro

DUARTE, C.MAYA-MONTEIRO, P. M.MAYA-MONTEIRO, P. M.; VIEIRA, M.. Parque Estação do Catumbi-proposta para um espaço público urbano. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Guilherme Araujo de Figueiredo

BORDE, Andrea; BENETTI, Pablo; COUTINHO, A.;FIGUEIREDO, Guilherme Araujo de. Mad_Magno: conexões urbanas em Madureira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFRJ.

Pablo Cesar Benetti

Andréa Borde;BENETTI, P. C.; COUTINHO, A.; FIGUEIREDO, G.. Mad- Magno Conexões urbanas em Madureira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Coelho

Passarela do Samba; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Guilherme Marinho

Requalificação da Rua da Conceição; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Thulio Righeti

As margens da Lagoa de Maricá; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Juliana Miranda

Parque Ecológico Urbano em Campo Grande; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Leonardo C

Licurci; O Eixo Tenente Luis Meireles em Teresópolis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Francisco Lucivaldo Camelo

Maré Urbana: Habitação Social na Maré; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Lúcio de Sant'Anna

Usina de Biogás; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Cinthia Rodrigues

Residencial Parque Madureira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Thiago Kevin Rios

Vila Operária Sapucaia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Rodrigo Ribeiro Moreno

Aerourbanismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Inaraiane Monteiro Pimenta

Ampliação Praça escola Comandante Sérgio Ribeiro de Vasconcellos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Jennifer Nicolau Gomes

Vila Rústica: revitalização da Praça Doutor Raimundo Paz; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Vinicius Meirelles Vicentini

Centro Cultural João Cândido, São João do Meriti; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário Augusto Motta; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Cíntia Silva de Brito

Limitrofes Verdes: Reforma Urbano-Turística em Xerém; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Fernanda Carvalho Ferreira

Requalificação da Frente Marítima de São Gonçalo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

LOUISE BRUNET

Reordenação Urbana na Orla de São Conrado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Fabiano Silva Pires

Repensando uma Infraestrutura Viária em Campo Ampliado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Naiara Yumiko

Planejamento Participativo no Plano Popular de Ocupação da Favela Indiana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

VANESSA SENA N

DE OLIVEIRA; Projeto Urbano no Bairro de Piedade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

CAROLINA CARNIELLO RIBEIRO

Projeto Urbano na Quinta da Boa Vista; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Patricia Parada

Parque Linear em Itaipava; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Vinicius Ferreira Mattos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andrea de Lacerda Pessoa Borde

Desenho dos Espaços Abertos da Cidade Contemporânea a partir do conceito de Porosidade Urbana; Início: 2017; Tese (Doutorado em Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo; (Orientador);

Cristovão Fernandes Duarte

Parque aberto do Catumbi - reflexões sobre o espaço público urbano; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Arquitetura Paisagística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Cristovão Fernandes Duarte;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MATTOS, V. F. ; GOMES, Marcelo Vinicius . RIO DE JANEIRO: METRÓPOLE FERROVIÁRIA. BREVE INTRODUÇÃO PARA UM PROJETO URBANÍSTICO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Projectus , v. 1, p. 16-26, 2016.

  • MATTOS, V. F. ; CAPILLE, C. C. ; WOPEREIS, B. . Projeções Urbanas: O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. In: Vera Regina Tângari; Andrea Queiroz Rego; Rita de Cássia Montezuma. (Org.). O Arco Metropolitano do Rio de Janeiro - integração e Fragmentação da paisagem metropolitana e dos sistemas de espaços livres de edificação. 1ed.Rio de Janeiro: PROARQ/FAU-UFRJ, 2012, v. , p. 82-105.

  • MATTOS, V. F. . Territórios ferroviários: análise e projeto do tecido urbano da Zona Norte do Rio de Janeiro a partir da infraestrutura ferroviária. In: VIII Conferência da Rede Lusofônica de Morfologia Urbana, 2019, Maringá. PNUM 2019 Anais. Maringá: UEM UEL, 2019. v. 1. p. 1292-1308.

  • MATTOS, V. F. . Parque do Flamengo: Patrimônio Moderno, Possibilidades Contemporâneas através das Estruturas Paisagísticas. In: IV Seminário Docomomo Rio: Moderno no Rio: do Risco ao Risco, 2017, Rio de Janeiro. O MODERNO NO RIO: DO RISCO AO RISCO. Rio de Janeiro: 4, 2017. v. 1. p. 257-274.

  • MATTOS, V. F. . NARRATIVAS URBANÍSTICAS PARA A ÁREA CENTRAL ATRAVÉS DOS CONCEITOS DE CONTEMPORÂNEO E ?NÃO-MODERNO?. In: XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, 2019, Natal. Anais do XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, 2019.

  • MATTOS, V. F. . PAISAGEM URBANA DAS FERROVIAS CARIOCAS COMO PATRIMÔNIO CONTEMPORÂNEO: POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE PRESERVAÇÃO E URBANISMO. In: 5º Colóquio Ibero-Americano: paisagem cultural, patrimônio e projeto, 2018, Belo Horizonte. Anais do 5º Colóquio Ibero-Americano: paisagem cultural, patrimônio e projeto, 2018. p. https://www.eve.

  • MATTOS, V. F. . Territórios Ferroviários: Análise e Projeto do Tecido Urbano da Zona Norte do Rio de Janeiro a partir da Infraestrutura Ferroviária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MATTOS, V. F. . NARRATIVAS URBANÍSTICAS PARA A ÁREA CENTRAL ATRAVÉS DOS CONCEITOS DE CONTEMPORÂNEO E ?NÃO-MODERNO?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, V. F. . Parque do Flamengo: Patrimônio Moderno, Possibilidades Contemporâneas através das Estruturas Paisagísticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MATTOS, V. F. ; SOUZA, M. I. O. . Urbanismo e Cidade Contemporânea: Uma Possibilidade Não Moderna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MATTOS, V. F. . PAISAGEM URBANA DAS FERROVIAS CARIOCAS COMO PATRIMÔNIO CONTEMPORÂNEO: POSSIBILIDADE DE DIÁLOGO ENTRE PRESERVAÇÃO E URBANISMO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MATTOS, V. F. . Paisagem e Infraestrutura Ferroviária - Análise Cartográfica do Processo de Urbanização da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MATTOS, R. R. ; SOUZA, M. I. O. ; BUENO, R. ; MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbanístico de região localizada no município de Votorantim. 2016.

MATTOS, R. R. ; SOUZA, M. I. O. ; MATTOS, V. F. . Elaboração de Plano de Massas Aeroportuário. 2016.

MATTOS, V. F. ; SOUZA, M. I. O. ; MATTOS, R. R. ; CAPAZ, C. G. . Estudos de Concepção de Bairro Planejado em São João da Barra. 2015.

MATTOS, V. F. ; MATTOS, R. R. . Estudos Urbanísticos para o Largo da Batalha e Pendotiba. 2015.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado em Município no Espirito Santo. 2014.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado em Município de Macaé-RJ. 2014.

MATTOS, V. F. . Diagnostico Paisagístico para ilha na Baia de Todos os Santos-BA. 2014.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Edificação Multi Residencial no Guarujá-SP. 2014.

MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbano em área do Município de Aparecida de Goiânia-GO. 2014.

MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbano e Paisagístico em área no Espirito Sonto. 2014.

MATTOS, V. F. . Planos de Ocupação em um conjunto de quatro áreas no Espado do Espirito Santo. 2014.

MATTOS, V. F. ; MATTOS, R. R. ; BUENO, R. ; CAPAZ, C. . Diagnóstico e Projeto Urbano de Bairro Planejado em Cabo Frio - RJ. 2014.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Condomínio Multi Residencial em Guarapari-ES. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado em Município de Guarapari-ES. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Complexo Multi Funcional em Taubaté-SP. 2013.

MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbano e Estudo de Viabilidade em área na Cidade do Rio de Janeiro-RJ. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado em Município de Caruaru-PE. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo de Viabilidade para terrenos no Porto Maravilha-RJ. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado no Município de Rio das Ostras-RJ. 2013.

MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbano e Paisagístico em Macaé-RJ. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado de Habitação Social em Realengo, Rio de Janeiro-RJ. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Loteamento em Mogi Guaçu-SP. 2013.

MATTOS, V. F. . Estusdo Preliminar de Complexo Hoteleiro na Barra da Tijuca-RJ. 2013.

MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbano em Itaborai-RJ. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado no município de Caçapava-SP. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado de Habitação Social em Luanda, Angola. 2013.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado no município de Arraial do Cabo-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Complexo Hoteleiro da Ponta do Curral, Município de Valença-BA. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo de Impacto Paisagístico na Reserva do Paiva, Cabo de Santo Agostinho-PE. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Peliminar de Clube em condomínio no município de Itaboraí-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Hotel em São Conrado. Rio de Janeiro-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Hotel no Alto da Boa Vista. Rio de Janeiro-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Peliminar de Bairros Planejados para Habitação Social em sítios na Cidade do Rio de janeiro-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Bairro Planejado no município de Goiana-PE. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Condomínio Multi Residencial em Vargem Grande-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Concurso para o Campo de Golfe Olímpico do Rio de Janeiro-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Parque de Artes em Castanhera Carducci, Itália. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Condomínio Multi Residencial em São Gonçalo-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Complexo Hoteleiro em Buzios-RJ. 2012.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Complexo Multi Funcional no Belvedere, Belo Horizonte-MG. 2011.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Complexo Hoteleiro na Praia de Massanbaba, Arraial do Cabo-RJ. 2011.

MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbano e Estudo de Viabilidade em área de Jaboatão dos Guararapes-PE. 2011.

MATTOS, V. F. . Estudo de Impacto Paisagístico no Vale dos Cristais, Nova Lima-MG. 2011.

MATTOS, V. F. . Estudos de Viabilidades em Sítios no município de Niteroi-RJ. 2011.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Complexo Turístico na Praia de Pipa-RN. 2011.

MATTOS, V. F. . Estudo Preliminar de Três Casas em Maricá-RJ. 2011.

MATTOS, V. F. . Diagnóstico Urbano e Paisagístico em Área em Angra dos Reis-RJ. 2011.

MATTOS, V. F. . Metrópole Ferroviária - Estação Deodoro. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOARES, L. E. ; ANDERSON, R. ; MATTOS, V. F. . Programa para a candidatura Alessandro Molon (Rede), para prefeito do Rio de Janeiro, e Roberto Anderson (PV), para vice-prefeito. A chapa conta também com o apoio do PPL ? 2016. 2016. (Programa de Candidatura Eleitoral a Prefeito).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Territórios Ferroviários: Análise e Projeto Urbanístico da Estrutura Ferroviária da Metrópole do Rio de Janeiro através do Método de Padrões, Descrição: A presente pesquisa tem como tema estudar a relação entre a paisagem da cidade contemporânea e a infraestrutura de mobilidade através da premissa de integração dos sistemas de transportes públicos estruturados pelo modal ferroviário. Para trabalhar esta questão a pesquisa propõe como objetos de estudos a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e uma proposta urbanística utópica para o território. OBJETIVOS Desta forma, o objetivo do trabalho é desenvolver uma pesquisa através da metodologia do Projeto, defendida por Herbert Simons (1968), compreendendo as questões relacionadas ao tema da integração ferroviária através de um projeto urbanístico utópico para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A reflexão se dará a partir da relação entre o sistema de transportes de massas e o processo de urbanização, estruturada pelo do sistema ferroviário. Este Trabalho tem como objetivos específicos: ? Estudar as técnicas de projeto de sistemas de transporte ferroviário, suas tipologias, seu impacto no tecido urbano, seus problemas, suas oportunidades e potenciais; ? Estudar os princípios e técnicas contemporâneas de projeto urbanístico alinhado ao sistema de transporte; ? Analisar o atual estado do sistema de transporte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sua capacidade e seus potenciais; ? Propor transformações, mudanças tecnológicas, novas inserções na malha urbana, novas redes ferroviárias e integrações modais, principalmente com o transporte aquaviário. ? Estudar a relação entre o zoneamento urbanístico e o sistema de ferrovias. Analisar os zoneamentos e planos diretores existentes nos municípios da região metropolitana; ? analisar os planos metropolitanos de transportes existentes e desenvolver uma proposição crítica para transformá-los, alinhados aos conceitos e as estratégias do projeto para a metrópole; ? Projetar cenários para o crescimento da metrópole e as ações de planejamento necessárias para incentivar ou mitigar a sua concretude; ? Desenhar padrões morfológicos de intervenção no tecido urbano adjacente à linha férrea e à estação através de critérios como integração, centralidade e relevância para a metrópole; ? Desenhar padrões de integração entre as linhas e estações ferroviárias e equipamentos públicos, espaços livres públicos ou intraestruturas urbanas, hídricas e ambientais; ? Constituir uma visão crítica através do desenho, compreendendo as limitações e possibilidades de superação das questões específicas da realidade brasileira (políticas, jurídicas, econômicas, sociais e ambientais); ? Estruturar modos de interação entre o desenho e os outros aspectos do projeto: gestão, participação e viabilidade; ? Projetar a integração entre o tecido urbano e a estação existente ou propostas para diferentes sítios da metrópole; METODOLOGIA Para desenvolver o trabalho o projeto será desenvolvido e organizado a partir de três diferentes modalidades de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica, 2) pesquisa descritiva-analítica e 3) uma pesquisa experimental ou projetual. A pesquisa bibliográfica constituirá no levantamento do arcabouço teórico sobre a relação entre os espaços urbanos e a rede de transporte ferroviário, partindo das diferentes correntes prático-teóricas do Urbanismo e suas definições parcelares. Ela será importante para gerar os preceitos necessários para embasar tanto a conceituação quanto o método de projeto. É bibliográfica, pois buscará uma totalidade sobre os conceitos em diferentes fontes. Porém, também será epistemológica, pois buscará confrontar os conceitos das diferentes abordagens, tendo como base suas definições fundamentais, para dialeticamente reconhecer as contradições dos pensamentos e constituir uma base material para conceitos morfológicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vinicius Ferreira Mattos - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do NPP-EMAU Bangu, Carga horária: 4

2019 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor na Unidade Bangu das disciplinas: Paisagismo e Intervenção Urbana Professor na Unidade Bonsucesso da disciplina de Paisagismo Orientador de Trabalhos Finais de Graduação

2017 - Atual

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 4

2019 - 2019

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor na Unidade Bangu das disciplinas: Paisagismo, Projeto Integrador Comercial, Intervenção Urbana e Introdução ao Projeto

2018 - 2018

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor na Unidade Bonsucesso e Bangu das disciplinas: Paisagismo e Técnicas Gráficas 2

2018 - 2018

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor na Unidade Bangu das disciplinas: Paisagismo, análise e Diagnóstico Urbano, Intervenção Urbana e Introdução ao Projeto

2017 - 2017

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor nas Unidades Bonsucesso e Bangu da disciplinas de Paisagismo

2017 - 2017

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor nas Unidades Bonsucesso e Bangu das disciplinas: Paisagismo, Intervenção Urbana, Planejamento Urbano e Projeto de Interiores

2016 - 2016

Centro Universitário Augusto Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor na Unidade Bangu das disciplinas: Expressão e Representação 01, Técnicas Gráficas 01, Técnicas Gráficas 02 e Representação Digital 01

Atividades

  • 03/2018

    Extensão universitária , Centro Universitário Augusto Motta, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão em Urbanismo e Planejamento Urbano "Rio de Janeiro: Metrópole Ferroviária".

2019 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar 1, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor na Unidade Praça XI da disciplina de Planejamento Urbano e Regional. Professor na Unidade Tom Jobim da disciplina de Planejamento Urbano e Regional.

2019 - 2019

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar 1, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor na Unidade Praça XI das disciplinas: Atelier de Urbanismo 2 e Planejamento Urbano e Regional. Professor na Unidade Tom Jobim da disciplina de Planejamento Urbano e Regional.

2018 - 2018

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar 1, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor na Unidade Praça XI das disciplinas: Atelier de Urbanismo 2 e História das Artes e Arquitetura 2

2018 - 2018

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar 1, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor na Unidade Praça XI das disciplinas: Atelier de Urbanismo 2, Atelier de Urbanismo 1, Planejamento Urbano e Regional e Teoria e História das Cidades e Urbanismo

2011 - 2017

De Fournier e Associados Projetos e Urbanismo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40

Outras informações:
Urbanista, responsável por Estudos de Viabilidade, Diagnósticos Urbanísticos, Estudos de Planejamento Urbano e Concepção Projetual em Arquitetura e Urbanismo

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Projeto Arquitetônico Disciplinas ministradas: Atelier Integrado 2 (Projeto de Intervenção Urbana) Projeto de Arquitetura 2 - Edifício de Habitação Orientação de Trabalho Final de Graduação

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Equipe Técnica do Plano Diretor, sob coordenação do Professor Pablo Benetti.

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20

2008 - 2009

Heitor Derbli Arquitetos Associados

Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20